sexta-feira, 16 de maio de 2008

Presidente do Legislativo sanfranciscano comenta decisão da prefeitura em demitir contratados

O presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, vereador Carlos Alberto Azevedo Silva, o Beto Azevedo, falou ontem sobre a decisão da prefeitura em demitir os trabalhadores que foram contratados temporariamente sem a realização de Concurso Público ou lei autorizativa.

Beto rebateu as críticas feitas pela Administração Municipal. O executivo acusa a Câmara de não ter votado o Anteprojeto 001/2008 enviado pelo governo, que pretende dar legalidade às contratações. Segundo Beto Azevedo, as contratações ferem a Constituição Federal e foram feitas antes mesmo da aprovação do anteprojeto.

Ele ressalta ainda que o legislativo não engavetou o anteprojeto. “A Câmara está fazendo o seu papel. O anteprojeto foi lido e encaminhado às Comissões Permanentes; entretanto, ainda aguardamos um parecer jurídico da Procuradoria da Câmara. A matéria requer cautela, e pode ser interpretada como inconstitucional”, afirmou Beto.

Sobre a possibilidade de o Executivo entrar com um pedido de mandado de segurança, obrigando o legislativo a colocar a matéria em votação, o presidente disse que aguarda sem maiores problemas esse procedimento jurídico. “Com o mandado de segurança, o judiciário teria conhecimento do Anteprojeto o que daria respaldo ao Legislativo com a aprovação da matéria”, concluiu.
(Jornalista Vinícius Berto)

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Portaria publicada no Diário Oficial da prefeitura de SFI gera polêmica na rádio.

A Portaria nº 1320, de 14 de maio de 2008, publicada no Diário Oficial da prefeitura de SFI de 15-05, causou muita discussão e entrevistas na Rádio São Francisco FM na manhã desta quinta-feira, dia 15 de abril durante a apresentação do Jornal "São Francisco é Notícia". O prefeito de São Francisco de Itabapoana alegou no texto, no uso de suas atribuições... que o Anteprojeto de Lei que trata de contração temporária por tempo determinado não fora até a presente data aprovado pela Câmara Municipal de SFI, apesar de encaminhado pelo Executivo através de Mensagem 001/2008 e protocolada em 18 de fevereiro de 2008. Assim, a Portaria no Art. 1º resolve suspender qualquer tipo de contratação temporária, até que o Legislativo aprecie o Anteprojeto que disciplina a contratação temporária. No Art. 2º diz textualmente que a Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 19 de fevereiro de 2008.

Segundo o vereador Sergio Elias da Silva do PMDB, da bancada de oposição ao governo, o prefeito está suspendendo as contratações que são ilegais e que foram feitas sem amparo da Lei. “A Câmara Municipal de SFI não engavetou o Anteprojeto que foi lido e encaminhado as Comissões Permanentes. De volta à Mesa Diretora este foi encaminhado para a procuraria da Casa para analise e parecer jurídico” diz. De acordo com o vereador Washington Luiz Castilho Moreno a CPI constatou varias contratações irregulares que foram denunciadas ao Ministério Público do município. “Na área de educação foi onde aconteceram mais contratações” disse.

O subprocurador da prefeitura de SFI, Sergio Victor e o ex-secretário de Planejamento Roberto Pinheiro Acruche concederam entrevista a uma rádio da cidade, que não foi a Rádio São Francisco FM, acusando o presidente da Câmara Municipal de não ter colocado o Anteprojeto em votação.

Nesta sexta-feira, dia 16-05, o presidente do Legislativo sanfransicano, vereador Carlos Alberto Azevedo Silva, o Beto Azevedo, disse que dará uma entrevista a imprensa esclarecendo a população o que na verdade está ocorrendo.
A procuradora do município, Dra. Izabella Pires Vieira de Vasconcellos convidada que foi pela Rádio São Francisco FM para uma entrevista sobre o tema, enviou, na tarde desta quinta-feira, um comunicado à Rádio que não poderá comparecer a entrevista por motivo de viagem ao Rio de Janeiro.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Feira permanente de Artesanato será inaugurada em São Francisco de Itabapoana

Artesãos de São Francisco de Itabapoana terão mais facilidade para o escoamento de sua produção, já que a prefeitura estará inaugurando, nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 18h, a Feira Municipal de Artesanato de São Francisco (FEMASF) . O funcionamento será na sede do município, nas imediações do Centro Municipal de Fisioterapia, que a prefeitura também estará inaugurando, só que na sexta-feira, dia 16, a partir das 20h.
Impulsionada a partir da formação de pessoas no Programa de Geração de Trabalho e Renda, desenvolvido pela secretaria municipal de Trabalho, Assistência e Promoção Social desde 2001, a idéia para a criação da feira atende uma antiga solicitação dos artesãos, que sentiam a necessidade de um ponto fixo para a comercialização dos produtos.
Serão 15 barracas, sendo 11 direcionadas ao artesanato e quatro dedicadas à praça de alimentação e que estará oferecendo aos clientes uma grande variedade gastronômica, com destaque para produtos típicos de São Francisco. O funcionamento permanente, com exceção da abertura, será sempre às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
— A feira é composta, noventa por cento, por alunos dos cursos do Programa de Geração de Trabalho e Renda e atende uma reivindicação dessas pessoas. Apesar de contar com grandes parceiros para o escoamento da produção, sabemos que nem sempre eles têm essa disponibilidade o ano todo. E agora os artesãos têm esse espaço de forma contínua e a população mais uma opção em termos de consumo e de lazer — explica a coordenadora do Programa de Geração de Trabalho e Renda de São Francisco, Kelem Abílio.
O Sucesso da feira, de acordo com a coordenadora, está embasado em iniciativa semelhante, idealizada e desenvolvida pela prefeitura no mês de fevereiro, incluindo o período de carnaval, na praia de Santa Clara. “É uma experiência que já deu certo e que visa a emancipação dessas pessoas em termos de renda”. (Foto da Asscom prefeitura de SFI)

Encontro entre Carla Machado e Sérgio Cabral discute políticas estruturais para São João da Barra

Fortalecer ainda mais o município em termos estruturais para receber o investimento de R$ 480 milhões, que irá culminar com a construção do Complexo Logístico e Portuário do Açu, previsto para começar a operar no final de 2009. Esse foi o principal assunto de um encontro, no último dia 13, no palácio Guanabara, entre a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o governador Sérgio Cabral Filho.
Na ocasião ficou acertada, também, uma visita do governador ao município, no dia 24 de junho, quando ele deverá visitar algumas obras em andamento, como a recuperação e construção de acostamento no trecho de 3,5 km da estrada que liga o trevo de Grussaí à localidade e outros 6 km entre Grussaí e a praia de Atafona.
Segundo a prefeita, a reunião foi bastante positiva, tendo o governador demonstrado bastante interesse em colaborar para que São João da Barra não venha a sofrer as conseqüências de possíveis impactos relativos ao empreendimento, principalmente nas questões urbanística, de segurança e de infra-estrutura.
— O governador se mostrou interessado em firmar parcerias para que São João da Barra não enfrente os mesmos problemas de outras cidades, que receberam investimentos nessa ordem, mas que não se prepararam de forma adequada — explica.
Outros itens que constaram da pauta da reunião dizem respeito a melhorias na RJ-240, ligando a BR-356 ao Açu, e a conclusão de obras de abastecimento de água nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Telê Santana, os mais populosos da praia de Grussaí, concentrando em torno de cinco mil moradores. A garantia do término da obra foi dada pelo governador ao entrar em contato com o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Em relação às melhorias da RJ-240, o assunto foi debatido diretamente com o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Henrique Ribeiro, sendo viabilizada a recuperação de trechos da rodovia. A parte que dará acesso ao Complexo Logístico será recuperada pela MMX. Outro assunto de suma importância foi em relação à segurança e, já nesta quarta-feira (13), em reunião em São João da Barra com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Gelesi Vieira, definiu-se a implantação de uma Companhia de Policiamento Independente no centro da cidade.
A idéia de promover um concurso em nível nacional para apresentação de projetos urbanísticos para São João da Barra também foi reforçada a partir do encontro entre a prefeita e o governador. “Nosso objetivo é colher o máximo de idéias de projetistas urbanos e escolher o que mais se insere na realidade de São João da Barra”, finalizou a prefeita.

Centro de Fisioterapia será inaugurando em São Francisco de Itabapoana

A secretaria municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana inaugura na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 19h, do Centro de Fisioterapia do município. O setor irá funcionar em um prédio localizado no centro da cidade, próximo à Praça dos Três Poderes, e que foi projetado para oferecer total conforto e comodidade a pacientes e funcionários.
Com um custo de 149 mil reais, o Centro de Fisioterapia terá um ginásio para atendimento geral e salas para atendimento especializado em fisioterapia respiratória, infantil, neurológica e, ainda, piscina para hidroterapia. Ele foi equipado com equipamentos modernos, já que a idéia é transformá-lo em uma referência no que diz respeito à reabilitação de pacientes.
A rede municipal de saúde de São Francisco conta com outros dois setores de fisioterapia, funcionando em Praça João Pessoa e Barra do Itabapoana. Juntamente com a sede do município, eles são responsáveis por uma média de 1.350 atendimentos/mês. “Com certeza essa média deverá aumentar com a inauguração do Centro de Fisioterapia”, finaliza o secretário. Foto: Asscom - prefeitura de SFI.

Encontro de jovens em Praça João Pessoa vai discutir o projeto “Uma geração na luta pelo amor”.

Jovens de Praça João Pessoa e diversas localidades de São Francisco de Itabapoana, participam, dias 23, 24 e 25 de maio o Projeto Geração Jovem cujo tema será “Uma Geração na Luta Pelo Amor”. O evento será aberto às 18 horas, em Praça João Pessoa na E. M. Estelita Araújo Crespo. “Organizado por jovens da Comunidade Católica de Praça João Pessoa o projeto Geração Jovem surgiu em 2006 e este ano entramos em nossa terceira edição” conta o jornalista Jonatan Fernando Porto. “Com uma vasta programação e direcionado para os jovens, o encontro vai contar com vários palestrantes especiais, além da animação do Ministério Frutos do Espírito” disse. Segundo Jonatan animação, dinâmicas e muitas surpresas serão presenciadas pelos jovens de 15 a 30 anos, que estiverem participando do encontro. As inscrições já estão abertas, num valor simbólico de R$ 20, e são limitadas. Por isso até o dia 16 garanta a sua ficha com o representante de sua comunidade. Para outras informações basta entrar em contato com Thiéria no 99352585 ou Jonatan no 99272927. “Em 2006 perguntamos: - Fala Sério, é proibido ser diferente? No ano posterior afirmamos que fazemos parte de uma nova geração de jovens adoradores. Este ano estamos te esperando para se integrar ao projeto Uma geração na luta pelo AMOR” concluiu.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Saúde Bucal – A porta de entrada para um corpo saudável.

Quem não admira um belo sorriso?
Dentes brancos, brilhantes, gengivas sadias e hálito fresco, são resultados de uma boa higiene oral, além de promover boa mastigação, deglutição, comunicação e ser esteticamente agradável, a saúde bucal, representa uma porção indivisível da saúde geral.
Como a saúde é indispensável para o bom funcionamento de qualquer atividade e a saúde bucal interfere diretamente em todo bem-estar do indivíduo, associar saúde geral com os cuidados bucais é fundamental.
A boca é um meio pelo qual nos comunicamos e expressamos nossos melhores (e piores) sentimentos. Poder sorrir quando estamos felizes, não trincar os dentes quando estamos nervosos, não deixar de escová-los quando estamos tristes ou ansiosos é ter saúde bucal. Uma boa interação do corpo e da mente reflete na promoção dessa saúde.
Manter o equilíbrio dos componentes da cavidade oral é importante para evitar o aparecimento de doenças, como a cárie, doença periodontal, além de dores de cabeça, coluna, e até mesmo doenças cardiovasculares.
A quebra desse equilíbrio influencia diretamente a quantidade e qualidade da microbiota bucal, levando não só a problemas dentais e gengivais, mas sim, fazendo com que todo organismo e órgãos vitais não funcionem perfeitamente.
A ingestão de 8 copos de água por dia, por exemplo, mantém o fluxo salivar e o pH equilibrados, garantindo uma limpeza fisiológica da boca.
Evitar alimentar-se entre as refeições principais, pois geralmente não são seguidos de higienização adequada e dificultam o reestabelecimento do pH satisfatório na cavidade oral, pode ser uma outra medida adotada para manter o equilíbrio bucal.
A qualidade dos alimentos é importante. Quanto mais pegajoso, maior é o tempo de permanência na cavidade oral, maior é seu potencial cariogênico. Portanto, evite o consumo de biscoitos recheados, balas, caramelos, etc. Além, de uma higienizaçao adequada, utilizando escova dental de cerdas macias compatível com a arcada dentária e creme dental fluoretado pelo menos três vezes ao dia, o uso do fio dental e limpador de língua, também deve ser associado, pelo menos uma vez ao dia. Os enxaguatórios bucais só devem ser usados em casos específicos recomendados pelo dentista.
Portanto, a preocupação individual com o cuidado adequado dos dentes e as consultas periódicas ao dentista garantem que esses elementos dentários durem a vida inteira. Independente da idade, pode-se ter dentes e gengivas saudáveis, garantindo assim, a promoção da sua saúde geral.
Seja você, alvo de admiração de um belo sorriso!
Drª Rina Silva Jassus
Cirurgiã Dentista
rinajassus@hotmail.com

Motoqueiros param ônibus da Viação São Francisco e assaltam passageira.

Dois homens numa moto, cuja placa não foi anotada, deram sinal de parada a um ônibus da empresa São Francisco Rogil na RJ-224 e assaltaram passageira Maria Oliveira Barreto de 65 anos que reside em Praça João Pessoa na Rua do Cruzeiro. A ação dos bandidos aconteceu, ontem, dia 12-05, por volta das 12 horas na RJ-224 quando o ônibus da Rogil vinha de Barra para São Francisco. Foi na Baixinha, na entrada para Alegria dos Anjos, que ocorreu o assalto. O motorista parou o ônibus e um dos motoqueiros entrou com arma em punho e foi direto nesta passageira levando uma bolsa e R$350 reais em dinheiro conforme ocorrência policial registrada na 145 DP da cidade. Eles estavam de capacete no momento que entraram no ônibus enquanto os demais passageiros não foram importunados, mas alguns comeram a chorar temendo o pior. Apenas um motoqueiro estava armado e depois da ação os dois elementos de estatura mediana fugiram pedindo ao motorista que esperasse a saída deles. O motorista que pediu para não ter seu nome divulgado levou o ônibus para a Delegacia de Policia. Uma guarnição da Policia Militar, da 3º Cia do 8º BPM, promoveu um cerco na região, entretanto não conseguiu prender os assaltantes. A passageira disse na 147 DP que estava indo para São Francisco fazer um pagamento em uma agência bancária e ficou sem entender porque somente ela foi abordada pelos bandidos

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Imagem da garça foi parar no Site Globo.com "Vc. no G1"

Veja aqui no site Vc. no G1 do Globo.com onde, foi publicada, também a imagem da garça refletida no espelho d'água.

Imagem que o blogueiro fez no domingo das Mães no sítio de um amigo.

Visitando o sítio de um amigo, domingo, onde participei de um almoço de confraternização do "Dia das Mães" fui brindado pela natureza com esta linda imagem. A garça refletida no espelho d’água num momento mágico da natureza. Desejo a todos um bom início de semana. ( Foto Paulo Noel).