sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Blog acolhe opinião de Rânielli sobre transporte coletivo em SFI

Rânielli
Caro Paulo Noel ,também venho mostrar a minha insatisfação com o transporte coletivo em São . Francisco. É um absurdo o que ocorre, seja ele no contexto municipal ou intermunicipal...Tenho a seguinte visão: como uma cidade pode crescer sem transporte? a falta de respeito é enorme.. se um cidadão tiver a necessidade de se deslocar do centro de São Francisco para as praias (Santa Clara,Guaxindiba ,Gargaú) ou vice-versa durante o dia, ele não tem a informação de horários e fica horas esperando e se for a partir das 19 horas,,, Terá que ter muita sorte para encontrar transporte,,,isso é um absurdo,, a cidade pára as 18 horas? Depois disso, os moradores são obrigados a ficarem em casa? Os turista só vem para a cidade de carro? Esse exemplo real que mencionei acima está relacionado no contexto municipal onde vejo que compete a prefeitura organizar de alguma forma. Sou a favor do transporte alternativo sim , os cidadãos tem que ter a opção de escolher o melhor serviço,,mas essa bagunça atual que ocorre e inaceitável. Já se falando no transporte intermunicipal,, sei que compete ao DETRO mais não podemos reconhecer que o nosso Prefeito deveria de alguma forma cobrar ao governador soluções , visto atualmente a empresa atual não presta o serviço que deveria e muito menos as vans,,lembrando que as vans são transporte Alternativos. Espero que as autoridades se coloquem no lugar do cidadão,,, ou mesmo façam um teste....vá em algumas dessas localidades que mencionei e tentem se deslocar para o Centro de São francisco ou até mesmo para Campos?....e tenham uma boa sorte. Rânielli.

“Nosso objetivo é juntar esforços em busca de uma sociedade cada vez melhor”

A Assistente Social da Guarda Civil Municipal do município de Carapebus, Sandra Rangel de Souza (foto) foi a palestrante do 1º Fórum de Segurança Publica realizado em SFI conforme matéria neste blog. Após sua palestra ela concedeu uma entrevista a Rádio São Francisco FM e ao nosso blog. Do que ela falou o blog selecionou o seguinte depoimento: “Nós vivemos em uma sociedade onde o individualismo é estimulado cada vez mais e o que a gente acredita e investe é nas ações. Que cada um, execute seu papel na sociedade e dê sua contribuição. O Estado tem que dar respostas sim, mas as famílias também têm que cuidar de seus filhos, dos valores e da ética. Ela tem que ser cuidada por todos nós que fazemos parte da sociedade. Na verdade, as instituições são cuidadas por pessoas. E claro, que agente tem que cobrar resultados do Estado, do Município, de quem está perto de nós, mas as mudanças, também tem que vir de todos nós. Então fica a pergunta: Como estamos agindo com nossos semelhantes? Como está a educação de nossos filhos? De nossos companheiros? Estamos cuidado do dia-a-dia? Outro fato a ser analisado: “Ausência de criminalidade, nem sempre é ausência de violência. Estamos querendo resolver as coisas com imediatismo, através da violência, do conflito, da confusão e não é isso que a gente quer para o futuro de nossa sociedade. “Nosso objetivo é juntar esforços em busca de uma sociedade cada vez melhor”. Depoimento dado ao nosso blog e à nossa Rádio São Francisco FM pela jovem assistente social Sandra Rangel de Souza da cidade de Carapebus.

Perguntas do Blog do Paulo Noel sobre o Conselho Comunitário de Segurança Pública.





1) Existe algum tipo de verba para implementar os Conselhos Comunitários, e como é distribuída?

Pela internet ficamos sabendo que o Governo Federal dispõe de um programa de Implementação do Policiamento Comunitário no âmbito do Fundo Nacional de Segurança Pública, o qual pode – em tese – destinar recursos para a implementação de Conselhos Comunitários, por meio de convênios a serem celebrados com os governos estaduais ou municipais. Isso depende, obviamente, do rol de prioridades definidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para a liberação de recursos federais a serem investidos no município para o Programa de Implementação do Policiamento Comunitário.

Os projetos para esse fim são inicialmente apreciados pela SENASP e, posteriormente, pelo Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública. Nesse mesmo sentido, a distribuição desses recursos obedece a critérios, cuja descrição pode ser encontrada no seguinte endereço eletrônico:
http://www.mj.gov.br/senasp/SUSP/FNSP/fnsp.htm.

Você concorda com esta manchete? Estatísticas da PM revelam baixo índice de criminalidade em SFI.

Com o objetivo de debater a segurança, buscando incentivar a integração e um melhor relacionamento da comunidade com as forças policiais que atuam no município, foi realizado ontem (25-10-07) o 1º Fórum de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana. O evento, organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de SFI, começou às 14 horas no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula e contou com a presença de autoridades, representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada e de cidadãos da comunidade sanfranciscana.

O subcomandante do 8º BPM Major Sabino, baseado em estatísticas da corporação militar revelou ,ontem, (25-10-07) durante o 1° Fórum de Segurança Pública realizado em SFI que é considerado baixo o índice de criminalidade no município de SFI comparado com outros municípios do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, o Major Sabino admitiu que as viaturas que atendem aos seis Departamentos de Policia Ostensiva (DPOs) de SFI são veículos usados que necessitam de uma boa reforma. O 1º Fórum de Segurança Pública de SFI foi organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública recém criado em SFI. Para o Major Sabino, o efetivo policial destacado para uma cidade depende e de sua densidade populacional. “O batalhão da Policia Militar conta com 120 viaturas e as viaturas dos jogos pan-americanos serão distribuídas sim aos municípios, mas a prioridade será para regiões com maior quantidade de habitantes” disse. Ao analisar a violência de um modo geral ele citou alguns exemplos. “A violência está mais visível em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e também com baixo Índice de Desenvolvimento Social (IDS). Outro fator é com relação à falta de trabalho, emprego e a conseqüente geração de renda” enfatizou o Major, que concluiu: “A criminalidade está sob controle em SFI”.

Representando os órgãos ligados à Segurança Pública participaram do evento além do Subcomandante do 8º BPM, Major Sabino; o Delegado da 47ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana, Carlos Alberto de Andrade Souza; o Capitão Eduardo representante do comando de Policiamento do Interior; o comandante da Guarda Civil Municipal, Sargento Ricardo e o presidente da Emtransf – Empresa Municipal de Transito de SFI, José Amilton Barreto. Representando o Conselho Comunitário de Segurança Pública participaram da mesa principal a presidente Edneia Correia Mansur Tardely, e os representantes do conselho de ética, Maria Helena Jorgove e Edson Correia Mansur.

Durante o Fórum, o publico pode participar, apenas com perguntas por escrito colocadas em uma urna. Entretanto, nem todas as perguntas foram feitas às autoridades da mesa alegando a presidente que as que não foram citadas constarão da Ata que será encaminhada a Secretaria Estadual de Segurança e uma cópia ao comando do 8º BPM.


A presidente do Conselho Comunitária de Segurança Edneia Correia Mansur Tardely disse que a função, da entidade é promover a integração entre a sociedade e os órgãos de segurança, principalmente as polícias Militar e Civil.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Casa da Amizade em ação.



Rotarianas e esposas de rotarianos do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, na Casa da Amizade em Santa Clara, após reunião quarta-feira,dia 24-10-07. O berço foi recuperado pelo Rotary SFI para doação a famílias carentes. Aliás, o trabalho comunitário em prol dos menos favorecidos é uma das metas da Casa da Amizade. O Rotary tem como lema "Mais se beneficia quem melhor serve" ou "Quem não serve para servir, não serve para viver". Na foto, Leda, Rosane. Amarilsa, Maria José, Edneia e Eugênia. Foto Paulo Noel.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Rosinha se recupera bem de cirurgia no RJ


Correu tudo bem na cirurgia que foi submetida ontem a ex-governadora Rosinha. A informação foi passada por Garotinho e confirmada mais tarde, em boletim médico da equipe do Hospital Quinta D’Or. Rosinha entrou na sala de cirurgia às 8h e só às 14h, o procedimento foi encerrado, mas, de acordo com informações médicas, tudo transcorreu como estava previsto. Rosinha foi submetida a uma cirurgia para retirada de útero e da vesícula e deverá permanecer, no mínimo, por um mês em recuperação. Garotinho, que passou todo o dia de ontem no hospital, disse que a tensão foi muito grande e que recebeu muitas mensagens de força de pessoas amigas e que agora vai acompanhar de perto a recuperação dela. “Agora está tudo bem. Ela vai se recuperar rapidamente”, disse Anthony Garotinho. Amigas da ex-governadora que estiveram no hospital, informaram que a ex-governadora no final da tarde de ontem ainda estava sob efeito da anestesia, mas que o quadro é de tranqüilidade em virtude da bem sucedida cirurgia.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Fraude na enquete do Blog do Paulo Noel

Fraude na enquete do Blog do Paulo Noel. Colocamos no site uma enquete indagando dos internautas: "Qual o seu nível de satisfação com o Governo Municipal?" Nos dois primeiros dias, 25 internautas classificavam como "ruim". A opção excelente, no entanto, em apenas 30 minutos disparou, no quarto dia, de 0 a 123, numa prova inconteste de que alguém utilizou o mesmo computador para votar naquela opção. Por isso resolvemos tirar do ar a enquente. Alguém andou fraudando a pesquisa, ou seja votando no mesmo computador, varias vezes. Com ajuda de um técnico de informática concluimos que é possível a fraude. Principalmente nos computadores cuja internet e acessada pelas operadoras da Vivo e Claro. Cada acesso, gera um IP o que garante ao internalta votar quantas vezes quiser.

domingo, 21 de outubro de 2007

SFI vai sediar fórum de segurança pública dia 25

O auditório, professora Walquiria, no Colégio Estadual São Francisco de Paula, em São Francisco de Itabapoana, vai ser o local onde acontece, na próxima sexta-feira, dia 25, o Primeiro Fórum de Segurança Pública, um evento organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública recém criado em SFI. O evento começa às 13h e, segundo a presidente Edneia Correia Mansur Tardely, terá como principal finalidade debater a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública para os municípios e, será aberto à comunidade. “Enviamos convites para as autoridades municipais e estaduais além de associações, ongs, igrejas, maçonaria, rotarys club, vereadores e demais representantes da sociedade sanfranciscana”, disse Edneia. São esperados visitantes de outros municípios. “Deverão participar membros de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de outros municípios”, revelou a presidente. A programação inclui palestras proferidas por autoridades da área de segurança publica e debate do tema com a comunidade. Segundo Edneia Mansur o objetivo do Conselho de Segurança é promover a integração das policias civil e militar com a comunidade e órgãos de segurança. “Vamos ouvir a comunidade, já que o Conselho Comunitário de Segurança será um porta-voz dos anseios dos moradores em busca de soluções”, concluiu a presidente que espera contar com a presença da comunidade neste Fórum.
(Edneia Correia Mansur Tardey - presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de SFI)