sábado, 1 de agosto de 2009

Roberto da Fonseca novo secretário de Fazenda de São João da Barra

Blog Cláudio Andrade (www.blogclaudioandrade.blogspot.com) diz ter informação segura de que Roberto da Fonseca que já foi secretário nos governos Dodozinho e João Francisco de Almeida será o novo secretário de Fazenda de São João da Barra. Vamos aguardar para conferir.
Sábado, 1 de Agosto de 2009
O NOVO SECRETÁRIO DE FAZENDA DE SÃO JOÃO DA BARRA.
Zízimo soube de fonte segura que o Dr. Roberto da Fonseca será o novo secretário de Fazenda de São João da Barra. Para os que não conhecem, Roberto é fiscal de renda do Estado.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Blog completa dois anos neste sábado 1º de agosto

Não poderíamos deixar passar em branco a data de fundação do Blog do Paulo Noel. Há dois anos postando matérias, todos os dias, sobre a nossa Região, conseguimos ultrapassar a marca de 300 mil acessos, uma boa marca sem dúvida. Não vamos fazer festa. Temos planos para os próximos meses em transferir o endereço do blogspot.com para um portal, cujo domínio já está registrado em www.paulonoel.com.br . Pretendemos neste portal incluir um link para a Rádio São Francisco FM. Assim, nosso próximo passo será inserir nossa rádio na rede online. Seremos ouvidos em todo o mundo. Nosso objetivo era entrar no “ar” na grande rede neste primeiro de agosto no portal Paulo Noel. Não foi possível, mas vamos chegar lá. Agradecemos aos internautas que por aqui navegam e ao Grande Arquiteto do Universo. Muita LUZ e PAZ.

Volta às aulas adiada para dia 10 em Campos

Secretários de Educação e de Saúde se reuniram com diretores de instituições de ensino
.
Por Dulcides Netto. Foto: Antonio Leudo

O início das aulas do segundo semestre das escolas das rede municipal e particulares de Campos foi adiado para o dia 10 de agosto. A decisão foi tomada pelos secretários de Saúde, Paulo Hirano, e de Educação, Auxiliadora Freitas, durante reunião com diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos na palestra "Prevenções contra a Gripe H1N1", nesta sexta-feira (31), no Teatro Municipal Trianon. O objetivo do encontro é orientar a população campista quanto ao fluxo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos hospitais do município. A palestra conta também com as presenças do diretor da Vigilância Epidemiólogica da secretaria de Saúde, Charbell Kury, e o infectologista do Hospital Geral de Guarus (HGG), Rodrigo Carneiro.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Homem encontrado morto em quarto de pousada em Travessão de Barra

Álvaro Venâncio de Souza Moraes, 52 anos, foi encontrado morto hoje, 30-07, por volta das 8 horas, na localidade de Travessão de Barra, num quarto da Pousada Eduardo de propriedade do casal Milton e Ermita. Segundo informações da Polícia Militar, que está com uma guarnição no local, os familiares de Álvaro exigiram a presença da perícia por suspeitar que a morte não teria sido natural. Por enquanto, tudo é mistério principalmente após ligação anônima para o 190 da PM com informações de que Álvaro trabalhava no setor imobiliário na venda e compra de terras e que morava em Praça João Pessoa. O corpo permanece no quarto da Pousada, aguardando o rebecão do Instituto Médico Legal. A Polícia Civil – 147º - aguarda a chegada dos PMs para realizar o registro de ocorrência.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Carla Machado recebe Capitão da Marinha em SJB

Segundo o Capitão de Portos do Rio de Janeiro, a Marinha pretende a princípio criar uma seção operacional da Delegacia e Capitania de Portos no município, onde funcionava a antiga Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra.
.
Fotos e matéria de Fabrício Berto.


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recebeu, na última quarta-feira (29), a visita do Capitão de Mar e Guerra da Capitania de Portos do Rio de Janeiro, Nilo Moacyr Penha Ribeiro, o Capitão de Fragata e futuro Delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Ricardo Cezar Fernandes da Silva, o Capitão de Corveta e Delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Luis Antônio Anídio Moreira e o tenente Encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário do Norte e Noroeste Fluminense, Ezequias Estevam da Silva.
“O encontro objetivou formalizar a solicitação da prefeita Carla Machado para o retorno da antiga Agência da Capitania dos Portos ao município”, informou o secretário de Planejamento, Victor Aquino, acrescentando que a equipe da Marinha conheceu o local onde funcionava a agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, no centro da cidade, a antiga área da Marinha no Balneário de Atafona que hoje pertence ao Governo do Estado, a secretaria de Pesca e o local onde será construído o Terminal Pesqueiro em Atafona.
Segundo o Capitão de Portos do Rio de Janeiro, Nilo Moacyr Penha Ribeiro, tendo em vista a Construção do Porto do Açu e o aumento das atividades no mar, a Marinha pretende a princípio criar uma seção operacional da Delegacia e Capitania de Portos de Macaé no município, onde funcionava a antiga Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra.
De acordo com o secretário de Pesca, Eleilton Meirelles, o assunto será tratado em regime de urgência diante da necessidade de ter um posto operacional da Marinha no município visando beneficiar a classe dos pescadores, proporcionando maior agilidade na legalização de embarcações e documentação de pescadores.
Na oportunidade os representantes da Marinha foram recepcionados pelo gerente Administrativo e Manutenção do Porto do Açu, Humberto Ribeiro, que acompanhou a comitiva em visita nas instalações do Porto do Açu.

Gargaú agradece

Paulo Noel.
Ainda com relação ao e-mail “GARGAÚ PEDE SOCORRO” sinto-me na obrigação e dever de relatar tantas boas noticias que aconteceram e estão acontecendo. Primeiramente recebi inúmeros telefonemas de varias partes do Estado do Rio de Janeiro, de pessoas que de uma forma ou de outra tem algum vínculo com a nossa Gargaú ou pessoas puramente desejando saber exatamente o que está acontecendo em nossa região. Telefonemas vindos de São João da Barra, Campos, Macaé, Cidade do Rio de Janeiro e até mesmo de Volta Redonda, o que só vem mostrar que o poder do Blog do Sr. Paulo Noel, não é apenas local. Este Blog realmente é acessado nas mais distantes localidades. Venho de público agradecer mais uma vez ao Sr. Paulo Noel pelos serviços prestados como comunicador e com a liberação do Blog para que todos possam assim expressar suas opinião, criticas e sugestões. Venho comunicar que a PAZ está voltando a Gargaú, depois que criticas e sugestões foram aqui apresentada. Já foi iniciada a operação tapa buracos, as ruas de Gargaú por onde passam os caminhões já estão sendo devidamente molhadas com um carro pipa, com isto o pó e poeira deram uma trégua e o mais importante: Os caminhões que transportam Saibro estão obedecendo um limite de velocidade segura em todo trajeto efetuado nas ruas de Gargaú. Quero agradecer a intervenção do Sr, Marcelo Garcia MD Secretário de Planejamento e Obras da PMSFI, como também ao bom senso de toda direção da GESA - Gargaú Energética, que prontamente entenderam os anseios da nossa comunidade e resolveram prestar o tão esperado SOCORRO. É dever de todos aqueles que fazem criticas e sugestões voltar de publico para agradecer e comunicar que os objetivos das criticas e sugestões foram alcançadas em sua plenitude. Com isto quero deixar claro que a comunidade vai continuar atenta e “de olho” no andamento das providencias adotas e que sempre estaremos prontos a voltar a criticar/sugerir responsavelmente qualquer descaso que por ventura volte a acontecer. Hoje é dia de agradecer a todos que se empenharam para que esta situação esteja acontecendo...Parabéns ao Sr. Paulo Noel, parabéns ao Sr. Marcelo Garcia, parabéns aos dirigentes da GESA - Gargaú Energética...Estamos atentos e que cada um faça a sua parte.
Atenciosamente.
Tarcizo Martins da Fonseca.

São Francisco combate o abate clandestino

Força tarefa visitará os açougues conscientizando sobre as normas sanitárias do abate até comercialização das carnes.
.

Foto: Flori Fernandes

Matéria: Ascom - SFI
.

O Procurador Geral do Município de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, juntamente com os secretários de Serviços Públicos, José Carlos Azevedo, e de Agricultura, Nival Ornelas, participaram, nesta terça-feira (28), de uma reunião com representantes da vigilância sanitária municipal e do setor de frigoríficos e açougues. O objetivo do encontro foi tentar refazer o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O termo havia sido firmado em 2008, pelo governo anterior.
Na ocasião foi agendada uma reunião na secretaria estadual de Agricultura, com o superintendente estadual de Defesa Sanitária, Flávio Tavares, no dia 6 de agosto, ás 14h. Onde será firmado um convênio de cooperação técnica criando uma força tarefa formada por representantes dos comerciantes, Defesa Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal. Esta força tarefa visitará os açougues conscientizando sobre as normas sanitárias do abate até comercialização das carnes.
De acordo com o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto, é preciso criar uma nova consciência entre os açougueiros do município. “É complicado este trabalho porque teremos que romper com uma cultura de muitos anos. Os açougueiros das mais diversas localidades no município em sua grande parte têm o hábito de matar o gado somente no fim de semana em condições precárias de higiene e depois salgar a carne que não foi comercializada para vender durante a semana. Queremos fazer primeiro um trabalho de conscientização sobre as condições sanitárias, para depois fiscalizar e punir com rigor exigido por Lei, com esta atitude evitaremos que os comerciantes venham sofrer prejuízos imensuráveis”, informou Enaldo.
Na semana passada o prefeito Beto Azevedo juntamente com o Procurador geral do município, entre outros secretários municipais, além dos Prefeitos de Cardoso Moreira e São Fidélis e representantes da Prefeitura de Campos estiveram reunidos com o chefe do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Plínio Leite Melo, no frigorífico Fricampos para discutir as formas de controle para se coibir o abate clandestino de carne bovina nos municípios.

Monitor Campista: "Arnaldo e Pudim juntos pela retomada da Ponte entre SFI e SJB"

Conclusão da obra inacabada une bancada federal
A edição de hoje, 29-07, quarta-feira do jornal Monitor Campista enfoca matéria a respeito da ponte João Figueiredo. O Blog que é um defensor desta importante obra reproduz na íntegra a matéria.
.
Com o objetivo de concluir as obras da ponte que liga os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) apresentou e teve aprovada uma emenda em busca de recursos no valor de R$ 15 milhões, para reiniciar a obra que foi interrompida há mais de 20 anos. Para que a emenda possa ser colocada em pauta, o deputado pediu o apoio da bancada fluminense e já tem a confirmação dos parlamentares Índio da Costa (DEM), Silvio Lopes (PSDB) e Geraldo Pudim (PMDB). Além de realizar o sonho da integração regional, a ponte dará um novo impulso às atividades sucroalcooleira e ceramista, além de beneficiar o turismo.
Para Arnaldo Vianna, a ponte terá papel fundamental no desenvolvimento da indústria sucroalcooleira, estimulando o crescimento na produção de cana e a atividade das cinco usinas localizadas na margem direita do Rio Paraíba do Sul.
“ A conclusão da ponte encurtará em aproximadamente 40 quilômetros o percurso entre as plantações, localizadas na margem esquerda do rio e as usinas, retirando do centro das cidades, o tráfego de caminhões pesados ” , explicou o parlamentar, que disse ter ficado surpreso ao ver a prefeita sanjoanense, Carla Machado, durante apresentação da emenda.
A conclusão da ponte, além de realizar o sonho da integração regional, dará novo impulso à atividade sucroalcooleira, que desde o século 19 tem grande significado para a região, especialmente, para os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Além disso, terá fundamental importância no desenvolvimento dos setores agrícola, turístico e ceramista, com benefícios a toda região sendo, inclusive, uma alternativa de tráfego à BR-101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ-194.
ESTRUTURA
Atualmente, a nova ponte, que poderia estar operando e cumprindo a sua função de integração, é apenas um conjunto de pilares cravados no meio do rio. Ao todo, são 19 vãos, 18 pilares e dois “ encontros ” , totalizando 822 metros de comprimento com 14 metros de largura. Para o término da obra, que está com a infraestrutura parcialmente pronta, constando de fundações, pilares, travessas de apoio, blocos de coroamento e os encontros para os aterros das extremidades, é necessário fazer ainda uma revisão, recuperação e adequação.
A superestrutura, ainda por executar, constitui-se de todo o vigamento principal longitudinal para os 19 vãos, acrescido das lajes em concreto armado do tabuleiro da ponte. Também serão construídos os acessos de 2 quilômetros e 400 metros, até a RJ-194, em São Francisco, na margem esquerda, e de 4 quilômetros, até a BR-356, em São João da Barra, na margem direita. A partir disso, a história econômica das Regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro começa a mudar, com benefícios econômicos e sociais, diretos e indiretos, para todos os municípios, estimulando o turismo, a agricultura, a produção sucroalcooleira, a indústria ceramista e até mesmo a atividade pesqueira.

Ladrões arrombam escola na zona rural de São Francisco e levam fogão industrial

Na manhã da última segunda-feira, ao iniciarem o expediente, funcionários da Escola Estadual Municipalizada Manoel Azeredo descobriram que a porta dos fundos da unidade de ensino foi arrombada e os bandidos furtaram um fogão industrial e mais de 200 metros de mangueira. A escola funciona na localidade de Deserto Feliz, zona rural de São Francisco de Itabapoana (SFI), e não tem vigia noturno. O caso foi registrado para investigação na 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI). Segundo a diretora do Departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Educação, Alda Moraes, este foi o segundo furto ocorrido na escola somente este ano. “Na outra vez, em abril, levaram produtos alimentícios e materiais de limpeza”, lembrou Alda, informando que a maioria das escolas de SFI está situada em locais com poucas moradias, o que estaria facilitando a ação de bandidos. “Quando uma escola sofre, frequentemente, situações como essas, a secretaria providencia um vigia”, disse a diretora, esclarecendo que o caso já foi encaminhado à secretária municipal de Educação, Daise Tavares, para tomar as providências. ( Fonte jornal O Diário www.odiarionews.net)

terça-feira, 28 de julho de 2009

4º Encontro de Jipeiros vai movimentar São João da Barra

Integração dos jipeiros.


O Jeep Club em parceria com a Prefeitura Municipal vai realizar nos dias 7, 8 e 9 de agosto o IV Encontro de Jipeiros de São João da Barra na BR 356 na chegada da cidade. O objetivo é comemorar o quarto aniversário da entidade com uma programação diversificada visando proporcionar entretenimento, lazer e diversão para a população.
Para o presidente do Jeep Club, Fabrício Berto, o encontro tem a finalidade de promover a integração dos jipeiros da região além de incentivar a difusão do Turismo. “Moramos num município que possui uma natureza exuberante que deve ser aproveitada por todos”, comentou o presidente acrescentando que vários jipeiros já fizeram reservas em hotéis e pousadas nos dias do evento.
Segundo o vicepresidente do Jeep Club, Márcio Cunha a programação será iniciada na sexta-feira, dia 07, às 12h com recepção dos visitantes, 14h Exposição de Jipes, 18h Trilha Noturna pelas estradas vicinais e 23h show de rock com a banda Segredo de Estado.
“No sábado, o encontro será aberto com Exposição de Jipe, 18h reconhecimento de pista para pilotos e brifen, 20h DJ Gil Ribeiro e 23h show com a banda De Loreon”, informou Márcio destacando que no domingo, às 9h acontecerá Missa de Ação de Graças pelos 4 anos do Jeep Club, 10h início da corrida de Aranha, Fusca e Jipe Cross, 14h Final da corrida, 16h homenagem pelo dia dos pais e às 17h, fechando a programação, show com Ângelo Nani e Banda.

Diferenças entre a gripe comum e a influenza A - H1N1

Recebemos e-mail da internauta Maria Alice Moreira Cabral que enviu a imagem da OMS - Organização Mundial de Saúde - comparando a gripe comum com a gripe A - H1N1. Alice, agradecemos a colaboração. (Clique na imagem para melhor visualização.)

Tudo pronto para a Festa de Nossa Senhora das Neves


O blog esteve no evento em 2008. Confira aqui.
Com informações da Prefeitura de Presidente Kennedy-ES

A Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, juntamente com a Secretaria de Turismo, estará realizando no final do mês de julho e começo do mês de agosto a Festa de Nossa Senhora das Neves.

Segundo a Secretária de Arte e Cultura, Amanda Quinta, essa é um festa tradicional do município e, esse ano, tem um motivo a mais para comemorar. “A Festa de Nossa Senhora das Neves é tradicional para os nossos munícipes e não estamos medindo esforços para que ela seja, mais uma vez, um sucesso. E este ano, vamos comemorar ainda mais. Conseguimos o tombamento histórico da Igreja Nossa Senhora das Neves”, explica Amanda.

Amanda explica ainda que o tombamento histórica da Igreja foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, e o imóvel fica sob guarda permanente dos poderes públicos estaduais e municipais. Para o Prefeito, Reginaldo Quinta, essa é mais vitória do município de Presidente Kennedy.

“O tombamento da Igreja das Neves garante que mais um patrimônio histórico de Presidente Kennedy não seja prejudicado ou perdido. Cuidar da cultura e da arte, e incentivar esse tipo de ação, é também um grande passo para o desenvolvimento do nosso município”, disse Reginaldo.

A Festa de Nossa Senhora das Neves acontece na Paróquia Nossa Senhora das Neves, nos dias 31 de julho, 01 a 05 de agosto e 15 de agosto de 2009. Vale lembrar que a paróquia oferecerá do dia 01 ao 05 e no dia 15, serviço de cantina e venda de artigos religiosos.

O Santuário de Nossa Senhora das Neves fica localizado na cidade capixaba de Presidente Kennedy. O município faz limite com São Francisco de Itabapoana (do lado fluminense). Ambos estão localizados na divisa dos estados do Espírito Santo com Rio de Janeiro. No período da festa a região é visitada por romeiros de diversas partes do país. Fora da festa, todo dia 05 de cada mês, acontece missa no santuário com novena, às 15h.
Confira a programação:

Dia 31 de julho (sexta-feira)
18h- Carreata saindo da Igreja Matriz
18h30min- Novena com setor Santíssima Trindade
19h- Monsenhor Rômulo Zagotto, Comunidade São Pedro – Catedral

Dia 01 de agosto (sábado)
18h30min- Novena com o Setor São José
19h- Pe. Evaldo Praça, Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes

Dia 02 de agosto (domingo)
8h30min- Novena9h- Pe. Demerval Gomes, Romaria o Setor Muribeca
14h30min- Novena com o Setor Esperança
15h- Pe. Roberto J. Gottardo, Animação e Liturgia – Iconha
19h- Pe. Frei Levy

Dia 03 de agosto (segunda-feira)
18h30min- Novena
19h- Pe. Frei Joel Guilaran Villanel, Setor Caminhando com Cristo

Dia 04 de agosto (terça-feira)
18h30min- Novena com o Setor Caminho da Paz
19h- Pe. Thiago Vargas, Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Itaipava
22h- Pe. Frei Levy, Equipe de Apoio.

Dia 05 de agosto (quarta-feira)
6h- Pe. Frei Levy, Animação equipe de apoio
8h- Pe. Rogério Guimarães, Setor Esperança e Muribeca
10h- Dom Célio, Setor Santíssima Trindade
11h30min- Procissão e queima de fogos
13h- Diácomo José Roberto, Setor Caminho da Paz
15h- Frei Levy, Setor São José
17h- Pe. Alci, Setor Caminhando com Cristo.

Dia 15 de agosto (sábado)
10h- Santuário, Pe. Bruno, Romaria da Paróquina N.Sra. do Amparo
15h- Santuário, Frei Levy, animação, Setor Estrela da Evangelização.

Campanha Nacional de Recadastramento de Armas tem foco no interior do país

Brasília - O representante da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munição e do Movimento Viva Brasil, Salésio Nuhs. fala durante o lançamento da Campanha Nacional de Recadastramento de Armas
Brasília - A Campanha Nacional de Recadastramento de Armas, lançada hoje (27) na sede da Polícia Federal em Brasília, terá como foco principal o interior do país. A informação é do diretor da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munição (Aniam), Salésio Nuhs.

“Armas como carabinas são muito comuns nessas regiões, tanto para a defesa dos lares como para a caça de subsistência. Por esse motivo, a ênfase da campanha que iniciamos será nas lojas ligadas à nossa associação, situadas longe dos grandes centros urbanos, onde o acesso à informação é mais difícil”, explicou Nuhs.

A Aniam planeja investir R$ 4 milhões em campanhas publicitárias. O interesse da entidade é regularizar o maior número possível de armas, uma vez que não será possível a compra de munições sem a comprovação de que o armamento está de acordo com a lei.

“As lojas ligadas ao nosso segmento já foram treinadas e, a partir desta semana, todas estarão capacitadas para fazer o recadastramento”, disse. “Nenhum associado poderá cobrar pela prestação desse serviço”, completou.

A entidade pretende realizar trabalhos de divulgação da campanha na mídia, em seu site e em eventos como feiras agropecuárias e de pesca. ( Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil )

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Blog visita em Bom Jesus do Norte Lar André Luiz

Instituição abriga 59 crianças.
.

Rose no quarto onde arruma, em estantes, as roupas das crianças. Em outra foto o presidente do R.C. Bom Jesus do Itabapoana, Carlos Augusto Galo e o diretor da entidade, João Carlos.

Jovens em ação na Fábrica de Vassouras do Orfanato Lar André Luiz.

Interior da Fábrica de Vassouras e uma visão do pátio do Lar André Luiz

Escritório e entrada da Fábrica de Vassouras Sebastião Ventura.
.
Em visita a Bom Jesus do Norte (ES) o Blog foi conhecer o Orfanato Lar André Luiz, localizado na Rodovia Bom Jesus do Norte/São José do Calçado, Km 01. Logo que chegamos fomos recepcionados pela Rose, nomeada pelo diretor João Carlos de Souza, 54, para atuar como uma espécie de gerente a “faz tudo” dentro da instituição. Cuida com sua equipe, de 59 crianças coordenando da alimentação ao banho. “As crianças acordam bem cedo para estudar. Após o café já começamos a organizar o almoço”, diz. Segundo Rose a maioria das crianças que hoje frequenta o Lar André Luiz é oriunda de pais separados ou que chegam ao limite de risco por abandono dos pais presentes. “Muitos pais não tem condições de educá-las. São crianças em risco permanente vivendo em ambiente social onde impera o analfabetismo e a falta de trabalho de seus gestores”, diz. Segundo Rose a questão social e o analfabetismo é gritante na Região. “Meninas que não sabem ler nem escrever o próprio nome e sem opção, até se prostituem”, diz. “Grávidas na adolescência, essas mães acabam sem condições de criarem seus filhos. Já ouvi muitos vezes pessoas comentarem: coitada das crianças, elas moram num orfanato”,diz. Rose retruca: “e daí, o que tem de mais morar numa instituição como a nossa. O pior seria se elas estivessem pelas ruas abandonadas, ou se estivessem morado em lares que representassem risco para estas crianças”, completa.

Um diretor que não leva desaforo de políticos para casa
.
João Carlos de Souza, 54, da religião espírita, trabalha como voluntário do Lar André Luiz na qualidade de diretor. Seguro no que fala e, demonstrando experiência revela um perfil sério que não aceita ser enrolado pelos políticos. “Quando recebo uma ligação de um prefeito de alguma cidade da Região vou logo afirmando que gosto de ajudar, mas que ao receber a criança, o governo municipal tem que assumir uma verba mensal para cobrir as despesas”, diz. Quando o que foi tratado não é cumprido, João Carlos jogo duro com os políticos. Segundo João Carlos, uma solução foi adotar, como acordo com os prefeitos a assinatura de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta da instituição com a prefeitura. Além da receita desses TACs, o Lar André Luiz ainda consegue uma pequena receita de uma fábrica de vassouras no pequeno galpão no interior do Lar. “São os próprios meninos acima de 18 anos que trabalham confeccionando as vassouras que são vendidas em cidades da região”, diz.

Troca de experiência
Lúcia Maria Brito de Campos, diretora do Instituto da Criança Pinokio em São Francisco de Itabapoana, acompanhava o Blog do Paulo Noel e gostou do que viu. “É um local limpo, crianças bem tratadas que residem numa instituição que enfrenta as dificuldades que toda Ong deste porte enfrenta”, diz.
Instituto da Criança Pinokio
O site do Instituto da Criança que a Lúcia dirige, informa que o Pinokio funciona em regime de Abrigo, dentro de um clima residencial e familiar, com atendimento personalizado, atendendo cerca de 100 crianças e adolescentes, podendo este atendimento ser ampliado, dependendo dos meios financeiros disponíveis.

“Gripe A” - H1N1 vira psicose

Outro dia recebemos ligação de um internauta informando que no Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, SFI, acontecia um tumulto com comentários entre pacientes e enfermeiras que havia um caso suspeito de “gripe A” - H1N1. Viram até um homem internado no hospital, utilizando mascara e que estaria infectado com o vírus. Rapidamente ligamos para o hospital para checar a informação. Pelo telefone o Blog foi informado de que o “tal” homem era um paciente com tuberculose que estava em um quarto isolado. Mas como teria que fazer alguns exames do andar de baixo, desceu com a enfermeira, ambos portando as mascaras médica. Alguém viu o homem circulando no hospital e logo achou que se tratava de um paciente com gripe suína. Veja a quem ponto chegou a psicose de alguns.
.
Contágio da “Gripe A” H1N1:
.
O contágio da “Gripe A” H1N1 é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.
.
Síntomas da “Gripe A” H1N1: Os sintomas da” Gripe A” H1N1 são similares aos sintomas da gripe convencional, porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.
.
Prevenção da “Gripe A” H1N1: Para se proteger da” Gripe A” H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1. Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 está instalado, mas não são 100% eficientes. Lave sempre as mãos com sabonete e evite colocar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos e ainda evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados. Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus Celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da “Gripe A” H1N1.

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

.
Local: Colégio Estadual São Francisco de Paula
PROGRAMAÇÃO
Dia 29 /07/09
13h - Credenciamento
14h – Abertura
Apresentação Cultural
Projeto Art Lata
Coral do Instituto Pinókio
14h e 45min – Composição da Mesa de Abertura
15h – Campanha “FUNDO DA CRIANÇA FELIZ”
15h e 30min – Palestra “Construindo Diretrizes da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal”
Palestrante: Drª. Ellen Márcia Peres - diretora da Fundação para a Infância e Adolescência – Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos
16h e 30min – Coquetel de Encerramento
Dia 30/0/09
09 h – Abertura
Apresentação Cultural
Capoeira – APAE de São Francisco de Itabapoana
Teatro – E.E.M. Otávio Pinto de Oliveira
10h e 15min – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
10h e 30min – Palestra “Eixos Prioritários: contribuições ao estabelecimento das diretrizes”
Palestrante: Paulo Santos Freitas Júnior
Assistente Social – Mestrando em Políticas Sociais da Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF
12h – Almoço
13h Divisão dos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos

Eixo 1: Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades
Eixo 2: Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
Eixo 3: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos
Eixo 4: Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania
Eixo 5: Gestão da Política
15h – Apresentação e Aprovação das Diretrizes
16h – Eleição dos Delegados
17h – Coquetel de Encerramento
Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos
Presidente do CMPDCA - SFI

Começou operação tapa-buraco na Estrada Santa Clara a Gargaú

Recebemos e-mail do secretário municipal de Planejamento e Obras Marcelo Garcia informando o início da operção tapa-buraco. Diz o Marcelo no e-mail: "Conforme anunciado pelo prefeito e confirmado por mim em seu blog, começou hoje a operação tapa buraco da GESA - Gargaú Energética nas Estradas afetadas pelo transporte de saibro para o Parque Eólico em Gargaú".

Festival do Maracujá é sucesso de público

Foto: Alessandra Lemos. Matéria, Ascom- SFI.
Show da Banda Camisa suada sacode o festival.
.
O tradicional Festival do Maracujá de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, mais uma vez foi sucesso de público e atraiu mais de 20 mil pessoas nos quatro dias de festa. O Festival começou na quinta-feira (23) e terminou neste domingo (26). Durante o evento foram realizados shows para todos os gostos, brincadeiras, quadrilhas e esportes. A festa foi organizada pela Associação dos moradores de Travessão de Barra (Amoratra) em parceria com a prefeitura.
A sexta-feira (24), foi um dos pontos altos da festa. O show da banda Camisa Suada atraiu principalmente os amantes do forró. No sábado (25), foi à vez dos pagodeiros curtirem o show do grupo Dibobeira. Encerrando as festividades, no domingo (26), mais forró com a banda Bonde Tempero do Forró.
Durante os festejos a competição não ficou restrita aos atletas, tamanha era a disputa por um local onde tivesse o melhor ângulo para ver as atividades. Houve torneio de motocross, futsal e concurso de beleza, onde foram escolhidas a “Menina Flôr”e a “Rainha do Maracujá”.
A programação infantil contou com brinquedos infláveis, cama elástica e a tenda da secretaria de Educação, onde professoras coordenavam brincadeiras lúdicas. Crianças e adultos também participaram de várias disputas, entre elas o tradicional “Pau de sebo”, “Porco ensebado” e cabo de guerra.
O presidente da associação de moradores de Travessão de Barra, Ronyelle Pinto da Silva, informou que o público superou as expectativas. “Fiquei feliz de ver um público tão grande. Superou minhas expectativas porque além do Festival do Maracujá aconteceram outras festas no município neste fim de semana”, afirmou Ronyelle.
O prefeito Beto Azevedo participou dos quatro dias do festival e ficou satisfeito com o resultado de público. “Temos que incentivar as tradicionais festas de nosso município. O festival é hoje uma referência regional e no decorrer de nosso governo queremos que esta festa ganhe ainda mais destaque”, comemorou Beto.

"Transporte para todos: "São Francisco terá passagem a 1 real

Foto: Alessandra Lemos
Matéria: Ascom (SFI)
.

“Transporte Para Todos” com passagens de ônibus que passarão a custar R$ 1,00 em todas as linhas municipais regulares, foi o anúncio feito neste fim-de-semana, na sede do Executivo Municipal, pelo prefeito de São Francisco de Itabapoana Beto Azevedo . O projeto entrará em vigor à partir do dia 1° de agosto e funcionará em fase experimental até o final de dezembro deste ano. A princípio os serviços serão assumidos pela empresa até que o projeto oficial entre em vigor à partir de 1º de janeiro de 2010.
O próximo passo será criar uma lei regulamentando o projeto, que ainda terá que ser aprovado pela Câmara. Para ter direito ao benefício é necessário se cadastrar e comprovar residência no município. O cadastro está previsto para começar em agosto deste ano. Para fazer a carteirinha é necessário levar: foto 3x4, identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título eleitoral e certificado de reservista. Estudantes, idosos e deficientes também terão que se cadastrar para obter a carteira de isenção.
O projeto será coordenado pelo economista Joilson Melo, que assumiu a presidência da Emtransfi – Empresa Municipal de Transporte de SFI. Segundo Joilson será montada toda uma estrutura logística de cadastramento em quatro pontos do município e ainda uma unidade itinerante para percorrer comunidades mais distantes. “Vamos primeiramente fazer um treinamento para capacitar o pessoal que irá trabalhar no cadastramento e na digitação de dados. Queremos fazer um trabalho de qualidade e dentro de um tempo hábil para que o sistema passe a funcionar em fase de testes já em 1° de dezembro deste ano”, disse Joilson.
O dono da Viação São Francisco, Gilson Menezes, que faz o transporte municipal, informou que na fase experimental o benefício será para todos sem a necessidade do cartão. “O cartão que dará direito a todo cidadão pagar o ônibus a R$ 1,00 será subsidiado pela prefeitura á partir do ano que vem, mas por enquanto o benefício será para todos”, afirmou Gilson.
O prefeito Beto Azevedo acredita que apesar do beneficio ser para toda a população, as pessoas carentes serão as mais beneficiadas. “Fizemos um cálculo e descobrimos que haverá uma economia na renda familiar mensal de R$ 144,00. Isso se considerarmos 24 dias trabalhados no mês. Essas pessoas poderão utilizar o dinheiro que economizarem com o ônibus para aumentar a renda familiar”, salientou Beto.
Ainda segundo o prefeito a diminuição do preço da passagem de ônibus também ajudará a aumentar a concorrência do comércio. “Com a passagem mais barata, as pessoas dos recantos mais afastados vão poder circular mais pelo município. Ficará mais fácil para terem acesso ao hospital, às escolas e as lojas de outras localidades. Com isso as pessoas vão poder comparar o preço do comércio de sua localidade com o de outras comunidades. Isso gera um aumento da concorrência das lojas que passarão a disputar o consumidor”, enfatizou Beto.

Projeto "São Francisco transporte cidadão" com passagem a 1 real a partir de agosto

Passagem de ônibus a 1 real a partir de agosto, gradativamente, em todo o município de São Francisco de Itabapoana. A notícia foi anunciada sexta-feira, 24 no auditório da prefeitura Municipal de SFI pelo prefeito Beto Azevedo perante todos os secretários municipais e o empresário Gilson Meneses proprietário da empresa de ônibus São Francisco. No período de agosto a dezembro, a empresa ônibus São Francisco assumiu o compromisso de baixar a tarifa para 1 real. A partir de primeiro de janeiro de 2010, o projeto “São Francisco transporte cidadão” terá que ser aprovado pela Câmara de Vereadores, cuja mensagem o prefeito Beto Azevedo disse que será enviada ao Legislativo sanfranciscano ainda este ano. A expectativa dos moradores de São Francisco de Itabapoana é grande.

domingo, 26 de julho de 2009

Ganhador para prêmio de R$56 milhões da mega-sena é do RJ


211 bilhetes acertaram cinco números e vão receber R$ 25.579,45.
Um único bilhete da cidade do Rio de Janeiro (RJ) levou neste sábado (25) o maior prêmio da Mega-Sena no ano, no valor de R$ 55,863 milhões. O sorteio do concurso 1.094 aconteceu em Currais Novos (RN). Confira os números sorteados: 09 - 10 - 21 - 36 - 41 - 48. Fonte G1 SP.