sábado, 7 de novembro de 2015

Acidente entre caminhonete e moto deixa dois feridos gravemente no limite entre Campos e SFI


Colisão aconteceu na altura da localidade de Divisa, na RJ-224

Uma colisão entre uma caminhonete S10 cabine dupla preta e uma moto, por volta das 17h45 deste sábado, 07-11, na RJ-224, altura da localidade de Divisa, no limite entre São Francisco e Campos, deixou feridos dois homens, ocupantes da motocicleta.

Três ambulâncias foram acionadas, duas do Corpo de Bombeiros e outra do Resgate Municipal de São Francisco. As vítimas foram levadas em estado grave para o Hospital Ferreira Machado.

Segundo apurou o Blog do Paulo Noel, o motorista da S10 contou que seguia no sentido a Campos, quando foi surpreendido com a moto que saiu de uma estrada vicinal, e, ao atravessar a pista, teria ocorrido a colisão.

Com o impacto os ocupantes da moto e a caminhonete foram parar numa ribanceira às margens da rodovia, o que dificultou o socorro. Os homens do Corpo de Bombeiros tiveram de amarrar uma corda na maca para retirar os feridos do local.

Quando a unidade do Resgate Municipal chegou ao local as vítimas já estavam sendo atendidas nas ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Eles sofreram ferimentos graves, sendo que um teve de ser entubado para respirar com o que os médicos chamam de ventilação mecânica, enquanto o outro teve fraturas expostas.Segundo informações no local, eles são moradores de um assentamento rural daquela região.

Os ocupantes da caminhonete, o motorista e sua cunhada, não sofreram ferimentos. O Blog apurou que eles não são de São Francisco de Itabapoana. Uma viatura do Bprv compareceu ao local para registro do acidente e controle do trânsito.

Heróis!


Policiais militares salvam vida de recém-nascida que se asfixiou com leite materno em Campos

Policiais estavam em patrulhamento quando
foram chamados pelo pai em desespero
Na noite desta sexta-feira (07/11), policiais militares da 4ª Cia, de São Fidélis cumpriram uma missão durante o cumprimento de uma ordem de patrulhamento na área das comunidades do Sapo I e Sapo II entre, no subdistrito de Guarus, em Campos. Só que desta vez, não tinha nada a ver com detenções e apreensões, mas salvar uma vida de apenas 14 dias.

O sargento Ribeiro e o soldado Quintes seguiam pela Rua Santa Cecília, no Parque Novo Mundo quando foram abordados por um homem apavorado. Sua filha, a bebê Kérollyn Vitória, de apenas duas semanas de nascida teria se asfixiado durante a amamentação, perdendo os sentidos por alguns minutos.

Imediatamente os policiais foram à casa do pai desesperado e realizaram os primeiros socorros no bebê e depois conduziram a família até o Hospital Geral de Guarus (HGG), onde a recém-nascida ficou em observação.

Para o sargento Ribeiro, a experiência serviu para reafirmar a responsabilidade da profissão.

"É gratificante poder servir a população e fazer parte de histórias como essa. Nessas horas a gente percebe o quão importante é a nossa dedicação" disse o Sgt. Ribeiro.

"É exatamente esse o sentimento que tivemos ao cumprir mais essa missão que nos foi dada", concordou o Sd Quintes.

Aos pais da pequena Kérollyn restou o alívio de poder ter a filha saudável nos braços e o agradecimento àqueles que a salvaram.

"Não gosto nem de imaginar o que poderia ter acontecido. Estou muito agradecida aos policiais. Eles foram muito atenciosos e ajudaram a gente o mais rápido que puderam”, disse Girlane a mãe de kérollyn Vitória que já está em casa e cheia de saúde.


Fonte: Ururau

Conselho de Segurança se reúne na próxima terça-feira (10) em Santa Clara


Última reunião ocorreu em Quatro Bocas
O Conselho de Segurança Pública em São Francisco de Itabapoana convida a população sanfranciscana para mais uma reunião mensal. O encontro acontece na próxima terça-feira, 10-11-15, às 10 horas, na Associação de Moradores da Praia de Santa Clara - Amprasc.

Todos os assuntos voltados à Segurança Pública podem ser tratados, entretanto o assunto que deve nortear a reunião é o planejamento para o esquema especial da Segurança Pública para o Verão 2016 em São Francisco de Itabapoana.

A reunião contará com as presenças da delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado e do comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, tenente Carmo. As reuniões contam também com representantes da Guarda Municipal, Emtransfi, secretarias municipais e Legislativo Sanfranciscano, além de entidades da sociedade civil.

Os encontros são interativos e participativos, tendo os visitantes a oportunidade de reivindicar melhorias na área da Segurança Pública. Os temas abordados na reunião são registrados em ATA. O documento e remetido direto para a Secretaria Estadual de Segurança Pública.


A pontualidade é outra marca das reuniões. “As reuniões do Conselho têm duração de duas horas, pedimos a todos que observem o horário de chegada para que possamos dar a palavra a todos os participantes e encerrar pontualmente às 12 horas”, disse o presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo.

Projeto resgata história cultural de São Francisco




Está acontecendo em São Francisco de Itabapoana, ao longo desta semana, um projeto de ensino continuado da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), que tem como objetivo o resgate à memória cultural do município. As dinâmicas estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal e contam com ajuda dos alunos.

Como parte das atividades há apresentação do “Ônibus Escolar”, uma espécie de peça onde cada aluno que entra em uma representação de ônibus assume o papel de um morador de uma localidade e fala sobre suas características. Os participantes focam sempre nas localidades próximas à escola onde estão se apresentando.

Também acontecem encenações de lendas locais, como o caso da Moça Bonita, em Gargaú, personagem do folclore regional, que, vítima de inveja, por sua beleza, é traída por suas irmãs.
Para completar o quadro do projeto também é realizada uma palestra sobre a história do município, ministrada pelo poeta e historiador Roberto Pinheiro Acruche, membro da Academia Pedralva de Letras e Arte de Campos dos Goytacazes.

A secretária municipal de educação, Kátia Regina Martins, disse que a SMEC tem trabalhado fortemente para progresso do processo de ensino e aprendizagem no município.

“Os educandos têm a necessidade de saber não só a cultura num âmbito nacional, como, sobretudo, local. Isso resulta em mais pertencimento, bem como a valorização e preservação  da história do povo sanfranciscano, estando sempre viva na memória, sendo transmitida para as posteridades”, ressaltou.


Ascom-SFI

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Meio Ambiente flagra homens desmatando área às margens da Lagoa do Salgadinho, no Centro de SFI



Dois homens foram detidos no final da manhã desta sexta-feira, 06-11, no Centro de São Francisco de Itabapoana, acusados de crime ambiental. Uma denúncia anônima levou fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, a uma área às margens da Lagoa do Salgadinho.

No local a fiscalização flagrou dois homens desmatando uma área que é considerada de preservação permanente. Segundo a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, no local da ocorrência foram encontrados diversos exemplares de samambaia-do-mangue (Acrostichum sp), aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) e alguns outros exemplares arbóreos não identificados no ato da ação.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer, disse que a defesa da lagoa e dos demais corpos hídricos e ecossistemas é dever de todos, como estabelece o art. 225 da Constituição Federal.

Os dois homens afirmaram em depoimento que foram contratados para realizar a limpeza do local, entretanto a fiscalização encontrou na área sinais claros do crime de supressão de vegetação. Durante o registro de ocorrência não houve apresentação de documentos que comprovem a propriedade da área, por parte de quem se declara dono do terreno. Como meio de comunicação democrático, aberto ao contraditório, o Blog abre espaço ao proprietário do terreno, caso queira se manifestar.

O secretário alerta: “Por se tratar de uma área de preservação permanente, mesmo que seja uma área particular, o proprietário precisa da outorga dos órgãos ambientais para promover qualquer intervenção na vegetação. A Lagoa do Salgadinho desempenha função hídrica de máxima importância, principalmente na região central da cidade, servindo, ainda, de habitat para várias espécies de pássaros e animais silvestres”, concluiu Heringer.

Os dois trabalhadores responderão pelo crime ambiental em liberdade.

Grave acidente na BR-356 no trecho Itaperuna a Italva




O internauta Leonardo, enviou imagens de um grave acidente ocorrido no início da tarde desta sexta-feira, 06/11, na BR-356 no trecho entre Itaperuna e Italva. 

Segundo o internauta,  que é de São Francisco de Itabapoana, ele seguia sentido Itaperuna, quando o veículo Fiat Uno fez uma ultrapassagem  passando pelo seu veículo.

“Após alguns minutos da viagem, encontramos o acidente. O Fiat que nos ultrapassou, colidiu de frente com o veículo Renault  Sandero”, disse.

Todos os envolvidos no acidente, motorista e dois ocupantes do Sandero e o motorista do Fiat foram socorridos pelo resgate do Corpo de Bombeiros para o Hospital São José do Havaí em Itaperuna. O motorista do Fiat, segundo o internauta, teve ferimento em uma das pernas mas estava lúcido.

Duas senhoras ocupantes do Sandero e o motorista tiveram ferimentos leves.   Uma unidade do Corpo de Bombeiros também chegou a ser acionada. O Blog ligou para o Hospital São José do Havaí mas não obteve informações do estado de saúde dos envolvidos no acidente. A atendente disse que não dá informações de pacientes acidentados por telefone. 

Este cenário, que quase todos os dias assistimos pelas rodovias brasileiras, muitas vezes é o resultado de ultrapassagens indevidas em locais proibidos. Não posso afirmar que, neste caso, a colisão teria ocorrido por conta de alta velocidade. Mas costumo chamar de “sem noção” o motorista que força ultrapassagem .

Um motorista sem controle por conta de irresponsabilidade na estrada,  acaba por provocar tragédias ceifando a vida de muitas famílias. É importante a divulgação dessas imagens para chamar a atenção e orientar esses motoristas a terem prudência nas estradas e jamais forçar ultrapassagens perigosas. Fica a dica.  





Começa obra no entorno da Lagoa do Comércio em Gargaú


Começou mais uma obra de infraestrutura em São Francisco de Itabapoana, custeada com recursos financeiros da prefeitura em parceria com o Governo Federal.  Por sua vez, a comunidade de Gargaú, situada no litoral sanfranciscano, está sendo beneficiada com a urbanização da Praça e da Orla da Lagoa do Comércio.  A construção do empreendimento está recebendo o investimento público de R$ 499. 939, 89, cujo prazo para a conclusão é de 150 dias.

O prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, realizou uma visita técnica ao local com objetivo de avaliar a execução dos trabalhos da empresa contratada, a fim de verificar se está de acordo com o projeto.


“O governo municipal sempre acompanha todas as obras espalhadas na região, bem como no início, meio e fim. Vale destacar que não é porque é público que tem ser de má qualidade, pelo contrário, tem-se o desafio de fazer o melhor para a população. Por isso, faz-se necessário o acompanhamento periódico das construções públicas”, enfatizou. (Com informações da Ascom-SFI)

Inscrições abertas para a Copa Verão de Futebol Society de Guaxindiba


Competição tradicional no Verão de São Francisco de Itabapoana, a Copa Verão de Futebol Society 2016 em Guaxindiba está com inscrições abertas até o dia 15 de dezembro para as categorias Adulto e Máster.

As equipes interessadas em participar deverão procurar a sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada no prédio da prefeitura, portando os documentos dos jogadores.

O evento acontecerá no Estádio Nelson Silva, na orla da praia de Guaxindiba, além de times tradicionais do município, é esperada a participação de agremiações de outros municípios.


O evento sempre atrai um excelente público e apresenta um alto nível técnico por parte das equipes participantes. Lembrando que a competição faz parte da programação Verão 2016, que prevê muitas outras atividades e atrações. (Ascom-SFI)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Bom humor e técnicas de vendas em palestra com Ciro Bottini em SFI




“Vender, vender, vender, tudo!” Com esse lema, o apresentador do Canal Shoptime e especialista em comunicação aplicada em vendas, Ciro Bottini, fez uma palestra motivadora para um público de cerca de 400 pessoas.

Aliando bom humor com técnicas de vendas, Ciro, que se define como vendedor, passou um pouco de sua experiência após 20 anos vendendo produtos na TV.

Segundo Ciro, o primeiro passo para ser bem sucedido numa venda é tratar bem o cliente. “O cliente tem de ser recebido com um sorriso no rosto. O diferencial é no atendimento. Não adianta ter um bom produto e uma boa campanha de marketing, se a equipe de vendas não for bem treinada”, disse.

Promovida pelo Sebrae-RJ em parceria com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoa, a palestra, que aconteceu no Salão Felicitá, foi um sucesso. Os participantes interagiam a todo tempo com Bottini.


Ciro é considerado atualmente o melhor e mais famoso vendedor televisivo do Brasil, tendo criado um estilo divertido e original de vender produtos na TV, conseguindo grande identificação junto a telespectadores e consumidores de todas as faixas etárias e classes socioeconômicas. 







Veja mais fotos aqui

PM prende homem portando drogas em Gargaú


A Polícia Militar flagrou um homem portando drogas na Praia de Gargaú, na noite desta quarta-feira, 04-11.

Por volta das 23h45, em patrulhamento de rotina no bairro da Barra Velha, os policiais do GAT – Grupo de Ações Táticas – da 3ª Cia abordaram um elemento, que ao avistar a viatura dispensou um objeto. Após uma inspeção no local foi constatado que o objeto era uma carteira de cigarro com nove buchas de maconha.

O acusado foi encaminhado à 147ª Delegacia Legal de SFI, onde foi autuado no artigo 33 da lei 11.343 de 2006. que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad, além de prescrever medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, estabelecer normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, definir crimes e outras providências.

Atuaram nesta ocorrência o sargento Lage e os soldados D. Rodrigues, Nascimento e Carlos Dias.

Carga de cana-de-açúcar pega fogo após curto circuito na rede elétrica em SFI

Acidente foi em frente à Escola Municipalizada Laudelina da Silva Moreira, no bairro do Macuco, em São Francisco de Itabapoana. Muita fumaça e fogo obrigaram a direção da escola a suspender as aulas.

 

Um caminhão bitrem que presta serviço a empresa Lucahê Agropecuária foi atingido por uma descarga elétrica da rede da concessionária de energia, no momento em que trafegava pela Estrada Macuco a Lagoa dos Paus, em São Francisco de Itabapoana, próximo a Escola Municipalizada Laudelina da Silva Moreira. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 05/11, por volta das 9h40m.

Segundo o gerente da Lucahê, Marcos Antônio Guimarães, o que provocou o incêndio na carga de cana-de-açúcar, que estava sendo levada para a Usina Sapucaia, foi a centelha da rede, após um curto circuito provocado quando as canas encostaram na fiação ao passar pela Estrada de Macuco a Lagoas dos Paus.  

Ninguém ficou ferido. A fumaça que invadiu a escola obrigou a diretora a liberar os alunos e suspender as aulas.

“Ficamos assustados com o que vimos. A fumaça invadiu a escolar e corremos para retirar as crianças”, disse a diretora.

O primeiro semi-reboque do bitrem foi levado pelo caminhão com a carga pegando fogo para um campo aberto, às margens da Estrada, enquanto o segundo semi-reboque foi rebocado por um trator. Foi necessário a ação rápida de produtores rurais, que utilizaram um trator e duas moto cana para retirada da carga de cana-de-açúcar pegando fogo, que foi deixada no pasto.

Uma viatura do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Ambiental compareceu ao local. Como o município não conta com brigada de incêndio nem guarnição do Corpo de Bombeiros, os moradores e produtores rurais conseguiram tirar toda a carga que ficou pegando fogo na propriedade. A Lucahê ainda enviou um Trator pipa para o local para apagar as chamas da cana de açúcar no campo.


Vídeo da carga pegando fogo.

Homem é agredido com um golpe de facão em Coreia (SFI)


Um homem foi agredido com um golpe de facão na comunidade de Coréia, próximo à Praia de Buena, em São Francisco de Itabapoana, por volta das 18 horas desta quarta-feira, 04-11.

O facão atingiu o pescoço da vítima, R.S.B., 30 anos, que foi socorrido pelo Resgate Municipal direto para o Hospital Ferreira Machado. O acusado da tentativa de homicídio é o tio da vítima.

R.S.B. teve muita sorte, já que o golpe chegou a provocar um corte na veia carótida. Ele foi direto ao Centro Cirúrgico para suturar a veia.

Segundo familiares que compareceram na Rádio São Francisco, o golpe de facão foi desferido após uma briga. O suspeito teria ido tirar satisfação com o sobrinho, acusando-o de ter vendido uma canoa sua. A partir daí teria começado a discussão.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Diretores do Porto do Açu falam à Comissão da Alerj sobre salários atrasados de funcionários



A comissão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que atua na mediação dos conflitos decorrentes da implantação do Porto do Açu, vai ouvir nesta quinta-feira (05/11) diretores da Prumo Logística e da Engesique. O objetivo é obter esclarecimentos sobre atrasos frequentes no pagamento dos funcionários, além de questões ligadas às condições de trabalho. A comissão é presidida pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PR). A reunião está agendada para 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, na Alerj.

Corpo de Bombeiros volta a procurar operário que desapareceu no Rio Paraíba do Sul

Ele trabalha nas obras da Ponte da Integração
  

Na manhã desta quarta-feira, 4, uma equipe do Corpo de Bombeiros voltou a procurar o operário da empresa Premag Engenharia, Thiago Monteiro, 28,  que está desaparecido desde a última sexta-feira, 30, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

 Segundo a Polícia, após o final de expediente do seu trabalho nas obras da Ponte da Integração que ligará os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, o operário despareceu no momento em que se banhava. Apesar das buscas, o operário ainda não foi encontrado.

 O caso foi registrado na 145ª Delegacia Legal de São João da Barra. Até o momento o Corpo de Bombeiros não encontrou o operário.   



Novembro azul: a vez dos homens contra o câncer

Campanha tem foco na doença na próstata, que tem maior incidência do que a de mama.

Depois de um mês ressaltando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o foco agora são os homens. O Novembro Azul, campanha realizada desde 2005 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil.

Tem mais incidência que o de mama, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só em 2014 foram 68.800 novos casos de tumor na próstata contra 52.680 de tumor na mama.


De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e a enfermidade provoca 307 mil mortes no mundo, todos os anos. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce tem 90 % de chances de cura.

O exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos, e, nos casos de quem está no grupo de risco: negros e quem tem parentes de primeiro grau que tiveram a doença. Estes, devem procurar a ajuda médica a partir dos 45 anos.

Greve dos petroleiros no NF com adesão de 45 unidades marítimas e de Cabiúnas

Foto:Sindipetro NF
Segundo o site do Sindipetro NF, um levantamento parcial concluído às 14h desta terça-feira, 03/11, mostra que a greve nacional dos petroleiros atinge, na Bacia de Campos, 45 unidades marítimas, entre plataformas, sondas de perfuração e UMS (Unidade de Manutenção e Serviço). As mais recentes adesões foram da P-17 e da UMS Cidade de Quissamã.

Das 45 unidades, 29 estão com as atividades completamente paralisadas (26 plataformas e 03 UMS), outras sete estão com produção restrita e nove tiveram a operação assumida por equipes de contingência da Petrobrás.

A greve também conta na região com a adesão dos trabalhadores do Terminal de Cabiúnas, da Transpetro, em Macaé. Os trabalhadores estão fazendo o enfrentamento com a gerência para exercer o direito de realizar a greve com ocupação dos postos de trabalho. A empresa está retaliando com bloqueio nas entradas e saídas da base.


Nas bases administrativas de terra da Petrobrás em Macaé, os diretores sindicais estão realizando trabalhos de convencimento para que a categoria também faça a adesão à greve.

Motivo da greve
Segundo ainda o Sindipetro a greve deflagrada no dia 1ª de novembro em todas as unidades operacionais da Petrobras é em repúdio às medidas privatistas do Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás para o período de 2015/2019. "A greve é por tempo indeterminado, até que a Petrobrás resolva compreender e, debater seriamente, a Pauta pelo Brasil", diz o movimento grevista.

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás não admitem a retirada de nenhum direito adquirido nos últimos anos e, reivindicam que a empresa implemente novas práticas de SMS que prezem efetivamente pela vida dos trabalhadores, já que só no ano de 2015, dezenove empregados morreram em consequência de acidentes fatais na companhia.

Além disso, a greve dos petroleiros é motivada pela luta contra o desmonte da estatal, que em seu plano de negócios, também prevê a venda de diversos ativos da empresa. Além disso, se os cortes na Petrobrás continuarem, a estimativa é de que 20 milhões de empregos deixem de ser gerados até 2019. Só na indústria naval, 15 mil metalúrgicos foram desempregados no primeiro semestre do ano. No setor petroquímico, 30 mil postos de trabalho estão ameaçados. Outros milhares de trabalhadores terceirizados também já foram demitidos ou estão na mira de corte, portanto, a greve dos petroleiros acontece por uma causa de todos os trabalhadores brasileiros: A luta contra a privatização da empresa que é a principal indutora do desenvolvimento deste país.


Os petroleiros permanecerão em greve por tempo indeterminado em todas as refinarias, terminais, plataformas, campos terrestres e demais unidades operacionais das bases da FUP.
Fonte: Sindipetro NF.

Colônia Z1 divulga resultado preliminar do processo seletivo para o curso de radioperador


A Colônia de Pescadores Z-1 de São Francisco de Itabapoana, por meio da Comissão de Seleção, composta por representantes da Petrobras e da empresa Falck Nutec, contratada para ministrar o curso de Rádio Operador, torna público o resultado preliminar do processo seletivo para preenchimento de vagas para o mencionado curso, mediante condições estabelecidas no edital nº 1/2015, publicado em 2 de outubro do corrente.

Com um total de 41 (quarenta e um) candidatos inscritos, 3 (três) foram desclassificados, pelos seguintes motivos: 1 (um) não apresentou a documentação comprobatória exigida e 2 (dois) já são certificados pela Anatel como radioperadores.

Portanto, 38 candidatos participaram do processo seletivo, onde foram selecionados preliminarmente 12 (doze) candidatos, de acordo com o item 5.2 do mencionado edital, para participarem da fase eliminatória. Foram utilizados os critérios de desempate do item 11 do edital.

Segue a relação dos 12 (doze) candidatos considerados aptos a participarem da próxima etapa, qual seja, a fase eliminatória, a ser realizada no primeiro dia do curso, em novembro, onde a data será previamente divulgada.


CANDIDADOS PRÉ-SELECIONADOS
DATA NASCIMENTO
Jocelia Brito da Silva
02/07/1965
Carlos Junior Pinto Andrade
15/12/1979
Fernando de Oliveira Pinto
05/03/1980
Danielle Viana dos Santos
20/05/1982
Dejane Mesquita da Costa
25/08/1984
Carla Teixeira
14/11/1984
Rafael Maciel Ovando
25/03/1985
Priscila dos Santos Magalhães Martins
24/05/1985
Leonardo Barbosa da Silva
25/04/1987
Luiz Fernando Xavier da Silva
07/01/1988
Carlos Philippe Guimarães Martins
30/06/1989
Daiana Mendes Freitas dos Santos
04/04/1991


Fonte: Colônia Z1

terça-feira, 3 de novembro de 2015

São João da Barra tem as contas de 2014 aprovadas pelo TCE


O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou, nesta terça-feira (3/11), em sessão plenária, a prestação de contas de administração financeira da Prefeitura de São João da Barra, Região Norte, relativa ao exercício de 2014 e de responsabilidade do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco. Os conselheiros do TCE-RJ seguiram o voto do relator do processo, conselheiro José Gomes Graciosa. O parecer prévio favorável seguirá para a Câmara Municipal, que dará o parecer final.

Gastos com pessoal – A prefeitura manteve a folha de pagamentos de pessoal dentro dos limites exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No primeiro quadrimestre, o dispêndio somou R$ 186.439.821,40, equivalente a 47,63% da Receita Corrente Líquida (RCL); no quadrimestre seguinte, o gasto foi de R$ 188.878.342,20 (45,63% da RCL), e no terceiro quadrimestre, R$ 180.661.629,40. (42,52% da RCL). A LRF fixa em 51,30% da RCL como limite prudencial e em 54% da RCL o limite máximo de gastos.

Educação – Os gastos com educação somaram R$ 36.636.016,35 na manutenção e desenvolvimento da educação básica, que envolve a educação infantil e fundamental. O resultado indica que a prefeitura aplicou 26,99% do total de impostos arrecadados e transferidos que alcançou no período R$ 135.722.335,49. O valor mínimo exigido pela Constituição Federal é de 25%.

Fundeb – A prefeitura destinou R$ 20.045.655,78 ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício. O resultado corresponde a 97,49% dos recursos recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que somou R$ 20.561.908,16. A prefeitura, com o resultado registrado, cumpriu com a obrigação definida na Lei Federal nº 11.494/07, que fixa o gasto mínimo em 60% das receitas transferidas pelo Fundo.

Saúde – O município destinou a ações e serviços de saúde pública R$ 57.933.734,92, o que representou 42,90% das receitas oriundas de impostos próprios e transferidos, que alcançou no exercício o valor de R$ 135.057.253,01. O valor investido ficou acima do mínimo de 15% determinado na Constituição Federal.


Fonte: TCE-RJ
Foto: Google Street View

Encontro de Capacitação de Motoristas de Ambulâncias em SFI


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana na próxima quinta –feira (05), a partir das 8h,  vai realizar Encontro de Capacitação de Motoristas de Ambulâncias do município. O objetivo do evento é estabelecer a sistemática para utilização da frota interna de veículos, primando pelo compromisso de boa conduta profissional na prestação dos serviços aos usuários.

O prefeito Pedrinho Cherene explicou que serão abordadas as seguintes temáticas: conscientização sobre regras gerais de trânsito; conservação do veículo e infrações; O que é uma boa conduta; O que é desvio de conduta; Norma de conduta; Acidente de trânsito. Responsabilidade do motorista e usuário; Comunicação e Prevenir é melhor do que remediar.

“O governo municipal tem se empenhando firmemente para melhorar a estrutura do sistema municipal de saúde da região em todos os aspectos e, assim, resultando em melhor qualidade de vida para a população”, enfatizou.

A capacitação será ministrada pela Psicóloga Zuleide Menezes, o coordenador do projeto, professor Luiz Fernandes e o presidente da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco ( EMTRANSFI), Coronel José Amilton Barreto.


Na ocasião estarão presentes o prefeito Pedrinho Cherene, o  vice-prefeito, Amaro Barros, os vereadores, o Secretário Municipal de Saúde, Doutor Jayme Tinoco, o Secretário Municipal de transporte, Jefferson Max, entre outros convidados. (Ascom-SFI) 

Investimento em infraestrutura: mais ruas pavimentadas em SFI


O governo municipal de São Francisco de Itabapoana continua investindo na pavimentação com intertravado e asfáltica em diversas comunidades da região, com recursos próprios.

Cumprindo o cronograma de obras, as ruas Luiz Carlos Gomes Pinheiro Amélia Buechen, 01 e -02, situadas no centro da cidade, receberam pavimentação com intertravado, cujo investimento foi de R$ 423.273.00.

A universitária, Luiza Oliveira, destacou satisfação em ver a rua da sua residência e vizinhança pavimentada. “Acredito que todos os moradores estão felizes pela boa obra realizada, pois antes vivenciávamos problemas com a poeira, buracos e lama após a chuva”, comentou.


O prefeito Pedrinho Cherene afirmou que a prefeitura continuará com o projeto de pavimentação de várias vias de acesso no município. “A intenção do poder público é que cada comunidade, no tempo oportuno,  de acordo com  o planejamento estratégico, seja beneficiada com a pavimentação”, ressaltou. (Ascom-SFI)

Motocicleta é furtada durante o feriadão no Centro de SFI


Moto furtada é semelhante a esta
Durante o feriadão prolongado uma motocicleta foi furtada em plena luz do dia, no Centro de São Francisco de Itabapoana. A vítima, o eletricista José Estevo Caetano, estacionou sua moto por volta das 15 horas, na calçada em frente a sua loja de material elétrico, na Avenida Edenites da Silva Viana, próximo aos Correios.

O ladrão não encontrou dificuldade, já que o proprietário esqueceu a chave na ignição. A motocicleta furtada é uma Honda Bros NXR 150, cor branca, placa KPW-9388.

Uma pessoa que passava pela Rua Júlio Gomes Marinheiro viu quando uma moto branca passou em alta velocidade pela referida rua, sentido ao bairro do Espiador.

Qualquer informação que leve a Polícia a desvendar esse furto pode ser passada pelo telefone 190 (PM) ou pelo telefone da 147ª Delegacia Legal de SFI, 2789-1322.

PRF registra 84 mortes e autua 45 mil por excesso de velocidade no feriado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou hoje (3) o balanço da Operação Finados, realizada entre a sexta-feira (30) e ontem (02), nas rodovias federais do país. Foram mais de 45 mil motoristas autuados por excesso de velocidade e quase 25 mil multados por outras irregularidades, como falta de uso do cinto de segurança, dirigir pelo acostamento, embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas.

Segundo os dados da PRF, 104.540 pessoas foram fiscalizadas; 32.198 testes de bafômetro foram realizados; 805 motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica, dos quais 107, além de autuados, foram presos e encaminhados à delegacia.

A Polícia Rodoviária registrou 1.141 ocorrências de acidentes de trânsito: 690 foram graves, com 1.066 pessoas feridas e 84 mortes.

Apesar do aumento do rigor na penalidade para quem faz ultrapassagens irregulares, mais de 4 mil motoristas foram flagrados e autuados cometendo este tipo de infração, número considerado elevado pela PRF.


No ano passado, o Dia de Finados foi um domingo e, portanto, não houve feriado prolongado. Desta forma, a PRF afirmou que não é possível fazer uma comparação direta com os dados de 2014. (Fonte: Ag. Brasil - EBC de Notícias)