terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Governo do Estado homologa Situação de Emergência em São Francisco

Prefeito Beto Azevedo em contato com famílias atingidas pela enchente em Barra do Itabapoana.
Foto Alessandra Lemos
Ascom - PMSFI

O governador do estado do Rio de Janeiro, em exercício, Luiz Fernando Pezão, homologou a Situação de Emergência, decretada pelo município de São Francisco de Itabapoana em 21 de janeiro deste ano. A homologação foi publicada na última sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado com efeitos retroativos a 1ª de janeiro de 2009 e valerá por um prazo de 90 dias podendo ser prorrogada por até 180 dias.

A partir da homologação, os órgãos ligados ao Sindec – Sistema Nacional de Defesa Civil e ao Sesdec - (no âmbito estadual), ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município. O prefeito Beto Azevedo disse que a homologação foi um alívio e lamentou o fato do governo anterior não ter providenciado a entrega do Avadan – Documento de Avaliação de Danos. “A demora na entrega da documentação ocorreu porque a gestão anterior não preparou o Avadan e tivemos que produzir tudo às pressas. Por isso havia a preocupação de que não conseguíssemos a homologação. Agora com a publicação sinto-me mais tranqüilo”, desabafou Beto.

Nesta segunda-feira (02), o Procurador Geral do município, Enaldo Vieira Barreto, através do Deputado Estadual, João Peixoto, fez a entrega de toda a documentação também na Assembléia Legislativa do Estado (Alerj). Além do Avadan, foi entregue um dossiê com fotos, reportagens, mapas e relatórios que mostram os estragos e prejuízos provocados pelas chuvas. “Tivemos a preocupação de apresentar estes documentos no sentido de fundamentar e justificar a verba de R$ 1 milhão que a Alerj estará destinando ao município. Entregamos os documentos diretamente ao presidente da Alerj, Jorge Picciani”, disse o Procurador.

A entrega do cheque está programada para acontecer nesta quinta-feira (05) e o prefeito Beto Azevedo já confirmou que estará presente ao ato de entrega. “É uma ajuda que é muito bem vinda. Inicialmente vamos investir os recursos na recuperação de nossas estradas vicinais. Também queremos recuperar parte do cais de Barra do Itabapoana, além de outras ações”, finalizou Beto.

Um comentário:

lucia disse...

Viva, finalmente o cais de Barra do Itabapoana vai receber a atenção e consertos que merece.
Parabens, prefeito Beto.
Lucia