terça-feira, 11 de novembro de 2014

SJB decreta Situação de Emergência devido à estiagem


Baixo nível do rio Paraíba do Sul vem comprometendo o abastecimento d’água no município

A prefeitura de São João da Barra decretou Situação de Emergência devido à estiagem e a seca em todo território sanjoanense. A decisão foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira, 11.  Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a organização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Entre os motivos citados para decretar situação de Emergência está o fato do rio Paraíba do Sul estar bem abaixo do normal, o que vem ocasionando o avanço do mar e salinização da água na região, o que obriga a interrupção do abastecimento local por diversas vezes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano de Assis, a situação do 5º distrito também é preocupante.

“O 5º Distrito está sendo constantemente afetado pela falta de energia elétrica, o que vem impedindo o acionamento das bombas e, consequentemente, o abastecimento de água potável na região”, ressaltou.

Vale lembrar que a prefeitura criou uma alternativa para minimizar os impactos causados pela falta d’água nas escolas, creches, postos de saúde, entre outros órgãos municipais no primeiro distrito. O objetivo é manter o funcionamento dos serviços básicos de saúde e educação. Caminhões pipa vêm sendo utilizados no transporte de água proveniente de poços artesianos do 5º distrito até as escolas e postos de saúde.

“Disponibilizamos, também, os poços artesianos para que a Cedae faça captação com auxílio de carros pipa para atender a rede de abastecimento da sede do município”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcos Sá.


Além disso, devem começar nos próximos dias as obras de dragagem de 600m com largura média de 20m e profundidade média de 4m em um canal no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra.

Secom-SJB

Nenhum comentário: