sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sepultado em Barra do Itabapoana diretor do Instituto da Criança Pinokio


 Foi sepultado, neste sexta-feira, 01, no cemitério de Barra do Itabapoana o diretor técnico do Instituto da Criança Pinokio, Robert Schulman que com a esposa Lucia Maria Brito de Campos, comandava a instituição.

Robert estava internado com problemas de saúde e veio a falecer no Hospital Doutor Beta na quinta-feira, 31-01. Os filhos que moram na Holanda, tendo em vista o estado grave de saúde do pai,  vieram para o Brasil acompanhar o quadro   clinico do pai. 


Robert nasceu na Holanda e era um dos poucos numismático no Brasil, que tem como objetivos o estudos essencialmente científico das moedas e medalhas.  

Porém na atualidade, o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos "monetiformes".


Entretanto, no Brasil cuidava junto com a esposa Lucia, de uma Ong que cuida de menores em SFI.

O Pinokio já chegou a abrigar  110 crianças e adolescentes órfãs, abandonadas e em risco. Crianças e adolescentes de SFI tem prioridade porém, havendo vaga, crianças  adolescentes oriundos de outros Municípios são também bem vindas. Hoje, este número está reduzido a cerca de 60 crianças.

 O Instituto é uma entidade sem fins lucrativos. Até hoje o Instituto funciona e sobrevive de doações de particulares (especialmente do povo da Holanda) e ainda não tem nenhum convênio com Entidades Particulares, Município, Estado ou Governo Federal.

Está localizado na Estrada que liga Guaxindiba a Barra do Itabapoana, via litoral, na Praia de Guriri – SFI – Estado do Rio de Janeiro - Brasil.
Conheça mais o Pinokio no endereço http://www.pinokio.org

A importância da reativação da Capitania dos Portos em São João da Barra para a Região

 A Marinha do Brasil reativou em 29 de novembro de 2012, a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra de forma a contribuir com as atividades voltadas para o mar, com a segurança da navegação, com o crescimento portuário, e, portanto, com o desenvolvimento dos vinte municípios da área de jurisdição da agência, dos quais 13 (treze) localizam-se no Estado do Rio de Janeiro e 7 (sete) no de Minas Gerais. 

 Hoje, a área de jurisdição da Agência conta com mais de 4.000 pescadores que, anteriormente à sua ativação, precisavam se deslocar para Macaé para o atendimento de suas demandas nas áreas de fiscalização e legalização de seus barcos, habilitação e ensino profissional.

 Há também uma expectativa de aumento do tráfego de embarcações no litoral com o início da operação do Porto do Açu, que trará inicialmente um movimento de 65 (sessenta e cinco) navios/ano, com previsão de chegar a até 1.500 (hum mil e quinhentos) navios/ano. 

 A Marinha do Brasil já contou com uma Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra durante 151 anos. Desde a sua desativação, em 1998, pela portaria Ministerial nº 039/1998, a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé incorporou a sua área de jurisdição e tem acumulado por 14 anos as atribuições que antes eram exercidas por aquela Agência.

 Em 2012, após um investimento de cerca de 850 mil reais em recuperação de imóveis, instalação de sistemas digitais, e aquisição de viaturas e embarcações, e do treinamento e da realocação inicial de cerca de 20 militares, a Marinha do Brasil reativou a Agência, que permitirá, ainda, uma melhor integração com os diversos órgãos federais, estaduais e municipais que atuam na área do desenvolvimento de atividades marítimas na região de São João da Barra e adjacências. ( Assessoria de Imprensa da Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra )

Concurso Beleza Verão anima praia de Santa Clara neste sábado



Neste sábado (02/02), o palco oficial da Praia de Santa Clara recebe, a partir das 17h, o Concurso Beleza Verão 2013. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo de São Francisco de Itabapoana e organização do agente de modelos Guilherme Giró.

Cerca de 30 candidatos dos sexos masculino e feminino concorrem ao título. O concurso vai premiar 1ª, 2ª e 3ª colocações, com quantias em dinheiro, além de faixas, buquês e brindes.

Os vencedores são eleitos por um júri especializado, que vai contar com a participação da modelo profissional Luciana Barreto, e também colunistas, empresários e jornalistas da região.

            O Concurso acontece há 5 anos é mais um dos atrativos do verão de São Francisco, devendo reunir um grande número de pessoas para acompanhar o desfile dos candidatos e prestigiar o evento. Ascom SFI.

Segurança pública é tema de reunião em São Francisco de Itabapoana

Policiamento será intensificado durante o período de carnaval.

Aumento de contingente da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM), bem como extensão do itinerário e no horário de atuação da GCM, são algumas das medidas que deverão ser postas em prática no período de carnaval em São Francisco de Itabapoana.

 Entendimentos nesse sentido estiveram em pauta durante uma reunião, na última sexta-feira (01/02), com a participação de representantes da PM, GCM, Secretaria de Turismo, Empresa Municipal de Trânsito (EMTRANSFI) e Associação de Moradores. 

A mobilização desses setores se faz necessária, de acordo com o secretario de Turismo, André Ricardo, devido ao aumento do fluxo de pessoas nos dias de carnaval. “A situação requer a permanência de viaturas em locais visando inibir atos ilícitos. Haverá, ainda, um redirecionamento do trânsito em determinados horários na praia de Santa Clara, a mais frequentada do município, para que a avenida fique livre para os foliões”, explicou.

 Ainda em Santa Clara, o policiamento deverá ser intensificado e estrategicamente distribuído durante o carnaval. Todas as medidas tomadas foram aceitas pelo presidente da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara (AMPRASC), Rafael Oliveira, que levou algumas solicitações e sugestões da população para o encontro. De acordo com a Empresa Municipal de Trânsito, as principais localidades receberão sinalização, para guiar os veranistas e foliões.

 “Serão confeccionadas pela EMTRANSFI placas com as informações necessárias para que os motoristas que não estão familiarizados com as vias do município possam chegar ao destino desejado”, explica José Amilton Barreto da Silva, presidente da EMTRANSFI. Na reunião ficaram definidas, também, medidas para a preservação do meio ambiente. Para isso serão providenciadas placas sinalizando locais onde o estacionamento e circulação de veículos não serão permitidos, visando a proteção da fauna contidas nas áreas de preservação permanente (APP). 

O desrespeito por parte dos motoristas poderá acarretar em multa. A implantação de uma área exclusiva para sons automotivos também está sendo estudada. “São vários departamentos trabalhando juntos em prol de um mesmo objetivo: o bom aproveitamento do carnaval em nosso município, com bastante lazer, diversão e o mais importante, muitas segurança”, destacou o secretário de Turismo, André Ricardo, lembrando que a integração entre as secretarias e departamentos é muito importante. (ASCOM SFI)

Porto da Açu: MPF pede fim das obras e compromete início da operação do complexo portuário


Índice de salinidade da água na região seria sete vezes maior que o permitido
 Ururau / Arquivo

Índice de salinidade da água na região seria sete vezes maior que o permitido

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos moveu ação civil pública com pedido de liminar contra as empresas EBX, OSX e LLX, do empresário Eike Batista, pedindo o fim das obras de instalação do Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu, no município de São João da Barra, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Segundo a ação, há indícios de que as obras para construção do Porto do Açu, no 5º distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense, causaram a salinização em áreas do solo, de águas doces em canais e lagoas e de água tratada para o consumo humano. (Processo n° 0000133-13.2013.4.02.5103).
São também réus na ação o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). De acordo com o processo, movido pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, a salinização causou danos ambientais evidentes em relação à fauna e flora, assim como a diminuição da fertilidade do solo, o aumento da erosão e o início de processo de desertificação na região.
O MPF pede ainda liminarmente o adiamento do início da operação do Porto do Açu, enquanto não forem comprovadas a restauração ambiental e a ausência de ameaças ao equilíbrio ambiental da área, e que o Inea suspenda as licenças de operação emitidas ou por emitir relacionadas às obras, enquanto a recuperação do meio ambiente não for comprovada.
Na ação, o MPF pede que as empresas EBX, OSX e LLX sejam condenadas a apresentar um projeto de recuperação do solo e dos recursos hídricos afetados no prazo máximo de 60 dias, que o Inea seja condenado a realizar uma auditoria ambiental na área e que o Ibama elabore uma análise ambiental, apresentando relatório com as medidas para reparação do dano.
Pesquisas realizadas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) detectaram um índice de salinidade sete vezes maior do que o permitido para o consumo humano na água disponibilizada à população local pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Conforme apurado no inquérito civil instaurado em novembro de 2012 pelo MPF em Campos, o aumento da salinidade no solo e em águas doces implica destruição de vegetação nativa e de restinga, inutilização do solo para plantio, além de tornar mananciais de água impróprios para o consumo humano e animal.

Do Ururau com ASCOM.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ciclismo: o orgulho de SFI


Fabiele Mota concorre ao prêmio Guidão de Ouro, que premia os melhores de 2012

Vinícius Berto – da Redação

Fabiano e Fabiele Mota (Foto: Daniel Ramalho / Terra)
Quando o assunto é ciclismo, o município de São Francisco de Itabapoana pode se orgulhar. O ano de 2012 foi repleto de alegrias para a modalidade. Os astros do pedal, Fabiele e Fabiano Mota terminaram o ano como melhores ciclistas de estrada do Brasil. Já Marlon Dias e Gustavo Araújo, duas novas promessas do esporte, se destacaram, conquistando ótimos resultados em competições regionais e nas Olimpíadas Estudantis. 

No caso dos irmãos Mota, a dobradinha no topo do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) veio consagrar uma brilhante carreira. Apesar de representarem nos últimos anos equipes do interior dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os ciclistas sempre levaram o nome de São Francisco de Itabapoana para o lugar mais alto do pódio. “Ainda tenho um sonho de ver surgir uma equipe competitiva dentro de São Francisco de Itabapoana. Eu e meu irmão estamos abertos a conversar com empresários e autoridades locais para viabilizar esse sonho. Nossa cidade sempre teve vocação para o Ciclismo, e recentemente várias promessas vêm surgindo. Precisamos unir esforços para criar uma equipe forte, pois novos talentos nós temos”, disse Fabiano Mota.

Fabiele concorre ao prêmio Guidão de Ouro

Enquanto treina forte para manter o ótimo ritmo de 2012, Fabiele Mota vive a expectativa pela disputa do Prêmio Guidão de Ouro 2013, organizado pela Revista Bike Action, que premia os melhores ciclistas de 2012. A votação é popular feita através do site da Bike Action (vote aqui), e ficará a disposição dos internautas até o dia 15 de fevereiro. O voto é aceito uma vez por IP. Até o momento Fabiele é o mais votado em sua categoria. O blog conclama os internautas a votarem no Fabiele Mota, afinal, é mais do que justo o prêmio ficar com o número 1 do ranking da CBC. Vale lembrar às pessoas que possuem internet via rádio que, provavelmente, não conseguirão votar, pois, em geral, o IP das empresas de internet via rádio é compartilhado para todos os clientes. A alternativa seria votar pelo smartphone,  já que a cada conexão das operadoras de telefonia móvel é gerado um IP.

Não custa tentar pelo computador ou outras formas de conexão à internet e contribuir para dar o prêmio ao Fabiele, que verdadeiramente merece o Guidão de Ouro. Fabiele lidera a preferência dos internautas com 22,87% dos votos, mas a disputa está apertada, já que o segundo lugar, Murilo Fisher, está com 22,39%. Fabiano Mota também aparece na votação em sétimo lugar com 6,5%.

Fabiele e Fabiano Mota seguem ligados à equipe FW-Engenharia do Rio de Janeiro. A dupla está em Santos-SP, e volta às competições a partir de hoje na disputa do 27º Torneio de Verão de Ciclismo da Baixada Santista, competição que segue até domingo (03). O Blog deseja boa sorte aos sanfranciscanos! 

Eleição no Conselho Tutelar: eleitores terão ônibus no dia da votação


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que organiza a eleição para o Conselho Tutelar neste domingo (03), no Colégio Estadual São Francisco de Paula, anunciou que haverá quatro ônibus percorrendo o município para levar os eleitores interessados em participar da votação. Qualquer cidadão que tenha título de eleitor em São Francisco de Itabapoana poderá votar em uma das sete candidatas (veja aqui as candidatas). O horário de votação será das 8 às 17 horas. Confira os itinerários dos ônibus:


1ª Rota
Barra do Itabapoana x São Francisco, Via Litoral (Passar por Guarixima)
Saída 08:00h
(Rodoviária)

2ª Rota
Barra do Itabapoana x São Francisco, Via Praça João Pessoa
Saída 08:00h
 (Rodoviária)

3ª Rota
Gargaú x São Francisco, Via Santa Clara
Saída 09:00h
(Igreja Católica)

4ª Rota
Imburí de Campos, Via São Francisco de Itabapoana
Saída 09:00h
(Marquise)

Barrinha vence por WO e assegura vaga nas semifinais da Copa Verão de Futebol Society


Barrinha, que venceu por WO o KM-13 na noite da última quarta-feira (30/01), passa a somar 12 pontos e garante vaga nas semifinais da Copa Verão de Futebol Society da praia de Guaxindiba. A outra vaga da chave B está entre União de Travessão, que venceu o Nova Belém também por WO no outro jogo da quarta-feira, e o Santa Rita, que joga nesta quinta-feira (31/01) e pode alcançar a primeira colocação do grupo pelo saldo de gols.

Se vencer o Bom Jardim por quatro ou mais gols de diferença, o Santa Rita garante a primeira colocação e o Barrinha ficaria em segundo lugar na chave. Em caso de vitória por três gols, restaria ao Santa Rita a segunda colocação, garantindo da mesma forma a classificação para as semininais, já que avançam  na competição o primeiro e segundo colocados em cada chave.

Pela chave A, o Travessão Moto Honda também já tem vaga assegurada nas semifinais. Amigos, que tem jogo marcado para esta quinta-feira contra o Palmeirinha, garante a segunda vaga da chave com uma vitória por apenas um gol de diferença.

A Copa Verão de Futebol Society é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com todas as partidas realizadas no Estádio Nélson Silva, na praia de Guaxindiba. As semifinais acontecem no dia cinco de fevereiro e a disputa pela terceira colocação e a grande final serão realizadas no dia sete de fevereiro.

Classificação
Chave A
1º - Travessão Moto Honda – 10 pts
2º - Mudança de Plano – 9 pts
3º - Imburi – 8 pts
4º - Guaxindiba – 7 pts
5º - Amigos – 6 ptos
6º - Palmeirinha – 0 pto

Chave B
1º - Barrinha – 12 pts
2º - União de Travessão – 12 pto
3º - Santa Rita – 9 pts
4º - Bom Jardim – 6 pts
5º - KM-13 – 3 pto
6º - Nova Belém – 0 pto
Próximos jogos

Quinta-feira (31/01)
Amigos x Palmeirinha – 19h45
Bom Jardim x Santa Rita – 20h45

Ascom-SFI

Percentual de álcool na gasolina aumentará para 25% em maio



Atualmente em 20%, o percentual subiria em junho, mas o governo decidiu antecipar a medida, que, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ajudará a reduzir o impacto do aumento do preço da gasolina (6,6% nas refinarias). De acordo com Lobão, os produtores garantiram que vão abastecer o mercado, aumentando a produção de 22 bilhões para 27 bilhões de litros de etanol por ano. Em 2011, o percentual caiu 5 pontos percentuais por causa da falta de álcool

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

População reclama do serviço prestado pela Ampla em SFI



Têm sido cada vez mais constantes as reclamações de moradores e veranistas de São Francisco de Itabapoana em relação ao atendimento prestado pela concessionária de energia elétrica Ampla. Somente esta semana recebemos reclamações de moradores de várias localidades insatisfeitos com a demora da empresa em atender os chamados de falta de energia ou energia de baixa qualidade. Por aqui bastou chover mais forte ou relampejar que as interrupções são comuns. Não bastasse a precariedade técnica da rede do município, parece que a Ampla não aumenta o efetivo de equipes em São Francisco. Seguem reclamações de consumidores que escreveram para o Blog:

Bom dia! Temos tido problemas com o fornecimento de energia na Rua Aciolino Manhães N° 187 e 189 na localidade de Gargaú. As quedas estão cada vez mais constantes e os técnicos da Ampla têm demorado cerca de 12 horas para aparecer e restabelecer a energia. Já entramos em contato até com a ANEEL, que nos respondeu com aquelas mensagens pré-formatadas e nada mudou. Nesta última noite (dia 29), por volta das 20 horas, houve a interrupção da energia para as duas casas e até o presente momento não apareceu ninguém! (O e-mail foi enviado na manhã desta quarta-feira) Já estamos com três números de protocolo na Ampla e duas reclamações na ANEEL e nada! Por favor, nos ajudem! Já é a quarta vez neste mês.

Att Jeremias Rocha

Paulo Noel, bom dia. É um absurdo o que a Ampla vem fazendo com os moradores e veranista da Praia de Guriri, ao lado de Lagoa Doce. Toda semana, por vários dias, ficamos sem energia, o dia todo, a noite toda. Todo ano e a mesma coisa, alguém tem que tomar uma providência. Como você é uma voz que é ouvida por todos poderes constituídos, peço que insista todos os dia, até que a Ampla tome uma providência. Afinal pagamos nossas contas em dia.

Desde já agradeço,
Marcelo Freitas.

Tenda Viva Cultura itinerante chega a Guaxindiba



A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana inaugura, nesta quinta-feira (31/01), em Guaxindiba, a Tenda Viva Cultura, versão itinerante. O projeto cultural permanecerá na comunidade até sábado (02/02) com diversas atrações para todas as idades, das 14h30 às 22h.

Na programação, apresentações culturais, shows musicais, teatro, distribuição de algodão doce, oficinas de bexigas, artesanato, reciclagem, entre outros. Além disso, vai acontecer a última etapa classificatória do Festival de Música de Verão. A final já está marcada para o dia 06 de fevereiro, em Santa Clara, na tenda fixa.

- Este será o último percurso itinerante da tenda. Anteriormente esteve nas comunidades de Gargaú e Sossego. O espaço vem atraindo vários turistas e moradores da região e proporcionando muita diversão e alegria. Esperamos que esta temporada em Guaxindiba também seja bem aproveitada - disse a secretária de Educação e Cultura, Kátia Regina dos Santos Martins.

Santa Clara – Em Santa Clara, prossegue até o dia oito de fevereiro, sempre de terça a sábado, a versão fixa do projeto Tenda Viva Cultura. Em uma estrutura de 1000 metros quadrados são oferecidos aos frequentadores ilha de arte e leitura, parque inflável e laboratório de informática. Stands do Programa de Geração de Trabalho e Renda (GTR) da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, e da instituição cultural Tabernarte e praça de alimentação completam o espaço.

Programação da Tenda Viva Cultura em Guaxindiba

Quinta-feira 31/01
14h30min: Oficinas de bexigas e artesanato com conchas;
17h50mim: Distribuição de algodão doce e pipocas;
19h10min: Abertura oficial;
19h20min: Apresentação cultural;
19h30min: Festival de música de verão.

Sexta-feira 01/02
14h30min: Oficinas de pipa e reciclagem;
16h30mim: Contagem de histórias;
17h50min: Distribuição de algodão doce e pipocas;
19h20min: Apresentação cultural;
19h30min: Show de mágica;
20h30min: Show de pagode.

Sábado 02/02
14h30min: Oficinas de bexiga, pintura e desenho;
17h50mim: Distribuição de algodão doce e pipocas;
19h20min: Apresentação cultural;
19h30min: Apresentação de dança;
20h30min: Show de forró.

Ascom-SFI

Paróquia de Barra do Itabapoana organiza retiro de carnaval

Petrobras reajusta preços da gasolina e do óleo diesel


A Petrobras anunciou, nesta noite, aumento de 6,6% para a gasolina comum e de 5,4% para o óleo diesel em suas refinarias, a partir desta quarta-feira, em todo o país. Em nota, a Petrobras diz que o reajuste foi definido levando em consideração sua política de alinhamento dos preços dos derivados do petróleo aos vigentes no mercado internacional.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sete candidatas concorrem na eleição do Conselho Tutelar


O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (CMPDCA) acaba de divulgar os nomes das candidatas aprovadas na prova para o Biênio 2013/2016 do Conselho Tutelar. Sete candidatas obtiveram nota suficiente para avançar para a próxima fase, que é a eleição. Qualquer pessoa que tenha título eleitoral em São Francisco de Itabapoana poderá votar. Não houve interesse de homens em participar do processo seletivo. Das sete candidatas aprovadas serão eleitas cinco novas conselheiras. Confira as candidatas que serão submetidas à escolha da população e suas respectivas notas na prova.

INSCRIÇÃO
NOME
NOTA
2
HELIANE DA SILVA GASPAR 
6,0
6
JULIANA DA SILVA RANGEL
8,0
3
KÍSSILA R. MOTA DO ROSÁRIO
5,5
9
REGINA PENHA BATISTA GOMES
6,5
4
SAIONARA CHAVES DE SOUZA
7,0
7
SORAIA TEIXEIRA DOS SANTOS
7,0
8
YANÃ BARRETO QUEIROZ
9,0

Confira mais detalhes em oficio enviado pelo Conselho ao Blog:

Of. CMPDCA Nº28/2013               São Francisco de Itabapoana, 29 de janeiro de 2013.

De: Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Francisco de Itabapoana
Para: Rádio São Francisco FM

Vimos por meio deste, informá-lo que a Comissão Especial Eleitoral, no uso de suas atribuições legais torna público as seguintes informações: número da inscrição, nome dos candidatos aprovados e notas obtidas na prova de aferição do processo seletivo do Conselho Tutelar, que concorrerão às eleições; local, data e hora da eleição e os documentos necessários a serem apresentados pelos eleitores na hora da votação.

Local, data e Hora da Eleição

•          Local: Colégio Estadual São Francisco de Paula - Centro de São Francisco de Itabapoana.
•          Data: 03/02/2013.
•          Horário: das 8h às 17 horas.

Documentos Necessários

•          Titulo de Eleitor e  um documento com foto.

Alaildo Gomes Barreto
Presidente do CMPDCA - SFI

Divulgado gabarito da prova para o Conselho Tutelar de SFI


O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (CMPDCA) divulgou o gabarito da prova para o Conselho Tutelar. Os candidatos fizeram a avaliação no último domingo (27). Confira:

Boa tarde!!

Prezado Senhor,

Servimo-nos deste para solicitar desta digna Emissora de Rádio a divulgação  do gabarito da prova do processo seletivo do Conselho Tutelar de São Francisco de Itabapoana.

Segue em anexo o gabarito a ser divulgado.

Sem mais, desde já agradecemos.

Atenciosamente,

Alaildo Gomes Barreto
Presidente do CMPDCA-SFI




Of. CMPDCA Nº27/2013               São Francisco de Itabapoana, 29 de janeiro de 2013.

De: Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Francisco de Itabapoana
Para:  C/c: Rádio São Francisco FM

Prezado Senhor,

Servimo-nos deste para solicitar, a retificação  do gabarito da prova do processo seletivo do Conselho Tutelar.

A questão 2 a opção correta é a letra “A” e não a “B”

Sem mais, desde já agradecemos.

Atenciosamente,

Alaildo Gomes Barreto
Presidente do CMPDCA-SFI

Técnicos da Estação Ecológica de Guaxindiba interrompem dragagem irregular de brejo em Ponto de Cacimbas (SFI)



Técnicos e guardas-parques da Estação Estadual de Guaxindiba (EEG) em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagraram na tarde desta segunda-feira (28/01) uma dragagem irregular que estava sendo feita num brejo, na localidade de Ponto de Cacimba. A ação aconteceu após uma denúncia anônima de desmatamento e desvio de recurso hídrico. Ninguém foi preso.

De acordo com a presidente da EEG Vânia Coelho, no local foi encontrada uma retroescavadeira e motosserras que foram abandonadas por operadores que fugiram assim que os técnicos e guardas-parques chegaram ao local.

“O brejo fica nos fundos de uma propriedade particular e o responsável pela dragagem que é muito grande já foi identificado. Ele será autuado por fazer intervenção em recurso hídrico sem autorização do Instituto Estadual do Ambiente”, explicou Vânia.

Vânia explicou também que ainda não sabe qual a finalidade da dragagem, se para criadouro de peixe ou outra atividade. Mas observa que qualquer intervenção em área de mata nativa, como, por exemplo, limpeza de canal ou córrego pode ser feita desde que tenha autorização do Instituto Estadual do Ambiente.

“Essa dragagem não tinha autorização do Inea, pois toda ela recebe o acompanhamento de técnicos do órgão durante os trabalhos”, afirmou Vânia acrescentando que esse tipo de crime já não passa mais despercebido pela população que tem denunciado cada vez mais. Os telefones para denúncia da EEG são:             (22) 2725-7122       ou             (21) 8596-5188.

A retroescavadeira e motosserras, estas últimas usadas para derrubar árvores no entorno do brejo para facilitar a dragagem, foram apreendidas.  

Fonte: Site Ururau

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Primeira fase da Copa Verão de Futebol Society entra na reta final


Muita emoção está reservada para essa semana na Copa Verão de Futebol Society 2013 da praia de Guaxindiba, quando serão definidos os semifinalistas da competição. Na categoria Principal serão seis partidas de terça até quinta-feira, fechando a primeira fase.

Apenas o primeiro e segundo colocados de cada uma das duas chaves (A e B) avançam na competição. No dia cinco de fevereiro acontecem as duas partidas das semifinais, com o primeiro colocado da chave A enfrentando o segundo da chave B, e o primeiro colocado da B enfrentando o segundo da A.

As finais da Copa Verão de Futebol Society 2013 na categoria Principal acontece no dia sete de fevereiro, com a disputa da terceira colocação às 19h45 e a grande final às 20h45.

Máster - Na categoria Máster, que tem três jogos realizados sempre aos sábados, a próxima rodada também será de definição, com o primeiro colocado em cada uma das chaves se classificando para a final, prevista para o dia nove de fevereiro. Às 17h acontece a disputa do terceiro lugar e, às 18h, a final

Os jogos da categoria Máster, assim como a Principal, acontecem na no Estádio Nélson Silva e têm organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Classificação da categoria Principal
Chave A
1º - Imburi – 8 pts
2º - Guaxindiba – 7 pts
3º - Travessão Moto Honda – 7 pts
4º - Amigos – 6 ptos
5º - Mudança de Plano – 6 pts
6º - Palmeirinha – 0 pto

Chave B
1º - Barrinha – 9 pts
2º - União de Travessão – 9 pto
3º - Santa Rita – 9 pts
4º - Bom Jardim – 6 pts
5º - KM-13 – 3 pto
6º - Nova Belém – 0 pto

Próximos jogos:

Terça-feira (29/01)
Mudança de Plano x Imburi – 19h45
Guaxindiba x Travessão Moto Honda – 20h45

Quarta-feira (30/01)
União Travessão x Nova Belém – 19h45
Barrinha x KM-13 – 20h45

Quinta-feira (31/01)
Amigos x Palmeirinha – 19h45
Bom Jardim x Santa Rita – 20h45

Classificação da categoria Máster

Chave A
1º - Alegria – 4 pts
2º - Lavagem a Seco – 3 pts
2º - Guaxindiba – 3 pts

Chave B
1º - Travessão – 6 pts
2º - Palmeirinha – 1 pts
3º - Barra –  pts

Próximos jogos:

Sábado (02/02)
Barra x Lavagem a Seco – 17h
Travessão x Alegria – 18h
Palmeirinha x Guaxindiba – 19h

Ascom-SFI

Procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba termina com chuva e mar agitado

Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes amparada pelos pescadores no barco Pan durante a procissão marítima no litoral em  Guaxindiba.



 Mas uma demonstração de fé dos pescadores e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes que participaram da missa celebrada pelo padre Wagner, administrador paroquial e da procissão marítima da Santa protetora dos pescadores. Banhistas e turistas além de milhares de fiéis assistiram a procissão marítima que já se tornou tradicional no litoral sanfranciscano com os barcos devidamente ornamentados com bandeirolas e bolas coloridas navegando no trecho de litoral entre as praias de Guaxindiba, Manguinhos e Santa Clara.

No retorno, uma chuva fina abençoava os moradores e turistas que assistiam a evolução dos barcos trazendo a efígie de Nossa Senhora dos Navegantes que foi levada em procissão até a Igreja no centro de Guaxindiba.

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes prossegue até o dia 2 de fevereiro cuja programação prevê show com Ministério Adoração e missa campal no encerramento da parte religiosa.

O Blog documentou o momento da chegada dos barcos.   

domingo, 27 de janeiro de 2013

Plataformas de petróleo aprovam mobilização nesta segunda


Trinta estão prontas para realizar a mobilização de paralisação.

Segundo o site do Sindipetro - Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, nesta segunda-feira, 28-01,  é dia de luta dos petroleiros por democracia e justiça. Está prevista uma paralisação e trinta das plataformas estão prontas para a mobilização, informa notícia do Sindipetro.

As plataformas da Bacia de Campos aprovaram a mobilização com o voto de mais de seiscentos petroleiros em vinte e sete plataformas.

Vinte e oito plataformas enviaram atas para o sindicato. As plataformas que não realizaram assembleias ainda podem e devem participar da mobilização realizando assembleias de adesão ao movimento nesse fim de semana. Além disso, o sindicato indica que em todas as unidades sejam realizadas reuniões no domingo, 27, dia anterior ao movimento, para organizar a mobilização e envolver os trabalhadores que não estavam a bordo no dia da assembleia.

Os procedimentos para a mobilização são:

- Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
- Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
- Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc...), mesmo que não necessitem de PT´s.
- Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
- Suspender as PTs de CIPA.
- Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
- Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
- A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento