São João da Barra receberá entre os dias cinco e 11 de março, representantes da Herity, uma Organização Mundial para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural. A instituição, que é parceria da Unesco, visitará sete prédios históricos do município: Igreja de São João Batista, Antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública, Antigo Solar do traficante de escravos André Gonçalves da Graça onde atualmente funciona o Fórum Municipal, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado e Palácio Cultural Carlos Martins. O projeto tem parceria do Ibio.
O município já passou da primeira fase do processo de certificação ao enviar o questionário completo com o descritivo dos prédios que demonstrou interesse da Herity. A organização leva em consideração quatro quesitos determinantes no processo de certificação: percepção do bem cultural – relevância; estado de manutenção e restauro – conservação; informação transmitida ao visitante – comunicação; qualidade de acolhimento – serviços.
Para o prefeito Neco, este interesse no município demonstra as perspectivas promissoras de desenvolvimento cultural iniciado, em 2005, na gestão da prefeita Carla Machado. “Daremos continuidade nestes projetos de resgate da cultural local e fortalecimento dos atores envolvidos. Somos uma terra de talentos ”, ressalta.
São João da Barra é o município pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e poderá ser o terceiro no País com esta certificação Herity. Desde 2002, o instituto já certificou cerca de 250 locais ao redor do mundo, entre igrejas, museus, bibliotecas, castelos e vilas. No Brasil, além do Museu das Minas e do Metal, apenas o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde foi encontrada a ossada do primeiro homem americano, passou pelo processo de certificação, concluído em dezembro de 2010.
O instituto avalia e certifica patrimônios culturais abertos ao público, como o Coliseu e a Fontana de Trevi, em Roma, e a necrópole de São Pedro, no Vaticano. O Herity também está presente na Espanha, Suécia, Reino Unido, Lituânia, República Checa, França, Turquia e Emirados Árabes.
Segundo Bruno Costa, coordenador geral de Cultura, esta visita internacional de uma instituição de renome como a Herity reafirma a importância de São João da Barra no cenário nacional no que diz respeito à sua história e à sua cultura. “Cada arquitetura desta é uma parte de nossa história. Suas restaurações e reformas demonstram a visão da municipalidade em arraigar ainda mais a identidade cultural do povo sanjoanense”, finaliza.
PRÉDIOS HISTÓRICOS
Palácio Cultural Carlos Martins - O prédio foi erguido entre 1860 e 1870 para ser a residência do Coronel Teixeira – um dos proprietários da Companhia de Navegação São João da Barra/Campos – e sua segunda esposa. O casal não deixou herdeiros. Foi adquirido pelo Estado e em 12 de dezembro de 1922 passou a ser o Grupo Escolar Alberto Torres, desativado em 1970. Abandonado, ficou em ruínas até o ano de 2008 quando foi restaurado na gestão da prefeita Carla Machado para servir como espaço cultural do município. Recebeu o nome de Palácio Cultural Carlos Martins – sanjoanense ligado à cultura e que lutara incessantemente por sua restauração – para abrigar salas de música, dança, fotografia, multimídia, galeria para exposição de artes e um imponente salão nobre. É um patrimônio público tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Localiza-se na Rua dos Passos, no centro da cidade.
Cine Teatro São João - O prédio teve sua construção iniciada no início do século XX para ser a sede da Sociedade Beneficente dos Artistas (SBA). Foi inaugurado em 1906. Com a difusão do cinema ganhou mais essa função até a década de 80. Fechado, em ruínas e sem funcionamento até 2005, foi adquirido pelo poder público na gestão da prefeita Carla Machado. Reformado, foi devolvido à sociedade no ano de seu centenário. Em seu interior há dois projetores a carvão de fabricação alemã. Localiza-se na Rua Gladys Teixeira, no centro da cidade.
Centro Cultural Narcisa Amália - No início do século XX, mais precisamente em 1902, o espaço foi inaugurado para ser o mercado municipal. Abandonado, foi restaurado em 1992, na gestão do prefeito Dodozinho Mendonça para ser mais um espaço cultural então denominado Centro Cultural Narcisa Amália , em homenagem à poetisa sanjoanense. Funciona como espaço de produção de cultura, em especial, o artesanato local, e cafés literários. Localiza-se na Rua Barão de Barcelos, no centro da cidade.
Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública - A primeira estrutura foi edificada em 1709 e contava com telhado de palha. Por questões de segurança, uma reforma foi necessária em 1736. A estrutura física como conhecemos atualmente iniciou com o processo de lançamento da pedra fundamental em 1794 com a obra sendo concluída em 1797. No andar superior funcionou a Câmara até o século XIX. É o único prédio sobrevivente do período colonial. Foi tombado pelo Iphan em 1967. Em 2012 foi restaurado na gestão da prefeita Carla Machado e está se tornando um Centro de Memória desta história legislativa e judiciária. Localiza-se na Rua Joaquim Thomaz de Aquino, no centro da cidade.
Fórum Municipal - O prédio foi construído no século XIX para ser a residência do rico traficante de escravos Comendador André Gonçalves da Graça e sua esposa. Hospedou D. Pedro II e sua comitiva em sua primeira das três visitas ao município, em 1847. Era considerado o prédio mais elegante da época. Atualmente funciona o Fórum Municipal. Uma parceria entre a prefeitura municipal de São João da Barra e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – a prefeitura doou terreno para a construção de um novo Fórum e terá posse do prédio antigo – tornará o prédio de responsabilidade da municipalidade. O projeto é que o local se torne o Museu Histórico e Arquivo Público. Localiza-se na Rua São Benedito, no centro da cidade.
Igreja Matriz de São João Batista - Uma das igrejas mais antiga da região, erigida em louvor a São João Batista, em 1630, por Lourenço do Espírito Santo e grupo de pescadores. Em 1644 foi reconhecida pelo prelado do Rio de Janeiro como Freguesia. Foi reconstruída em 1679 e reformada em 1713, acrescida das capelas de Nossa Senhora do Rosário e da Rua dos Passos – existem ruas com os mesmos nomes que são em direção às capelas. Em estilo Barroco Rococó, em 1882 um incêndio destruiu a capela de São João Batista na parte central da igreja. Posteriormente foi construída uma torre em estilo gótico. A igreja tem formato de cruz. Localiza-se na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no centro da cidade.
Estação das Artes Derly Machado - Segunda estação ferroviária do município, construída por volta de 1910. Com a decadência do porto, os trilhos foram a forma de transporte de pessoal e material. Pertencente à companhia inglesa Leopoldina Railway, foi desativada quando o transporte rodoviário ganhou força. Por anos sediou a Delegacia de Polícia e o DPO da cidade. Em quatro de julho de 2008, na gestão da prefeita Carla Machado, foi inaugurado para ser mais um espaço de fomento à arte no município passando a se chamar Estação das Artes Derly Machado. Localiza-se na Avenida Rotary, no centro da cidade.
sábado, 2 de março de 2013
sexta-feira, 1 de março de 2013
Memórias de Alegria dos Anjos: escritor visita terra natal e se inspira para escrever bela crônica
Para nossa alegria postamos aqui uma crônica enviada pelo
escritor Pedro Paulo de Souza Nunes, membro da Academia de Letras e Artes da
Serra, Espírito Santo. Este sanfranciscano ausente matou a saudade de sua
terrinha, a pacata Alegria dos Anjos, Zona Rural de São Francisco de
Itabapoana. A visita rendeu uma bela crônica, que com muito prazer o Blog
publica. Confira:
Prezado sr. Paulo Noel, envio crônica de minha autoria
intitulada Alegria dos Anjos, onde estive visitando amigos e familiares após 30
anos de ausência. Resido em Serra ES e sou nascido em distrito de São João da
Barra, atualmente São Francisco de Itabapoana. Na semana em que permaneci em
Alegria dos Anjos tive o prazer de ouvir seu programa e aproveito para
parabenizar pelo bom nível apresentado.
Gostaria que lesse minha crônica e autorizo a publicação
no blog, caso seja do interesse.
Um grande abraço.
Alegria dos Anjos
Pedro Paulo de Souza Nunes
“Vai demorar mais trinta anos pra voltar Paulinho?” A pergunta feita em tom severo veio
acompanhada de lágrimas que deslizaram suavemente na face curtida pelo tempo e
muito sol ao longo dos setenta anos dessa doce – e também braba! – criatura de
Deus conhecida por Ricardo Marinheiro, meu tio Ricardo. Tia Edilce, a
companheira por cinquenta anos, apressou-se em responder em meu lugar. Chegara
alguns dias antes cheio de saudade de tios e primos, alguns dos últimos ainda
nem conhecidos tal o tempo de afastamento.
O distrito no Norte Fluminense antes pertencente a São João da Barra
emancipado em 1995 virou São Francisco de Itabapoana, praia e roça separados
por menos de vinte quilômetros.
Pisei o chão de onde meus pais tiraram o sustento para
dar conta da numerosa prole. Lá estão as plantações de mandioca, aipim, cana e
abacaxi. E pasto para o gado. Tudo muito verde apesar do sol forte de
fevereiro. Igualmente fartos os pés de manga e de goiaba além dos laranjais de
seleta, lima e bahia. Uma verdadeira benção.
Andei, andei... O coração batia forte em busca do tempo
perdido. Não via a hora de colocar meus olhos em gentes tão importantes nos
meus primeiros anos de existência. O nome de cada um bebi como se bebe água
fresca, transformando cada letra em gotículas claras e potáveis. Só assim para
matar minha sede de alegria. E de Alegria dos Anjos, o lugar das primeiras
risadas infantis. E também das primeiras lágrimas.
Quem meus olhos viram além de Titinha, Mulata, Edilson,
João e Serginho: Ricardo, Edilce, Sirábio, Celso, Sérgio George, Mauricinho,
Érica e Andiara; Zé Olímpio, Neínha, Mateus e Abner; Manoel, Valdineia e Lora;
Mariazinha, Maldinho e Edmara; Maria – (desde as mortes de Antoninho e Santinha
a mais velha da prole de Geraldina e Antônio de Souza) e Sandra; Adriano de
Bolero, Gerbal e Fátima; Felipe e Max Mata, pretensos futuros Marinheiros
(juízo rapazes!); Silvano Papaco, Lulu e Bebeto Ramos (quase prefeito);
Genaína, Fabrine, Larissa e Dara as primas-moças mais bonitas do lugar; e – como
esquecer? – Bárbara, quatro anos de boniteza e metidez, se quiser futura modelo
internacional, tal desenvoltura e pompa. Um time de primeira, convenhamos.
Ah, minha Alegria dos Anjos... Tão pouco tempo por aí,
mas é como se a geografia de ruas e trilhas de terra batida fossem artérias do
meu coração. Esse mesmo coração que acelerou brevemente ao ser informado por
João que dona Nair, nossa querida primeira professora já não se encontrava
entre nós. Ah, Alegria dos Anjos... Até os espinhos grudados nos pelos de
minhas pernas pareciam amigos e benfazejos e os marimbondos permaneceram na
casinha fingindo não notar aquela mão boba tão próxima no galho farto do
laranjal.
Recordando os olhos marejados de meu tio igualmente me
emociono e constato que nem se quisesse poderia ficar longe desses maravilhosos
pedaços de minha vida. Afinal, como eles me apresentam, sou Paulinho filho de
Santinha e Chico Marinheiro e como tal não posso negar minhas mais férteis
raízes. Volto logo meu tio, pros braços acolhedores da família e dos amigos. E
para o aconchego às vezes espinhado, mas sempre terno de Alegria dos Anjos, o
nome mais bonito para designar um lugar aqui na terra.
(Pedro Paulo de Souza Nunes é escritor, membro da
Academia de Letras e Artes da Serra ES e natural do município de São Francisco
de Itabapoana, RJ).
Foto: Google Street View
Tomógrafo móvel pela 1ª vez em São Francisco
Pela 1ª vez São Francisco de Itabapoana vai receber
atendimento da Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada do governo do Estado
do Rio de Janeiro. O serviço chegará ao município na próxima segunda-feira (04/03)
e será instalado nas imediações do Centro Municipal de Fisioterapia,
permanecendo até o dia o dia 16 de março.
O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia
e vai funcionar das 7h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o
atendimento será das 7h30 às 15h. Domingo não haverá atendimento. A iniciativa atende
uma solicitação do prefeito Pedrinho Cherene ao secretário de Estado de Saúde,
Sérgio Côrtes, durante encontro no dia quatro de fevereiro. Com isso, São
Francisco torna-se polo de atendimento da Unidade.
Para agendar o exame, o paciente deverá se dirigir ao
serviço social do Hospital Manoel Carola portando o encaminhamento e cópias do
CPF, RG, comprovante de residência e do cartão do SUS. Para atender toda
população serão aceitos pedidos tanto do serviço do SUS como particular.
Uma planilha com as demandas será entregue aos técnicos
do serviço da Unidade Móvel e os resultados dos exames serão encaminhados pela
secretaria do Estado para o serviço de Saúde do município para serem entregues
aos pacientes.
- Sabemos que
todo e qualquer exame de imagem possibilita um diagnóstico muito mais preciso e
rápido, pois identifica lesões provocadas por traumas, tumores, processos
infecciosos, entre outros. Esse benefício para a população sanfranciscana foi conquistado
graças à solicitação da Prefeitura ao Governo do Estado, buscando oferecer mais
qualidade na saúde da população - destacou o secretário de Saúde de São
Francisco, Jayme Tinoco.
Ascom-SFI
Ministério intensifica fiscalizações em agrotóxicos
Brasília (01/03/2013) - Nos últimos anos, as
fiscalizações de agrotóxicos em produtos e estabelecimentos importadores e
exportadores registraram um aumento significativo. Isso se deve a
intensificação das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(Mapa), que realizou 1.536, somente em 2012. Em 2005, foram 415 e, se comparado
ao número de vistorias até os dias de hoje, isso representa um aumento de 73%.
De acordo com o chefe de Divisão de Fiscalização de
Agrotóxicos do Mapa, Álvaro Inácio, o papel do ministério é garantir que o
insumo chegue até o produtor rural com a qualidade prevista no seu registro. “É
notável o aumento no uso desses produtos, o que trouxe maior necessidade de
controle e qualificação na fiscalização, tornando-a mais efetiva”, explicou
Álvaro.
A responsabilidade pelo controle desses produtos é
dividida entre a União, os estados e os municípios. Cabe ao Ministério da
Agricultura, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Renováveis (Ibama) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
vistoriar as indústrias na produção, na importação e na exportação dos
agrotóxicos. Já os estados, ficam encarregados de fiscalizar o comércio e o uso
correto do produto pelo agricultor.
Penalidade – Caso as empresas não estejam adequadas às
normas, a multa máxima para as indústrias pode chegar a R$ 19 mil, aplicada em
dobro em caso de reincidência. “Todo produto que foi registrado e na ocasião da
fiscalização apresente alguma inconformidade perante o registro ele é passivo
de autuação. Muitas empresas já foram interditadas por fabricarem produtos sem
registro”, frisou Álvaro Inácio.
Ascom-Mapa
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Desconto de 20% no IPTU em São João da Barra até o fim de março
Em São Francisco de Itabapoana prazo com desconto de 20 por cento expira nesta quinta,28.
O contribuinte que quiser pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU – 2013) de São João da Barra com desconto de 20% deve fazê-lo até o dia 31 de março. O prazo terminaria nesta quinta-feira, mas após um pedido da secretaria de Fazenda, a Câmara aprovou a prorrogação do prazo do pagamento na sessão realizada hoje. A entrega do carnê está sendo feita de duas formas: em casa pelos serviços do Correio ou na Repartição Fazendária da prefeitura, que fica na rua Barão de Barcelos, 88, Centro, das 9h às 16h.
O contribuinte que quiser pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU – 2013) de São João da Barra com desconto de 20% deve fazê-lo até o dia 31 de março. O prazo terminaria nesta quinta-feira, mas após um pedido da secretaria de Fazenda, a Câmara aprovou a prorrogação do prazo do pagamento na sessão realizada hoje. A entrega do carnê está sendo feita de duas formas: em casa pelos serviços do Correio ou na Repartição Fazendária da prefeitura, que fica na rua Barão de Barcelos, 88, Centro, das 9h às 16h.
O secretário de Fazenda, Júlio César Nunes Barbosa informa que o Artigo 29, § 2º do CTM (Código Tributário Municipal) da Lei 68/2007 diz que o desconto de 20% só é válido para pagamento em cota única e ressalta a importância do pagamento.
- O pagamento contribui para a melhoria dos serviços públicos e evita que o contribuinte tenha que pagar multas e juros – disse.
Já a subsecretária de Fazenda, Karla Chagas Maia informa que os contribuintes que estão inadimplentes com o IPTU podem dividir seus débitos em até 30 parcelas mensais de, no mínimo, R$ 28,07 cada uma, evitando dessa forma cobrança judicial.
– O pagamento do IPTU poderá ser feito nas Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Itaú – finalizou.
Casa de policial reformado é invadida em Gargaú
Quatro bandidos armados
invadiram a casa do sargento reformado da Polícia Militar Carlos Paes de
Araújo, 66 anos, no Bairro Barra Velha, na Praia de Gargaú e praticaram assalto
na noite desta quarta-feira (28). O militar estava na companhia da esposa. O
casal foi amarrado e trancado em um quarto. Os elementos levaram vários pertences,
entre pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de fugirem no carro
da família, um Corolla. O veículo foi encontrado abandonado na RJ-196,
conhecida como Estrada da Muritiba, trecho entre Gargaú e a Usina São João em
Campos dos Goytacazes. O policial reformado esteve na 147ª Delegacia de Polícia
de São Francisco de Itabapoana, onde foi registrada a ocorrência. A Polícia não
tem pistas sobre a autoria desse crime.
Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval apoiado pela OSX forma novos alunos

A cerimônia de formatura foi realizada no Teatro do SESI, em
Campos dos Goytacazes, e contou com a presença do gerente executivo do ITN, Leo
Zimmermann; do gerente geral da Hyundai Heavy Industries, Jae Eun Cha; do
gerente geral de Fabricação Industrial da OSX, Luis Breedveld Giampietro; e do
chefe da Educação Profissional do SESI/SENAI, Hans Peter Jost.
O gerente executivo do ITN parabenizou os alunos pela
conquista da nova profissão e ressaltou que a aprendizagem é um processo que
não tem fim. “Esta cerimônia marca a transição de estudantes para
profissionais, mas é importante que vocês estejam sempre em busca de novos
conhecimentos. O mercado de trabalho hoje exige cada vez mais dos
profissionais, por isso, meu conselho para vocês é que nunca deixem de aprender”,
concluiu Leo Zimmermann.
Sobre o ITN – Instituto Tecnológico Naval
Com o objetivo de desenvolver pesquisas, promover projetos e
patrocinar iniciativas voltadas à inovação tecnológica, a OSX concebeu e
implementa o Instituto Tecnológico Naval – ITN.
O ITN está treinando e capacitando profissionais dedicados
às carreiras que compõem as equipes da Unidade de Construção Naval (UCN) e da
OSX Serviços. Do convênio firmado com a Firjan, por meio do SENAI-RJ, foi
desenvolvido o Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval, que
viabilizará a capacitação de 3,1 mil profissionais. A iniciativa representa a
primeira parceria firmada pelo ITN e conta com investimento de cerca de R$ 13
milhões para a formação de mão de obra qualificada.
O Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval
teve mais de 19 mil interessados de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e
cidades próximas, que passaram por processo seletivo de três etapas antes de
ingressar no programa. Os cursos são gratuitos e os candidatos selecionados
recebem uma bolsa auxílio.
São 23 cursos gratuitos em Metal-Mecânica, Eletricidade,
Metalurgia, Automação/ Instrumentação, Petróleo, Operação Automotiva,
Construção Civil e Gestão. Outra curiosidade é que dos 14 mil aprovados quase
50% são mulheres. As primeiras 21 turmas, distribuídas em nove cursos
diferentes, iniciaram as aulas no dia 25 de junho. (Ascom - Thiago Gomes, relações com a imprensa)
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Corpo de Bombeiros encontra corpo de criança desparecida em Cambuci
Yuri, foi encontrado preso dentro da manilha de esgotamento
da piscina infantil

De acordo com informações do responsável pela excursão,
Paulo Sérgio Santos, ao site Ururau, o
avô estaria distante da criança, que tomava banho de piscina. Ele teria se
distraído por um curto período de tempo e quando olhou não avistou mais o
menino. Yuri não foi encontrado na piscina, que chegou a ser esvaziada. A
partir daí, começaram as buscas.
O caso repercutiu nas redes sociais na internet com centenas
de internautas colaborando na divulgação da foto da criança. Infelizmente o
final foi trágico para a família.
Mas buscas no Parque Aquático e entorno do local tiveram início logo após o desaparecimento. Três equipes do Corpo de Bombeiros de São Fidélis, Itaocara, Cambuci e Rio de Janeiro trabalharam nas buscas. A Polícia Civil investiga as causas do desaparecimento. (Da redação com informações do Site Ururau.)
São Francisco presente no Seminário de Apoio à Gestão Ambiental
Cáudio Heringer com Carlos Minc |
Representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente,
Claudio Heringer, São Francisco de Itabapoana participou do 1º Seminário de
Apoio à Gestão Ambiental Municipal, promovido na última terça-feira (26/02), na
cidade do Rio de Janeiro,pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto
Estadual do Ambiente (INEA). Na oportunidade o secretário sanfranciscano
apresentou ao secretário de Estado, Carlos Minc, um breve diagnóstico da
política ambiental a ser implantada no município, bem como as dificuldades
enfrentadas pela nova administração nessa área.
Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado
do Rio de Janeiro (FIRJAN), o Seminário contou com a participação de 86
municípios, representados por prefeitos e secretários municipais de meio
ambiente. Em pauta, assuntos relacionados à gestão do lixo, saneamento básico,
reciclagem, arborização urbana, ICMS-verde, educação ambiental, entre outros.
- Os desafios são muitos, já que possuímos uma Secretaria
com muitas deficiências e cuja política ambiental se resumia à realização de
serviço de poda e jardinagem das áreas públicas. Isso sem contar a inexistência
de conselho, Fundo de Meio Ambiente, convênios técnicos, parcerias,
capacitação, ações básicas e que não foram efetivadas na gestão passada.
Estamos fazendo um grande esforço em nossa gestão e começando literalmente do
zero – destacou Heringer.
Durante o encontro foi discutido, ainda, o programa de certificação ambiental Ambiente +, que premiará com recursos financeiros
os municípios fluminenses que promoverem ações voltadas à proteção e
recuperação ambiental. A participação das prefeituras é voluntária, mediante a
assinatura de um termo de adesão, e a premiação é proveniente da Taxa de
Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), que deverá ser investida pelos
municípios nas melhorias da gestão ambiental.
- Buscaremos preencher os pré-requisitos com objetivo de
aderir a esse importante programa, que poderá nos auxiliar com recurso na
promoção de ações que venham a atender às necessidades e carências do nosso
município no que diz respeito ao meio ambiente – finalizou o secretário,
acrescentando que está em fase de implantação o grupamento da Guarda Ambiental,
visando dotar o município de estrutura de fiscalização, justamente um dos
critérios avaliados no programa.
Ascom-SFI
Ascom-SFI
Servidores Municipais recebem nesta quinta em São Francisco
Na
tarde desta quarta-feira (27) a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana deu
uma boa notícia para os funcionários públicos municipais. É que o funcionalismo
recebe nesta quinta-feira (28/02) o pagamento referente ao mês de fevereiro. A
medida ratifica um dos principais compromissos assumidos pela nova
administração municipal junto ao servidor, que é a liberação dos vencimentos
dentro do mês vigente.
Barco que está em rua de Barra do Itabapoana será removido
Após
o blog postar aqui o fato de um barco estacionado na Rua Alberto Simões, em
Barra do Itabapoana, Litoral Norte de São Francisco de Itabapoana, estar
incomodando os moradores, a Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo confirmou
a remoção da embarcação até o próximo sábado (02/03). A reclamação foi enviada
pela internauta Maria Luiza Loyola.
De
acordo com o secretário de Obras, Roosevelt Batista, o compromisso em
providenciar a retirada da embarcação foi assumido pelo seu proprietário que
reside no município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo.
A
Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, ainda de acordo com o
secretário, disponibilizará uma máquina para que seja feita a remoção, caso
haja necessidade.
Da
Redação com informações da Ascom-SFI
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Grupo interdisciplinar participa de reunião do Comitê de Bacias
A LLX e a OSX, empresas responsáveis pela construção do Superporto do Açu e da Unidade de Construção Naval, respectivamente, participaram hoje de reunião convocada pelo Comitê de Bacias do Baixo Paraíba do Sul. O encontro teve como objetivo estabelecer um processo de estudos para aprimorar a base de conhecimento hidrogeológico da região onde as empresas constroem seus empreendimentos. Representantes do INEA, Firjan, USP, UFRRJ e UENF participaram da reunião que marcou o início dos trabalhos em grupo que terá como resultado o aprofundamento do conhecimento científico da região, trazendo uma ótica multidisciplinar para os estudos.
De acordo com o gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da OSX, Heraldo Albuquerque, o debate foi muito positivo. “A reunião fortalece a integração entre as instituições e reafirma o compromisso do Grupo EBX com a sustentabilidade. O diálogo com as partes interessadas em geral já vinham acontecendo desde o início da implantação dos empreendimentos, pois é parte das nossas diretrizes”, destacou.
O professor da UENF, Carlos Eduardo Rezende, ressaltou que a participação das empresas possibilita o acompanhamento da situação ambiental. “O interesse das empresas em debater e acompanhar as situações ambientais é uma demonstração inequívoca de que o Grupo tem interesse de agir de forma correta em todas as situações”, afirmou.
De acordo com o gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da OSX, Heraldo Albuquerque, o debate foi muito positivo. “A reunião fortalece a integração entre as instituições e reafirma o compromisso do Grupo EBX com a sustentabilidade. O diálogo com as partes interessadas em geral já vinham acontecendo desde o início da implantação dos empreendimentos, pois é parte das nossas diretrizes”, destacou.
O professor da UENF, Carlos Eduardo Rezende, ressaltou que a participação das empresas possibilita o acompanhamento da situação ambiental. “O interesse das empresas em debater e acompanhar as situações ambientais é uma demonstração inequívoca de que o Grupo tem interesse de agir de forma correta em todas as situações”, afirmou.
Obras inacabadas serão retomadas em SFI
Governo Municipal também dará início a projetos já
firmados, mas que não saíram do papel
![]() |
Conclusão do Ginásio Poliesportivo no Estádio Municipal está na pauta |
Em matéria enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura
de São Francisco de Itabapoana, o Governo anunciou uma boa notícia: a retomada
de obras importantes para o município. Ainda em 2012, o blog mostrou aqui que a construção
do Ginásio Esportivo no Estádio Municipal estava parada. O término da
obra faz parte do “pacote” anunciado pelo Prefeito Pedrinho Cherene. Confira a
reportagem:
Pedrinho Cherene abre a temporada de obras em São
Francisco
Prefeito vistoriou as obras paradas |
Convênios de obras inacabadas e de algumas que sequer
chegaram a ser iniciadas foram retomados pela nova administração municipal de
São Francisco de Itabapoana. Oriundos dos governos federal e estadual e com
contrapartida municipal, os investimentos incluem pavimentação de ruas,
conclusão de uma escola, de um ginásio poliesportivo e da rodoviária municipal
e reforma da Unidade de Saúde, em um valor total ultrapassando quatro milhões
de reais.
A demora no reinício das obras se deu, de acordo com a
Procuradoria Geral do Município, em função do enfrentamento de entraves
burocráticos deixados pela administração passada. “Fato que tanto será apurado
em procedimento apropriado pela municipalidade quanto pelo TCE/RJ”, destacou o
procurador geral Mariano Amorim.
Acompanhado de integrantes de seu estafe administrativo e
de vereadores, o prefeito Pedrinho Cherene percorreu, na última sexta-feira
(22/02), as comunidades contempladas. Com exceção da Unidade de Saúde de Praça
João Pessoa, cuja reforma no valor de 98 mil reais será iniciada nesta semana.
As demais começam dentro de 15 dias e terão prazos diferentes para a conclusão,
variando de 30 dias a seis meses.
Representando os maiores investimentos, a rodoviária, a
escola municipal da sede do município, ambas em parceria com o Governo do
Estado, e o ginásio poliesportivo, com o Governo Federal, têm investimentos
totalizando aproximadamente 3,9 milhões de reais. O prazo de conclusão é de,
respectivamente, dois, quatro e seis meses.
Nas comunidades de Imburi de Cacimbas, Guaxindiba e na
sede do município serão pavimentadas cinco ruas. Todas foram viabilizadas por
meio de convênios com o Governo Federal já em vigor, porém sem que nenhuma
dessas obras tenha sido iniciada. Somando as travessas I e II, em Imburi, as
ruas Bahia e Paraná, em Guaxindiba, e a rua no entorno da creche Jamyle
Acruche, no centro, os investimentos chegam a um montante de 420 mil reais e as
obras deverão ser entregues em 45 dias.
– Priorizamos nesse início de gestão a retomada desses
convênios, pois são obras importantes para o município e que atendem várias
comunidades. Algumas delas vêm se arrastando há anos e outras que sequer haviam
sido iniciadas – destacou o prefeito Pedrinho Cherene que vistoriou ainda o
Centro Cultural da sede do município, o qual se encontra com obras inacabadas,
aguardando a retomada do convênio para que sejam concluídas.
Estudo do Instituto Trata Brasil confirma relação entre saneamento básico precário e diarreias
A atualização do estudo “Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População”, desenvolvido pela pesquisadora Denise Maria Penna Kronemberger, a pedido do Instituto Trata Brasil revela que, após dois anos, continua forte a associação entre saneamento básico precário, pobreza e índices de internação por diarreia.
Ao analisar os índices de atendimento de coleta de esgoto em 2010 (com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS), o estudo apontou que em 60 das 100 cidades os baixos índices de coleta de esgoto resultaram em altas taxas de internação por diarreias. O dado mais preocupante, porém, diz respeito a participação das crianças menores de 5 anos nesse quadro de internações, que representaram 53% das internações por diarreia nas cidades avaliadas.
Objetivo do estudo
Este novo estudo do Instituto Trata Brasil, feito pela pesquisadora Dra. Denise Kronemberger, tem como objetivo fazer uma relação entre o saneamento básico inadequado e as doenças, sobretudo as diarreias. Visa também medir os impactos no Sistema Único de Saúde, resultantes do esgotamento sanitário inadequado nos 100 maiores municípios brasileiros em população.
Metodologia do estudo
O estudo contemplou os 100 maiores municípios brasileiros em população no período de 2008 a 2011. A pesquisa refere-se a dois aspectos importantes do impacto dos agravos relacionados ao esgotamento sanitário inadequado: perfil de morbi-mortalidade por diarreias e quadro de gastos hospitalares com internações por diarreias. As doenças diarreicas consideradas no estudo foram: ‘cólera’, ‘shiguelose’, ‘amebíase’, ‘infecções por salmonella’, ‘infecções intestinais bacterianas’, ‘doenças intestinais por protozoários’, ‘infecções intestinais virais’, ‘diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível’.
Ao analisar os índices de atendimento de coleta de esgoto em 2010 (com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS), o estudo apontou que em 60 das 100 cidades os baixos índices de coleta de esgoto resultaram em altas taxas de internação por diarreias. O dado mais preocupante, porém, diz respeito a participação das crianças menores de 5 anos nesse quadro de internações, que representaram 53% das internações por diarreia nas cidades avaliadas.
Objetivo do estudo
Este novo estudo do Instituto Trata Brasil, feito pela pesquisadora Dra. Denise Kronemberger, tem como objetivo fazer uma relação entre o saneamento básico inadequado e as doenças, sobretudo as diarreias. Visa também medir os impactos no Sistema Único de Saúde, resultantes do esgotamento sanitário inadequado nos 100 maiores municípios brasileiros em população.
Metodologia do estudo
O estudo contemplou os 100 maiores municípios brasileiros em população no período de 2008 a 2011. A pesquisa refere-se a dois aspectos importantes do impacto dos agravos relacionados ao esgotamento sanitário inadequado: perfil de morbi-mortalidade por diarreias e quadro de gastos hospitalares com internações por diarreias. As doenças diarreicas consideradas no estudo foram: ‘cólera’, ‘shiguelose’, ‘amebíase’, ‘infecções por salmonella’, ‘infecções intestinais bacterianas’, ‘doenças intestinais por protozoários’, ‘infecções intestinais virais’, ‘diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível’.
Guarda-vidas encerram seus trabalhos na temporada de verão 2013 sem nenhum óbito por afogamento em São Francisco
O Trabalho dos guarda-vidas no verão 2013 em São
Francisco de Itabapoana foi concluído no último final de semana sem óbitos por
afogamento no município. A equipe, formada por 42 pessoas, fez a cobertura nos
pontos de maior fluxo de banhistas de Gargaú a Barra do Itabapoana, realizando
22 intervenções. A maioria foi de crianças em águas rasas e alguns com grau de
dificuldade maior até mesmo fora da arrebentação, exigindo utilização de
equipamentos de resgate – boias life-belt e rescue can.
A atuação dos guarda-vidas aconteceu todos os dias da
semana, das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, e das 8h30h às 18h aos sábados,
domingos e feriados. Para garantir a segurança de moradores e visitantes, a
prefeitura disponibilizou aos profissionais treinamentos intensivos, aplicados
por dois graduados do Corpo de Bombeiros e que também auxiliaram na supervisão
dos trabalhos.
- Mais importante foi o resultado alcançado, pois em
cerca de 40 quilômetros de litoral e mesmo enfrentando uma temporada de praias
lotadas, principalmente durante o carnaval, felizmente e graças a Deus não
tivemos nenhuma vítima por afogamento – ressaltou o coronel José Amilton Barreto
da Silva,coordenador dos trabalhos.
Além da presença dos guarda-vidas, ações preventivas com
sinalização por bandeirolas, placas e boias indicativas de trechos perigosos
contribuíram para o êxito nesses 45 dias de atuação nas praias de Gargaú, Santa
Clara, Sossego, Guaxindiba, Manguinhos, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana.
Ascom-SFI
Casos de dengue quase triplicam no país, mas número de mortes cai
Nas sete primeiras semanas deste ano, foram registrados
204.650 casos da doença, ante 70.489 no mesmo período de 2012. Porém, houve
queda de 44% no número de casos graves e de 20% no de mortes causadas pela
dengue.
Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o aumento foi
por causa do Denv-4, conhecido como tipo 4 da doença, que, desde 2011, circula
no país e também por causa da grande incidência do mosquito Aedes aegypti, que
transmite a dengue.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Espingarda é apreendida em São Francisco de Itabapoana
Após o recebimento
de denúncias anônimas, Policiais Militares do 8° BPM prenderam nesta segunda-feira (25/02) um elemento por porte ilegal de arma de fogo na Rua Nova, na comunidade da Favelinha, em Barra do Itabapoana, no município de São
Francisco de Itabapoana. Uma espingarda CBC, calibre 12, com três munições
intactas foi apreendida. A ocorrência foi registrada na 147ª DP.
PM dá mais detalhes sobre apreensão de espingarda
(Atualização às 10h40 de 26/02/13)
A Polícia Militar divulgou mais detalhes sobre a apreensão da espingarda em Barra do Itabapoana, Litoral Norte de SFI. Na verdade o proprietário não foi detido. Confira nota do setor de Comunicação Social da 8º BPM:
PM dá mais detalhes sobre apreensão de espingarda
(Atualização às 10h40 de 26/02/13)
A Polícia Militar divulgou mais detalhes sobre a apreensão da espingarda em Barra do Itabapoana, Litoral Norte de SFI. Na verdade o proprietário não foi detido. Confira nota do setor de Comunicação Social da 8º BPM:
No início da tarde de ontem
(25/02) na Rua Nova, S/N no bairro da Favelinha, após denuncia anônima,
Policiais do 8º BPM apreenderam uma espingarda da marca CBC Cal. 12 de
numeração 447491 com três munições intactas que estava debaixo da cama de
R.C.D.S, de 34 anos. A arma foi apreendida após denuncia de sua esposa, que
autorizou a entrada dos PMs em sua residência para a apreensão da arma, porém o
acusado não foi localizado. O caso foi encaminhado para a 147ª DP onde a
solicitante foi ouvida e liberada.
Problemas na divisa continuam: falta de policiamento, trecho sem pavimentação e quebra-molas sem sinalização
O Blog aproveita a postagem anterior para abordar outros
problemas que incomodam turistas e moradores da região que transitam pela
divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo entre São Francisco de
Itabapoana e Presidente Kennedy.
O local contou por anos com um posto policial que
funcionava do lado fluminense, próximo a cabeceira da ponte, mas há alguns anos
o 8º BPM retirou o posto, desguarnecendo a divisa, e trazendo intranquilidade.
Do lado capixaba o Posto do ICMS está abandonado, e a presença da Polícia
Militar do Espírito Santo no local não é constante. Era preciso entendimento
entre as Secretarias de Segurança Pública dos dois Estados para dar mais
segurança ao local.
Outro problema que incomoda é a falta de sensibilidade de
autoridades capixabas para resolver questões ambientais, que segundo apurou o
Blog, estariam impedindo a pavimentação de um trecho de um quilômetro do lado
capixaba, entre a Ponte sobre o Rio Itabapoana e o Posto do ICMS desativado.
Do lado fluminense o asfalto é relativamente novo, e fez
parte do planejamento do Governo Sérgio Cabral em recuperar as rodovias até as
divisas. Porém um quebra-molas sem sinalização virou um péssimo cartão de
visitas para São Francisco de Itabapoana. Os veículos passam em alta velocidade
sem chances de frear a tempo, o que pode provocar acidentes.
Foto: Jocivando Cardoso de Oliveira
Questões ambientais estariam impedindo a pavimentação de
um trecho de um quilômetro do lado capixaba
|
Quebra-molas sem sinalização: um perigo para os motoristas
|
Motorista erra ao subir em ponte e carro despenca no Rio Itabapoana
Na tarde deste domingo (24), o pedreiro Cledemilsom de
Oliveira Carvalho, 42 anos, perdeu o controle de seu Gol preto e errou ao
tentar atravessar a Ponte da Divisa dos Estados do Espírito Santo e Rio de
Janeiro. O veículo despencou de uma altura de aproximadamente sete metros, indo
parar no Rio Itabapoana, mas não chegou a afundar nas águas.
O motorista, morador na localidade de Travessão de Barra
(SFI), voltava da Praia das Neves (ES) e estava sozinho. Ele foi salvo e
retirado do carro por homens que pescavam no local. Uma ambulância da
Secretaria Municipal de Saúde levou Cledemilsom para o Hospital Manoel Carola
com fortes dores na região torácica, mas felizmente o pedreiro já recebeu alta.
O carro caiu com as rodas para cima, como se vê nas
imagens. Mais tarde um trator conseguiu virar o veículo e retirá-lo da água.
Fotos: Jocivando Cardoso de Oliveira
Sindicato dos Servidores de SFI aprova pauta de reivindicações
Em assembleia geral
ordinária, realizada no último sábado, o Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais de SFI aprovou a pauta para colocar à mesa de negociações com o
Poder Executivo na negociação coletiva que se inicia agora em 2013. O que se
acostumou a chamar de Pauta do Dissídio Coletivo, na verdade é a pauta de
negociação, já que o a negociação ainda vai começar. Dissídio Coletivo se
configura se não houver acordo entre as partes. Não havendo entendimento, as reivindicações
podem parar na Justiça Trabalhista. Nunca na história das negociações entre
Sindicato e Prefeitura houve interpelação na Justiça, ou seja, por mais difíceis
que tenham sido algumas negociações, as
partes não procuraram a Justiça. Clique aqui para ler a pauta aprovada pelos funcionários. O documento
foi enviado pelo presidente Cirábio Ramos. Cerca de 250 trabalhadores
compareceram à assembleia.
Acidente no Portal deixa motociclista ferido
Fotos: Alonso Cordeiro.
Mais um acidente envolvendo motocicleta foi registrado em São Francisco de Itabapoana. Este acidente aconteceu neste domingo, 24, por volta das 13 horas no Portal da
cidade. Foi uma colisão entre
a motocicleta Honda Prata placa KZU-9658, conduzida por Vinícius Vieira
Barreto, 21 anos, morador na Rua da Jaca 1, e um Gol placa KPJ-2022, conduzido
por Vitor Almeida de Oliveira, também de 21 anos. O motociclista sofre
ferimentos pelo corpo e foi levado para o Hospital Ferreira Machado.
Alguém teve a ideia de jogar água no asfalto para amenizar o calor que estava no momento em que o resgate socorria o motociclista. Sol escaldante e alguém chegou a comentar que no asfalto o calor deveria estar acima de 40 graus.
Acidentes envolvendo motos são frequentes
Como o número de motocicletas em São Francisco de Itabapoana é muito alto, os acidentes com esse tipo de veículo são mais frequentes no município. Apesar de não haver estatísticas, é notório o grande número de óbitos ou pessoas com algum tipo de sequela em decorrência desses acidentes. Quase sempre a vítima necessita por um longo período de fisioterapia. Com isso, fica sem poder trabalhar e dependente de algum familiar. Como resolver? Utilizar os equipamentos de segurança e dirigir com muita atenção, e obviamente não beber quando for dirigir ou pilotar.

Alguém teve a ideia de jogar água no asfalto para amenizar o calor que estava no momento em que o resgate socorria o motociclista. Sol escaldante e alguém chegou a comentar que no asfalto o calor deveria estar acima de 40 graus.
Acidentes envolvendo motos são frequentes
Como o número de motocicletas em São Francisco de Itabapoana é muito alto, os acidentes com esse tipo de veículo são mais frequentes no município. Apesar de não haver estatísticas, é notório o grande número de óbitos ou pessoas com algum tipo de sequela em decorrência desses acidentes. Quase sempre a vítima necessita por um longo período de fisioterapia. Com isso, fica sem poder trabalhar e dependente de algum familiar. Como resolver? Utilizar os equipamentos de segurança e dirigir com muita atenção, e obviamente não beber quando for dirigir ou pilotar.
Assinar:
Postagens (Atom)