sábado, 8 de março de 2008

Mães de Barra do Itabapoana querem ônibus escolar na rota para São Francisco

Um grupo de mães da comunidade de Barra de Itabapoana compareceu à Rádio São Francisco FM, em São Francisco de Itabapoana, para protestar pela falta de ônibus escolar na localidade de Barra do Itabapoana. No estúdio, três das donas-de-casa, informaram que o transporte escolar está deixando de atender diariamente uma rota de 360 quilometros. Elas já estiveram no Colégio Estadual São Francisco de Paula, na Câmara Municipal e no Ministério Público. Por último, compareceram a Rádio São Francisco FM exigindo o direito dos filhos estudarem. Segunda-feira, se não for feito, elas estão propensas a promoverem uma manifestação pública de protesto em frente a unidade escolar na cidade de SFI. Segundo as mães, o custo diário para cada uma delas é de cerca de R$10,00 por dia com despesa de passagem. Se os ônibius não cirularem a partir desta segunda-feira, dia 10, elas não terão condições de encaminharem seus filhos para a escola.

Homenagem do Blog ao Dia Internacional da Mulher.

Quero fazer desta mensagem minha homenagem a você Rosane aqui no Blog , pelo Dia Internacional da Mulher.

Hei!!!
Linda Estrela!!!
Aquela que faz de simples dias
Dias especiais.
Que ilumina
A profunda escuridão.
Você é a razão da beleza
Do encanto e da magia.
Você é a presença da ternura
Você é uma estrela
Aos olhos de Deus...
Linda estrela
Repleta de Sabedoria
E compreensão.
Você sabe seduzir
Sabe conquistar...
Sem seu brilho
A beleza não existiria
O encanto não seduziria.
Seus olhos
Hipnotizam os meus olhos
Seu sorriso é a arma
Que acerta o alvo
Meu coração,
Porque és um estrela abençoada
Estrela chamada
Rosane Mulher

Tempestade em Santa Clara provoca descarga elétrica que atinge bairro Nossa Senhora da Penha.

Apagão deixa dezenas de localidades de São Francisco as escuras.
Na noite desta sexta feira dia 7 de março, parte do município São Francisco de Itabapoana, ficou sem energia. O motivo do “apagão” segundo a Ampla foi o desligamento de algumas chaves que desarmou o sistema. A energia faltou em localidades de Barra de Itabapoana, Amontado, Deserto feliz, Floresta, Valão seco, Praça de João Pessoa, Santa Rita, Bom Jardim, Macuco, Imburi, Estreito, Califórnia, Ponto de Cacimbas e algumas outras. O apagão que começou às 19 horas, durou mais de 7 horas voltando a energia por volta de 2hs da manhã. No momento da falta de energia chovia moderadamente com alguns relâmpagos. Em Santa clara, um raio acabou atingindo o loteamento Nossa Senhora da Penha, próximo uma área que não tem moradores, local onde passa uma rede que vem para a subestação de Santa Clara. Relatos de moradores dão conta que no momento que caiu o raio formou-se uma nuvem de fumaça, deixando os moradores em pânico. Entretanto, ninguém saiu ferido com as fortes descargas elétricas. (Colaborou Magnum Silva)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Semáforo do centro da cidade continua desativado

A Emtransf, Empresa Municipal de Transito de SFI não tem previsão de quando será consertado o semáforo da chegada da cidade no trevo do centro. O sinal está desligado deste o mês de novembro de 2007 e tem causado grande confusão no trânsito. O Coronel Amilton, presidente da Emtransf disse que já comunicou o fato a Secretaria de Obras e a outros setores responsáveis pela manutenção do sinal na prefeitura. Entretanto, o que se sabe é que há necessidade da troca de um equipamento que estaria com defeito para acionar o sistema e, ainda, as lâmpadas queimadas. Seria necessário abertura de licitação para compra dos equipamentos, o que até hoje não foi feito. Enquanto isso vamos aguardando até que aconteça um acidente grave naquele trevo. Aí, será cumprido aquele velho ditado popular “depois da casa arrombada e que se coloca a fechadura”. O descaso dá muito bem a idéia de “terra de ninguém” em São Francisco de Itabapoana. (Foto Magnum Silva)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Campeonato de autocross prossegue neste domingo em SFI

O Campeonato Municipal de Autocross de São Francisco de Itabapoana prossegue neste domingo, dia nove de março, com a realização da sétima e penúltima etapa. Serão disputadas duas baterias, com primeira largada prevista para às 14h, na pista George Corujão, em Guaxindiba, e existe a chance do piloto Fabiano Manhães conquistar o título por antecipação, dependendo da combinação de resultados. Com 100 pontos somados até o momento, Fabiano está 12 pontos à frente do segundo colocado, Marquinhos Raimundo, que soma 88 pontos, e 15 pontos de vantagem sobre Alexandre Dodô, que tem 85 pontos ocupa a terceira colocação. Na quarta e quinta colocações estão, respectivamente, Dil Mecânico e Luciano Raimundo, com 82 e 76 pontos. Pontuam no campeonato os dez primeiros colocados em cada uma das baterias, sendo 10 pontos para o vencedor, nove pontos para o segundo colocado e oito pontos para o terceiro lugar. O quarto colocado recebe sete pontos e, o quinto, seis pontos. O piloto que chegar na sexta posição passa a acumular mais cinco pontos. O sétimo, oitavo, nono e décimo conquistam, quatro, três, dois e um ponto. O Campeonato Municipal de Autocross de São Francisco de Itabapoana está em sua quarta edição, e tem início sempre no segundo semestre do ano anterior ao que acontece a última etapa. Já conquistaram o título os pilotos Esso Eletricista, na temporada 2004/2005, e Fabiano Manhães, nas temporadas 2005/2006 e 2006/2007. A realização é da Associação Franciscana de Autocross (Afac), com apoio da prefeitura de São Francisco de Itabapana.

Deu na Folha da Manhã: SFI já em clima de campanha

Pedro Cherene, que cumpre o segundo mandato, já declarou preferência pelo primo
Renato Wanderley
Email: renatowanderley@fmanha.com.br

Três candidaturas aguardam o início da fase de convenções para legalmente ganharem as ruas de São Francisco de Itabapoana. O prefeito Pedro Cherene (DEM), em seu segundo mandato, tenta manter o poder no grupo político e aposta suas fichas no primo e vereador Fauzi Cherene (PDT). Pelo lado da oposição, o vereador Beto Azevedo (PMDB) e a controladora-geral da Prefeitura de Campos, Marcilene Nunes (PSB). Se fosse nos Estados Unidos, o eleitor diria que os três estão na fase das eleições primárias, fechando alianças e acordos, para chegarem fortalecidos nas convenções, previstas para acontecerem até junho, quando serão oficialmente nomeados por seus partidos políticos.

Na coligação que apóia o prefeito, formada por seis partidos, o eventual candidato, Fauzi, tenta aparar alguma arestas. Ele tem o apoio do próprio prefeito, mas há alguma resistência em seu próprio grupo. Por outro lado, dois outros pré-candidatos lutam para receberem a indicação: o ex-vice-prefeito José Antônio Alexim (PDT) e o atual vice, Cláudio Henriques (PP).

O prefeito Pedro Cherene, que saiu do PMDB estremecido com o ex-governador e presidente regional do partido, Anthony Garotinho, prega cautela e admite que a situação ainda está indefinida e os partidos de sua base precisam chegar a um consenso.

São Francisco de Itabapoana, tradicionalmente, é palco de campanhas disputadas, herança do velho sertão sanjoanense, que emprestava lideranças ao processo eleitoral de São João da Barra.

São Francisco se tornou município em 1995. No ano seguinte realizou sua primeira eleição municipal, que deu vitória ao então deputado estadual Barbosa Lemos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Corpo encontrado por pescadores em Macaé é do fazendeiro Eraldo Barreto.

O Blog recebeu, agora, a confirmação de um membro da família de que é do fazendeiro Eraldo Barreto, o corpo encontrado em Macaé por pescadores no litoral. A identificação foi feita, no IML de Macaé, pelos médicos através da arcada dentária. O sepultamento está previsto para as 8 horas de amanhã, dia 6, no Cemitério do Caju. Conforme este blog divulgou, o fazendeiro Eraldo Barreto havia desaparecido, dia 27-02, no mar de Guarapari. Eraldo estava pescando em um morro de pedra, na praia de Areia Preta quando foi surpreendido pelas ondas. Ele foi visto, ainda, nadando tentando chegar próximo às margens. Mas o mar revoltou o levou para o fundo.

Cão da raça pitbull ataca criança de 7 anos em SFI.

A noticia chegou, agora, a Rádio São Francisco FM, dando conta de que um cão da raça pitbull atacou uma criança em São Francisco de Itabapoana de nome B. M. P. Ainda não sabemos o nome de seus pais. Fomos informados que o Braim foi atendido no Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. O médico de plantão providenciou todo atendimento e foi junto com a criança com a cabeça enfaixada com muitos hematomas para o Hospital Ferreira Machado em Campos. O cão segundo apuramos pertence a família da criança e teria se aproximado do animal.

Rosinha sancionou a Lei do pitbull.

A governadora Rosinha Garotinho regulamentou a lei que dispõe sobre regras de segurança para circulação em locais públicos de animais ferozes. O decreto será publicado amanhã no Diário Oficial. A Lei 4.567 está em vigor desde 16 de setembro e necessitava apenas de regulamentação. Ela estabelece normas para a circulação de cães das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller. A lei proíbe a permanência de animais ferozes em locais onde há concentração de pessoas, como praças, jardins, ruas e parques públicos e nas proximidades de hospitais, ambulatórios e unidades de ensino público e privado. O acesso a esses locais, no entanto, será permitido caso os animais sejam conduzidos por um maior de 18 anos e estejam usando coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira. Nas praias, no entanto, é vedada a circulação e permanência de tais animais.

Qualquer pessoa poderá solicitar ajuda policial quando verificada a condução de animais em desacordo com as regras estabelecidas, devendo o policial comunicar o fato à delegacia.

O decreto estabelece multa de cinco a cinco mil Ufirs, que será aplicada em dobro e progressivamente nos casos de reincidência; apreensão do animal na hipótese de reincidência; abandono do animal; ou ataque a pessoa ou outro animal. Essa fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Segurança, que levará o animal para entidades responsáveis. Também está prevista a reparação de danos causados pelo animal.

terça-feira, 4 de março de 2008

DP de SFI interrompe enterro de jovem morto por raio e exige que corpo seja encaminhado para necropsia no IML em Campos.






Fato aconteceu agora. O inspetor de plantão da DP 147 de São Francisco de Itabapoana, Pedro Paulo, atendendo o que prevê a legislação vigente interrompeu o enterro do jovem Douglas Correia para que seja feito a necropsia no IML. O enterro previsto para as 12 horas, estava a caminho no Cemitério de São Francisco de Itabapoana quando familiares foram informados que teriam que parar na Delegacia de Policia para a entrega da guia de remoção de cadáver. Segundo o inspetor de policia da 147 DP o Hospital Municipal Manoel Carola de Ponto de Cacimbas não comunicou a morte a DP. “De acordo com a legislação vigente toda morte por acidente tem que ser comunicada a DP e o corpo encaminhado para necropsia” explicou o inspetor. Ele informou, ainda, que o registro de ocorrência não foi feito.” O médico de plantão no Hospital Manoel Carola teria que informar a morte a DP. Agora, a Delegacia pode ou não abrir um inquérito. Mas com certeza o médico terá que prestar depoimento na polícia” diz o inspetor. Muitos parentes e amigos estavam em frente ao cemitério aguardando o sepultamento. A notícia da interrupção do enterro surpreendeu a todos, principalmente os parentes da vítima. Segundo ainda o inspetor foi necessário tomar esta providência. “O constrangimento é inevitável, mas seria muito mais sofrimento para a família com o juiz exigindo a exumação” disse o inspetor que pediu paciência aos familiares. O sepultamento agora deverá acontecer por volta das 17 horas. (Fotos de cima para baixo: 01) O pai de Douglas, Robertinho recebe do detetive a guia de remoção de cadáver. 2) Carro funerário com o caixão em frente a DP. 3) Familiares conversando em frente a DP. 4) Tomada da 147 DP.

Apelo ao Blog para encontrar corpo de fazendeiro desparecido em Guarapari-ES.

Carina Goes, colega da filha do Eraldo Barreto desparacido no mar de Guarapari-ES, volta a fazer apelo através do Blog do Paulao Noel.

"Oi gente! Ainda não foi encontrado o corpo de Eraldo. No domingo foi enviado um helicóptero que procurou, mas não achou nada. As autoridades começam a colocar dificuldades para a busca. Hoje se negaram a receber a filha de Eraldo, o procurador de Guarapari e o promotor de justiça de lá. A situação é muito difícil. Por favor, ajudem! Estou achando que agora só se a imprensa pressionar. O descaso deles é muito grande e a família ainda tem esperanças de poder enterrar seu ente querido."

segunda-feira, 3 de março de 2008

Francisco Junior ainda tentou reanimar o colega que já estava morto.

O seu coleca Francisco Junior, foto, chegou todo molhado da chuva e desolado não acreditava ainda no que aconteceu.

Sobre a tragédia hoje em São Francisco de Itabapoana.

O jovem Douglas Correia morreu, hoje, por volta das 16 horas atingido por um raio na Fazenda Pinheiros em Campo Novo, localidade de São Francisco de Itabapoana-RJ. Segundo o seu colega Francisco Junior Ribeiro Barbosa, 23 anos, na foto ao lado do primo de Douglas, Elicarlos Moreira Correa 24 anos, tudo aconteceu muito rápido. "Estava fechando a cancela da fazenda quando começou o temporal. Quando procurei pelo Douglas que estava a cavalo a uns 3 metros distante da cancela ele já estava no chão morto junto com o cavalo" disse Francisco Junior. "Eu ainda tentei reanimá-lo, mas já estava sem vida." Francisco Junior desesperado foi até a casa da Fazenda Pinheiros a produra do proprietário João Pinheiro de 59 anos. O Blog também conversou com o fazendeiro que lamentou o fato. "Ele não trabalhava na fazenda. Veio do colégio e saiu com o colega a cavalo. Foi uma fatalidade" disse o Sr. Pinheiros. Segundo ainda o fazendeiro cai muitos raios da fazenda. Ainda este ano ele disse que 4 vacas foram atingidas e mortas por descargas elétricas. Os pais de Douglas, Robertinho e Nádia que é merendeira na escola de Campo Novo até às 19 horas ainda não haviam chegado no hospital.

Tragédia em SFI. Jovem morre atingido por um raio na fazenda Pinheiros em Campo Novo.


Adolescente de 13 anos morre atingido por um ráio agora em SFI.

Um adolescente de 13 anos, de nome Douglas, morreu agora a pouco na Fazenda Campo Novo em São Francisco de Itabapoana RJ. O corpo do menor foi levado para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas. Ele estava cavalgado e o cavalo também morreu com a descarga elétrica. Os pais Robertinho e Nádia, merendeira da Escola de Campo Novo, estão indo para o hospital. Tudo aconteceu muito rápido com uma chuva intensa na região de Campo Novo com fortes trovoadas. O menino estava no campo quando começou o temporal.

Petrobras recupera a caixa preta do helicóptero

A Petrobras informa que resgatou, nesta manhã, a cauda e a caixa preta do helicóptero envolvido no acidente ocorrido na última terça-feira, dia 26, na Bacia de Campos. A caixa preta foi entregue à Aeronáutica que fará a investigação do acidente. Também foi iniciado o plano de resgate da cabine da aeronave. Das 15 pessoas que foram resgatadas com vida, duas permanecem internadas: José Carlos Bezerra do Nascimento e Alessandro Moraes Tavares, ambos funcionários da empresa De Nadai Serviços de Alimentação. Quatro óbitos foram confirmados até o momento. O estado de saúde de José Carlos, 47 anos, é considerado estável, com evolução clínica satisfatória, após ter passado por uma cirurgia. O estado de saúde do passageiro Alessandro Moraes, 28 anos, internado em uma unidade hospitalar na cidade de Campos dos Goytacazes, evolui favoravelmente. As buscas pelo piloto desaparecido Paulo Roberto Veloso Calmon, 63 anos, da empresa BHS Helicópteros, continuam na Bacia de Campos

Morre de câncer Reginaldo, locutor da Rádio Bom Jesus Am.

Reginaldo, locutor de rádio e de sonorização morreu, hoje, 03-03-08, em Bom Jesus de Itabapoana-RJ de câncer. Reginaldo era um profissional muito querido na cidade e um excelente radialista. Trabalhou, por muitos anos, na OPPC - Organizações Publicitárias Pereira Campos, um empresa de sonorização que levou alegria a dezenas de municípios dos Estados do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente vinha atuando no setor de jornalismo da nova Rádio Bom Jesus AM. A você Reginaldo as homenagens do Blog do Paulo Noel pelo profissional ético e digno que sempre foi, na certeza de que você já está ao lado do Pai. A última vez que conversei com o Reginaldo foi em Pingo D'Água na residência do companheiro Enaldo Barreto. Estava, aparentemente, bem. Mas todos sabiam de sua luta contra esta doença cruel que destroi pouco-a-pouco o ser humano. O corpo do Reginaldo está sendo velado no salão nobre na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana. O seputalmento será amanhã, 04-03, no campo santo de Bom Jesus.

domingo, 2 de março de 2008

São Francisco inicia campanha de vacinação contra febre aftosa

A Secretaria de Agricultura, inicia nesta segunda-feira, dia 3 de março, campanha de vacinação contra febre aftosa na área rural do município. Segundo o secretário de Agricultura, Franciele Santana, (foto do site da prefeitura SFI) a campanha vai atender os pequenos produtores cuja vacinação vai até o fim de março. Serão vacinados os animais cadastrados. O cadastro pode ser feito na Secretaria de Agricultura nos altos da Delegacia de Policia.

Avião de pequeno porte cai no Rio e mata quatro.

Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, manhã deste domingo (2). Segundo moradores, a aeronave alçou vôo e, logo em seguida, teve problemas. O leitor Bruno Weibert Fonseca relatou ao VC no G1 como foi o acidente, que causou quatro mortes.

‘Ele cruzou a Avenida das Américas com uma pequena fumaça na asa direita’
"Eu estava dirigindo meu carro pela Avenida das Américas em direção a Zona Sul, quando avistei à minha esquerda um avião branco voando muito baixo (acho que tinha acabado de decolar). Me assustei, pois o avião realmente aparentava alguma coisa de errado, mas não quis acreditar. Preferi pensar que era um 'acrobata' ou qualquer coisa. O avião estava a 20 metros de distancia e a 15 metros de altitude. Foi quando ele cruzou a Avenida das Américas com uma pequena fumaça na asa direita, deu uma 'guinada' para esquerda e para cima e, em seguida, embicou caindo em parafuso à minha direita (atrás de uma loja de carros). Uma explosão muito grande aconteceu, em torno de 10 metros de fogo e, em seguida, fumaça para todos os lados. Lembrei muito do atentado de 11 de setembro, dentro das devidas proporções. Apesar lamentar, também, pelas pessoas de dentro do avião." - Bruno Weibert Fonseca, internauta, RJ (Fonte: www.G1.com.br )

Helicóptero não fez pouso forçado.

O Blog ouviu ,ontem, 02-03, o relato de um funcionário da Petrobrás sobre o acidente com o helicóptero na Bacia de Campos, ocorrido semana passada. Segundo informou este funcionário, um colega de trabalho estava no helicóptero e contou como foi o acidente. Ele disse que o helicóptero não fez nenhum pouso forçado. As bóias de segurança, para casos de acidente no mar, sequer foram infladas. A aeronave literalmente caiu de uma altura de 400 metros e, em segundos, começou a afundar. Quem não conseguiu sair, provavelmente desmaiou ou morreu na queda. Foi tudo muito rápido. De acordo com o treinamento que recebemos acionamos o dispositivo que infla o colete salva-vidas,e, de mãos dadas em circulo esperamos cerca de 01h30mts por socorro. Ele agradeceu a Deus e considerou um milagre, estar vivo.

Atualizado às 11h36mts. 02-03-08. Fonte: site do Sindipetro.

DRT interdita oficina da BHS.

Fiscais da Delegacia Regional do Trabalho, acompanhados pelo diretor do Sindipetro-NF Armando Freitas, estiveram na tarde desta sexta, 29-02, na oficina de manutenção dos helicópteros da empresa BHS, no aeroporto de Macaé, e encontraram várias “não conformidades” que ferem normas de segurança. Também na sexta, depoimento do co-piloto da aeronave que caiu na terça, 26-02, derrubou a tese da Petrobrás de que teria ocorrido um pouso forçado. O trabalhador confirmou relatos, que o NF já vinha recebendo, de que na verdade houve uma queda.A empresa BHS é a campeã em acidentes aéreos na Bacia de Campos. O nome da empresa está presente na maioria das denúncias que o sindicato recebe dos trabalhadores, além de trazer a trágica marca de 15 mortos e um desaparecido nos últimos cinco anos. Os maiores acidentes com helicópteros na região, desde 2003, foram em vôos na BHS.IrregularidadesNo auto de infração, os fiscais registaram: “1 - Ausência de organização completa dos documentos integrantes do prontuário de instalações elétricas garantindo desta forma a perfeita funcionalidade das instalações e a segurança nas intervenções em instalações elétricas; 2 - Ausência de inspeção de segurança de vasos de pressão; 3 - Instalação de vaso de pressão em ambiente confinado sem duas saídas amplas e em direções distintas; e 4 - Ausência de observância dos níveis de iluminamento NBR 5413”. Até que todos estes ítens sejam reparados, a oficina da empresa não poderá funcionar.Repito este trecho: houve uma queda!!!! Aeronave teria caído e partido em doisUma pessoa que acompanha uma das vítimas do acidente com o helicóptero da Petrobras, na terça-feira, afirmou que ouviu do relato dela que não houve tempo para pouso forçado. A vítima disse a ela que a aeronave desceu na P-18 para pegar dois funcionários, decolou, subiu cerca de 300 m e, ao fazer a curva, para seguir para Macaé, começou a girar até cair em alto mar. A Petrobras nega a informação. A vítima também afirmou à pessoa que a aeronave partiu em dois e que foi este fato que colaborou para que os ocupantes conseguissem se salvar.

Ruas asfaltadas com promoção pessoal.


"Somente Pedro Cherene foi capaz de fazer esta obra". A faixa do palanque de inauguração de ruas asfaltadas no centro da cidade dia 01-03, sábado, convida o sanfranciscano para uma reflexão. Há 9 meses do final de oito anos de governo, finalmente as ruas foram asfaltadas. Foi muito pouco, sem dúvidas. Oito anos de mandato dá para fazer muito. Ficou para o próximo governo, Estação de tratamento de esgôto, urbanização do centro com uma nova rodoviária; infra-estrutura de turismo nas praias; apoio a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros; medidas para solucionar o caótico trânsito da cidade; saúde caótica necessitando de um hospital na cidade que atenda a população; transporte coletivo faltando em quase metade do município; falta de integração do governo com a sociedade; falta de pagamento do 13º salário dos contratados; e por aí vai. Ainda assim, temos que ler a faixa no palanque faltando 7 meses para as eleições. Sem falar ainda, na falta de pespectivas da uma população com relação a geração de renda e emprego. O dados não mentem e o resultado perverso para o município é o êxodo rural e urbano. Quem quiser constatar dê uma chegada em Rio das Ostras e outras cidades da Região dos Lagos. Veja o dados coletados pelo IBGE - do último censo demográfico/2007. Registrou forte êxodo rural e urbano nas regiões de Praça João Pessoa, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana. Sugiro mudar o texto da frase na próxima inauguração, se der tempo: "Somente Pedro Cherene foi capaz de fazer tão pouco pela cidade".