
Prefeito e secretário devem dar explicações hoje na Rádio São Francisco
Foto: Alessandra Lemos
A população de São Francisco de Itabapoana está assistindo um quadro crítico na saúde do município, que desta vez pode entrar em “colapso” de vez. Ontem, à noite, era esperada a reunião da Câmara Municipal para que o tema fosse debatido e até mesmo ser convocado o secretário municipal de Saúde, o médico Fabiano Córdova, para comparecer em plenário para explicações.
Acontece que a Mesa Diretora do Legislativo, formada pelo presidente Florentino Cerqueira de Azevedo, o Tininho (DEM), o vice, Renato da Silva Fernandes, o Renato de Buena (PP), e o primeiro secretário Jamilton Marcelino da Silva, o JAMILTO CHAÔ (PSB), não compareceu.
Segundo o vereador Sérgio Elias (PMDB), “se a Mesa diretora comparece, haveria quórum para instalação da reunião”. Além de Sérgio, estavam lá: Kademar Cordeiro (PMDB), Cláudio Henrique (PP), Fábio das Neves Moreira, o Fabinho do Estaleiro (PSDB), e José Pinto Filho, o Pintinho (PMDB).
Com o plenário lotado, a maioria técnicos de enfermagens e pessoal ligado à saúde, a reunião acabou não acontecendo.
Os vereadores querem a presença do Secretário Municipal de Saúde na reunião Legislativa para que explique porque a situação chegou ao ponto que está. “Faltam remédios, médicos e enfermeiros estão com salários atrasados e cada vez mais acontecem contratações de funcionários na Secretaria de Saúde”, disse Sérgio Elias, vereador líder do Governo na Câmara Municipal.
Mas para convocar o Secretário de Saúde há necessidade que aconteça a reunião, e ontem os vereadores já haviam decidido apresentarem um requerimento convidado o médico Fabiano para comparecer ao Legislativo.
“Nosso objetivo é votar a Mensagem com pedido de suplementação de R$950 mil, mas só após as explicações do secretário sobre as verbas anteriores aprovadas pelo Legislativo”, disse o vereador Fabinho do Estaleiro.
Em conversa com o Blog, o Diretor Clínico do Hospital Manoel Carola, o médico Hober Caminhas, disse que assumiu com os colegas um compromisso endossado pelo prefeito Beto Azevedo para que continuem trabalhando até o dia 10 de outubro, prazo para pagamento dos salários atrasados. Dia 10, terça-feira, será o dia da próxima reunião do Legislativo sanfranciscano. Até o momento o Conselho Municipal de Saúde também não se manifestou sobre o assunto.
Hoje, 07-10, o prefeito Beto Azevedo disse ao Blog que vai se pronunciar através dos microfones na Rádio São Francisco FM durante o jornal São Francisco é Notícias, entre 08 e 10 horas, e falar sobre o assunto. Disse inclusive, que o Secretário Córdova também ira se pronunciar. Vamos aguardar.