sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ainda a dúvida que não é mais dúvida


Clique na imagem para melhor visualização


Talvez essa dúvida (e o blog embarcou nela) tenha sido criada mediante a leitura da sentença, sobretudo quando o Juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo cita no relatório da sentença as deduções do MPE (autor da ação).

“Deduz o autor pretensão desconstitutiva (do registro da candidatura dos réus), declaratória (da inelegibilidade) e condenatória (em pena de multa)”.

O magistrado julgou “procedente o pedido inaugural” (e isso pode ter confundido muita gente), e é claro ao final da sentença:

“Com fundamento no art. 22, XIV da Lei Complementar 64/90, CASSAR O DIPLOMA da primeira ré, ADRIANA DA SILVA COELHO”.

Ou seja, se cassou o diploma, segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Jorge Loubak, está mantida a decisão de convocar o primeiro suplente José Pinto Filho (PDT).

Dúvida esclarecida


A dúvida da postagem anterior foi esclarecida agora pelo chefe do Cartório Eleitoral de SFI, Jorge Loubak, que concedeu entrevista ao "Jornal SF é Notícia" da Rádio São Francisco FM. Segundo Jorge, o diploma de Adriana Coelho foi cassado, e não o registro da candidatura. Com isso, quem assume é mesmo o 1º suplente do PDT, José Pinto Filho (Pintinho).

Uma dúvida paira na cidade

Dúvida para muita gente; certeza para alguns. Quem assume a vaga de Adriana Coelho? Caso a última frase da sentença do magistrado for levada ao pé da letra (“Anote-se como de praxe. Convoque-se o suplente da candidata cassada”), a conclusão é que José Pinto Filho, 1º suplente pelo PDT, assume. Mas não esqueçamos que o registro de candidatura da Vereadora Adriana Coelho foi cassado, ou seja, os votos da vereadora estão nulos. Com a nulidade dos votos de Adriana o PDT não alcançaria legenda para fazer um vereador. Ou seja, sobra uma vaga para eleger mais um vereador pela média. E esse vereador pode ser Claudinho Viana (PSDB).
.
A discussão está lançada. Vários comentários de internautas já foram postados.
Cidadão Sanfranciscano disse...
Paulo, adriana foi cassada por captação ilícita de sufrágio, os votos dela se tornam nulos com base nisso, sendo assim, o coeficiente eleitoral baixa para 2808 votos (já acresentando os votos dados á Marquinhos de Santo Amaro, Romário da Rinha, Elias da Eletrônica, Erval do Vilão, Willian Almeida, Sula de Santa Clara e Preguinho, que devem ser retirados dos cálculos, por terem se tornado nulos).Com o coeficiente nesta casa, quem entra é claudinho viana, por ter a 3º melhor média.Pode conferir o que estou falando.Cidadão Sanfranciscano.
10 de Setembro de 2009 11:02

.
Outro comentário.
Paulo, de acordo com a lei, Adriana cassada, os votos que lhes foram conferidos seriam anulados, eliminando assim a legenda do PDT, sendo assim, torna-se impossivél ter um representante do PDT no Legislativo.Resumindo, nem 1º e 2º suplentes assumirão a cadeira na Camara, pois o PDT não atingiria quoficiente eleitoral.OBS: E agora? Sem 1068 votos?Quem assume? Dê acordo com as nossas contas seria o verador do DEM (Zé Cherene).Confirme no Cartório Eleitoral.Ass.: Luciano, Lene e Reinaldo.
10 de Setembro de 2009 15:30

.

Mais um comentário.

Srs. Luciano, Lene e Reinaldo, quem assume a vaga é o claudinho viana, pois com a nulidade dos votos da adriana, junto com a nulidade dos votos dados aos candidatos marquinhos de santo amaro, romário da rinha, elias da eletrônica, preguinho, erval do vilão e willian almeida (todos com registros indeferidos ou que renunciaram antes da eleição), o coeficiente eleitoral cai para 2809 votos.Realmente a coligação PDT/PTB não faz nenhum vereador.Pelo coeficiente partidário, de 2809 votos, o PMDB tem uma vaga - que seria do caboclo, o PSDB tem 2 vagas - fabinho e jarédio, o PP tem 1 vaga - renato de buena, o DEM 1 vaga - tininho e o PSB 1 vaga - jamiltom.Restam 3 vagas pela média.1ª média - PMDB com Sérgio Elias2ª Média - PP com Cládio Henriques3ª média - PSDB com claudinho vianao cálculo do coeficiente partidário se faz dividindo o número de votos válidos da coligação/partido pelo coeficiente eleitoral (2809 votos).o cálculo da média se faz dividindo o número de votos válidos da coligação/partido pelo número de vagas conseguidos no coeficiente partidário + 1. quem tiver a maior média tem a 1ª vaga e assim sucessivamente.e o q pode se ve na lei.
10 de Setembro de 2009 18:23

Vereadora sai e suplente ainda não tomou posse no Legislativo sanfranciscano



Decisão tira Adriana Coelho e dá vaga a José Pinto de Souza Filho, suplente com 1033 votos pelo PDT
.
Fotos: arquivo do Blog.

Sai Adriana entra Pintinho


Da redação do Blog com informações também do jornal O Diário.
O presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Itabapoana, Florentino Cerqueira, o Tininho, ainda não deu posse ao substituto da vereadora Adriana Coelho (PDT), que teve o mandato cassado pela Justiça, por irregularidades na campanha eleitoral de 2008. Em entrevista ao jornal O Diário de Campos, Tininho disse que ainda não havia sido notificado da decisão do juiz Leonardo Cajueiro de Azevedo. “Só sei da sentença, através do edital e de veículos de comunicação”, frisou.

Florentino não confirma se dará posse a José Pinto Filho, o Pintinho, que foi anunciado como primeiro suplente que assumiria em substituição à vereadora afastada. “Não tenho como falar nada. Há suposições e dúvidas sobre quem assumiria. A assessoria jurídica da Câmara ainda não tomou conhecimento e somente após saber o teor da sentença é que terei como dar posse ao suplente que assumirá a vaga”, disse.

Ontem, era dia de sessão na Câmara, mas a sessão foi cancelada. “Até mesmo pelo respeito à colega e os outros colegas diante, desta indefinição, decidimos não realizar a sessão”, disse Florentino. O presidente da Câmara admitiu que tão logo tenha as informações necessárias anunciará a posse do suplente, provavelmente na próxima sessão do Legislativo.

Ontem, em entrevista à Rádio São Francisco FM, Adriana Coelho disse que recorrerá da decisão judicial que lhe tirou o mandato. “Respeito à decisão judicial, mas vou recorrer porque não cometi nada de errado, fiz corretamente a prestação de contas de minha campanha, segundo o que determina a lei. Se a Justiça achar que devo continuar como vereadora, que assim seja. Se não conseguir reverter a situação, volto à minha atividade profissional como professora, que é o que gosto de fazer. Eu entrego tudo nas mãos de Deus, é ele quem sabe de todas as coisas”, resignou-se.

O processo que deu origem à cassação de Adriana, na última quarta-feira, foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que denunciou abuso do poder econômico e capitação ilícita de sufrágio (compra de votos) na distribuição de gasolina durante o período eleitoral.

Na sentença, o juiz Leonardo Cajueiro, da 120ª Zona Eleitoral, julgou procedente o pedido do MPE e, além da cassação, tornou Adriana inelegível por três anos, a contar da última eleição, e estipulou o pagamento de multa no valor de 15 mil Ufirs, cerca R$ de 15 mil.

No mesmo processo, são réus o ex-vereador Fauazi Ribeiro Cherene e o técnico em informática Luciano Pessanha da Mata. Na sentença, Luciano ficou inelegível por três anos. Fauazi, além da inelegibilidade, foi condenado a pagar multa.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dois feridos em acidente hoje à tarde na Joaquim da Mota Sobrinho em frente a Câmara Municipal em SFI

O atropelamento atraiu dezenas de curiosos ao local.
Fotos: Paulo André e Simone Marques.




.
Hoje, 10-09 , por volta das 17 horas, um acidente na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, em frente ao prédio da Câmara Municipal de SFI, deixou feridos Joaquim Bento do Rosário de 71 anos, morador de Macuco de São Francisco e Simone Machado Macedo, 40, moradora de Santa Clara. Simone estava em uma moto e seguia com destino a Santa Clara quando em frente ao prédio do Legislativo atropelou Joaquim, caindo junto com ele na pista. Ambos foram socorridos e levados para o Hospital Manoel Carola. Joaquim Bento teve um corte na perna e Simone escoriações leves. Após os procedimentos médicos os dois acidentados permaneceram no Hospital aguardando alta médica. Mas, estão bem, apesar do susto, conforme as imagens em plena Avenida Joaquim da Moto Sobrinho em São Francisco de Itabapoana (RJ).

Arriba Saia na Expo SFI


Saiu a programação da Expo SFI. Recebemos ofício da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio com a programação do evento.

XXVII Exposição Agropecuária, Turística, Comercial e Industrial de São Francisco de Itabapoana – Em Praça João Pessoa

17/09/2009
7h – Início do Concurso Leiteiro;
20h – Abertura oficial da Expo com as autoridades;
20h30min – Show Gospel com Juliana Bazoni;
Após show gospel com Renata Henriques.

18/09/2009
22h – Show com a Dupla Júnior e Gustavo;
1h – Boate Energia.

19/09/2009
16h – Festa de Laço – Premiação: 10 bezerros;
23h – Show com a Banda ARRIBA SAIA;
1h – Show com Bonde Tempero do Forró;
1h – Boate Energia.

20/09/2009
7h – Final do concurso leiteiro;
10h – Concurso de marcha de muares;
16h – Desfile de animais;
21h Show com a Banda Os Piratas;
00h Boate Energia.

Realização:
Prefeitura de São Francisco de Itabapoana
Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio
Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca

Apoio:
Bradesco
GESA
Itaipava
Lucahe
João Peixoto

Expectativa entre os suplentes

Com a aprovação da PEC que aumenta o número dos vereadores em todo o país, apesar de a proposta ainda ter que passar por mais um turno, quatro suplentes de vereadores de São Francisco de Itabapoana vivem a expectativa da possibilidade de assumirem uma cadeira na câmara. São eles: Claudinho Viana (PSDB), Zé Cherene (DEM), Hervê de Boa Sorte (PSB) e Washington Luiz (PMDB). Caso a medida passe a valer para essa legislatura, os parlamentares não terão direito a salário retroativo a 1º de janeiro. O assunto ainda divide opiniões e há quem afirme que, mesmo a PEC sendo promulgada, o assunto deverá ser alvo de discussão entre os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Câmara aprova PEC que aumenta o número de vereadores do País

A proposta aprovada prevê, em contrapartida, uma redução nos gastos das câmaras municipais.

Foto: Câmara
Do site da Câmara
O Plenário aprovou nesta quarta-feira, em primeiro turno, as PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximos da receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. O texto mantém as 24 faixas de números de vereadores aprovadas pela Câmara no ano passado, mas muda a fórmula de cálculo das despesas. A matéria ainda precisa ser votada em segundo turno.

O substitutivo votado, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), não faz mudanças de mérito nas PECs, pois apenas reúne os dois textos em um só. A matéria teve 370 votos a favor e 32 contra. Segundo o relator, a aprovação significa o "resgate da democracia e da dignidade de todos os representantes das câmaras municipais do Brasil".

De acordo com ele, "não há razão válida para que os vereadores que vierem a tomar posse com base na emenda constitucional tenham direito a retroatividade de remuneração".

Um dos pontos polêmicos do texto é a validade retroativa para o pleito de 2008 da mudança do número de vereadores. Isso beneficiará cerca de 7 mil suplentes. Entretanto, a redução dos repasses passará a valer a partir do ano seguinte à promulgação da PEC.

Um dos poucos a se manifestar contra as PECs, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) considerou inconstitucional a aplicação da regra às eleições de 2008. "É uma proposta que vai alterar o resultado de uma eleição homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)", afirmou. Para ele, o TSE não aceitará essa retroatividade.

Divergência e acordo
No ano passado, o Senado aprovou apenas o aumento de vereadores, transformado na PEC 336/09. Quando essa proposta foi enviada à Câmara, o então presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) se recusou a promulgá-la. Ele argumentou que os senadores romperam o equilíbrio do texto aprovado antes pelos deputados (o aumento de vagas estava condicionado à diminuição de despesas).

A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial do texto já aprovado pelas duas Casas e que tratava apenas do aumento de vereadores.

Em março deste ano, houve um acordo que resolveu esse impasse: as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta e o Senado desistiu do mandado de segurança no STF. Por isso, foram aprovadas duas PECs nesta quarta-feira.

As regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com um método de cálculo diferente do aprovado pelos deputados. Em vez de percentuais relacionados a faixas de receita anual dos municípios, os senadores mantiveram a aplicação de percentuais com base em faixas de população, como determina a Constituição atualmente.

Mais faixas
Hoje, a Constituição prevê três faixas de números de vereadores de acordo com a população: de 9 a 21 vereadores nos municípios com até um milhão de habitantes; de 33 a 41 naqueles com mais de um milhão e menos de cinco milhões de habitantes; e de 42 a 55 vereadores em localidades com mais de cinco milhões.

O texto aprovado distribui os vereadores em 24 faixas, também de acordo com a população. Os municípios com até 15 mil pessoas terão nove vereadores. O número máximo de 55 vereadores será permitido para municípios com mais de oito milhões de habitantes (atualmente, apenas a cidade de São Paulo se enquadra nesse limite).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Detalhes da cassação de Adriana Coelho

O blog teve acesso à sentença no momento em que a decisão se tornava pública.





A Justiça Eleitoral de SFI tornou pública nesta quarta-feira (09) a decisão em primeira instância do processo que pedia a cassação do mandato da Vereadora Adriana Coelho (foto: arquivo blog), eleita pelo PDT. O processo foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que afirma ter havido abuso do poder econômico e capitação ilícita de sufrágio na distribuição de gasolina durante o período eleitoral. Na sentença, o Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo julgou procedente o pedido do MPE e, além da cassação, tornou Adriana inelegível por três anos, a contar da última eleição, e estipulou o pagamento de multa no valor de 15 mil UFIR. O Paulo Noel procurou Adriana agora à noite em sua residência, mas ela não foi localizada. Dois assessores disseram que já está sendo montado um corpo jurídico para trabalhar na defesa. Paulo Noel solicitou junto aos assessores uma entrevista com a vereadora para que ela comentasse a decisão. Adriana pode recorrer em 2ª instância e entrar com um pedido de liminar para ter o cargo de volta, até que o Tribunal Regional Eleitoral analise o caso. Enquanto um processo não é julgado em última instância, ou seja, enquanto ainda houver possibilidade de recorrer de uma decisão, em instâncias superiores, todos são considerados inocentes. Entretanto essa decisão em primeira instância resulta na convocação do primeiro suplente pelo PDT. Com isso assume a vaga o suplente José Pinto Filho (Pintinho). É possível que a posse de Pintinho aconteça já nesta quinta-feira (10). São réus no mesmo processo o ex-vereador Fauazi Ribeiro Cherene e o técnico em informática Luciano Pessanha da Mata. Na sentença Luciano ficou inelegível por três anos, já Fauazi, além da inelegibilidade, foi condenado a pagar multa. Ambos também podem recorrer.

Justiça Eleitoral em SFI cassa mandato da vereadora Adriana Coelho


O blog foi informado agora que a vereadora Adriana Coelho, eleita pelo PDT, teve o mandato cassado. O Paulo Noel está nesse momento apurando os detalhes no Cartório Eleitoral de SFI. Daqui a pouco outras informações.

Prefeitura de São Francisco obtém liminar na Justiça que determina que Legislativo deixe de promulgar LDO

O Juiz da Comarca de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro, concedeu nesta terça-feira (08), liminar em favor da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, que ajuizou Mandado de Segurança argumentando que a Câmara de Vereadores teria ferido a Lei Orgânica Municipal ao derrubar veto do Executivo às emendas feitas pelo Legislativo quando da apreciação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
O Mandado de Segurança, impetrado pelo Executivo Municipal, sustenta que houve vício na sessão em que o veto foi derrubado, uma vez que o Presidente da Câmara, exerceu voto em desconformidade com a Lei Orgânica e o próprio Regimento Interno da Câmara, ou seja, o placar (5X2 dos sete presentes), onde foi derrubado o veto, não permitia o voto do presidente, uma vez que a sessão em questão não registrou a maioria absoluta do número de vereadores.
Na decisão liminar, o Juiz determina a suspensão da derrubada do veto, determina que a Câmara de Vereadores se abstenha de promulgar o projeto de Lei 011/2009 (LDO/2010) e ordena que a Câmara apresente cópia do livro de presença no prazo de dez dias.

Secretaria de Agricultura de SFI cadastra produtores de cana


Com Informações da Ascom-SFI - Foto: Marcos Lemos
Nesta terça-feira (08), a secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana começou a cadastrar os produtores de cana para receber o subsídio fornecido pelo governo federal. A Lei 11.941, que foi aprovada recentemente através da Medida Provisória 449, garante o subsídio de R$ 5,00 por tonelada fornecida na última safra (2008/2009); limitada a 10 mil toneladas por produtor.

O cadastramento poderá ser feito na Secretaria de Agricultura até sexta-feira (11), das 10h às 15h. Após esta data os produtores que ainda não se cadastraram deverão, até o dia 19 deste mês, procurar à usina para qual forneceram a cana.

Para receber o benefício é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: CPF, identidade com foto, comprovante de residência, número de celular, comprovante de titularidade de conta corrente no Banco do Brasil, nome da propriedade rural e nada consta da Receita Federal.

A princípio, o cadastramento estava sendo feito apenas nas usinas. Após uma reunião realizada quarta-feira (02/09) entre o secretario municipal de Agricultura de SFI, Nival Ornelas, o Empresário da LUCAHE Agropecuária, Luis Carlos Henriques (Lulu Henriques) e o presidente Asflucan, Eduardo Crespo, ficou acordado que o cadastro para os produtores sanfranciscanos começaria essa semana.

O pagamento começará a ser feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir de 1ª de outubro. O prazo para quitação de todos os beneficiários será até dia 15 de novembro.

Bandidos invadem Colégio SF de Paula e levam 30 computadores

“Já chorei muito hoje. Fizeram uma limpeza geral no laboratório”, lamenta a diretora Rosecler Neves.

Fotos: Magnum Silva


Os bandidos arrombaram a porta do laboratório de informática do colégio e fizeram uma "limpeza geral".



A quadrilha pulou o muro pelos fundos e deixou o rastro do crime no matagal, além de uma cadeira utilizada na ação.
.
Lamentável! Um crime que infelizmente virou moda em SFI se repetiu durante a madrugada desta quarta-feira (09-09). Bandidos invadiram o Colégio Estadual São Francisco de Paula, no centro da cidade, arrombaram o laboratório de informática e levaram cerca de 30 computadores. Segundo a diretora da unidade, Rosecler Neves, os bandidos utilizaram a mesma estratégica do último furto ocorrido no início do ano. “Eles entraram pelos fundos, pularam o muro e arrombaram três portas para chegarem ao laboratório de informática. Já chorei muito hoje. Fizeram uma limpeza geral no laboratório”, lamenta a diretora. Ainda de acordo com Rosecler a escola já enviou vários ofícios solicitando ao Estado um vigia. A professora lamentou ainda que dos computadores levados, 15 deles estavam na caixa e ainda seriam montados. Ela acredita que a quadrilha sabia que a escola havia recebido novas máquinas. “Com certeza esses bandidos receberam a informação desses novos computadores. Faço um apelo para quem puder colaborar com as investigações, ligue para 190. Os computadores são das marcas ITAUTEC e POSITIVO, e nas caixas estão os dados do pregão em que as máquinas foram adquiridas”, destaca Rosecler. Agora a diretora vai adotar uma medida drástica. “Só recebo novos equipamentos, caso venha um vigia”, revela. Devido ao grande número de computadores é provável que a quadrilha tenha utilizado um carro de grande porte. Os peritos do Instituto de Criminalística Calos Éboli são aguardados na escola. O caso foi registrado na 147ª DP.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Acidente fere dois motociclistas na RJ-224 entre Ponto de Cacimbas e Praça João Pessoa


Os dois rapazes estão internados no Hospital Manoel Carola
.
Chegou agora à redação da Rádio São Francisco FM uma notícia de mais um acidente com moto na RJ- 224 por volta das 19 horas desta terça-feira, 08-09. Na portaria do Hospital Manoel Carola a atendente não soube dar muitos detalhes do acidente. Os rapazes internados são: Rafael Felício e Márcio França de Jesus, ambos de Praça João Pessoa. Os familiares ainda não compareceram ao Hospital. A atendente não sabe informar se o caso é grave. Estamos apurando o fato em busca de mais informações.
Atualizado às 23h de 09/09 - Felizmente os dois rapazes já receberam alta. Eles foram levados para o Hospital Ferreira Machado, submetidos a exame de tomografia que não constatou gravidade. A dupla teve ferimentos leves.

Após final que consagrou o Pingo D’água como campeão, empresário fala sobre dever de missão cumprida

O empresário Claudinho Viana, proprietário do Centro de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana, foi entrevistado hoje na Rádio São Francisco FM durante o “Jornal São Francisco é Notícia”. Claudinho fez um balanço do Campeonato de Grama Sintética, que encerrou domingo (06) com o Pingo D’água levantando a taça após vitória de virada, 2 a 1, sobre o Travessão. “Estamos com o dever de missão cumprida. Esse campeonato foi um sucesso, mexeu com a paixão que o sanfranciscano tem pelo futebol e agora já faz parte do nosso calendário esportivo”, disse. Na decisão do terceiro lugar o Santa Clara venceu o * FFC por 3 a 2 em disputa por pênaltis. No tempo normal o resultado foi 1 a 1. * Fica o reconhecimento do belo trabalho feito pela equipe que coordenou o campeonato. O Blog, além de parabenizar o Claudinho pela iniciativa, parabeniza também o fisioterapeuta, Dione Ferreira, e o árbitro e desportista, José Luis, que tiveram a tranquilidade de comandar a competição com transparência, disciplina e organização. Nota 10!
* Atualizado às 8h de 09/09

Polícia Federal lança projeto Fim da Linha

Matéria e foto da Agência Brasil.


Brasília - O projeto Fim da Linha, da Polícia Federal, será lançado hoje (8) com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, do chefe da Interpol no Brasil, Jorge Pontes, e do cartunista Ziraldo. O lançamento será às 14h30 no Ministério da Justiça.
O projeto vai implantar a conexão do sistema I-24/7 em todos os aeroportos internacionais, portos e postos de fronteira, elaborar o Mapa das Organizações Criminosas Internacionais do Brasil e criar a lista vermelha de criminosas sexuais.

Crise no Senado diminui popularidade de Lula

De acordo com a Pesquisa CNT/Sensus, a popularidade do presidente caiu 4,7 pontos percentuais em setembro e ficou em 76,8%. Em maio, era de 81,5%. O Instituto Sensus também atribuiu a queda à influenza A (H1N1) - gripe suína.

Hospital Manoel Carola ganha UTI com equipamentos modernos

Foto: Alessandra Lemos e matéria enviada pela Ascom - SFI
O Hospital Manoel Carola na localidade de Ponto de Cacimbas ganhou modernos equipamentos, lactário, além de enfermaria pediátrica com a inauguração da UTI ocorrida na segunda-feira. Segundo informações do secretário de saúde, Fabiano Cordova o centro cirúrgico, enfermarias, consultórios e maternidade também passaram por reestruturações e amplas reformas. “A reforma do Hospital é uma demonstração de que o prefeito Beto está empenhado em oferecer saúde de qualidade para o nosso município, e graças a esse empenho do prefeito, a saúde de São Francisco de Itabapoana se transformou em realidade", destacou Córdova.
O secretário completou que mais uma etapa será concluída no dia 18 de setembro “Estaremos concluindo mais uma etapa que é o início das atividades do projeto resgate que contará com duas UTIs móveis e uma equipe treinada para o atendimento de urgência ", finalizou Córdova.
O prefeito Beto Azevedo destacou que São Francisco atualmente tem atendido a pacientes de municípios vizinhos, o que é um reflexo da melhoria da área de saúde no município. “Temos hoje uma UTI com três leitos, o que é um grande diferencial, já que alguns municípios que recebem quantias expressivas de royalties não oferecem esse tipo de serviço. Isso é um orgulho para todos nós”, enfatizou Beto, complementando ainda que em apenas oito meses de governo houve um grande avanço na saúde municipal “ fizemos uma ampla reestruturação no hospital apesar de enfrentarmos uma realidade com recursos cada vez mais escassos em decorrência da crise mundial”, finalizou Beto.

Dentre tantas personalidades ilustres estavam presente o prefeito Beto Azevedo acompanhado do vice, Frederico Barbosa Lemos, do secretário de Saúde, Fabiano Córdova, demais secretários, subsecretários e assessores. A inauguração também contou com a presença de representantes do legislativo municipal e do Deputado Estadual João Peixoto.

domingo, 6 de setembro de 2009

Blog entrevista o presidente do Rotary Internacional

Aproveitando a realização XXXII Instituto Rotary do Brasil, no auditório da Expogramado em Gramado (RS) o blogueiro esteve com o presidente do Rotary Internacional John Kenny (foto) para uma rápida entrevista com ajuda de um interprete. John Kenny mora em Grangemouth, Escócia. Ocupou, também, o cargo de presidente da Câmara de Comércio Junior de Forth Valley e da Federação Escocesa das Câmaras de Comércio Junior, além de prestar assistência jurídica a Jaycees International. Foi também nomeado administrador adjunto do conselho presbiteriano de seu distrito pela rainha Elizabeth II. John é membro atuante da Igreja da Escócia, na qual prestou serviços como presbítero, entre outros. Atuante em escotismo recebeu a medalha de honra ao mérito por ajudar a formar um novo grupo de escoteiros na Europa Oriental. Jonh Kenny e casado com June, desde 1965.
.
A entrevista
.
Blog: Como deve ser um líder?
.
John Kenny: Em Rotary a liderança é uma oportunidade de servir. E o líder procura através de seu trabalho fazer o mundo um pouco melhor.
.
Blog: E como surge um líder?
.
John Kenny: Muito afirmam que o líder já tem seu perfil definido desde que nasce. Entretanto penso o quanto o fará crescer em todos os aspectos da vida, dependerá de determinação e de interesse em apreender. A partir daí, começa a surgir o líder que há em você.
.
Blog: Como líder mundial do Rotary Internacional como avalia a participação dos rotarianos no mundo?
.
John Kenny: Olhando para todos vocês só posso imaginar que grandes ações cada um de vocês é capaz de realizar através de rotary porque o clube é a pedra fundamento de todo o Rotary.
.
Blog: Porque a organização Rotary é importante no contexto de ajuda as comunidades?
.
John Kenny: É no clube que os projetos são concebidos, planejados e realizados. É no clube que amizades são formadas, o companheirismo floresce, e os corações são colocados em ação.
.
Blog: Com deve ser uma reunião de Rotary?
.
Jonh Kenny: Uma reunião de clube deveria ser familiar, e deveria ser agradável. Mas ela deve ser muito mais do que um encontro agradável de velhos amigos para o lanche ou jantar. Deve ser ativa e essencial. Deve ser uma hora de expectativas e conquistas, uma hora em que a presença de cada membro é necessária e notada.

Blog: Quando uma reunião de Rotary não atinge seus objetivos?
.
John Kenny: Quando os membros começam a sentir sua presença supérflua, quando uma reunião começa a parecer lazer, e não serviço produtivo, aí é quando começamos a perder os membros que mais precisamos.

Fazendo a diferença

Se um município tem vocação turística com atrativos como serra, mar ou fazenda, a infra-estrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico, certo? Obviamente que sim. Mas será só isso? Visitando a cidade de Gramado (RS) constatei iniciativas que fazem a diferença quando se trata de turismo sustentável. Quer um exemplo: o comerciante vai onde está o turista espalhado pelas dezenas de hotéis e pousadas da cidade. Mas como? Trata-se de uma parceria onde todos lucram, moradores, empresários, comerciantes, comerciários, prestadores de serviços, enfim toda corrente econômica e social do município. Amanhecem em hotéis e pousadas oferecendo os serviços e indicando as opções de compras. E tudo funciona em cadeia, podemos assim chamar de cadeia produtiva da indústria sem chaminé. Desde o morador que caminha nas ruas e não se nega a dar uma informação até as lojas que oferecem transporte gratuito e outras mordomias para os clientes. Quer mais um exemplo: a limpeza da cidade. Copos descartáveis, pontas de cigarro, latas de refrigerantes, o turista não encontra este tipo de lixo pelas ruas. E tem mais: não existe “pedintes pelas ruas”. E se você está numa loja, por exemplo, do ramo de vendas de chocolate, e, pede informação de como chegar a outras lojas quer seja de couro, confecções, seja lá que tipo de serviço, a resposta vem rápido. Em pouco tempo outro carro já está a disposição. Ou seja: ninguém fica reclamando da crise no interior de sua loja. Partem para ação com criatividade e entusiasmo. Agora deixei por último para comentar com nossos amigos internautas um fato que muito me chamou atenção: o trânsito de Gramado não dispõe de semáforos. É isso mesmo, em Gramado não tem sinal de trânsito. A prioridade é o pedestre quando se trata de atravessar uma Rua ou grande Avenida. Basta o pedestre passar na faixa na hora que quiser, para que os carros parem. Isso chama-se ao meu ver educação no trânsito. E todos colaboram, pois em Gramado a vida é prioridade como deveria ser em todo lugar. Quando teremos este exemplo em outras cidades?