sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Eleições na Amprasc neste sábado (15)


Jorge Ponto de Prosa, Pantera e
Mário da Cedae disputam a presidência
Durante esta semana a Rádio São Francisco FM promoveu uma série de entrevistas com os candidatos a presidente da Amprasc – Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara.

Jorge Lúcio Ferreira (Jorge Ponto de Prosa), Ariosvaldo Terra (popular Pantera) e Mário Antônio de Oliveira (Mário da Cedae) disputam a eleição em votação neste sábado, 15/11, das 12 às 19 horas.

Eles foram entrevistados no Jornal São Francisco é Notícia. Cada candidato teve 15 minutos para expor suas ideias e projetos para o biênio 2015/2016.

Recentemente foi feito um cadastramento de novos moradores, e, após essa inscrição, segundo levantamento da Comissão Eleitoral, cerca de 800 moradores de Santa Clara estão aptos a votar. Para votar o morador deve levar um documento com foto. Para os novos inscritos, além do documento, deve ser apresentado também um comprovante de residência atualizado.

Após a votação será feita a apuração dos votos, sendo que a estimativa é que no sábado mesmo o  resultado seja divulgado.

Confira os candidatos:

Chapa 01 – Jorge Ponto de Prosa – Jorge Lúcio Ferreira, popularmente conhecido como Jorge Ponto de Prosa, é natural de Conselheiro Josino, Campos dos Goytacazes. Mora em Santa Clara há 30 anos. Já ocupou a presidência da Amprasc entre 2008 e 2010. Atualmente ocupa o cargo de assistente administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Chapa 02 – Pantera Terra – O nome de batismo dele é Ariosvaldo, mas todos o conhecem como Pantera Terra. Pantera Nasceu e foi criado em Santa Rita, São Francisco de Itabapoana. Mora em Santa Clara há 20 anos. Acompanha os trabalhos da Amprasc há anos, mas nunca concorreu ao cargo de presidente. Atualmente ocupa o cargo de fiscal de Posturas da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.


Chapa 03 – Mário da Cedae – Mário Antônio de Oliveira, o Mário da Cedae, é natural de Campos dos Goytacazes. Mário sempre veraneou em Santa Clara. Faz 30 anos que comprou residência na localidade, e a há 15 anos optou por morar definitivamente na Praia de Santa Clara. Atualmente ocupa o cargo de presidente do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana. Mário é funcionário de carreira da Cedae, e ocupa também a gerência de abastecimento da Cedae em São Francisco, Santa Clara, Guaxindiba e Gargaú.

Vinícius Berto - Blog do Paulo Noel
Fotos: Facebook

Confirmado show da cantora gospel Cassiane nas comemorações do Dia do Evangélico em SFI

Foto: divulgação.

A cantora gospel Cassiane, um dos principais ícones da música evangélica, é a principal atração da celebração, do Dia do Evangélico em São Francisco de Itabapoana. O evento e começa a partir das 20 horas do dia 29 de novembro na Praça dos Três Poderes em frente à prefeitura.  A programação inclui ainda a participação da cantora local, Juliana Bazoni.

O evento é organizado pela Associação Evangélica do município com a apoio do governo municipal, através da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio.

O Secretário de Turismo, André Ricardo, disse que a programação do Dia dos Evangélico traz benefícios para o município em todos os sentidos. “Contribui para autoestima dos evangélicos e movimenta a economia pelo público significativo que participa do evento”, disse.

O presidente da Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana, Pastor Isaías Martins, disse que a proposta do evento não é só reunir evangélicos, mas toda a população independente da religião. “O nosso objetivo é unir todos em só corpo e uma só fé em adoração a Deus, agradecendo e orando pelo progresso da região”, explicou.

Embora a comemoração aconteça este ano no dia 29, o dia do evangélico, foi instituído por Lei municipal para o dia 30 de novembro, sendo inserido no calendário do município como feriado.
        

O prefeito Pedrinho Cherene destacou a importância da realização da comemoração no município. “Recentemente ganhei um prêmio como prefeito cidadão 2014 e acredito que um dos motivos que me levou a receber este título é cumprir o dever de manter um governo laico, ou seja, que não tem bandeira religiosa, mas respeita a livre expressão do pensamento, principalmente, quando se trata da ideia de bem estar da população por meio da fé em Deus, como esse evento oferece” ressaltou. (Da redação com informações da ASCOM de SFI) 

Prumo realiza primeira operação no canal do T2


Happy Dynamic - primeiro navio a atracar no Canal do T2
A Prumo realizou hoje, dia 14, a 1º operação comercial no canal do Terminal 2 (T2) do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O primeiro navio a atracar no T2 foi o Happy Dynamic, do tipo Heavy Lift, que veio da China e atracou no cais da fábrica da NOV. Com um calado de 7 metros, a embarcação estava carregada com um guindaste, que pesa 520 toneladas. Ele será afixado no cais da NOV e utilizado para movimentar os carretéis de tubos flexíveis.

“Vemos a chegada do navio como um marco de suma importância, já que viabilizará a instalação do nosso guindaste, que tem capacidade de suporte de até 410 toneladas. Esta é uma peça fundamental para as atividades de carregamento e descarregamento de equipamentos no site da NOV Flexibles no Porto do Açu”, explica Marcos Villela, country manager da NOV Flexibles no Brasil.

Ampla instala transformador e agência do Bradesco poderá ser inaugurada em SFI






Após o Blog cobrar aqui uma solução para um impasse que já durava cerca de dois meses, parece que a Agência do Bradesco poderá ser inaugurada no Centro de São Francisco de Itabapoana.

É que a concessionária Ampla instalou na manhã desta sexta-feira (14) o tão aguardado transformador de energia. O equipamento era necessário para suprir a demanda de energia do banco.

Segundo um funcionário do Bradesco ouvido pelo Blog, a energia estava tão fraca que quando o ar condicionado central do prédio era ligado a tensão diminuía a ponto de os computadores desligarem.

A inauguração da agência estava na dependência desse transformador. Agora, com a instalação concluída, o Blog espera que o novo prédio seja inaugurado o quanto antes para atender à população.

Durante o serviço realizado pela Ampla, que utilizou meia pista para instalar o transformador, a EMTRANSFI – Empresa Municipal de Transito de São Francisco de Itabapoana organizou o tráfego de veículos no entorno do Bradesco no sistema pare e siga.

O transformador não será apenas de uso exclusivo do Bradesco. Ele foi instalado na rede elétrica em frente à agência bancária, e irá reforçar a energia a outros consumidores.

A demanda por serviços no Bradesco no Estado do Rio de Janeiro aumentou, sobretudo entre 2012 e 2013, período que o banco passou a operar a folha de pagamento dos funcionários ativos e inativos do Estado do Rio de Janeiro, sem falar de algumas taxas da Justiça, que são pagas apenas no Bradesco. Aliás, sobre isso, com a modernidade de boletos e toda interação entre instituições bancárias que há no mercado financeiro, restringir a apenas um banco o pagamento dessas taxas é um absurdo. Tá passando da hora de o Tribunal de Justiça rever a questão.

Vinícius Berto - Blog do Paulo Noel


Estratégia Saúde da Família é inaugurada em Barra do Itabapoana


Mais investimentos em saúde na localidade de Barra do Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana. Na noite dessa quinta-feira (13) foi inaugurada a  unidade do Estratégia Saúde da Família - ESF, recebendo o nome do antigo farmacêutico da comunidade, Alcides Pereira Câmara, já falecido há 17 anos.

 “A comunidade agradece ao prefeito Pedrinho Cherene e toda a sua equipe de governo pelo zelo da saúde do município. Em nome da família Câmara fico muito feliz pela homenagem ao meu pai, o qual foi considerado, em sua época de difícil acesso aos atendimentos da saúde, um farmacêutico do interior, que embora com pouca escolaridade, mas muita dedicação, inteligência e amor ao próximo, salvou muitas vidas.

Até hoje, a nossa família é surpreendida com o relato de alguém dizendo que está vivo por causa do meu pai”, disse Fernanda Câmara.

O prefeito Pedrinho Cherene lembrou que a primeira unidade do Programa Saúde da Família do município foi implantada na localidade de Barra de Itabapona, na gestão do ex-prefeito Pedro Cherene, da qual ele fazia parte, trabalhando na secretaria de saúde.

“É uma satisfação muito grande entregar a população mais uma obra de qualidade no município, que visa a prevenção e a promoção da saúde de toda a família sanfranciscana. Assim como Barra, em várias localidades do município, como Gargaú, Floresta, Bom lugar, estão sendo construídas mais unidades com equipamentos modernos e equipe médica capacitada”, ressaltou.
Pedrinho Cherene, na mesma ocasião, inaugurou a Rua Marino Mata de Moraes, situada próxima ao Estratégia Saúde da Família – ESF, localizado na Praça São Joaquim.

Participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito, Amaro Barros, o secretário de saúde, Jayme Tinoco, os demais secretários municipais,  vereadores e a família Câmara, que foi homenageada. 
(Matéria e fotos enviadas pela Ascom de SFI)

Finalíssima do Campeonato Municipal de Futebol 2014, em SFI, neste domingo (16)


Expectativa de grande público neste domingo (16/11), quando acontecerá a finalíssima do Campeonato Municipal de Futebol 2014, no campo de Futebol do Complexo Esportivo, situado na localidade de Volta Redonda, em São Francisco de Itabapoana.

Os times que estarão buscando o título de campeão na categoria principal são: Amprajope (Praça) e Morro do Bode. Já na Categoria Aspirante a final será entre Amprajope (Praça) e Deserto Feliz. Os jogos começarão a partir das 13h.

O evento é realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
  
O secretário de Esporte e Lazer, Noel Júnior, falou sobre a importância desse evento esportivo para o município.


"A secretaria de Esporte e Lazer mais uma vez oferece subsídios necessários para estimular a prática esportiva e descobrir talentos sanfranciscanos, que podem brilhar à nível nacional, já que em cada campeonato existe a possibilidade de sermos surpreendidos com novos jogadores com muita habilidade com a bola", ressaltou. (Ascom-SFI)

Família de SFI acorda com carro e moto biz pegando fogo na garagem


A família que mora no prédio número 10 da Rua Francisco Rangel Abreu no centro de São Francisco de Itabapoana acordou, por volta da 1 hora da madrugada desta sexta-feira, 14,  com um incêndio na garagem onde estavam estacionados um Honda Civic 2014 e uma Moto Honda Biz.

O proprietário da residência Alan Nunes disse que a primeira providência foi retirar as 7 pessoas do interior no segundo andar do prédio para a Rua. “Havia um temor de todos nós de que  acontece uma explosão” disse.

Com ajuda de vizinhos que acordaram assustados, utilizando baldes com água e mangueiras as chamas foram debeladas, mas a perda material foi total.

Alan é filho da contadora Marcilene Nunes e do Cid Contador. A perícia foi solicitada pelo plantão da Delegacia Legal de São Francisco de Itababapoana. Há suspeita da família de incêndio criminoso. 

A perícia da Polícia Civil esteve no local por volta das 12 horas. O laudo técnico  deverá ser divulgado nos próximos dias.

 Uma caixa de fósforo foi encontrada no chão pelos peritos, perto do motor que aciona o controle remoto do portão. Esta informação obtivemos com um membro da família. 

Outros detalhes não foram revelados à imprensa. 









Temporal causa prejuízos e assusta população de São Francisco de Itabapoana



Um temporal, de grandes proporções, na tarde desta quinta-feira, 13, em São Francisco de Itabapoana além de assustar a população causou prejuízos a alguns comerciantes e moradores.

 Muita chuva, relâmpagos e trovoadas além de 10 minutos de chuva de granizo provocaram prejuízos destelhando galpões, tapumes de obras, como o da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana na Praça dos Três Poderes e até parte de muros de obras foram ao chão.

Na Praia de Santa Clara várias ruas ficaram alagadas, mas também placas de sinalização e tendas foram destruídas. 

Na chegada do Portal da Cidade duas tendas que cobrem a academia de ginástica da terceira idade, não suportaram o peso da água e uma delas acabou destruída. Faltou energia durante toda a tarde. O sinal de telefonia móvel, já antes de começar o temporal, também já não permitia as ligações.

Preocupação para muitos; alívio para os agricultores. Apesar dos estragos, foi a primeira grande chuva após um longo período de seca que assola a região.



Termina nesta sexta-feira em SFI exposição de fotos aéreas do Rio Paraíba do Sul


Termina nesta sexta-feira, 14/11, a passagem por São Francisco de Itabapoana da Exposição de Fotos Aéreas “Assoreamento do Rio Paraíba do Sul, São Fidélis, Ernesto Machado, Campos dos Goytacazes, São João da Barra , Foz em Atafona e São Francisco de Itabapoana”, do fotógrafo Carlos Alves.

A exposição, que começou na segunda-feira, está aberta ao público nesta sexta-feira das 9 às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco de Paula.

Até ontem cerca de 400 visitantes passaram pela exposição, que mostra fotos antigas e atuais do Rio Paraíba do Sul. A comparação do antes e o depois retrata um rio que pede socorro e sofre com as interferências humanas.

A vinda da exposição para São Francisco teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMASFI). O órgão disponibiliza aos visitantes, gratuitamente, mudas de árvores frutíferas como graviola e acerola, além de mudas de leguminosas.

“O sucesso foi tão grande que planejamos trazer a exposição para percorrer alguns distritos de São Francisco de Itabapoana em 2015”, disse o secretário de Meio Ambiente Cláudio  Heringer.

II Fórum Ambiental de SFI

Na próxima quarta-feira (19), a SEMASFI realiza o II Fórum Ambiental de SFI, das 9 às 12 horas, na Câmara Municipal de SFI. O tema do encontro será “A Crise Hídrica da Região Sudeste e seus Efeitos no Norte e Noroeste Fluminense”.

Na pauta do encontro estará a transposição proposta pelo Estado de São Paulo para desviar água da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Haverá palestra com o professor da Uenf, João Siqueira, especialista em recursos hídricos.


“Estamos aguardando também a confirmação da presença do Procurador da República Eduardo Santos de Oliveira”, disse Heringer.

Matéria: Blog do Paulo Noel
Foto: Ascom-SFI

Três escolas estaduais de São Francisco de Itabapoana recebem Caravana de Empregabilidade


Projeto dá dicas para estudantes de como conquistar o primeiro emprego

Estudantes de três escolas estaduais da cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, vão receber, dentre os dias 17 e 19 de novembro, o Enter Jovem Caravana de Empregabilidade, projeto do Instituto Empreender em parceria com a Chevron e apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e Secretaria Estadual de Trabalho. A iniciativa conta com palestras e oficinas sobre como conquistar o primeiro emprego, além de orientações sobre programas para ingressar nas universidades públicas.

Inspirado no modelo de sucesso do Enter Jovem - que nos últimos cinco anos já beneficiou mais de seis mil jovens e inseriu mais de quatro mil estudantes no mercado de trabalho, apenas no estado do Rio - o objetivo da caravana é mostrar as ferramentas necessárias para se preparar para o mundo do trabalho e alcançar oportunidades de emprego.

A Caravana que vem percorrendo o Estado do Rio, já passou pelas cidades de Cabo Frio e Macaé, atendendo cerca de 1.500 estudantes de sete escolas das regiões. Além disso, a Caravana também já orientou mais de sete mil alunos sobre como ingressar no mercado de trabalho formal.

A estudante Rosângela de Jesus Filho, 19 anos, comentou que após assistir a oficina “Como fazer um currículo” não vai mais cometer os erros de antes.

“Assim que chegar em casa vou consertar os erros que tinham no meu currículo. Isso tudo foi nota 10, porque agora sei montar meu currículo e aprendi muita coisa que não sabia, sobre os programas do governo para facilitar o ingresso nas universidades públicas e sobre os tipos de contratações trabalhistas”, disse.

A expectativa é que mais de 70 escolas e 11 mil estudantes sejam atendidos pelo projeto até dezembro, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Durante as atividades da Caravana, os participantes recebem informações sobre as possibilidades de estudo ao concluir o Ensino Médio, aprendem a elaborar um currículo; como se destacar em processos seletivos; entendem sobre salários e formas de contratação.

A diretora Fernanda Siqueira, do Colégio Estadual Praia do Siqueira, em Cabo Frio, disse que apesar dos alunos estarem sempre conectados à internet, ainda carecem destas orientações passadas pela Caravana de Empregabilidade.

“Embora tenhamos hoje um Brasil muito conectado, o aluno não sabe buscar as informações que realmente vão ter significado na vida dele. Ele usa essa conectividade muito em forma de lazer. A caravana veio para orientá-los, mostrando a eles o caminho para ir em busca do primeiro emprego”, afirmou.

Além das atividades oferecidas pela Caravana, os participantes podem se cadastrar na Agência de Emprego Jovem, uma plataforma virtual de empregos desenvolvida pelo Instituto Empreender, que conta com a parceria do InfoJobs, Vagas.com e Microsoft, e disponibiliza cursos gratuitos online no site. A partir desta inscrição, os estudantes poderão concluir seu cadastro profissional e divulgarem seu currículo online, ter acesso a oportunidades para Jovem Aprendiz e estágios.  A Agência é um serviço gratuito oferecido para jovens de 14 a 29 anos e pessoas com deficiência a procura de oportunidades de emprego.

Sobre o Enter Jovem e o Instituto Empreender

O Enter Jovem é um programa do Instituto Empreender cujo foco é a qualificação social e profissional de jovens de 16 a 29 anos da rede pública de ensino, que necessitam de colaboração para se capacitarem e estarem aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. No estado do Rio de Janeiro, o programa conta com o patrocínio da Chevron, apoio da Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID), Governo do Rio, do Instituto Benjamin Constant e da APADA de Niterói.

Locais da Caravana:

17/11 – C.E São Francisco de Paula – Rua Joaquim de Mota Sobrinho
18/11 – C.E Joaquim Gomes Crespo – Rua Antônio Henrique Pessanha, nº: 94.
19/11 – C.E Domires Machado – Rua Antenor Moreira, nº : 11 – Travessão da Barra.

Informações enviadas ao Blog por Ana Paula Santana/Ascom Instituto Empreender

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Polícia de Campos age rápido com eficiência e prende suspeitos de envolvimento no latrocínio que vitimou jovem Elieni


Nota 10 para ação da Polícia Militar do 8º BPM de Campos dos Goytacazes.
Fotos:Marcelo Esqueff

Um adolescente foi apreendido e dois jovens detidos após uma operação relâmpago das polícias Civil e Militar durante a tarde e início da noite desta quinta-feira (13/11), no conjunto residencial da Portelinha, no bairro Matadouro, em Campos. Os três são os principais suspeitos de envolvimento no latrocínio que vitimou a jovem Elieni da Silva Carvalho, 23 anos. O crime aconteceu por volta das 13h30 desta quinta num ponto de ônibus em frente a um shopping, no Parque Rodoviário.

O primeiro a ser localizado foi o adolescente identificado pelas iniciais I.R.B., 16 anos, apontado pela polícia como o proprietário da moto Honda Sport, de cor vermelha, veículo este que segundo os agentes teria sido usado para praticar o crime. O menor teria emprestado a motocicleta para os dois jovens.

Ele foi apreendido após denúncias anônimas chegadas a Polícia Militar informando as letras e numeração da placa da motocicleta. Através da identificação, a PM chegou ao dono da moto, que seria morador do bairro Jockey Club, mas ele informou que teria vendido o veículo para um adolescente que mora na Portelinha.

Em incursão ao local, os militares realizaram um cerco que envolveu cerca de 40 agentes e oito viaturas. O adolescente foi interceptado no apartamento 303, do Bloco 2. Após buscas pelo imóvel e no entorno do mesmo, os PMs encontraram, no chão do lado de fora embaixo da janela, uma sacola plástica contendo roupas íntimas, um batom, uma agenda, documentos pessoais e um chip de aparelho celular, materiais estes, que segundo a polícia, seriam da vítima.

No local também foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, com 15 munições de mesmo calibre e um revólver calibre 38, com cinco munições e uma cápsula, esta última apontada pela polícia como sendo a usada no crime.

Mais tarde, em uma operação relâmpago, os supostos autores do latrocínio também foram presos no conjunto habitacional. “Eles foram presos porque logo após o crime retornaram para dentro da Portelinha. A ação foi um sucesso, pois utilizamos todo um trabalho de inteligência e com o apoio da Polícia Militar, obtivemos êxito em prender esses indivíduos”, esclareceu o delegado titular da 134ª Delegacia Legal (Centro), Geraldo Rangel.
  
Na delegacia, os três assumiram o crime, informado também que antes do latrocínio haviam praticado um roubo na área de Guarus e levado um cordão de ouro de um jovem. “Era para ser só o assalto do cordão e mais nada. Ela [Elieni] não era nosso alvo, mas quando a gente foi roubar outra pessoa, ela veio gritando na nossa direção dizendo que ia chamar a polícia. Daí o Horácio sacou a arma e ela, desesperada, colocou a mão na frente do revólver e a arma disparou sozinha”, contou o piloto da moto, Carlos Riverton Pessanha Carvalho, 21 anos.

O jovem ainda disse estar arrependido e pediu desculpas a família da vítima. “Foi ela quem provocou tudo, pois a nossa intenção não era de matar ninguém. Peço desculpas a família dela e agora a gente vai pagar pelo que fizemos”, contou o rapaz afirmando ter cometido o crime para comprar crack.

Para o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ramiro Campos, só pelo fato de os três suspeitos não estarem mais em circulação cometendo outros crimes, já é um ganho para a sociedade. “Há possibilidade de esses mesmos criminosos serem autores de outros crimes e até mesmo latrocínios. Em todas as ocasiões eu gosto de ressaltar que isso não aconteceria se a sociedade se preocupasse mais em erradicar o que está nos destruindo: as drogas. Essa jovem foi vítima desse mal que acomete o mundo todo”, lamentou o comandante.

“Vamos ter mais detalhes dos fatos após os depoimentos deles e com a acareação do crime”, finalizou o delegado Geraldo Rangel.

Carlos e Horácio Júnior Rodrigues de Souza, 18 anos, foram autuados no Art. 157 e irão responder por latrocínio. Eles foram encaminhados a 134ª DL e posteriormente para a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro e ficarão a disposição da justiça. Já o menor será autuado pelo ato infracional análogo ao latrocínio e encaminhado ao Centro de Socioeducação (Cense), em Itereré.

DROGAS APREENDIDAS DURANTE A OPERAÇÃO 
Ainda na comunidade da Portelinha, a Polícia Militar apreendeu 900 papelotes de cocaína, 45 pinos vazios [produto usado na embalagem da cocaína para comercialização], que estavam escondidos na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro.


O material foi apresentado na 134ª DL, onde ficou apreendido. Postado por: VALQUÍRIA AZEVEDO
Fonte: KELLY MARIA/ Ururau.

Tragédia em Campos.

Um crime bárbaro. Violência assombra a cidade campista. A vítima desta vez foi uma jovem de 23 anos. 
Fotos: Redes sociais/Ururau


Uma jovem foi baleada e morreu minutos após dar entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM). Ela foi vítima de assalto por volta das 13h30 desta quinta-feira (13/11), em frente ao Shopping Boulevard, na BR-101, no Parque Rodoviário, em Campos.

De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens em uma moto, modelo Honda Sport, de cor vermelha, tentaram assaltar Elieni da Silva Carvalho, de 23 anos. Os policiais contaram que a jovem estava no ponto de ônibus quando os assaltantes chegaram e puxaram a bolsa, mas a jovem teria tentado segurar e o carona efetuou o disparo, atingindo a vítima.

Ainda segundo os PMs, os homens estavam sem capacete e fugiram após o crime.

A jovem, que morava no Parque Esplanada, foi socorrida com gravidade por uma ambulância da Autopista Fluminense para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

Os militares alertaram sobre a importância de não reagir em hipótese alguma a assaltos. Além ter a atenção redobrada nas ruas. (Com informações do Site Ururau )


Empresa de consultoria ambiental se reúne com pescadores em SFI


A empresa Mineral, que presta serviços para a Petrobras na área de consultoria ambiental, estará realizando nesta sexta-feira, 14/11, no Praia Club Guaxindiba, às 15 horas, uma reunião com o objetivo de informar os presentes sobre pesquisas sísmicas, além de conversar sobre o diagnóstico da atividade pesqueira que está sendo realizado no município. A informação foi enviada ao Blog do Paulo Noel pela Colônia de Pescadores Z1 de São Francisco de Itabapoana.


“Convidamos a todos os pescadores do município para que estejam presentes para que possamos expor todas as questões inerentes ao setor pesqueiro”, disse Diviane Chagas, tesoureira da Colônia. 

Arrombamentos e furtos a residências tiram a tranquilidade em SFI


Um crime recorrente tem tirado a tranquilidade da população de São Francisco de Itabapoana: arrombamentos a residências com furtos. Alvo fácil dos bandidos, as casas de veraneio nas praias do município, fechadas na baixa temporada, são constantemente arrombadas. Mas, ao que indicam os recentes números, esse dissabor deixou de ser exclusividade dos donos de casas nas praias. Moradores da Zona Rural e do Centro têm registrados casos semelhantes.

Depois de noticiar aqui o arrombamento e furto de um celular e um tablete em uma casa em São Francisco na terça-feira (11), 24 horas após esses crimes, outra residência foi arrombada em plena luz do dia no Centro.

O novo arrombamento aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), na Rua Manoel dos Santos Cardoso, próximo ao Ciep. O arrombador entrou pela cozinha, revirou a casa toda, a procura de dinheiro e joias, e fugiu levando um notebook, um tablet, uma máquina digital e jóias.


Nesta quarta-feira também foi registrado na Delegacia um arrombamento a residência na localidade de Coréia, Zona Rural de SFI. A proprietária do imóvel disse que a casa estava fechada havia um mês, e que ao chegar encontrou tudo revirado. Nesse furto foram levados eletrodomésticos, uma televisão e uma bicicleta.

Secretaria de Fazenda de SFI com descontos nos juros e multas para contribuintes em atraso no IPTU e Alvará


A secretaria municipal de Fazenda de São Francisco de Itabapoana informa que os contribuintes em débitos com IPTU e alvará referente aos anos de 2011, 2012 e 2013 terão até o dia 30 de novembro de 2014, com desconto de 80% nos juros e multa, para quitar seus débitos com a Fazenda Municipal. A partir desta data as dívidas dos correntes anos citados serão ajuizadas conforme manda a lei vigente.

Atenciosamente,

Marcelo Tadeu dos Santos Abreu

Secretário municipal de Fazenda

Animal da pista provoca acidente com morte na BR-356 em São João da Barra

Isaías Fernandes/O Diário.

Uma mulher morreu e o marido dela ficou ferido num acidente, na manhã desta quarta-feira, no km 173 da Rodovia BR-356 (Campos-São João da Barra - SJB), na altura da localidade de Cajueiro, zona rural de SJB. Eles estavam numa Moto XR 300, cor vinho e atingiram um bezerro, que atravessou a pista.

Com o impacto, Edilelse Riscado de Amorim, 34 anos, acabou quebrando o pescoço, morrendo no local. Já o marido, que pilotava o veículo, foi socorrido consciente pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado (HFM). O casal estava a caminho da residência, em Atafona, litoral de SJB.

Após ser atingido, o animal ainda andou alguns metros na pista e foi de encontro a um carro de passeio, que seguia no sentido Campos, vindo a bater no pára choque do veículo. "Caso eu não desviasse ia ser bem pior", comentou o motorista da Zafira, cor verde musgo.


O corpo de Edilelse foi removido para o Instituto Médico Legal (IML/Campos) e o caso registrado na 145ª Delegacia Legal (DL/SJB). (Matéria: O Diário )

Retotalização dos votos confirma reeleição do deputado Geraldo Pudim (PR)

Foto: Jornal O Diário de Campos. 

Segundo informações do site do TER-RJ, mudança no resultado das eleições para deputado estadual no Rio de Janeiro altera a relação de candidatos eleitos para deputado estadual. Geraldo Pudim (PR) e Sonia Sthoffel (PRB), que estavam como suplentes, entram nas vagas de Graça Pereira (PRTB) e Milton Rangel (PSD), em razão da retotalização dos votos.

O procedimento foi realizado devido ao deferimento, pelo Tribunal Superior Eleitoral ou pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, dos registros de diversos candidatos que haviam sido rejeitados inicialmente.


Na recontagem, os votos desses candidatos foram incluídos, o que provocou a redistribuição das vagas entre os partidos ou coligações. O novo resultado da eleição foi homologado pelo Plenário do TRE-RJ nesta quarta-feira (12) e já se encontra disponível no site do TER-RJ.

Deputado tem registro cassado 
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou, na segunda-feira (10), o registro do deputado estadual Roberto Sales Henriques da Silveira (PSD) por uso indevido de meio de comunicação social. Candidato à reeleição neste ano, ele terminou como segundo suplente no pleito deste ano. O deputado e os sócios-administradores da empresa ECS Editora Jornalística, Ebenezer da Silva e Mônica Borgatti, também ficaram inelegíveis por oito anos. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Arrombada casa de presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de SFI

Não havia ninguém em casa. Elementos fugiram levando um celular e um tablet

Na tarde desta terça-feira, por volta das 14 horas, quando chegou a casa a professora Rosemery Ramos, esposa do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana, Cirábio Ramos, encontrou a porta da residência arrombada e todas as gavetas dos armários dos quartos reviradas.

A casa está localizada na Rua Paz Viana, em frente à Lagoa do Salgadinho, no centro da cidade de SFI. Segundo Rosemery os vizinhos não viram nada de anormal. “Eles entraram pela porta da sala, após pularem o muro, arrombando a fechadura. Depois que fiz uma vistoria dei por falta de um celular e de um tablet”, disse.

A residência estava fechada e não havia ninguém em seu interior quando os bandidos chegaram. Depois do registro de ocorrência na 147ª DP Legal de SFI, a delegada  Ivana Morgado solicitou a presença da perícia civil no local.

A reportagem do Blog chegou à residência logo em seguida a chegada dos peritos, por volta das 17h40. Conversando com um deles, fomos informados que foi retirada marcas de impressões digitais nos armários do quarto.

“Só não podemos afirmar que as marcas digitais são dos arrombadores porque pessoas da casa, quando chegaram manusearam também as portas e gavetas para saber o que fora furtado”, disse.  

Ainda hoje, também, foi registrado a ocorrência de um arrombamento numa casa de veraneio na Praia de Santa Clara e o registro  foi feito pelos proprietários.

A Polícia Civil recomenda atenção máxima neste período, pedindo às famílias que estejam vigilantes e qualquer suspeita de elementos estranhos pela Rua ficar em alerta. No caso de alguma ação destes elementos avisar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.  


SJB decreta Situação de Emergência devido à estiagem


Baixo nível do rio Paraíba do Sul vem comprometendo o abastecimento d’água no município

A prefeitura de São João da Barra decretou Situação de Emergência devido à estiagem e a seca em todo território sanjoanense. A decisão foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira, 11.  Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a organização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Entre os motivos citados para decretar situação de Emergência está o fato do rio Paraíba do Sul estar bem abaixo do normal, o que vem ocasionando o avanço do mar e salinização da água na região, o que obriga a interrupção do abastecimento local por diversas vezes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano de Assis, a situação do 5º distrito também é preocupante.

“O 5º Distrito está sendo constantemente afetado pela falta de energia elétrica, o que vem impedindo o acionamento das bombas e, consequentemente, o abastecimento de água potável na região”, ressaltou.

Vale lembrar que a prefeitura criou uma alternativa para minimizar os impactos causados pela falta d’água nas escolas, creches, postos de saúde, entre outros órgãos municipais no primeiro distrito. O objetivo é manter o funcionamento dos serviços básicos de saúde e educação. Caminhões pipa vêm sendo utilizados no transporte de água proveniente de poços artesianos do 5º distrito até as escolas e postos de saúde.

“Disponibilizamos, também, os poços artesianos para que a Cedae faça captação com auxílio de carros pipa para atender a rede de abastecimento da sede do município”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcos Sá.


Além disso, devem começar nos próximos dias as obras de dragagem de 600m com largura média de 20m e profundidade média de 4m em um canal no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra.

Secom-SJB

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PSF de Barra será entregue nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (13/11), às 19h, será inaugurada na localidade de Barra de Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, a Unidade do Programa da Saúde da Família - PSF, construído com parte dos recursos próprios da prefeitura.

A solenidade de inauguração contará com a presença da comunidade, o prefeito Pedrinho Cherene, vereadores, secretários municipais, entre outros convidados.


 “Voltamos a nossa agenda de entrega de obras de infraestrutura à população, já que foi paralisada por causa do período eleitoral. Vale destacar que há muitas obras em todo o município para serem inauguradas ainda este ano”, disse o prefeito. (Ascom-SFI)

Paróquia de São Francisco com inscrições para Curso de Noivos


Exposição em São Francisco mostra degradação do Rio Paraíba


A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana está realizando de 10 a 14 de novembro, das 9h às 17h, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Paula, no centro da cidade, a exposição fotográfica "Assoreamento do Rio Paraíba do Sul - de São Fidélis, Ernesto Machado, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Foz de Atafona à São Francisco de Itabapoana". 

Estão sendo expostas 100 fotografias em cavaletes no tamanho de 35 X 45 do fotógrafo aéreo campista, Carlos Alves. A exposição já percorreu várias cidades do Norte e Noroeste do Estado.

Segundo o secretário de meio ambiente, Cláudio Heringer, o trabalho do fotógrafo além de revelador, visa estimular o debate e a reflexão acerca da crise hídrica na região e a necessidade de maior integração entre governos e população na defesa dos rios e mananciais.


“O Paraíba do Sul é o rio mais importante do Estado, responsável pelo abastecimento de milhares de pessoas e vem, ao longo de décadas, sofrendo do tipo de degradação. Com a seca nos Estados do Sudeste o nível do Paraíba do Sul em Campos chegou a 4.40m, tal cota é a mais baixa de toda a história. Não bastasse, a baixa vazão do rio contribui para o avanço da intrusão salina como vem ocorrendo em São João da Barra cujo os prejuízos para o meio ambiente são incalculáveis”, ressaltou. (Ascom-SFI)

Veículo Passat atropela e deixa feridos dois pescadores de Gargau


Dois pescadores, um de bicicleta e outro de Moto Biz, foram atropelados por volta das 17 horas de domingo, 9, por um veículo Passat cujo motorista perdeu o controle de direção quando passava pela Estrada da Muritiba já próximo a Garaú.

O resgate da Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana foi acionado e chegou rápido ao local. Após os primeiros socorros os feridos foram levados para o Hospital Manoel Carola e outro para o Ferreira Machado.

Uma viatura da PM, DPO de Gargaú, esteve no local e conteve alguns moradores revoltados que chegaram a comentar, segundo populares, em linchar o motorista do veículo que foi retirado do local pelos PMs. As vítimas: M. O. de 53 anos, em estado grave foi removida para o Hospital Ferreira Machado  e C. que não corre risco de morte, foi removido para o Hospital Manoel Carola com ferimentos.

domingo, 9 de novembro de 2014

Polícia Militar terá mais 1 mil soldados até o fim do ano


Futuros PMs estão sendo preparados com foco na política de polícia de proximidade


Até o fim do ano, mais 1 mil soldados estarão prontos para atuar no policiamento ostensivo no estado. Eles estão sendo preparados no Centro de Formação de Praças (Cfap), em Sulacap, onde têm aulas teóricas e práticas. A grade de disciplinas do curso foi reformulada para atender às demandas da política de polícia de proximidade. Cerca de 4,1 mil PMs já se formaram em 2014. Em 2015, a meta será preparar 6 mil profissionais.

O conteúdo do curso têm passado por constantes avaliações com o objetivo de aprimorar cada vez mais a formação dos novos integrantes da Polícia Militar do Rio. Atualmente, a capacitação dura 27 semanas e engloba 32 disciplinas, que incluem aulas como Polícia Cidadã, Direitos Humanos, Tipos de Policiamento, Sociologia Criminal e Uso de Armas Não-Letais.

– Temos hoje uma grade ajustada à matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que privilegia uma abordagem do policial mais pautada em técnicas de mediação e resolução pacífica de conflitos. O policial deve ser capaz de compatibilizar o respeito aos direitos civis com a efetividade da atuação policial – explicou o coronel Antônio Carlos Carballo Blanco, diretor-geral de Ensino e Instrução da Polícia Militar.

Polícia de proximidade muda filosofia da PM

Soldado em formação, Michele de Carvalho Ferreira, de 31 anos, acredita que a preparação baseada em uma polícia de proximidade é o grande diferencial da PM do Rio.

– Estamos inseridos em um contexto de transformação da Polícia Militar. Uma das aulas mais interessantes para mim é a de Sociologia Criminal. Nela, tentamos entender porque um criminoso seguiu este caminho. Outra que gosto muito é a de Direitos Humanos – disse a aluna.

Estudando no Cfap há cerca de cinco meses, Erivelton Lima Silva, de 34 anos, está empenhado em absorver todo o conteúdo dado em sala de aula para levar às ruas.


– É um intenso aprendizado. Aqui nos transformamos em técnicos de segurança pública – afirmou o futuro PM. (Ascom)