sexta-feira, 6 de março de 2009

Prefeitura de SFI moderniza postos de assistência judiciária

São sete postos de assistência em todo o município.
A Procuradoria Geral do município de São Francisco de Itabapoana, que tem como novo lema “Justiça Para Todos”, está modernizando suas unidades com a instalação de novos computadores, internet e a reforma dos prédios onde funcionam os serviços de assistência jurídica gratuita. No total são 7 postos de assistência em todo o município. Todos estão sendo reformados e alguns inclusive foram mudados de local em função da precariedade das antigas instalações. Em Barra do Itabapoana, por exemplo, o posto de assistência funcionava numa sala cedida por uma creche em condições precárias. Agora a nova unidade vai funcionar num antigo quiosque próximo ao terminal rodoviário. O prédio recebeu obras de adaptação para funcionar como local de atendimento ao público. O posto de Barra será inaugurado na próxima sexta-feira (13), às 18h. De acordo com o procurador geral do município, Enaldo Vieira Barreto, o posto de Barra havia sido inaugurado em meados de 2001, na Beira Rio. Mas, houve um problema no prédio e desde 2006 o atendimento funcionava numa creche. “A situação dos postos é precária. Há lugares que estão sem computador porque todos estão quebrados; com isso há um acúmulo de processos. Em Praça João Pessoa, desde meados do ano passado que nenhuma ação é ajuizada por falta de computador”, contou Enaldo. O programa de assistência judiciária gratuita atende a uma média de quase mil pessoas por mês nos 7 postos de atendimento. São nove advogados atuando no programa que tem atualmente 3 três mil processos ajuizados. A verba usada para reequipar e reformar os postos jurídicos foi garantida pela lei municipal nº117/2002, de 07 de maio de 2002, que criou o Fundo da Procuradoria Geral do Município. O município já conta com postos em Imburi, Gargaú, Centro, Ponto de Cacimbas, Praça João Pessoa, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana. Em breve a praia de Guaxindiba também ganhará um novo posto.

Caixa emite CPF gratuito na semana da mulher

Ação se estenderá de 9 a 13 de março.

Já virou tradição a participação da Caixa Econômica Federal nas celebrações do Dia Internacional da Mulher. Para beneficiar este público, o banco oferece, mais uma vez, a emissão e a regularização gratuita de CPF para mulheres. Sem este documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. A ação será realizada em todas as agências do país, no horário de atendimento (11h às 16h), entre os dias 9 e 13 de março. Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,50 e pode ser feita nas agências da CAIXA, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Desde 2004, 1,5 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da CAIXA. As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de dispensa de alistamento eleitoral. Quem ainda não tiver 18 anos pode ser representado por um dos pais ou responsável. Neste caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração. As mulheres que tiverem entre 16 e 18 anos e possuem documento de identificação que possua filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável.

Cresce número de mulheres na Petrobras

Companhia recebe novamente o Selo Pró-Equidade de Gênero

A Petrobras receberá pela segunda vez consecutiva o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, com a chancela do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde 2003, a mão-de-obra feminina na Companhia cresceu 84,1%. Há pouco mais de cinco anos, elas eram 4.406 e correspondiam a 12% do efetivo de empregados. Em 2009, já são 8.113 mulheres espalhadas por quase todos os setores da companhia. Na Bacia de Campos, são cerca de 1.377 empregadas e 4.620 terceirizadas, totalizando 5.997 mulheres (dados de fevereiro de 2009). Seja numa plataforma de produção e exploração em alto mar, no Centro de Pesquisas ou em funções técnicas e administrativas em terra, elas estão sempre mostrando que podem contribuir muito para o crescimento da empresa. Um exemplo é a administradora de empresas Selma Lopes Soares - a mulher com maior tempo de serviço em regime offshore (embarcado) na Unidade de Negócio da Bacia de Campos -, que soube driblar as dificuldades de estar distante da família por conta do trabalho. “Quando estou embarcada procuro deixar tudo adiantado para meu marido: destaco o vencimento das contas a serem pagas, marco e aviso o dia da faxineira e da passadeira, lembro dos presentes dos aniversariantes que devem ser comprados, tudo com antecedência”, explica Selma, que também conta com a ajuda dos três filhos. “Mas sempre dou um jeito de dar uma ligadinha mandar um e-mail com mais detalhes”, confessa. A Petrobras também conta com mulheres comandando setores da Companhia, como é o caso da diretora de Gás e Energia Maria das Graças Foster, primeira mulher a ocupar um cargo desse porte na Companhia. Nos últimos dois anos, houve um crescimento de cerca de 30% de mulheres em cargos gerenciais. Hoje, a Petrobras tem 703 profissionais nessas funções. Crescimento da participação feminina – Em números relativos, a taxa de crescimento de mulheres no quadro total de empregados da Petrobras foi de 84,1%, contra 47,4% da força de trabalho masculina. O ano de 2008 foi um bom exemplo desta tendência. Ao todo, mil mulheres ingressaram na Companhia. Além do crescimento da participação feminina na empresa, o Selo destaca o resultado de várias ações do Programa Pró-Equidade de Gênero da Petrobras, lançado em 2006. O censo para a Diversidade Petrobras e a política de reconhecimento de casais parceiros do mesmo sexo estão entre as iniciativas do Programa.

São João da Barra realiza Prêmio Destaque Mulher 2009

Hoje, o Cine Teatro São João, em São João da Barra, estará abrindo suas portas, às 18h, para uma justa homenagem a 14 mulheres que vêm se destacando em diferentes atividades profissionais no município. Elas foram indicadas para receber o Prêmio Destaque Mulher 2009, que será entregue pela prefeita Carla Machado. O evento é uma referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo, oito de março, e está em sua quinta edição. A iniciativa é do Conselho Municipal para os Direitos da Mulher, em parceria com a secretaria municipal de Promoção Social e com o Departamento Municipal de Cultura. — O prêmio é realizado desde 2005 e já se tornou um marco em nosso município. A idéia é valorizar as mulheres sanjoanenses em uma data tão importante — explica Maycon Cruz, vice-presidente do Conselho Municipal para os Direitos da Mulher. A escolha das homenageadas se deu nas seguintes categorias: benemerência, música, cidadania, esporte, culinária, melhor idade, educação, empresarial, dança, jurídico, artesanato, dramaturgia, saúde, destaque especial e prêmio especial.

Após a entrega da premiação, serão empossados os 16 novos conselheiros, titulares e suplentes, do Conselho Municipal para os Direitos da Mulher. O evento será encerrado com coquetel e música ao vivo.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Atenção SJB: presos agora suspeitos do assassinato do Dudu no carnaval

Dudu, o rapaz assassinado no carnaval, em foto da família do Blog do André Pinto de São João da Barra.

Atenção São João da Barra. O delegado titular da 145 DP sanjoanense, Dr. Carlos Alberto Andrade informou, agora, ao Blog do Paulo Noel que foram presos dois rapazes suspeitos do assassinato do montador de andaimes Carlos Eduardo Carvalho da Silva, 29 anos, no domingo de carnaval. Os suspeitos estão neste momento prestando depoimentos na Delegacia de São João da Barra. Eles foram identificados a partir de depoimentos de testemunhas do crime e de familiares da vítima, com um trabalho intenso de investigação da Polícia Civil de São João da Barra. Segundo o Delegado tem muita gente em frente ao prédio da Delegacia aguardando o desenrolar dos acontecimentos. Ainda não temos os nomes dos acusados.
Atualizado às 07h00 de 06-03-09.
Foto: Dr. Carlos Alberto Oliveira, Delegado de Polícia da 145ª DP de São João da Barra, vai à público para pedir que a população respeite o trabalho da polícia, muito exaustivo nestes últimos dias, e, obedeça aos princípios e garantias constitucionais do devido processo legal ,momentos antes da saída dos acusados da 145ª DP para entrarem na patamo da PM. O Delegado foi muito aplaudido pela população.

Imagens do Blog do André Pinto no momento da prisão dos suspeitos em SJB

Em frente da 145ª DP, o momento da condução dos acusados do crime de assassinato de Carlos Eduardo Carvalho da Silva - Dudu, para a Casa de Custódia Dalton Castro, em Campos. Acusados: Bernardo Maia de camisa vermelha e Alan Esterque de camiseta preta, ambos de cabeça baixa e algemados são conduzidos pelos policiais civis e pela Poliícia Militar à patamo. Veja também o momento da colocação dos acusados na patamo. Todas as ruas das adjacências da DP lotadas . (Fotos do Blog do amigo André Pinto de São João da Barra que fez um excelente trabalho de cobertura deste bárbaro crime)



Carga pega fogo e quase incendeia caminhão em SFI

As chamas começaram quando o veículo, transportando cana de açúcar, esbarrou na rede elétrica da ampla provocando um curto-circuito.

Motorista desesperado conseguiu levar o caminhão até um tanque de propriedade próximo ao Loteamento Luizinho Pinheiro, no centro da cidade.
Quando o Blog chegou ao local, o fogo ainda consumia a carga do caminhão.
O motorista Jamil: "a solidariedade dos amigos evitou que o meu caminhão fosse incendiado"
Muitos voluntários ajudaram a apagar as chamas, incluve donas-de-casa.
A prefeitura municipal enviou socorro através de um caminhão tanque que também ajudou a debelar as chamas.
O voluntário Alfredo ajudou a jogar água e a vizinha Adélia gritou para Jamil que a carga estava em chamas.
Jamil Siqueira Cabral, motorista e proprietário do caminhão Mercedes Bens placa KUB- 5382, passou por momentos de desespero ontem, 05-03, quando , por volta das 11 horas chegava à casa onde mora na Rua Marcos Pinheiro, no loteamento Luizinho Pinheiro em SFI. Segundo Jamil Siqueira a carga roçou na rede de energia da Rua, provocando um curto circuito e em seguida pegou fogo. “Já estava chegando próximo da garagem do caminhão, quando vizinhos gritavam desesperados apontando para a carga que estava em chamas”,diz. Sem saber o que fazer, o motorista Jamil acabou manobrando rapidamente o veículo, saindo do bairro indo em direção a uma propriedade próximo ao bairro. “Agi com rapidez e entrei na propriedade onde pretendia tombar o caminhão no pasto para espalhar a carga. Neste momento foi informado por uma pessoa que me orientou que fosse até mais na frente onde existe um tanque de peixe. Foi o que fiz. Entrei de marcha ré no tanque e, com ajuda de dezenas de pessoas, começamos a apagar as chamas”, conta. Alfredo Gonçalves foi um dos voluntários que com balde entrou no tanque e jogava água para cima da carga. “O motorista chegou a abandonar o caminhão tendo em vista o seu desespero, já que o fogo estava alto”, disse. Outro morador Guilherme Silva de Souza também ajudou. De posse de baldes e canecos mobilizou outros amigos para prestar o socorro ao motorista. “Quando ele passou na minha Rua eu falei que na propriedade tinha um tanque. Foi a salvação”, disse. Depois das chamas debeladas chegou um caminhão tanque agregado à prefeitura de SFI. O motorista Edno da Silva Ribeiro estava na praia de Guaxindiba quando foi convocado para prestar socorro. “Quando soube vim correndo e fiz o que pude”, disse. Adélia de Souza, vizinha de Jamil disse que ficou apavorada. “Pedi aos vizinhos para que alguém ligasse para o corpo de bombeiros. Liguei para a rádio. Graças a Deus tivemos um final feliz”, disse. Com mais este lamentável episódio ficou mais do que evidenciado que São Francisco de Itabapoana necessita com urgente de uma guarnição do corpo de bombeiros. O motorista Jamil, emocionado agradeceu a todos e disse ao Blog que a carga de cana-de-açúcar não estava acima da altura convencional. “A rede de energia da Rua que é baixa”, disse.

Beto obtém apoio da Ministra Dilma Rousseff para retomada das obras da Ponte João Figueiredo


(Da assessoria de imprensa da prefeitura de SFI.)
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, que está em visita a Brasília desde terça-feira (03), obteve nesta quinta-feira (05), um importante apoio para a retomada das obras da ponte João Figueiredo que liga São Francisco a São João da Barra. Ele se encontrou com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que prometeu colocar o gabinete de seu ministério à serviço da retomada das obras da ponte junto ao Ministério da Integração Regional.
Beto Azevedo, ao se apresentar a ministra, como prefeito de São Francisco, teve uma grata surpresa. “A ministra disse que conhece bem São Francisco e que inclusive já passou férias nas nossas praias”, disse Beto que não escondeu sua surpresa com a revelação da ministra. O secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, que estava acompanhando o prefeito, fez um relato para a ministra do histórico das obras que estão paralisadas há mais de 30 anos.
A ministra Dilma Rousseff disse que a verba que poderia ser usada para conclusão da ponte entrou no percentual de contingenciamento já que é um volume de recursos muito alto. Mas existe uma emenda de bancada de R$ 3 milhões, no Ministério da Integração Regional, que poderá ser usada, ainda este ano, para elaborar um novo projeto que inclui a federalização da RJ 196 e projeto de licenciamento ambiental.
Outros compromissos
Desde a última terça-feira (03), em Brasília, Beto manteve encontros com vários parlamentares entre deputados e senadores. Nestes encontros, ele conseguiu que os parlamentares destinassem diversas emendas para São Francisco, entre elas, para as áreas de infra-estrutura turística (reforma do Parque de Exposições), compra de patrulha mecanizada, implantação de 5 telecentros de inclusão digital, construção de um matadouro municipal e aquisição de ônibus escolares. “Mais uma vez conseguimos importantes vitórias para São Francisco. Voltaremos a Brasília quantas vezes for necessário para conseguirmos ajuda. Nós precisamos de muita ajuda já que vivemos uma realidade diferente dos municípios da região que recebem grandes recursos dos royalties do petróleo”, finalizou Beto.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Carla estará com Lula na inauguração do IF Fluminense em Cabo Frio

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, estará nesta quinta-feira, dia 5 de março, na inauguração do campus de Cabo Frio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. O evento acontece às 15h e vai contar com a presença do presidente Lula, do Ministro da Educação, Fernando Haddad, da reitora do IF Fluminense, Cibele Daher, do diretor geral da unidade, César Dias, de outros prefeitos da região, deputados e autoridades locais.O campus Cabo Frio é uma das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), que também incorpora as unidades de Campos, Guarus, Macaé, Itaperuna, Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, em Bom Jesus do Itabapoana, além da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea) e dos núcleos avançados de São João da Barra e Quissamã.A unidade de Cabo Frio, que começou as atividades letivas no último dia 9, oferece os cursos de Eletromecânica, Hospedagem, Guia de Turismo, Petróleo e Gás e Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Física.

Jovem de 24 anos assassinado em Santa Clara por volta das 14 horas


O crime foi na Estrada Velha de Gargaú próximo a subestação da Ampla em Santa Clara,hoje, 04-03, por volta das 14 horas segundo populares.



Delza Maria esposa de Cláudio, no detalhe, recebe a notícia do assassinato do marido.
O auxiliar de pedreiro Cláudio Carvalho Teixeira, conhecido por Jibóia, 24 anos, foi encontrado morto a tiros por volta das 14 horas na Estrada Velha de Gargaú, próximo à subestação da Ampla na praia de Santa Clara. Cláudio era filho de Celso Teixeira e Claudinete Carvalho da Conceição – e morava na Rua D, próximo ao DPO, na praia de Santa Clara. A esposa de Cláudio, Delza Maria de Souza 31 anos, disse em prantos que desde ontem, 03-03, um rapaz estava à procura do marido. “Hoje, o rapaz voltou e após o almoço os dois saíram por volta das 13 horas dizendo que ia para o serviço numa construção aqui em Santa Clara”, disse. A Polícia Militar foi informada por populares por volta das 14h30 e mantém plantão no local a espera do rabecão.
Atualizado às 18h42m
Polícia Militar de SFI, prende homem suspeito do assassinato hoje em Santa Clara


Atualizado às 18h42m: Cerca de três horas após o assassinato ocorrido na praia de Santa Clara, na tarde de hoje, 04-03, numa ação rápida da Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana, no comandado guarnição 52.0700 da 3º Cia do 8º BPM, foi preso por volta das 16 horas no Espaço Batelos, o suspeito do assassinado de Cláudio Gibóia. Trata-se de Esmeraldo Junior Lopes, 28 anos, o Junior, que segundo a PM confessou o crime e que estava na praia para matar mais dois. A PM disse que Junior estava morando em um dos Quiosques desativados de Santa Clara. Ele foi preso no interior do Espaço Batelos sem oferecer resistência, portando um revólver calibre 32 com duas balas intactas e uma deflagrada. Estavam no comando da operação que prendeu o suspeito do crime, o sargento Pacheco em companhia dos cabos Dos Santos e Gonçalves. Após prestar depoimento na 147 DP, Junior foi levando pela Patamo para a Casa de Custódia em Campos. O rapaz assassinado é irmão por parte de pai do Andrezinho de Morro Alegre, o Carlos André Azevedo Teixeira.

Homem encontrado morto com marcas de tiros próximo a Bom Lugar, distrito de SFI

O cortador de cana José Renildo Peixoto da Silva de 28 anos, que morava na localidade de Bom Lugar, distrito de São Francisco de Itabapoana-RJ, apareceu morto na tarde de ontem, (03-03-) por volta das 14 horas, em um matagal próximo a Morro do Bode. José Renildo, segundo informações de moradores de Bom Lugar, era do Estado de Alagoas e há dois anos veio para o município em busca de trabalho no corte de cana. Após a safra José Renildo não foi embora e acabou se casando com uma moça de nome Marcela. Segundo uma vizinha,que preferiu não se identificar, no domingo José Renildo comprou uma mochila dizendo que iria embora. Ontem foi encontrado morto com marcas de tiros. O corpo foi levado pelo rabecão para o IML por volta das 21 horas.

terça-feira, 3 de março de 2009

Autocross: motores voltam a roncar na praia de Guaxindiba em SFI

Expectativa para a final de autocross em SFI
Os motores voltam a roncar na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, neste domingo (08), com a realização da final do I Campeonato de Autocross Verão 2009. A corrida vai acontecer na pista George Corujão e está prevista para começar às 14h. Segundo os organizadores, as etapas anteriores atraíram uma média de público de aproximadamente 3 mil pessoas a cada evento e a expectativa é de que uma multidão compareça a final. O secretário de Esporte e Lazer, Romário Andreza, destacou a força que o autocross vem ganhando nos últimos tempos no município. “Tudo começou com um grupo de amigos de modo informal e sem grandes expectativas. Mas depois as competições começaram a atrair multidões ganhando corpo e repercussão”, avaliou Romário.
Ranking
Ao todo o campeonato foi dividido em três etapas, incluindo a final. Logo na primeira etapa, o piloto Dil do Ferro Velho assumiu a ponta ganhando a primeira corrida. Ele é o favorito já que está na liderança com 37 pontos. A situação do piloto é confortável já que pode chegar até na quarta posição que será campeão. Os outros finalistas são Dodô (29 pontos), Souza (27), Barrão (21) e Fabiano (20). Atendendo a pedidos do público, durante o intervalo entre as baterias, haverá corrida de Fusca Cross, a nova sensação da pista George Corujão.

Prêmio carioca da mega-sena sorteado em SJB é repartido entre 18 pessoas

Jogo coletivo organizado pela lotérica rendeu mais de R$ 800 mil para cada apostador.

O prêmio do concurso 1052 da Mega-Sena, sorteado no sábado (28) em São João da Barra (RJ), foi recebido em uma agência da Caixa Econômica Federal ontem segunda-feira (02). Os R$ 14.557.865,34 vão fazer a felicidade de muita gente. Isso porque a Casa Lotérica Novo Milênio, perto da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, organizou uma aposta coletiva. No total, 18 pessoas dividiram o prêmio e cada um recebeu R$ 808.770,29. Para ser um dos mais novos ganhadores da Mega-Sena, cada um dos apostadores teve que desembolsar R$ 6.

O rateio do prêmio exemplifica bem a nova campanha promovida pelas Loterias Caixa: “Para a sorte todo mundo é igual”. A bolada foi divida entre 11 homens e 7 mulheres. Entre os ganhadores, há pessoas entre 20 e 80 anos, sendo vários assalariados que trabalham como porteiros, pedreiros e empregadas domésticas.

Essa é a segunda vez em que o prêmio da Mega-Sena é repassado para uma aposta no estado do Rio de Janeiro. No início do ano, um apostador de Teresópolis ganhou cerca de 29 milhões (concurso 1041). Nos 12 anos da Mega–Sena, foram 30 os prêmios da faixa principal que saíram para o estado, totalizando R$ 346.279.850,03

Asfalto cede próximo de galeria pluvial no centro de SFI

O asfaltou cedeu e formou um buraco próximo de uma galeria pluvial bem na saída da Rua Joaquim da Mota Sobrinho para a Rua Getulio Alves de Souza no centro de São Francisco de Itabapoana. O buraco é antigo, tem mais de um mês. Está bem no caminho da Rádio São Francisco FM. Como até hoje, 03-03-, não foi consertado, resolvemos fazer a imagem pedindo providências a prefeitura municipal. Aliás, a Rua Getúlio Alves de Souza necessita com urgência de uma reforma nos paralelepípedos.

Bandidos assaltam residência em Travessão de Campos e fogem pela RJ -224 em direção a SFI

O crime aconteceu nesta manhã de terça-feira (03-03), por volta das 06h30.

Três homens fortemente armados invadiram uma residência em Travessão de Campos, e fizeram refém toda a família. De acordo com o proprietário da residência em entrevista ao site www.ururau.com.br a ação foi rápida. Os bandidos renderam a esposa quando saía para trabalhar. Dentro de casa, amarraram o casal e a filha de 10 anos e ameaçavam jogar álcool e atear fogo nas vítimas caso se negassem a entregar pertences.

Os assaltantes fugiram num Fiat Uno, cor prata, placa do estado de Minas Gerais, levando objetos pessoais e o veículo da família avaliado em R$ 170 mil.

A Polícia Militar esteve no local e realizou um cerco nas saídas da cidade e em pontos estratégicos. Os bandidos seguiram na RJ 224 que liga Campos a São Francisco de Itabapoana. A princípio a PM suspeitou que os bandidos estivessem escondidos em canaviais da localidade de Floresta para onde enviou varias viaturas.

O Blog do Paulo Noel conversou, agora com a PM na 3º Cia do 8º BPM de SFI e foi informado de que os elementos continuam foragidos. Eles estariam em uma Toyota Hi-lux de cor preta.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Jovem de SFI morre de eclampsia


Aline Guimarães Nunes deu a luz uma menina, mas não resistiu.
Bebê passa bem e deverá ter alta até amanhã.

A pré-eclampsia, doença que pode acometer mulheres grávidas e é caracterizada principalmente pela hipertensão arterial, tirou a vida da jovem moradora de São Francisco de Itabapoana Aline Guimarães Nunes, 21 anos. Ela deu a luz uma menina na terça-feira de carnaval (24/02). A criança passa bem e deverá ter alta até amanhã, entretanto Aline, após cinco dias internada na UTI, não resistiu e faleceu ontem, às 15h45min, no Hospital Ferreira Machado.
O drama de Aline começou ainda no sábado de carnaval, quando ela, no oitavo mês de gestação e com a pressão alta, foi encaminhada para o Hospital dos Plantadores de Cana. Na terça-feira, após uma parada cardíaca, os médicos decidiram fazer uma cesariana. Nascia a menina Maísa, que precisou ser levada à UTI pediátrica com insuficiência respiratória, mas se recupera bem e não terá seqüelas.
A partir daí, Aline foi internada na UTI e passou a respirar com a ajuda de aparelhos, vindo a esboçar uma melhora no sábado (28-02). “Estávamos fazendo planos no sábado para a recuperação na enfermaria, já que percebi uma melhora no seu estado de saúde. Ela disse que queria ver a filha, mas não tinha como levar a Maísa lá, de repente seu estado piorou e teve que ser transferida para o Hospital Ferreira Machado”, lamenta o marido Estevão Silva da Penha, 25.
O casal já tinha um menino de três anos, e agora Estevão terá a missão de cuidar dos dois filhos sem a presença da esposa. Ele é membro da Igreja Assembléia de Deus da “Rua do Dil” e se recupera da perda com sua fé e religiosidade. “Eu agradeço muito a colaboração das igrejas, e sei que não faltaram orações, mas Deus sabe de todas as coisas, Ele é o sabedor de tudo. Aline tinha muitos amigos e deixa um grande vazio, mas o que ela deixou foi recompensador”, disse o marido.
O corpo de Aline foi sepultado hoje pela manhã no cemitério de São Francisco de Itabapoana.


Marido de Aline, Estevão terá a missão de cuidar dos filhos sem a presença da esposa

Saiba mais sobre eclampsia e pré-eclampsia nos links abaixo


Eclampsia - Fonte Wikipedia




Entrevista sobre eclampsia - Fonte Dr. Drauzio Varella


domingo, 1 de março de 2009

Caminho das praias: comércio na beira do asfalto faz a alegria dos turistas

Barra da Loirinha no caminho das praias.


A Loirinha, muitas vezes corre para atender até dois veículos de uma só vez.


A construção de um redutor de velocidade é uma das reivindicações.
Produtos típicos da região, frutas, feijão, tapiocas, doces, caldo-de-cana, água de coco, farinha de mandioca, abacaxi, pinhas e outros fazem a festa dos turistas que visitam São Francisco de Itabapoana. Estamos falando do comércio da beira de asfalto no trecho da RJ-224, em Imburi de Campos, a localidade que mais barracas tem pelo caminho das praias. Uma delas é a Barraca da Loirinha, onde o Blog parou para esta matéria. A loirinha é a Rosimara de Miranda Lemos Machado que começou cedo, aos dez anos, com o pai Ronaldo Martins Lemos, morto aos 57 anos em acidente de moto. “Eu prossegui o trabalho que aprendi com meu pai”, diz. Hoje, a Loirinha é a Senhora Rosimara, casada, 25 anos, que desenvolve o seu trabalho com alegria. “Temos que receber bem o turista”, diz. Quem para na barraca da Loirinha percebe a simpatia de pessoa que é Rosimara. Sempre tratando a todos com cortesia, acabou se transformando em uma ótima vendedora. “Quando alguém pede um saco de tapioca, aproveito e já vou oferecendo outros produtos. Nunca o turista sai apenas com um produto, pois temos muitas opções”, diz. Mas nem tudo são flores. Quem trabalha no dia-a-dia na beira do asfalto tem que prestar muita atenção, ou seja, com um olho do freguês e outro no movimento intenso de veículos. “Tem motorista que passa em alta velocidade e qualquer descuido é fatal”, diz. É que muitas vezes Rosimara tem que atravessar a pista para buscar um produto na barraca do outro lado da pista. “Precisamos que a prefeitura ou o DER – Departamento de Estradas de Rodagem construa um redutor de velocidade neste trecho da RJ-224, para dar mais tranquilidade a quem por aqui trabalha”, diz. Todos os proprietários de barracas acordam cedo. “Desde as 6 horas da manhã, já estamos de pé atendendo aos turistas e fechamos geralmente às 21 horas”, conta. Nesta temporada de verão o movimento triplica e as vendas melhoram muito. Mas, durante todo o ano já se tornou tradicional uma parada de quem vem de Campos ou de outras cidades em busca de algum produto típico da região.

Uma sanfranciscana “portuguesa com certeza” de férias em Gargaú

De férias em Gargaú, sanfranciscana atualmente morando em Portugal, fala de sua experiência pelos paises que passou com o marido, que trabalha na área de telecomunicação.

Rogéria com a mãe Glorinha na casa dos pais em Gargaú onde o Blog do Paulo Noel foi recebido.

Primeiro foi a praia de Aruba, no Caribe, depois Paris, França; Amisterdã na Holanda; Luxemburgo e, atualmente, Portugal na Europa. Depois de sete anos morando no exterior, a gargauense Rogéria Cardoso Wasconcelos, 33, casada com o técnico em telecomunicações Joaquim de Oliveira Wasconcelos esta de férias na praia de Gargaú, na casa dos pais Glorinha e Herval da Peixaria. Rogéria que é mãe de Joaquim de 4 anos, fala de sua primeira experiência ao enfrentar, em 2005, o furacão Katrina que passou pela praia de Aruba, uma pequena ilha dos mares do Caribe. “Só se chega a Aruba de avião ou navio e foi naquela praia a nossa primeira moradia quando saímos do Brasil” disse. É uma praia paradisíaca. Mas foi diante daquele belíssimo recanto da natureza que o casal Rogéria e Joaquim viveu momentos de pânico com a passagem do furacão Katrina pela ilha. “Ficamos um dia e uma noite trancados em casa, e, também sem comunicação com nossos familiares no Brasil”, disse. Rogéria conta que quando conseguiu falar com a mãe, já estava do lado de fora da casa e acabou descobrindo que sua residência foi projetada com vidros brindados. “Descobri por acaso. Perdi as chaves e tentei quebrar o vidro de um das janelas. Foi quando a vizinha me disse que a casa era brindada. Por isso, talvez, tenha resistindo à passagem do Katrina”, diz.

Em Portugal descobriu o Blog do Paulo Noel
Quando passou a morar em Portugal, Rogéria acabou descobrindo o Blog do Paulo Noel e, numa visita a Gargaú, o Blog teve a oportunidade de entrevistar a nossa internauta que, inclusive, já postou comentários no Blog dizendo que era de Gargaú e que estava com saudade dos familiares em SFI. Rogéria está gostando de Portugal e aos poucos se acostumando com a cultura local. “Lá o pessoal tem conscientização ambiental e ninguém joga lixo pelas ruas como infelizmente ocorre aqui no Brasil”, diz. Apesar de o idioma ser o português, algumas palavras acabam soando estranho para nós brasileiros. “Por exemplo, lá criança é chamada de “canalha”. Café-com-leite é “latão” ou “pinga”. Banheiro é “casa de banho”. Açougue é “talho”, ônibus é “autocarro”, Gay “fila”.

O marido Joaquim está trabalhando na França, enquanto Rogéria passa férias em Gargaú matando a saudade dos familiares. Glorinha, a mãe coruja, aproveita enquanto a filha está no Brasil. Ela conta que já visitou Portugal em duas oportunidades. Segundo Rogéria é importante que os jovens se qualifiquem profissionalmente. “Uma boa opção é a área de telecomunicação com a evolução constante da tecnologia. Meu irmão está indo muito bem nesta área. Quem sabe será, também, um futuro gargauense a morar na Europa”, concluiu.

Primeiro Enduro Equestre integra os municípios e movimenta praias de Campos e São João da Barra

O Primeiro Enduro Eqüestre teve cinco pontos de apoio onde os participantes puderam parar para descansar e dar água aos animais.

Texto e fotos: Carla Flávia

Cerca de 50 cavaleiros e amazonas participaram na manhã do último sábado (27/02) do Primeiro Enduro Eqüestre que percorreu 17 quilômetros entre os municípios de São João da Barra e Campos. O evento, realizado pela Associação dos Cavaleiros e Amazonas de Campos dos Goytacazes, contou com o apoio da Prefeitura de Campos através da Fundação Municipal de Esportes (FME) e da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde às 8h, os participantes da primeira prova de resistência da região Norte Fluminense estavam concentrados na localidade de Barra do Açu, em São João da Barra, de onde o enduro teve sua largada percorrendo estrada de terra batida, enfrentando obstáculos como sol, poeira, além de trechos esburacados e arenosos que exigiam força dos animais e habilidade e preparo físico dos cavaleiros e amazonas.

O Primeiro Enduro Eqüestre teve cinco pontos de apoio onde os participantes puderam parar para descansar e dar água aos animais. A saída aconteceu por volta das 9h40 e o primeiro cavaleiro a passar pela faixa de chegada, em estrutura montada próximo a Mandão dos Cubanos, na praia do Farol de São Thomé, foi Frederico, conhecido por Bertinho. Minutos depois, chegou Pedro, o segundo colocado; seguido pelo cavaleiro Rodrigo, popularmente apelidado de Mengueli. O quarto lugar ficou com Ângelo Bambam e o quinto, com Amaro, conhecido por Dudu Ferreira.

Os cinco primeiros colocados receberam troféus das mãos do presidente da Associação dos Cavaleiros e Amazonas de Campos dos Goytacazes, Betinho Almeida e demais diretores da instituição, além do vice-presidente da Fundação de Esportes, Luiz Alberto Menezes, o Neném, que garantiu apoiar os próximos eventos da associação.

“É um prazer imenso participar deste evento que agrega esporte, sociabilidade e integração homem-animal, onde existe o respeito ao limite de cada um. Estamos há apenas dois meses à frente da Fundação de Esportes e pouco pudemos fazer por este grandioso enduro, mas nos próximos, estaremos mais presentes”, disse Neném.

Para o presidente da Associação dos Cavaleiros, o número de participantes superou as estimativas e incentiva a realização de mais eventos eqüestres na região. “Com certeza o Primeiro Enduro Eqüestre atendeu as expectativas da organização, sem registrar problemas e computando sucesso em termos de participação e apoio. Foi o primeiro de muitos eventos que a instituição pretende fazer”, declarou Betinho Almeida.

Dois jornais circulam em SJB

Jornal Quotidiano do jornalista Bruno Costa.
Jornal S. João da Barra agora no comando do Thiago Henrique, pós-graduado em gestão pública.