sábado, 28 de novembro de 2009

Velório da menina Carla em Floresta

O corpo da menina Carla Luiz Gonçalves está sendo velado na Igreja Assembléia de Deus em Floresta (Zona Rural de SFI). O sepultamento acontecerá às 8h deste domingo (29/11), no cemitério de São Francisco. A mãe da menina, Josélia da Conceição Luiz, é natural de Conceição de Macabu. O padrasto, João Caldeira da Silva, é de Alegria dos Anjos, e de passagem por Conceição de Macabu conheceu Josélia, com quem se casou e foi morar em Floresta. O pai, Carlos Alberto Gonçalves, reside em Conceição de Macabu, e reconheceu a paternidade da filha há um ano e meio. Os familiares que residem em Conceição de Macabu já estão em São Francisco de Itabapoana para participarem do velório e sepultamento.
________________
Leia mais:

Veículo furtado em Santa Clara

Na manhã de ontem (27/11), por volta das 9 horas, em plena luz do dia, bandidos furtaram um Vectra, cor verde, ano 2001, placa GZO-9031. O veículo estava estacionado na Rua das Dálias, Praia de Santa Clara, em frente à residência do proprietário do carro, o empresário Marco Aurélio de Sá Gonçalves, 40 anos. Marco é morador em Miracema, na Região Noroeste Fluminense. Qualquer informação sobre o paradeiro desse veículo, ligue para a 147ª DP. O telefone do plantão é 2789-2389.

Violência preocupa: Mais um homicídio em SFI


Mais um homicídio engrossou ontem as estatísticas da violência em São Francisco de Itabapoana. Thiago Soares Guimarães, 21 anos, morador em Batelão de Barra, localidade situada na Região Norte de SFI, foi morto a pauladas por volta das 23h30 desta sexta-feira (27/11), numa localidade conhecida como Jardim das Flores. O suspeito, um homem identificado apenas como Ciel, não foi encontrado pela PM. Segundo o registro de ocorrência na 147ª DP (SFI), Thiago ficou detido por dois anos acusado de tentativa de homicídio. Quando saiu da prisão teria ficado inconformado com o fato da ex-companheira morar com Ciel. Ainda segundo o registro, ontem à noite Thiago teria ido tirar satisfação com o acusado. Os dois brigaram em frente à casa de Ciel, que agrediu Thiago a pauladas. A vítima foi socorrida para o Hospital Manoel Carola, mas não resistiu aos ferimentos.

Incêndio em depósito de lixo de Gargaú preocupa moradores






Essas imagens, enviadas pelo internauta Roberval Silva, são de um incêndio iniciado ontem (27-11) às 17 horas, no depósito de lixo que a administração municipal montou na Praia de Gargaú. O terreno foi alugado pelo município para acumular o lixo produzido na comunidade (não o doméstico), até que um caminhão o recolha. O problema é que o terreno está localizado numa área residencial e havia o risco do fogo atingir as casas. O Corpo de Bombeiros (5º GBM) foi acionado, e conseguiu debelar as chamas por volta das 23 horas. Segundo Roberval, muitos moradores saíram de suas residências para ajudar com baldes de água antes que o fogo atingisse as casas. A causa do incêndio não foi encontrada. “A população cobra a desativação deste lixão em área nobre da comunidade, na tradicional ‘rua do comércio’, onde temos diversas residências. Não podemos tolerar mais este tipo de ação (ou falta de) em nossa comunidade”, reclama o morador. Compete à administração fazer uma análise para saber se o depósito de lixo, mesmo sendo utilizado para acumular entulho e galhos de árvores, está trazendo algum transtorno para a comunidade. Sendo constatado algum incômodo para a população, não vejo nada de mais em alugar um terreno em uma área longe de residências.

Comunidade de Floresta volta a se entristecer



João Caldeira, o padrasto de Carla, considerava a criança como filha. Josélia da Conceição Luiz, a mãe da menina, precisou ser medicada e foi levada para o repouso do Hospital Manoel Carola. Na foto ela aparece amparada pelo marido e pela secretária de Educação Yara Chintia.


“Perdi uma princesa. Eu amava muito minha 'filha' e ela tinha um carinho especial por mim”. Essa declaração emocionante foi dada pelo trabalhador da Usina Canabrava, João Caldeira da Silva, 53 anos, popular João “Baixinho”, morador em Floresta. Ele era padrasto da menina Carla Luiz Gonçalves, cinco anos, que faleceu no Hospital Manuel Carola com suspeita de intoxicação alimentar. “Baixinho” convivia com a menina e se considerava o pai da criança. Quando casou com Josélia da Conceição Luiz, Carla estava recém nascida. “Tínhamos uma relação de pai e filha, e está sendo muito difícil pra mim”, declarou João, aos prantos. A menina deu entrada no Hospital Manoel Carola às 23h50, e logo em seguida apresentou quadro convulsivo. Os médicos conseguiram reverter o quadro, e a menina ficou em observação durante a madrugada. “Por volta das seis horas fui a Floresta apanhar roupa para minha esposa, e Carla estava se recuperando, assim como as outras crianças. Quando foi por volta das 8h veio a notícia que ela tinha falecido”, disse o padrasto. A menina foi vítima de uma segunda crise convulsiva, que foi fatal. Uma semana após um duplo homicídio, quando um homem matou o irmão e a cunhada, a comunidade de Floresta volta a se abalar.
Foto: Flori Fernandes
A intoxicação

Qual o alimento que provocou a intoxicação alimentar na noite de ontem, 27/11, durante a festa na Creche Municipal de Floresta(foto)? Essa pergunta poderá ser respondida apenas após a análise da refeição servida na confraternização de fim de ano da Creche. Assim que soube do acontecido, a secretária de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, Yara Chintia, se certificou da existência de uma sobra da comida servida para posterior análise pela Vigilância Sanitária. O cardápio da festa era composto por feijão tropeiro, arroz e salpicão, além de sucos. Tudo foi preparado pelas funcionárias da creche que estão inconsoláveis pelo ocorrido. “Esse alimento não foi entregue pela Secretaria de Educação e Cultura à Creche. O alimento servido fez parte do cardápio da festa de fim de ano oferecida aos pais e alunos. Os professores e pessoal de apoio, com a melhor das boas intenções, organizaram uma festa com o apoio das pessoas do lugar e do comércio. Jamais introduzimos feijão tropeiro, nem tão pouco salpicão na alimentação diária dos alunos. Foi um cardápio isolado”, esclareceu a secretária de Educação Yara Chintia.

Crianças internadas

Até às 14h deste sábado, seis crianças permaneciam internadas no Hospital Manoel Carola. Centenas de pessoas passaram mal e deram entrada em diversos hospitais da região. Pela proximidade com Travessão de Campos, algumas vítimas foram levadas para o hospital do distrito campista. Outras foram encaminhadas para os Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus. A maioria foi medicada e liberada às 2h da madrugada. Os sintomas apresentados foram diarréia, vômito, dor de cabeça e em alguns casos febre.

Crise convulsiva

Das seis crianças ainda internadas no Hospital Manoel Carola, duas são filhas da secretária doméstica Silvana Correia da Silva, 28 anos. E uma das filhas de Silvana apresentou a temida crise convulsiva, o mesmo sintoma da menina que faleceu. “Fiquei muito nervosa, mas felizmente a minha filha está se recuperando. Senti muito a morte da Carla. Ela era amiguinha de minha filha”, revelou Silvana, que contou ainda como foi o drama na comunidade. “A festa acabou por volta das 21h30, e minha filha mais nova começou a sentir os sintomas às 22h30. Fui até à casa de Jorgino Almeida (líder comunitário de Floresta) solicitar um carro para levar minha filha ao hospital. Nesse momento, ao sair na rua, notei que outras pessoas já haviam solicitado ambulâncias. Quando retornei, minha filha mais velha estava com os mesmos sintomas”, disse. O mais curioso é que apesar de consumir a mesma refeição que todos comeram, Silvana não apresentou sintoma algum. “Estou pasma. Como que eu não apresentei os sintomas?”, questiona a doméstica que provavelmente está com uma ótima imunidade.

Foi preciso um ônibus para levar vítimas de intoxicação até hospital

As informações que chegam ao blog dão conta de que assim que as pessoas começaram a passar mal, a municipalidade foi acionada pela diretoria da creche. Os secretários municipais de Saúde, Fabiano Córdova, e Educação, Yara Cinthia estiveram no Hospital Manoel Carola acompanhando, durante a madrugada, o atendimento às vítimas. Por volta das 23h, quando os sintomas começaram a aparecer, as ambulâncias começaram a se deslocar para Floresta, e, diante do grande número de pessoas com intoxicação, um ônibus foi providenciado para levar as vítimas até o hospital. A maioria das pessoas foram medicadas e liberadas às 2 horas. A menina que veio a falecer se chama Carla da Conceição e é filha de Jozélia da Conceição Silva. O pai, Carlos Alberto, mora em Conceição de Macabu, e está nesse momento se deslocando para São Francisco de Itabapoana.

Menina de Floresta morre com suspeita intoxicação alimentar

Uma criança de cinco anos da localidade de Floresta (Zona Rural de SFI) morreu com suspeita de intoxicação alimentar. Centenas de pessoas de Floresta passaram mal ontem após a festa de enceramento do ano letivo na Creche Municipal de Floresta. Há pessoas internadas nos Hospitais Manoel Carola, de Travessão de Campos e Ferreira Machado. O corpo da criança está nesse momento no Hospital Manoel Carola. Trata-se da menina identificada apenas como Carla, filha de Zélia e entiada de João “Baixinho”. Zélia e João são casados e residem em Floresta. Dentro de instantes mais informações.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sepsap convida para projeto de inclusão social

*Favor clicar na imagem para ampliar.
.


Imagens do ônibus incendiado em Barra

Fotos: divulgação



Imagens do ônibus da Viação São Francisco consumido pelo fogo. Os peritos da Polícia Civil já estiveram no local e dentro de instantes o registro de ocorrência será feito na 147ª DP. Segundo o gerente da Viação São Francisco, Geneir da Conceição, que está nesse momento se deslocando para a delegacia, a empresa ainda não sabe se o incêndio foi criminoso ou provocado por um possível curto circuito.

Incêndio destrói ônibus da Viação São Francisco em Barra

Será que está acontecendo por aqui o que ocorre com frequência nas grandes cidades? A foto é de um coletivo incendiado em São Paulo.
.
Chegou uma informação agora ao blog que um ônibus da Viação São Francisco foi consumido pelas chamas em Barra do Itabapoana (Norte de SFI). É cedo para afirmar se o incêndio foi criminoso ou se aconteceu em função de um possível curto circuito. As primeiras informações são que o coletivo estava estacionado no Bairro do Ingá, próximo à Peixaria do Sairu. Para o motorista, identificado apenas como Umberto, era rotina estacionar o veículo no local. Ele reside nas imediações. Não se sabe a hora exata do incêndio, mas quando chegaram os bombeiros do 5º GBM de Campos, por volta das 6h, não havia mais fogo, e o ônibus já havia sido destruído pelas chamas. Policiais militares do DPO de Barra estão no local.

Concurso Público: Justiça notifica prefeitura

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou que a prefeitura recebeu a notificação da Justiça de São Francisco de Itabapoana dando prazo de cinco dias para homologação do concurso público de 2008. Segundo ainda a Assessoria de Comunicação, o corpo jurídico da prefeitura está analisando a notificação.

Secretaria de Promoção Social realiza palestra sobre Aids para a Terceira Idade

A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana está realizando nesta semana palestras conscientizando os idosos sobre o risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como Aids, na Terceira Idade. A última palestra vai acontecer nesta sexta-feira (27), a partir das 13 h, no Centro de Convivência, na localidade de Ponto de Cacimbas.

Para que todos tivessem acesso à palestra da assistente social Hélia Vargas sobre DST/AIDS, os idosos do Centro de Convivência foram divididos em dois grupos cada um com cerca de 200 integrantes.

Segundo a secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, o objetivo de promover o ciclo de palestras é levar para terceira idade mais informação sobre a prevenção das DSTs, uma vez que o índice de idosos infectados com o vírus do HIV tem crescido em todo o país.

Passeios

Na próxima semana, do dia 1º ao dia 4 de dezembro a secretaria de Promoção Social levará os idosos do Centro de Convivência para passar o dia e participar de várias atividades no sítio de Paulo Feijó, em São Fidélis. Em meados de dezembro o grupo participará de um almoço de confraternização no Hotel Fazenda Costa do Sol, em Guaxindiba. O almoço vai marcar o fim das atividades desenvolvidas pelo grupo este ano.
____________________________
Matéria e foto: Ascom-SFI

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense


Será realizado nos próximos dias 2 e 3, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes, o Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense. O objetivo do evento é discutir o crescimento socioeconômico da região a partir dos investimentos privados e conhecer as políticas de desenvolvimento orientadas pelos governos federal, estadual e municipal.
Conhecida como a maior produtora de petróleo do país e maior polo de cerâmica do Estado, a região Norte Fluminense, que também concentra usinas de açúcar e álcool, está em fase de desenvolvimento econômico. E isso se deve graças ao início das operações do Complexo do Açu, em São João da Barra, que compreende, entre outras instalações, um porto e um mineroduto, com investimento em torno de U$ 2,35 bilhões.
Por meio de uma parceria entre governo federal, prefeituras de Campos dos Goytacazes e Quissamã e com investimentos de R$ 5 bilhões da iniciativa privada, outros grandes empreendimentos estão previstos para a região. Dentre eles a construção de um pátio logístico, um terminal de minério de ferro, uma usina termelétrica, uma cimenteira, plantas de pelotização e um complexo siderúrgico.
Diante deste cenário a participação no evento servirá para conhecer e refletir sobre o impacto econômico dos novos empreendimentos na região Norte Fluminense. O Seminário é uma realização do Sebrae/RJ em parceria com a Firjan; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços; Prefeitura de Campos dos Goytacazes; Ministério da Integração; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos e Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Justiça determina homologação de concurso público em São Francisco de Itabapoana

Foto: Divulgação Ururau.
Uma decisão do Juízo da Comarca de São Francisco de Itabapoana determinou que a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana homologue o concurso público realizado em 2008, no final do mandado de Pedro Cherene, quando pouco mais de mil candidatos foram aprovados para várias áreas da administração pública. O prazo estipulado é de cinco dias após a notificação para que a Prefeitura faça a convocação de todos os concursados. A assessoria de comunicação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou no início da noite de ontem, 24-11, que o Executivo Municipal não foi notificado e por isso não pode se manifestar sobre o tema.


DECISÃO NA ÍNTEGRA publicada no site do Tribuna de Justiça
Processo: 2009.070.002536-0
Conclusão do Juiz:

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ajuizou AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE RITO ORDINÁRIO COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA em face do MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA.

Alega em síntese que o réu diante do termo de ajuste de conduta entre o MP e o Município de São Francisco do Itabapoana, devidamente homologado por este Juízo, realizou concurso público sem, contudo, homologar o referido certame, sob o argumento de que o Edital nº 01/2008 do referido concurso público, ofende os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e que não há previsão orçamentária suficiente para a posse.

Assim, requer a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional para que seja homologado o concurso público nº 01/2008, bem como que seja convocado todos os candidatos aprovados no referido certame. É O RELATÓRIO. DECIDO. O REQUERIMENTO LIMINAR DEVE SER DEFERIDO.

Pretende o Ministério Público seja homologado o concurso público nº 01/2008, que foi objeto do termo de ajuste de conduta entre o Ministério Público e o Município de São Francisco do Itabapoana.

O Ministério Público, no exercício de suas atribuições, firmou TAC em que o Município de São Francisco de Itabapoana comprometeu-se com a realização do indigitado concurso público.

Verifica-se, in casu, demonstração de desrespeito por parte da administração pública municipal ao princípio da obrigatoriedade no provimento de cargo efetivo mediante concurso público, ou seja, não estão sendo observados os princípios basilares da administração pública, quais sejam, moralidade, impessoalidade e obrigatoriedade.

O fumus boni iuris está caracterizado pelos documentos trazidos à colação, não havendo necessidade de prova exauriente. Repise-se que a parte ré se submete aos princípios que regem a Administração Pública e que se encontram delineados no artigo 37 da Constituição da República.

O periculum in mora emerge da própria conduta atribuída ao réu, bem como da gravidade dos fatos, consistentes em ofensa à moralidade administrativa e prejuízo aos cofres públicos, eis que a não convocação dos candidatos aprovados, dá margem a nomeações em detrimento da própria administração pública.

Consigne-se que o edital de concurso público nº 01/2008, estabelece que julgados os recursos interpostos, será homologado o resultado do Concurso Público por ato do Prefeito Municipal de São Francisco do Itabapoana e que o prazo de validade do Concurso Público será de 2 (dois) anos a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana. (fl. 119).

Isto posto, defiro a liminar, na forma do artigo 12 da Lei 7347/85 e determino o Município de São Francisco de Itabapoana homologue o concurso público nº 01/2008, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reis).

Decorrido tal prazo, uma vez homologado o referido concurso, deverá o réu proceder a imediata convocação dos aprovados no referido concurso para ocuparem o cargo para os quais foram aprovados. Se tal convocação não ocorrer no prazo de dez dias após a homologação do concurso, fixo multa diária no mesmo patamar anteriormente fixado.

Notifiquem-se e intimem-se.

Conclusão das obras da Ponte João Figueiredo com apoio do Ministro dos Transportes

O ministro vai se encontrar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e com o presidente Lula no intuito de transformar a emenda em verba do PAC, evitando o contingenciamento.

O deputado Geraldo Pudim conseguiu apoio dos colegas deputados e destacou trabalho desenvolvido pela prefeita de São João da Barra Carla Machado e pelo prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo.
.
União de força política para reinício das obras da ponte João Figueiredo.
O deputado federal Geraldo Pudim disse, em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM, em São Francisco de Itabapoana-RJ, que conseguiu importantes apoios na bancada fluminense para conclusão da obra da ponte sobre o Rio Pararíba do Sul, ligando os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra no Estado do Rio de Janeiro. “Passei os últimos 10 dias solicitando dos colegas deputados as assinaturas para garantir a apresentação de emenda ao Orçamento que garantirá os recursos necessários á conclusão da obra da ponte João Figueiredo, que está parada há vinte anos”, disse. Segundo Geraldo Pudim o numero de assinaturas foi alcançado ontem, 24-11, com a adesão de Bernardo Ariston, Sílvio Lopes, Neilton Mullim e Arnaldo Vianna. “Amanhã a Bancada do Rio de Janeiro apresenta a emenda ao orçamento 2010”, garantiu.

Segundo ainda Geraldo Pudim, com o apoio dos colegas da bancada e do Ministro dos Transpores, Alfredo Nascimento, ficou acertado que o orçamento 2010 da União irá disponibiliza em torno de R$ 100 milhões para que a ponte seja finalizada.

“É uma obra fundamental para o Norte Fluminense, não somente para os dois municípios, e principalmente agora com o Porto do Açu. Também será importante para o escoamento da safra agrícola e desenvolvimento do turismo”, diz. A construção da ponte foi paralisada no início da década de 80 e, desde então, tem apenas pilares. Na semana passada, o deputado foi recebido em audiência pelo Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O ministro vai se encontrar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e com o presidente Lula no intuito de transformar a emenda em verba do PAC, evitando o contingenciamento.

Executivo Municipal obtém liminar para que LDO volte à apreciação do Legislativo

O Executivo Municipal de São Francisco de Itabapoana, obteve liminar favorável em mandado de segurança impetrado em processo promovido em face ao Legislativo Municipal referente a promulgação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2010. A LDO foi promulgada pela Câmara em 04 de setembro deste ano, mas no Mandado de Segurança, o município alegou que o Legislativo Municipal feriu a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara ao derrubar o veto do Executivo.
Segundo o Subprocurador Dr. Luciano Favorete, a sessão da Câmara que derrubou o veto do Prefeito, contou com a presença de sete do total de nove vereadores que compõe o Legislativo sanfranciscano e o presidente da Casa exerceu o direito de voto em matéria que só seria permitido em caso de empate o que não foi o caso. Na decisão judicial ficou determinado a realização de sessão extraordinária, no prazo de 72 horas para o ante-projeto da LDO seja reapreciado pelo Legislativo.
A polêmica surgiu quando o Legislativo apresentou inúmeras emendas ao ante-projeto original e ao exercer o direito de veto o chefe do Executivo acatou algumas propostas e outras não reenviando o documento para votação na Câmara. Já a sessão da Câmara que derrubou o veto do prefeito acabou cometendo irregularidades que foram reconhecidas agora pela Justiça.

Autoridades e comerciantes discutem solução para o abate clandestino em São Francisco

Ontem, segunda-feira, 24, na Câmara dos Vereadores, o Procurador-Geral do Município de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, juntamente com o secretário de Agricultura, Nival Ornelas, além dos representantes da Defesa Sanitária Estadual se reuniu com os açougueiros para discutir soluções para o problema do abate clandestino. A iniciativa foi do vereador Sérgio Elias. Os vereadores Cláudio Henrique, Kademar Cordeiro (Caboclo) e Renato de Buena também participaram da discussão de propostas que serão entregues ao Promotor de Justiça, Marcelo Lessa, durante a audiência pública que acontecerá nesta quinta-feira (26). O objetivo é reformular o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, em 2008 pelo governo anterior, que visa pôr fim ao abate clandestino e adequar às normas sanitárias impostas pela legislação federal em vigor.

Desde o começo deste ano, a Prefeitura vem se mobilizando no sentido de conscientizar a importância do abate fiscalizado dentro das normas de sanidade. O executivo tem buscado com isso a integração com frigoríficos de Campos, comerciantes, vigilância sanitária estadual e municipal. O Procurador-Geral do Município e o secretário municipal de Agricultura também se reuniram no último dia 13, com o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, para firmar um acordo de cooperação técnica entre o estado e município objetivando conscientizar os comerciantes e coibir o abate clandestino no município.

Na reunião desta segunda-feira, os comerciantes fizeram o levantamento do número animais (bovinos) abatidos durante a semana em diversas localidades para estabelecer rotas de distribuição e condições de armazenamento das carnes e pediram, neste primeiro momento, o apoio da prefeitura para o transporte da carne.

Na ocasião, o Procurador-Geral do município, Enaldo Barreto, alertou aos comerciantes sobre a importância de procurar adequar os seus açougues o quanto antes, pois no ano que vem a prefeitura não poderá mais expedir alvará para o funcionamento dos estabelecimentos. “Os comerciantes tem que estar atentos não só para adequação do estabelecimento em questões sanitárias exigidas por lei, como para a legalização de suas firmas. É preciso que tenham nota fiscal de compra e venda da carne”, frisou Enaldo. O procurador também informou que o município está buscando em parceria com a secretaria de Estado de Agricultura, um estudo para a expansão de pólos na sede de alguns distritos, para descentralizar a expedição do Guia de Trânsito Animal (GTA) e assim facilitar para os comerciantes de gado da região.

O secretário de Agricultura, Nival Ornellas, disse que seu desejo é que os açougues mais humildes também funcionem dentro da legalidade. “Nosso objetivo é ajudar a vocês, para que não venham a ter prejuízo com carne apreendida no futuro”, afirmou Ornellas. O representante da Defesa Agropecuária, Cláudio Vilela, aproveitou a oportunidade para lembrar aos comerciantes que o prazo para vacinação do gado contra a febre aftosa acaba dia 30 deste mês. (Matéria da Ascom - SFI )

terça-feira, 24 de novembro de 2009

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sepultado casal morto a tiros no domingo em Floresta

Duplo homicídio assusta moradores de São Francisco de Itabapoana

O casal Edson e Cláudia liderava o MST em São Francisco de Itabapoana

Velório na capela mortuária do Cemitério de São Francisco de Itabapoana

Uma mesma sepultura para o casal. Quando o último caixão baixou à sepultura os presentes aplaudiram emocionados no último adeus aos lideres comunitários.
.

Ocorreu, agora, no Cemitério de São Francisco, por volta das 18h40m desta segunda-feira, 23, o sepultamento do casal Edson dos Santos Nogueira, 32, e Cláudia Maria Cordeiro da Silva, 27, assassinados a tiros domingo na localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana. Centenas de amigos e parentes compareceram ao Cemitério de São Francisco para acompanhar o sepultamento. No velório o comentário era geral: como pode ter acontecido esta tragédia envolvendo como suspeito das mortes, o próprio irmão. O duplo homicídio do líder dos trabalhadores sem terra e a da mulher Cláudia, também ligada ao MST, foi o assunto mais comentado durante todo o dia de ontem e hoje. Lázaro dos Santos Nogueira, 34, irmão de Edson, se entregou à Polícia Militar (BPRv) sem oferecer resistência, depois de ter jogado o rifle calibre 38 no capim próximo a um muro. Segundo Jorge Paulo Chagas de Almeida, conhecido por Jorginho de Almeida, ele nunca viu o Lázaro tão transtornado. “Depois que atirou no irmão e na cunhada ele saiu como um “boi bravo” e ninguém permaneceu na rua. Ele foi procurar a irmã Eulália que se escondeu dentro de casa. Sem encontrar a irmã, Lázaro ainda efetuou mais alguns disparos para cima”, disse. Não satisfeito Lázaro retornou ao local do crime e foi contido pelo Jorginho Almeida que o conhece na comunidade. “Eu perguntei se ele sabia o que tinha feito, informando que a polícia militar estava vindo para prendê-lo. Mas não demonstrou preocupação. Finalmente, jogou o rifle do capim margeando a rua e, quando a Polícia Militar chegou, se entregou apontando para o local onde jogara a arma para em seguida confessar o duplo homicídio”, disse Jorginho que acompanhou todo o drama.

O casal deixa dois filhos, um de seis anos e outro de 1 ano e seis meses. Cláudia que é carioca conheceu Edson, que tinha o apelido de Índio, durante uma entrevista sobre o MST em um dos acampamentos dos sem terra. Segundo informações na comunidade, ele estava estudando na faculdade de jornalismo. Mas trancou a matrícula para acompanhar o marido na luta pela reforma agrária. Os pais de Cláudia vieram do Rio de Janeiro, juntamente com os irmãos. Uma pessoa ligada à família informou ao Blog que o avô das crianças decidiu levar os netos para o Rio de Janeiro.

Legislativo de SFI promove audiência pública nesta terça, 24 sobre orçamento municipal para 2010

O Presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), atendendo ao que diz a Lei de Responsabilidade, informa que designou o dia 24 de novembro, terça-feira, às 13 horas, para a realização de audiência pública, com a finalidade de conhecer, debater, receber proposições, à lei orçamentária para o exercício de 2010, recebido do Poder Executivo. Assim, estão convocados, os vereadores, as associações de moradores, Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary São Francisco de Itabapoana e sociedades organizadas. Também, foi cientificado à Promotoria Pública desta Comarca, sobre a realização da Audiência Pública.

Polícia recupera veículo furtado sábado em São Francisco

Foi um trabalhador da Fazenda Muritiba, na Estrada Gargaú à Usina São João, quem avisou à PM onde estava o veículo abandonado, um Ford Fiesta, prata, LKU 8162/RJ, que foi roubado no último sábado, em São Francisco do Itabapoana. Assim a PM foi ao local e recuperou o veículo que é de propriedade da ex-candidata a prefeita do município, Marcilene Nunes. O Fiesta estava avariado no lado direito e sem bateria. Os produtos roubados na residência não estavam no carro que foi levado no último sábado (21/11), por volta das 15 horas, no Centro de São Francisco, quando três homens em duas motos invadiram uma residência da Rua Alciméia de Oliveira Viana utilizando duas facas e um revolver calibre 38. Segundo ocorrência registrada na 147ª DP de SFI, no momento do assalto havia cinco pessoas na casa: Vilama Chaves Faria Nunes, 38, Alan Nunes Tavares, 19, e mais três crianças. Todos foram amarrados com tiras do forro da poltrona da sala da residência, segundo o investigador de plantão. O marido de Vilama, Marcolino Barreto Nunes, 42, não estava em casa. Segundo um vizinho, Marcolino foi avisado por telefone após o assalto que não durou mais de 15 minutos. Depois de colocar a família como refém, inclusive, três crianças amarradas, os bandidos começaram a pôr no Fiesta placa LKU-8161, de cor prata, os objetos furtados: um nootebook, uma TV, uma jaqueta, um cordão de prata, um relógio, uma câmera digital e R$280 reais em dinheiro. Os bandidos, um negro e dois brancos, não estavam com o rosto encoberto, e, a todo o momento pediam aos adultos para que não olhassem para eles. Os bandidos fugiram levando o Fiesta.

Mais uma vez o sol proporcionou um fim de semana de grande movimento

Foto: Baixaki
O sol voltou a brilhar forte em São Francisco de Itabapoana

Foto: Magnum Silva
Mais uma vez ele foi o protagonista de um lindo fim de semana nos 60 quilômetros do nosso encantador litoral. São Francisco de Itabapoana agradece ao bom Deus por mais um fim de semana de sol forte. O clima já está com cara de verão, e o dinheiro que vem de fora já volta a circular com maior intensidade no município. E não precisa nem visitar as praias para comprovar isso, basta aguardar os fins de tarde de domingo na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho e conferir o grande fluxo de veículos deixando a cidade. Cabe ao comerciante melhorar o estabelecimento e renovar os estoques, e ao município se preparar, melhorando a infra estrutura. Que venha o verão! Na foto ao lado a Praia de Santa Clara lotada.

domingo, 22 de novembro de 2009

... Mas o mengão não aproveitou

Foto: globoesporte.com
Para muitos flamenguistas que se descabelaram de nervosismo pelo empate sem gols com o Goiás, diante de um Maracanã lotado, o mengão pode ter deixado escapar o título do Brasileirão ao não aproveitar o tropeço do São Paulo na rodada. Na foto ao lado Pet lamenta uma chance perdida.

Leia mais detalhes na globo.com
Confira como ficou a tabela

Hospital informou agora que Edson não resistiu aos ferimentos e veio a óbito

Edson dos Santos Nogueira, 37, baleado pelo próprio irmão Lázaro, na localidade de Floresta, neste domingo, (veja matéria) não resistiu aos ferimentos e acabou de morrer no Hospital Ferreira Machado. A informação chegou agora à redação do Blog, através do setor de imprensa daquela unidade hospitalar.

Tragédia familiar em Floresta (SFI): homem mata cunhada e atira no irmão


O rifle utilizado no crime estava emprestado a Lázaro pelo próprio irmão. O corpo de Cláudia no interior da Lanchonete.


A filha de Edson pedi aos policias para ver o corpo de sua madrastade Cláudia. Em frente à cena do crime centenas de moradores aguardam a chegada do rabecão.
.
Uma tarde que não vai sair da memória dos moradores da pacata localidade de Floresta neste domingo ensolarado (22/11) em São Francisco de Itabapoana (RJ). Utilizando um rifle calibre 38, do próprio irmão, o auxiliar de serviços gerais da Prefeitura de SFI, Lázaro dos Santos Nogueira, 34, foi preso, hoje, por volta das 18 horas, acusado de ter assassinado a cunhada Cláudia Maria Cordeiro da Silva, 29 anos, e atirado no irmão Edson dos Santos Nogueira, 37. Edson foi levado em estado grave para o Hospital Ferreira. Preso por homens do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, ainda com a arma do crime nas mãos, Lázaro disse que atirou no irmão e na cunhada para se vingar de uma surra que levou do irmão Edson no sábado. “Eu fiz isso porque ele me bateu pra caramba”, disse Lázaro. Quando foi preso, Lázaro ainda não sabia que o tiro que acertou a cunhada foi mortal. A cena do crime foi no interior da pequena lanchonete do próprio irmão Edson e da cunhada Cláudia. O comerciante e líder comunitário Jorge Paulo Chagas de Almeida, conhecido por Jorginho de Almeida, quando soube da tragédia foi para o local e ainda conseguiu impedir que Lázaro disparasse mais tiros contra o irmão Edson. “Pedi que ele fosse para casa e entregasse a arma, temendo que mais pessoas fossem feridas”, disse Jorginho Almeida. Lázaro, segundo o líder comunitário, teria voltado ao local do crime para conferir se o irmão estava morto. No interior da viatura policial, já algemado, Lazaro disse a Polícia Militar que nunca teve problemas com o irmão e que há três meses trabalha como porteiro da Escola Municipal Aventina Maria Ferreira na localidade de Floresta, contratado pela Secretaria Municipal de Educação de SFI. O corpo de Cláudia continua no interior da Lanchonete onde centenas de moradores aguardam a chegada do rabecão do IML - Instituto Médico Legal e a perícia do Instituto Carlos Éboli. Edson continua internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado. Já Lázaro está neste momento na 147ª DP de São Francisco de Itabapoana onde está sendo registrada a ocorrência.

Gol de Jóbson no Engenhão bota fogo no Campeonato Brasileiro

Com um gol de Jóbson (Foto: O Globo) aos 44 minutos do segundo tempo, o Botafogo venceu o São Paulo por 3 a 2 e colocou fogo no Campeonato Brasileiro, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela. O resultado manteve o Botafogo fora do Z4 e deu mais emoção na disputa pelo título. Saiba mais no globoesporte.com