domingo, 11 de janeiro de 2009

Praia de Santa Clara: finalmente turistas aproveitam domingo de sol e mar com águas mornas

Ambulantes aproveitam o domingo oferecendo aos veranistas do picolé a 1 real ao camarão ao azeite a 2 reais.


Domingo de sol com praia lotada em Santa Clara.

Camarão no espetinho frito no azeite com direito ao limão a 2 reais.

Milho verde a 2 reais e picolé a 1 real.

Óculos de sol (do Paraguai) e protetor tipo "min guarda-sol" para cabeça a 10 reais

"Banana Split"puxada por potente lancha voadeira na praia de Santa Clara.

Lazar na praia.

Salva-vidas atentos.

O domingo (11) com sol e praia atraiu turistas e veranistas de vários estados do Brasil para a praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana-RJ. “Agora sim, parece que estamos na estação mais quente do ano”, disse um banhista de Juiz de Fora. Mas o domingo de praia não foi apenas a festa dos veranistas e turistas: os vendedores ambulantes aproveitaram o momento para ir à “forra” dos dias de chuva. Até que os preços dos produtos não estão caros. Um milho verde ou um espetinho com camarão frito no azeite eram vendidos a 2 reais. O picolé a 1 real e óculos de sol (do Paraguai) a 10 reais cada. O veranista encontrava também o “mini-guarda sol de cabeça”, se é que podemos chamar assim, que era vendido a 10 reais cada peça. Segundo o vendedor (foto) o produto protege melhor o usuário que o popular boné.

19 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite Paulo Noel!!!! Através de um amigo fiquei sabendo de seu blog. Tenho por meio do blog me inteirado do que tem ocorrido no município. Sou mineira, mas passei a maior parte da minha vida morando em Santa Clara e hoje estou trabalhando em Feira de Santana/Ba.
Passei as Festa de Final de Ano em Santa Clara. Poder ver hoje estas fotos e matéria me alegro, pois sei do quanto o verão é importante para todos os moradores local e as chuvas traziam um pouco de desesperança. Agora é pedirmos a Deus que mantenha esse lindo e abençoado sol, para levar de volta os turistas.
Um Feliz 2009 a todos! Estarei daqui acompanhando tudo o que se passa por aí.

Anônimo disse...

Olá Cristina Cordeiro. Grato pelo acesso. Paulo Noel.

COLIBRI-2010 disse...

Boa Noite Paulo Noel.
Congratulo-me com Você por esse marvilhoso espaço, esse canal de informações para todos quantos se interessam pelos assuntos de SFI e adjacências, como é o meu caso e de muitos dos meus familiares, que temos residências nas praias da região. Muito bom mesmo. Parabéns e obrigado.
Fiquei sabendo do Blog por meus primos George/Solange, moradores de Sossego, e comerciantes em SFI.
Estamos adiando nossa ida para a praia, justamente em razão dos problemas causados pelas chuvas, principalmente as dificuldades de acessso pelas rodovidas locais.
Aproveito para solicitar notícias e fotos, se possível, da praia de Sossego e adjacências.
Muito grato,
Paulo Cucco

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel,

Minhas férias já se foram e somente agora que retorno ao trabalho é que sinto que ano realmente começou.

Eu quero dizer que mesmo com essas chuvas e todos os problemas decorrentes é com extrema alegria que volto a postar em seu Blog e, sendo assim, eu gostaria de sugerir uma matéria para o Blog: seria possível você preparar uma matéria falando sobre o novo ambiente do Batelos? Eu estive em Santa Clara durante alguns dias e fique muito feliz (quase emociando, para ser sincero!) ao ver o Batelos reaberto.

O Batelos é um dos lugares mais conhecidos de São Francisco e muita gente tem boas recordações desse simpático bar que outrora animava os nossos verões. Tenho certeza que muitos veranista, principalmente mineiros, vão adorar ver as fotos de como aquilo ficou após a reforma. Eu soube que muitos andam consultando o seu Blog constantemente para ficar atualizados sobre as notícias de São Francisco e por isso acho que a dica é válida. Porém, é óbvio que quem deve julgar se é válido ou não é você.

Um abração,

Ruy Temberg.

Unknown disse...

Essas imagens reforçam a esperança de que existe vida após a morte. Na verdade, a praia de Santa Clara nunca esteve morta. Ela sofre de catalepsia, que é aquela doença em que alguém aparenta estar morto quando na realidade não está. A equipe do novo governo tem feito um trabalho excelente. Estão com boa vontade para recuperar os 8 anos perdidos. Em poucos dias conseguiram limpar as praias, reforçar (e muito) a iluminação pública e ainda melhoraram a segurança pública. E será necessário muita boa vontade, trabalho e determinação para que possamos sair do caos em que estamos. São Francisco ficou muito tempo sem prefeito. E como resultado, o município ficou totalmente abandonado e desorganizado. Alguns locais parecem até a Faixa de Gaza após um bombardeio. O novo prefeito tem duas missões importantes. Uma muito fácil, que é fazer um governo melhor do que o anterior. Qualquer pessoa com inteligência média é capaz de fazer isso e muito bem. Eu não vou falar do governo anterior por uma questão de higiene. A segunda missão é mais difícil, que é estabelecer um choque de ordem na cidade, para que possam ser restabelecidas as condições ideais para moradia e desenvolvimento turístico. O choque de ordem é mais complexo por que acaba deixando alguns insatisfeitos. Quem não tem educação geralmente não gosta de ordem. Quem não tem educação pensa que é lindo abrir o porta malas de um carro em frente a um posto médico, a uma escola, a uma casa ou a uma pousada e obrigar todas as pessoas a ouvir um “troço brabo” com apelido de música. Quem não tem educação acha ótimo colocar uma barraca de camelô na calçada ou na porta de comerciantes que pagam alvará, dão empregos e fazem a economia do município girar. Quem não tem educação pensa que “tira onda” usando uma moto como instrumento de vandalismo. São essas pessoas que ficarão muito tristes se uma verdadeira organização for estabelecida em nossas praias. E de gente assim nós não precisamos. Quando essa ordem for implantada, nossas praias voltarão a ser bem freqüentadas. Não falo de quantidade. Falo de qualidade. Falo de pessoas com poder de consumo. Gente simples, mas que tem disposição de gastar dinheiro com a família num local civilizado. A cada carro de som que for banido de nossas praias, 50 novas famílias decidirão alugar ou comprar imóveis e ainda redescobrir nosso litoral como uma boa alternativa para as férias. Além disso, poderemos voltar a falar ao celular na rua sem ter que gritar. A cada ambulante ilegal que for reprimido pela fiscalização, 10 novos pequenos empresários pensarão e investir em algum tipo de comércio no nosso município. Foi assim que as praias bem sucedidas do Brasil conseguiram crescer. O litoral sul capixaba é um bom exemplo disso. Se eles podem, nós também podemos. No início pode ser complicado e desgastante, mas depois de um certo tempo os resultados compensarão. Não poderia deixar de parabenizar você, Paulo Noel, e sua família pelo importante trabalho que realizam através desse Blog. Ninguém pode imaginar o alcance disso. Um abraço e feliz 2009 para vocês!

Anônimo disse...

Olá.
É a primeira vez que visito o seu blog. Jó ouvi falar dele há algum tempo, mas somente hoje tive a oportunidade e curiosidade de visitá-lo.
Fui moradora de Guaxindiba e frequentemenente vou até lá no verão.
Vi o seu blog do começo ao fim e notei, ou melhor, não notei nenhuma matéria sobre a praia de gauxindiba.
Segundo tomei conhecimento o acesso àquela pria está sendo feito por Santa Clara, em virtude da RJ que liga são francisco a Barra de Itabapoana está obstruído. Procurei fotos, mas não encontrei nenhuma informação. Procurei também informação sobre as crateras que foram abertas na beira-mar em função das chuvas e também nenhuma informação.
Então aqui vai uma dica: dê uma tençãozinha especial a esta praia e também às outras, já que o mundo e os veranistas não giram em torno de Santa Clara.
Mais uma coisa: visitei o site da prefeitura de São Francisco e não há informação alguma sobre shows, eventos culturais e esportes neste verão. Nem mesmo sabia que teria show em Santa Clara, pois estive em guaxindiba neste final de semana, justamente por falta de informação seja pela mídia falada ou escrita ou por cartazes e outdors. Seria bom a prefeitura caprixar a divulgação desses eventos.
Uma Boa Tarde.
Rachel de Freitas

Anônimo disse...

Olá Rachel. Grato pelo acesso, suas criticas, pode ter certeza, nos ajudam muito. Mas, se você observar com mais tempo, talvez, irá constatar também a quantidade de matérias feitas pelo Blog tendo como tema Guaxindiba. Senão, anote aí: você viu a matéria sobre a cratera que foi aberta na RJ-232 que liga São Francisco a Guaxindiba? Essa Estrada é a ligação mais importante para se chegar a Guaxindiba. Entrevistei o presidente do DER- Departamento de Estradas de Rodagens, Henrique Alberto que sobrevoou Guaxindiba com o prefeito Beto para avaliar os estragos provocados pelas chuvas. Também entrevistei o Engenheiro do órgão Dr. Ivan Amaral e pessoalmente fiz um apelo para que resolvesse a situação da referida estrada. Debatemos em varias oportunidades, na Rádio São Francisco FM, a questão das fortes chuvas que trouxeram conseqüências serias para os bairros do Pedregal e também para vários pontos de alagamento em Guaxindiba. Tenho por Guaxindiba um carinho especial e toda vez que vou tomar banho de mar, o mar tem que ser Guaxindiba e o local, próximo ao Recanto do Fiinho. Fiz matéria também, em que focaliza um belo recanto da praia, após o Fiinho, muito procurado pelos banhistas e turistas. Neste local uma cena dá a idéia da falta de consciência ecológica de alguns “vândalos” ao acender a churrasqueira na base do caule das casuarinas do lugar. Debati muito sobre o assunto. Tem uma imagem de centenas de garrafas petis abandonadas também neste local cujo comportamento foi duramente criticado pelo Blog. Na Avenida Atlântica próximo a vazante, entre Guaxidiba e Sossego, fiz matéria sobre o lixo acumulado próximo ao mar. São muitas as matérias sobre Guaxindiba desde que o Blog foi fundado em 1º de agosto de 2007. Mas mesmo assim, concordo com você. Preciso, ainda, dar mais atenção a Guaxindiba. Agradeço e espero que continue acessando esta página. Suas observações nos ajudam a crescer tanto espiritual quanto profissionalmente. Paulo Noel

Anônimo disse...

Alan Jones, tudo bem? Estava sentido a sua falta com seus comentários inteligentes aqui no Blog. Grande agraço do Paulo Noel.

Anônimo disse...

Parabens a Alan Jones,
Disse tudo que devia se dito.
Abraços
Lucia

Anônimo disse...

Boa noite Paulo Noel...
sou de BH , e estou pensando em visitar Santa Clara no reveilo final do ano....
Gostaria de informações a respeito da mesma....
Bjus
Fique com Deus!!!

Ana Lucia Gonçalves Viana disse...

Boa Noite Noel!
Moro em Quissamã, mas sou dessa terra abençoada. Nasci em Floresta,trabalhei em Santa Rita,fui concebida em gargaú e tenhos doces lembranças dos verões em Guaxindiba e Santa Clara. Faz muito tempo que não apareço por aí. Nem é tão distante assim mas, a vida acaba nos levando por outros caminhos... Que bom que seu blog nos mantém atualizados, ainda que distantes, e fascinados com a alegria e energia que parece saltar das fotos e postagens.

Unknown disse...

a vinte anos íamos na praia de santa clara onde meu pai tinha uma casa e era muito bom, melhor agora que pude rever fotos. na minha época participava da gincana do batelos. abraços a todos aí e quem tiver email ou contato do lobão (bar)favor enviar para mim. diga a ele que é o fred de BH. favor passar meu email para ele. insectfred@hotmail.com
obrigado
fred

André Ricardo disse...

Ola... pesquisando na internet encontrei seu blog. Sou morador de Juiz de Fora e gostaria de saber quais as atrações existem em santa clara. Estou indo com uma amiga para aí no proximo final de semana (inicio de setembro) e gostaria muito de conhecer os points da cidade. Por favor me ajude. Meu e-mail é andre_ricsilva@hotmail.com

Ah, existe algum ponto GLS na cidade? obrigado.

Anônimo disse...

oi! Admiro muito o programa e vcs.To smpr ligada!Q DEUS vos abnçõe...
beijus e abraxuuuuuuuus!!
ANA CLAUDIA RODRIGUES DE SAO DOMINGOS...

Anônimo disse...

b.tarde! porfavor! mande um beijo p/meus amigos(as) de morro alegre...e p/leticia de santa rita. aqui é ana claudia de sao domingos... vlw!!!

ValeriaGalvao disse...

Boa Tarde Paulo Noel, parabéns pelo blog! É bom saber noticias de nossa querida Santa Clara.Estou tentando localizar um terreno que tenho ai pelo google maps , mas a imagem não está batendo com o mapa das ruas. Estive ai a 2 anos e tenho como referencia uma rua calçada que começa na praia e sobe até o asfalto/ estrada lá em cima. Acho que é uma das principais ruas de Sta. Clara , se não me engano, acho que ela era conhecida como antiga rua 13. Voce sabe qual rua estou falando? Se sim por favor me ajude, qual o nome dessa rua? Oque tem de importante nela, para referencia? posto de súde? algum estabelecimento comercial conhecido?

Desde já agradeço,
Valéria Galvão

vida disse...

Estou novamente este ano voltando a santa clara, e gostaria de saber e se possivel ver algumas fotos recentes das praias. Houve alguma melhora nas praias e barracas?Como está o tempo ai? estou chegando dia 17/10 ok

sgt HERNANI disse...

Boa noite.
Foi através de seu blog que fiquei sabendo desta praia de santa clara e
esta semana eu e minha familia passamos uns dias da beleza deste lugar.Fiquei hospedado no hotel bateão.Adorei este lugar um povo muito honesto e hospitaleiro.
Obrigado ao povo de santa clara e São francisco.

sgt HERNANI disse...

Boa noite.
Foi através de seu blog que fiquei sabendo desta praia de santa clara e
esta semana eu e minha familia passamos uns dias da beleza deste lugar.Fiquei hospedado no hotel bateão.Adorei este lugar um povo muito honesto e hospitaleiro.
Obrigado ao povo de santa clara e São francisco.