sábado, 20 de agosto de 2011

Sindipetro NF propõe paralisação por 24 horas a partir da 0h de segunda

PARAR PELA VIDA!

O Sindipetro-NF indica para toda a categoria petroleira na região, trabalhadores de todas as empresas do setor petróleo, a realização de uma greve com parada de produção durante 24 horas, a partir da 0h desta segunda, 22 de agosto. O objetivo é protestar contra a insegurança no setor petróleo, exposta em mais uma trágica queda de aeronave na Bacia de Campos, com vítimas fatais. O sindicato chama os petroleiros a realizarem assembleias simultâneas nas plataformas às 19h deste domingo, 21, com retorno imediato de atas por e-mail (diretoria@sindipetronf.org.br) ou por fax (22-27659550).

Em pronunciamento na noite deste sábado na Rádio NF, o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, afirmou que só a categoria pode mudar a realidade de insegurança no setor petróleo, com a realização de uma greve com parada de produção a cada ocorrência grave como esta da úlltima sexta-feira.

Em várias frentes, o Sindipetro-NF tem atuado de forma pioneira para priorizar o combate à insegurança no trabalho. Ao longo dos últimos anos, dezenas de iniciativas como mobilizações, denúncias ao ministério do Trabalho e demais órgãos fiscalizadores, interdições de plataformas, audiências com ministros e parlamentares, atos públicos, têm caracterizado a ação sindical dos petroleiros da região, influenciando uma mudança de postura da categoria em todo o País.

Na área de segurança aérea, depois do acidente com morte em fevereiro de 2008, o sindicato tomou uma série de medidas, após o lançamento da campanha “Pelo direito de voar com segurança”, que chegaram a provocar algumas melhorias no setor, mas insuficientes para garantir a segurança necessária aos trabalhadores, como confirma esta nova tragédia e as dezenas de ocorrências em aeronaves nos últimos anos (veja abaixo).

Dados do Departamento de Sáude do Sindipetro-NF mostram que foram formalizados pela Petrobrás para o sindicato três ocorrências com aeronaves em 2009, quatro em 2010 e seis em 2011, até a tragédia da última sexta.

Além das ocorrências nos voos, os petroleiros conhecem a realidade das áreas operacionais, que têm a segurança negligenciada pela Petrobrás. A empresa não cumpriu, até hoje, acordo firmado durante a Campanha Reinvidicatória de 2010, quando se comprometeu a realizar um fórum sobre o problema. Na direção oposta, atua para boicotar a atuação dos petroleiros em relação ao tema. Neste sábado, assim como fez em mobilização no ano passado, a empresa dificultou, e há denúncias de que em muitos casos até mesmo bloqueou, o acesso ao site da Rádio NF, onde eram dadas as informações sobre o caso.


Encontrado helicóptero na Bacia de Campos

Fotos: Divulgação



A Petrobras lamenta informar que localizou, hoje à tarde, três corpos, ainda não identificados, e a aeronave desaparecidos desde ontem (19/08). Eles foram localizados no fundo do mar, a 99 metros de profundidade e a 100 km da costa. Já foi iniciado o procedimento para resgate dos corpos. Prosseguem as buscas para a localização da quarta pessoa desaparecida com a mesma quantidade de embarcações e aeronaves mobilizadas até o momento.


Todo o trabalho de busca está sendo coordenado pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha do Brasil. As empresas Senior Táxi Aéreo, Engevix e Brasitest estão prestando toda a assistência às famílias, com suporte da Petrobras.

Mais aeronaves auxiliam nas buscas a helicóptero na Bacia de Campos

Recebemos da Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional da Petrobrás informações sobre o desaparecimento do helicópetero.


Permanecem, sem interrupção, as buscas ao helicóptero que decolou da plataforma da Petrobras, P-65, na Bacia de Campos, na última sexta-feira (19/8). Além das duas aeronaves equipadas para vôo noturno, foram disponibilizadas nesta manhã outras seis aeronaves da Petrobras, duas da Aeronáutica e um barco patrulha da Marinha. As 16 embarcações também prosseguem nas buscas, sendo que quatro operam com robôs submarinos.

A Petrobras recomendou que todas as aeronaves do mesmo modelo permaneçam no solo. Hoje, haverá uma reunião entre representantes da Companhia e representantes da empresa fabricante do helicóptero, que virão da Itália. O helicóptero, a serviço da Companhia, solicitou autorização para um pouso de emergência no Aeroporto de Macaé. O Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado assim que a torre de comando do Aeroporto de Macaé perdeu o contato com a aeronave, por volta das 17h.

A aeronave transportava os passageiros Ricardo Leal de Oliveira, de Rio das Ostras (RJ), auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix; e João Carlos Pereira da Silva, de Campos dos Goytacazes (RJ), técnico de inspeção da empresa Brasitest; além do piloto Rommel Oliveira Garcia, do Rio de Janeiro (RJ); e do co-piloto Lauro Pinto Haytzann da Sênior Táxi Aéreo, de São Paulo (SP).


Buscas por Helicóptero continuam neste sábado

A Petrobras informou que as buscas pelo helicóptero que deveria ter pousado no Aeroporto de Macaé, na Região Norte Fluminense, continuam na madrugada deste sábado (20)

Nota Oficial

Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por volta das 17h15 de sexta-feira (19), o helicóptero (prefixo PR-SEK) a serviço para Petrobras fez um pouso forçado no oceano Atlântico, a cerca de 100 km do litoral fluminense, após decolar da plataforma P-65 da Petrobras, com direção a Macaé. O piloto chegou a declarar emergência à torre de controle do aeroporto.

Buscas.
A Força Aérea Brasileira, que coordena as buscas, disponibilizou duas aeronaves - sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma. Já a Marinha atua com um navio patrulha Guajar e um helicóptero Lynx. A Petrobras informou que, assim que o helicóptero não chegou ao aeroporto, acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos



Coordenador do NF fará pronunciamento através da rádio às 19h deste sábado, 20.
Neste sábado, 20, às 19 horas, o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, fará um pronunciamento para toda categoria petroleira da Bacia de Campos, através da Rádio NF. O assunto será a queda da aeronave na tarde desta sexta, 19. A diretoria solicita que todas as plataformas informem através do email diretoria@sindipetronf.org.br se terão condições ou não de acessar a rádio em www.radionf.org.br.
A partir das 14h, a Rádio NF dará flashes sobre o acidente. O sindicato alerta que é muito importante que todos os trabalhadores da Bacia de Campos acessem a rádio neste sábado.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Helicóptero da Petrobras cai no RJ com 4 pessoas a bordo

Foto: Divulgação.

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um helicóptero da Petrobras caiu no fim da tarde desta sexta-feira na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, com quatro pessoas a bordo, informou a estatal.

A aeronave seguia de uma plataforma em direção à terra firme (Macaé). Antes da queda, o piloto já teria detectado problemas e solicitado autorização para fazer um pouso de emergência, mas a aeronave caiu antes de chegar na base.

"Eram dois tripulantes e dois funcionários da empresa. Já acionamos nosso plano de emergência para tentar resgatar as vítimas", disse à Reuters um assessor da companhia.

Segundo a estatal, foram mobilizados na operação embarcações e helicópteros para resgatar as vítimas do acidente. A Marinha também auxilia nas buscas, de acordo com a companhia.

A aeronave pertenceria a uma empresa que presta serviços à Petrobras.

Informações do acidente no site do Sindipetro NF

Segundo o Sindipetro NF - Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, a aeronave, modelo Augusta AW-139, da Senior Taxi Aereo, prefixo PR-SEK, saiu da plataforma P-65 em direção ao aeroporto de Macaé.

Segundo informações da Petrobrás e de outras fontes, a tripulação entrou em contato às 16h49 com a torre de comando do aeroporto, pedindo autorização para um pouso de emergência.

Desde então, não houve mais contato dos tripulantes. Ainda segundo fontes, foram avistadas balsas de resgate no mar, em Macaé, mas não ainda confirmação de mortos, nem feridos. A útlima informação recebida pelo sindicato foi de que barcos de resgate contratados pela Petrobrás estavam à caminho do local, mas estavam com dificuldades de chegar devido ao mar agitado.

O desaparecimento da aeronave ocorre em meio a uma série de denúncias feitas pelo Diretoria do Sindipetro-NF, que há anos vem alertando à direção da Petrobrás sobre o caos aéreo que afeta os trabalhadores na Bacia de Campos. No domingo, 14 o sindicato publicou nota nos principais jornais de Campos e Macaé alertando a população para o fato.

Além disso, no editorial do boletim Nascente dessa semana novamente o NF fez um alerta sobre a situação. “O caos aéreo reflete a falta de prioridade com que a Petrobras trata a crescente demanda por voos na região. Desde a primeira metade da década passada, o sindicato defende a construção de um novo aeroporto em Campos, por apontar falhas de projeto no heliporto do Farol de São Thomé e por identificar há anos a urgência de investimentos em maior infraestrutura aeroportuária para suportar o crescimento da produção de petróleo”.


Doação de sangue: ônibus do Hemocentro neste sábado (20) em SFI


Mais uma vez, a convite da Primeira Igreja Batista de SFI (PIB), volta a São Francisco de Itabapoana o ônibus do Hemocentro Regional de Campos. A unidade móvel estará neste sábado (20), das 8 às 17 horas, recebendo as doações de sangue dos sanfraciscanos. Quem desejar participar da campanha tem de estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (identidade, carteira de trabalho, habilitação ou passaporte). O veículo ficará estacionado em frente à PIB, no Centro. Dúvidas, fale com o Hemocentro pelo telefone 0800 2820 250.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Festa Agostina neste sábado em Guaxindiba


Neste sábado (20), a partir das 19 horas, tem Festa Agostina em frente à Escola Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. Os professores enviaram por e-mail o programa do evento.

Representantes da EBX apresentam projeto em São Francisco


Representantes da EBX, grupo responsável pelo mega empreendimento do Complexo Portuário do Açu, e do Instituto BioAtlântica, apresentaram ontem à noite, no auditório da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o projeto Gestão Integrada de Território (GIT). O projeto consiste no trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil organizada no sentido de estudar as possibilidades de desenvolvimento sustentável de toda a região de forma integrada.

A reunião contou com a presença do prefeito Beto Azevedo, de secretários e assessores e ainda de representantes de entidades de classe. A representante do Instituto BioAtlântica, Inguelore Scheunemann, explicou que a GIT trabalha com quatro vertentes de sustentabilidade buscando desenvolver as áreas social, econômica, ambiental e cultural. “Queremos provocar o debate para que as pessoas busquem soluções conjuntas em prol do desenvolvimento integrado na área de influência do empreendimento que compreende os municípios de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana”, disse Scheunemann.

Uma das iniciativas já adotadas pelo projeto foi a criação do Centro de Conhecimento que está em funcionamento em São João da Barra. Para o prefeito Beto Azevedo, é preciso acompanhar de perto o andamento do empreendimento. "Temos que ficar atentos porque acreditamos na conclusão da ponte que irá ligar os dois municípios e precisamos estudar as possibilidades que poderão surgir para agirmos no sentido de aproveitarmos todas as oportunidades”, disse o prefeito.

Ascom

Um dia de visita ao mangue


Esse é um exemplar centenário de Avicennia (Mangue preto) mais antigo da Ilha dos Macacos.

Nesta quarta-feira (17) o Polo de Educação Ambiental de São Francisco de Itabapoana, ligado ao Projeto Pólen, realizou a II Reunião com Representantes da Comunidade Civil de Gargaú (II RRCC), na localidade de Gargaú. O encontro teve como foco o ecossistema manguezal, objetivando a troca de saberes entre os presentes, sua importância ambiental, econômica e social.

A estrutura da reunião foi uma saída de campo proporcionando aos participantes um contato direto com esse ambiente, além de participarem do plantio de 80 mudas de mangue em área degradada. A recuperação de áreas degradadas de manguezais e as RRCC constituem em metas do projeto “Reflexão, Ação, Transformação” Manguezal de Gargaú.


Estiveram presentes na reunião o Ambientalista Arthur Soffiati, o INEA, representado por Vania Maria Coelho, Amanda Carneiro, Wanderson Clayton e Joir Ferreira, a EMATER, representada por Thiago Nogueira, o Rio Rural Gef, representado por Walmir Macedo, a Associação de Moradores de Sossego (AMASS), representada por seu presidente João Francisco Manhães, a ONG Mundo da Lama, representada pelo Biólogo Jorge Rogério, a equipe executora do Projeto Pólen e pólo de Educação Ambiental de São Francisco de Itabapoana, representada por Roberta Sales (coordenadora regional), Vincent, Edmar Henriques, Edson Martins, Enilce Gomes, Kissila Rangel e Simone Galaxe.

Fotos e informações enviadas por Simone Pedrosa Galaxe

Meio Ambiente em novo prédio a partir desta sexta (19)


Será entregue nesta sexta-feira (18/08), às 19h, a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana. A solenidade acontecerá na localidade de fazendinha, onde passará a operar.

A nova localização traz vários aspectos positivos para a atuação da secretaria. Por se encontrar em uma rodovia estadual, o acesso a outras localidades é mais fácil, já que não há necessidade de passar pelo perímetro urbano.Outra vantagem é a proximidade com o litoral, menos de 3 km da Praia de Guaxindiba.

Outro fator que trará grande melhoria é o espaço físico. A secretaria vai passar a ter maiores instalações e um pátio para uso exclusivo, já que antes dividia o espaço com a secretaria de Transportes. No novo local, os projetos para o Meio o Ambiente de São Francisco vão passar a ter maior visibilidade, possibilitando uma maior adesão da população, otimizandoo serviço da secretaria.

Com Ascom

O contribuinte sofre!


O internauta Álvaro Antônio Ferreira enviou por e-mail reclamação das taxas cobradas para renovação de documentos. Confira:

Falo em meu nome e de outros, me sinto lesado por ter pagado um DUDA de R$92,81 e mais uma taxa de R$53,00 de um exame médico ridículo, pois não tem uma avaliação real, e sim superficial. Enquanto os planos de saúde pagam R$30,00 para um médico por consulta; o Detran nos cobra ao todo R$ 145,81, ou seja, DUDA + taxa, uma verdadeira fortuna. Para renovação de carteira de habilitação isso é uma vergonha, pois já é a 2ª vez que renovo. Muitos como eu não tem problemas de saúde, e sem condições financeiras para arcar com mais essa; acabamos dando mais uma vez dinheiro pro governo. Mas cadê o retorno? O estado do Rio é o único que cobra IPVA anual, e pessoas que passam dos 40 são obrigados a pagar esta vergonha! Sem falar na carteira de identidade que precisei renovar. Sei que tirei a minha com 19 anos, e a foto está antiga, porém o documento está em perfeito estado. Se o estado quer outra identificação que assuma mais esta despesa. Pois nós os contribuintes já temos muitas despesas para arcar.

Atenciosamente,
Álvaro Antônio Ferreira.

Enquanto isso, o Impostômetro, medidor eletrônico de arrecadação tributária mantido em São Paulo pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), atingiu às 14h24 desta quinta-feira (18) a marca de R$ 900 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o começo do ano.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pescador encontra carcaça de Fiat Strada no Rio Itabapoana

Da Ponte, na divisa entre o RJ e o ES, populares assistem à retirada do veículo das águas do Itabapoana.

Fotos: Jocivando Cardoso


Um pescador de São Francisco de Itabapoana encontrou nesta quarta-feira, 17, pela manhã, uma carcaça de um Fiat Strada sem placa, cor branca, nas águas do Rio Itabapoana, próximo a localidade de Máquina, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O internauta Jocivando Cardoso de Oliveira esteve no local e fez as imagens do veículo. Segundo Jocivando a Polícia Militar já foi informada.

Segundo o internauta, a carcaça do veículo foi encontrada por acaso. “O pescador, ao jogar a rede, percebeu que ficou presa no fundo do Rio. Ele mergulhou e acabou encontrando o veiculo, que com ajuda de outros pescadores foi puxado para as margens do Rio”, conta.

Agora, pelo telefone, o plantão da 3º Cia de São Francisco de Itabapoana informou ao Blog que uma viatura da PM do DPO de Travessão de Barra está seguindo para o local.

Campeonato Municipal de Futebol entra na reta final


A fase de classificação do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana está na reta final. E a briga por uma vaga na fase seguinte tem proporcionado boas partidas com grandes públicos, aos sábados pela categoria Veterano, com partidas começando às 15 horas, e aos domingos, a partir das 13 horas, nas categorias Aspirante e Principal.

Veterano vive momento de definições

Pelo Campeonato de Veterano, 11 equipes se inscreveram no início, sendo que Travessão e Retiro desistiram no meio da competição. Neste sábado (20) acontece a última rodada do 2º turno. Duas equipes de cada grupo se classificam para as semifinais que serão realizadas em jogos únicos.

Pela Chave A, o São Francisco garantiu classificação com uma rodada de antecipação, após vitória por 1 a 0 em cima do Valão Seco. A outra vaga do grupo será definida entre Valão Seco e Esperança. O Valão Seco tem 18 pontos, e só depende dele mesmo para se classificar; enquanto o Esperança, com 15 pontos, além de vencer marcando três gols em cima do já eliminado Guaxindiba, tem de torcer para que o Valão Seco não marque gols e perca para o São Francisco.

Pela chave B, o Praça João Pessoa chegou aos 19 pontos, e, além de obter a classificação antecipada, garantiu o primeiro lugar. A equipe se beneficiou do julgamento da partida com Morro do Bode, ocorrida em 30 de julho. O Morro do Bode havia vencido por 1 a 0, mas a organização do Campeonato julgou procedente a acusação de que houve a escalação de um atleta irregularmente. Com isso os pontos passaram para o Praça João Pessoa. A outra vaga será disputada entre Buena (14 pontos) e Nova Belém (12 pontos). Ambas jogam fora de casa, respectivamente com Praça e Morro do Bode. Será um sábado de fortes emoções.

Aspirante e Principal

Já pelas categorias Aspirante e Principal, a primeira fase de classificação é disputada em turno único. Faltam duas rodadas para o término, sendo que ao final as quatro melhores equipes de cada grupo disputam a segunda fase. Nessa fase será formada a tabela por meio de sorteio, onde todos se enfrentarão, classificando as quatro primeiras equipes para a disputa da erceira fase, as semifinais, já no sistema mata-mata. Quem passar pela semifinal disputa o troféu de campeão, já os perdedores disputam o terceiro lugar, que equivale a Taça Cidade de São Francisco. Foram inscritas 19 equipes; sendo dez no Grupo A e nove no Grupo B.

Desempate

Segundo o regulamento do campeonato, em caso de empate em pontos, o critério de desempate consiste na seguinte ordem: número de vitórias, gols marcados, saldo de gols, confronto direto no turno, número de cartões vermelhos, número de cartões amarelos e sorteio.





Próximos Jogos:

Chave A

Dia 21/08 - 8ª rodada

Guaxindiba ___X___ Nova Belém
Palmeirinha ___X___ Barrinha
Nacional ___X___ Santa Rita
Barra ___X___ Santo Amaro
São Francisco ___X___ Praça Imaculada

Dia 28/08 – Última rodada da primeira fase

Nova Belém ___X___ São Francisco
Santa Rita ___X___ Barra
Praça Imaculada ___X___ Barrinha
Santo Amaro ___X___ Guaxindiba
Palmeirinha ___X___ Nacional

Chave B

Dia 21/08 – 8ª Rodada

Floresta ___X___ Praça
Aldeia ___X___ Flor de Maio
Travessão ___X___ Santa Luzia
Buena ___X___ Quatro Bocas
Folga: Alegria

Dia 28/08 – Última rodada da primeira fase

Alegria ___X___ Buena
Flor de Maio ___X___ Travessão
Quatro Bocas ___X___ Floresta
Praça ___X___ Aldeia
Folga: Santa Luzia



Próximos jogos:

Dia 20/08 – Última rodada da fase de classificação

Chave A

Guaxindiba ____X____ Esperança
São Francisco ____X____ Valão Seco
Travessão ____X____ Vilão

Chave B

Praça ____X____ Buena
Morro do Bode ____X____ Nova Belém
Folga: Retiro

Veja aqui a tabela completa de jogos da Categoria Principal.
Veja aqui a tabela completa de jogos da Categoria Aspirante.
Veja aqui a tabela completa do Veterano.

LLX inicia nova etapa do Programa de Fornecedores

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, inicia em setembro uma nova etapa do Programa de Fornecedores, quando serão realizadas palestras e cursos de gestão empresarial para fornecedores e prestadores de serviços de São João da Barra (RJ). Entre os temas que serão abordados estão planejamento, qualidade, recursos humanos, processos, financeiro e meio ambiente.

O programa, realizado em parceria com o SEBRAE e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São João da Barra, tem como principal objetivo a capacitação de empresas para o fornecimento de produtos e serviços nas obras de construção do Superporto do Açu.

Iniciado em junho, o objetivo do Programa de Fornecedores é orientar empresários e estimular a geração de trabalho e renda nos novos negócios, assim como atividades produtivas e criativas. O Programa de Fornecedores também possibilita a troca de informações e experiências no fornecimento de produtos e serviços para o Complexo Industrial do Superporto do Açu.

SFI tem primeira cooperativa com certificação orgânica do país

A COOPTABOA fica em Gargaú e tem selo de qualidade 100% orgânico

Um grupo composto de 28 artesãos do município de São Francisco de Itabapoana/RJ conquistou, recentemente, a certificação e se tornou a primeira cooperativa de taboa certificada no Brasil: a COOPTABOA. O Certificado Original e o Selo de Qualidade foram entregues à presidente da cooperativa, Shirley Jardim, durante a abertura da Feira do Comércio e Artesanato (FECOARTE), realizada em julho.

O Selo de Qualidade é a confirmação de que o produto é 100% natural e orgânico, com manejo sustentável, ou seja, ecologicamente correto. A certificação garante à cooperativa a possibilidade de avançar nas vendas para o mercado internacional.

O certificado foi fornecido pela ECOCERT, empresa de origem francesa que está no Brasil desde 2001, realizando certificações. O Sebrae/RJ pagou e doou a certificação para a cooperativa. Segundo o Gerente Regional do Sebrae, Gilberto Reis, desde 2009 os analistas acompanharam o desenvolvimento do trabalho dos artesãos. "Como o grupo amadureceu e evoluiu muito, o Sebrae entendeu que eles mereciam o certificado para ampliar sua rede mercadológica", afirmou Gilberto.
Desde sua fundação (2009), a cooperativa tem utilizado a taboa como matéria-prima para a confecção dos artesanatos. "A maioria das peças é feita com esse tipo de produto", afirma o artesão Manoel Miguel da Silva que se diz realizado no que faz.
O grupo também utiliza outros tipos de materiais como a palha do milho e da costa, a fibra da bananeira, bucha, conchas, junco, couro de cabrito, sementes, escama, couro de peixe, entre outros. Os artesãos aproveitam diversos produtos recicláveis como garrafas pet, filtros de café e pedaços de tecidos.
A presidente da cooperativa faz um balanço das atividades. "Por mês são produzidas aproximadamente duas mil peças. Já comercializamos cerca de 3 mil produtos para a rede Pão-do-Açúcar, quase 4 mil bolsas para a Petrobrás e 87 peças foram para a Rede Globo, sendo 2 bolsas destinadas à novela Ti-ti-ti", lembrou.
São parceiros da COOPTABOA a prefeitura da São Francisco de Itabapoana, o Sebrae/RJ, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a Petrobrás e a Emater/RJ.
OUTRAS CONQUISTAS
A COOPTABOA já recebeu a indicação, em duas edições seguidas, pelo Sebrae com o prêmio "Top 100", como um dos 100 melhores artesanatos do país.

Também é a única cooperativa do Estado do Rio de Janeiro que participa do projeto "Talentos do Brasil", desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Através do projeto, já visitou diversos lugares para expor suas peças em feiras, entre eles na Espanha, participando, ainda, do projeto Mosaico da Petrobrás.

PROCESSO DE MANEJO
Os artesãos seguem uma tradição para o processo de manejo da planta. Para que a taboa sirva na hora da confecção das peças, o grupo alerta que não podem ser colhidas em dia de lua minguante.

Depois do corte, a planta é desfibrada e, posteriormente, passa pelo processo de secagem no período de quatro a sete dias, sendo retiradas à noite para evitar a exposição a neblina. Após esse tempo, se as folhas estiverem amareladas elas são desprezadas, caso estejam secas são recolhidas e utilizadas para o artesanato.

A COOPTABOA fica localizada em Gargaú. Mais informações e pedidos pelo telefone (22) 27897061.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AMPRAJOPE – Associação de Moradores de Praça João Pessoa promove eleições dia 25

Recebemos e-mail da Amprajope - Associação de Moradores de Praça João Pessoa com edital de convocação para as eleições e prestação de contas no dia 25 de agosto.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
A Amprajope, no uso de suas atribuições legais convoca os sócios a comparecerem à assembléia geral ordinária, no dia 25 de agosto de 2011, às 18 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados; às 19 horas em segunda convocação com a metade mais 1 (um) dos associados e às 20 horas em terceira e última convocação com um mínimo de 10 (dez) associados para deliberar as seguintes ordens do dia.
Prestação de contas e eleição da diretoria e conselho fiscal.
Praça João Pessoa, 15 de agosto de 2011.
Cícero Gomes de Lemos Neto Presidente

SJB recebe tomógrafo itinerante do Governo do Estado




Foto: Secom.
Nos próximos 15 dias o município de São João da Barra vai realizar exames de tomografia através do Tomógrafo Itinerante do Governo do Estado. O aparelho vai ficar no município até o final do mês e atenderá a São João da Barra, Campos, São Fidélis, Carapebus, Macaé, São Francisco de Itabapoana e Quissamã.


O município de São João da Barra não possui nenhum aparelho de tomografia. Todos os exames desse tipo são realizados em Campos, através de um convênio que a prefeitura mantém com a Santa Casa de Misericórdia e com Álvaro Alvim. A chegada do tomógrafo itinerante, além de agilizar o atendimento, vai suprir toda demanda do município.


Os exames começam a ser realizados nesta terça, dia 16. Eles devem ser requeridos por médicos da rede municipal e a Secretaria de Saúde faz o encaminhamento para a realização do procedimento no tomógrafo itinerante, que tem a capacidade de realizar qualquer tipo de tomografia. O atendimento em São João da Barra vai até o dia 31. ( Matéria enviada pela Secretaria de Comunicação Social de SJB)

Atividades complementares pacificam ambiente escolar na luta contra o bullying

Atividades interdisciplinares e aulas complementares são estratégias para reduzir o bullying nas escolas. Enquanto o projeto de lei (PLS 228/10) tramita em análise na Câmara dos Deputados para garantir o combate a ação nas salas de aula, colégios particulares adotam iniciativas próprias de conscientização. Para reverter a baixa autoestima de crianças e adolescentes hostilizados de forma constante e evitar o isolamento das vítimas e a queda do rendimento escolar, especialistas em educação afirmam que a diversificação das aulas podem contribuir para a socialização e convivência pacífica no ambiente escolar. ( Leia mais )

Programa de reciclagem de pilhas e baterias do Santander alcança 560 toneladas recolhidas

Peso equivale a 4 milhões de celulares, que, se enfileirados, atingiriam mais de 600km de comprimento

Pouco antes de completar seu quinto aniversário, o Papa-pilhas - programa de reciclagem de pilhas e baterias do Santander Brasil – ultrapassou a marca de 560 toneladas de material recolhido em todo o Brasil. Isso equivale ao peso de nada menos do que 4 milhões de telefones celulares.

Se os supostos aparelhos fossem enfileirados um a um, seria possível percorrer com sobras a distância entre a cidade de São Paulo e Belo Horizonte. Somente em 2011, já foram recolhidas 86 toneladas.

O estado com maior arrecadação no ano é São Paulo, com 50 toneladas. O programa tem 2.800 pontos de coleta em 25 estados no País e recebe toda e qualquer pilha ou bateria portátil com medidas até 5x8 cm, incluindo carregador e aparelho celular. De acordo com a Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica (ABNEE), o Brasil comercializa anualmente 1,2 bilhão de pilhas e 63 milhões de baterias de celular.

Vereadores governistas reivindicam cartório de registro de imóveis em SJB

Foto: Divulgação.

A Câmara Municipal de São João da Barra aprovou por unanimidade na sessão desta segunda-feira (15), o requerimento 118/11, proposto pela bancada governista (Aluízio Siqueira, Jonas Gomes de Oliveira, Carlos Alberto Alves Maia, Amaro Elio de Souza Ribeiro e Alexandre Rosa) e destinado ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio. Os edis reivindicam a implantação de um segundo Cartório de Registro de Imóveis no município.

Segundo Aluízio, líder do grupo, a solicitação já foi feita antes e é sempre bom reforçar o pedido, uma vez que São João da Barra vive uma grande expansão imobiliária. “Temos loteamentos sendo lançados a todo o tempo, transações imobiliárias a todo instante e, até mesmo por excesso de serviço, precisamos de mais um cartório para melhor atender à comunidade sanjoanense”, comentou Aluízio.
Também foi aprovada a indicação 069/11, do presidente Gerson da Silva Crispim (Gersinho) e destinada à prefeita Carla Machado. O edil pede o aumento do valor do Cartão Alimentação dos servidores públicos para R$ 200 – atualmente o benefício é de R$ 180. “Inúmeros servidores encontram-se com seus vencimentos defasados e, além disso, o salário não atende as suas necessidades familiares, pois em cada residência geralmente o número de habitantes é de mais de três moradores”, observou Gersinho.

O plenário também aprovou o requerimento 119/11 do vice-presidente da Casa, Alexandre Rosa, solicitando à prefeitura que implante a Casa do Diabético, com a colocação de nutricionista, oftalmologista e demais profissionais na área da saúde, inclusive para a realização de exames periódicos.

LLX – Ainda na sessão, Gersinho propôs por meio do requerimento 116/11 que a empresa LLX forneça à Câmara, informações sobre a construção das Casas Populares em Palacete. O texto, aprovado pela Casa, questiona itens como: os critérios adotados para a construção das residências, o custo real de cada casa e o valor pago pelas terras desapropriadas para essa construção.

Alexandre Rosa vai assumir Secretaria Municipal de Turismo

Ao final da sessão, o vereador Alexandre Rosa, eleito por duas vezes consecutivas, aproveitou para anunciar que vai assumir a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer; devendo a sua nomeação, ser publicada no Diário Oficial do município nos próximos dias. Ele iniciou o discurso lembrando de sua passagem como presidente da Casa – ocasião em que implantou o site da Câmara, iniciou o projeto Câmara Itinerante, reformou a sede da instituição e, por determinação da Justiça, criou o primeiro concurso público da Casa. “Tentarei, a partir de agora, recuperar o tempo perdido e ter muita dedicação, ajudando São João da Barra com o meu trabalho”, concluiu.

Matéria enviada pela Assessoria do Legislativo sanjoanense - (assessoria@camarasjb.rj.gov.br )

domingo, 14 de agosto de 2011

Começa nesta semana coleta de assinaturas para proposta popular de reforma política

Brasília - Cerca de 60 entidades estão empenhadas no preparo de uma Proposta de Lei de Iniciativa Popular para fazer a reforma política no Brasil. Nesta semana, as assinaturas começarão a ser coletadas, aproveitando a Marcha das Margaridas que espera reunir em Brasília, na próxima quarta-feira (17), cerca de 70 mil mulheres.

Para ser apresentada à Câmara dos Deputados e tramitar como projeto de lei no Congresso, mais de 1 milhão de assinaturas são necessárias. A Constituição Federal exige que a iniciativa popular seja subscrita por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional e que essas assinaturas sejam distribuídas pelo menos por cinco estados. Além disso, a proposta tem que contar com o apoio de 0,3% dos eleitores de cada um desses estados.

As entidades estão reunidas no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. A proposta traz conceitos que vão desde a simplificação do trâmite das iniciativas populares, até o polêmico financiamento público exclusivo de campanha, uma forma considerada fundamental pelas entidades para combater a corrupção, os chamados "caixa 2" e os abusos de poder econômico durante as eleições.

Outra novidade proposta na plataforma é a criação do veto popular, que seria usado quando a população discordar de uma lei aprovada pelo Parlamento. Nesse caso, o veto popular terá que seguir o mesmo rito da coleta de assinaturas da iniciativa popular, previsto atualmente pela Constituição Federal, e depois a proposta terá que ser submetida a um referendo.

A plataforma também propõe mudanças nos partidos políticos, que devem continuar como entidades de direito privado, mas de interesse público. Além disso, as entidades querem o fim das votações secretas no Poder Legislativo, o fim da imunidade parlamentar para casos que não representam respeito à opinião e ao direito de fazer denúncias, além do fim do foro privilegiado, exceto nos casos em que a apuração se refere ao estrito exercício do mandato ou do cargo.

Outro ponto que deve ser examinado para evitar o troca-troca de legenda por parte dos políticos é o que trata da fidelidade partidária. A plataforma propõe que “os cargos eletivos não sejam propriedade particular de cada eleito”. A troca de partido, sem motivação programática, de acordo com a proposta, deve repercutir com a “perda automática do mandato”.

Além disso, a iniciativa quer aumentar o prazo de filiação partidária para quatro anos, no caso de político que tenha perdido o mandato por infidelidade partidária. Atualmente, o prazo de um ano antes do pleito serve para todos.

No caso das eleições proporcionais, a proposta defende o voto em lista partidária com alternância de sexo como forma de combater o personalismo, fortalecer e democratizar os partidos. Para as eleições majoritárias, a adoção das listas é vetada pela proposta. As entidades defendem como forma mais democrática a manutenção das prévias partidárias.

Edição: Graça Adjuto

Luciana Lima Repórter da Agência Brasil-