sábado, 14 de janeiro de 2012

Cruzeiro que naufragou na Itália tinha 53 brasileiros a bordo, diz Itamaraty

Foto do portal Terra.

Internacional - Paula Laboissière.
Repórter da Agência Brasil

Passageiros do navio que naufragou ontem à noite na costa italiana descrevem momentos de de horror.

Brasília – O navio de cruzeiro que naufragou na noite de ontem (13) na costa da Itália levava 53 brasileiros a bordo – 47 passageiros e seis tripulantes. A informação, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, foi disponibilizada pela empresa Costa Cruzeiros, responsável pela embarcação.

Ainda segundo o Itamaraty, a empresa informou que todos os brasileiros que estavam na embarcação foram localizados e já estão recebendo atendimento. A Costa Cruzeiros divulgou dois números para atendimento e busca de informações no Brasil: 55 11 2123-3673 e 55 11 2123-3679.

O navio Costa Concordia levava mais de 4 mil pessoas quando bateu em um banco de areia próximo à ilha de Giglio. Inicialmente, as autoridades locais divulgaram que pelo menos seis pessoas haviam morrido, mas, até a manhã de hoje (14), somente três corpos haviam sido resgatados.

Luau da SMEC é sucesso em Santa Clara

Fotos e matéria da Ascom SFI.



O primeiro Luau da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) de São Francisco realizado ontem, sexa-feira, 13-01, com início às 22h, animou o público de aproximadamente 3 mil pessoas na praia Santa Clara.

Como atração principal, o luau contou com a apresentação de Pedro Maia, músico de renome regional. Com sua banda, o artista tocou vários estilos, como MPB, pagode, sertanejo, entre outros. No intervalo e ao final da apresentação principal, o DJ Leandro Siqueira manteve o público animado.

A estrutura do evento, com decoração em palha e outros materiais rústicos, ajudou a criar uma atmosfera musical. O local onde foi montada a estrutura é onde, durante todo o verão, acontece a maior concentração de pessoas em Santa Clara.

Segundo a diretora de Cultura e organizadora do evento, Maenilse Gonçalves, cada detalhe deste Luau foi pensado para que o público se sentisse à vontade e aproveitasse a noite ao máximo. “Nossa equipe preparou detalhadamente essa estrutura para vocês aproveitarem ao máximo. A noite é de vocês,” discursou Maenilse.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, como era previsto, o Luau da SMEC, que já se tornou tradição, foi um grande sucesso. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. O esforço de nossa equipe fez com que o evento se tornasse uma tradição do verão de nosso município”, comentou Yara.

Palestra sobre segurança pública no Rotary Club São Francisco de Itabapoana

Durante palestra proferida na noite de quarta-feira, 11-01, no Rotary Club São Francisco de Itabapoana o comandante do 8º BPM de Campos dos Goytacazes, tenente-coronel Flávio Baracho de Sousa fez uma explanação geral da atuação da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro considerada, proporcionalmente, a que tem o maior efetivo policial do Brasil, maior mesmo que São Paulo. A palestra durou cerca de 1 hora e foi atentamente ouvida pela platéia, que ao final, aplaudiu o comandante.




A polícia não tem bola de cristal. Não pode estar em todo o lugar ao mesmo tempo, por isso a importância da colaboração da comunidade. Segundo o comandante Baracho o "café comunitário" todas as segundas no quartel do 8ª BPM em Campos é a oportunidade das lideranças comunitárias se aproximarem mais da polícia, trazendo os problemas de suas comunidades para discusão e busca de solução.

O atual comandante do 8º BPM de Campos dos Goytacazes, tenente-coronel Flávio Baracho de Sousa disse que o problema da comunicação da população de São Francisco de Itabapoana pelo telefone 190, que está com defeito, é da operadora de telefone. Mas, designou seu representante em São Francisco o comandante Jane da 3º Cia da PM de SFI para resolver o problema.

A Rádio São Francisco FM também já fez a denúncia. Como nada foi feito, aguardamos que o Ministério Público da cidade se manifeste e obrigue as operadoras de telefonia resolver o problema. Uma ligação feita para o 190 tem que ser atendida com urgência e o auxílio da PM imediato. Mas como a chamada é desviada para outras cidades fica difícil, no que concordou o comandante ao ser questionado.

Outro assunto debatido após a palestra, foi com relação ao som automotivo com volumes acima dos decibéis permitidos pelo código de postura da prefeitura principalmente nas praias. Por outro lado, foi aprovada Lei Municipal no Legislativo sanfranciscano, sancionada pelo Executivo, proibindo som automotivo com volume excessivo, após as 22 horas em locais de comercio e movimentação das famílias.

O comandante Baracho orientou o comandante da 3º Cia a manter uma fiscalização mais rigorosa sobre o som automotivo.

Palestra prestigiada
A palestra sobre segurança pública proferida pelo comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Flávio Baracho de Souza foi uma das mais prestigiadas no Rotary Club São Francisco.

O Rotary Clube de São Francisco de Itabapoana que atualmente é presidido por José Amilton Barreto se reune todas as quartas, às 20 horas, na séde provisória no Restaurante e Hotel Batelão na Av. Oswaldo Rezende na praia de Santa Clara em São Francisco de Itabapoana. Atualmente o Rotary São Francisco conta com 21 associados.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Acesso que liga Muritiba a Gargaú ainda continua interrompido

Promoção Social e Defesa Civil distribuem mantimentos



Um caminhão carregado de mantimentos foi distribuído às famílias atingidas pela enchente na localidade de Muritiba, pela Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana. A ação foi realizada durante todo o dia desta sexta-feira (13/01).

A distribuição aconteceu através de parceria com os governos Estadual e Federal. Além de alimentos, as famílias também receberam colchonetes, água e kits contendo material de limpeza doméstica e higiene pessoal.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, a secretaria está auxiliando as famílias em condições de vulnerabilidade. “Logo que o caminhão de mantimentos chegou viemos prontamente atender às pessoas que ainda estão comprometidas pelas cheias. A comunidade de Muritiba foi muito afetada e queremos colaborar com cada um que realmente precisa”, ressaltou Fátima.

Segundo balanço do técnico da Defesa Civil, o Cabo Oliveira, até o encerramento do dia, o Rio Paraíba mantém uma altura de 9,71 metros e o acesso que liga Muritiba a Gargaú ainda continua interrompido. De acordo com Oliveira no município há apenas duas famílias desalojadas e nenhuma desabrigada.

Matéria e fotos: Ascom-SFI

Reunião sobre cheias em Itaperuna com bons resultados para São Francisco



Representantes da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana participaram nesta quinta-feira (12/01) de uma reunião em Itaperuna, para tratar de assuntos referentes às enchentes no Norte e Noroeste Fluminense. A reunião teve início às 14h e teve a participação da Ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello e o secretário estadual de Ação Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. Em nome da prefeitura de São Francisco estavam presentes o Assessor Especial de Gabinete, Carlos Jorge Pereira, a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas e o técnico da Defesa Civil, Cabo Paulo Sérgio Oliveira. Vários prefeitos das duas regiões também estiveram presentes.

Na reunião, estiveram em pauta assuntos como o fornecimento de bolsas-alimento e bolsas-higiene para assistência às famílias atingidas pelas enchentes, aquisição de recursos para as obras de recuperação da região afetada e mudanças em alguns programas do governo federal.
Os representantes de São Francisco conseguiram entrar em negociação para trazer recursos para a reparação de um dique que ameaça romper. Os representantes do governo estadual pediram para haver constante atualização de dados sobre a situação do município. A subsecretária de Estado de Ação Social e Direitos Humanos, Heloísa Mesquita, abriu um canal direto entre o município de São Francisco e o governo estadual para as negociações relativas à área de assistência social.
Foi solicitado também, pela representante do Ministério da Integração Nacional, Verena Borges, um relatório de prevenção de danos. A partir desse relatório será solicitada a inspeção geológica do dique em Campo Novo. Caso seja comprovada a necessidade de reparos, o projeto para a captação de recursos será elaborado e enviado ao ministério.

Segundo o Assessor Especial de Gabinete, Carlos Jorge Pereira, a reunião foi muito produtiva. “Conseguimos entrar em negociação sobre os recursos necessários para reparar o dique em Campo Novo. Estamos em contato direto com os responsáveis pela defesa civil no estado, para que possamos tomar juntos as medidas necessárias”, comentou Carlos Jorge.
De acordo com a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o recebimento das bolsas-alimento e higiene é muito importante para as famílias neste momento. “Este momento é muito difícil para as famílias atingidas e não podemos deixar faltar nada para elas. Até agora o governo municipal tem conseguido lidar com a situação, mas a ajuda do governo federal será crucial daqui para frente”, declarou a secretária. (Ascom SFI)

Quem achou esta cadelinha?


Recebemos e-mail de internauta pedindo ajuda para localizar cadelinha que sumiu da Praia dos Sonhos no município de São Francisco de Itabapoana.



Caro Paulo Noel. Desapareceu uma cadelinha da raça Work Share na Praia dos Sonhos, de dois anos que atende pelo nome de Myuska.


Ela tem a cabecinha dourada e o corpo
preto. É pequena e peluda. Por favor, quem estiver com ela favor devolver ou entrar em contato com a o Blog ou a Rádio São Francisco FM.

Tres crianças choram muito querendo a cadelinha de estimação de volta. Ela está com as crianças desde que nasceu.

Segurança pública: São Francisco terá efetivo ampliado

Secretário de Segurança recebeu comitiva de São Francisco de Itabapoana.
Foto: Fábio Urbano.


O município de São Francisco de Itabapoana terá o efetivo da Polícia Militar ampliado e ganhará novas viaturas para atender aos DPOs do município e a 3ª Cia da Polícia Militar localizada no centro de São Francisco de Itabapoana.

Este foi o resultado de uma audiência concedida, ontem, 12-01, pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame que recebeu, em seu gabinete o deputado João Peixoto, o prefeito do município sanfranciscano Beto Azevedo e o secretário de Planejamento José Armando Barreto.

O deputado Peixoto disse que solicitou a liberação de 40 novas viaturas para atender ao 8ª Batalhão de Polícia Militar e a ampliação do efetivo, para atender aos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis. "Atingindo cerca de 600 mil (seiscentos mil) habitantes e cobrindo uma área aproximadamente de 7.000 (sete mil) quilômetros quadrados será de suma importância este reforço", disse João Peixoto

Hoje tem Luau da Smec em Santa Clara

Foto: Site da PMSFI
Nesta sexta-feira (13/01), acontece o primeiro Luau da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) do verão de 2012. O evento será realizado na praia de Santa Clara, com arena montada na areia e terá início às 22h. A expectativa é que, assim como nos anos anteriores, um grande número de pessoas compareça ao Luau.

Com o objetivo de levar diversão e música de qualidade aos moradores e visitantes do município, o Luau da SMEC já se tornou tradição. Todos os anos, milhares de pessoas participam do evento e classificam como uma ótima opção de entretenimento. A atração musical ficará por conta de Pedro Maia, músico da cidade vizinha, Campos dos Goytacazes que toca MPB e tem se destacado em toda a região.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, a estrutura do luau será de grande porte. “Uma grande estrutura está sendo montada para que os participantes do evento se sintam à vontade e aproveitem o clima festivo do verão sanfranciscano” comentou Yara.

Ainda de acordo com a secretária o luau atingiu seu objetivo em todas as edições anteriores e tem uma boa expectativa para esse ano. “O nosso luau tem feito grande sucesso. Esperamos um grande público esse ano também,” salientou a secretária. Ainda serão realizados dois luaus nesse verão: em Guaxindiba e Santa Clara, com a participação do cantor Sandro Bali.

Ascom-SFI

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quando o conhecimento faz a diferença

Sãofranciscano Thiago Viana aprovado em concurso para cargo de Delegado de Polícia no Espírito Santo.

Com imensa alegria recebo a notícia de que Thiago Viana, filho do nosso amigo Benedito Jonas passou num dos concursos mais disputados do país. O texto com os detalhes saiu na coluna Terceiro Milênio da Folha Dois do jornal Folha da Manhã, edição de 28 de dezembro de 2011.

Bacharel em Direito aprovado em 6ª lugar no concurso para Delegado de Policia no Espírito Santo.
Thiago Gomes Viana, bacharel formado pela Faculdade de Direito de Campos, foi aprovado em sexto lugar no concurso público da Policia Civil do Estado do Espírito Santo, para o cargo de Delegado de Policia Substituto. Segundo ele, buscar atualização é de extrema importância, pois a redação sobre crime de estupro, cuja lei havia sofrido alteração, foi o que eliminou a maioria dos candidatos.

Secretaria de Saúde intensifica combate à dengue no verão

A secretaria municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana divulgou, nesta semana, trabalhos de intensificação na prevenção e combate à dengue no município.

De acordo com os profissionais da secretaria de Saúde, o verão requer cuidados maiores pelo aumento do fluxo de pessoas e por reunir as condições ideais para a reprodução do mosquito.

O foco do trabalho de combate à dengue está na conscientização da população quanto ao acúmulo de água, cuidados com ralos, armazenamento e descarte adequado de pneus e ferragens que podem, potencialmente, facilitar a proliferação da doença.

Departamento de vigilância ambiental será criado

Foi divulgada ainda a criação de um departamento municipal de vigilância ambiental no início de 2012 que vai aumentar o número de visitas instrutivas à população e agilizar as ações e bloqueios em casos de notificação. A idéia é criar um canal aberto e direto para ações e esclarecimentos de quaisquer dúvidas da comunidade.

Ascom-SFI

Políticos cassados terão que pagar eleições extras para escolha de substitutos



Brasília – Um acordo assinado hoje (12) entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) deverá resultar em dupla punição a políticos que fazem mau uso do dinheiro público. Além de serem cassados dos cargos, agora, eles terão que pagar pela eleição extra convocada para escolher substitutos.

A ideia do convênio é facilitar a recuperação judicial de recursos usados pelo Erário com as eleições suplementares. De acordo com levantamento feito pelo TSE, a União já gastou cerca de R$ 6 milhões com eleições suplementares, sendo que quase metade desse valor foi gasto em 2010 e 2011. Desde dezembro de 2008, foram realizadas 176 novas eleições, sendo que mais quatro estão agendadas para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2012.

“Este convênio possui um significado maior, justamente o significado pedagógico: uma mensagem que nós mandamos àqueles candidatos que não queiram agir corretamente, dando causa às anulações das eleições: que tomem mais cuidado", explicou o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski. Ele também acredita que a medida servirá para que os partidos escolham melhor os seus representantes.

Com o acordo, o TSE enviará à AGU as informações sobre eleições suplementares convocadas devido à cassação de políticos eleitos, por práticas de abuso de poder econômico, político ou compra de votos. A AGU, então, entrará com ações cobrando dos políticos os custos das eleições. O convênio vale por cinco anos. (Ag Br)

Morte na RJ-224: Chevette bate violentamente em árvore

A raiz ficou exposta após a violenta batida bem na curva na RJ-224 após a Usina Cana Brava.
O pneu e a janela do Chevette foram parar no mato com a violência do impácto

Fotos: Luiz Fernando de São Diogo.


O pneu e a porta na vegetação.




No início da noite desta quarta-feira (11) uma pessoa morreu em um trágico acidente na RJ-224, próximo à Usina Cana Brava. Reinaldo Pereira Almeida, 53 anos, motorista de um Chevette azul, morreu no local após perder o controle do veículo e bater violentamente em uma árvore. A vítima residia em Guarus, Campos. O carona José Antônio dos Santos, também morador em Guarus, ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Ferreira Machado.

Divulgado programa da Festa de São Sebastião em Barra do Itabapoana

Programa enviado por Fagner Ribeiro via e-mail (Clique na imagem para ampliá-la)




São Francisco terá representantes em reunião de Itaperuna para tratar das cheias


A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o Assessor Especial de Gabinete, Carlos Jorge Pereira e o Técnico da Defesa Civil, Cabo Paulo Sérgio Oliveira, vão representar o município de São Francisco de Itabapoana na reunião que acontecerá hoje (12/01), em Itaperuna, para tratar da situação de enchentes que vem atingindo toda a região.

A reunião está programada para as 14h e contará com a presença do Secretário de Estado de Assistência Social Rodrigo Neves e a Ministra de Desenvolvimento Social Tereza Campelo. Representantes de todos os municípios das regiões norte e noroeste, atingidos pelas chuvas, foram convocados. O prefeito Beto Azevedo não poderá participar porque estará cumprindo agenda no Rio de Janeiro com o Governador Sergio Cabral e o secretário estadual de Segurança José Mariano Beltrame.

Segundo o Cabo Oliveira, a área de maior preocupação em São Francisco é a região de Campo Novo. Um dique ameaça romper e várias famílias já foram retiradas do local. A Defesa Civil Municipal vai levar um relatório da situação para a presentar na reunião. (Ascom SFI)

Prefeito Beto Azevedo nomeia novos colaboradores para cargos de confiança

O Prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, assinou várias portarias, com efeito retroativo a partir de 10 de janeiro, nomeando secretários, subsecretários, assessores especiais e procurador. As portarias serão publicadas na próxima edição do Diário Oficial do município, 13 de janeiro.

Na chefia de Gabinete assume Jorge Raul Teixeira de Faria. Ao lado dele, ocupam os cargos de assessores especiais de Gabinete, Carlos Jorge Pereira Azevedo e Renato Alexandre da Silva Santos (Alexandre Barrão).

No Turismo, o novo secretário será Erve Junior Gonçalves de Almeida (Erve de Boa Sorte). A Procuradoria Geral do Município passa a ter como titular a advogada Maria Helena Jorgov que antes chefiava o Departamento de Assistência Jurídica.

Quem fica responsável pela Secretaria de Planejamento é José Armando Barreto, acumulando com a função de Diretor de Pesca e Aquicultura. Como subsecretário desta Secretaria assume Alex Isaías Favorett Alves. Na última segunda-feira (09/01), o prefeito Beto Azevedo se reuniu com o secretariado para comunicar as mudanças e pediu a colaboração de todos e uma atuação em equipe. (Ascom - SFI )

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cacimbas também volta a ficar alagada

Fotos: Rodrigo Barreto (celular)




Recebemos e-mail do internauta "repórter" Rodrigo Barreto, morador em Cacimbas, comunidade no entorno de Gargaú, às margens do Rio Paraíba do Sul. Com a nova cheia a localidade voltou a ter problemas com alagamentos, como se vê nas fotos enviadas por Rodrigo. As águas invadiram pelo menos cinco residências e deixaram ilhadas outras oito famílias. Rodrigo informa ainda que, em função da enchente, a Festa de São Sebastião, que seria realizada entre os dias 17 a 21 de janeiro foi cancelada pela comunidade católica de Cacimbas.

Gargaú volta a ser atingida pela cheia do Rio Paraíba do Sul

Na madrugada desta quarta-feira (11) a Praia de Gargaú voltou a ser atingida pelas cheias do Rio Paraíba do Sul. A última medição do nível do Rio Paraíba, realizada em Campos no início da manha de hoje, apontou 11,05 m. Em Gargaú, as comunidades do Buraco Fundo, Muritiba e Cacimbas têm vários pontos de alagamento com cerca de 50 residências invadidas pelas águas. A situação mais crítica é em Muritiba, onde as casas estão com água a 1,20 m do solo. Por enquanto os moradores estão alojados nas casas de parentes e vizinhos, mas se for preciso o Colégio Municipal de Gargaú está a disposição da população. As imagens abaixo são da semana passada, mas o cenário, segundo a Defesa Civil, é o mesmo das fotos.

Atualizado às 14h52m - Espaço Cultural Itinerante em Gargaú é transferido
Recebemos e-mail da Secretaria de Educação e Cultura informando adiamento do Espaço Cultural Itinerante de Gargaú, devido às cheias. Confira o e-mail:

ATENÇÃO :

Devido a Lagoa de Gargaú ter transbordado e o espaço que utilizamos para realizar o Espaço Cultural itinerante está tomado pelas águas, não teremos condições de realizá-lo esta semana, a princípio estamos transferindo para a próxima semana.

ESPERAMOS A COMPREENSÃO DE TODOS!!!



Depoimentos à CPI entram pela madrugada


Os depoimentos do ex-secretário municipal de Saúde, Fabiano Córdova e do empresário Fabel Silva, à CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – que apura possíveis irregularidades, entraram pela madrugada. O depoimento de Dr. Fabiano acabou por volta das 19 horas, e em seguida Fabel foi ouvido em depoimento que se estendeu até a madrugada.

O presidente da CPI, vereador Fabinho do Estaleiro, disse que a Comissão deverá encerrar os trabalhos com o relatório completo no final de janeiro ou início de fevereiro. A imprensa não teve acesso aos depoimentos, e até agora apenas um fato envolvendo a CPI se tornou público. É que no dia 27 de dezembro de 2011, uma auditoria realizada na Clínica Fênix foi parar na delegacia, relembre aqui.

Rosinha decide nesta quarta se decreta Situação de Emergência

Foto:Divulgação Secom Campos.

Por Jualmir Delfino.

A Prefeita Rosinha Garotinho está em vigília na Defesa Civil de Campos nesta madrugada e mantém as equipes do Grac (Grupo de Ações Integradas) em estado de alerta. O nível do Paraíba do Sul atingiu a cota de 11,15m na aferição de 1h desta quarta-feira (11) e, embora várias ruas de bairros próximos da margem do rio e das Lagoas do Vigário e da Chatuba do Lebret estejam recebendo água pelos bueiros, a prefeita decidiu aguardar até pela manhã desta quarta-feira para decidir se decreta ou não Situação de Emergência.

- A maré está em alta entre 0h20 até às 6h. Provavelmente, neste período, o rio não baixará, mas como está com o nível de elevação mais lento, optei por aguardar. Pela manhã, poderemos avaliar melhor as condições do dique e da situação dos bairros. A Defesa Civil continua em estado de alerta, porque estamos com informações de que houve problema com vazão da represa em Santo Antônio de Pádua e, no decorrer do dia, poderemos ter aumento no volume de água do Paraíba do Sul, em Campos, mas a maré vai estar em baixa e esperamos ter vazão maior do rio para o mar, sem maiores problemas em Campos -, justificou a prefeita Rosinha, que está acompanhada do deputado federal Anthony Garotinho, e dos secretários que compõem o Grac.

Antes da meia-noite, a prefeita reforçou através de emissoras de rádio um alerta para moradores dos bairros da região da Comunidade da Aldeia até o Parque Prazeres, no sentido de que, durante a madrugada, caso as águas que saem do rio pelos bueiros cheguem próximo de suas casas, que liguem para a Defesa Civil no número 199.

No momento, quando já passa das 2h desta quarta-feira, a Defesa Civil continua com equipes colocando sacos de areia nos bueiros e fazendo remoção de famílias de áreas com alagamentos para um dos 12 abrigos montados pela prefeitura. Nesta madrugada de quarta-feira (11), cerca de 15 famílias da região do Parque Lebret já foram removidas para a o Ciep Vila Lobos, no Parque São José, em decorrência da subida do nível da Lagoa Chatuba do Lebret.

Apelo aos pais - Em entrevista, agora há pouco, a prefeita Rosinha fez um apelo aos pais de crianças da Aldeia e do Fundão, que não deixe seus filhos seguirem para o trecho interditado pela Defesa Civil na noite de terça-feira (10), em função do transbordamento do Paraíba do Sul nas proximidades da Usina Termelétrica de Furnas e de outros dois pontos com risco de rompimento da rodovia, entre a antiga Granja e a Lagoa do Jacu. “Fizemos a interdição e estamos colocando cascalho de asfalto nos pontos onde a rodovia corre risco de romper, como ocorreu em Três Vendas. Estamos com caminhões e máquinas pesadas mantendo o leito da estrada até que o Dnit tome providência. Por isso, o local deve ser evitado”, reforçou a prefeita Rosinha Garotinho. (Site da prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Rosinha solicita a ministros intervenções em diques

Foto:Divulgação Secom Campos.

Acompanhada pelos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e de Transportes, Paulo Sérgio Passos, a Prefeita Rosinha Garotinho percorreu vários pontos vulneráveis do dique do Rio Paraíba do Sul no município. Durante a visita, a prefeita solicitou intervenções no dique para evitar que as cheias dos rios continuem deixando famílias desabrigadas e desalojadas no município.

- Necessitamos de intervenções no dique de Campos, que foi construído há 42 anos, nunca passou por manutenção e apresenta várias rachaduras. A situação é bastante preocupante, com o nível do Paraíba subindo, previsão de chuvas nas cabeceiras e água chegando pelos rios Pombas e Muriaé -, disse a prefeita Rosinha Garotinho.

Outros pontos - Conforme a Defesa Civil, a BR 356 apresenta outras rupturas, no trecho Campos-São João da Barra, na altura de Martins Lage. Outra preocupação é que o dique de Santa Bárbara, em Cardoso Moreira, se rompa, podendo deixar o distrito de Outeiro, também no município vizinho, embaixo d'água e atingindo outras áreas de Campos. Informação de pescadores levou a Defesa Civil de Campos a constatar uma nova infiltração no dique, nesta segunda-feira (9).

- O dique de Santa Bárbara passou por obras no início do ano passado e por reforma há cerca de dois meses, mas já apresenta uma rachadura da largura de um braço. O perigo é o dique romper e toda essa água inundar várias localidades -, falou o secretário Henrique Oliveira. (Site da prefeitura de Campos dos Goytacazes)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Programação esportiva de verão com muitas opções em São Francisco

Começa nesta terça-feira (10/01) a programação de verão da Secretaria de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana. Com uma grande quantidade de competições, o foco está no futebol e várias faixas etárias serão atendidas. Entre janeiro e fevereiro vão acontecer as seguintes competições: Campeonato de Futebol Soçaite Categoria Adulto e Máster 40, Copa Verão de Futebol Categoria Sub-20, Torneios de Vôlei e Futevôlei e amistosos das Seleções Municipais de São Francisco Categorias Sub-17 e Sub-23. Por se tratar de uma programação de verão os eventos serão concentrados nas praias.

O campeonato de Futebol Soçaite terá cinco rodadas, seguidas de semifinal e final. Os jogos vão ser disputados Estádio Nelson Silva (Fiinho) às 19h 45min e 20h 45min. As partidas da categoria adulto serão disputadas às terças e quintas-feiras e da categoria Máster 40, às quartas e sextas-feiras. A Copa de Verão de Futebol atende à categoria Sub-20 e apenas a equipes filiadas à Liga Desportiva de São Francisco de Itabapoana. Os jogos serão disputadas aos domingos, às 9h, 15h 45min e 17h 15min. A definição da Copa será por pontos corridos.

No dia 14/01, as seleções sanfranciscanas Sub-17 e Sub-23 enfrentarão as Equipes de mesma categoria do “Condor” de Duque de Caxias. Os jogos são amistosos e acontecem como parte de uma parceria entre as equipes para o amadurecimento dos atletas. As partidas terão início às 9h e às 10h 30min.

Também vão acontecer nas principais praias do município, aos sábados, a partir do dia 21/01, torneios de vôlei e futevôlei.

Segundo a secretária municipal de Esporte e Lazer, Adriana Rodrigues, a grande quantidade de competições foi montada para atender ao máximo de públicos. “Montamos essa programação variada para atender a todos os públicos. Queremos os turistas e os moradores de todas as idades praticando esporte no nosso município”, comentou a secretária.

Ascom-SFI

Programação completa do verão da SMEC

Recebemos por e-mail um folder com a programação cultural do Verão 2012 nas praias de São Francisco de Itabapoana, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Clique na imagem para ampliá-la:





Festival de Dança

Também por e-mail, a Secretaria de Educação e Cultura nos informou sobre a realização das primeiras eliminatórias do Festival de Dança (quinta-feira, 12/03) e do Festival de Novos Talentos da Música (sexta-feira, 13/03), ambas acontecerão no Espaço Cultural Itinerante, na comunidade de Gargaú. Os interessados podem fazer as inscrições na SMEC.

Prefeito anuncia novos secretários

Foto: Paulo Noel

Dra. Maria Helena Jorgov assumiu a Procuradoria do município.


Em entrevista à Rádio São Francisco, o prefeito Beto Azevedo anunciou os novos secretários municipais. São eles:

Turismo, Indústria e Comércio – Erve Júnior Gonçalves de Almeida (Erve de Boa Sorte)
Planejamento e Desenvolvimento – José Armando Barreto
Procuradoria Geral – Maria Helena Jorgov (foto)
Chefia de Gabinete – Jorge Raul Teixeira de Faria
Assessor Especial de Gabinete – Carlos Jorge Pereira Azevedo

Postagem corrigida dia 11-01, às 14h45m, com informações da Ascom-SFI

Rosinha recebe vice-governador e pede que Inea recupere comportas





A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu na noite desta segunda-feira (09) o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, que cumpre agenda regional de trabalho nos municípios afetados pelas enchentes no Norte e Noroeste Fluminense. No Gabinete, acompanhada do secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, a prefeita Rosinha falou de sua preocupação em relação ao estado precário das comportas dos canais que são operadas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), e pediu providências junto ao órgão.

A prefeita apresentou as ações que a Prefeitura de Campos tem realizado para as comunidades afetadas pelas águas no município, bem como no distrito de Outeiro, no município de Cardoso Moreira, onde o rompimento do dique do Canal das Onças afetou mais de 80 famílias. O vice-governador reconheceu a eficiência do programa Morar Feliz, que removeu mais de 13 mil pessoas das áreas de risco para os novos conjuntos habitacionais, evitando transtorno para mais pessoas.

O vice-governador Pezão defendeu um projeto regional para ser desenvolvido em parceria entre o governo estadual e federal para minimizar os efeitos das cheias dos rios Paraíba do Sul e Muriaé. Ao final da reunião, Rosinha convidou o vice-governador para se juntar à comitiva dos ministros da Integração Nacional e dos Transportes, respectivamente, Fernando Bezerra e Paulo Sérgio Passos, para uma reunião às 9h desta terça-feira (10) no Aeroporto Bartholomeu Lysandro, seguida de visita às áreas afetadas pela enchente, como trechos alagados da BR-356 e o local rompido pelas forças das águas do Rio Muriaé na localidade de Sapucaia.

Diques - Diferentes trechos do dique do Rio Paraíba do Sul também serão visitados, tanto onde o dique sofre antigo processo de erosão, bem como nos locais já rompidos em enchentes de 1997 e 2007, na margem esquerda, na direção de São Francisco de Itabapoana, como na margem direita, na direção de São João da Barra. ( Por Jualmir Delfino - Secom Campos )

Pezão sobrevoa a região afetada com os ministros da Integração e dos Transportes

Fotos: Divulgação.


O vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando pezão, se reuniu em Itaperuna, no final da tarde de segunda-feira ( 9/1), com prefeitos das regiões Norte e Noroeste do estado, atingidas pelas fortes chuvas da última semana. O objetivo era conhecer as necessidades emergenciais dos municípios e definir ações para minimizar o impacto das enchentes. O Governo do Estado autorizou a liberação de recursos para algumas pequenas obras como contenção de encostas e construção de pontes que já estavam em andamento.


Durante o evento, Pezão defendeu que seja feito um projeto amplo, elaborado em parceira entre os governos estadual e federal, para solucionar o problema que é recorrente nas regiões.


- Vamos apoiar as cidades como já fizemos em outras enchentes e dar assistência aos prefeitos, mas meu compromisso é elaborar um projeto nacional que resolva definitivamente esse problema que passa por Minas Gerais também, já que os rios cortam os dois estados vizinhos. Todos os rios daqui são federais, então a gente precisa envolver o governo federal nessa tomada de decisão. Vamos colocar dinheiro do Estado, mas precisamos do apoio das prefeituras e da União – disse o vice-governador.


O assunto estará em pauta nesta terça-feira durante um encontro entre Pezão e os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense. Eles vão sobrevoar a região também para avaliar os prejuízos causados pela chuva na BR-356, onde o asfalto cedeu.


O vice-governador reforçou, ainda, a importância de retirar famílias de áreas de risco, oferecendo moradia através do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. Para isso, ele pediu aos prefeitos que façam um levantamento dessas famílias e também de terrenos que possam ser utilizados para a construção das casas. Os dados serão levados à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, numa reunião em Brasília, na próxima quinta-feira (12/1).


Hoje, o vice-governador sobrevoou os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Campos. Ao todo, nove municípios do Norte e Noroeste fluminenses estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas.



Liberação de recursos para despesas emergenciais para nove municípios



A subsecretária de Saúde, Monique Fazzi, participou da reunião com os prefeitos em Itaperuna e anunciou a assinatura de uma resolução, nesta segunda-feira (9/1), que permitirá a liberação de recursos para despesas emergenciais desses nove municípios. Cidades com mais de 50 mil habitantes receberão R$ 100 mil e com menos de 50 mil habitantes, R$ 25 mil reais. Além disso, a subsecretária acrescentou que os kits de calamidade estão sendo reforçados para atender aos municípios.


O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, disse que foi montado um gabinete integrado entre Estado e municípios para facilitar a assistência às famílias vítimas da chuva. A secretaria vai viabilizar que os prefeitos possam utilizar parte do Fundo Municipal de Assistência Social para atenção à população. O Estado já forneceu cestas básicas e colchonetes às prefeituras e à Defesa Civil.