sábado, 28 de março de 2009

Enquanto isso, os factóides rolaram...

Vinícius Berto
No início da noite desta sexta-feira (27/03) (segundo informações dos locutores) os telefones da rádio não paravam de tocar. Eram ouvintes da São Francisco FM, além de Jornais, Rádios e TVs de Campos, todos aflitos por informações. Nas ruas o que se ouvia era o boato da necessidade de uma nova eleição no município. A boataria tomava conta das rodas de bate-papo. Até fogos de artifícios foram ouvidos, e olha que os jogos dos times do Rio só acontecem neste sábado.

A nossa equipe, sempre preocupada com a verdade, foi ao Cartório Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral de SFI. Lá, fomos recebidos às 18h por Jorge Louback, Chefe do Cartório, que naquele momento disponibilizava para a Rádio, como ele mesmo disse, “com o intuito de mostrar a transparência dos trabalhos da justiça eleitoral”, o teor da sentença citada na postagem anterior. Queríamos entender o motivo do burburinho da nova eleição, já que até aquele presente momento, a sentença condenatória de Marcilene e Roxinho nada tinha de relação com o Prefeito Beto Azevedo.

Bom, talvez um erro de interpretação tenha feito com que os factóides se propagassem. É que de maneira inteligente o Juiz encerrou a sentença com o seguinte texto:

“Certifique o Cartório, o percentual de votos até então válidos atingidos pela presente sentença para efeito de eventual reconhecimento do artigo 224 do Código Eleitoral. Constatada a previsão legal comunique-se imediatamente ao TRE a necessidade de realização de novas eleições”

Se o leitor esquecer a primeira parte do parágrafo supracitado, e se ater à última frase... Xiiiiii! Vai acreditar mesmo que teremos novas eleições e quem assumiria seria o presidente da Câmara de Vereadores.

Para julgar o processo, o meritíssimo não se importou (e não precisava mesmo) com o número de votos obtidos pela candidata, nem tão pouco se a candidata venceu ou perdeu, pois se fosse assim, por que julga-la? Ela perdeu, correto? (Isso é justiça. Parabéns à Justiça Eleitoral Brasileira. Chega de impunidade nesse país! Errou, tem que pagar. E isso vale pra todos.) Muito bem, voltando à questão do artigo 224 (fala da nulidade da eleição, caso os votos nulos somem mais da metade) o juiz apenas pediu para o Cartório se certificar se os votos válidos dos réus, que automaticamente com a cassação das candidaturas se tornaram nulos, iriam mudar o quadro eleitoral. Por enquanto nada muda, pois o Prefeito Beto foi eleito com ampla vantagem.

E nunca é demais lembrar: quem é julgado na primeira instância não pode ser condenado em definitivo, pois cabe recurso. Portanto, recorrer é um direito de todos, e até que prove o contrário, todos são inocentes até a última possibilidade de recurso.

De novidade não há nada oficial. Caso durante o fim de semana brotem novas especulações, essas só poderão ser confirmadas na segunda-feira, e deixemos a equipe de funcionários do Cartório Eleitoral descansar em paz neste fim de semana, eles merecem.

Juiz deixa Marcilene inelegível por três anos

Contadora pode recorrer ao TRE-RJ
-
Saiu nesta sexta-feira, 27, sentença do juiz eleitoral de SFI, Leonardo Cajueiro D’Azevedo que reconhece que houve abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio por parte da contadora Marcilene Nunes (PSB), que concorreu ao cargo de prefeita de SFI nas eleições de 2008. Assim, de acordo com a sentença, tanto Marcilene Nunes Daflon quanto Manoel Alves Barreto, respectivamente candidatos a prefeita e vice-prefeito na coligação “Esperança de um Novo Tempo”, ficam condenados a inelegibilidade por três anos e multa de 15 mil UFIRs, além da cassação dos registros de candidatura. Trata-se de ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral, que afirma, ainda, que os referidos candidatos foram beneficiados na distribuição de combustíveis para eleitores durante a campanha. Pelo telefone celular, tentamos contato com Marcilene Nunes para saber se vai entrar no TRE com recurso para reverter essa decisão, mas não obtivemos êxito. Voltaremos a insistir para ouvi-la sobre o assunto.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Fecoarte promete movimentar comércio de São Francisco


A secretaria de Turismo, Indústria e Comércio vai promover, no próximo dia 10 de abril, 1ª Fecoarte – Feira de Comércio e Artesanato de São Francisco de Itabapoana. O projeto é uma parceria entre a prefeitura, a CDL e a paróquia de São Francisco de Paula. O objetivo é integrar estes segmentos e promover, através da feira, a comercialização das obras artesanais produzidas no município e ainda produtos do comércio em geral.
A feira vai ser montada em frente ao prédio da prefeitura, na Praça dos Três Poderes e vai dar destaque principalmente ao artesanato em tabúa, que é uma peculiaridade da região e já se tornou produto de exportação. Paralelo a feira, o evento contará com uma programação de shows que prevê as apresentações do músico Bruno Merlo e da banda Som Di Bar, ambos de MPB, além de uma programação esportiva.
A programação prevê também uma praça de alimentação com pratos típicos e um playground com recreadora infantil. A abertura oficial da 1ª Fecoarte, no dia 10 de abril, acontecerá a partir das 18h e prossegue nos dias 11 e 12. Após a cerimônia oficial de abertura, haverá uma encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“Nosso objetivo é fazer um projeto integrado entre a prefeitura, a CDL e a paróquia, no contexto da semana santa, para promover o artesanato e a interação entre as organizações”, disse Tânia Paes, diretora de Indústria e Comércio

Noiva de Marcos a Juliana desabafa: “Até quando animais na pista vão matar pessoas”?

A noiva de Marcos Manhães morto em trágico acidente ao colidir com um cavalo na pista em direção a Coréia enviou comentário ao Blog do Paulo Noel, abrindo seu coração e desabafando.

"Até quando animais na pista vão matar pessoas?Ate quando o município vai ficar sem um resgate?Marquinhos vai deixar saudades, homem guerreiro (trabalhava embarcado e tinha um comercio) lutou muito, seus sonhos eram muitos, íamos casar dia 25 de Julho, todos os nossos sonhos se foram, mas ele esta na glória d Deus, ficará guardado em meu coração para sempre. Eternas saudades!!!Meu amor te amo muito." Juliana Alves,noiva dele.

Internauta Kellg também fez seu comentário.
Marcos sempre foi um cara muito batalhador... De uma criação impecável dada por Dona Ruth, era um exemplo de filho, e isso não é porque se foi, mas a pura realidade é que vai deixar muitas saudades para aqueles q conviveram mais de perto com ele. Correto, íntegro, temente a Deus.


O que entristece é saber que ainda existem pessoas q não se incomodam em prender seus animais, sabendo a dor que pode provocar em uma família numa hora dessas. A pessoa volta pra casa em um dia normal de trabalho, cansado, e tem a vida ceifada pelo descaso de outro ser humano que não imagina que pode passar por isso um dia... A morte, diz o ditado popular, só precisa de desculpa, mas tem hora que revolta ver uma pessoa com tantos planos morrer assim.

Sugiro tb que o hospital, nestes casos envie logo um médico na ambulância, para que, vendo a gravidade da situação encaminhe logo pra Campos evitando essa Via Crucis enquanto o hospital não ganha melhor infra-estrutura... É um caso a se pensar... Somente uma sugestão! Meus sentimentos a família Manhães! KellG disse...

quarta-feira, 25 de março de 2009

Jovem que morreu na Estrada de Coréia em SFI estava com casamento marcado para julho

Acidente: um animal na pista acabou interrompendo o sonho de Marcos Manhães, 27 anos.


Emoção: o irmão de Marcos ampara a mãe Ruth Manhães no último Adeus ao filho.
Muitos planos para o futuro e o casamento marcado para o mês de julho deste ano, sonhos que foram interrompidos após um acidente trágico que aconteceu na Estrada que liga Buena a Coréia em SFI. Marcos Manhães de Freitas, um jovem comerciante de apenas 27 anos, retornando de moto, do trabalho na praia do Sossego, na noite de ontem, 24-03, por volta das 19 horas, encontrou pela frente um cavalo na pista. O animal morreu na hora e Marcos socorrido para o Hospital Manoel Corola não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no interior da ambulância. Segundo a tia de Marcos Rosane Manhães, o jovem tinha um comercio de mercearia e hortifruti na praia do Sossego. “Estava retornando para casa, na localidade de Correia onde morava com a mãe Ruth Manhães. No caminho acabou colidindo com um cavalo”, disse.
Um amigo da família na porta do cemitério, hoje, 25-03, após o sepultamento de Marcos estava revoltado com tudo que aconteceu. “O jovem foi levado para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas e depois para o Ferreira Machado. Perde-se tempo neste trajeto desnecessariamente. O pior é que ele ficou aguardando socorro por cerca de 1 hora. Não temos resgate nesta cidade? Indagou”. O sepultamento foi por volta das 17 horas com a presença de centenas de amigos e parentes e todos lamentaram o ocorrido. A mãe de Marcos, Dona Ruth já havia perdido uma filha de 20 anos em acidente de carro no Rio. Antes do caixão baixar a sepultura o pastor Isaias da Igreja Batista de Santa Clara proferiu palavras com citações bíblicas e pediu a Deus pela família.

terça-feira, 24 de março de 2009

Arnaldo passa bem depois da cirurgia

O ex-prefeito Arnaldo Vianna foi operado hoje pela manhã para retirada da vesícula. A cirurgia foi com equipamento de videolaparoscopia e segundo os médicos do Prontocárdio, Arnaldo passa bem e fica em observação na UTI por 24 horas. (Informações do Blogo do Ricardo André)

Cirurgia de Arnaldo Vianna deve acontecer hoje

Foto: Divulgação
Arnaldo sentiu dores no final da tarde de sábado.

O deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), que foi internado às pressas no último sábado com pancreatite, causada por cálculo na vesícula, deverá ser submetido a cirurgia hoje, às 8h. Ontem, Arnaldo já apresentava reação positiva a medicação, com o objetivo de tratar o processo inflamatório do pâncreas, e já se preparava para a cirurgia. "Ele teve uma melhora considerável. Como nós já esperávamos, houve a desinflamação necessária. Ele está no padrão ideal para a cirurgia, que foi programada para amanhã (hoje) pela manhã", disse o médico Jomar Jober Hernandes Brito, lembrando que trata-se de um caso de pancreatite biliar. Isto ocorre quando há entupimento, por pequenos cálculos, do canal de escoamento do suco pancreático, que também tem a função de digestão de alimentos.
Arnaldo vinha sentido dores abdominais na semana passada em Brasília. Na ocasião, fez exames que confirmaram o cálculo. No último sábado, após a estréia do programa de rádio "Gabinete do Povo", que foi ao ar pela manhã, na Continental, ele voltou a sentir dores e foi hospitalizado no final da tarde.
A assessoria do deputado informou que ele chegou a ser sedado em função das fortes dores, mas já no domingo, pela manhã, já estava passando bem melhor e seguia as recomendações dos médicos visando a cirurgia.
- O que ocorreu com ele foi que as pedras menores migraram para o canal do pâncreas, causando a pancreatite - explicou o médico Jomar Jober Hernandes Brito. (Fonte: Folha da Manhã de 24-03)

Artesãs sanjoanenses participam de feira no Rio de Janeiro

Fechando as comemorações da semana do artesão, que teve seu dia festejado na última quinta-feira (19), um grupo de 15 artesãs sanjoanenses, através da prefeitura de São João da Barra, participou das oficinas do último dia da Terceira Rio Artes Manuais. O evento foi realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade, no bairro da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro, desde o dia 17, tendo seu encerramento nesse domingo(22). Segundo a organização, o local abrigou 30 expositores e teve diariamente cerca de 200 oficinas.

O grupo de São João da Barra participou de oficinas de fitas, pintura em porcelana, biscuit, bijuteria em couro, customização em roupas, tingimento, decoupagem e pintura em vidro. Para elas, a satisfação em terem aprendido novas técnicas foi tão grande que no caminho de volta o conhecimento foi compartilhado entre as companheiras que ensinavam umas as outras o que aprenderam nas aulas que participaram.

Vânia Pantoja, coordenadora do projeto “Artesanato é a Nossa Cultura” e da Estação das Artes Derly Machado, acompanhou as profissionais e elogiou o trabalho que vem sendo realizado na área no município. “Uma das provas que o trabalho dos artesãos está sendo valorizado e respeitado em São João da Barra é o fato de podermos ter participado dessa feira. A atual administração está investindo porque sabe o potencial do artista sanjoanense. Hoje, contamos com mais de 100 inscritos no projeto e o número está crescendo a cada dia”, ressalta Pantoja.