quinta-feira, 6 de março de 2008

Deu na Folha da Manhã: SFI já em clima de campanha

Pedro Cherene, que cumpre o segundo mandato, já declarou preferência pelo primo
Renato Wanderley
Email: renatowanderley@fmanha.com.br

Três candidaturas aguardam o início da fase de convenções para legalmente ganharem as ruas de São Francisco de Itabapoana. O prefeito Pedro Cherene (DEM), em seu segundo mandato, tenta manter o poder no grupo político e aposta suas fichas no primo e vereador Fauzi Cherene (PDT). Pelo lado da oposição, o vereador Beto Azevedo (PMDB) e a controladora-geral da Prefeitura de Campos, Marcilene Nunes (PSB). Se fosse nos Estados Unidos, o eleitor diria que os três estão na fase das eleições primárias, fechando alianças e acordos, para chegarem fortalecidos nas convenções, previstas para acontecerem até junho, quando serão oficialmente nomeados por seus partidos políticos.

Na coligação que apóia o prefeito, formada por seis partidos, o eventual candidato, Fauzi, tenta aparar alguma arestas. Ele tem o apoio do próprio prefeito, mas há alguma resistência em seu próprio grupo. Por outro lado, dois outros pré-candidatos lutam para receberem a indicação: o ex-vice-prefeito José Antônio Alexim (PDT) e o atual vice, Cláudio Henriques (PP).

O prefeito Pedro Cherene, que saiu do PMDB estremecido com o ex-governador e presidente regional do partido, Anthony Garotinho, prega cautela e admite que a situação ainda está indefinida e os partidos de sua base precisam chegar a um consenso.

São Francisco de Itabapoana, tradicionalmente, é palco de campanhas disputadas, herança do velho sertão sanjoanense, que emprestava lideranças ao processo eleitoral de São João da Barra.

São Francisco se tornou município em 1995. No ano seguinte realizou sua primeira eleição municipal, que deu vitória ao então deputado estadual Barbosa Lemos.

3 comentários:

Anônimo disse...

"São Francisco se tornou município em 1995. No ano seguinte realizou sua primeira eleição municipal, que deu vitória ao então deputado estadual Barbosa Lemos." (Paulo Noel).
- Começava então um período de grande euforia e expectativa com a evolução deste novo município...Passaram-se 4 anos do primeiro governo, com alguns ganhos e obras que mudaram um pouco a "cara" de algumas comunidades. Veio o segundo governo e a expectativa continuou por mais ou menos 2 anos e após isto o êxodo rural foi enorme...a decepção foi gigantesca e o município andou para trás!!!!
Temos a chance de votar e escolher de novo nossos mandatários. Espero que o poder financeiro não cegue o povo, tão carente, desta terra. Que saibamos escolher com imparcialidade e buscando o bem coletivo aqueles que sejam os melhores candidatos. Tanto para o poder executivo, quanto legislativo.

Thiago Viana disse...

Pedro cherene tenta emplacar o nome de Fauazi, custe o que custar.
Só que tem um porém!!
Como aconteceu em SJB (e olhe que em SJB o candidato da máquina era o empresário Ary Pessanha), ele não conseguirá fazer seu sucessor, pois o desgaste dele é imenso, e os memorandos que ele distribuiu não serão revertidos em votos, pois a maioria das pessoas que pegaram os memorandos farão com ele o que fizeram com Barbosa Lemos em 2000.

APROVEITO PARA MANDAR UM RECADO PARA OS CONTRATADOS:

A partir do dia 06 de julho, vocês podem fazer campanha e votarem em quem vocês quiserem, pois depois dessa data ele (Pedro) não poderá demitir ou bloquear o pagamento de vocês. Conforme a legislação eleitoral vigente.

Unknown disse...

"Será que existe vida inteligente além RJ-240?"

Não vejo nada de especial em nenhum dos possíveis candidatos que o atual prefeito indicará. Na verdade, nem mesmo na oposição eu vejo nada de especial.

O que me parece é que todos esses desqualificados insistem em permanecer na máquina pública.

Bem ou mal, todos os possíveis candidatos já possuem cargos políticos (seja em SFI, seja na cidade vizinha).

São Francisco precisa de uma mudança enérgica e de governantes que não tenham nomes relacionados com incompetência e nem corrupção.

Para mudarmos essa imagem de sertão que o nosso jovem município possui, precisaremos tirar esses incompetentes que já foram vereadores, vices e ex-vices prefeitos do circuito.

Precisamos pensar com cautela em nossos votos para não trocarmos seis por meia dúzia.

Para ser sincero, acho mesmo é que precisaremos é de um milagre para nossa salvação!

Ruy Temberg.