terça-feira, 27 de dezembro de 2022

IPVA 2023: sai tabela com os preços de mercado dos carros emplacados no Estado do Rio

 




Foi publicada nesta segunda-feira (dia 26) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a tabela com os valores venais dos carros e motos emplacados no Estado do Rio, de acordo com o ano de fabricação, que servirá de base para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. Vale destacar que veículos com mais de 15 anos estão isentos do pagamento. Os motoristas que pagarem o imposto em cota única terão 3% de desconto. Quem optar por parcelar não terá abatimento.

 

Na tabela publicada pelo EXTRA estão as marcas mais conhecidas e carros que circulam no Rio. Ao todo, estão listados 2.507 veículos. No entanto, no site https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/ é possível conferir todos os veículos.

 

Sobre os valores de avaliação — preços de mercado que constam da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) — são aplicadas as alíquotas do imposto: 4% para carros flex, 2% para motocicletas; 1,5% para veículos com GNV e híbridos, e 0,5% para os movidos exclusivamente por energia elétrica. A alíquota para veículos abastecidos com diesel é de 4%, exceto utilitário (3%), informou a Secretaria de Fazenda.

 

E como calcular o imposto a pagar? Para realizar o cálculo basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota devida e dividir o valor por 100. O resultado encontrado equivale ao IPVA que deverá ser pago em 2023.

 

Datas de emplacamento dos veículos

O primeiro vencimento da tabela para os automóveis com final de placa número 0, será em 23 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral, explica a Secretaria de Fazenda do estado (Sefaz).

 

O pagamento do imposto deverá feito por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que poderá ser emitida pelo Portal do IPVA da Sefaz (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br), a partir de janeiro.

 

Para emitir a GRD, será preciso informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou do CNPJ do proprietário. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, inclusive por meio de internet banking.

 

Fonte: Extra.com.br