sábado, 27 de junho de 2009

Internauta apaixonada por Gargaú

Recebemos e-mail de M. Alice Cabral dizendo-se uma apaixonada por Gargaú. E claro, gostamos e decidimos postar o que escreveu e as fotos enviadas.



.
Paulo Noel....Estou enviando esse email para tentar alertar sobre Gargau, se voce achar que deve ,pode publicar em seu blog. Sou muito grata por isso.
.

PAIXÃO POR GARGAU
.
Gargau não é exuberante...
Gargau é simples...e o simples é que é belo...
Gargau, onde o rio encontra o mar...
mas antes desse encontro, o rio banha seus manguezais,
irriga seu canal, onde onde circulam seus barcos,
serpenteia suas areias formando lagoas e um lindo balneario,
onde as garças descansam,
onde os peixes teimam em procriar,
onde as tartarugas escolheram para salvar sua espécie,
onde desovam com traquilidade,
onde até seus ventos irão gerar energia.
Mas porque Gargau encanta?
Gargau é um mistério, é um sonho.
Um sonho esquecido.
Mas eu escolhi Gargau e Gargau me acolheu.
É em Gargau , que na simplicidade do lugar,
o prazer de viver se encontra.
Acreditem nesse lugar, resgatem Gargau.
Salvem sua história.
Salvem seu povo.
Salvem suas lagoas.
Salvem suas praias.
Gargau agradece.
Estaremos sempre aqui para brigar por Gargau.

Caminhão bate em van de SFI e deixa feridos leves na BR-101

Matéria publicada no Jornal O Diário

No inicio da tarde de ontem, a van de cor branca e placa CLJ-8512 (São Francisco de Itabapoana-RJ), dirigido por Samuel Paulo de Moreira, 53 anos, bateu na lateral do caminhão Volkswagen modelo 23-220, preto, de placa MQG-3288 (Cachoeiro de Itapemirim-ES), guiado por Amarildo Rodrigues Mendes, 44. O acidente aconteceu na BR-101 (Campos-Vitória), próximo à passarela do Parque Nogueira, em Guarus. Com o impacto, o caminhão rodou na pista molhada e tombou um muro de uma residência.

No interior da van, que fazia a linha São Francisco-Campos, estavam seis passageiros. Três foram socorridos por uma equipe do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) para o Hospital Ferreira Machado (HFM) com ferimentos leves. Segundo Samuel, o caminhão, que trafegava no sentido Campos-Vitória, derrapou na pista molhada e foi ao encontro da van. Amarildo não quis dar a sua versão dos fatos.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Onda de assaltos e estupros em Rio das Ostras mobiliza estudantes e associações na Praça do Centro

O Blog do Paulo Noel, de passagem por Rio das Ostras, acompanhou a manifestação.


Foram muitas mensagens por toda a Praça Central de Rio das Ostras.

Amigas – Associação de Mulheres Interessadas em garantir apoio e solidariedade.

Sonia Tojal, presidente da Amomar, entre dois volutários exibem a faixa "diga não a violência contra a mulher".
.
A violência sexual contra mulheres em Rio das Ostras mobilizou estudantes, professores e lideres comunitários e, terminou com uma manifestação na Praça José Pereira Câmara conhecida Praça do Centro de Rio das Ostras. A passeata dos cidadãos de Rio das Ostras, conforme diz o texto de um folheto espalhado pela cidade, saiu às 14 horas fazendo o percurso desde o PURO – o Pólo Universitário de Rio das Ostras, passando pela prefeitura até a Praça José Pereira Câmara. Durante o percurso e no local da manifestação os organizadores contaram com apoio da PM e da Guarda Civil Municipal. O Blog do Paulo Noel assistiu à manifestação e resolveu produzir esta matéria, já que o evento aconteceu bem em frente ao hotel onde nossa equipe está hospedada há dois dias. O Blog não veio a Rio das Ostras com esta finalidade. Mas decidimos dar destaque ao fato por varias razões. Primeiro porque seremos amanhã o que Rio das Ostras é hoje. Antes de viajar para a China a prefeita Carla Machado foi enfática quando disse que na próxima década São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana terão mais de 800 por cento de aumento de sua população com a implantação do complexo portuário do Açú. Assim, quem mora em Rio das Ostras pode muito bem dizer “eu sou você amanhã”. Mas vamos à matéria. Segundo Sonia Tojal, presidente da Amomar – Associação de Moradores de Mariléia em 10 anos o numero de habitantes de Rio da Ostras cresceu de 43 mil para 110 mil habitantes. “Temos apoio da Guarda Municipal, mas não é o suficiente. Precisamos que a PM aumente o efetivo policial e amplie a frota de viaturas policiais”. O Coronel Sergio Pinto comandante da Guarda Municipal e Secretário de Segurança Pública e Controle Urbano, disse que dará o apoio com a presença mais ostensiva dos guardas na área do PURO.
.
Sem segurança não dá
.
Com faixas e utilizando megafones os universitários saíram às ruas chamando a atenção para os diversos casos de violência que estão ocorrendo Rio das Ostras. No folheto distribuído durante a caminhada contra a violência os estudantes denunciaram que seis estudantes sofreram violência sexual nos últimos seis meses. “A escalada da violência, segundo o texto do folheto, atingiu índices assustadores: assaltos, invasões a residências e agora os estupros”. “As ameaças constantes e o clima de insegurança tem dificultado inclusive a presença dos alunos nas aulas”, revela os estudantes.

Emancipação
.
Rio das Ostras, município emancipado (está separada de Casimiro de Abreu desde o início dos anos 90) como todo município em desenvolvimento enfrenta sérios problemas com a violência. Ocorre que em Rio das Ostras, a situação estaria fora de controle, pois além de assassinatos, assaltos a padaria, quiosques, restaurante, drogarias, pedestres, roubos na saidinha do banco, agora o município vem enfrentando uma onda de estupros que está assustando as mulheres da cidade.

Segundo o Blog http://www.passarim.zip.net/ “O PURO (Pólo Universitário de Rio das Ostras) hoje tem um problema grave de espaço (o prédio anexo, que deveria abrigar mais da metade das aulas, nem começou a ser construído) e fica num local desabitado da cidade, onde já há algum tempo vêm acontecendo casos de violência. Policiamento? Nada - o contingente da polícia militar para toda a cidade de Rio das Ostras é mínimo, não chega a quarenta policiais. Guarda municipal? Pois é, nada também. Nem iluminação nas ruas nem nada. Consequência? Assaltos quase todos os dias. Até aí tudo bem, claro. Mas a coisa fica inaceitável quando as mulheres do lugar passam a conviver com a ameaça de abuso sexual. Estupro, pra falar sem meias palavras. Um caso isolado um ano atrás, outro que aconteceu noutro curso, de repente se sabe de dois casos e aí começam a haver os relatos de que isso aconteceu com mais garotas que não chegaram a avisar à direção do Pólo.... Vários moradores de Rio das Ostras comentam que, embora os índices de violência da cidade estejam subindo (é o município com maior número de estupros da região), a prefeitura tem feito o que pode e o que não pode para evitar que isso apareça na mídia. Por isso, peço aos leitores que tenham ligações na imprensa que repassem as informações sobre o que está acontecendo por lá. A atual administração está numa situação confusa - o prefeito foi cassado anteontem, mas ainda pode recorrer -, mas o fato é que a gente não pode achar normal que este tipo de problema seja varrido para debaixo do tapete”, diz o blogueiro". Na Praça, o Centro de Formação Artística contrasta com o que vem ocorrendo em Rio das Ostras. Enquanto ouvíamos os decursos inflamados dos estudantes e lideres comunitários, no Centro de Formação Artística um outro lado de Rio das Ostras exibia, pelos vidros transparentes, jovens aprendendo musica, danças de bale e aulas de teatro. Alguém há de afirmar que “não se pode preparar o omelete sem quebrar os ovos”. Mas pelo que assistimos em Rio das Ostras é bom que São João da Barra e Região comecem a colocar “as barbas de molho".

Expoagro de Cardoso Moreira em julho


Entre os dias 23 a 26 de julho será realizada a 17ª Exposição Agropecuária de Cardoso Moreira.
.

O evento, promovido pela Prefeitura, terá pela primeira vez em sua Historia entrada Franca todos os dias e será realizada no Parque de Exposições 31 de Julho no Bairro Cachoeiro.Este Ano a exposição contará com a presença da Companhia de Rodeio Tony Nascimento e Shows de nível Nacional como: da Cantora Gospel Eyshila, A banda Baiana Cheiro de Amor e os sertanejos da dupla Allan e AllisonDiversas atividades estão programadas para o evento, como a exposição de animais, Concurso Leiteiro, Concurso de Marcha e desfile Escolar.Um dos pontos altos da festa promete ser a Companhia de Rodeio Tony Nascimento que após longos períodos longe de sua Cidade Natal esta de volta para abrilhantar mais a XVII exposição.Programação recheadaNa quinta-feira (23), haverá a Solenidade de abertura com a presença do Prefeito Gilson Siqueira, Prefeitos das Regiões, Deputados, Vereadores, Secretários e demais Personalidades. Logo após haverá o Show Gospel com a Cantora Eyshila.Na Sexta Feira (24) se apresentará a no Palco Principal levando muito axé para Galera com Beto Kaue. Logo Após é a vez de Priscila Borges e Banda que vai agitar a todos com muito Pop Rock e pra terminar o DJ Branco ira botar todas as tribos para dançar até o amanhecer.No Sábado (25), será a vez da Banda Cheiro de Amor levar os Cardosenses e Visitantes a Loucura! Com um Repertorio Recheado de Sucessos e com uma nova Musica Trabalho “Pense em Mim” que esta no topo das Paradas. Promete Ser o Ponto alto da XVII Expo de Cardoso Moreira. Depois vai ser a vez do Country da Dupla Tony e Rael e pra Finalizar O DJ Branco retorna mais uma vez fazendo o parque de exposição uma verdadeira HAVE.No Domingo (26) Durante o final de tarde ate a noite, varias bandas se apresentarão no palco Dois. E a parti da 23h00hr será a vez da Maior Revelação da Musica Sertaneja do Brasil a Dupla Alan & Alisson agitando a cidade de Cardoso Moreira com muito Sertanejo Universitário e depois haverá o Termino da XVII Exposição Agropecuária com a Tradicional Queimas de Fogos. (Texto enviado pela Secom da prefeitura de Cardoso Moreira)

Hoje tem muito forró na I Rancheirada da Educação

Os amantes do forró pé de serra não podem perder a I Rancheirada de São Francisco de Itabapoana, promovida pela secretaria de Educação e Cultura. A festa, que acontecerá, nesta sexta-feira (26), às 18h, na Praça dos Três poderes, contará com a presença da Banda Amigos do Forró e de Gilmar sanfoneiro.

A Apae, Instituição Pinóquio e algumas unidades escolares participarão da festa com as tradicionais barraquinhas de brincadeiras e comidas típicas. Haverá apresentação de quadrilhas de diversas escolas municipais e dos funcionários da prefeitura. O grupo de quadrilha de salão, Águia de Prata, também se apresentará na ocasião.

O prefeito Beto Azevedo diz que na época em que era vereador, fez um requerimento propondo o evento. Segundo a secretária de Educação, Dayse Tavares, a intenção é que a festa seja ainda maior nos próximos anos. -Este é o primeiro ano de nossa Rancheirada, teremos só um dia de festividade, mas a nossa proposta é que nos próximos anos sejam mais dias e que as escolas estaduais também participem-, antecipou Dayse.

Para a diretora do departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, a Rancheirada é uma ótima oportunidade para promover a interação entre a escola e a comunidade.
.
Praça dos Três Poderes sendo preparada para a rancheirada.
.
Foto: Alessandra Lemos
Texto: Bianca Damasceno (Ascom)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Justiça determina retirada de cercas que impediam acesso ao mar em São Francisco

As cercas foram colocadas por fazendeiros da região obstruindo uma antiga estrada pública que liga a praia de Tatagiba a praia de Buena.


Fotos: Alessandra Lemos.
.
A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, atendendo a uma determinação do Ministério Público Federal, fez nesta quinta-feira (25), a retirada de cercas que impediam acesso ao mar no litoral sanfranciscano. A ação contou com o apoio da secretaria de Serviço Público, da Procuradoria Geral do Município e de um representante do Ministério Público Federal, além da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
As cercas foram colocadas por fazendeiros da região obstruindo uma antiga estrada pública que liga a praia de Tatagiba a praia de Buena, num trecho de aproximadamente 3 quilômetros. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente Platão Zarro Filho, a ação foi provocada pela concessionária Ampla que tem uma rede de energia elétrica que passa por esta estrada e a empresa estava impedida de fazer a manutenção da rede em função do trecho obstruído.
“Esta é a segunda vez que fazemos esta retirada de cerca. Já havíamos feito esta ação em abril deste ano, mas o proprietário voltou a cercar o local. Estamos fazendo a nossa parte”, disse Platão. O subsecretário explicou ainda que se a prefeitura não cumprir a determinação, o município pode ser responsabilizado judicialmente. Além da retirada das cercas, a prefeitura colocou máquinas para patrolar a estrada vicinal melhorando os acessos.

O Dia: Michael Jackson morre nos EUA

Los Angeles (EUA) - O cantor Michael Jackson morreu, na tarde desta quinta-feira, após uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles.

Após o coração do popstar parar, o cantor americano foi levado por uma ambulância para o Hospital da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, por volta das 12h30 (horário americano). Segundo o site internacional TMZ, um empregado da casa de Michael ligou para a emergência. Paramédicos tentaram reanimá-lo, mas o popstar não resistiu. Steve Ruda, capitão de polícia ouvido pelo Los Angeles Times, afirma que já encontrou o astro sem batimentos cardíacos na sua mansão.

Leia mais

Jornal Nacional: Morre Michael Jackson

Os repórteres do Jornal Nacional em Nova Iorque confirmaram agora que Michael Jackson está morto. As informações foram obtidas do IML de Los Angeles.

Leia mais aqui.

Jornal e sites dizem que Michael Jackson morreu, mas não há confirmação oficial

Informações da Globo.com

De acordo com o jornal "Los Angeles Times" e sites de notícias, o cantor Michael Jackson morreu nesta quinta-feira depois de ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center. Ainda não há confirmação oficial.

De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital.

De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Globo.com: Michael Jackson para de respirar e está em coma, diz site de jornal

Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25) com parada cardiorespiratória.
Artista não estava respirando quando paramédicos chegaram.


Michael Jackson está em coma, de acordo com o "Los Angeles Times". O cantor teve de ser levado às pressas para o UCLA Medical Center, em Los Angeles, nesta quinta (25).

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sanfranciscanos fazem bonito em campeonato de jiu jitsu




Quatro atletas de jiu jitsu de São Francisco de Itabapoaona brilharam na V Copa Jiu Jitsu de Aperibé realizado no dia 14 de junho na cidade localizada na região Noroeste Fluminense. Conquistaram medalhas de ouro Thiago Azevedo (faixa branca juvenil), Paulo César Martins (faixa branca adulto), Genilson Barreto (faixa azul master) e Adalberto Pinheiro Gomes (faixa branca adulto). Todos são alunos do professor Luis Cláudio Mendes Duarte, que desde 2007 incrementa a arte marcial através de sua academia localizada na Rua Renato Mendes, próximo ao Elite Clube, no centro de SFI. Dos 15 alunos que frequentam a academia, oito foram a Aperibé, pois nem todos tiveram condições de arcar com as despesas. O trabalho do professor Luis completa, em agosto próximo, dois anos, e, ao que as medalhas de ouro indicam, já rendeu bons frutos. Luis Mendes é faixa preta, pratica jiu jitsu há 15 anos e atualmente representa em São Francisco de Itabapoana a equipe “Fabrício Jiu Jitsu” do Rio de Janeiro. “Em breve SFI ficará famosa pelo seu jiu jitsu. Minha meta é trabalhar para o Estadual, Brasileiro e Mundial dos próximos anos”, projeta Luis.

Carla Machado diz em coletiva que população de SJB crescerá 800 % nos próximos 15 anos

Prefeita fala com entusiasmo de sua viagem internacional a China. Durante onze dias o vice-prefeito Genecy Mendonça (Dodozinho) vai assumir interinamente a chefia do executivo.

Carla Machado com Dodozinho na entrevista coletiva.

O encontro foi na Pousada Mediterrâneo na praia de Atafona.

Após a coletiva Carla Machado com a imprensa e ainda com Rosane e Paulo Noel, o responsável pelo Blog, e o secretário de Turismo Márcio, sentado.
.
Com viagem marcada para a China na próxima sexta-feira, 26, a prefeita de São João da Barra Carla Machado reuniu a imprensa da região na Pousada Mediterrâneo, na praia de Atafona e, numa entrevista coletiva que durou exatos 32 minutos, falou da importância de conhecer de perto os parceiros chineses que vão investir na retro área do complexo portuário do Açu. A prefeita falou com entusiasmo de sua primeira viagem internacional a China, onde em Pequim pretende estabelecer todo potencial de parceria comercial que tantas expectativas de progresso estão gerando. Citou como exemplo a implantação de uma siderúrgica e uma indústria automobilista que os chineses vão trazer para o Açú.
.
Crescimento populacional
.
Carla Machado disse que muitos ainda não têm a real dimensão do que hoje está acontecendo em SJB. “Estudos indicam que nos próximos 15 anos nossa população crescerá de 30 para 250 mil habitantes. Por isso, é grande a nossa preocupação com a qualificação da mão-de-obra”, revela. Esses números apontam para um crescimento populacional de cerca de 800 %. Segundo Carla Machado SJB tem dois anos e meio para qualificar a sua mão de obra. “É um grande desafio não apenas para SJB, como para toda região”, disse. Outra questão é com a infra-estrutura. “Muitos querem ver para crer, disse a prefeita que considera normal este comportamento. Toda vez que visito o complexo portuário do Açu fico mais impressionada com o que acontece no canteiro de obras. Tudo é grandioso”, diz. Para Carla Machado as pessoas agora é que estão caindo na real, por isso diz que não há mais retorno. “Teremos pela frente 30 anos direto de desenvolvimento sem parar”, enfatiza.
.
Investimento de R$ 1 bilhão
.
Segundo Carla Machado quem passa pela praia do Açu, em São João da Barra, não imagina que a poucos quilômetros dali esteja sendo construído o maior complexo portuário e industrial privado do país, estimado em cerca de R$ 1 bilhão, pertencente à LLX. Na localidade de Saco D’Antas, numa área de 7,8 mil hectares, máquinas e operários, a maioria contratada na região, toca a construção das estacas que sustentarão os 2,5 km da ponte de acesso ao píer de atracação dos navios. “E olha que a largura desta ponte é maior que a ponte Rio-Niteroi”, revela Carla. O mega-projeto, que ainda inclui o Mineroduto Minas-Rio, de 525 km de extensão, prevê a exportação de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro, rumo ao mercado asiático.
.
Curso de mandarim
.
Carla destacou que SJB é o primeiro município do país na rede pública a implantar o curso de mandarim. “Com o crescimento do mercado consumidor e a presença de muitas empresas da China em nosso município, acho importante que nossa população comece a se familiarizar com este idioma chinês, hoje o mais falado em todo o mundo”, revelou.
.
Fundo de desenvolvimento
.
Carla Machado disse que já tem projetado para ser criado em SJB um fundo de desenvolvimento que já era para ter sido iniciado. “Em virtude da variação da receita dos royalties ainda não iniciamos. Mas no máximo até o final do ano vamos por em prática. Queremos investir em pequenos negócios que possam gerar mais empregos em nossa terra”, completou.
.
Depois de agradecer a presença de todos, Carla Machado convidou os jornalistas para um almoço na própria Pousada Mediterrâneo onde estreitou ainda mais um contato direto com a imprensa.
.
Atualizado às 21h30min (com informações da Secom)
.
Visita à China

A convite simultâneo do governador Sérgio Cabral e do empresário Eike Batista, a prefeita Carla Machado estará embarcando na próxima sexta-feira (26) para a China. No roteiro da visita estão Pequim, Xangai, Wuhan, além de Hong Kong e Cingapura. Durante esse tempo, Carla Machado, Sérgio Cabral, Eike Batista, comitiva com secretários de estado, comitiva do grupo EBX, além de representantes de entidades e empresários, devem estar com os empresários da siderúrgica Wisco para alinhavar de vez a parceria, devem visitar a fábrica de carros JAC (que também tem memorando de intenção assinado), a montadora de automóveis Chery, o Bank of China. A prefeita busca atrair novos investimentos para o município. Materiais impresso e em vídeo – traduzidos para mandarim – serão levados pela prefeita, mostrando a potencialidade do município, assim como suas belezas naturais e culturais.

Mulher com a maior língua do mundo é alemã


A estudante alemã Annika Irmler entrou para o Livro dos Recordes graças a sua língua de 2,7 polegadas (6,9 centímetros). Em 2001, ela foi considerada a mulher dona da maior língua do mundo. Ou, pelo menos, foi a única a ter coragem de revelar isso para o mundo.
Na época, Annika tinha 12 anos e vivia em Tangstedt, cidade próxima de Hamburgo. Ela dizia ser capaz de alcançar o sorvete que fica no fundo da casquinha sem usar pazinhas ou os dedos.

“Meus amigos sempre me diziam que eu tinha uma língua inacreditavelmente grande, e que eu poderia ganhar muito dinheiro com isso um dia”.

Talvez, eles tenham imaginado para ela uma carreira similar à de Gene Simmons, vocalista da banda Kiss e também dono de uma língua descomunal. Annika está hoje com 19 anos, mas parece que isso não aconteceu. O auge de sua notoriedade aconteceu logo depois da publicação de seu recorde no Guinness. “No primeiro dia de aula eu tive que mostrar minha língua pra todo mundo.” Hoje ela é “apenas” a mulher mais linguaruda do mundo. (Fonte: G1.com)

Estudantes do IFF escolhem representante para o Congresso da UNE

A votação ocorreu durante todo o dia de ontem.
Foto: Divulgação.

Aconteceu ontem terça-feira (23), no Instituto Federal Fluminense (IFF), a eleição para o estudante-delegado ao 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O eleito irá representar os estudantes da instituição no maior fórum de deliberação do movimento estudantil. A votação ocorreu durante todo o dia. Concorreram duas chapas: "Mudança se faz na luta" (Chapa 1) e "Da unidade vai nascer a novidade" (Chapa 2). A primeira chapa foi composta por membros da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), enquanto a outra teve a participação de opositores à atual gestão.A Chapa "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" alcançou a vitória com 166 votos contra 163 da chapa "Mudança se faz na luta". Para o estudante de Geografia, Fabiano Seixas, eleito estudante-delegado do IFF para o 50º Congresso da UNE, a vitória da sua chapa expressa uma vontade de mudança entre os estudantes."Os estudantes cansaram da mesmice e optaram por dar uma chance para quem tem proposta e quer ir à luta. Vamos construir um novo movimento estudantil no IFF e escrever uma nova história", disse Seixas, ressaltando que irá defender a democratização do acesso à universidade e a criação de mais vagas nos cursos superiores noturnos.Entre as propostas da chapa "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" está lutar por mais investimento nos laboratórios do IFF, melhoria dos micródromos e um DCE independente, que atue em defesa dos estudantes, sem dependência com a reitoria.

Prefeitura de Campos assina quatro convênios com Estado




Prefeita Rosinha participou de cerimônia ao lado do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando Pezão, e da secretária Benedita da Silva.


A prefeita Rosinha Garotinho assinou ontem, (23), no Rio de Janeiro, quatro convênios com o governo do Estado. Através dos convênios, ficam garantidos recursos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Atendimento Integral à Família (Paif), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Ao todo, são beneficiadas por programas sociais no município cerca de 30 mil famílias, segundo a secretária de Família e Assistência Social, Joilza Abreu. (Secom-Campos)
do

terça-feira, 23 de junho de 2009

Internauta estudante exige direito a gratuidade de passagem

Raquel Gonçalves enviou e-mail ao Blog do Paulo Noel abordando o direito do estudante a gratuidade no transporte coletivo.

Oi pessoal da rádio São Francisco!
Estou morrendo de saudades de ouvir vocês direto, pq estou morando em campos agora, mas não deixo de acompanhar as novidades pelo blog... Como trabalho em S. Francisco quando dá eu consigo ouvir um pouquinho por onde passo! E vcs estão cada vez melhores mesmo!
Mas o motivo de escrever pra vcs hj é lamentável.
-
Como disse me mudei para campos há um mês, mas todos os dias eu e minha filha vamos a São Fco: ela pra estudar e eu pra trabalhar... Como todos sabem é direito do estudante de escola pública a gratuidade de transporte entre a casa e a escola, desde que esteja devidamente uniformizado, em horário compatível com as aulas e portando a carteirinha escolar com a presença devidamente comprovada através do carimbo do colégio...
-
Pois é... Acontece que isto não está sendo usufruído plenamente por minha filha, estudante do colégio estadual São Francisco de Paula, pq por algumas vezes não é encontrado ninguém na secretaria que possa carimbar a carteirinha, uma vez que o sistema da See (Secretaria Estadual de Educação) ainda não emitiu as carteirinhas definitivas e por hora tb não está sendo carimbada a carteirinha pq o carimbo quebrou... (?)
-
Gostaria de contar com o apoio de vcs para solicitar a diretora professora Rose, um posicionamento quanto a estas questões uma vez que ela e sua equipe, sempre na medida do possível tem sido instrumento de desenvolvimento para o colégio, porém esta questão não deve ser considerada uma questão menor, pois quando o estudante não apresenta a carteirinha carimbada no ônibus, a falta de educação costumeira de alguns motoristas e cobradores da viação 1001 se torna ainda mais evidente, pois fazem os estudantes passarem vergonha na frente de todos, falando alto com eles, enchendo-o de indagações colocando em duvida se realmente eles estavam estudando e gritando para se levantar se estão sentados, sem ao menos confirmar se não tem mais lugar no ônibus para outros passageiros se acomodarem. Falo isto porque já presenciei varias vezes este tipo de atitude nesses 30 e poucos dias fazendo o trajeto campos S. Fco e vice-versa.
Fica aqui minha denuncia e meu apelo. Nossos direitos precisam ser respeitados, só assim teremos uma sociedade mais justa. Um abraço! Raquel Gonçalves.

Carla Machado conversa com a imprensa antes de viajar a China

Foto:Divulgação.
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, 24, vai abordar assuntos relativos à sua gestão e as ações que levam São João da Barra a despontar com a perspectiva de se tornar um dos mais prósperos do Brasil. Segundo a Secretaria de Imprensa da prefeitura de SJB a prefeita vai falar de cursos de qualificação, inclusive o de logística portuária que foi criado para atender a demanda do Porto, o curso municipal de mandarim – único totalmente gratuito no país -, segurança pública, internet livre, macrozoneamento e a viagem para a China. A prefeita embarca sexta-feira (26), com o governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista, além de uma comitiva de secretários de estado e empresários.

SFI contará com Delegacia Legal diz representante do ISP – Instituto de Segurança Pública

A renovação da frota (viaturas policiais) também foi prometida na reunião.


A delegada Edna Pinto do ISP na mesa principal com o presidente da Câmara Municipal, vereador Tininho e, em outra foto, com a vereadora Adriana Coelho, Fatinha, Ednéa e Rosane. Ainda em outra foto a delegada recebe homenagens da Secretaria de Ação Social através da funcionária Ediléia.

A delegada Edna Pinto Araújo com a presidente do Conselho de Segurança Ednéa Manusr e o público que prestigiou o evento.
-
A delegada Edna Pinto Araújo do ISP – Instituto de Segurança Pública disse, ontem, 22-06, após participar da reunião do Conselho de Segurança Pública em SFI que até o ano que vem SFI irá contar com uma Delegacia Legal. Edna Pinto se comprometeu a contactar o secretário de Segurança Mariano Beltrame para reivindicar a renovação da frota de viaturas da PM na região Norte Fluminense. A reunião presidida por Ednea Correa Mansur Tardely, presidente do Conselho de Segurança, contou também com a presença do presidente do Legislativo sanfranciscano vereador Florentino Cerqueira o Tininho e da vereadora Adriana Coelho além de autoridades policiais e representantes de associações de moradores. O prefeito Beto Azevedo foi representado pelo comandante da Guarda Municipal Sargento Gomes. A reunião do Conselho de Segurança Pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana e terminou por volta das 17 horas. Segundo a presidente Edneia Mansur foi a reunião mais concorrida e importante do Conselho por ter contado com uma representação do ISP. “Espero que o resultado do que foi discutido tenha repercussão no Governo Estadual especialmente junto o setor de segurança pública”, completou.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vacinação contra a pólio: 2.891 crianças atendidas em SFI

Campanha de vacinação continua em São Francisco
(Prefeito Beto Azevedo, secretário de Saúde Fabiano e Coronel Amilton do R. C. SFI)
Foto: Alessandra Lemos.

A ação da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Estadual de Imunização, vacinou 2.891 crianças em São Francisco de Itabapoana no sábado, 20, segundo informações do secretário de Saúde Fabiano Córdova. “A segunda etapa ou reforço da vacina acontecerá no dia 22 de agosto, mas a vacinação continua em São Francisco”, disse o Secretário enfatizando que a campanha tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil embora o último caso detectado no país tenha sido registrado há 20 anos atrás.

O Prefeito Beto Azevedo participou na Unidade Mista de Saúde de São Francisco, do lançamento da primeira etapa da campanha junto com a primeira dama do município, Romênia Azevedo, o Secretário de Saúde, Fabiano Córdova e diversos profissionais da saúde.

O Prefeito Beto Azevedo, ao falar sobre a importância da campanha para a saúde das crianças do município, disse que a prioridade é vacinar todas as crianças. “Faço um apelo aos pais para que levem seus filhos para serem vacinados. É uma medida eficaz para garantirmos a saúde. Não existe tratamento para a Pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, que garante que a pessoa fique livre da doença”, enfatizou.

Para a ação, a Secretaria de Saúde disponibilizou aproximadamente 100 funcionários que realizaram atendimentos em 23 postos em todo município.

Segundo o Secretário de Saúde Fabiano Córdova, a campanha se estenderá até o final do mês. “Prolongaremos a campanha por mais alguns dias para que as crianças que por algum motivo não foram vacinadas tenham essa possibilidade”.

Vacinação contra a gripe.
O secretário ressaltou ainda que a campanha de vacinação contra gripe em idosos realizada no município no mês de abril, foi um grande sucesso. “Vacinamos 4.874 idosos em todo município, isso é um grande feito se considerarmos a questão geográfica de SFI que é um município muito extenso” destaca, completando ainda que as vacinas restantes contra a gripe estão sendo disponibilizadas à população em geral. “Agora não só o idoso poderá se prevenir. As pessoas em qualquer faixa de idade poderão ter acesso a esta importante vacina”, disse. Integrantes do Rotary Club São Francisco de Itabapoana percorreram os postos de saúde levando a mensagem da importância da vacinação já que o Rotary Internacional é quem patrocina a vacina em todo o mundo, disse o presidente do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, Silvino Santos.

Ladrões furtam cabos de energia da Ampla em Gargaú

Segundo a Ampla crime ocorreu na madrugada de hoje prejudicando mais de 2mil clientes.

Foto: divulgação.

Ampla registrou mais um caso de furto de cabos condutores de energia elétrica em São Francisco do Itabapoana. O crime ocorreu na madrugada de hoje, dia 22 de junho, nas localidades de Gargaú e causou interrupção no fornecimento de luz nesta localidade prejudicando mais de 2278 clientes. Os ladrões levaram mais de 900m de cabos da rede elétrica, dificultando o trabalho de manutenção dos técnicos da concessionária. As equipes de emergência da Ampla chegaram ao local ainda durante a madrugada e estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. A polícia local foi acionada e está acompanhando o caso. Segundo, ainda a Ampla em geral os vândalos agem durante a madrugada como ocorreu hoje. “Além dos transtornos causados pela interrupção de energia, os ataques a rede elétrica trazem outros prejuízos: riscos de acidentes fatais para a comunidade, transtorno para os clientes especiais como hospitais, delegacias e bancos, redução da qualidade de fornecimento de energia elétrica, aumento dos custos de operação e manutenção da concessionária”, disse o gerente Marcos. A Ampla ressalta que os clientes podem denunciar os casos de furto através da central de relacionamento 08002800120. Não é preciso se identificar.

Cris Dalana conquista o primeiro lugar no XXIII FESCAN

Foto: Gisele Borba.
O cantor e compositor Cris Dalana (foto) conquistou o público e jurados na final do Festival Sanjoanense da Canção, no sábado, dia 20, na praça São João Batista. Ele interpretou a música “Semeia”, composição de sua autoria, que traduz a relação do homem com o mar. Dalana também ganhou o prêmio de melhor intérprete surpreendendo a todos com apresentação em voz e piano, enquanto a maioria dos arranjadores apostou na diversidade de instrumentos. A música foi executada em parceria com o tecladista Dedeu Barreto que também foi produtor e arranjador do segundo CD de Cris Dalana, “Histórias de Bar”, gravado ao vivo em um bar de Campos.
Participaram do festival 55 músicas de artistas regionais e todas subiram no palco em duas eliminatórias, realizadas no Cine Teatro São João. Para a final foram selecionadas 10 composições que disputaram prêmios de R$ 10 mil.
Dalana nasceu no Rio Grande do Sul, reside em Campos há dois anos e vem conquistando espaço no cenário musical com shows em bares e participações em festivais com várias premiações. Já representou a cidade em eventos em Angra dos Reis, Varginha (MG), Cardoso Moreira, além de São João da Barra.

Segurança pública: tema de debate hoje na Câmara Municipal de SFI

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de SFI realiza, hoje, às 13 horas reunião objetivando debater a segurança no município. A reunião será no auditório do Legislativo Municipal na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana nº 107 em SFI. A presidente do Conselho de Segurança Pública Ednéa Corrêa Mansur Tardelly disse que é importante a presença de representantes comunitários e também das autoridades. Todos estão convidados.

Astronauta Marcos Pontes, enterra cápsula do tempo em Campos



O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos científicos na Nasa, participou de evento histórico no fim da manhã deste domingo, em Campos. Marcos Pontes participou da solenidade do enterro da Cápsula do Tempo, uma iniciativa da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, realizada no Jardim São Benedito, ao lado do prédio da Academia Campista de Letras.Pontes participou de videoconferência com astrônomos da India, China e Uruguai. No monitor, a astrônoma Andrea Sanches (Uruguai) em videoconferência com Campos. (Secom- Campos)