sábado, 5 de fevereiro de 2011

Motociclista morre em acidente na Estrada do Espiador (SFI)






Duas motos colidem de frente na Estrada do Espiador, localidade de São Francisco de Itabapoana.
.



Violência: acidente tirou a vida de mais um motociclista de nome Maurício Lobato (foto) que trabalhava como açogueiro em um supermercado da cidade.
Foto do Mauricio Lobato, do Orkut, enviada por Maria Otília Cardoso, nora de Maurício Lobato.
.

Fotos: Wadson de Azeredo.
A pedido da família, agora às 09h19m, deste domingo, 06-02, retiramos a imagem da moto e do motociclista após o acidente na Estrada do Espiador.
.

Maurício Lobato Silva Viana , que trabalhava no açougue de um supermercado da cidade de São Francisco de Itabapoana acabou de morrer em um acidente de moto na Estrada do Espiador com destino a Nova Belém em São Francisco de Itabapoana (RJ).
.
Duas motos bateram de frente, por volta das 19h40m, deste sábado, 05. Uma moto era pilotada pelo Maurício que morava em Macuco de São Francisco e morreu no local. Outra pilotada por Jonas Lemos, 26 anos, casado com Miriam Nunes da Silva, 22. Jonas trabalha em plataformas de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Ele foi socorrido por uma ambulância resgate da Saúde e levado para o Hospital Ferreira Machado com fratura exposta na perna. O corpo de Maurício continua no local do acidente a espera do rabecão do IML.
.
Atualizado às 08h00, deste domingo, 06-02: Familiares informaram agora, que o sepultamento de Maurício Lobato (foto) será às 13 horas no Cemitério de São Francisco de Itabapoana. O corpo de Maurício foi removido ontem, 05, por um rabecão da Defesa Civil, por volta das 23 horas para o IML de Campos. Maurício era casado com a funcionária da Drogaria do Paulinho em SFI, Daniele Cardoso dos Santos. Era genro de Maria Otília Cardoso, quem enviou, pelo Orkut, esta foto ao Blog. Aos familiares os sinceros pêsames do Blog e da Rádio São Francisco FM.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Lavrador de Santa Luzia morre em acidente de moto na RJ-224 em SFI

Mais um acidente em que morre o motociclista
.
Fotos: Magnum Silva.

A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local até a chegada do rabecão do IML.
Uma morte violenta.
.
Um grave acidente envolvendo uma Moto e uma camionete, por volta das 17 horas desta sexta-feira, 04-02, na RJ-224, matou o lavrador que conduzia a moto, Gilberto Porto Machado que iria completar 38 anos no próximo dia 15 deste mês.
.
O acidente aconteceu próximo a Vilão, numa localidade conhecida por Baixinha. Gilberto pilotava uma Moto Honda vermelha placa KOX-6222, e seguia no sentido São Francisco de Itabapoana. Na localidade de Baixinha colidiu violentamente com a camionete preta Ford placa KOA – 0678 que tinha ao volante o funcionário de um supermercado de nome Fabio de 35 anos, morador de Bom Jardim que saiu ileso do acidente.
.
Segundo informações de populares, o lavrador teria perdido o controle da direção da Moto indo de encontro a camionete, e, com o impacto batendo de cabeça no parabrisa da camionete que chegava a Baixinha para entrega de compras de clientes.
.

Gilberto era casado há 12 anos com Rosivânia Ribeiro Pereira, 35, e morava em Santa Luzia. Tinha duas filhas: Jaqueline Damiana Pereira Freire de 15 anos e Mayara Pereira Freire de 14. Jaqueline chegou ir ao local do acidente. Já a esposa, Rosivânia, foi direto ao Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas com a informação de que o marido havia sido internado em estado grave. Lá, foi informada que infelizmente o marido já estava morto no local do acidente.
.
Não há uma estatística feita por nenhum instituto de pesquisa com relação ao índice exagerado de acidentes com motos em São Francisco de Itabapoana. No entanto, segundo vários médicos que trabalham no Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes e mesmo em São Francisco de Itabapoana é alto o índice de acidentes de motos no município, geralmente nos finais de semana.
Seria necessário uma campanha objetivando conscientizar, quem utiliza motos, de que a moto, é um veículo que precisa ser pilotada com a máxima atenção.
.
Outro foco importante seria uma campanha de esclarecimento da importância do condutor utilizar equipamentos de segurança. No local, a informação era de que o motociclista não usava capacete.

Repórteres da EBC são detidos e vendados no Egito e obrigados a voltar para o Brasil




Brasília – Enviados para o Egito para a cobertura da crise política no país, o repórter Corban Costa, da Rádio Nacional, e o repórter cinematográfico Gilvan Rocha, da TV Brasil, foram detidos, vendados e tiveram passaportes e equipamentos apreendidos. Desde ontem (2) à noite até esta manhã, Corban e Gilvan ficaram sem água, presos em uma sala sem janelas e com apenas duas cadeiras e uma mesa, em uma delegacia do Cairo.

“É uma sensação horrível. Não se sabe o que vai acontecer. Em um primeiro momento, achei que seríamos fuzilados porque nos colocaram de frente para um paredão, mas, graças a Deus, isso não aconteceu”, afirmou Corban, que volta amanhã (4) com Gilvan para o Brasil.

Para serem liberados, os repórteres foram obrigados a assinar um depoimento em árabe, no qual, segundo a tradução do policial, ambos confirmavam a disposição de deixar imediatamente o Egito rumo ao Brasil. “Tivemos que confiar no que ele [o policial] dizia e assinar o documento”, contou Corban.

No caminho da delegacia para o aeroporto do Cairo, Corban disse ter observado a tensão nas ruas e a movimentação intensa de manifestantes e veículos militares nos principais locais da cidade. Segundo ele, todos os automóveis são parados em fiscalizações policiais e os documentos dos passageiros, revistados. Os estrangeiros são obrigados a prestar esclarecimentos. De acordo com o repórter, o taxista sugeriu que ele omitisse a informação de que era jornalista.

Há dez dias, o Egito vive momentos de tensão em decorrência de onda de protestos contra a permanência de Hosni Mubarak na presidência do país. A situação se agravou ontem, depois que manifestantes pró e contra o governo se enfrentaram nas ruas das principais cidades egípcias.

De acordo com as Nações Unidas, até agora, mais de 300 pessoas morreram nos confrontos e cerca de 3 mil ficaram feridas

Acidente mata quatro na BR-101

Mais uma tragédia na "Rodovia da morte"
Fotos: Ururau.


.
Um veículo Gol da Secretaria de Saúde de Campos com quatro pessoas, três da mesma família, colidiu de frente com um caminhão transportando uma carga de trigo. Com o impacto o Gol foi dividido ao meio. O acidente foi na BR-101, ontem, 3, pela manhã próximo ao Trevo de Macaé quando o Gol seguia com destino ao Rio de Janeiro.
.
Como foi o acidente

No momento que seguiam para o Rio de Janeiro num Gol da Secretaria de Saúde de Campos, quatro pessoas – três da mesma família – morreram na manhã de ontem, na Campos-Rio (BR-101), próximo ao Trevo de Macaé. Jorge Henrique Brandt da Silva, 40 anos, a mulher, Célia Regina do Couto Ribeiro, 32, levavam o filho Pedro Henrique do Couto Brandt, 5, para tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca).
.
O veículo era dirigido por Antônio Francisco Vida Mota, 45, que também morreu ao se envolver numa colisão com uma carreta carregada de farinha de trigo, cujo motorista, Wilson Elias Mendonça, saiu ileso.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SJB: parceria com FGV visa qualificar a administração




A Prefeitura de São João da Barra e a Fundação Getúlio Vargas firmaram um acordo de parceria, pelo qual a instituição, fundada em 1944, poderá realizar projetos de qualificação do corpo técnico da Prefeitura, além de indicar procedimentos de modernização do setor público. O acordo foi assinado ontem (dia 3), pela prefeita Carla Machado (PMDB) e o presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal, na sede da FGV, no Rio.
O acordo estabelece que a Fundação Getúlio Vargas, uma das instituições mais respeitadas do Brasil, poderá atuar em “projetos gerenciais, consultorias e cursos de treinamento, aperfeiçoamento, especialização, MBA, seminários, palestras e outros”. Participaram da reunião de assinatura do convênio, o diretor executivo da FGV, Antônio Carlos Gonçalves Porto, Eraldo Pessanha, e pela prefeitura, além da prefeita Carla Machado, o secretário de Fazenda, Roberto D’Affonseca e o subsecretário de Transportes, Sérgio Romero.
Segundo o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen, a primeira ação que deverá ser implementada é uma consulta a órgãos como a Finep, o BNDES e a Faperj, sobre possíveis linhas de crédito a fundo perdido para custear estudos de modernização da máquina administrativa. Ele entende que com a chegada do número de investimentos e com a possibilidade de abertura de algumas centenas de novas empresas, seja necessário que a máquina pública esteja preparar para atender ao crescimento da demanda.
.
Para a prefeita Carla Machado a parceria é fundamental sob o ponto de vista da qualificação dos servidores municipais. Mas destacou, também, a importância da instituição para toda a Região Norte: “a Fundação Getúlio Vargas poderá fazer um trabalho compreendendo as necessidades regionais. Nesse momento que temos a construção do porto e a possibilidade de um salto na economia regional, seria fundamental que todos os municípios estivessem unidos, no sentido de superarmos as dificuldades”, defendeu.
.
Carlos Ivan destacou, ainda, que a Fundação tem papel de “facilitador” para o setor público, contribuindo com soluções e com uma expertise comprovada inclusive internacionalmente: “recentemente realizamos uma qualificação para três mil servidores públicos, em Angola. Além disso a FGV atua, de alguma forma, em todos os Estados brasileiros, e inclusive colaborar com os tribunais de contas estaduais e da União”, lembrou o presidente da FGV. (Matéria e foto da Ascom - SJB)

Beto cumpre agenda em Brasília e recebe apoio de parlamentares

Assuntos em pauta: saneamento básico, conclusão da ponte SFI a SJB e melhoria do sinal de celular no litoral.

.
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, cumpriu uma vasta agenda em Brasília nos últimos três dias. O prefeito foi participar da solenidade de posse dos deputados e senadores e manteve contato com vários parlamentares que estão trabalhando emendas em benefício do município. Beto foi acompanhado dos secretários de Planejamento, Marcelo Garcia e de Turismo, Jairo Batista.
.
Um dos compromissos de agenda foi com o Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. O prefeito pediu ajuda do Ministro para se unir à luta pela conclusão da ponte que liga São Francisco ao município de São João da Barra. O Ministro prometeu se empenhar pela causa se unindo também ao Governador Sérgio Cabral que está empenhado em resolver a questão. Ainda com Luiz Sérgio, o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, apresentou um projeto de saneamento básico para a sede do município que poderá ser incluído no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
.
“Argumentamos com o Ministro a condição do município que se destaca negativamente como um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado do Rio de Janeiro. O projeto já está nas mãos do Ministro. Ele foi muito receptivo e inclusive disse que quer visitar São Francisco nos próximos meses. Em breve estaremos fechando essa agenda”, informou Marcelo.
Outro encontro importante foi com o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telefonia), Ronaldo Motta Sardenberg. O prefeito cobrou melhorias no sistema de telefonia móvel já que no período de alta temporada o sistema fica congestionado no litoral sanfranciscano trazendo transtornos para turistas e moradores. Outra pauta foi a melhoria do sistema também em Barra do Itabapoana com a possível instalação de uma torre na localidade.
.
O presidente da Anatel disse que vai reunir os representantes das quatro empresas de telefonia móvel para cobrar soluções. Depois irá apresentar um relatório de avaliação e uma nova reunião será marcada com participação de representantes da empresa e do município.
O prefeito Beto Azevedo considerou a agenda muito positiva já que foram feitos contatos importantes com vários outros parlamentares como os Senadores Marcelo Crivella e Lindiberg Farias, e ainda com os Deputados Dr. Aluisio (Macaé), Alexandre Santos e Andréia Zito, entre outros. “Demos um abraço especial nos deputados e senadores que já têm uma relação política com o município e especialmente com os novos deputados que também foram votados em nossa região. Queremos fazer um trabalho constante de cobranças de emendas e temos certeza que teremos êxito em nossos pleitos”, finalizou Beto. ( Da Ascom - Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de SFI)

Auditório lotado na abertura do II Encontro Pedagógico em SFI


Foto: Flori Fernandes.
Teve início na tarde de ontem quarta-feira (02/02) o “II Encontro Pedagógico” no centro de São Francisco de Itabapoana. O evento reuniu representantes do legislativo, executivo e todos os professores da rede municipal de ensino. Com o tema "Razão e Emoção no saber docente", foram realizadas palestras interativas com muita troca de experiência. O Encontro Pedagógico é uma realização da secretaria de Educação e Cultura.
A abertura do encontro foi dividida em duas partes: no primeiro momento foi realizada uma palestra com a professora de português e literatura, Adriana Medeiros. Com o tema “Se liga, professor”, a professora ministrou sobre a necessidade do profissional buscar caminhos para a motivação.
.
No segundo momento, foi a vez do da Universidade Federal do Paraná, Roberto Belotti. O palestrante desenvolveu o tema “A motivação e a autoestima como instrumento no processo de ensino-aprendizagem”. Em suas colocsações, Belotti falou sobre os reflexos da motivação do professor nos alunos e a necessidade do profissional se valorizar.
.
A secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, falou sobre o Encontro. “Através deste evento, queremos oferecer aos profissionais estratégias capazes de auxiliá-los nas situações de conflitos que poderão acontecer em salas de aulas. Acredito que assim poderemos iniciar o ano letivo mais motivados e preparados”, completou a secretária.
.

Programação
O encontro prossegue nesta sexta-feira, 04 de fevereiro,e, a programação contempla, além de palestras, diversas oficinas que serão realizadas em escolas da rede municipal.
Segue o cronograma do encontro:
.
04 de fevereiro14h - Oficinas
· Escola Estadual Municipalizada Dirceu Dias, em Guaxindiba;
· Escola Municipal Macarino Rosa de Moraes, em Volta Redonda.

Temas: 1. Sala de aula: Espaço de relações;2. A indisciplina na atualidade;3. A convivência saudável na sala de aula;4. Comunicação, uma prática necessária;5. Educação Emocional, uma necessidade diária;6. Como trabalhar a diversidade em sala de aula;7. A emoção nossa de cada dia;8. Uma equipe que se constrói com responsabilidade e atitude.

Ladrões levam cofre com 18 mil da garagem de seu Djalma Paes em SFI

Elementos teriam agido durante a noite enquanto o casal dormia. O dinheiro estava no cofre para reforma e pintura da casa.


Depois que arrombaram o cadeado os elementos colocaram um fio para fechar a porta. Eles teriam saído pelos fundos. A garagem fica ao lado da casa conforme a imagem.
.
Um fato que surpreendeu a toda a comunidade de São Francisco de Itabapoana. Elementos adentraram a propriedade do senhor Djalma Paes Viana de 83, localizada na Avenida Simão Mansur, próximo ao cemitério da cidade e levaram um cofre com cerca de 18 mil reais, sendo cinco mil em cheques já sustados.
.
O fato foi devidamente registrado em Boletim de Ocorrência na 147º DP de São Francisco de Itabapoana pelo filho de Seu Djalma, Humberto Paes. Segundo a esposa de seu Djalma, dona Maria José de Souza , 62, a Polícia suspeita que mais de um elemento tenha praticado o assalto.
“Nós não ouvimos nenhum barulho. Estávamos dormindo e, só pela manhã, quando foi ao quintal constatei que o cadeado da garagem onde estava o cofre estava arrombado”, disse.
.
Ao entrar na garagem que serve de quarto de guardados e garagem de bicicletas foi que Dona Maria José deu por falta do cofre. “Era um cofre antigo de metal, muito pesado e já estava ali há cerca de 8 anos”, diz.
Segundo Dona Maria José os elementos devem ter saído pelos fundos, onde tem uma plantação de aipim e levaram o cofre, possivelmente, até um veículo que deveria estar estacionado aos fundos.
.
Polícia Militar
Hoje, 03-02, a Polícia Militar esteve na casa de Seu Djalma conversando com o casal buscando mais informações sobre o assalto.
.
Felizmente, com o casal, nada aconteceu. “Nós nem percebemos nada já que nosso quarto fica no andar superior e dormimos cedo. Agradeço a Deus estarmos bem. O Djalma já está conformado, agora é deixar a Polícia agir. Sei que o dinheiro que seria empregado da reforma de nossa casa, não vamos recuperar. No mais é agradecer a Deus pela nossa saúde”, disse.
.
Assalto em Santa Clara
.
Na madrugada desta quarta-feira (02/02), a loja Teresinha Magazine, na praia de Santa Clara, que pertence ao comerciante Risonil Silva Raimundo, foi furtada e ladrões levaram produtos avaliados em quatro mil reais. Entre os produtos levados, estão camisas, bermudas e bonés de marca. O caso foi levado à 147ª DP segundo informou o Site Ururau .

Vítima de atropelamento próximo ao Balneário de Atafona (SJB) morre na Santa Casa de Campos

Foto: Álbum de família.
Morte prematura. Deise era uma pessoa de bem com a vida
.
A professora de São João da Barra Deise Elizardo Luiz, 38 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (03) na Santa Casa de Misericórdia de Campos, onde estava internada desde o acidente ocorrido na manhã do primeiro dia de 2011, quando fora atropelada por um veiculo não identificado em frente ao Balneário de Atafona, próximo ao Corpo de Bombeiros.
.
Deise atuou como professora no CIEP Gladys Teixeira em São João da Barra, e ultimamente trabalhava no Colégio Estadual Raimundo de Magalhães em Barcelos. Era uma pessoa comunicativa e alegre. Deixa duas filhas: Ingrid Luiz e Eduarda.
.
Deise foi destaque no carnaval de São João da Barra
De perfil alegre, Deise era uma pessoa de bem com a vida. A prova disso é que foi destaque com luxuosas fantasias no carnaval de São João da Barra. Desfilou nos Blocos Chinês , Congos e na Escola de Samba Unidos da Chatuba.
.
Segundo Ingrid, filha de Deise, a mãe morreu de embolia pulmonar, pois com o atropelamento teve varias fraturas e ferimentos no rosto. Chegou a se submetida a uma cirurgia na perna onde foi colocado aparelhos e fez também, uma traqueotomia. Infelizmente, hoje pela manhã chegou a triste notícia do seu falecimento. O Blog envia sinceros pêsames aos familiares.
.
Velório
O velório da Deise acontece na Igreja de São Pedro, em São João da Barra, e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério de São João da Barra. Deise era filha de João Manoel Luiz (falecido) e Tereza.

Paulo Melo eleito presidente da Alerj



Com 66 votos favoráveis, a Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) acaba de eleger a Mesa Diretora que regerá seus trabalhos pelos próximos dois anos. Intitulada “O Parlamento de Todos”, a chapa vitoriosa é encabeçada pelo deputado Paulo Melo (PMDB), que será o novo presidente da Casa. Os dois deputados do PSol se abstiveram e apenas a deputada Clarissa Garotinho (PR) votou contra a chapa, que foi única. O deputado Pedro Augusto (PMDB) não compareceu à votação.

Composição da nova Mesa Diretora (perfis abaixo):

Presidente: Paulo Melo (PMDB)
1º Vice-presidente: Edson Albertassi (PMDB)
2º Vice-presidente: Gilberto Palmares (PT)
3º Vice-presidente: Paulo Ramos (PDT)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Marco Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados



Brasília – Com 375 votos, o deputado Marco Maia (PT-RS) foi eleito agora à noite presidente da Câmara dos Deputados para o período 2011-2013.

Sandro Mabel (PR-GO) obteve 106 votos. Chico Alencar (P-SOL-RJ ) recebeu 16 votos e Jair Bolsonaro (PP-RJ), nove. Três deputados votaram em branco.

Logo após o anúncio do resultado da votação, Marco Maia passou a presidir os trabalhos da Câmara. Em sua primeira manifestação, ele comentou a campanha para a presidência da Casa e elogiou os concorrentes.

Em seguida, Marco Maia coordenou a apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora da Câmara.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Câmara empossa deputados

.
A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (1º) a cerimônia de posse dos deputados da 54ª Legislatura.
.
A Câmara realizou nesta terça-feira (1º) a cerimônia de posse dos deputados da 54ª Legislatura. Os parlamentares empossados exercerão mandato até 2014. Na cerimônia, os deputados fizeram o juramento de posse: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".
O atual presidente da Câmara, Marco Maia, abriu os trabalhos e convocou os deputados com maior número de mandatos para ajudarem no andamento da sessão. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Inocêncio Oliveira (PR-PE), Miro Teixeira (PDT-RJ) e Simão Sessim (PP-RJ), além da procuradora parlamentar feminina, deputada Janete Pietá (PT-SP), devem dirigir os trabalhos até a eleição de uma nova Mesa Diretora.
Marco Maia ressaltou o papel dos deputados na democracia brasileira. "Aqui tem início a maioria das leis que regulam a vida dos brasileiros. Nosso papel é também dar conhecimento delas para que a população lute por seus direitos e esteja ciente de seus deveres", disse.
Ele também fez um balanço das interações entre a Câmara e a sociedade, por meio da internet e de diversas ações, e ressaltou que o Poder Legislativo é o mais transparente dos três. Maia saudou o vice-presidente da República e ex-presidente da Câmara, Michel Temer, que esteve presente à posse. "Ele sempre terá as portas abertas nessa Casa", disse.
Eleição da Mesa Diretora Às 18h, os deputados elegerão a nova Mesa Diretora. Mas, antes, às 14h30, haverá reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa, de acordo com a proporcionalidade partidária, que considera a bancada da eleição e os blocos eventualmente formados no prazo estipulado. O registro de candidaturas aos cargos da Mesa só poderá ser feito até as 17h. (Site da Câmara dos Deputados)
.
FEIJÓ NÃO TOMA POSSE. Deputado eleito recorre na Justiça pela vaga
.

Paulo Feijó (PR), eleito em 03 de outubro de 2010 deputado federal, não tomou posse nesta terça-feira (1º), em Brasília.Após a validação dos votos do PT do B, dos candidatos que concorreram sem registro, Feijó acabou perdendo sua vaga e em seu lugar, quem foi diplomado e tomou posse na Câmara Federal, foi o deputado Cristiano José Rodrigues de Souza (PTdoB).Feijó recorreu e aguarda o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do agravo regimental impetrado por seus advogados.“A expectativa é que o Plenário casse essa liminar porque não é justo. Se eles concorreram sem registro esses votos não podem ser contabilizados para a legenda. Mas já existem várias jurisprudências de outros casos com entendimentos e é um absurdo, com uma decisão monocrática, de um ministro. Vamos ficar tranqüilos que isso vai ser resolvido. Deus é Pai”, disse o deputado eleito, quando soube da decisão. (Fonte: Site Ururau)

Secretaria de Educação de São Francisco promove II Encontro Pedagógico



A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana promove, de 2 e 4 de fevereiro, o “II Encontro Pedagógico”. O tema será “Razão e Emoção no saber docente” e será direcionado para todos os professores da rede municipal de ensino. O objetivo é oferecer aos profissionais estratégias capazes de auxiliá-los nas situações de conflitos presentes nas relações intra e interpessoais.

.
A programação está dividida em duas partes: as palestras acontecerão no salão Ana Festas, no centro da cidade, e as oficinas serão desenvolvidas em escolas da rede municipal. Tudo será ministrado por mestres e especialistas na área de ensino.
A secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, falou sobre o encontro. “Antes de iniciar o ano letivo queremos dar um suporte técnico para os nossos professores. A intenção é trabalhar a emoção dos profissionais para que melhorem ainda mais sua atuação em sala de sala”, ressalta Yara.
.
Programação do Encontro:

02 de fevereiro
12h - Credenciamento
12:30h – Abertura
13h – Palestra “Se liga professor”
14:30h – Intervalo
15h – Palestra “Motivação e autoestima como instrumento no processo ensino-aprendizagem”.

03 de fevereiro
12:30h – Acolhida
13h – Palestra – “Eu sou um professor apaixonado”
14:30h – Intervalo
15h – Palestra “O que não se aprende na escola”

04 de fevereiro
14h – Oficinas
· Escola Estadual Municipalizada Dirceu Dias, em Guaxindiba
· Escola Municipal Macarino Rosa de Moraes, em Volta Redonda

1. Sala de aula: Espaço de relações;
2. A indisciplina na atualidade;
3. A convivência saudável na sala de aula;
4. Comunicação, uma prática necessária;
5. Educação Emocional, uma necessidade diária;
6. Como trabalhar a diversidade em sala de aula;
7. A emoção nossa de cada dia;
8. Uma equipe que se constrói com responsabilidade e atitude.

Derrota em Segunda Instância: TRE-RJ mantém Fabinho afastado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro negou provimento ao Recurso Eleitoral do vereador afastado Fabinho do Estaleiro (PSDB) em julgamento ocorrido no fim da tarde desta segunda-feira (31). Por unanimidade os desembargadores mantiveram a cassação proferida em primeira instância sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2008.

A decisão não é definitiva, já que cabe recurso, entretanto mantém Fabinho afastado da Câmara. Com o resultado de ontem, o Vereador Claudinho Viana (PSDB) segue o seu mandato. Ele foi beneficiado pela saída de Fabinho, já que ocupava a primeira suplência do partido tucano. Claudinho está no cargo desde agosto de 2010.

Saiba mais:

Julgamento do recurso de Fabinho do Estaleiro adiado para esta segunda (31)

Mulher solitária perambula pela localidade de Travessão de Barra

Você conhece esta mulher?


Moradores apelam ao Blog na divulgação da matéria objetivando localizar os familiares.
.
A internauta Érica, de Travessão de Barra, enviou imagens de uma mulher solitária, talvez uma andarilha, que está na comunidade de Travessão de Barra.
.
Oi, Paulo Noel. Sou aqui de Travessão de Barra e gostaria de pedir sua ajuda porque apareceu uma mulher desconhecida na localidade e ela não sabe aonde mora.

Diz se chamar Ilsa Araújo e, que estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazez. Hora diz que é de Campos , mas já disse, também, que é do Espírito Santo.

Ela fala que tem um irmão que se chama Alcimar Araujo e que ele tem duas filhas. Gostaríamos de pedir que divulgue esta foto no blog porque talvez os familiares estejam procurando por ela e não sabem que está aqui em Travessão de Barra, distrito de São Francisco de Itabapoana (RJ). Ela Aparenta ter 40 anos.

Obrigada.
Ética.

Duas mortes por afogamento em Barra


Pai e filho de 7 anos sairam para pescaria e estavam desaparecidos deste domigno.

.


Foram encontrados mortos ontem, segunda-feira (31/01), no Rio Itabapoana, em um trecho entre os municípios de São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, e Presidente Kennedy, no Espírito Santo os corpos de Alcione da Silva, 37 anos e de seu filho de apenas sete anos, Jéferson Rodrigues de Silva.

.

Pai e filho desapareceram no domingo, quando saíram para pescar, em um barco. Horas depois, apenas o barco foi encontrado. A provável causa da morte é afogamento. Segundo familiares, eles teriam saído para pescar e o barco que ocupavam virou. (Leia reportagem completa aqui na Gazeta On Line)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Barra de luto com morte prematura de Ana Percília


Foto: Álbum de família


Uma jovem religiosa e comunicativa. Assim, era a professora Ana Percília Tavares Jordão da Silva, 44 anos, moradora de Barra do Itabapoana que faleceu hoje pela manhã, no Hospital Doutor Beda em Campos dos Goytacazes, onde estava internada vítima de um tumor na cabeça, segundo informou a prima de Ana, a Nice.


A notícia chegou a São Francisco de Itabapoana deixando amigos e parentes consternados. Ana Percília começou a sentir tonturas, segundo a prima, no mês de dezembro, mas ainda assim participou do novenário de São Sabastião até o dia 19.

Ana Percilia era esposa de Renato Louro da Silva, e nora do senhor Efraim de Barra do Itabapoana. Era filha de Valmir e Euzita.


Missa de corpo presente
O velório acontece na Igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, onde haverá missa de corpo presente às 18 horas, e, após a missa, o sepultamento será no Cemitério de Barra do Itabapoana.

Guaxindiba festeja Nossa Senhora dos Navegantes

Dia da festa da Padroeira é quarta-feira, dia 2-02.

Milhares de turistas e moradores presenciaram ontem, no litoral sanfranciscano a tradicional procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.

Momento de Fé

Mais um lual de sucesso do SMEC em Guaxindiba




.
A secretaria de Educação e Cultura realizou nesse final de semana mais um Luau SMEC. Desta vez, Guaxindiba foi palco de grandes canções durante toda a madrugada, com a participação de um grande público. Uma ampla estrutura foi montada especialmente para receber os amantes da música que foram embalados pelo ritmo do cantor Luciano Botinelli.
A sanfranciscana Ana Oliveira de 21 anos disse que não perde um evento. “Cada Luau que acontece é único e participo de todos. Toda a organização está de parabéns por nos proporcionar esses momentos de alegria”, disse Ana.
.
A diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves falou sobre o movimento do Luau. “Muita gente vinda de diversos municípios da região participou do Luau. A agitação foi intensa. Isso é mais uma prova de que o Luau SMEC foi muito bem aceito”, comentou Maenilse.

Campanha “Criança Segura Sociedade Feliz” distribui de 15 mil kit’s no portal da cidade

O objetivo foi orientar a sociedade em relação à segurança da criança no trânsito, utilizando a cadeirinha e o bebê conforto.
Foto: Alessandra Lemos.



Um grande mutirão promoveu no sábado, 29, a Campanha de conscientização sobre o uso da cadeirinha na chegada do Portal da Cidade de São Francisco de Itabapoana. Foram distribuídos mais de 15 mil kit’s com os motoristas que passaram em frente ao portal.


A iniciativa foi do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) em conjunto com o Conselho Tutelar e diversas secretarias do governo municipal.

A ação teve base na lei 8069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a toda criança o direito à vida. Frente aos altos índices de mortalidade infantil no trânsito, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou a lei da cadeirinha (resolução 277).

A Campanha teve o tema “Criança Segura Sociedade Feliz” e prosseguiu durante o dia inteiro com a distribuição dos kit’s contendo folders informativos e adesivos padronizados. Segundo informações do comando da Guarda Civil Municipal, entre 8 às 10 da manhã, passaram aproximadamente 20 carros por minuto pelo portal da cidade.

O prefeito da cidade, Beto Azevedo que participou da campanha, destacou a importância da prevenção. “A criança não entende que é perigoso estar sem o cinto e a cadeirinha. Nos dias de hoje, mais do que nunca, devemos ser prudentes. Vamos dar total atenção a essa campanha de conscientização para pôr a lei em prática”, disse Beto Azevedo que durante a divulgação do projeto também deu as boas vindas aos turistas que passavam pelo portal.

O presidente do CMPDCA, Alaildo Barreto, fez agradecimentos. “Queremos agradecer a todos os comerciantes, empresários e aos representantes do poder executivo que aderiram a campanha. Estamos fazendo a nossa parte porque acreditamos que quando a criança está segura a sociedade também está feliz”, comentou o presidente.

Família conscientizada
Durante a distribuição dos kit’s informativos no portal da cidade, a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, fazia elogios às famílias que possuíam a cadeirinha no banco trazeiro de seu carro. A secretária lembrou do cuidado que se deve ter com os menores. “Apesar da lei já está em vigência, ainda se vê muita criança desprotegida dentro dos veículos. É bom lembrar que é necessário andar conforme as normas legais. Parabéns às pessoas que possuem em seus carros a cadeirinha ou o bebê conforto”, ressaltou Fátima.

O campista Cézar Fernandes e sua esposa Alcinéia Azevedo vieram veranear nas praias sanfranciscanas trazendo seus netos. De acordo com eles, o uso da cadeirinha não é somente uma necessidade de segurança como conforto para as crianças durante toda a viagem.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Fim de férias para estudantes mineiros que estão no litoral sanfranciscano

Volta para casa após final de semana de praias lotadas no litoral sanfranciscano.


Há uma previsão de que milhares de turistas mineiros retornem, hoje, 30, às cidades de origem no Estado de Minas Gerais. É que no próximo dia 2 de fevereiro, quarta-feira, cerca de 2,4 milhões de alunos voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais.
.
Movimento tende a cair no litoral sanfranciscano
Com a debandada dos turistas, o movimento no litoral, principalmente, na praia de Santa Clara tende a diminuir consideravelmente, ficando por conta dos turistas da Região Norte Fluminense nos finais de semana.
.
Tudo cuidado é pouco na volta pra casa
A Polícia Rodoviária Estadual orienta os motoristas para o intenso movimento de retorno, e, orientam para que estejam atentos as ultrapassagens. O importante é que todos façam uma boa viagem de retorno à suas cidades de origem.

Moradores resistem em deixar "bairro fantasma" em Teresópolis


O bairro de Campo Grande foi arrasado pelas enxurradas que já mataram pelo menos 343 pessoas em Teresópolis. Sobraram apenas poucas casas em ruínas e o bairro mais parece uma cidade fantasma.