sexta-feira, 7 de março de 2014

Jovem de 18 anos assassinado a golpe de faca em Amontado Zona Rural de São Francisco de Itabapoana

Uma viatura da PM está no local e o crime aconteceu agora a noite.

Um homem, identificado por Sidiclei dos Santos de 18 anos,  foi morto a golpe de faca por volta das 19 horas desta sexta-feira, 7, na localidade de Amontado zona Rural de São Francisco de Itabapoana. 

O resgate da Secretaria Municipal de Saúde foi chamado pelo 192 ao local, e acabou cruzando na Estrada de Amontado com uma ambulância do Posto de Saúde de Amontado que conduzia o jovem  para o Hospital Manoel Carola já em óbito.


Segundo as primeiras informações  de populares, após ferido com um golpe de faca, o homem ainda tentou correr para se esconder em uma casa do vizinho mas já estava ferido mortalmente. O médico de plantão no Hospital Manoel Carola  teria atestado  que a facada atingiu o abdome , região do fígado. 

O corpo foi removido para o Hospital Manoel Carola onde uma irmã dele chora a morte do irmão em frente ao Hospital.  O autor do assassinato fugiu do local e a Polícia Civil investiga o crime. A PM informou agora que ainda não tem detalhes para a imprensa da motivação do crime e  mantém uma viatura no local. 

Ação conjunta de combate à degradação ambiental em Barra do Itabapoana



Na última sexta-feira (28 de fevereiro) agentes da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, GAM (Grupamento Ambiental) e policiais militares da UPAM (Unidade de Policiamento Ambiental) realizaram ações de combate à degradação ambiental em Barra do  Itabapoana.

Os agentes removeram dezenas de piquetes em áreas de preservação permanente (manguezais) que indicavam a comercialização de lotes no local, além de proceder a notificação de ocupantes de imóveis nessas áreas para que se abstenham de promover novas construções que afetam o meio ambiente.

Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, que acompanhou as ações, “é fundamental a colaboração dos moradores na preservação daqueles ecossistemas. Todavia não podemos tolerar atos de degradação que comprometem a qualidade de vida de todos”.


Ainda segundo Cláudio, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando um mapeamento das moradias, sobretudo em áreas de preservação, com a finalidade de priorização de atendimento de políticas públicas setoriais como moradia e saneamento.

Ele explicou que, infelizmente, ainda é um hábito entre muitos moradores promover construções desobedecendo as leis ambientais. “A lei 9.605/98 é clara ao estabelecer pena de detenção de até um ano além de multa, embargo e demolição em relação as construções  irregulares nessas áreas. A fiscalização conjunta irá continuar.”


As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 153 ou via e-mail, ambiente.pmsfi@yahoo.com.br. (Ascom-SFI)

Veículo Gol abandonado em canavial na Ponta da Ilha em São Francisco de Itabapoana

Um veículo Gol, modelo bolinha, cor cinza claro sem as quatro rodas e sem o motor apenas com o banco do motorista  foi abandonado no interior de um canavial na Ponta da Ilha próximo ao CIEP Celson Martins Cordeiro em São Francisco de Itabapoana. 

A ouvinte que ligou para a Rádio São Francisco disse que a placa do veículo  é LBT- 1729 de Campos dos Goytacazes. A informação foi passada nesta sexta-feira, 7, mas segundo a ouvinte o veículo já estaria no local há cerca de uma semana. Os produtores estão com receio de trabalharem na roça próximo ao veículo abandonado e solicitam a Polícia Militar que compareçam ao local para identificação do proprietário.  

A Polícia Militar, 3ª Cia. do 8º Batalhão de Polícia Militar  de São Francisco de Itabapoana foi informada pelo Blog do ocorrido. A PM foi até o local e através da placa do veículo trará a informação do proprietário do veículo. Mas informações em instantes.

Ciclo de Palestras do Programa Shell Iniciativa Empreendedora chega a São Francisco de Itabapoana


Com o tema “Saldo Positivo: Caminhos para Financiar seu Negócio”, o Shell Iniciativa Empreendedora, programa da Shell em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), promoverá, no dia 13 de março, seu 2º Ciclo de Palestras que, desta vez, será na cidade de São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro. O evento, gratuito e aberto ao público, dará dicas de como conseguir financiamento para pequenos empreendimentos e como ter um maior controle do próprio negócio.

O 1º Ciclo de Palestras contou com um público de mais de 200 pessoas, passando por 12 cidades do Norte Fluminense e do Sul Capixaba. O evento teve como retorno o interesse da maioria dos participantes em abrir o próprio empreendimento.

Para José Marcio Carneiro, assistente do projeto Shell Iniciativa Empreendedora, o Ciclo de Palestra mostrará as oportunidades de acesso a créditos, auxiliando e estimulando os empreendedores a entenderem como conseguir empréstimos para expandir ou dar prosseguimento ao seu negócio, contribuindo para o desenvolvimento da economia local de cada cidade.

“Muitas vezes as pessoas têm vontade de empreender, mas esbarram na questão do financiamento para  pequenos empreendimentos. Não sabem onde e como recorrer, desconhecendo as políticas de incentivo locais e dos bancos privados ou públicos. O objetivo das palestras é esclarecer as dúvidas desse público”, disse Marcio.

O evento é uma iniciativa do Shell Iniciativa Empreendedora, que já está com as inscrições abertas para as novas turmas de 2014. Mais informações estão disponíveis no site: www.iniciativaempreendedora.org.br 

Serviço:

São Francisco do Itabapoana
Data: 13 de março
Horário: 19h
Local: Salão Supermercado do Juca - Av. Vereador Edenites da Silva Viana, 90

quinta-feira, 6 de março de 2014

Projeto Tamar abre vaga de trabalho em São Francisco de Itabapoana

A Sub Base do Projeto Tamar em São Francisco de Itabapoana está com uma vaga de emprego para auxiliar de proteção e pesquisa das tartarugas marinhas. Segundo o biólogo do Tamar, Tiago Leite, a vaga é destinada a candidato do sexo masculino, “devido ao perfil das atividades realizadas”, e o interessado tem de ser preferencialmente morador de Guaxindiba ou comunidades vizinhas, além de outros requisitos. A vaga será preenchida mediante análise dos currículos. O Tamar enviou ao blog um comunicado com todos os detalhes sobre essa vaga de trabalho. Confira:

VAGA DE TRABALHO: AUXILIAR DE PROTEÇÃO E PESQUISA DAS TARTARUGAS MARINHAS

A Base da Bacia de Campos do Projeto TAMAR + 33 ANOS, atua no litoral norte fluminense desde 1981, monitorando cerca de 105 km de litoral. Atualmente o projeto conta com o apoio de 3 núcleos de trabalho, Base Farol localizada no Farol de São Tomé, Sub Base de Atafona e Sub Base de São Francisco, localizada em São Francisco de Itabapoana.

Declaramos através deste comunicado que a partir do dia 1º de março a Sub Base de São Francisco estará recebendo currículos de pessoas interessadas em se candidatar a vaga de AUXILIAR DE PROTEÇÃO E PESQUISA DAS TARTARUGAS MARINHAS. Os Candidatos devem entregar a documentação exigida de segunda a domingo, entre às 14:00hs e 17:00 hs até o dia 31 de março no endereço: Projeto TAMAR 33 ANOS - Rua C, Nº 56, Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro, RJ.CEP: 28.230-000.

QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS PARA CANDIDATOS:
•             Possuir afinidade e gostar de realizar atividades de manejo de animais silvestres;
•             Possuir preferencialmente 2º grau completo;
•             Possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria B (carro), e experiência pratica de direção;
•             Possuir disponibilidade para trabalhar em horários não convencionais e finais de semana;
•             Ser preferencialmente morador da comunidade de Guaxindiba ou comunidades vizinhas;

Obs: Devido ao perfil das atividades realizadas pela vaga de AUXILIAR DE PROTEÇÃO E PESQUISA DAS TARTARUGAS MARINHAS, estaremos dando preferência por selecionar candidatos do sexo masculino.

Os candidatos interessados devem apresentar a seguinte documentação:
•             Currículo com foto;
•             Cópia do RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação;
•             Diploma de conclusão de 2º grau (caso possua).

Mais informações:
Tiago Leite – Biólogo - Sub Base de São Francisco de Itabapoana, RJ.
E-mail: tiago@tamar.org.br

Visite nosso novo site: www.tamar30anos.org.br

Carro capota na Estrada do Espiador e deixa motorista ferido

Um acidente por volta das 7 horas desta quinta-feira, 06-03, deixou o motorista de um veículo Voyage ferido sem gravidade na Estrada do Espiador, comunidade próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana. Mizael Nunes, 21 anos, perdeu o controle da direção após uma curva, tendo logo após o veículo capotado e parado de cabeça para baixo. A vítima teve ferimentos leves e fortes dores na cabeça. Mizael foi socorrido pelo Resgate do município e levado para o Hospital Municipal Manoel Carola. Ele foi submetido a exames, que aparentemente não apontaram ferimentos graves.  Mizael mora em Nova Belém, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, e é irmão do ciclista Izael Nunes.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Campanha da Fraternidade 2014 discute 'Fraternidade e Tráfico Humano'

"É para a liberdade, que Cristo nos libertou", assim diz o hino da campanha da fraternidade, que neste ano de 2014, traz para a sociedade sua atenção sobre o tráfico humano e a fraternidade. 

 O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2014 é “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.

 Objetivos específicos: Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos sofridos por esta exploração;Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vitimas dessas práticas;Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador desta realidade aviltante da pessoa humana;Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano;Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania dos atingidos;Reivindicar, aos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar, eclesial e social.

terça-feira, 4 de março de 2014

Um morto e outro ferido por tiros em Barra do Itabapoana em SFI

Crime aconteceu em meio a uma correria na Rua Principal na noite de segunda

 Carlos Grevi

Crime aconteceu em meio a uma correria na Rua Principal na noite de segunda


A noite de segunda-feira (03/03) foi violenta em Barra do Itabapoana, no município de São Francisco de Itabapoana, onde um jovem foi morto e outro ficou ferido por tiros. O homicídio e tentativa aconteceram na Rua Principal, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito.  
Segundo informações da Polícia Militar, que foi acionada após o registro de uma grande correria, ao chegar ao local já encontrou Geovani Cordeiro Júnior, de 20 anos, sendo socorrido e levado para o Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, onde não resistiu aos ferimentos e morre. Ele havia sido atingido por sete tiros pelo corpo e dois na cabeça. 
Outro jovem, identificado como C.S.S.M., foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça. Ele foi socorrido e levado direto para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. 
O local onde ocorreram os crimes é bastante movimentado neste período de Carnaval, mas ninguém informou à Polícia Militar o que aconteceu no momento em que os jovens foram baleados. 
A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana para investigação. (Matéria do site Ururau)

Desfile de luxo e beleza na Avenida em São João da Barra


 Chinês e Congos. As duas maiores atrações do carnaval de São João da Barra levaram para a Avenida do Samba, como de costume, muito luxo, criatividade e animação dos seus componentes, em desfile na noite de domingo, 02. 


Um público de aproximadamente 50 mil pessoas prestigiou as apresentações das agremiações, que carregam uma história de mais de 80 anos na festa de Momo. Com o enredo A vida é uma arte: só fica o que significa, contando a trajetória do jornalista sanjoanense Wilson Oliveira, Chinês, às 23h45, foi a primeira escola a entrar na avenida.
 O engajamento cultural do homenageado, sua religiosidade - representada na devoção a São Francisco e na dedicação ao estudo sobre os anjos -, e seu trabalho na imprensa como colunista social foram contados em três carros alegóricos.

Os 500 componentes foram divididos em seis alas e, na bateria, 80 ritmistas com vestimentas lembrando páginas de jornal. Já era início de madrugada quando Congos entrou na avenida com o enredo Fábrica de Sonhos. Dando asas ao inconsciente, a vermelho e preto de São João da Barra levou para a passarela 600 componentes.

 Nos três carros alegóricos, com os temas Sonho de Criança, Pesadelo e Sonho de Carnaval, uma profusão de cores, muita beleza e efeitos especiais. A bateria com 60 integrantes fez, através da fantasia, referência aos ciganos e suas interpretações de sonhos. 

Após o desfile das escolas de samba, o cantor Dom Américo se apresentou no palco oficial com sua já conhecida irreverência e um repertório eclético, sem esquecer músicas marcantes dos carnavais passados. Os foliões ainda encontraram fôlego para acompanhar o trio elétrico ao som da banda Swing do B, fechando mais uma noite de folia no melhor carnaval do interior do Estado do Rio de Janeiro. 

Na segunda-feira.
Na segunda-feira - Indianos, tradicional bloco do carnaval de São João da Barra, e a escola de samba Unidos da Chatuba, desfilaram a partir das 22h da segunda-feira, 03. Antes, passaram pela Avenida do Samba os blocos de abadá e , no palco oficial, o concurso de Mascarados e Dominós. Shows musicais completaram a programação de segunda-feira na sede do município.

segunda-feira, 3 de março de 2014

PM prende três com arma de fogo em Santa Clara

Chegou a informação  ao Blog do Paulo Noel que a PM prendeu três elementos no calçadão de Santa Clara, na madrugada desta segunda-feira, 3, suspeitos de estarem portando um revólver calibre 38. A PM se aproximou do grupo, quando um dos elementos tentou se desvencilhar da arma, jogando-a ao chão. Os policiais apreenderam a arma e levaram os elementos  para a Delegacia de Polícia.

domingo, 2 de março de 2014

Capotamento em Floresta


Jovens foram socorridos em estado grave e levados para o HFM

Dois jovens ficaram gravemente feridos em um capotamento na manhã deste domingo (02/03) no km 05, da RJ-224, na altura de Floresta, em São Francisco de Itabapoana. Com uma das vítimas foi encontrado sacolés de cocaína.

Segundo informações de policiais militares do posto 15 do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o acidente aconteceu por volta das 7h30. No carro, modelo Corsa de cor vinho, com placa de Campos, estavam D.S.S., 24 anos, condutor do veículo e o carona C.F.R.S., 26 anos, que foi projetado para fora do carro.

Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros Militar e levados em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM). 

Ainda de acordo com os PMs, no bolso de C.F.R.S., foi encontrado 21 sacolés de cocaína. Ele teria várias passagens pela polícia, entre elas por porte ilegal de arma de fogo e assalto a mão armada.

A droga foi levada para a 146ª Delegacia Legal de Guarus, onde a ocorrência foi registrada.
(Ururau)

Tragédia em Batelão de Barra: menor de 12 anos morre em acidente na RJ-224

Um trágico acidente resultou na morte de uma criança em São Francisco de Itabapoana. Gabriel dos Santos Fernandes, 12 anos, estava em uma bicicleta e morreu na hora após colisão com uma motocicleta em um grave acidente ocorrido por volta das 21 horas, deste sábado,  01-03, no km 65, da RJ-224, entre as localidades de Travessão de Barra e Batelão.

O advogado e um dos apresentadores  do “Tribuna Livre” da Rádio São Francisco FM, Enaldo Barreto, passava pelo local logo após o acidente. “Fiquei emocionado e consternado com o que vi: a mãe da criança desesperada aos prantos abraçada ao corpo do filho estirado no asfalto. É por demais doloroso e lamentável a cena que não queria nunca ter presenciado”, disse.  

Segundo a internauta Nanny Florentino, em comentário no facebook do Paulo Noel,  o motociclista estava com a namorada na garupa. Na bicicleta estava ainda o cunhado do menino. Foram três feridos e uma morte. “Passei no local logo após o acidente”, disse a internauta.

Os feridos foram socorridos pelo Resgate da Secretaria Municipal de Saúde.