sábado, 7 de novembro de 2015

Projeto resgata história cultural de São Francisco




Está acontecendo em São Francisco de Itabapoana, ao longo desta semana, um projeto de ensino continuado da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), que tem como objetivo o resgate à memória cultural do município. As dinâmicas estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal e contam com ajuda dos alunos.

Como parte das atividades há apresentação do “Ônibus Escolar”, uma espécie de peça onde cada aluno que entra em uma representação de ônibus assume o papel de um morador de uma localidade e fala sobre suas características. Os participantes focam sempre nas localidades próximas à escola onde estão se apresentando.

Também acontecem encenações de lendas locais, como o caso da Moça Bonita, em Gargaú, personagem do folclore regional, que, vítima de inveja, por sua beleza, é traída por suas irmãs.
Para completar o quadro do projeto também é realizada uma palestra sobre a história do município, ministrada pelo poeta e historiador Roberto Pinheiro Acruche, membro da Academia Pedralva de Letras e Arte de Campos dos Goytacazes.

A secretária municipal de educação, Kátia Regina Martins, disse que a SMEC tem trabalhado fortemente para progresso do processo de ensino e aprendizagem no município.

“Os educandos têm a necessidade de saber não só a cultura num âmbito nacional, como, sobretudo, local. Isso resulta em mais pertencimento, bem como a valorização e preservação  da história do povo sanfranciscano, estando sempre viva na memória, sendo transmitida para as posteridades”, ressaltou.


Ascom-SFI

Nenhum comentário: