quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Secretaria de Agricultura de SFI em ação para o enfrentamento da seca


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de São Francisco de Itabapoana, em parceria com a prefeitura de Campos,  realiza mais uma ação para amenizar os problemas causados pela seca na região. Nesta semana está sendo feita a limpeza no canal Catáia, que fica na divisa entre Campos e São Francisco, na localidade de Campo Novo.
No local são retirados os materiais estranhos que acabam assoreando o canal evitando, assim, a chegada de água, que abastece as comunidades em torno do mesmo. A operação se dá por meio de máquinas doadas aos municípios como parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.
O Secretário de Agricultura, Edmar Henrique, explicou que o objetivo da limpeza é deixar o canal no nível adequado para se ter adução da água do Rio Paraíba,  quando a maré represar do outro lado, subir o nível e jogar água doce.

“O canal Catáia funciona como drenagem, ou seja,  saída de água, sendo fundamental para a Lagoa de Campelo, que abastece uma parte significativa dos assentamentos e pequenas comunidades da região ” destacou o secretário.

Estiveram presentes, acompanhado a ação, o prefeito Pedrinho Cherene, o vice- prefeito, Amaro Barros, os secretários de Agricultura, Edmar Henrique e Eduardo Crespo, entre outras autoridades.

O gerente de Recursos Institucionais da Fenorte e membro do Colegiado do Território da Cidadania no Norte Fluminense, José Armando Ribeiro Barreto, informou que as máquinas foram doadas, em maio de 2014, aos 22 municípios do Território da Cidadania com menos de 50 mil habitantes (São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Italva, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Cardoso Moreira, entre outros).

“Para cada região foi enviado um kit de máquinas composto por uma retro escavadeira, um caminhão caçamba, uma moto niveladora e uma pá carregadeira. Logo que começamos a fazer requisição dos equipamentos, o primeiro município a receber a ação foi São Francisco”, disse.


O prefeito Pedrinho Cherene reafirmou o seu compromisso em unir esforços em prol do enfrentamento da  estiagem no município. “ Estamos buscando recursos de todos os lados legais e possíveis para conter os impactos da seca e, logo, ajudar a população no que for preciso para diminuir e evitar mais prejuízos” ressaltou o prefeito. (Matéria e fotos enviadas pela Ascom SFI)

Nenhum comentário: