sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pelé se recupera bem após cirurgia na próstata

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 74 anos, recupera-se bem da cirurgia na próstata à que foi submetido no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo boletim médico divulgado no início da tarde de hoje (8), o quadro de saúde dele não apresenta problemas. O resultado dos exames apontaram “uma hiperplasia benigna, portanto, sem incidência de tumores”.

No dia 9 de dezembro do ano passado, Pelé recebeu alta do Albert Einstein, após ser internado, em novembro, com infecção urinária. Em 13 de novembro, foi submetido, no mesmo hospital, a uma cirurgia para retirada de cálculos renais.


À época, durante os exames, constatou-se que o problema era causado por cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução do fluxo urinário. (Ag. Brasil )

Vigia encontrado morto em posto de combustível em Guaxindiba

Família informa que vigia foi vítima de mal súbito. Coco, como era conhecido o vigia, teria morrido de infarto fulminante. 

O vigia de um posto de combustíveis na Praia de Guaxindiba litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ) foi encontrado morto caído na porta de acesso ao escritório, na manhã desta sexta-feira, 8, por volta das 6 horas.

O gerente quando chegou ao posto já encontrou Denilson Correa de 57  caído no chão e comunicou a Polícia Militar. 

O vigia muito querido e conhecido pelo apelido de Coco tomava medicamentos para controlar a pressão arterial segundo informou a companheira dele, Letícia. “No hospital para onde foi levado, informaram que ele teria morrido vítima de infarto”, disse.  


O velório está acontecendo na Igreja Assembleia de Deus na localidade de Coreia e o sepultamento está marcado para às 8 horas de sábado, 9, no cemitério de Barra do Itabapoana. Coco morava em Macuco de São Francisco de Paula. 

Segundo Letícia quando saiu de casa para trabalhar na noite de quinta-feira, 7, o marido estava bem. “A conclusão é que realmente foi um mal súbito, provocado por um infarto fulminante”, diz.  Coco deixou cinco filhos. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Crise atinge em cheio o setor sucroalcooleiro


Na Canabrava, trabalhadores com salários atrasados ameaçaram greve, mas Usina prometeu pagamento para os próximos dias. Para esta safra, cerca de 65% da cana em São Francisco de Itabapoana foi perdida. Crise afeta outros setores do agronegócio.

O setor sucroalcooleiro da Região Norte Fluminense foi duramente atingido pela atual crise hídrica e financeira do Brasil. O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), Frederico Paes, disse que, devido à seca e falta de matéria prima, o início da safra de cana de açúcar foi adiado de junho para julho.

A Usina Canabrava, localizada próxima ao limite de Campos dos Goytacazes com São Francisco de Itabapoana, admitiu dificuldades financeiras. Esta semana um grupo de trabalhadores se mobilizou para reivindicar o pagamento de salários, que estariam atrasados há dois meses. A empresa afirmou que o atraso é apenas de um salário.

Trabalhadores se reuniram para
reivindicar pagamento de salários atrasados
Esse grupo chegou a organizar uma paralisação com ameaça de greve, entretanto uma reunião entre a diretoria e os trabalhadores, realizada nesta quarta-feira, 06-05, acalmou os ânimos com a promessa de pagar os atrasados nos próximos dias.

Essa reunião foi confirmada pela Usina em Nota (veja aqui) divulgada nesta quinta-feira, 07-05. Também uma fonte ligada aos trabalhadores confirmou ao Blog que a reunião foi boa, os trabalhadores voltaram as suas atividades, e que a promessa de pagar os salários fez cessar a paralisação.

Em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia desta quinta-feira, na Rádio São Francisco FM, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco de Itabapoana, Júnior Terra, disse que cerca 65% da safra de cana do município foi afetada e não atingiu um padrão de produtividade, seja por baixo crescimento ou por reduzido índice de sacarose. “As dificuldades são tantas que os produtores estão tendo dificuldades de adquirir a muda da cana para refazer a plantação”, alerta Júnior.

Crise afeta também pecuária

Pastagens foram duramente afetadas em SFI
Não é só o setor sucroalcooleiro que sofre. O município, que teve a situação de emergência decretada pelo prefeito Pedrinho Cherene, contabiliza perdas na pecuária de corte e leiteira. Júnior Terra, que também é diretor da Secretaria de Agricultura, conta que as áreas de pastagens foram duramente afetadas.

“Pra se ter uma ideia da crise, cerca de 40 mil hectares de pastagem simplesmente deixaram de existir em São Francisco”, destaca Júnior. A estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura é que o município perdeu com a seca 45% do rebanho bovino, vendido para outras regiões, devido à falta de pasto. Apesar da pressa em vender, Júnior considera que o gado pra corte, da raça Nelore, foi vendido a um preço justo.

Entretanto a pecuária leiteira sofreu um baque. “As vacas leiteiras são valorizadas e têm preço próprio, mas animais com alto valor comercial foram vendidos na balança, o que é considerado uma desvalorização muito grande”, aponta. A estimativa do presidente do Sindicado dos Produtores é que à produção de leite em São Francisco caiu 60% com a atual crise.

Com esse cenário caótico em que atravessa a agropecuária regional só resta apelar à união entre os municípios do Norte Fluminense e às autoridades Estaduais e Federais. E esses esforços terão de ser contínuos, já que a expectativa é que a Região leve alguns anos para se recuperar deste momento ruim.

Ampamac convida produtores para palestra sobre irrigação por gotejamento, nesta quinta-feira, em Macuco



quarta-feira, 6 de maio de 2015

Junta Militar convoca jovens para “Juramento à Bandeira” em SFI


Foto: arquivo do Blog - 2013
A Junta de Serviço Militar de São Francisco de Itabapoana realizará mais uma solenidade de Juramento à Bandeira, momento em que os jovens   serão dispensados de incorporação às Forças Armadas Brasileira. Os cidadãos que se alistaram por São Francisco estão convocados (veja a lista aqui) para comparecer ao evento, que acontecerá na Praça dos Três Poderes, no dia 20 de maio, às 8 horas.

O município de São Francisco de Itabapoana é considerado não tributário, ou seja, de acordo com Plano Geral de Convocação anual, não é contribuinte à convocação para o Serviço Militar inicial. Com isso os cidadãos sanfranciscanos são dispensados de servirem às Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica).

A Junta de Serviço Militar representa o Ministério da Defesa nos municípios. Em São Francisco foi implantada em 1997 e funciona até hoje com o apoio da Prefeitura. É o órgão responsável pelo acesso a serviços como emissão de certificados e alistamento militar. Todos os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos devem, obrigatoriamente, se apresentar ao órgão para se alistar.

Ministério Público do Rio de Janeiro construirá sede própria em São Francisco de Itabapoana


Termo de cessão de uso da área, na Praça dos Três Poderes, foi assinado nesta terça, em Campos, pelo prefeito e o Procurador Geral de Justiça

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, representada pelo prefeito Pedrinho Cherene e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) pelo seu Procurador Geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, celebraram na tarde desta terça-feira, 05, em Campos dos Goytacazes, um termo de cessão de uso de imóvel na Praça dos Três Poderes em São Francisco de Itabapoana de uma área de aproximadamente mil e quinhentos metros quadrados, local onde será erguida a sede própria do Ministério Público em São Francisco de Itabapoana.
De acordo com o Procurador Geral do Município, Mariano Amorim, a cessão do terreno será pelo prazo de 20 anos. “A cessão poderá ser prorrogada de acordo com a lei”, disse.


Segundo o promotor de justiça do Ministério Público em Campos dos Goytacazes, Marcelo Lessa, não há ainda uma data definida para o início das obras do futuro prédio do MP em SFI. 

“Evidente que há um planejamento orçamentário e não saberia dizer agora quando irá iniciar. Entretanto, da nossa parte, posso garantir que vou ficar em cima, dentro do possível, para que seja o quanto antes. Mas, não tenho como  estimar a data do início”, diz.

O Procurador Geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, disse que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tem uma política de expansão da base física que já vem acontecendo desde 2005, quando assumiu pela primeira vez a Procuradoria Geral de Justiça.

"Hoje, temos inúmeros prédios construídos no interior do Estado do Rio. O que queremos é exatamente isso, que no futuro cada município do Estado tenha um prédio do MP onde o cidadão possa identificar como a 'Casa da Cidadania', local em que ele possa procurar o promotor e fazer valer o seu direito”, disse.

Marfan Vieira disse, ainda, que seu compromisso para com o município é de construir o mais breve possível o prédio do Mistério Público em SFI".

O prefeito Pedrinho Cherene revelou, antes de assinar o termo de cessão, que o sonho da desapropriação de uma área destinada ao MP começou pelo seu pai, o ex-prefeito Pedro Jorge Cherene, em 2001, com a implantação do projeto da Praça dos Três Poderes, que começou com a construção do prédio da sede da prefeitura do município.

“Depois da construção dos prédios dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, chegou a hora do Ministério Público Estadual. Vejo com satisfação porque hoje, como prefeito e filho do saudoso Pedro Jorge Cherene, estou concretizando este sonho junto com o Dr. Marcelo Lessa  que foi grande incentivador deste projeto”, concluiu.

Atualmente o MP-RJ está instalado em São Francisco de Itabapoana em prédio alugado em frente ao Fórum, próximo à Praça dos Três Poderes.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Paróquia realiza Missa em Ação de Graças pelo aniversário de sacerdócio de padres



Campeonato municipal de futebol de São Francisco de Itabapoana começa neste domingo (10)


Começa neste próximo domingo (10) o campeonato municipal de futebol de São Francisco de Itabapoana nas categorias Principal e Aspirante. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer – SEL .

De acordo com o secretário de esporte, Noel Júnior, são quinze times de futebol da região participando da competição e vão acontecer 14 jogos nas tardes de domingo em São Francisco, simultaneamente,  em sete comunidades sanfranciscanas.

“Estamos cheios de expectativas por mais esse evento esportivo, que reúne famílias e amigos torcendo pelo o seu time de forma pacífica. Assim, conseguimos alcançar o nosso objetivo de promover o bem estar, a qualidade de vida por meio do esporte “, destacou o secretário.

Noel explicou que na semana passada foi feita uma reunião na prefeitura com os dirigentes dos clubes. Na ocasião ele informou o regulamento da competição, a tabela completa dos jogos e concedeu o material esportivo, sendo 15 bombas e 15 bolas, para a utilização nos treinos dos times. 

Os clubes de futebol que vão buscar o título são: Quatro Bocas, Barra de Itabapoana, União FC, Maquina, Nacional FC, Nova Belém FC,  Barrinha, Fluminense de Cacimbas , Santo Amaro,  Amproab , Valão Seco, Lagoa Feia, Vilão , Alegria dos Anjos e Botafoguinho. Veja aqui a tabela completa da competição.

O prefeito Pedrinho Cherene falou sobre os investimentos no esporte da região . “ Apesar do momento de crise que o Brasil está enfrentando, continuamos investindo de forma prudente em melhor qualidade de vida, através do esporte, por sua vez”, frisou.


Ascom-SFI

SMEC convoca produtores rurais para a chamada pública da Agricultura Familiar na composição da merenda escolar


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC convoca os produtores rurais para participarem na próxima segunda -feira (11) ,  às 10h, na prefeitura,  da chamada pública  Nº 001/ 2015, que trata da Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural e suas Organizações para a merenda escolar do município.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins,  a Comissão Permanente de Licitação da prefeitura realizará a chamada pública, disponibilizando o edital de segunda a sexta-feira , exceto feriados municipais, estaduais e nacionais.

“No edital está enumerando respectivamente os produtos solicitados, quantidades, valores unitários e valores totais.  A participação da agricultura familiar do município na composição da merenda escolar é de suma importância, uma vez que traz benefícios econômicos tanto para produtor rural quanto para a SMEC. Vale destacar que priorizamos a qualidade dos alimentos", ressaltou.

O projeto é aberto a todos os pequenos e médios produtores que sejam usuários do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - PRONAF, tendo o direito de fornecer até 20 mil por ano em produtos solicitados pela equipe de nutrição da SMEC, adquiridos através da chamada pública.


Ascom-SFI

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Postos de saúde iniciam hoje vacinação contra a gripe

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam hoje (4) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, totalizando 39,7 milhões de pessoas.

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.


No sábado (9), será feito o Dia D de mobilização nacional. Os postos ficarão abertos para facilitar o acesso dos que não conseguem ir às unidades em dias de semana. A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 22 de maio.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

domingo, 3 de maio de 2015

Atletas de São Francisco de Itabapoana participam do campeonato Brasil Open de Jiu-Jitsu 2015 no Rio de Janeiro.

Competição deve reunir os principais atletas do país.

Os atletas da academia Gracie Barra, de São Francisco de Itabapoana, Fabrício Braga, Renan Rodrigues, Gustavo Rosa, Murilo Silva, Leonan Junqueira, Micael Farias estão na reta final de pr eparação para a disputa do Campeonato Brasil Open de Jiu-Jítsu que acontece no sábado, 23, na rua Professor Valadares, 262 no Grajaú, Rio de Janeiro.

Evento vai reunir os principais atletas do país.
Renan Rodrigues é faixa Branca e irá competir na categoria Pesado, assim como Fabrício Braga, que é faixa azul, mas irá lutar pela mesma categoria.

Ambos irão representar a equipe Gracie Barra, onde lutam sob a supervisão do Mestre Wagner Barroso.

“Os atletas intensificaram os treinamentos nos últimos meses com o intuito de dar muito trabalho aos adversários e, quem sabe, voltar para São Francisco com mais uma conquista no currículo”, revela o Mestre Wagner.


De acordo com o Mestre Wagner Barroso, o torneio deste final de mês será um grande teste para a Copa do Mundo Interclubes de Jiu-Jitsu, que será disputado nos dias 18 e 19 de julho na cidade de Belo Horizonte (MG).


"O Brasil Open serve para testarmos nossa força já que o grande objetivo é o Mundial, onde a nossa equipe irá levar um número maior de atletas para ajudar a Gracie Barra a retomar o título geral por equipes", explicou.

Paróquia de Barra do Itabapoana promove “1º Retiro de Músicos”

A paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião de Barra do Itabapoana promove de 16 a 17 de maio em Barra do Itabapoana, o “1º Retiro de Músicos” com o tema: Músicos em ordem de batalha. O evento, coordenado por Renato Matheus terá total apoio do administrador paroquial padre Alex.
  
Segundo Renato Matheus o "Retiro" proporcionará o fortalecimento da espiritualidade musical na vida dos músicos. “Os integrantes do retiro de música  terão um encontro profundo de intimidade com Deus", diz.

A programação inclui momentos de louvor e adoração com muitas surpresas. “Viveremos momentos inesquecíveis na presença do Senhor”, diz o coordenador acrescentando que não pode revelar mais nada.

As fichas de inscrição, no valor de R$25 se encontram na secretaria Paroquial em Barra do Itabapoana com Dorinha (Secretária), ou com o coordenador do Retiro, Renato Matheus ou ainda com Moisés Moreira, violonista do Ministério de Música Ágape e membro do Núcleo do Retiro.

Segundo os organizadores do evento, o Retiro é destinado aos Músicos da Paróquia que já servem a Deus e, também, para aqueles que sintam o desejo e o chamado de Deus para servir através da música católica em suas comunidades.


Trabalhadores homenageados com festa na Praça dos Três Poderes em SFI

Os trabalhadores de São Francisco de Itabapoana, no interior do Norte do Estado do Rio, foram homenageados no feriado de sexta-feira, 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho.

O evento aconteceu na Praça dos Três Poderes e transcorreu em clima de confraternização sem nenhum incidente. Dezenas de prêmios foram sorteados entre os presentes como aparelhos de teve, bicicletas e outros brindes.

Ônibus gratuitos passaram por diversas comunidades da zona rural ao litoral do município, em diferentes itinerários transportando os trabalhadores e seus familiares para o evento.

O organizador do evento e assessor de gabinete da prefeitura de SFI, Efraim Luiz, destacou a sua satisfação em coordenar a festa. “Temos sempre que honrar os nossos munícipes. Não há trabalhador mais importante do que outro, todos são relevantes”, ressaltou.


O prefeito Pedrinho Cherene participou do evento até o encerramento. "Nosso governo reconhece os bons serviços prestados pelos trabalhadores, disse.

A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, através do Programa Geração de Trabalho e Renda  participou da  “Festa do Trabalhador” com dez barracas personalizadas com vendas dos mais variados tipos de artesanato em conchas, taboa , biscuit , decopagem, , bordado em geral e ainda barracas com vendas de produtos alimentícios tradicionais da região como: tapioca recheada, doces em calda bolos, salgados, tortas, caldos entre outros.


A prefeitura também abriu espaço para dezenas de trabalhadores que instalaram suas barracas para venda de alimentos e bebidas. A festa foi encerrada com show de banda ao vivo no palco.