sábado, 7 de fevereiro de 2015

Morte na Estrada do Pedregal em SJB

Foto: internauta/Ururau.
Um motociclista foi encontrado morto por populares na manhã deste sábado, 7, às margens da Estrada do Pedregal a SB-02 que liga Degredo ao Bairro de Fátima em São João da Barra.

Alex Trindade de Souza, de 35 anos, estava caído perto de sua motocicleta a cerca de 10 metros. A PM foi avisada por populares por volta das 7 horas. Há suspeita de que aconteceu um acidente, não se sabe ainda se por excesso de velocidade ou colisão com outro veículo.


Segundo os policiais, Alex era morador de Degredo e trabalhava em uma borracharia. O corpo de Alex foi removido pelo Corpo de Bombeiros Militar para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos. (Da redação com informações do Ururau)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Igrejas realizam arrastão gospel em Guaxindiba


A Igreja Batista Israel Pentecostal e a Segunda Igreja Batista de Guaxindiba realizam, neste sábado, 07-02, o  EspíritoVal, Arrastão Gospel. A saída será às 17 horas, em frente ao Praia Clube Guaxindiba. Confira a programação:


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Imburi promove neste sábado tarde de súplica ao Senhor pela chuva

 A Igreja católica de São Jorge em Imburi promove, neste sábado, 7, uma tarde de súplica ao Senhor pela Chuva, que vamos realizar partir das 15 horas.
Os organizadores convidam toda a comunidade, lavradores e agricultores. “Mesmo que a chuva venha antes, vamos manter o evento em agradecimento ao Senhor”, disse Cristiano Rangel um dos organizadores.

Juventude católica da Igreja de São Pedro promove arrastão Grito Cristão em Gargau




A juventude católica da Igreja de São Pedro em Gargau, convida para o "Grito Cristão" que acontece pelo segundo ano consecutivo no domingo, 8, às 17 horas na Paça dos Quiosques.

O evento consiste em um arrastão saindo da Praça dos Quiosques em Gargaú em direção ao campo do Brasileirinho, onde haverá louvor, teatro e adoração ao Santíssimo.

Oba Oba Samba House vai agitar o verão em Santa Clara neste final de semana

Com agenda de cerca de 20 shows por mês, o grupo OBA OBA Samba House será mais um show nacional que acontecerá no litoral do município de São Francisco de Itabapoana, neste sábado (07), em Santa Clara.

A realização é da prefeitura por meio da secretaria de Turismo Indústria e Comércio. A atração faz parte da programação “Agita Verão, que conta com diversos shows nacionais, regionais e Djs para entreter a população local e turistas que frequentam as praias sanfranciscanas.

O secretário de Turismo, André Ricardo, disse que mais uma vez a expectativa é de grande público, por se tratar de uma banda que toca um ritmo tipicamente brasileiro, o samba, de uma forma bem singular.


“No momento de elaboração da programação de verão do município, temos a consciência dos ritmos mais predominantes no município, como o forró, por exemplo, mas procuramos ampliar a cultura musical do nosso povo, trazendo para região bandas que fazem bastante sucesso que talvez poucos conheçam”, destacou.

O Oba Oba Samba House é uma banda que mistura o samba tradicional brasileiro com a modernidade da música eletrônica.  Assim, sendo percussora do samba eletrônico, cuja  formação dos músicos são: Fernando Diniz (baixo), Cléber (percussão e DJ; à ocasião, baterista) e Luciano Tiso (violão e vocal; então, guitarra).

O prefeito Pedrinho Cherene destacou a satisfação de oferecer aos turistas e residentes da região uma programação de verão bem eclética. 

“É importante ressaltar que o Oba Oba Samba House atualmente tem o seu maior público em Minas Gerais.  Logo, prestigiamos  os nossos turistas, que em sua maioria são mineiros”, explicou.

Confira a programação completa de shows neste final de semana:

Sexta –feira (06/02)

Santa Clara – 23h30- Racum

Sábado (07/02)

Santa Clara – 23h30- Oba Oba Samba House
Após o show - Banda Regional  e DJ Fernando 

Guaxindiba – 17h- Dj Derick

Gargaú –23h- Swing Muleke-

Barra do Itabapoana – 23h-  Flesh Martins

Domingo (08/02)


Gargaú – 13h - Amigos do Forró
(Matéria: Ascom SFI )

Secretaria de Agricultura de SFI em ação para o enfrentamento da seca


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de São Francisco de Itabapoana, em parceria com a prefeitura de Campos,  realiza mais uma ação para amenizar os problemas causados pela seca na região. Nesta semana está sendo feita a limpeza no canal Catáia, que fica na divisa entre Campos e São Francisco, na localidade de Campo Novo.
No local são retirados os materiais estranhos que acabam assoreando o canal evitando, assim, a chegada de água, que abastece as comunidades em torno do mesmo. A operação se dá por meio de máquinas doadas aos municípios como parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.
O Secretário de Agricultura, Edmar Henrique, explicou que o objetivo da limpeza é deixar o canal no nível adequado para se ter adução da água do Rio Paraíba,  quando a maré represar do outro lado, subir o nível e jogar água doce.

“O canal Catáia funciona como drenagem, ou seja,  saída de água, sendo fundamental para a Lagoa de Campelo, que abastece uma parte significativa dos assentamentos e pequenas comunidades da região ” destacou o secretário.

Estiveram presentes, acompanhado a ação, o prefeito Pedrinho Cherene, o vice- prefeito, Amaro Barros, os secretários de Agricultura, Edmar Henrique e Eduardo Crespo, entre outras autoridades.

O gerente de Recursos Institucionais da Fenorte e membro do Colegiado do Território da Cidadania no Norte Fluminense, José Armando Ribeiro Barreto, informou que as máquinas foram doadas, em maio de 2014, aos 22 municípios do Território da Cidadania com menos de 50 mil habitantes (São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Italva, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Cardoso Moreira, entre outros).

“Para cada região foi enviado um kit de máquinas composto por uma retro escavadeira, um caminhão caçamba, uma moto niveladora e uma pá carregadeira. Logo que começamos a fazer requisição dos equipamentos, o primeiro município a receber a ação foi São Francisco”, disse.


O prefeito Pedrinho Cherene reafirmou o seu compromisso em unir esforços em prol do enfrentamento da  estiagem no município. “ Estamos buscando recursos de todos os lados legais e possíveis para conter os impactos da seca e, logo, ajudar a população no que for preciso para diminuir e evitar mais prejuízos” ressaltou o prefeito. (Matéria e fotos enviadas pela Ascom SFI)

Concurso Beleza Verão São Francisco de Itabapoana

População local e turistas vão conhecer o casal que representa a beleza do verão no litoral do município de  São Francisco de Itabapoana. Acontece neste domingo (8), às 15h30, na praia de Santa Clara, o Concurso Beleza Verão 2015.  Diversos modelos vão desfilar diante de uma equipe de jurados, formada por colunistas e jornalistas da imprensa regional. Haverá participação do Mister estado e da Miss Campos.

O evento é realizado pela a prefeitura por meio da secretaria de Turismo indústria e Comércio. A atração faz parte da programação “Agita Verão, que conta com diversos tipos entretenimento, como shows nacionais, regionais e Djs. 
O secretário de Turismo, André Ricardo, destacou que o município ostenta beleza tanto parte geográfica como também no povo. “ Vale ressaltar que os turistas são atraídos não só por conta da estrutura natural da cidade,  mas o sorriso cativante dos munícipes e a estética corporal formada pela garra e a determinação, que, logo, compõem a beleza peculiar da região”, enfatizou.
Na ocasião serão classificados os três primeiros casais e receberão premiação. O 1º  lugar receberá premiação em dinheiro, já o 2º  3º  vão ser presenteados com produtos de beleza.


O prefeito Pedrinho Cherene falou do apoio ao evento. “ É sempre válido investir na boa imagem do município em todos os aspectos, bem como não só na infraestrutura, mas na estética, cujo pano de fundo é a realização de boas políticas públicas em prol da qualidade de vida da população”, ressaltou. (Ascom SFI)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Caminhão tomba poste ao manobrar no Centro de SFI

 


Fotos: Blog do Paulo Noel


Ao realizar uma manobra, o motorista de um caminhão provocou a queda de um poste no cruzamento das Rua Amélia Buechem, Daud Salomão Acruche e Júlio Gomes Marinheiro, no Centro de São Francisco de Itabapoana, na manhã desta quarta-feira. Por volta das 8h45, o caminhão bateu no poste ao manobrar para realizar uma entrega.

“Ao fazer a manobra o poste saiu de minha visão pelo retrovisor e não o percebi. Estou só aguardando os meus companheiros descarregar a carga para registrar um boletim de ocorrência”, reconheceu o motorista. 

A reportagem do Blog constatou que a distância do poste para o meio fio é superior a 50 centímetros do meio fio, distância não muita recomendada. O poste quebrou na base e os fios de telefone e parte da fiação elétrica foram ao chão. Quando a nossa reportagem esteve no local, a Guarda Civil Municipal compareceu no cruzamento para orientar os motoristas.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TCE manda DER corrigir edital para obras em São João da Barra

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em sessão plenária realizada nesta terça-feira (3/2), determinou que a Fundação Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) mantenha adiado o processo de licitação destinado à realização das as obras, estimadas em R$ 4,3 milhões, de recuperação da rodovia RJ-240, no trecho BR-356, em Barra do Açu, no município de São João da Barra.

Seguindo o voto do relator Aluisio Gama, os demais conselheiros deram prazo de 30 dias para que o DER-RJ, após ser notificado da decisão, cumpra todas as determinações feitas pelo Tribunal de Contas, em 2014, para que o edital possa ser lançado. O edital do DER-RJ foi analisado pela Corte de Contas em novembro do ano passado, quando foram definidas várias providências a serem tomadas pela fundação.

Mas apenas uma das oito mudanças determinadas pelo TCE-RJ foi cumprida pela autarquia: a de manter a licitação adiada até sua total regularização. Dentre as exigências técnicas não atendidas estão a apresentação de licença ambiental para a obra ou o termo de dispensa de licenciamento e a entrega dos projetos de terraplenagem - este, revisado -, drenagem e sinalização.

Festa de N.S. dos Navegantes em Guaxindiba termina com um grande show nacional

O cantor católico, Diego Fernandes, foi mais um show nacional que reuniu um grande público, na localidade de Guaxindiba, litoral do município de São Francisco de Itabapoana , nesta última segunda–feira (02),  na tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da comunidade.

O evento, ocorreu do dia 24 de janeiro a 02 de fevereiro, sendo organizado pelas comunidades católicas da região com apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

O prefeito Pedrinho Cherene chamou a atenção que independente dos shows serem religiosos ou não, há sempre um bom número de público participando nos eventos sanfranciscanos. “Essa realidade é mais uma comprovação de que temos feito bons investimentos para o desenvolvimento do turismo da nossa região”, ressaltou o prefeito.Durante os dias de festividade houve Santa Missa, música ao vivo no ‘barzinho’ de Jesus, terço mariano, procissão marítima e terrestre, coroação da imagem da Nossa Senhora dos Navegantes e encerramento com grande queima de fogos.


"Mais uma vez a secretaria de Turismo apoia uma festa de tradição na região, que resulta em êxito para o município, movimentando positivamente tanto a parte religiosa como econômica", destacou o secretário de Turismo, André Ricardo


Porto Central em Presidente Kennedy

Executivos do Porto de Rotterdan na Holanda visitam Espírito Santo

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, recebeu no final da manhã desta segunda-feira (02), no Palácio Anchieta, a visita de cortesia do diretor do Porto de Rotterdan, Roger Clasquin. Entre outros assuntos, os dois conversaram sobre o projeto do Porto Central que está em fase de licenciamento com início das obras previsto para o ano que vem.

A visita contou ainda com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo e demais executivos da empresa. Vale lembrar que o Porto Central é um superporto de águas profundas no conceito de porto indústria que será construído em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado.

"Esse projeto é prioritário para o Estado e para o nosso governo. Estamos acompanhando de perto todas as instâncias que tenham relação com a participação do poder executivo estadual. Recentemente estive com governador do Rio de Janeiro e discutimos sobre a inclusão do Espírito Santo na malha ferroviária nacional. Fortalecer os modais logísticos é uma importante forma de impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o governador.


“O Porto Central mudará a realidade e as características do Sul do Estado. Por isso o Governo Estadual, a Prefeitura e os empreendedores trabalham juntos para viabilizar o projeto, que é bom para todos e melhora a qualidade de vida da população através das oportunidades de emprego e renda que vai gerar”, acrescentou o secretário José Eduardo Azevedo.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeito Pedrinho Cherene se reúne com deputado estadual para enfrentamento da Seca

Foto: divulgação.
O prefeito do município de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, está buscando mais recursos financeiros e projetos para o enfrentamento da seca na região. Na última semana de janeiro ele se reuniu com o Deputado Estadual Christino Áureo. 

Na ocasião, Pedrinho Cherene explicou sobre a economia do município, destacando a importância da agropecuária, sendo a principal fonte de renda, e apresentou uma proposta de plano de trabalho no setor, enfatizando a urgência de mais investimentos.

“Estamos unindo esforços e buscando mais recursos em prol do progresso na economia da nossa região, principalmente, em se tratando no âmbito área da agropecuária neste período crítico de seca, no qual os produtores rurais estão tendo prejuízos significativos”, ressaltou.

Pedrinho disse ainda, que, o Deputado se sensibilizou em ajudar o município, comprometendo-se  a realizar ações em prol do enfretamento da estiagem.


Ainda visando amenizar os impactos da estiagem na região, na segunda-feira (26),   o prefeito Pedrinho Cherene acompanhou o governador do Rio,  Luiz Fernando Pezão, na cidade de Italva, no Noroeste do Estado, onde ocorreu a solenidade de lançamento do Rio Rural Emergencial, que são benefícios destinados  a pequenos produtores do Norte e Noroeste fluminense para o enfrentamento dos efeitos da estiagem no âmbito rural. (Ascom SFI)

Mais um Show nacional reúne um grande público em SFI


Guaxindiba: show do Inimigos do HP da Avenida Atlântica arrastou multidão.

Fotos: Divulgação.
          
O grupo Inimigos da HP foi mais um show nacional que reuniu um grande público de turistas e população local, neste último domingo (01), na localidade de Guaxindiba, no litoral do município de São Francisco de Itabapoana.
               
A atração faz parte da programação “Agita Verão”, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, indústria e Comércio.
               
O prefeito Pedrinho Cherene disse que a participação expressiva do público nas praias sanfranciscanas é um resultado positivo com relação ao investimento no turismo na região, no que se refere tanto à infraestrutura quanto ao entretenimento. 
               
“Continuaremos investindo no turismo do nosso município, para que a cada ano tenhamos uma melhor estrutura e programação diversificada em prol da qualidade de vida dos nossos munícipes e turistas”, ressaltou.
              
O estudante de administração, Leonardo Macedo, disse que apesar do município não ter muito recurso financeiro, o prefeito tem conseguido investir em bons shows na região. " O fato de termos uma programação que conta não só com shows regionais, como nacionais, no período de verão e carnaval, já é um progresso, que não pode parar, pois a população espera melhorias a cada ano", comentou.


O Secretário de Turismo, André Ricardo, falou da satisfação do público nos eventos que estão acontecendo neste período de verão e carnaval. "A resposta da população e dos turistas estimula a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio a continuar  trabalhando firmemente em todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento do turismo da região", destacou. (Ascom SFI )

Vereadora Patrícia Cherene continua no cargo


Matéria atualizada às 18h de 10/02/15

Advogados da vereadora Patrícia Cherene conseguiram, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, um recurso que a mantém no cargo, após o próprio TRE-RJ ter confirmado a sentença que havia cassado o mandato da vereadora de São Francisco de Itabapoana do PTB.

A vereadora confirmou esta informação na manhã desta segunda-feira, 2, em entrevista à Rádio São Francisco FM. “Meus advogados estão desde quinta-feira, 29-01, no Rio de Janeiro. Pelo que fui informada, a 130ª Zona Eleitoral de SFI vai ser notificada do despacho do Desembargador do TRE que concedeu o recurso, para depois ser encaminhada à Câmara Municipal”, disse.

A princípio os advogados da vereadora pretendiam entrar com pedido de liminar no TSE. Mas a defesa optou por protocolar no TRE-RJ um recurso conhecido como embargos de declaração. *Trata-se de um instrumento jurídico pelo qual uma das partes de um processo judicial pede ao juiz (ou tribunal) que reveja ou esclareça determinado(s) aspecto(s) de uma decisão proferida, quando há alguma dúvida, omissão, contradição ou obscuridade nessa decisão.(*Wikpédia)

Os advogados também protocolaram, junto aos embargos, mais um pedido de efeito suspensivo, ou seja, a tentativa era buscar junto ao TRE-RJ que Patrícia tivesse o cargo restabelecido até que fossem julgados os embargos declaratórios. Foi esse pedido que o desembargador Wagner Cinelli aceitou em despacho do dia 29 de janeiro de 2015. (Veja aqui o despacho).

O Blog pede desculpas aos leitores por um equívoco cometido nesta postagem, quando afirmamos que os embargos declaratórios foram julgados procedentes. Na verdade apenas o pedido de efeito suspensivo foi aceito. Portanto, Patrícia Cherene teve o cargo restabelecido no dia 29 de janeiro liminarmente pelo TRE-RJ, até o julgamento dos embargos declaratórios, que ainda entrará em pauta na Corte.

Patrícia Cherene havia perdido o mandato em sentença proferida pelo juiz eleitoral Luis Alfredo Junior, no dia 16 de setembro de 2014. Segundo a sentença, a vereadora teria utilizado na campanha eleitoral de 2012 uma pessoa contratada pela prefeitura. Essa funcionária, segundo a Justiça Eleitoral, distribuiu material de campanha da vereadora e também teria recebido a promessa de vantagem em troca de voto.

Deputados estaduais tomam posse para mandato no quadriênio 2015-2018

A eleição da Mesa Diretora acontecerá na segunda-feira (02/02)
Os 70 deputados eleitos para a 11ª Legislatura, tomaram posse no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na tarde deste domingo (01/02), em solenidade que se inciou às 15h. O presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB) presidiu a mesa, secretariado pelo deputado Wagner Montes, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do vice, Francisco Dornelles, além do presidente do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Jonas Lopes.

A sessão teve início com a execução do Hino Nacional pelos músicos da Companhia Independente da Polícia Militar do Estado, com as bandeiras nacional e estadual sendo hasteadas.

Da região tomaram posse os três deputados, Geraldo Pudim (PR), João Peixoto (PSDC), ambos reeleitos e Bruno Dauaire (PR), para seu primeiro mandato. A região ainda esta semana deve ganhar seu quarto deputado, o ex-vereador de Campos, Papinha (PP). Com a ida do deputado estadual Luiz Anchite (PP), para a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, e o primeiro suplente, o vereador do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz (PP), para a secretaria de Administração da Prefeitura do Rio, o campista, que ficou na segunda suplência, assume o cargo na Assembleia.

Os deputados, seguindo o rito de posse assumiam o compromisso solene: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, os parlamentares, quando chamados por ordem alfabética, respondiam o compromisso com a afirmação: “Assim o prometo”. Na sequência, assinavam o termo de posse.

Após saudação do deputado Paulo Melo, o governador Pezão fez seu discurso anunciando que tentará o contato direto com todos os 70 deputados eleitos. “Quero deixar claro que independente da condição de oposição, vamos estabelecer o entendimento com todos. Assim entendemos que faremos da forma correta as políticas públicas que precisamos empreender”.

Pezão ainda disse que espera apoio dos parlamentares para enfrentar o período economicamente desfavorável. "Tenho certeza que o Parlamento vai nos ajudar a enfrentar este momento difícil, no estado e no país, principalmente na economia. Sentados na mesma mesa, tenho certeza de que vamos manter as conquistas dos últimos anos", comentou.

Todos os deputados eleitos no dia 05 de outubro tomaram posse, conforme determina a legislação, sendo que muitos, assim como Paulo Melo e Christino Áureo, seguirão para o governo do estado, onde exercerão os cargos de secretários.


A eleição da Mesa Diretora acontecerá nesta segunda-feira (02/02), às 15h. O presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani é o único candidato a presidência e com ele, o deputado do Partido da República (PR), Geraldo Pudim, assumirá a Primeira Secretaria. (Fonte: Ururau)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Guaxindiba: domingo de praia lotada na procissão marítima de N. S. dos Navegantes


Os pescadores, como tradicionalmente fazem, ornamentam seus barcos de pesca uma vez por ano para prestar homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes na Praia de Guaxindiba numa procissão marítima no litoral de Guaxindiba a Santa Clara.

As lentes do Blog documentam, neste domingo, 1º de fevereiro,  o momento da chegada e do retorno da procissão na Praia de Guaxindiba diante de milhares de banhistas na Praia.

A efígie de Nossa Senhora dos Navegantes saiu às 9 horas no barco de pesca que ostentava na proa a bandeira do Brasil. Dezenas de outros barcos seguiram em procissão marítima passando pelas Praias de Sossego, Sonhos e Santa Clara. 

A programação dos festejos em louvor a gloriosa N. S. dos Navegantes prossegue nesta segunda-feira, 2, com terço mariano, missa,  procissão terrestre, coroação da milagrosa Santa , evangeliza show com Diogo Fernandes e encerramento com queima de fogos.


Nesse domingo, na programação social está previsto show com Inimigos do HP a partir das 20 horas em palco armado na Avenida Atlântica.