sexta-feira, 23 de abril de 2010

Confira o repasse dos royalties

Depositos referente produção de fevereiro de 2010
(Arte: Jornal O Diário)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Começa Festa de São Francisco de Paula


Começou nesta quinta-feira (22/04), a Festa de São Francisco de Paula. A abertura das festividades contou com novena e santa missa. O evento segue até o dia 02 de maio com intensa programação religiosa. São Francisco de Paula é considerado pelos católicos o padroeiro do município de São Francisco de Itabapoana. Nesta sexta-feira (23/04) haverá santa missa às 19h30m. No sábado (24) a missa começa também às 19h30min, e já no domingo (25) serão duas missas: às 10 horas e 20 horas.

Ministério Frutos do Espírito lança CD

O ministério de música Frutos do Espírito, da Paróquia de São Francisco de Paula, lançará o seu CD no dia 30 de abril durante a Festa de São Francisco de Paula. Gravado durante o Deus é Show, em novembro de 2009, as músicas do CD já são sucesso na Rádio São Francisco FM.

Foto: Procissão de São Francisco de Paula de 2009

Comunidades comemoram dia de São Jorge em SFI

Nesta sexta-feira (23/04) é dia de São Jorge. Em São Francisco de Itabapoana as comunidades de Imburi de Cacimbas e Buena rendem homenagens ao Santo Guerreiro.

Programação em Imburi

5h – Alvorada
7h – Santa missa
13h – Tarde de lazer
15h – Reza do Rosário
18h – Santa missa seguida de procissão
22h – Evangeliza Show com Ricardo Azeredo e Banda e queima de fogos de artifício

Programação em Buena

18h – Santa missa, procissão com a imagem do padroeiro e louvor com o Ministério de Música de Barra do Itabapoana.
Comunidades: Guaxindiba, Amontado, Guariximba, Santa Terrinha e todas as outras.

Feriado

Em São Francisco de Itabapoana, assim como em Campos, o comércio funciona normalmente nesta sexta-feira, feriado estadual de São Jorge. Entretanto bancos e repartições públicas, incluindo o fórum, não abrem. Em SFI a lotérica vai funcionar normalmente.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sérgio Cabral marca visita a SFI para final de maio

O governador Sérgio Cabral cumpriu nesta terça-feira (20) uma série de compromissos de visitas a municípios do noroeste fluminense. Em Bom Jesus do Itabapoana ele entregou máquinas, equipamentos agrícolas, veículos; e anunciou investimento total de R$ 6 milhões em obras do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM).

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou do evento em Bom Jesus do Itabapoana. Na ocasião, o governador confirmou com o prefeito que irá visitar no final do mês de maio o município de São Francisco para inaugurar as obras do asfaltamento da RJ-224, no trecho que liga o Centro a Barra do Itabapoana, no total de 40 km.

Com informações da Ascom-SFI

Internauta alerta para constantes furtos a residências

Recebemos um e-mail do Marco Lemos solicitando uma atenção das autoridades de São Francisco de Itabapoana para os constantes furtos a residências em Santa Clara.

Paulo Noel, bom dia.

Tenho residência de veraneio em Santa Clara há 16 anos, assim como outros cidadãos de bem, que pagam seus impostos, e que aqui também possuem residências. Estamos indignados com os alarmantes casos de furtos às mesmas nestas praias tão bonitas. Gostaria que você através deste blog em contatos com as autoridades deste Município, cobrasse mais empenho das mesmas, no sentido de coibir este absurdo e a impunidade que motiva estes delinqüentes. Só na semana passada, na praia tropical, 06 casas foram furtadas, trazendo prejuízos financeiros e insegurança para seus proprietários.
Obrigado pela atenção dispensada.

Sds, Marco Sales.

Órgãos ambientais vão combater ocupações irregulares de ilhas

Preocupados com as ocupações irregulares nas ilhas e no manguezal da foz do Rio Paraíba do Sul, reuniram-se esta semana, representantes dos governos federais, estaduais e municipais da área ambiental. O secretário de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Roberto Vinagre, esteve presente e apurou as eventuais ocorrências.

A reunião aconteceu na sede da Procuradoria da República em Campos dos Goytacazes e contou ainda com a presença de representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Superintendência do Patrimônio da União do Estado do Rio de Janeiro (SPU/RJ) e ainda representantes dos governos municipais de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

As edificações irregulares, o plantio de pastos, a criação de gado nas ilhas fluviais e nas margens do Rio Paraíba do Sul foram temas apresentados durante o encontro. Após esclarecimentos, ficou estabelecido que as secretarias de meio ambiente dos municípios irão identificar e notificar os responsáveis pela prática. Será dado um prazo aos responsáveis para as retiradas desses animais e feito o cadastramento das famílias junto a SPU/RJ. As residências irregulares serão demolidas.

Após fiscalização, os responsáveis pela prática irregular serão convocados pelo Ministério Publico para uma posterior reunião com os representantes do INEA, IBAMA, SPU/RJ e prefeituras.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, as medidas serão adotadas conforme o combinado com o Ministério Público. “O Ministério Público Federal solicitou uma vistoria para verificar possíveis irregularidades quanto a ocupações irregulares nas ilhas seja por construções ilegais ou exploração em área de preservação permanente no que se refere à criação de animais nas ilhas gado e cavalo. Foi feito um relatório pela secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana e encaminhado ao Ministério Público. Posteriormente a prefeitura foi convocada para esta reunião através da secretaria do Meio Ambiente e ficou combinado um trabalho conjunto”, disse Vinagre.

As ilhas de domínio de São Francisco de Itabapoana são Ilha dos Macacos, Ilha do Limão, Ilha do Pessanha e a Ilha da Convivência.

Matéria: Ascom-SFI
Foto: Delta do rio Paraíba do Sul
Crédito da foto: Elpídio Justino

Campanha de Vacinação contra a Gripe para idosos transferida para dia 8


O Ministério da Saúde adiou o dia "D" de vacinação dos idosos contra gripe comum e a Influenza A (H1N1) deste sábado (24) para o dia 8 de maio. A vacinação contra Influenza A (H1N1) continuará na segunda-feira (26) para os seguintes grupos: grávidas, crianças de seis meses a dois anos incompletos, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos.

Ascom-SFI

São João da Barra

O Dia D da Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos em São João da Barra, que aconteceria no próximo sábado, 24, foi transferido para oito de maio. Nesta data pessoas acima de 60 anos poderão procurar, das 8h às 17h, um dos 11 pontos de vacinação em diferentes localidades do município.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Rachel Alves Rebel, a meta é vacinar aproximadamente 4 mil idosos durante o período da campanha, que vai até o dia 21 de maio.

— Esse número deve-se ao fato de São João da Barra ser um município turístico e por ter novos moradores chegando. Vale lembrar que, após o Dia D, a imunização acontecerá de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento dos postos de saúde, até 21 de maio — explicou.

Na sede município a vacinação acontecerá na policlínica, no centro da cidade, e no Pólo do Programa saúde da Família do Bairro Nova São João da Barra. Em Atafona, Grussaí, Cajueiro, Barcelos, Palacete, Sabonete, Mato Escuro, Quixaba e Açu o atendimento será nos postos de saúde.

Maurício Barreto - Secom-SJB

segunda-feira, 19 de abril de 2010

São Francisco Futebol Clube vence o Santa Luzia em amistoso

Para ampliar clique na imagem



O São Francisco Futebol Clube esteve em campo, neste domingo, 18/04, nas categorias principal e aspirantes, dando continuidade aos preparativos das equipes para a disputa do Campeonato de Futebol Amador de São Francisco de Itabapoana. Os dois jogos foram realizados no Estádio Municipal, em São Francisco de Itabapoana, e o adversário foi o Santa Luzia Futebol Clube. Na categoria de aspirantes, resultado 2 a 2. A partida teve inicio às 14 h, e foi muito disputada. O Santa Luzia fez 1 a 0, convertendo uma penalidade máxima. Minutos depois, a equipe do São Francisco empatou e o placar do 1º tempo ficou em 1 a 1. No 2º tempo, São Francisco fez 2 a 1 virando o placar, e podia ter ampliado, porém o Santa Luzia não se entregou, e conseguiu o empate, novamente através de outra penalidade máxima. Final 2 a 2, placar justo para o que foi apresentado pelas duas equipes.

No jogo principal, que começou por volta das 16 h, ainda havia um bom público, apesar de ter sido disputado no mesmo horário da final da Taça Rio. O São Francisco Futebol Clube fez 3x1 sobre o Santa Luzia, e mostrou evolução em sua preparação para o campeonato. Para Helio Alves, presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube São Francisco, apesar de serem partidas amistosas, as equipes estão se preparando forte para a competição municipal. “Acredito que teremos um excelente campeonato, com cada um mostrando o seu valor, além de demonstrarem toda a categoria do futebol amador do interior do Estado”, prevê Helio.

Com informações do Blog São Francisco Futebol Society
Fotos: Helio Alves

domingo, 18 de abril de 2010

O crepúsculo deste sábado (17) no Parque Eólico


O blog esteve na tarde deste sábado (17/04) no Parque de energia eólica que esta sendo construído pela GESA - Gargaú Energética, na praia de Gargaú em SFI, e registrou essas imagens. Ontem duas torres já estavam prontas, e mais três estavam sendo preparadas.
Para ampliar clique na imagem.
Fotos: Vinícius Berto.



Vestibular Cederj 2010

Estão abertas, a partir do dia 19/04, as inscrições para requerimento de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Cederj 2010.2. O objetivo do Centro de Educação Superior a Distancia do Estado do Rio de Janeiro é atender os candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros.

Os candidatos poderão concorrer a uma vaga nos seguintes cursos de graduação no regime semipresencial: Administração, Tecnologia em Sistemas de Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em História e Licenciatura em Turismo. Todos os cursos são oferecidos pelo Consórcio Cederj, em parceria com as universidades públicas do Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO).

Nos dias 19 e 20 de abril serão realizadas as inscrição para requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Operador de moto cana morto a pauladas em Bom Jardim

A arma do crime não foi encontrada pela Polícia Militar.
.




Ronei dos Santos, 42 anos (foto) foi morto a pauladas neste domingo, 18-04, por volta das 14 horas, na localidade de Bom Jardim, localizada a cerca de 7 quilômetros do centro da cidade de São Francisco de Itabapoana. Ronei, segundo o irmão Landrelan, estava trabalhando em uma cidade do Estado do Pernambuco como operador de moto cana, e há cerca de uma semana, retornou a sua comunidade. O corpo permanece na área externa do bar, e os parentes aguardam a chegada da Polícia Técnica e do rabecão para remoção do corpo para o IML – Instituto Médico Legal em Campos. No Bar da Regina, onde houve o homicídio, a Policia Militar obteve informação da proprietária que no momento do crime não havia nenhum atendente do balcão. A arma do crime também não foi encontrada pela PM.

Justa homenagem

Laboratório de Prática e Pesquisa Pedagógica professora Eliana Queiroz Mello Amorim



.
No dia da homenagem póstuma à professora Eliana Amorim, numa sexta-feira, 16-04, no Colégio Estadual São Francisco de Paula, faltou luz na Avenida em frente ao colégio. Mas brilhava no interior do Laboratório de Pesquisa Pedagógica, a luz da outrora educadora e diretora daquela unidade escolar. Eu mesmo, quando cheguei estranhei a sala na penumbra, mas logo percebi na expressão dos convidados a alegria e, principalmente, a gratidão dos familiares pela lembrança do nome da professora Eliana na inauguração do Laboratório de Pesquisa Pedagógica. Após a inauguração, os convidados foram até o auditório professora Valquíria Carvalho, onde a solenidade foi concluída com depoimentos de familiares e professores que conviveram com a professora Eliana, que muito fez pelo colégio e pela educação de São Francisco de Itabapoana.

Depoimentos
Lívia Amorim, filha de Eliana, ficou muito agradecida por tudo. “Ela dedicou parte da vida à educação neste colégio", disse. A médica ginecologista Heloiza Queiroz, irmã de Eliana, estava muito feliz com a homenagem. “Eliana quando veio para SFI adotou esta cidade e o colégio que na verdade era uma extensão da casa dela”, disse. Outra irmã, a professora Elizete Queiroz, trabalhou um bom tempo no período em que a irmã foi diretora. “Ela levantou o colégio, tudo que tem aqui foi realização dela. Seu objetivo visava o conforto, o aprendizado e o acolhimento dos alunos”, disse. O professor Nilo Queiroz disse que é gostoso você participar desta solenidade. “Na minha cabeça, pessoas como Eliana deveriam ter sido homenageada em vida. Você quando olha esta escola, vê que tudo que aqui tem foi ela quem fez. Mas de qualquer forma este tipo de reconhecimento é tão incomum que parabenizo a direção pela lembrança do nome da Eliana”, disse.

A diretora Jane Lima, ao falar ao Blog, disse que foi diretora adjunta de Eliana em 1998, e sabe como ela lutava pelo pedagógico. “Depois que saiu, a escola ficou um pouco parada. Nós assumimos em março, e nossa designação ainda não saiu, mas pensamos neste laboratório que é uma necessidade do CN da área pedagógica. Pretendia homenagear Eliana com laboratório de informática, que é bem maior; mas quando isso aqui ficou pronto disseram 'é a cara dela' que foi muito voltada para educação, e assim decidimos homenageá-la com este Laboratório Pedagógico”, enfatizou. Franco Amorim, com o neto José Elias no colo, filho da Lívia agradeceu o fato do nome da esposa ter sido lembrado. “Eliana foi precursora de todo o processo de desenvolvimento deste estabelecimento de ensino. Dedicou sua vida para esta escola", lembra Amorim. Além de professores e alunos, participaram da cerimônia Neguinho Leão, presidente municipal do PSB local, e o médico ex-secretário de Saúde Pedrinho Cherene.