sexta-feira, 12 de abril de 2013

Campanha Nacional contra a Gripe terá 21 pontos de vacinação em São Francisco


Foto: JM On Line 

São Francisco de Itabapoana irá disponibilizar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 21 pontos de imunização na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que tem início na próxima segunda-feira (15/04) e prossegue até o dia 26 de março.

Serão imunizadas crianças de seis meses a dois anos, gestantes, adultos acima de 60 anos, além de puérperas – mulheres no período pós-parto – e portadores de doenças crônicas que comprovem por via de indicação médica a necessidade.

Além do Hospital Municipal Manoel Carola, a vacinação acontece de segunda a sexta- feira nos PSF’s de Gargaú, Guaxindiba, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa e mais 16 unidades de saúde espalhadas pelas áreas central, litorânea e rural do município.

De acordo com o Coordenador Municipal de imunização, Cristiano Luís Ribeiro de Souza, serão disponibilizadas para São Francisco seis mil doses. Este número, segundo ele, é o suficiente para atender 100% da população apta a receber a vacina. (Ascom SFI )


Gargaú recebe neste sábado o programa “São Francisco contra a dengue”



A praia de Gargaú irá receber, no próximo sábado, dia 13, o programa “São Francisco contra a Dengue”. A ação envolve diversos setores da administração pública municipal e tem por objetivo conscientizar e alertar a população sobre os perigos da doença e combater a focos do mosquito transmissor. A localidade é a segunda no município em casos de dengue, com 52 notificações e 11 pessoas confirmadas com a doença.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, idealizadora do programa, participam as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos e Educação e Cultura, com várias frentes de atuação. Cerca de 100 pessoas estarão envolvidas no evento, que acontece durante todo o dia com realização de palestras, visitas as residências para esclarecimentos sobre prevenção e contágio e coleta de detritos.

Com 96 casos confirmados e 581 suspeitos nesse ano de 2013, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município de São Francisco de Itabapoana já desenvolve ações permanentes de combate à doença. Uma das prioridades é levar o programa “São Francisco contra a dengue” a demais comunidades do município. Também já está em funcionamento no Hospital Municipal Manoel Carola o Centro de Hidratação para pacientes de dengue.

Vereadores de SJB repudiam cartório de ofício do município sanjoanense


Um dos assuntos que ganhou mais destaque na sessão desta quinta-feira (11), na Câmara de São João da Barra foi a moção de repúdio, assinada por todos os vereadores, ao Cartório de Ofício Único do município. Segundo os parlamentares, é grande o número de denúncias que eles recebem e, por conta disso, a Câmara não poderia ficar de braços cruzados. 

Segundo o presidente da Casa, Aluízio Siqueira, os problemas são variados: morosidade na prestação do serviços, péssimo atendimento destinado aos consumidores, alto valor dos serviços prestados em comparação com os demais cartórios da região, bem como a formulação de excessivas e infundadas exigências para a prestação dos trabalhos cartorários.

– Se a gente tivesse outro cartório aqui, com certeza isso não aconteceria. É triste, mas necessária essa moção, principalmente, devido à quantidade de negociações que são feitas devido à implantação do Porto do Açu – lembrou o vereador Jonas Gomes de Oliveira.

O edil Carlos Machado da Silva (Kaká) ressaltou que a moção não se destina aos funcionários do órgão, mas aos seus responsáveis. “É grande o número de reclamações que recebemos, por exemplo, de pessoas do 5º Distrito que aqui vem para resolver questões cartorárias e têm que pagar altas taxas”, destacou Kaká.

Comentário do Blog. Até que as autoridades legislativas se manifestaram sobre o assunto. Agora, falta abordar, também, a morosidade da Justiça sanjoanense. Os processos praticamente não andam. O que está acontecendo com a Justiça de SJB? Então senhores vereadores, aí está uma excelente pauta para ser investigada. 

São Francisco forma 1º turma do Grupamento Civil Ambiental



Aconteceu na quinta-feira (11/04), em São Francisco de Itabapoana, a formatura da 1ª turma do Grupamento Civil Ambiental. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de várias autoridades. O vice-prefeito Amaro Barros representou o prefeito Pedrinho Cherene, que cumpre agenda no Rio de Janeiro.

No primeiro momento da solenidade de formatura foi feita a entrega dos certificados aos fiscais e instrutores do curso. Logo em seguida os guardas receberam seus certificados, além de um brevê e broche com o símbolo do grupamento que certifica mais um título ao formando.

Deborah Pereira Mata, 30 anos, única representante feminina da turma, comemorou a formação. “O curso foi uma experiência gratificante e complementou ainda mais minha área de estudo, já que sou graduanda em ciências biológicas. Sei que enfrentarei muitos desafios, mas gosto muito deste campo de atuação e honrarei a confiança depositada”, afirmou a guarda.
– Nos sentimos honrados com a formatura desse primeiro Grupamento Ambiental. É motivo de orgulho para todos nós, pois ele irá agir em nosso município em prol do meio ambiente – disse o vice-prefeito Amaro Barros, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os formandos.

Antecedendo a formatura, os 17 guardas, que integram a Guarda Civil Municipal, passaram por um curso intensivo ministrado pelo Grupamento Ambiental de Campos dos Goytacazes. As aulas foram realizadas no Horto Municipal campista, envolvendo resgate de animais, telecomunicações, aulas de ecologia, legislação, poluição, direito ambiental e palestras, entre outras atividades. O curso obedeceu aos requisitos previstos no Decreto Estadual nº 43.700/2012 e a Lei Estadual nº 5100/2007. A carga horária foi de 190 horas.  

- Graças ao apoio de todos os órgãos envolvidos para formação do novo grupamento, nosso meio ambiente terá pessoas preparadas e prontas para atuar de forma preventiva e fiscalizatória em toda a cidade. Temos o maior manguezal do Estado do Rio, a maior faixa litorânea da região, Unidade de Conservação, além de uma diversidade no ecossistema. Sem ambiente equilibrado não há vida - salientou o secretário de Meio Ambiente de São Frrancisco, Cláudio Heringer.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estudante de baixa renda fica isento da taxa de vestibular em instituição federal


Foto:.portalaz.com.b
Brasília – Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.

Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições em que o estudante que cursou o ensino médio em escola pública e que faz parte de família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa pode se inscrever para requerer isenção na inscrição para o vestibular. A UFG oferece um número determinado de vagas para conceder a isenção. A taxa de inscrição do vestibular é R$ 130,00. As universidades federais da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, também têm processos de gratuidade. Elas adotavam critérios próprios.  (Ag. BR) 

SFI: Número de casos notificados de dengue cresce 45% em uma semana


Vinícius Berto, da redação

Esta semana foram divulgados os dados da 14ª semana epidemiológica da dengue em 2013 em São Francisco de Itabapoama. O município é um dos que atravessa uma epidemia da doença no Norte Fluminense, ao lado de São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus e Macaé.

Em SFI o número de casos notificados da doença, ou seja, casos suspeitos, subiu em uma semana de 403 para 581, um aumento de 45 % em sete dias. Já os casos confirmados somam 96. Os confirmados são aqueles pacientes submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas o diagnóstico preliminar é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas.

A comunidade de Guaxindiba continua sendo a campeã em notificações com 90 casos, seguida de São Francisco (64), Barra do Itabapoana (57) Gargaú (52), , Praça João Pessoa (49), Santa Clara (40), Ilha dos Mineiros (26), Morro Alegre (25), Sossego (14) e Travessão de Barra (13). Há outras comunidades com numero mais baixos de notificações.

“Ressaltado a importância das pessoas que apresentarem os primeiros sintomas da dengue procurarem imediatamente a unidade de saúde. O nosso intuito com esta ação é evitar óbitos e/ou que a doença se complique para a forma grave ou hemorrágica. E como os números da dengue aumentaram bastante, peço a todos que façam a sua parte e nos ajude neste combate”, disse Kettiane França, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Francisco de Itabapoana.

Leia aqui o relatório da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Defesa Civil de SFI interdita prédio do DETRAN RJ


Serviço do Órgão está paralisado em São Francisco de Itabapoana até que questão seja solucionada


Em comunicado ao DETRAN-RJ de São Francisco de Itabapoana, o subsecretário municipal de Defesa Civil, Sila Pereira Rocha informa que o prédio está interditado. Sila compareceu ao local onde está o prédio do DETRAN  na Avenida Edenites da Silva Viana, no Centro da cidade, em companhia do engenheiro da Secretaria de Planejamento do município, e, baseado no laudo técnico expedido pelo engenheiro, concluiu que o prédio deverá ficar interditado até que sejam feitas as obras necessárias para a segurança da edificação. A Defesa Civil somente vai desinterditar o prédio assim que for informado das providências solicitadas.

O DETRAN funciona em São Francisco de Itabapoana em parceria com a prefeitura, e nesta parceria a prefeitura é responsável por ceder o espaço.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação, o secretário de Administração José Antônio Alexim está providenciando um novo espaço para abrigar o Órgão.  

Enquanto isso o município permanece sem os serviços do DETRAN até que a questão seja resolvida. 


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Polícia Civil cumpre mandado e apreende espingarda calibre 12


Ação foi na casa de homem acusado de praticar arrombamentos e furtos a propriedades rurais de SFI


Policiais civis da 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana cumpriram nesta terça-feira, dia 09 de abril, mandado de busca e apreensão na casa de um homem acusado de arrombar e furtar propriedades rurais na Região Norte do Município de São Francisco de Itabapoana. Dois endereços foram alvo da ação da Polícia, uma residência na Estrada de Faxina, próximo à localidade de Bom Lugar e em um galpão em Travessão de Barra.

I.H.M. de 29 anos não foi encontrado pelos policiais nos endereços. Ele é investigado pela Polícia Civil acusado de ter invadido por duas vezes a propriedade rural do advogado Jandir Pereira Henriques, 61 anos. Contra ele não há mandado de prisão, mas a equipe do delegado Geraldo Rangel esperava ouvi-lo, mas a polícia recebeu uma denúncia anônima dando conta de que o acusado teria fugido.  I.H.M. também é investigado por uma tentativa de homicídio.

Produtos de furto também foram apreendidos
No quarto do acusado, na casa dos pais dele, em Faxina, foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e diversas munições de mesmo calibre. Após consulta ao registro da arma, a polícia descobriu se tratar de uma espingarda roubada. Na casa dos pais do acusado também foram apreendidos um pulverizador da marca Jacto e uma lixadeira Bosch, produtos reconhecidos por Jandir como sendo furtados de sua propriedade. No galpão em Travessão de Barra, que seria de propriedade de I.H.M., a Polícia apreendeu uma pistola bereta calibre 6.35 com numeração raspada, além de outros produtos que os policiais suspeitam de ser produto de furto.

Em entrevista à Rádio São Francisco, o advogado Jandir enalteceu o trabalho da Polícia Civil e parabenizou a equipe do delegado Geraldo Rangel pela ação, mas lembrou a importância de realizar a ocorrência. “Muitos crimes acontecem e as pessoas não registram. A Polícia não tem uma bola de cristal para adivinhar as coisas. E é preciso além do registro informar e denunciar. No meu caso consegui informações e passei para a Polícia, e isso ajudou na investigação”, disse o advogado.

Procon de São Francisco ganha novas instalações



Pensando em atender melhor a população, o Procon de São Francisco de Itabapoana ganhou novas instalações. O órgão, que antes funcionava nas dependências da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, hoje está localizado na Rodovia Afonso Celso, nº 1, no centro da cidade.

O prédio fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O espaço é bem mais amplo e conta com recepção, sala de audiência, atendimentos e banheiros. O prédio abriga, ainda, o serviço do Ministério do Trabalho que realiza emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), entrada em Seguro Desemprego e fiscalização do trabalho. A responsável pelo órgão Federal na cidade, Leda dos Santos, disse que a mudança se fez necessária porque o atendimento diário é de 30 pessoas em média.

- Conforme o Código do Direito do Consumidor (CDC) lei nº 8078/90, o PROCON garante ao consumidor que seus direitos sejam garantidos. E essa mudança foi precisa para agilizar e melhorar o atendimento nos serviços, além de oferecer mais conforto às pessoas - disse a coordenadora do PROCON, Lucimar Fonseca Ferreira.
O relatório do Procon do primeiro trimestre deste ano aponta que dos 346 atendimentos 90% dos casos são resolvidos por telefone; 5% deliberados por audiência e o restante que não alcança nenhum acordo fica por análise e o consumidor é orientado a buscar auxílio do judiciário.

As principais reclamações sobre fatura de cartão de crédito, mercadorias com defeito e serviços de prestadora de serviço de telefonia celular e da empresa concessionária para o fornecimento de energia elétrica.

Qualquer dúvida, reclamações e denúncias, seja ela anônima  ou não, o consumidor poderá ligar gratuitamente para o número 151 ou para o telefone 27892626.  O serviço do Procon é gratuito. (Ascom )


Formatura do Grupamento Ambiental de São Francisco nesta quinta-feira



Após mais de um mês de intenso treinamento que incluiu aulas práticas e teóricas, o Grupamento Ambiental de São Francisco de Itabapoana (GAM-SFI) terá sua cerimônia de formatura nesta quinta-feira (11/04), às 9h30, na Câmara Municipal.


Ao todo, o destacamento conta com 17 guardas municipais.

O curso de formação foi elaborado pelo Grupamento Ambiental de Campos dos Goytacazes e ministrado por professores com mestrado e doutorado na área ambiental. Com uma carga horária de 120 horas, a grade curricular incluiu disciplinas como Direito Ambiental, Meio Ambiente e Ecologia, Educação Ambiental, Manejo e Contenção de ofídio.

O principal objetivo da Guarda Ambiental é prevenir e combater crimes ambientais. Esta é a primeira etapa para a inclusão do município no ICMS Verde. O próximo passo é a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o prefeito Pedrinho Cherene, o município é comprometido com o Meio Ambiente “A criação do Grupamento Ambiental mostra o compromisso do município com o meio ambiente. Estamos engajados com a causa
ambiental, pois sabemos de sua grande importância”, informou o prefeito.

ICMS verde - O ICMS Ecológico é um mecanismo que possibilita aos municípios acessarem recursos financeiros arrecadados pelos Estados do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a partir da definição, em leis estaduais, de critérios ambientais para a partilha de parte da “quota-parte” que os municípios têm direito de receber como transferências constitucionais. http://www.tributoverde.com.br . (Matéria enviada pela Ascom SFI )

Faetec oferece 2.500 mil vagas para qualificação profissional no Norte e Noroeste do Estado

Construção Civil e Informática são os destaques da segunda rodada do ano


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia está oferecendo 2.510 vagas em cursos de qualificação profissional no Norte e Noroeste do Estado. As chances são nas mais diversas áreas como, por exemplo, Construção Civil, Informática, e Hospitalidade e Lazer.

Os cursos têm duração de apenas dez semanas. As oportunidades são nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), entre outras unidades que compõem a rede de ensino da Faetec.

Em Campos dos Goytacazes, são 1.059 oportunidades para formação em cursos como Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar de Recursos Humanos e Assistente Administrativo, dentre outros. Já o CVT Miracema, que recebeu a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 no mês passado, está com 92 vagas para Serralheiro e Informática.

– Pela segunda vez este ano, abrimos uma variedade de cursos para que a população se qualifique rapidamente e garanta seu lugar no mercado de trabalho. São quase 30 mil vagas em diversos setores, incluindo aí as comunidades pacificadas que terão lugar de destaque durante os grandes eventos internacionais que o Rio de Janeiro irá sediar – disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. 

As inscrições da segunda rodada de vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada, que seguem até o dia 23/04, devem ser feitas pelo site www.faetec.rj.gov.br, no link "Processo Seletivo dos Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional da Rede Faetec - 2013.2".

– A preocupação da Faetec é capacitar o nosso aluno para que ele chegue ao mercado de trabalho bem preparado. Os cursos da Rede são de excelência, capacitando o corpo discente com o que há de mais atual em cada área. É uma boa oportunidade para aprender uma nova profissão, sem custo algum com essa qualificação – destaca o presidente da Faetec, Celso Pansera.

O processo seletivo será feito por meio de um sorteio público, marcado para 25 de abril, sendo o resultado divulgado logo no dia seguinte (26/04). As matrículas serão feitas até 30 deste mês. Na sequência, serão abertas as vagas ociosas, que serão ocupadas por aqueles que ficarem aguardando reclassificação seguindo a ordem do sorteio. As aulas começarão no dia 13 de maio.

Serviço:

Inscrição: de 9 a 23 de abril (www.faetec.rj.gov.br)

Sorteio: 25 de abril

Divulgação do Resultado do Sorteio: 26 de abril

Matrícula: 26 a 30 de abril

Matrícula de Vagas Ociosas: de 7 e 8 de maio

Início das aulas: 13 de maio

Perigo: poste da concessionária de energia tomba às margens de Rodovia no trecho entre Ilha dos Mineiros a Guaxindiba em SFI

Fotos: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel.
Um motorista informou que um poste tombou na Rodovia que liga São Francisco a Guaxindiba, na madrugada desta quarta-feira, 10-04,  no trecho entre Ilha dos Mineiros e Guaxindiba. O poste caiu em direção a vegetação em cima das arvores da propriedade às margens do asfalto.

Os cabos estão sobre a cerca de arame farpado e representam perigo para os motoristas e transeuntes. A Rádio São Francisco FM  chama atenção da concessionária para que envie, com urgência  uma equipe ao a local. "A cerca pode estar energizada e causar um grave acidente  a quem passa pelo local", diz o motorista. 

A concessionária de energia, através de funcionários no local,  informou que desde ontem a noite uma equipe já desligou a rede de alta tensão e que não há risco de uma descarga elétrica. 

Neste momento uma viatura com funcionários da Ampla foi enviada ao local para colocação de um novo poste. A cerca está tomada pelo mato às margens da Rodovia.

O poste que caiu sustentava uma rede de alta tensão com 13.800 Volts. 


terça-feira, 9 de abril de 2013

Por unanimidade Câmara de SFI aprova Lei da Ficha Limpa

A Câmara de São Francisco de Itabapoana aprovou na noite de hoje por unanimidade a Lei da Ficha Limpa para secretários e cargos de livre nomeação no Executivo e Legislativo. Para passar a valer o projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito.

Prefeitura entrega prédio reformado e ampliado a comunidade de Buena no litoral de SFI


 Fotos: Ascom SFI.

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana entrega, nesta quarta-feira (10/05), às 19h, à comunidade de Buena, a Escola Estadual Municipalizada Aníbal Abreu Viana.

            Para as obras, foram investidos mais de 190 mil reais através de um convênio com o governo Federal por meio dos recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O prédio foi totalmente reformado e ainda recebeu ampliação
           
Com a reforma, a escola ganhou sala para biblioteca e laboratório de informática, refeitório, pisos, pintura, forros, mobília nova, melhoria nas instalações dos banheiros que passaram a ser acessíveis, bebedouros, ampliação da cozinha para comportar a dispensa, além de novos equipamentos eletrodomésticos.
            As obras irão beneficiar os mais de 200 alunos que são atendidos pela escola.
“- Desde a sua emancipação, há doze anos, essa é a primeira reforma. Antes das obras o espaço era insuficiente. A prateleira de livros, por exemplo, dividia a biblioteca com o laboratório de informática e a dispensa era dentro da secretaria. Agora cada setor tem seu espaço próprio.", ressaltou a diretora da escola, Marcela Pereira Martins.

            A secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins destacou a importância da reforma. "Marcaremos esses 100 dias de Governo, inaugurando a E.E.M. Aníbal Abreu Viana, uma obra muito esperada pela comunidade, pois os alunos estavam estudando no prédio do Pinókio, enquanto a escola estava sendo reformada”, destacou a secretária. (Ascom- SFI )



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Motorista perde o controle de veículo, cai em ribanceira e sai ileso de acidente na RJ-224




Carlos Roberto usava cinto de segurança e não sofreu ferimentos 
O motorista Carlos Roberto Barreto Cardoso, 42 anos, saiu ileso de um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (08), no KM 5 da RJ-224 entre as localidades de São Diogo e Travessão de Campos.

Carlos é funcionário da empresa de alimentos Chinezinho, e voltava por volta das 15h30 de São Francisco de Itabapoana, onde fez entregas. O motorista perdeu o controle da Kombi branca, placa LKR-7171. O carro saiu da pista, rompeu uma cerca e caiu em uma ribanceira de cerca de três metros. “Perdi o controle ao desviar de um carro que fazia uma ultrapassagem em sentido contrário, mas graças a Deus estava com o cinto de segurança e me livrei do pior”, contou Carlos.

O motorista estava sozinho e não precisou de socorro médico.

Um basta aos refrigerantes


Recebemos esse vídeo da leitora Nair Michel em que o renomado médico, professor e escritor Lair Ribeiro detona com os refrigerantes. Que eles não são aliados da boa alimentação nós já sabíamos, mas se você precisava de mais informações para aboli-los de sua alimentação, assista ao vídeo, e seus conceitos sobre refrigerantes irão mudar. Ele foi visto por mais de 100 mil internautas do YouTube. (Para não embolar dois áudios pause ou pare a barra do áudio da Rádio São Francisco).

domingo, 7 de abril de 2013

Consumidores e comerciantes reclamam do preço do tomate


"Um quilo de tomate a quase R$ 10 é um absurdo", critica a doméstica Selma Santos Gonçalves, que trabalha em uma casa na zona sul do Rio. Segundo a FGV, o preço do tomate, que aumentou 150% nos últimos 12 meses, deve começar a cair em abril. (Matéria da Ag. Br )