sábado, 30 de outubro de 2010

Primeiro acidente do feriadão em SFI: gol derruba poste em Santa Clara

Com o impacto, o poste quase caiu em cima do Gol.
Fotos: Magnum Silva


.
Neste sábado, 30-10, por volta das 11 horas, um Gol placa MQE 3793 – Cachoeiro de Itapemirim, dirigido por um menor de idade, derrubou um poste de madeira numa estrada de acesso à praia de Santa Clara. O motorista, segundo informações da polícia, sem habilitação estava em companhia de um outro menor. O rapaz teria se assustado com uma viatura da PM que vinha em sentido contrário. Os dois menores foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Manoel Carola. Um dos menores fraturou o braço e foi levado para o Hospital Ferreira Machado. Outro com escoriações leves foi liberado, após atendimento. Até às 13h50m quando postávamos esta matéria nenhuma equipe da concessionária de energia havia recuperado a rede que continua na estrada. Segundo informações, a rede está energizada e pode eletrocutar moradores e transeuntes que tocarem nos cabos. Uma viatura policial toma conta do local até a chegada da concessionária.

Lewandowski pede que eleitores compareçam às urnas no domingo


Agência Brasil
Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, faz um apelo para que os eleitores evitem viajar no feriadão de Finados e compareçam às urnas neste domingo (31). “O comparecimento às urnas é um dever cívico e não uma formalidade burocrática. Por isso, faço um apelo a todos os eleitores que compareçam às urnas”, disse.Para o ministro, o índice de abstenção não deverá ser maior que no primeiro turno, quando 18,12% dos eleitores deixaram de votar. “Normalmente, a abstenção no segundo turno é menor que no primeiro, porque a disputa fica mais acirrada, mais particularizada”, comentou.Os eleitores que não votaram no primeiro turno poderão votar normalmente no segundo. Entretanto, aqueles que não se inscreveram para votar em trânsito e aqueles que, ainda assim, não puderem votar, têm até 31 de dezembro para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita no próprio domingo, dia da eleição, ou depois, em qualquer cartório eleitoral.

O eleitor que não votar nem justificar a ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MPF recomenda Inea a suspender licença de usina termelétrica em São João da Barra


Porto do Açu deve complementar estudo de impacto ambiental
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações à empresa UTE Porto do Açu Energia S.A e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que a construção de uma usina termelétrica em São João da Barra (RJ) ocorra somente quando um estudo de impacto ambiental (EIA) mais preciso for apresentado pela empresa. A recomendação foi encaminhada após pareceres técnicos da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.
.
Depois de entregar um EIA inconsistente, a Porto do Açu S.A foi recomendada a complementá-lo em 90 dias. Já o instituto deve suspender qualquer licença prévia concedida à empresa até que ela apresente o estudo final. Tanto a Porto do Açu S.A quanto o Inea têm dez dias para informar se acatam a recomendação, podendo ser processados em caso contrário.
.
A recomendação foi feita pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira após a Porto do Açu S.A apresentar um estudo de impacto ambiental que ignorava diversos itens básicos. Como a 4ª Câmara de Coordenação e Revisão comprovou, a empresa, que visava obter uma licença prévia para realizar a construção, não forneceu informações sobre as áreas de preservação permanente no novo terreno da usina, a dimensão da área a ser suprimida e a minimização dos impactos sobre a fauna no local, dentre outras imprecisões.
.
O estudo de impacto ambiental é um projeto que a empresa responsável pela obra em área de preservação ambiental deve apresentar informando os efeitos da ação no meio ambiente, expondo as providências que tomará para diminui-los e compensá-los.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mais uma reunião cancelada por falta de quorum no Legislativo



Dos nove vereadores de São Francisco de Itabapoana, apenas três apareceram na Câmara Municipal nesta quinta-feira (29-10), e mais uma vez não foi possível, por falta de quorum, a realização da sessão. Os vereadores que compareceram foram: Tininho (DEM), Claudinho Viana (PSDB) e Cláudio Henriques (PP). As poucas pessoas que estiveram no legislativo para assistir à reunião saíram frustradas. Há uma expectativa para que entrem na pauta da Câmara as denúncias protocoladas no Ministério Público pelo vereador Claudinho Viana. Até agora não foram divulgados os motivos das ausências de terça e hoje.

STF decide pela validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições


Brasília – A Lei da Ficha Limpa foi aplicada hoje (27) pela primeira vez, barrando a candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA), segundo mais votado para representar o Pará no Senado. Depois de uma discussão marcada por vários momentos de tensão e desentendimentos entre ministros, venceu a tese proposta pelo decano Celso de Mello, por 7 votos a 3. Ele sugeriu a interpretação, por analogia, de um artigo do Regimento Interno do STF quando há empate, prevalece a decisão questionada – no caso, a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou o registro de Barbalho.

A discussão sobre os possíveis desfechos para o novo empate de 5 a 5 obtido hoje sobre a aplicação da lei começou assim que o presidente da Corte, Cezar Peluso, votou a favor do registro de Barbalho. Em primeiro lugar, os ministros discutiram se o resultado deveria ser dado hoje ou se a Corte esperaria a chegada do décimo primeiro ministro (integrante que substituirá Eros Grau, aposentado recentemente). Neste caso, o placar foi de 6 a 4, pois o ministro Celso de Mello, um dos que votaram contra a lei, afirmou que o julgamento deveria ser concluído hoje.

“Na ocasião do julgamento do recurso de Joaquim Roriz [ex-candidato ao governo do Distrito Federal e que também teve a candidatura rejeita pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE], sugeriu-se esperar para que pudéssemos refletir mais sobre uma alternativa, e é o que tenho feito desde então”, disse Celso de Mello. Em seguida, ele listou diversas possibilidades para o desfecho do caso, citando e descartando as hipóteses da espera do décimo primeiro ministro, do voto de minerva do ministro Cezar Peluso e da possibilidade de convocar um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por fim, Mello sugeriu a tese vencedora acompanhada pelos ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Ellen Gracie e Cezar Peluso: a aplicação da lei nestas eleições. A solução foi adaptada do Inciso 2º do parágrafo único do Artigo 205 do Regimento Interno do STF, que diz que, no caso de empate em votação contra ato do presidente da Corte (em que ele não vota), “prevalecerá o ato impugnado”, ou seja, a decisão do TSE.

“Com isso, sem o prejuízo da convicção de cada qual, agora é superação da questão do mérito para solucionarmos o impasse”, disse Mello. Em seu voto, o ministro Cezar Peluso deixou claro que estava submetendo sua decisão à maioria em nome da “instituição STF” e que, para ele, prevaleceu o “princípio da necessidade”. “A história nos dirá se acertamos ou não”, disse Peluso.

Vencida a hipótese de esperar um novo ministro, os ministros Antonio Dias Toffoli e Gilmar Mendes defenderam a possibilidade do voto de qualidade de Peluso. Segundo Toffoli, a solução proposta por Celso de Mello “ao invés de privilegiar o presidente da Corte [STF], privilegia outro [TSE]”. Mendes também propôs a regra de desempate do habeas corpus, que é sempre favorável a quem diz que seu direito está sendo violado.

Os ministros reconheceram, no julgamento do então candidato Joaquim Roriz, a repercussão geral da decisão. Isso significa que ela se aplicaria a outros casos semelhantes, como o de Barbalho, que, como Roriz, renunciou o mandato para escapar de possível cassação.

No julgamento de hoje, os ministros não apresentaram um posicionamento claro sobre a questão da repercussão geral. Até o fim do julgamento, havia três hipóteses de abrangência da lei: apenas no caso de Barbalho, em todos os casos de renúncia para escapar de cassação, ou em todos os casos de atingidos pela Lei da Ficha Limpa.

Um dos temas abordados pelos ministros da minoria vencida é a situação que pode se criar com o enquadramento de Barbalho e posterior mudança de posicionamento da Corte com a chegada do décimo primeiro ministro. Eles citaram o caso do próprio Pará, onde o terceiro candidato mais votado para o Senado, Paulo Rocha (PT-PA), seria inelegível pelo mesmo motivo de Barbalho. “Poderia se criar a aberração de o terceiro mais votado ser elegível com decisão da Corte completa”, ressaltou Gilmar Mendes.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O último adeus a Maria José


.
Marcado para as 15 horas, desta quarta-feira, 27-10, o sepultamento da “relações pública” Maria José Alcântara Mascarenhas somente saiu às 17 horas da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praia de Santa Clara, onde acontecia o velório. O motivo, mais do que justo, foi o aguardo da chegada de familiares que vieram de São Paulo para o sepultamento. Centenas de amigos e parentes compareceram ao enterro da Maria José que, nas últimas homenagens, foi muito aplaudida pelos presentes no momento em que o caixão baixava a sepultura. O pastor Isaias, da Igreja Batista de Santa Clara, fez uma última mensagem com citações bíblicas e de conforto aos entes queridos. Maria José parte desta vida deixando muitas saudades. Era uma pessoa especial, cujo perfil encantava a todos com seu jeito delicado e meigo de falar. Atenciosa com todos que se aproximavam, Maria José gostava de falar baixinho e sempre era solidária com os mais humildes, principalmente no trabalho voluntario que exercia à frente do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana. Junto do marido Olavo e dos filhos Nina, Felipe e Mateus, gostava de receber os amigos na residência onde morava em Santa Clara. A foto expressa uma “Zezé”, como carinhosamente era conhecida, feliz ao participar de mais uma campanha em prol das comunidades carentes na sede do Rotary São Francisco.



Maria José, ao celular, em evento do Rotary Club São Francisco de Itabapoana do qual era integrante. Com o filho, Felipe Alcântara, na visita ao Superporto do Açu em São João da Barra.


Relações pública morre na UTI do Ferreira Machado vítima de meningite

Maria José era uma excelente funcionária da Secretaria Municipal de Turismo da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Formada em relações pública, integrava o Rotary Club São Francisco de Itabapoana.
.
Faleceu, nesta quarta-feira, 27 de outubro, por volta das 3 horas da madrugada, Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto, 56 anos, vítima de meningite. Desde que os médicos constaram que Maria José estava com a doença, imediatamente foi internada no Hospital Ferreira Machado em estado grave. Apesar da esperança de amigos e familiares, hoje pela madrugada o blog recebeu a notícia do seu falecimento. Deixa viúvo Olavo Mascarenhas Pinto e os filhos: Mina Maria Alcântara Mascarenhas Pinto, Felipe Alcântara Mascarenhas Pinto e Matheus Alcântara Mascarenhas Pinto. Maria José morava na Rua Mini Chris, em Santa Clara, São Francisco de Itabapoana. Funcionária exemplar da Secretaria Municipal de Turismo, Maria José também atuava ajudando o marido em uma imobiliária em Santa Clara, além de integrar o Rotary Club São Francisco de Itabapoana.
.

O velório acontece neste momento na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Santa Clara.

Sepultamento será às 15 horas no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Falta de quorum impede reunião no Legislativo sanfranciscano

Público que compareceu também foi reduzido.


Cinco dos nove vereadores que compõe a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, não compareceram à reunião do Legislativo hoje, 26-10. Foram eles vereadores: Cláudio Viana (PSDB), Jarédio Azevedo (PSDB), Renato de Buena (PP), Cláudio Henriques (PP) e Adriana Coelho (PDT) o que acabou inviabilizando a sessão plenária marcada para ter início às 17 horas. O presidente Tininho (DEM) abriu a reunião no horário previsto, e , após 15 minutos, conforme prevê o Regimento Interno a encerrou por falta de quorum. Além do presidente Tininho (foto acima) do DEM, compareceram: Sergio Elias (PMDB), Jamilton Marcelino (PSB) e Caboclo do PMDB.

Reunião bastante esperada
Após as denuncias apresentadas ao Ministério Público pelo vereador Claudinho Viana, contra o Executivo Municipal, a reunião desta terça-feira, 26-10, estava sendo aguardada com expectativa. Entretanto, quem compareceu saiu frustrado. Não foi divulgado o motivo da ausência dos cinco vereadores.

Preso em Santa Clara elemento suspeito de furtos em igrejas de São Francisco e São João da Barra

Elemento disse que só não furtava igrejas católicas: “Igrejas onde tem cruz e crucifixo eu respeito”, conta.
Parte dos produtos furtados foram levados para a 147º DP SFI
O pé-de-cabra utilizado nos furtos as Igrejas, um teclado e uma guitarra apreendidos com receptadores.
.
Guarnições da Polícia Militar de Gargaú e Santa Clara, em ronda de rotina durante a madrugada desta terça-feira (26-10), em Santa Clara, abordaram e prenderam Raul Carlos de Souza, 43 anos, suspeito de ter praticado dezenas de furtos a igrejas de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A prisão ocorreu, às margnes da Rodovia Santa Clara/Gargaú, quando Raul Carlos caminhava com um saco de produtos furtados em Santa Clara da Igreja Nova Vida.

O homem é reincidente. Segundo um policial militar que participou da operação, Raul Carlos cumpria regime de prisão semi aberto na Casa de Custódia Dalton Castro em Campos, condenado que foi a 11 anos de prisão pelo mesmo crime. Raul já havia cumprido 7 anos. Ele entregou os nomes de todos os receptadores dos produtos furtados. Pelo menos quatro pessoas estavam na 147º DP aguardando o momento de prestarem depoimentos sobre o caso.

Igrejas evangélicas eram as preferidas

Raul Carlos, que desde oito de agosto está em liberdade condicional, disse a PM que, além da Igreja Evangélica Nova Vida em Santa Clara, furtou muitas outras: uma Igreja Assembléia de Deus em Gargaú, e mais duas: uma em Grussaí e outra em São João da Barra. Em São Francisco de Itabapoana outra Igreja furtada foi na Praia dos Sonhos. À Rádio São Francisco FM, Raul Carlos disse que só furtava igrejas evangélicas. “Igrejas com cruz e crucifixo eu não entrava”, conta. Raul terá de cumprir os quatro anos que faltavam para a pena, além de aguardar o julgamento dos recentes furtos praticados. “Agora é se conformar e voltar à cela onde durmo com mais oitos internos”, diz.

Vereador Claudinho Viana fala à Rádio São Francisco FM sobre denúncias de irregularidades contra a administração municipal


Governo mobiliza secretários para dar explicações à população

O vereador de São Francisco de Itabapoana Claudinho Viana (PSDB) participou na manhã desta segunda-feira, 26-10, do Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM. Ele reafirmou as denúncias de irregularidades contra a Administração Municipal protocoladas na última sexta-feira (22) no Ministério Público (MP). Segundo Claudinho (foto), essas irregularidades foram detectadas após vistorias realizadas por uma comissão de vereadores à obras em andamento e ao Hospital Manoel Carola. “O calçamento da Rua D em Guaxindiba está sendo executado por máquinas e homens da Prefeitura, quando era para ser realizado pela empresa que venceu a licitação, a FLG Construtora”, disse Claudinho. Claudinho também alega que na placa da obra não consta a empresa vencedora da licitação. Sobre o Hospital Manoel Carola o vereador reclama de uma obra paralisada que deveria ser entrega à população nesta semana. “A sala de raios-X está em estado de péssima conservação, a lavanderia não funciona com máquinas industriais e o piso da sala de ultra-sonografia é de cimento, quando deveria ser de cerâmica”, contesta Claudinho. “Também há uma sala que foi inaugurada pelo prefeito Beto Azevedo denominada Sala de UTI, quando na verdade não é uma Unidade de Terapia Intensiva, dito pelo próprio secretário de Saúde, Fabiano Córdova. Lá funciona apenas uma sala para manter o paciente vivo, até que consiga uma vaga em UTI em outras cidades”, completa Claudinho.

Claudinho também comentou que desde a sua campanha vem sofrendo perseguições. “O próprio Diretório Municipal do meu partido me acusou na época de infidelidade partidário, de usar a imagem do meu pai na campanha, e recentemente entrou no TRE em favor de Fabinho de Estaleiro. Há um interesse muito grande do Executivo que o Fabinho retorne, e isso tem me causado conseqüências grandes”, disse Claudinho.

O Jornal O Diário foi procurado por Claudinho Viana na última sexta-feira (22) e publicou matéria sobre o assunto no domingo (24). A Rádio São Francisco FM, assim como fez a publicação, procurou a Administração Municipal para ouvir as explicações. Assim que encerrou a sua participação, o vereador foi convidado a permanecer no estúdio, mas disse que precisava acompanhar o filho em uma cirurgia em Campos. Na seqüência falaram: o secretário de Obras Fauazi Ribeiro Cherene, o prefeito Beto Azevedo, o secretário de Saúde Fabiano Córdova e o secretário de Planejamento Marcelo Garcia. Também participou do programa a Vereadora Adriana Coelho.

Segundo Fauazi Cherene, a obra de calçamento da Rua D em Guaxindiba é de responsabilidade do Estado. A presença de máquinas e funcionários da prefeitura se deve a necessidade de o Município ter de preparar as galerias pluviais, serviço que não foi conveniado com Estado. Sobre a ausência de informações na placa, o secretário afirmou que tal responsabilidade compete ao Estado. Questionado pela Rádio se o valor gasto na compra das manilhas para galerias deveria estar em uma placa, Fauazi justifica: “A prefeitura tem um estoque grande de manilhas. Compramos esse material, mas não sabemos qual localidade vai precisar. Os bairros e distritos podem ter problemas com chuvas, e precisar de manilhas a qualquer momento”, justificou.

Na seqüência, quem ligou para os estúdios foi o Prefeito Beto Azevedo. O prefeito disse que existe um convênio com os governos Estadual e Federal, e fica acordado que a prefeitura tem que dar uma contra partida, e disse que não mexe com nenhuma transação errada. “O vereador está equivocado, e vai ter que se retratar à imprensa sobre as denúncias feitas. A oposição está preocupada com às obras que estão sendo realizadas, e vão continuar preocupados, pois vou continuar realizando mais obras pelo município”, concluiu.

Sobre a Sala de UTI do Hospital Manoel Carola, o secretário de Saúde Fabiano Córdova alegou que o município não dispõe de uma UTI regularizada pelo SUS, e sim de equipamentos semelhantes aos de uma UTI para manter o paciente com vida até que um leito de UTI possa surgir através da Central de UTI do Estado. Sobre o estado da sala de raios-x ele acredita que a mesma precisa apenas de uma pequena reforma com pintura, e “isso será feito”. Já o piso da Sala de Ultrassonografia será contemplado na Obra paralisada.

Sobre a paralisação dessas obras, o secretário de Planejamento Marcelo Garcia argumentou que, como são obras com recursos do Governo Federal, através de emendas de bancadas, apenas serão prosseguidas após o Segundo Turno das Eleições. “Em função do período eleitoral, a Caixa Econômica não está repassando o dinheiro. Mas a informação que temos é que em novembro os recursos virão e as obras continuarão”, prevê Marcelo.

Por último, também participou opinando a vereadora Adriana Coelho (PDT). Adriana fez um protesto em favor de alguns vereadores que, segundo ela, não são tratados com respeito pelos secretários municipais. “Esperamos até hoje uma reunião que o prefeito prometeu entre os vereadores e os secretários, mas até hoje isso não foi feito”, comentou a vereadora. Adriana lembrou que na ocasião participaram da comissão que vistoriou as obras, além dela, os vereadores: Tininho (DEM), Claudinho Viana (PSDB), Jarédio Azevedo (PSDB), Jamilton Marcelino (PSB) e Renato de Buena (PP). Sobre as denúncias de irregularidade contra o Governo, Adriana disse que a iniciativa de procurar o jornal O Diário foi do Claudinho Viana. “Acho que tudo isso foi uma coisa inválida. Pois foi uma falta de ética tremenda do Jornal O diário para com o vereador. Logo abaixo a denúncia de Claudinho Viana, o Assessor de Comunicação da Prefeitura entra se justificando no mesmo dia... Pra mim isso foi matéria comprada”, aponta a vereadora.

O Assessor de Comunicação da Prefeitura, Aurênio Nascimento, disse que faltou respeito por parte da Vereadora Adriana Coelho ao colocar que a matéria foi comprada. “Alguém em sã consciência pode imaginar que alguém vai comprar uma matéria para falar mal de si próprio. Isso é surreal”, disse Aurênio.

Na opinião do Blog, o jornal O Diário foi correto ao ouvir o contraponto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, pois é desta forma que se faz o jornalismo sério e responsável.

Segundo matéria publicada na edição desta terça-feira (26) do jornal O Diário, as denúncias de irregularidades contra o governo entrarão na pauta da Câmara Municipal na tarde de hoje. Os vereadores terão a oportunidade de avaliarem as explicações dadas até agora pelo Governo Municipal. A sessão da Câmara começa às 17 horas.

Pré matrícula na Rede Estadual já pode ser feita


O Blog recebeu e-mail da diretora adjunta do Colégio Estadual São Francisco de Paula, Rita de Cássia Sodré, informando sobre a pré matricula para 2011. O procedimento é feito apenas pela internet, mas segundo Rita, a instituição vai disponibilizar computadores para os interessados. O prazo para se inscrever começou nesta segunda-feira (25-10) e vai até o dia 28 de novembro. Para fazer a pré matrícula clique aqui. A pré matrícula é destinada para as seguintes turmas: 6º ano do Ensino Fundamental (tarde), 1º ano do Ensino Médio (manhã), 1º ano do Curso Normal (horário integral), Fase 1 do Ensino Médio para jovens e adultos (EJA-noite). Vale lembrar que para cursar o EJA, o interessado tem de ter 18 anos completos ou completar até 31/01/2011.

Documentos necessários:

Certidão de nascimento ou casamento;
CPF do aluno ou responsável;
Telefone fixo ou celular;
Endereço completo;
Número de matrícula se vier de escola do Estado.

O telefone do Colégio Estadual São Francisco de Paula para informações é 2789-2661.

domingo, 24 de outubro de 2010

Guaxindiba solta o grito de campeão

Equipe bate o Buena por 2 a 0 na final do Campeonato Municipal de Futebol de SFI
Na preliminar, Flor de Maio papa a Taça São Francisco

O time do Buena, com bravura, tentou o gol até o fim. Já o Guaxindiba soube segurar o resultado conquistado no primeiro tempo, e, jogando no contra ataque, quase ampliou
A torcida esperou ansiosa o apito final do juiz para soltar o grito de Campeão

No fim, o abraço de Amarinho do Buena e Serginho do Guaxindiba foi só um dos exemplos do domingo de paz que reinou na final
Fotos: Marcos Lemos
Na decisão do terceiro lugar, que valeu a Taça São Francisco, o Flor de Maio venceu o São Francisco, também por 2 a 0


O Guaxindiba se sagrou campeão do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana, na Categoria Principal. A equipe venceu a final contra o Buena por 2 a 0, em partida realizada na tarde deste domingo, 24/10, no Estádio Municipal, na localidade de Volta Redonda. Os gols foram marcados por Patrick e Jonatan, no primeiro tempo.

Na preliminar jogaram Flor de Maio e São Francisco. A disputa pelo terceiro lugar valeu a Taça São Francisco, que ficou com o Flor de Maio. A equipe bateu o São Francisco também por 2 a 0.

Foi um domingo de sol, estádio lotado e equipes jogando na bola. Ingredientes perfeitos para uma final a altura do futebol sanfranciscano. Destaque para as torcidas que estiveram o tempo todo incentivando os times. O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, entregou o troféu de campeão ao Guaxindiba.
.
Fotos: Marcos Lemos
Guaxindiba – Campeão
Buena – Vice Campeão


Flor de Maio – 3º Colocado (Taça São Francisco)

São Francisco – 4º Colocado