sábado, 13 de julho de 2013

Carro colide com árvore após motorista perder controle de direção na RJ - 224 com destino a SFI

 Acidente foi em Floresta SFI





O motorista Hebert Rosa Azevedo, de Travessão de Barra, foi salvo por milagre, segundo populares, em acidente ocorrido por volta das 20 horas deste sábado, 13-07, na RJ-224, bem na curva de acesso a localidade de Floresta quando o veiculo rodou na pista colidindo com uma árvore às margens da Rodovia.


O Siena placa LOA- 5761 de Campos dos Goytacazes seguia sentido São Francisco de Itabapoana. "Estava vindo de Campos com destino Travessão de Barra quando perdi o controle da direção,  chegando a Floresta bem na curva. Graças a Deus estou vivo. Foi só prejuízo material", disse.


Secretaria de Saúde atribui ato em Barra do Itabapoana a ação de vandalismo











A Polícia  Militar permanece em Barra do Itabapoana. São várias viaturas no local inclusive da Guada Civil Municipal.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o secretário municipal de Saúde, Jaime Tinoco,  atribuiu esta ação a atos de vandalismo. "Não há como se justificar este quebra-quebra do Posto de Saúde de Barra do Itabapoana, já que não faltou socorro às vítimas que foram atendidas pelo Resgate da Saúde", disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Posto de Saúde de Barra funciona normalmente durante a semana, mas não tem o atendimento 24 horas.

Prefeito preocupado com a situação.


O prefeito Pedrinho Cherene já soube do ocorrido e disse estar preocupado. Segundo informações da Ascom o prefeito  tem planos de reativar o posto para atendimento 24 horas. Entretanto, não se falou em prazo. Mais informações em instantes.

Boletim de Ocorrência na 147ª DP registrou a depredação do Posto de Saúde de Barra do Itabapoana.

À 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana, a Polícia Militar informou que estava de serviço no DPO de Travessão de Barra quando chegou a informação de que o Posto Médico de Barra do Itabapoana estava sendo depredado por populares. Ao chegar ao local a PM encontrou cerca de cem pessoas em frente ao Posto que se dispersaram com a presença dos policiais militares. Além de quebrarem  as dependências internas do prédio ainda atearam fogo, cujas chamas foram debeladas pela PM com ajuda da Guarda Civil Municipal.

A PM relatou na 147º DP que tais atitudes dos  populares se deram por conta de uma acidente de trânsito ocorrido nas proximidades do Posto de Saúde. Disse também que ficou sabendo  que o horário de atendimento no posto médico  é das 8 às 17 horas de segunda a sexta. Nos finais de semana não há atendimento, o que gerou a revolta. Tendo em  vista não conseguirem socorro, revoltados partiram para a depredação.

Incêndio foi controlado pelos policiais militares.
Janelas chamuscadas e todos os equipamentos foram destruídos no interior do Posto de Saúde


Moradores revoltados quebram Posto de Saúde de Barra do Itabapoana após atropelamento de mulher

O fato ocorreu por volta das 18 horas deste sábado. A motivação foi a falta de médico.

Informações chegadas  agora à redação do Blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM, através de internautas, dão conta de que moradores revoltados pela falta de médico para atender uma senhora que fora atropelada por volta das 18 horas, deste sábado, 13-07,  em frente à Igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, acabaram invadindo o Posto de Saúde promovendo um quebra-quebra das instalações.

As informações estão chegando a todo momento. De um internauta que preferimos preservar seu nome, através do Facebook disse: "a galera esta quebrando o Posto de Saúde de Barra do Itabapoana. O que motivou esta ação foi o atropelamento de uma senhora da comunidade que não pode ser atendida pois o Posto está fechado sem médico".

Segundo informações, um motociclista atingiu a mulher que foi jogada ao chão. Só que, levada para o Posto de Saúde, o mesmo estava fechado sem atendimento. A partir daí, revoltados os moradores começaram a quebrar literalmente o posto.

A Polícia Militar foi chamada, inclusive o Resgate da Saúde já chegou ao local para o socorro. Há muitas viaturas da PM no local. Moradores estão quebrando equipamentos e chegou uma informação que tentaram atear fogo, mas foram impedidos pela PM.

 A mulher atropelada foi Dona Maria do Amparo, moradora de Barra do Itabapoana. Tanto o motociclista, que seria uma pessoa de nome Aleff, quanto Dona Maria do Amparo, já foram atendidos pelo Resgate da Saúde levados para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas.

Secretaria de Saúde atribui ato à ação de vandalismo

Para Secretário foi ato de
vandalismo.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o secretário municipal de Saúde, Jaime Tinoco,  atribuiu esta ação a atos de vandalismo. "Não há como se justificar este quebra-quebra, já que não faltou socorro às vítimas que foram atendidas pelo Resgate da Saúde", disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Posto de Saúde de Barra funciona normalmente durante a semana, mas não tem o atendimento 24 horas.


O prefeito Pedrinho Cherene, já soube do ocorrido e disse estar preocupado. Segundo informações da Ascom o prefeito  tem planos de reativar o posto para atendimento 24 horas. Entretanto, não se falou em prazo. Mais informações em instantes. 

Administrador do Posto de Saúde fala à Rádio São Francisco FM e ao Blog do Paulo Noel

Imagens em 1 minuto que ficam para sempre


Uma tarde em Santa Clara: belas imagens do contraste das nuvens carregadas com o céu azul brilhando através do sol poente em nuvens brancas. 


Praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ). O Blog conseguiu imagens belíssimas e raras. De um lado, onde o sol nasce, as nuvens carregadas anunciando chuvas de inverno. No poente, o sol reflete nas nuvens brancas o céu azul. 

As ondas, de um mar com águas verdes e claras, avançam mansamente "lambendo" as areias da querida Praia de Santa Clara. Vale a pena a conferida neste vídeo  de apenas um minuto. 

ECA chega aos 23 anos e ainda não foi implementado na íntegra, diz especialista

 "Temos a lei, mas não conseguimos aplicá-la", diz a secretária-geral do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes, Leila Paiva.

 “Ainda vivemos em um país em que crianças e adolescentes são credores de direitos. São mais vítimas do que autores de violência." Para ela, os conselhos tutelares e os da Criança e do Adolescente não têm condições favoráveis de atuação e as varas criminais especializadas não foram implantadas. Mas houve conquistas nestes 23 anos, ressalta. (Ag. Br)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ação do Grupamento Ambiental salva guaxinim em Barra do Itabapoana

Após receber denúncia de que populares estariam atirando objetos em um guaxinim, na localidade de Barra de Itabapoana, no último final de semana, nas imediações da Unidade Municipal de Saúde, o Grupamento Ambiental Municipal (GAM) realizou uma operação com sucesso para o salvamento do animal, que foi conduzido ao Hospital Veterinário da UENF.

 Após ser atendido pelo médico veterinário Carlos Henrique, que constatou apenas uma lesão em sua face, o animal foi liberando para que os agentes do GAM, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal, realizassem a soltura na Foz do Rio Itabapoana. Em relação ao processo de captura, foi, de acordo com o secretário e Meio Ambiente, Cláudio Heringer, uma operação rápida, com os agentes isolando o local e retirando o guaxinim de cima de uma árvore. 

– A ação do GAM demonstra a importância do grupamento criado há apenas três meses no município. Não fosse a atuação rápida dos agentes o guaxinim muito provavelmente seria abatido pelos populares que atiravam pedra e objetos no animal – destacou o secretário.

O guaxinim procura se instalar em troncos, buracos e cavernas perto de rios e lagos para ter sempre água. “A população de guaxinim, também conhecido como mão pelada, diminuiu muito nos últimos anos. Portanto, é uma responsabilidade de todos preservá-la”, finalizou o secretário. (Fotos e matéria da Ascom- SFI )



Festa Caipira em Guaxindiba, dia 20 de julho

Recebemos e-mail de Cristina Corrêa com a programação da Festa Caipira que acontecerá na Igreja Católica de Guaxindiba, dia 20 de julho. Confira:



Comunidade de Morro Alegre promove cavalgada neste domingo


Igreja promove II Congresso de Dança


Bom dia Paulo Noel.

No próximo final de semana, 19, 20 e 21 de julho, estará acontecendo o II Congresso de Dança intitulado "Profetizando através da dança" na Igreja Batista Israel Pentecostal, em Macuco de São Francisco , SFI.

Solicito o apoio do blog para divulgação. Não haverá taxa de inscrição, mas pedimos que se puder, postasse logo o cartaz de divulgação para que possamos ter um controle de quantas pessoas estarão conosco nesses três dias.

O evento é de realização do ministério Sol da Justiça.

Atenciosamente, Júnior Florêncio.

Festa da Roça do Gente Miúda nesta sexta-feira no Praia Clube Guaxindiba

O Centro Educacional São Francisco e Escola Infantil Gente Miúda comunica que a Festa da Roça (Arraiá Gente Miúda), que seria realizada na frente da escola, foi transferida para o Praia Clube Guaxindiba, nesta sexta-feira, no mesmo horário, às 18 horas. Haverá danças apresentadas pelas turmas, barraquinhas com brincadeiras e comidas típicas, além de muito forró. 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Paróquia de São Francisco realiza Encontro "Virada" neste domingo, dia 14


Recebemos e-mail do professor Jeffinho Siqueira com informações sobre o “Virada – Nova Vida em Cristo”, encontro que o Setor Jovem da Paróquia São Francisco de Paula irá realizar neste domingo, dia 14 de julho.

“Este encontro terá dois testemunhos de pessoas que tiveram a vida transformada pelo nosso Deus. Pessoas que viveram nas mãos do inimigo de Deus e ouviram o chamado da salvação, mudando assim suas vidas. Venham viver essa experiência de mudança e conversão”, convida Jeffinho, que é coordenador do encontro.

Outras informações:
Inscrições na secretaria da Igreja, em São Francisco.
Valor: R$ 15,00.
Classificação: 15 anos.
Haverá também a Pastoral Infantil, para os pais que quiserem fazer o encontro e não tiverem com quem deixar seus filhos menores.


Mais informações:  Jeffinho Siqueira - (22) 98394959

Vem aí o II Festival Folclórico do Quilombo de Barrinha

O tradicional Jongo não vai faltar
Recebemos um e-mail da presidente da Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana, Lídia Maria Dias Teixeira, com a programação do II Festival Folclórico do Quilombo de Barrinha. Dias 19, 20 e 21 de julho de 2013. Confira a programação:

Dia 19  de julho
20h - Abertura do Festival com grande show de forró com a  Banda Amigos do Forró

Dia 20 de julho
 19h - Apresentação da Quadrilha Infantil do Quilombo da Barrinha .
 20h - Grande jantar com deliciosa Feijoada para todos os presentes.
 20h30 - Homenagem ao melhor batedor de jongo do Município.
 21h - Grande roda mista de Jongo de Raiz, Capoeira e Boi Pintadinho acompanhado de Jaguará.
 22h - Carnaval fora de época na Avenida do Quilombo da Barrinha e logo após grande show com Mazinho e Banda.

Dia 21 de julho

10h - Partida de “pelada” entre Buena e Barrinha e logo após churrasco  acompanhado de show com Toni Brasil.

Como foi a reunião do Sindicato dos Servidores de SFI com o governo municipal



Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 11-07, ao Jornal São Francisco é Notícia, da Rádio São Francisco FM,  o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Francisco de Itabapoana, Cirábio Ramos fez um balanço da reunião que teve ontem, 10-07, com representantes do governo municipal de SFI sobre o reajuste salarial e outros itens da pauta. 

"Com relação a um novo reajuste e o aumento do valor do cartão alimentação não ouve nenhum avanço", disse Cirábio.

 Esta foi a primeira reunião da categoria, com representantes do executivo municipal após a paralisação de 72 horas ocorrida em junho deste ano.

A pauta de reivindicação constou de  6 itens: aumento de salários para todas as categorias, adequação  ao piso nacional para os professores, aumento do vale alimentação; criação da caixa previdenciária, criação do vale transporte  e plano de cargos e carreiras.

Cirábio Ramos disse que ouviu do governo, através do representante do Controle Interno,  que a queda de arrecadação do município inviabilizou o reajuste salarial e o aumento do valor do cartão alimentação.

 Entretanto, Cirábio falou sobre o  que de positivo resultou após a reunião.

 "Vou levar para reunião, em assembleia geral dos servidores, em data ainda a ser marcada, o que foi discutido e o que não avançou em favor dos funcionários. Faremos um balanço da situação" , disse.  

Igreja Evangélica na Ilha dos Mineiros comemora 10 anos



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Governo usa experiência da Copa das Confederações para a Jornada Mundial da Juventude

Brasília – O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Siqueira, disse hoje (10) que está pronto o esquema de organização para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 22 a 29 deste mês, no Rio de Janeiro. Elito acrescentou que as experiências obtidas com a Copa das Confederações, em junho, serão usadas para a jornada e a visita do papa Francisco ao Rio e a Aparecida, no interior de São Paulo.

“As lições foram aprendidas”, ressaltou o ministro. “Usaremos a estrutura organizada para Copa das Confederações e com grande esforço de todos, queiramos e torceremos para que tudo corra bem”, acrescentou. “Como [ocorreu na] Copa das Confederações.”

Francisco chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude. O papa visitará o Santuário de Aparecida no dia 24 para a celebração de uma missa na basílica. A expectativa é que a jornada reúna fiéis de vários países para uma série de eventos no Rio.

Elito e os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, e Celso Amorim, da Defesa, participam de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre as denúncias de espionagem a cidadãos brasileiros por agências norte-americanas. Na audiência, o general não detalhou o esquema de segurança para visita do papa.(Ag Brasil )

Corpo de criança de Rio das Ostras , que estava desaparecida é encontrado em obra

Gabriely, de 2 anos, havia desaparecido há 5 dias, em Rio das Ostras.

Mãe diz que sequestraram a menor enquanto toda família dormia.

 Foto:Arquivo pessoal.
O corpo de Gabriely Batista da Silva, de 2 anos, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (10), em uma obra que fica a 150 metros da casa onde morava, no bairro Âncora, em Rio das Ostras, no interior do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o corpo da criança foi encontrado por um homem que teria ido até a obra para fazer uma manutenção.
Segundo testemunhas, os pais da criança, Valdirene Batista Silva e Simone Alves da Silva, reconheceram a filha, passaram mal e foram encaminhados para o pronto socorro da cidade. 

A criança foi encontrada com a mesma roupa e uma pulseira que usava no dia em que desapareceu. Eunice Dias, vizinha da família, disse que acordou com a triste notícia e que todos os moradores do bairro estão assustados.
saiba mais

Polícia investiga desaparecimento de criança de 2 anos em Rio das Ostras
''Acordei hoje com o pessoal comentando essa tragédia. É muito difícil tentar entender o motivo que leva uma pessoa a fazer isso contra uma criança inocente. Muitos vizinhos meus estão assustados. É muita crueldade'', disse a vizinha.

A Polícia Civil de Rio das Ostras fazia buscas pela menor desde o último sábado (6).  Os pais informaram à polícia que a criança teria sido sequestrada enquanto dormia. Segundo a família, Gabriely estava dormindo em um colchão no chão ao lado dos pais e dos quatro irmãos, quando uma pessoa teria entrado na casa durante a madrugada e sequestrado a menina.

No último domingo (7), Simone Alves da Silva declarou ao G1 que ninguém percebeu o momento em que entraram na casa. "Gabriely estava na ponta do colchão, ao lado do meu bebê de quatro meses. 

Quando acordei, às 4h, não a vi mais. Cheguei a procurar entre os lençóis. Quando olhei, a janela e a porta da cozinha estavam abertas. Minha reação foi correr para a rua e procurar por ela”, descreveu a mãe. A família chegou a espalhar cartazes com a foto da criança para tentar localizá-la. As buscas mobilizaram toda a comunidade.
As polícias Civil e Militar estão no local onde a menina foi encontrada e a perícia já foi acionada. O corpo será levado para o Instituto Médico Legal, em Macaé. A polícia ainda não sabe como a menina foi morta. (Heitor Moreira Do G1 Região dos Lagos )


Líderes de partidos na Câmara desistem de plebiscito este ano


Brasília – A proposta da presidenta Dilma Rousseff de realização de um plebiscito este ano para debater a reforma política foi substituída hoje (9), em decisão tomada pela maioria dos líderes partidários na Câmara, pela proposta de criação de um grupo de trabalho para debater o tema, com a possibilidade de ser promovido posteriormente um referendo.

Apenas o PT, o PCdoB e o PDT ainda apostam no plebiscito. Para tanto, os três partidos irão em busca das 171 assinaturas necessárias para propor um projeto de decreto legislativo. Contudo, mesmo que a proposta obtenha número suficiente de assinaturas para ser apresentada, dificilmente terá o apoio necessário para aprovação.

“A questão do plebiscito é de ordem prática: com o prazo de 70 dias exigido pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para realizar o plebiscito, até que se isso venha acontecer verdadeiramente, dentro do prazo que a anualidade constitucional exige, não haveria como fazer para [as regras] valerem para a eleição de 2014. Isso é uma constatação de todos”, argumentou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Alves informou que, eventualmente, a Câmara poderá examinar uma proposta de plebiscito, mas ressaltou que as regras só valeriam para 2016. Segundo ele, será criado ainda hoje o grupo de trabalho para debater a reforma política em “improrrogáveis” 90 dias“.



Para o líder do PT, José Guimarães (CE), é equivocada a decisão tomada pela maioria dos líderes. “Esse negócio de tempo hábil, quando se quer, tem, quando se quer, se faz. Podemos discutir o plebiscito a ser realizado em outubro. O problema dos efeitos, podemos discutir se é para 2014 ou para 2016. O Congresso está errado em não querer discutir o plebiscito agora. Então, o PT vai à luta, junto com o PCdoB e o PDT, para colher as assinaturas.”

A ideia do plebiscito já foi “enterrada”, disse o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). “A posição do PMDB é muito clara: não votaremos plebiscito que não seja junto com as eleições de 2014. Entendemos que podemos ter esse custo junto com a eleição de 2014”, ressaltou Cunha.

Ele destacou que um plebiscito que não tivesse aplicabilidade para as eleições de 2014 frustraria a população. “Além de criar essa frustração, vai se mobilizar um número muito menor [de eleitores] do que a eleição mobiliza, porque não se pode acreditar que haverá uma presença maciça para tema que não desperta a atenção da população. Isso desperta a atenção de políticos”, afirmou.

“Essa é uma questão superada. A grande maioria [na Câmara] reconhece que não tem como realizar [o plebiscito]”, reforçou o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO).

Agressão a natureza na rota do Recanto das Casuarinas em Guaxindiba.


Agressão a natureza na rota do Recanto das Casuarinas em Guaxindiba.

Domingo de sol, 7 de julho de 2013, a reportagem do Blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM volta a rota de acesso ao Recanto das Casuarinas na Praia de Guaxindiba, no litoral de São Francisco de Itabapoana.

A natureza, exuberante , convida para um momento de reflexão e de lazer diante do mar aberto e do céu azul com a brisa fresca vindo das águas do mar.

Mas, o que se vê logo no acesso daquele lindo recanto é uma agressão gratuita do homem à natureza.

Estamos aqui, passando pela Estrada de chão batido: de um lado, a fazenda com o pasto que alimenta o rebanho; do outro a vegetação onde tem sido comum o despejo de todo tipo de lixo.

É a agressão ao meio ambiente, praticada pelo homem que deveria preservá-la. O que está acontecendo? Falta de conscientização ou desprezo do homem pelo que Deus nos proporciona.

Se não fizermos nada agora, como será daqui há algumas décadas? Como será o planeta que deixaremos para as futuras gerações?

Pelo caminho, em pleno Século 21, o que se vê é a falta de respeito com o semelhante. Joga-se lixo, onde deveria ser preservado.

No Recanto das Casuarinas, a agressão continua: churrasqueiras são acesas na base do caule das casuarinas. Ao final da festa, o cenário e de sujeira e destruição. Todas as árvores estão com marcas do fogo, com enormes buracos carbonizados. Se continuar assim, logo não contaremos com a sombra dessas árvores, por culpa mais uma vez do homem.

Colchões velhos, plásticos, garrafas pets, pranchas de surf, todo tipo de lixo que serve para ser reciclado são jogados ali, numa área de lazer, como se fosse um aterro sanitário.

Volto triste para casa. Espero que estas poucas linhas possam fazer a diferença e ajudar a conscientizar quem polui. A esperança é essa. Encerro,  fazendo um apelo as crianças: orientem seus pais e falem da importância da preservação da natureza para o futuro do planeta terra. Conto com vocês.




terça-feira, 9 de julho de 2013

Ação integrada levará diversos serviços à população nos dias 11 e 12 de julho



Uma parceria ente a prefeitura de São Francisco de Itabapoana e a Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (DFDA-RJ) levará ao município, nos dias 11 e 12 de julho, o programa “Ação do Programa Nacional de Documentação do Trabalhador Rural”. O evento acontecerá no Parque de Exposição de Praça João Pessoa e tem por objetivo a emissão de documentos e prestação de vários outros serviços à população.
O atendimento acontecerá das 9h às 17h na quinta-feira (11/07) e das 8h às 13h na sexta-feira (12/07), com emissão de carteira de trabalho, CPF e isenção de certidões. Os participantes terão acesso, também, a informações sobre o PRONAF e pesca artesanal, além de assistência jurídica, corte de cabelo, atendimento com assistente social e presença de uma unidade móvel de saúde com vacinação e medidor de pressão arterial.
A ação evolve diferentes órgãos como Ministério do Trabalho, Fundação Leão XIII, Caixa Econômica Federal, Pronaf, Ministério a Pesca e Aquicultura, Procuradoria Geral do Município, e secretarias municipais do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, de Agricultura, Abastecimento e Pesca e de Saúde. Para facilitar o acesso da população a prefeitura irá disponibilizar transporte de vários pontos do município.

ROTAS DO TRANSPORTE
Quinta-feira (11/07)
8h30 – Saindo de Deserto Feliz, passando por Caldeirão, Santa Luzia e Praça Imaculada
8h30 – Saindo de Santo Amaro, passando por Aldeia, quatro Bocas e Boca da Areia
8h30 – Saindo de Lagoa Feia, passando por Batelão, Travessão de Barra e Praça da Fé
13h – Saindo de Gargaú passando pelo bairro Barra Velha, Santa Clara e Sossego e Guaxindiba

Sexta-feira (12/07)
8h30 – Saindo de Deserto Feliz, passando por Caldeirão, Santa Luzia e Praça Imaculada
8h30 – Saindo de Santo Amaro, passando por Aldeia, quatro Bocas e Boca da Areia
8h30 – Saindo de Lagoa Feia, passando por Batelão, Travessão de Barra e Praça da Fé

8h – Saindo de Gargaú passando pelo bairro Barra Velha, Santa Clara, Sossego, Ilha dos Mineiros e Guaxindiba. (Ascom SFI)

Lei do Balcão de Empregos é aprovada em São Francisco


Na sessão extraordinária dessa segunda (08/07), a Câmara  de São Francisco de Itabapoana aprovou o Projeto de Lei 023/2013 de 26 de junho de 2013, que cria o Balcão de Empregos e recolocação profissional, junto à Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.

Essa lei é fruto da Indicação Legislativa 042/2013 apresentada pelo Vereador Marcelo Garcia, que solicitava do Prefeito Pedrinho Cherene a instalação do Programa Balcão de Empregos, com o objetivo de criar uma referência para as pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Para o Vereador essa é uma importante vitória para os Sanfranciscanos, “Toda Cidade precisa gerar empregos, mas antes precisamos de um setor para organizar as vagas já existentes. Já estamos qualificando a população oferecendo cursos gratuitos em parceria com o Senai, agora o balcão de empregos terá que receber as pessoas, conhecer os perfis, analisar os currículos e as encaminharem para as vagas de acordo com o mercado de trabalho”, finalizou Garcia.

Assessoria

Eleição para o Conselho Municipal de Saúde marcada para dia 12 em SFI

O presidente da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Jorge Lúcio Ferreira, confirmou para o dia 12 de julho a eleição do Conselho. A plenária está marcada para acontecer no salão de reuniões do Colégio Estadual São Francisco de Paula, das 9 às 13 horas. Tem direito a voto os conselheiros que integram o conselho e são representantes de entidades, ongs, associações de moradores e clubes de serviços.

Confira o Edital de Convocação:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2013

O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO0 DE ITABAPOANA CONVIDA A SOCIEDADE A PARTICIPAR DA ELEIÇÃO E POSSE DE SEUS REPRESENTANTES NA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O MANDATO 2013 A 2017.

O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFEREM A LEGISLAÇÃO EM SAÚDE E SEU REGIMENTO INTERNO, VEM CONVIDAR AS INSTITUIÇÕES E/OU ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA A PARTICIPAREM DA ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, QUE ACONTECERÁ NO DIA 12 DE JULHO DE 2013, NO SALÃO DE REUNIÕES DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO FRANCISCO DE PAULA, DAS 9 ÀS 13 HORAS.

Art. Nº 1 – Fica criada a COMISSÃO ELEITORAL
ASSIM COMPOSTA:
- EDNÉA CORREA MANSUR TARDELLY – PRESIDENTE
- AMARA REGINA CABRAL BARRETO SAAD – SECRETÁRIA.
- ROSENI DE AZEVEDO CAMILO – MESÁRIA


Aula Inaugural marca o início dos cursos do Senai em SFI


Foi realizada nesta segunda-feira (08/07) a aula inaugural dos cursos de Mecânica e Manutenção de Motores Diesel, Eletricista de Obras e Pintor Industrial, que serão promovidos no município por meio de uma parceria entre prefeitura e Senai. O evento aconteceu no auditório do CIEP-470. Nesta primeira semana as aulas acontecerão no  CIEP-470, das 8h às 13h.

 A partir da segunda semana passarão a ser realizadas no Colégio Estadual São Francisco de Paula, das 13h às 17h.


Os cursos são gratuitos e terão duração diferenciada: Mecânica e Manutenção de Motores a Diesel será 360h, Eletricista de Obras 280h e Pintor Industrial 216h. O curso de soldagem, com 40 vagas, também terá duração de 216h, mas terá início em setembro com data, local e horário da aula inaugural a serem divulgadas. 

Para comportar os 150 alunos, o evento aconteceu em dois turnos, manhã e tarde, reunindo autoridades municipais como o vice-prefeito, Amaro Barros, a secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira,B e de Educação e Cultura, Kátia Martins. Na ocasião, todos os estudantes receberam uniformes do Senai. O encontro teve início com o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida foi feita apresentação de um vídeo institucional e outro sobre empregabilidade do setor. Logo após, a pedagoga Ana Paula Campos falou a respeito da parte pedagógica dos cursos e traçou pontos importantes como a obrigatoriedade das presenças, avaliação diária, uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e horário das aulas. Dando prosseguimento ao encontro, o coordenador dos cursos do Senai, professor César Praxedes falou da parte técnica. Em sua abordagem o professor destacou a importância dessa etapa e de todo processo. 

“Os cursos exigem dedicação, empenho e disciplina. Sem isso ninguém chega a lugar nenhum”, comentou. De acordo com a secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira, os cursos são uma grande oportunidade. “Todas essas especialidades técnicas são muito procuradas. Inclusive, algumas empresas estiveram em nossa secretaria procurando pessoas qualificadas. 

Portanto é preciso que os alunos se esforcem, pois existe um mercado de trabalho para eles”, ressaltou a secretária. O vice-prefeito, Amaro Barros destacou alguns pontos importantes. “Todos esses cursos possuem um elevado custo, mas aqui os alunos farão gratuitamente. Essa é mais uma vitória do executivo que beneficia a população. O governo estará sempre à disposição de todos”, concluiu o vice-prefeito, que representou o prefeito Pedrinho Cherene. (Matéria e fotos  da Ascom SFI )