sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vereadora sai e suplente ainda não tomou posse no Legislativo sanfranciscano



Decisão tira Adriana Coelho e dá vaga a José Pinto de Souza Filho, suplente com 1033 votos pelo PDT
.
Fotos: arquivo do Blog.

Sai Adriana entra Pintinho


Da redação do Blog com informações também do jornal O Diário.
O presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Itabapoana, Florentino Cerqueira, o Tininho, ainda não deu posse ao substituto da vereadora Adriana Coelho (PDT), que teve o mandato cassado pela Justiça, por irregularidades na campanha eleitoral de 2008. Em entrevista ao jornal O Diário de Campos, Tininho disse que ainda não havia sido notificado da decisão do juiz Leonardo Cajueiro de Azevedo. “Só sei da sentença, através do edital e de veículos de comunicação”, frisou.

Florentino não confirma se dará posse a José Pinto Filho, o Pintinho, que foi anunciado como primeiro suplente que assumiria em substituição à vereadora afastada. “Não tenho como falar nada. Há suposições e dúvidas sobre quem assumiria. A assessoria jurídica da Câmara ainda não tomou conhecimento e somente após saber o teor da sentença é que terei como dar posse ao suplente que assumirá a vaga”, disse.

Ontem, era dia de sessão na Câmara, mas a sessão foi cancelada. “Até mesmo pelo respeito à colega e os outros colegas diante, desta indefinição, decidimos não realizar a sessão”, disse Florentino. O presidente da Câmara admitiu que tão logo tenha as informações necessárias anunciará a posse do suplente, provavelmente na próxima sessão do Legislativo.

Ontem, em entrevista à Rádio São Francisco FM, Adriana Coelho disse que recorrerá da decisão judicial que lhe tirou o mandato. “Respeito à decisão judicial, mas vou recorrer porque não cometi nada de errado, fiz corretamente a prestação de contas de minha campanha, segundo o que determina a lei. Se a Justiça achar que devo continuar como vereadora, que assim seja. Se não conseguir reverter a situação, volto à minha atividade profissional como professora, que é o que gosto de fazer. Eu entrego tudo nas mãos de Deus, é ele quem sabe de todas as coisas”, resignou-se.

O processo que deu origem à cassação de Adriana, na última quarta-feira, foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que denunciou abuso do poder econômico e capitação ilícita de sufrágio (compra de votos) na distribuição de gasolina durante o período eleitoral.

Na sentença, o juiz Leonardo Cajueiro, da 120ª Zona Eleitoral, julgou procedente o pedido do MPE e, além da cassação, tornou Adriana inelegível por três anos, a contar da última eleição, e estipulou o pagamento de multa no valor de 15 mil Ufirs, cerca R$ de 15 mil.

No mesmo processo, são réus o ex-vereador Fauazi Ribeiro Cherene e o técnico em informática Luciano Pessanha da Mata. Na sentença, Luciano ficou inelegível por três anos. Fauazi, além da inelegibilidade, foi condenado a pagar multa.

8 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,
os novos calcúlos ficam assim:

Coligações HOJE
PMDB-PMN 6622
PSDB 5638
PP-PSC-PTdoB 4624
DEM-PRB 3467
PSB-PT-PV-PTC 3312
PTB-PDT 3199
PPS-PTN-PRP-PSL-PRTB 611
PR 230
PHS 48

Total= 27.751

coeficiente eleitoral 3.083,4444

Coligações Tirando os Nulos
PMDB-PMN 5263
PSDB 5631
PP-PSC-PTdoB 4624
DEM-PRB 3467
PSB-PT-PV-PTC 3312
PTB-PDT 2131
PPS-PTN-PRP-PSL-PRTB 576
PR 230
PHS 48

Total= 25.282

coeficiente eleitoral 2809,111111

Ficariam com as vagas se caso mudasse a coeficiente eleitoral:

Vagas diretas:
PMDB-PMN
1 Caboclo
1ª média = Sérgio Elias
PSDB
2 Fabinho e Jarédio
3ª média= Caludinho Viana
PP-PSC-PTdoB
1 Renato de Buena
2ª Média= Claúdio Henriques
DEM-PRB
1 Florentino Cerqueira
PSB-PT-PV-PTC
1 Jamilton Chao
PTB-PDT
0 vagas
PPS-PTN-PRP-PSL-PRTB
0 Vagas
PR
0 vagas
PHS
0 Vagas

Ficando a Câmara então com com a cassação de Adriana Coelho e anulação dos votos, assim:

Tininho
Fabinho
Jarédio
Caboclo
Renato de Buena
Sergio Elias
Jamilton
Claudio Henriques
Claudinho Viana

Divulgue e tire as dúvidas da população.

Ass.: Luciano
Dilvulgue

Anônimo disse...

o paulo tira essa foto do pintinho,parece ate que ele ta morto.ta horrivel,odiei.

Anônimo disse...

se pmn e pmdb tem mais votos porque entra claudinho,e o washington como fica.

PN disse...

Amigo vou procurar outra foto. Essa está no TRE no registro da candidatura de Pintinho. É ele mesmo. Paulo Noel

Paulo Henrique disse...

Para refletir, eu sou totalmente a favor de que se houve realmente captação do sufrágio, que seja punida a vereadora.Mas não é o mesmo o caso do prefeito? Ou ela precisava ter já encomendada uma liminar para continuar no cargo? Resumindo, seria bom que todos que abusaram do poder econômico recebessem a justa punição.
Paulo Henrique.

Simone disse...

Presidente da Câmara de São Francisco, Florentino Cerqueira espera dar posse a suplente esta semana

Paulo Renato Pinto Porto

Agora é definitivo, pelo menos até uma outra decisão em contrário. O substituto da vereadora Adriana Coelho (PDT), de São Francisco de Itabapoana, que teve o diploma cassado pela Justiça Eleitoral por irregularidades na campanha de 2008, será José Pinto Filho (PDT).

Havia dúvida se a decisão judicial tinha cassado também o registro da candidatura de Adriana, o que implicaria na anulação de seus votos, impedindo o PDT de somar legenda. Mas a sentença cassou apenas seu diploma, dúvida foi esclarecida no cartório eleitoral da 130ª eleitoral, o que dá margem a que Pinto assuma a cadeira no Legislativo.

Anônimo disse...

É lamentÁvel que o municÍpio seja manchete com esses assuntos, com tantas obras a serem feitas.ACORDA POVO O Municipio precisa crescer.

Fatima disse...

Adriana ainda será reempossada

Durou pouco tempo o efeito da decisão do juiz Leonardo Cajueiro, que cassou o mandato da vereadora Adriana da Silva Coelho, de São Francisco do Itabapoana. Ontem, a representante do PDT na Câmara Municipal obteve junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decisão liminar favorável a uma ação cautelar que derrubou a sentença do magistrado titular da 130ª Zona Eleitoral, proferida no último dia 10.

[red]A vereadora só não foi reempossada ontem, durante sessão ordinária do Legislativo devido à falta de quorum. Seria necessária a presença de pelo menos cinco dos nove vereadores.

Além do presidente Florentino Cerqueira (DEM), o Tininho, compareceram ainda à sessão os vereadores Jarédio Barreto de Azevedo (PSDB), Renato de Buena (PP), Jamílton Marcelino da Silva (PSB). Estiveram ausentes Fabinho do Estaleiro (PSDB), Sérgio Elias da Silva (PMDB), Kidemar Cordeiro (PMDB) e Cláudio Luiz Henriques (PP).

Na sessão da última terça-feira também não houve quorum, o que impediu que a Câmara pudesse empossar o suplente José Pinto de Souza Filho (PDT), o Pintinho, que entraria em lugar de Adriana enquanto durasse o afastamento da vereadora. “Nada posso fazer se não aguardar o comparecimento do número mínimo de cinco vereadores para realizar a sessão e cumprir a determinação judicial de dar posse à vereadora”, disse.

Devido a não realização de posse de Pintinho, a Câmara terá que cumprir a formalidade de empossá-lo para atender a primeira decisão judicial. Só após declarar o cargo vago, em função do afastamento de Adriana, o presidente do Legislativo dará posse a Pintinho para logo depois reempossar a vereadora.

O afastamento temporário de Adriana teve origem em denúncias do Ministério Público, de abuso do poder econômico e captação ilícita (compra) de votos, com a distribuição de combustível durante a campanha eleitoral.