sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um gavião-carijó na jaqueira do meu vizinho



A foto foi feita pela manhã, por volta das 07h20m da janela do quarto do blogueiro. A distância de cerca de 200 metros.

Um gavião-carijó ave do cerrado flagrado hoje, (07) pela manhã pelas lentes do Blog do Paulo Noel em uma jaqueira num terreno em SFI, aos fundos da minha residência. A foto foi tirada da janela do meu quarto. Pesquisando a ave descobri que trata-se de um gavião-carijó. O nome popular desta espécie refere-se ao padrão de estrias encontrado na face central. Trata-se de uma das espécies de gavião mais comumente encontradas no Brasil, sendo rara nas florestas virgens. Desloca-se principalmente por vôo batido, mas pode aproveitar as correntes ascendentes de ar quente, planando em órbitas circulares, como fazem os urubus. Alimentação: artrópodes, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Como método de caça de vertebrados, este gavião, assim como a maioria dos Falconiformes, mata a presa através da pressão dos dedos munidos de fortes garras. Constroem o ninho, que mede cerca de 46 cm de diâmetro por 36 cm de profundidade, geralmente no topo de uma árvore, entre dois galhos verticais, com pedaços de madeira grossos e secos. O fundo do ninho, onde repousam os ovos, é revestido de folhas secas. Os dois ovos, esbranquiçados com manchas pardas, que medem 49 x 38 mm, são incubados pela fêmea. Durante o período de incubação, a fêmea é alimentada, durante o dia, pelo macho. Os filhotes, cobertos por uma penugem rala e de olhos abertos, nascem inteiramente dependentes dos pais. Hábitat: matas ciliares, borda de matas, cerrados, cerradões e áreas urbanas. Tamanho: 36,0 cm. Fonte: USP

Petroleiro viu o incêndio na sala de maquinas do Sedco 707: “Foi bravo”

Em depoimento através de postagem feita no Blog do Paulo Noel. um petroleiro que estava na plataforma que teve um princípio de incêndio esta semana disse:
“Vi o incêndio na sala de máquinas do sedco 707, já que sou fixo lá. Obvio que ninguém quer divulgar a noticia nem dar nomes pra não ser, talvez, punido. Mas foi bravo. Obrigado aos caras que tiveram coragem de entrar no solo onde estava o fogo pertinho dos tanques de óleo. Um tempo mais de demora e explodiria tudo. Não fomos noticia no mundo inteiro por pouco. Pelo menos somos noticia no teu Blog”.

Nota da caixa sobre casa lotérica falsa em Campos

A CAIXA, ao tomar conhecimento da denúncia sobre uma falsa casa lotérica no município de Campos dos Goytacazes, acionou a Polícia Federal para as providências cabíveis. A CAIXA destaca que não tem responsabilidade pelos atos praticados no referido estabelecimento e que irá colaborar, dentro do âmbito de competência, com as ações da Polícia Federal para solução da ocorrência. Veja aqui a relação de todos os lotéricos com permissão de funcionamento da CAIXA no âmbito da Superintendência Regional Norte Fluminense, que compreende municípios das Regiões Norte Noroeste Fluminense, Serrana até Nova Friburgo e Região dos Lagos até Rio das Ostras.

Mais abaixo, as localidades que serão contempladas com novas lotéricas em breve através de processo de licitação em andamento.

O Diário: "Herbert Sidney Neves de novo à frente do Beda"

Acabou ontem a intervenção judicial que teve início em setembro de 2008 no grupo IMNE. A volta de Herbert Sidney Neves à presidência acontece após a Justiça ter nomeado três interventores num período marcado por manifestações de funcionários contra o afastamento de Sideney. O grupo Imne congrega o Hospital Dr. Beda, Beda Cárdio, Beda Lab (laboratórios), Benda Oncologia, Plano de Saúde Ases, Ases Jr e Maternidade Lílian Neves e figura entre os maiores conglomerados da iniciativa privada na área da saúde no Brasil. O fim da intervenção foi possível a partir de um acordo firmado na 3ª Vara Cível em Campos, entre as partes representadas pelo antigo gestor Herbert Sidney Neves, que estava afastado, e por Crisanto Neves, que havia impetrado ação pelo afastamento de Sidney.Ao saber da decisão, prolatada pelo juiz Carlos de Azeredo Araújo, médicos, funcionários de todos setores, inclusive parentes de alguns pacientes, lotaram o auditório para comemorar. O empresário está no Rio de Janeiro e por isso, funcionários acertaram uma celebração para comemorar a volta do antigo gestor à direção do Imne, que acontece na próxima segunda-feira. Em reunião no auditório, médicos, auxiliares, enfermeiras, atendentes e diretores discursaram e fizeram orações de agradecimento.No departamento jurídico do grupo, a informação dada foi a de que nenhum dado sobre os termos do acordo poderá ser divulgado, sob o risco de ser considerado quebra de cláusula que rege o acordo firmado na 3ª Vara Cível. De O Diário edição de hoje, 07-02-09.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ciclista que está percorrendo o país passa por São Francisco

Foto: Ascom
Secretário de Turismo Jairo Batista com o ciclistsa.
Nesta sexta-feira (06), passou pela cidade de São Francisco de Itabapoana, o ciclista Rafael de Oliveira, de 23 anos, que está percorrendo o país de bicicleta. Rafael que saiu dia 24 de junho de 2007 de Itacaré (BA), já percorreu, em 19 meses, 14 mil Km, cruzando 25 estados, além do Distrito Federal. A meta é chegar à Vitória (ES), neste sábado (07).
O ciclista pegou a estrada sem ter mapa, estratégia ou patrocínio. Quando perguntado sobre o motivo de fazer esta viagem pelo país, Rafael explicou que era um sonho antigo. “Nasci com sonho de conhecer o Brasil. Escolhi a bicicleta por ser o meio mais barato, além de ser o mais saudável”, justificou.
Ao longo da viagem, o ciclista fez um diário que pretende transformar em livro. Ele também reúne matérias e fotos que mostram sua passagem pelas cidades. “Quero fazer um guia turístico, principalmente dos municípios que me ajudaram. A prefeitura de São Francisco, por exemplo, está me dando hospedagem e alimentação”.
Rafael confessou que algumas vezes sentiu vontade de desistir já que mesmo falando com a família por telefone não conseguia matar a saudade. Por isso já fez planos de retornar a Itacaré em 10 de março. Entre as metas de Rafael ao terminar a viagem está a de completar o ensino médio e se aprofundar na área de Turismo. Ele também não descarta a possibilidade de tentar quebrar recordes e entrar para o ciclismo profissional. (Matéria Ascom SFI)

Circo da Vida fará tarde de louvor no Espaço Batelos

Foto divulgação
Neste domingo (08), a partir das 15h, o projeto Circo da Vida fará uma tarde de louvor no Espaço Batelos. O evento contará com a participação da ex-BBB, Bruna Tavares. E terá apresentação da banda Kades e de grupo de dança (street dance).
O projeto que este ano completa sete anos é coordenado pelo pastor Isaías Martins Rodrigues. O pastor está satisfeito com a parceria da igreja com a prefeitura. “Creio que através da parceria podemos alçar grandes vôos. É uma alegria usar o Espaço Batelos. Fiquei motivado ao ver a ação do governo em transformar aquele espaço, favorecendo o acesso das famílias. A igreja não pode estar alheia a esta atitude tão nobre.”, elogiou o pastor Isaías.
A próxima tarde de louvor, do Projeto Circo da Vida, no Espaço Batelos, será no dia 22 de fevereiro, a partir das 15h. Haverá pregação do pastor Mario Sérgio (RJ) e apresentação do Adriano Gospel Funk e do Ministério Jovem Filhos da Cruz.

RJ-232 (São Francisco-Guaxindiba) com várias crateras

Recebemos comentário postado no Blog do Paulo Noel do internauta Cláudio questionando o DER – Departamento de Estradas de Rodagem - que até hoje (06) não iniciou a recuperação do asfalto da RJ-232 ligando São Francisco a Guaxindiba. Ele pergunta ao Blog: “E o asfalto que liga São Francisco a Guaxindiba? Será que as autoridades esqueceram da situação que ocorreu? O representante do DER disse que faria a obra assim que as águas baixassem. Em alguns pontos o asfalto estar desintegrando”. Tem razão Cláudio, aproveitamos a oportunidade para fazer um apelo ao engenheiro chefe do DER – Dr. Ivan para que nos informe quando essa obra vai começar, ou melhor, que comece logo. Na RJ-224, o trecho recuperado próximo a Travessão de Barra está com desnível acentuado que vem representando perigo para os motoristas. A impressão do que motorista que passa pelo local é de que o asfalto cedeu. O motorista desavisado pode provocar um acidente. Mais uma vez com a palavra o DER.

Sopa da Cidadania chega a comunidade de Lagoa Feia

Foto: Alessandra Lemos
Distribuição da Sopa da Cidadania em Lagoa Feia. Muitas famílias optaram por levar a sopa para casa

A comunidade de Lagoa Feia, em São Francisco de Itabapoana, foi a primeira beneficiada com a distribuição de sopas do projeto Sopa da Cidadania, desenvolvido pela secretaria de Promoção Social do município. A distribuição aconteceu na noite desta quarta-feira (04), na Escola Municipal Edson Ferreira Bento. O projeto é uma parceria entre o município e o governo do estado, através da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca que doou 350 latas de sopa.

Ao som do cantor e comediante Lindroso do Recife, a sopa foi distribuída para 300 adultos e 70 crianças da comunidade. Ao todo foram utilizadas 24 latas de sopas que renderam 600 refeições. Muitas pessoas inclusive levaram sopa pra casa. Também foram doadas sacolas com roupas, sapatos e brinquedos para as crianças.

A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, afirmou que foi o evento mais emocionante que ela já participou desde que assumiu a secretaria. “Com esta distribuição a gente pôde constatar o nível de carência das famílias. Ficamos sensibilizados com a reação das pessoas”, disse Francimara emocionada.

A primeira-dama Romênia Azevedo, o vice-prefeito, Frederico Barbosa Lemos, o subsecretário de Promoção Social, Nélio Souza e a secretária de Educação e Cultura, Dayse Tavares também participaram da distribuição.(Ascom SFI)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Beto recebe cheque da Alerj no Rio e diz que também vai pedir ajuda em Brasília

Foto: Rafael Wallace
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou nesta quinta-feira (05), na Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj), da solenidade de entrega dos cheques de R$ 1 milhão aos municípios atingidos pelas chuvas que provocaram alagamentos em várias regiões do estado no final do ano passado e início deste ano. O prefeito recebeu o cheque diretamente das mãos do presidente da Alerj Jorge Picciani e do deputado estadual João Peixoto.
Na semana passada, o procurador geral do município, Enaldo Viera Barreto, entregou ao presidente da Alerj, um dossiê completo com fotos, reportagens, mapas e relatórios com todos os dados relacionados ao documento de Avaliação de Danos (Avadan). “A nossa intenção, ao apresentamos este dossiê, foi no sentido de fundamentar e justificar a verba que está sendo destinada ao município”, disse o Procurador.
Beto Azevedo disse que nesta segunda-feira (09), vai a Brasília também levando toda esta documentação. “Já agendamos audiências em diversos ministérios para solicitar ajuda”. Também na semana passada, o então governador do estado, em exercício, Luiz Fernando Pezão, homologou a Situação de Emergência, decretada pelo município em 21 de janeiro deste ano. A homologação foi publicada com efeitos retroativos a 1ª de janeiro de 2009 e valerá por um prazo de 90 dias podendo ser prorrogada por até 180 dias.
Segundo o prefeito, a verba da Alerj vai ser empregada em várias frentes de trabalho. “É uma ajuda que é muito bem vinda. Inicialmente vamos investir os recursos na recuperação de nossas estradas vicinais. Também queremos recuperar parte do cais de Barra do Itabapoana, além de outras ações”, finalizou Beto.

Caixa participa de encontro de prefeitos em Brasília

Evento reunirá gestores municipais de todo o país

Nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, o governo federal promoverá o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas para apresentar programas e projetos que auxiliarão os novos gestores na administração pública municipal. O Evento, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, é uma iniciativa inédita do poder Executivo.

O encontro, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, terá a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, na cerimônia de abertura, às 14h do dia 10 de fevereiro. O banco é um dos organizadores do evento.

Na manhã de 11 de fevereiro, gestores do banco participarão de painel sobre parcerias com os municípios para viabilizar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Desenvolvimento Regional Sustentável. A CAIXA manterá durante o evento um estande de atendimento para recepcionar prefeitos e tirar dúvidas. As informações requeridas serão cadastradas e respondidas por e-mail ou telefone, pelas equipes responsáveis. Os temas que costumam despertar mais interesse são repasses de recursos do OGU – Orçamento Geral da União, obras do PAC, Previdência CAIXA e programas de modernização fiscal. Setenta e dois superintendentes regionais foram destacados para estreitar o relacionamento com prefeitos e participar dos principais fóruns de debates do evento.

A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas, entre 3, 5 mil gestores municipais, secretários, assessores e interessados, participem dos painéis, oficinas e mesas-redondas que constam da programação. Os temas em destaque serão: Educação, Saúde, Segurança, PAC e Agenda Social - Bolsa Família, Mais Cultura e Territórios da Cidadania.

Dentro da programação, será distribuído um catálogo com todos os programas sociais e seus responsáveis em cada ministério, revistas sobre o PAC, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os novos prefeitos receberão ainda manuais sobre procedimentos básicos para os primeiros dias de mandato, informações que devem ser obtidas com a gestão anterior, elaboração orçamentária, e outras ferramentas de apoio à gestão municipal.

Ainda durante o evento, será apresentado pela gestão federal o projeto de lei para a regulamentação da transição de governos. Em tramitação no Congresso Nacional, o texto define regras e prazos para repasse de informações à equipe sucessora, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Os governantes que descumprirem as regras serão penalizados.

SALA DAS PREFEITURAS - Para facilitar o acesso dos gestores municipais à informação e solução de suas demandas, a CAIXA criou a Sala das Prefeituras. Neste espaço, os prefeitos são recebidos e têm acesso a atendimento, presencial ou por viva-voz, de técnicos da empresa. Eles também podem utilizar as três salas disponíveis como gabinete. A estrutura foi instalada no primeiro andar do prédio da matriz, no Setor Bancário Sul, em Brasília. Além da Sala da Prefeitura em Brasília, foram criadas 70 unidades semelhantes em superintendências regionais, que todos os prefeitos podem utilizar, em qualquer região do país.

SERVIÇO
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília/DF
Data: 10 e 11 de fevereiro
Apresentação da presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho: Dia 10/11 - 14h

Promoção lança PAIF em São Francisco

Foto Alessandra Lemos
A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana lançou nesta quinta-feira (05), na localidade de Valão Seco, as atividades do Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF).
O PAIF de São Francisco atende a mais de 300 famílias, através de três pólos instalados no município em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. O Programa é voltado para prestação de serviços e proteção básica às famílias.
Segundo a secretária de Promoção Social, Francimara Azevedo, o PAIF pretende desenvolver um conjunto de ações que compreendem desde a acolhida, até a informação, orientação e inserção em serviços de assistência social, tais como ações sócio-educativas e de convivência, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sócio-familiar.
A primeira-dama Romênia Azevedo, que também participou do lançamento, ressaltou a importância da retomada do programa no município. “O objetivo do PAIF é contribuir para prevenção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social, e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Todos estes objetivos serão cumpridos no nosso governo”, garantiu Romênia.

Departamento da Juventude abre inscrições paraTorneio de Futvôlei

Foto divulgação
Os amantes do futvoley ainda podem se inscrever no Torneio de Futevôlei Verão 2009 que acontecerá nesta sexta-feira (06), às 16 h, na praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Academia de Todos com o professor Valdney Carvalho.
O sorteio das duplas para compor os grupos A e B será feito momentos antes do torneio. A competição terá um sistema eliminatório e só se classificarão para semifinal quatro duplas. Segundo o professor Valdney Carvalho, devem participar do evento 16 duplas vindas de toda a região. O professor destacou que algumas duplas já podem ser citadas como favoritas antes mesmo do início do torneio. “Esta é a primeira vez que faço o torneio pelo Departamento de Juventude, mas nos campeonatos que realizei anteriormente, as duplas que mais se destacaram foram as de São João da Barra, São Fidélis, Gargaú e Guaxindiba”, enumerou Valdney.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tuca da Silva, filho do mestre Bezerra da Silva ,está em estúdio finalizando seu primeiro CD

Foto divulgação Viva Rio.

Nascido no meio do samba, Thálamy Bezerra da Silva - Tuca da Silva é filho do mestre Bezerra da Silva e acompanhou de perto a carreira do pai.
Músico desde os 14 anos, Tuca da Silva acumula várias experiências no mundo da música. Fez participações em discos de grandes nomes da MPB, como no Song Book de Chico Buarque (2000) e “Pagode de Mesa 1” (2000) e “Pagode de Mesa 2” (2001), de Beth Carvalho.
No CD “Brasil são outros 500 - Natal Sem Fome”, projeto do sociólogo Betinho, Tuca teve a oportunidade de trabalhar com a Velha Guarda da Mangueira, Lenine e Fernanda Abreu. Participou ainda da trilha sonora do filme “Orfeu no Carnaval” junto com Tony Garrido, Zezé Motta e Caetano Veloso. Tocando ao vivo,
Também participou do clipe e do disco do rapper Marcelo D2, na faixa “Qual É”, lançado em 2003 e tocou com grandes nomes como Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Grupo Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Almir Guineto, Paulinho da Viola, Beth Carvalho e Velha Guarda da Mangueira.
Tuca da Silva está em estúdio finalizando seu primeiro disco, “Ministro da Favela ”, que será lançado no primeiro semestre de 2008. Entre as músicas de destaque estão “União de um Povo” no melhor estilo Samba-Soul-Rap, uma vertente do samba com o swing do Soul Music.
O trabalho totalmente autoral contará com participações especiais de Rappin Hood, e Beatriz Maureau.
Quanto ao estilo escolhido, Tuca comenta: “Sempre fui sambista e sempre serei nunca vou deixar o samba, não dá... a malandragem herdada é raiz

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Acidente agora à noite na praça de máquinas em plataforma da Bacia de Campos

Uma fonte que pediu sigilo, informou que hoje (03) às 18h40min, a unidade sedco 707, também conhecida por SS 49, sofreu um incêndio em sua praça de máquinas. O sinistro ocorreu por mais ou menos 1 hora e varias embarcações de apoio foram chamadas para prestar socorro, juntamente com a unidade SS51 a qual prestou auxilio logístico à plataforma em perigo. Às 19h50min o fogo foi controlado e graças a Deus ninguém ficou ferido.

De volta a SFI “Nós na Rua” apresenta Maria Minhoca no Espaço Batelos

Público gostou e aplaudiu mais uma apresentação do grupo "Nós na Rua" em SFI.

Fotos divulgação



A convite da secretaria municipal de Educação e Cultura da prefeitura de SFI o grupo de teatro de SJB “Nós na Rua” voltou a SFI e apresentou, no Espaço Batelos em Santa Clara, a peça Maria Minhoca de Maria Clara Machado. Segundo a diretora do Departamento de Cultura professora Maenilse Gonçalves da Silva o espetáculo agradou em cheio. “O público presente não arredou pé. Centenas de pessoas ao final aplaudiram mostrando que a cada dia a programação desperta mais interesse de todos”, disse. Segundo Maenilse o grupo volta ao município na próxima semana para sua última apresentação na localidade de Gargaú. Maenilse disse que, após a temporada de verão, o Departamento de Cultura estará promovendo ensaios com grupos de teatro de SFI e durante o ano o governo Beto Azevedo tem como meta incentivar os atores e atrizes da terra. “Nosso objetivo é trabalhar no sentido de desenvolver cada vez mais o teatro em nossa cidade”, disse. A programação cultural segue: essa semana no Espaço Batelos, na quinta e sexta, será a vez da MPB a partir das 21h.

Governo do Estado homologa Situação de Emergência em São Francisco

Prefeito Beto Azevedo em contato com famílias atingidas pela enchente em Barra do Itabapoana.
Foto Alessandra Lemos
Ascom - PMSFI

O governador do estado do Rio de Janeiro, em exercício, Luiz Fernando Pezão, homologou a Situação de Emergência, decretada pelo município de São Francisco de Itabapoana em 21 de janeiro deste ano. A homologação foi publicada na última sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado com efeitos retroativos a 1ª de janeiro de 2009 e valerá por um prazo de 90 dias podendo ser prorrogada por até 180 dias.

A partir da homologação, os órgãos ligados ao Sindec – Sistema Nacional de Defesa Civil e ao Sesdec - (no âmbito estadual), ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município. O prefeito Beto Azevedo disse que a homologação foi um alívio e lamentou o fato do governo anterior não ter providenciado a entrega do Avadan – Documento de Avaliação de Danos. “A demora na entrega da documentação ocorreu porque a gestão anterior não preparou o Avadan e tivemos que produzir tudo às pressas. Por isso havia a preocupação de que não conseguíssemos a homologação. Agora com a publicação sinto-me mais tranqüilo”, desabafou Beto.

Nesta segunda-feira (02), o Procurador Geral do município, Enaldo Vieira Barreto, através do Deputado Estadual, João Peixoto, fez a entrega de toda a documentação também na Assembléia Legislativa do Estado (Alerj). Além do Avadan, foi entregue um dossiê com fotos, reportagens, mapas e relatórios que mostram os estragos e prejuízos provocados pelas chuvas. “Tivemos a preocupação de apresentar estes documentos no sentido de fundamentar e justificar a verba de R$ 1 milhão que a Alerj estará destinando ao município. Entregamos os documentos diretamente ao presidente da Alerj, Jorge Picciani”, disse o Procurador.

A entrega do cheque está programada para acontecer nesta quinta-feira (05) e o prefeito Beto Azevedo já confirmou que estará presente ao ato de entrega. “É uma ajuda que é muito bem vinda. Inicialmente vamos investir os recursos na recuperação de nossas estradas vicinais. Também queremos recuperar parte do cais de Barra do Itabapoana, além de outras ações”, finalizou Beto.

Acidente fere pai e filho na BR-356 próximo a Barcelos

O carregamento de cerveja em lata tinha como destino o Bar Zebrinha em Grussai.


O jovem no interior do resgate:"foi um milagre sair vivo"

A camionete D-10 rompeu a cerca e deixou um rastro no canavial às margens da BR-356

Mustafá Muramed e o filho Laion Cruz Mustafá saíram feridos em um acidente ocorrido hoje à tarde, por volta das 16 horas, na BR-356, próximo à localidade de Barcelos. Pai e filho passam bem. Segundo populares o motorista da camioneta D-10 Chevrolet com carregamento de cerveja em lata, perdeu o controle da direção invadindo o acostamento para capotar seguidas vezes. A camionete rompeu a cerca derrubando mourões deixando um rastro em direção ao canavial. Carros de resgate do Corpo de Bombeiros compareceram ao local levando os feridos para o Hospital Ferreira Machado. Na foto, o filho de Mustafá, já no interior da viatura resgate dos bombeiros autorizou que a foto fosse tirada. Ele, aparentemente bem, ainda sorriu para nossa equipe. “Foi um milagre sair viva e agradeço muito a Deus”, disse. Em seguida a viatura seguiu para o HFM em Campos. Muitos curiosos pararam para ver de perto o acidente. Ninguém saqueou a carga que ficou às margens do asfalto aguardando um outro carro, do Bar Zebrinha em Grussai, para onde Mustafá estava levando o produto.

Picciani é reeleito presidente da Assembléia Legislativa do Rio

Foto do site da Alerj
Por 67 votos a favor e dois contra, a Assembleia Legislativa do Rio reconduziu, nesta segunda-feira (02/02), pela quarta vez consecutiva, o deputado Jorge Picciani (PMDB) à presidência da Casa. Picciani, que encabeçava a chapa única “Transparência e Democracia”, exercerá o cargo por mais dois anos, período em que pretende, segundo discursou, ampliar a austeridade orçamentária que vem marcando sua atuação à frente da Mesa Diretora. “No último ano, gastamos o correspondente a 1,16% do que o estado arrecadou, o que representa o menor gasto da história do Parlamento do Rio”, frisou Picciani, relembrando que os gastos do Legislativo já chegaram a 2,65% deste montante. A Casa, que em dezembro remanejou R$ 35 milhões de seu orçamento para ajudar universidades estaduais, Defensoria e Ministério Público, votará amanhã a destinação de mais R$ 20 milhões às cidades afetadas pelas chuvas no estado. Após anunciar que não voltará a se candidatar a uma vaga na Alerj, onde é deputado há 20 anos, Picciani afirmou que espera fazer desses dois últimos anos na Casa os melhores de sua carreira. E fez um apelo aos colegas: “Peço que façamos um esforço para termos o melhor e mais moderno Parlamento do País. Para que, a exemplo da Comissão de Defesa do Consumidor, a Comissão de Direitos Humanos da Casa se torne uma referência; que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher se empenhe no combate a este tipo de crime; que a Comissão de Agricultura mantenha seu trabalho de excelência, assim como a Escola do Legislativo”, enumerou. O presidente sugeriu ainda: “O melhor caminho é que cada deputado faça da sua comissão a melhor”.

Benedita tem encontro com Barack Obama na quinta diz site G1

Secretária de Assistência Social tem dois encontros com presidente.
Agenda inclui reunião com congressistas de outros 180 países.

A secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, anunciou ontem que vai se encontrar na quinta-feira (5) com o presidente americano Barack Obama. Segundo a secretaria, o encontro acontecerá em duas ocasiões: durante um café da manhã em um hotel e em uma reunião com algumas congressistas e o presidente, em Washington .

“Há muitos anos trabalho com o Congresso dos Estados Unidos em políticas sociais e raciais e já fui muitas vezes lá. E agora não vou apenas participar do café da manhã, como também do encontro das mulheres congressistas de 180 países. Haverá uma agenda muito cheia a cumprir, com palestras, debates e outras atividades”, revelou a secretária.

A secretária viaja na noite desta terça-feira (3) e se disse muito feliz com a possibilidade de cumprimentar e parabenizar Obama pela vitória nas eleições americanas. “Deus me deu esta oportunidade e estou indo muito feliz da vida. Vou aproveitar para discutir nossos projetos com os congressistas americanos e conhecer as ações de inclusão social deles que deram resultados positivos. Os Estados Unidos têm uma história de lutas vitoriosas na área dos direitos humanos e civis e é sempre bom estar ali discutindo essas questões.” Leia mais aqui no g1.com.br.

Armadilhas na Estrada Santa Clara Gargaú

Será que só o Blog do Paulo Noel que viu os buracos? Com a palavra o DER
A Rodovia que liga Santa Clara a Gargaú apresenta dezenas de armadilhas para os motoristas desavisados. São dezenas de crateras, principalmente no trecho próximo a chegada de Gargaú. Motoristas apelam ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem, para iniciar urgente uma operação “tapa-buracos” no referido trecho.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pesca proibida no Rio Paraíba até a foz na praia de Atafona em SJB

Ibama proíbe pesca no Rio Paraíba do Sul até fim de maio.

Thaís Leitão Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou a proibição da pesca até o dia 31 de maio no Rio Paraíba do Sul, interior do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Instrução Normativa n.º 2, de 30 de janeiro, publicada na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União, a restrição se estende a toda a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, desde o município de Resende até a sua foz, na cidade de São João da Barra.Em novembro do ano passado, testes realizados no local verificaram que a água havia sido contaminada por um vazamento de pesticida, por causa de uma falha no descarregamento do produto em uma indústria química, no município de Resende, Sul Fluminense. Cerca de 7,5 mil litros do produto escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, prejudicando o abastecimento de água e provocando a mortandade de grande quantidade de peixes em diversos municípios da região, como Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda. Segundo o analista ambiental do Ibama Frederico Valle, a medida foi tomada para permitir a recuperação dos estoques de fauna e flora aquáticas. Desde novembro do ano passado, a pesca não vinha sendo realizada na região em função do período de defeso – reprodução – que vai até o fim deste mês.“Após diversos testes realizados no Paraíba do Sul, foi determinada a proibição para garantir a recuperação dos estoques pesqueiros, que foram bastante afetados com o acidente, e evitar uma possível contaminação dos consumidores. É preciso ter essa precaução até que haja novos testes e se verifique novamente o grau de contaminação”, destacou.Ainda de acordo com o documento do Instituto, serão realizadas ações de monitoramento das condições ambientais e da situação dos recursos pesqueiros. Se as equipes verificarem necessidade, o prazo para liberação da atividade poderá ser prorrogado. O pescador William da Silva, presidente da colônia Z-2, em São João da Barra, um dos municípios atingidos pela contaminação da água, cobra orientação mais clara dos órgãos ambientais.“Nós queríamos que eles visitassem mais as nossas colônias e nos informassem sobre essas análises que estão sendo feitas [na água] e os resultados disso tudo. A gente só vê que estão sendo feitas reuniões entre eles, mas não com a gente”, reclamou.De acordo com ele, cerca de 900 pescadores vivem da pesca na região

Sarney e Temer são eleitos pela terceira vez

O senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado Michel Temer (PMDB-SP) ocuparão pela terceira vez as presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. Com o resultado das eleições de hoje (2), o PDMB vai comandar nas duas casas do Congresso Nacional no biênio 2009/2010.

Autopista Fluminense inicia cobrança de pedágio

A Autopista Fluminense comunica que, à 0h desta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009, começou a cobrança de pedágio na praça de pedágio localizada no km 40 (região de Campos dos Goytacazes-RJ) em Guandu, da BR-101/RJ. A tarifa básica será de R$ 2,50, calculada de acordo com o contrato assinado com o Governo Federal em 14 de fevereiro de 2008, que estipula que o valor oferecido no leilão seja corrigido pela variação do IPCA de junho de 2007 ao mês anterior do início da cobrança.

Veja, aqui, a tabela de tarifas, de acordo com as categorias dos veículos:

Em breve, primeiro parque eólico do Estado em SFI

O jornal Monitor Campista, edição de domingo, 1º de fevereiro de 2009, informa sobre importante matéria sobre energia eólica. A matéria é de autoria da jornalista Fernanda Moraes.

Fotos arquivo/ divulgação.



As obras para instalação do primeiro parque de energia eólica (produzida por ventos) do Estado do Rio de Janeiro, no distrito de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (SFI), estão previstas para começar ainda este ano. A informação é do gerente de projetos da Ecopart, André Leal, que é a empresa empreendedora do parque. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 130 milhões. Segundo Leal, a expectativa é de que sejam gerados de 150 a 200 empregos no pico da obra de construção do parque. Temos um compromisso de usar mão-de-obra local ” , afirmou. O lançamento da pedra fundamental foi em abril do ano passado. Pelo projeto da Gargaú Energética, está prevista a instalação de 17 aerogeradores, com capacidade individual de 1,65 MW. Ao todo, o empreendimento terá capacidade instalada de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. André Leal disse que para o início das obras faltam pequenos ajustes, como assinatura de aditivos contratuais com algumas empresas. “ As principais etapas para viabilizar o projeto, como licenças ambientais e definição de fornecedores, já estão em fase de conclusão ” , afirmou ele, destacando que o prazo previsto para o término das obras é de 7 a 10 meses. A energia gerada será disponibilizada no Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto está inserido no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Leal disse, ainda, que o maior benefício do parque eólico é a geração de uma energia alternativa e limpa, que é essencial ao desenvolvimento sustentável. — Para a implantação de um projeto como este, dependemos de alguns elementos essenciais, como área disponível, vento propício e uma rede de transmissão de energia adequada. É importante também que não haja qualquer impacto ambiental — explicou ele, destacando que a escolha por SFI, para a instalação do parque, se deu em função desses quesitos. Leal explicou, também, que, antes de iniciar o projeto, é feito o estudo de um ano, já que o perfil do vento precisa ser avaliado em todas as estações. O parque eólico é uma forma de consolidar a matriz energética do Estado. Principal produtor de petróleo e gás natural, o Rio dispõe ainda de geração térmica e nuclear. O parque fluminense será erguido numa área de 500 hectares, no distrito de Gargaú, distante cerca de 50 quilômetros de Campos. Cada um dos 17 aerogeradores terá 120 metros: 80 metros de altura da torre mais 40 metros da pá da hélice. Ele será o primeiro da empresa. Se bem sucedido, Leal disse que poderá ser ampliado ou estendido a outras regiões. (Leia mais aqui no link do Blog do Paulo Noel)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Deputado Geraldo Pudim: “Chapa encabeçada por Michel Temer vence com percentual próximo aos 90 por cento”

Foto divulgação.
Este domingo, 1º, foi de plena movimentação em Brasília, em virtude das eleições que serão realizadas nesta segunda-feira, 02, onde serão conhecidos os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O Deputado Federal Geraldo Pudim (PMDB/RJ) está em Brasília acompanhando e participando de todas as ações que envolvem a eleição da Câmara. Neste domingo foram realizadas reuniões de chapa onde ficaram traçadas novas alianças e nomes que vão compor a chapa encabeçada por Michel Temer (PMDB/SP). Ao todo são 513 deputados, enquanto para o Senado são 81 senadores que apontarão o nome do novo presidente da Casa.

Segundo Geraldo Pudim, as chances de Michel Temer ser eleito em primeiro turno são grandes e mais, com percentual próximo aos 90%. "A expectativa é de que o Michel Temer tenha algo em torno de 380 à 390 votos. Todos estão trabalhando com o pensamento único em nome da instituição, que é o que tem que ser ressaltado", declarou de Brasília, Geraldo Pudim.

Eram 14 partidos aliados e neste domingo o PRTB também aliou-se, formando um grupo de 15 partidos. Ficou acertado que será uma chapa completa de bloco e alguns nomes ainda serão anunciados após reunião que será realizada ainda este domingo.

Presidente: Michel Temer (PMDB)
1º vice-presidente: Marco Maia/PT-RS
2º vice-presidente: Nome indefinido/DEM
1º secretário: Rafael Guerra/PSDB-MG
2º secretário: Nome indefinido/PR
3º secretário: Odair Cunha/PT-MG
4º secretário: Nelson Marquezelli/PTB-SP

A chapa ainda é composta por quatro suplentes, sendo um do bloco, Marcelo Ortiz/PV-SP e os três mais votados.

Resultado final do concurso público de SFI

Confira aqui o resultado final do concurso público de São Francisco de Itabapoana de acordo com relação divulgada pelo IPDEP.

Turista de Itaperuna tem carro furtado em Santa Clara - SFI

Mais um veículo furtado na praia de Santa Clara
O turista de Itaperuna esteve na Rádio São Francisco FM e também registrou a ocorrência na 147 DP de SFI.

O veranista morador de Iteperuna Marcelo Torres Montanha, 29, tomou um susto durante a madrugada quando retornou do passeio ao calçadão de Santa Clara com esposa e filho e não encontrou o Gol placa KUH- 4133 que havia estacionado em frente a uma padaria na Avenida principal. “Não demorei nem 20 minutos. Foi tudo muito rápido. Quando retornei não encontrei o meu carro”, disse. Marcelo Torres que registrou a ocorrência na 147 DP SFI, disse que o furto ocorreu por volta de 1 hora da madrugada. “A praia estava movimentada, não dá para acreditar”, disse. O veículo furtado é um Gol modelo caixote de cor cinza em bom estado de conservação. “O veículo estava com pouco combustível, cerca de 4 litros, e, no interior estava também uma bolsa de bebê com os remédios”, diz. Qualquer informação ligar para a PM – fone 190.

Mais imagens da procissão de N.S. dos Navegantes em Guaxindiba


A primeira dama Romênia Azevedo no barco inflável do salvamento marítimo mais o prefeito Beto, o vice Frederico e Francimara Azeredo.

Turistas aproveitam e documentam as imagens de digitais e telefone celular.

Procissão marítima dos pescadores: momento de fé na orla de Guaxindiba

Pescadores agradecem a Nossa Senhora dos Navegantes e renovam pedido de proteção para mais uma temporada de pesca em alto-mar.

O prefeito Beto Azevedo com a família num barco inflável do serviço de salva-vidas prestigiou a procissão.

José Geraldo, o Tico, presidente da Colônia de Pescadores Z1 de SFI: "É um momento de fé e agradecimento a milagrosa Santa".

Turistas documentam o momento de fé dos pescadores.

Na sombra das casuarinas ou protegidos do sol nas barracas coloridas, os veranistas e turistas assistem ao desfile na orla.

Pescadores decoram barco com fitas brancas e vervelhas com uma faixa: "A minha alma engrandece o senhor. O meu espírito de alegra em Deus meu salvador".
A orla da praia de Guaxindiba foi palco agora pouco de um cenário de rara beleza com a participação de dezenas de barcos na procissão marítima de Nossa Senhor dos Navegantes. Os barcos decorados com temas variados fizeram dezenas de manobras diante de milhares de turistas e veranistas que aproveitaram o domingo de sol no litoral sanfranciscano. A procissão saiu do “Recanto do Fiinho” e seguiu em direção a praia de Santa Clara. O domingo com temperatura elevada, calor e sol forte aliado à calmaria das águas de Guaxindiba, proporcionou um desfile marítimo de muita beleza. O presidente da Colônia Z1 de São Francisco de Itabapoana José Geraldo Assis, assistiu ao desfile com a família em Guaxindiba. “Essa procissão tradicional de N.S. dos Navegantes é realmente um espetáculo que atrai milhares de turistas ao litoral. É um momento importante para os pescadores que agradecem à milagrosa Santa e renoval pedido de proteção para mais uma temporada de pesca em alto mar”, disse. O prefeito de SFI Beto Azevedo com a primeira dama Romênia Azevedo e o vice Frederico Barbosa Lemos com a esposa Francimara Azeredo, titular da secretaria de Promoção Social participaram da procissão em um barco inflável do serviço de salvamento marítimo da praia.

Participantes do FSM defendem agenda global e integração latino-americana


Amanda Mota Enviada Especial


Belém (PA) - A criação de uma agenda política e social global e a integração latino-americana estão sendo apontadas por intelectuais e representantes da sociedade civil organizada, no Fórum Social Mundial (FSM), em Belém (PA), como mecanismos para enfrentar a atual crise econômica mundial.
Na opinião do deputado no Congresso espanhol e porta-voz do grupo parlamentar da Izquierda Unida, Joan Herrera, a atual crise revela a inviabilidade de continuidade do sistema econômico predominante no mundo. Ele também defendeu a criação de um conjunto de propostas para aplicações concretas na realidade mundial.
"Penso que a humanidade necessita de uma agenda global com propostas concretas que superem o atual modelo que não funciona, que é o capitalismo. Essa deveria ser uma agenda com orientações políticas e sociais e prever ainda a intervenção dos atores sociais junto aos governos", disse.
O diretor da Escola Latino-americana de Governo, Políticas Públicas e Cidadania, em Madrid, na Espanha, Juan Carlos Monedero, ressaltou que a integração dos países no continente sul-americano é outro elemento fundamental para a busca de soluções frente à atual crise. Por isso, ele considera que o encontro dos presidentes do Brasil, Venezuela, Equador e Paraguai na quinta-feira (29), durante o FSM, representou um grande passo para o bem-estar das populações da região.
"Creio ser fundamental entender a economia, fomentar políticas públicas, dar respostas aos movimentos populares e descobrir que caminho seguir. Precisamos de um novo conceito de dignidade de vida", acrescentou Monedero.
Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da organização não-governamental colombiana Viva Cidadania, Pedro Santana, afirmou que o Fórum é um espaço de articulação entre os atores que buscam uma sociedade mais humana e democrática. Na sua avaliação, o encontro vai contribuir para contornar a crise econômica mundial. Defendeu ainda que as sociedades precisam adotar maior racionalidade no consumo dos bens e recursos naturais.
"Esse fórum vai nos ajudar a descobrir ferramentas políticas para combater a crise. A economia é uma parte da sociedade e deve estar a serviço dos homens e não o contrário. A reestruturação da economia depende da reestruturação da sociedade. Precisamos também de um consumo mais responsável", analisou o colombiano.','').replace('','') -->