quarta-feira, 14 de maio de 2008

Feira permanente de Artesanato será inaugurada em São Francisco de Itabapoana

Artesãos de São Francisco de Itabapoana terão mais facilidade para o escoamento de sua produção, já que a prefeitura estará inaugurando, nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 18h, a Feira Municipal de Artesanato de São Francisco (FEMASF) . O funcionamento será na sede do município, nas imediações do Centro Municipal de Fisioterapia, que a prefeitura também estará inaugurando, só que na sexta-feira, dia 16, a partir das 20h.
Impulsionada a partir da formação de pessoas no Programa de Geração de Trabalho e Renda, desenvolvido pela secretaria municipal de Trabalho, Assistência e Promoção Social desde 2001, a idéia para a criação da feira atende uma antiga solicitação dos artesãos, que sentiam a necessidade de um ponto fixo para a comercialização dos produtos.
Serão 15 barracas, sendo 11 direcionadas ao artesanato e quatro dedicadas à praça de alimentação e que estará oferecendo aos clientes uma grande variedade gastronômica, com destaque para produtos típicos de São Francisco. O funcionamento permanente, com exceção da abertura, será sempre às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
— A feira é composta, noventa por cento, por alunos dos cursos do Programa de Geração de Trabalho e Renda e atende uma reivindicação dessas pessoas. Apesar de contar com grandes parceiros para o escoamento da produção, sabemos que nem sempre eles têm essa disponibilidade o ano todo. E agora os artesãos têm esse espaço de forma contínua e a população mais uma opção em termos de consumo e de lazer — explica a coordenadora do Programa de Geração de Trabalho e Renda de São Francisco, Kelem Abílio.
O Sucesso da feira, de acordo com a coordenadora, está embasado em iniciativa semelhante, idealizada e desenvolvida pela prefeitura no mês de fevereiro, incluindo o período de carnaval, na praia de Santa Clara. “É uma experiência que já deu certo e que visa a emancipação dessas pessoas em termos de renda”. (Foto da Asscom prefeitura de SFI)

Nenhum comentário: