sábado, 17 de dezembro de 2011

Mutirão contra a dengue faz visitas a mais de 7 mil casas em SJB









Foi um sucesso o mutirão contra a Dengue realizado neste sábado (17) pela Prefeitura de São João da Barra, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo de Controle de Zoonozes, e participação do Ministério Público Estadual. Agentes de saúde, servidores municipais de todas as Secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, sociedade civil organizada, e voluntários visitaram 7.936 residências, distribuindo material e orientando os moradores quanto a importância da prevenção.
A concentração para a ação começou às 7h30m, com um café de recepção aos participantes no Ciep Gladys Teixeira, na Sede. Às 9h, com os participantes divididos em equipes de 11 pessoas, iniciou-se a ação que percorreu casas na Sede, Atafona (Vila Esperança, Cehab e Pontal) e Barcelos. Foram distribuídos quase 10 mil folhetos explicativos e mais de oito mil adesivos. A prefeita Carla Machado coordenou a ação e fez um programa na rádio local, alertando para a importância das ações de prevenção. Tanto a secretária de Saúde, Fabiana Catalini, quanto a chefe do Núcleo de Controle de Zoonozes, Vera Cardoso de Melo, participaram do programa.
- Nesse momento em que temos os menos índices de infestação do Norte Fluminense é muito importante que façamos ações como estas, orientando a população e pedindo que todos se comprometam na vigilância e nos cuidados em suas próprias casas, afirmou a prefeita. Para a chefe do Núcleo de Controle de Zoonozes toda a mobilização já teria sido importante só pela capacitação que foi realizada ao longo da semana: “muita gente saiu da capacitação dizendo que iniciaria a ação em sua própria casa e junto aos vizinhos. Isso é fundamental”, afirmou Vera Cardoso de Melo.
Em agosto e outubro os índices de infestação em São João da Barra foram de 0,4% e 0,9%, respectivamente, o que está dentro do limite preconizado pelo Ministério da Saúde como de baixo risco. “Porém, para que possamos manter estes índices deveremos permanecer numa vigília constante”, destacou a secretária de Saúde, Fabiana Catalini.
A Prefeitura disponibilizou pelo menos 70 veículos para a mobilização, além das equipes, além de setores importantes, como Defesa Civil, Guarda Municipal, o próprio Núcleo de Controle de Zoonozes e outros setores da Secretaria de Saúde, bem como Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Secretaria de Transportes e outras.
A prefeita Carla Machado destacou e agradeceu o empenho de todas as equipes no mutirão, informando que em janeiro, quando os veranistas estarão na cidade, haverá uma nova etapa. “Queremos chegar às residências que estão fechadas. Temos um trabalho conjunto com o Ministério Público e a nossa Procuradoria já viabilizou a questão local que permite que possamos entrar nas residências, porém em janeiro realizaremos uma nova ação como essa”, disse a prefeita.
Ponto em comum da ação foi a receptividade que as equipes receberam nas residências visitadas. A dona de casa Maria José reforçou a importância da ação chegar às casas de veraneio, que normalmente ficam fechadas até o final de dezembro: “eu acho ótimo trabalho que vocês estão fazendo. Eu cuido da minha casa, mas, e os vizinhos?”, indagou. “Meu filho já teve dengue. Eu tenho muito medo”, afirmou ela, que mesmo antes do Mutirão já tomava os cuidados para eliminar os focos do mosquito da Dengue.
Já o agente da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Hermes estava empolgado com o trabalho de orientação: “podem contar comigo sempre. Faço com a maior vontade. As pessoas nos têm atendido bem. Estarei à disposição sempre que precisarem”, afirmou.

Incêndio destrói casa na Praia dos Sonhos





Na madrugada desta quinta-feira (15), um incêndio provocado por um curto-circuito no ventilador destruiu a residência de Roneivaldo Nascimento Correa, na Praia dos Sonhos, em São Francisco de Itabapoana. Pelas imagens enviadas pela Associação de Moradores de Sossego e Sonhos (Amass), a família perdeu praticamente tudo. Felizmente as vidas foram preservadas. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar não pode fazer muita coisa, devido à distância de Guarus a SFI. O blog do Paulo Noel, a Rádio São Francisco e a Amass iniciam aqui uma campanha para ajudar essa família. Abaixo segue o apelo da Amass:

Boa noite amigos da Rádio São Francisco,

Infelizmente ocorreu um incêndio na residência de uma família humilde na Praia dos Sonhos, na Rua Projetada 3, próximo à Borracharia do Loro, onde mora o sr. Roneivaldo Nascimento Correa, a esposa Marilene Santos Correa e 4 filhos.

A residência está interditada pela defesa civil, pois a estrutura está seriamente comprometida e coloca em risco a segurança da família.

Como mostra a imagem, a família perdeu tudo, até os documentos pessoais.

Solicitamos à população que ajude esta família, fazendo doações de material de construção (porta, janela, tijolo, telha, cimento, areia, madeira, outros) geladeira, cama, colchão, roupas, alimentos, material de higiene.

As pessoas podem deixar as doações na sede da AMASS em Sossego, telefone 2789-8604, na Rádio São Francisco ou diretamente ao Sr. Roneivaldo pelo telefone 22- 9941-4824

"Melhor do que todos os presentes debaixo da árvore de natal, é a presença de uma família feliz".

Atenciosamente,

Diretoria da AMASS- Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho

O incêndio evidenciou a necessidade de as autoridades municipais cobrarem logo a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. Dia 03 de novembro, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Sérgio Simões, esteve em São Francisco (veja aqui). Na ocasião o município doou uma área na entrada da cidade para abrigar o prédio, mas passados 44 dias a obra ainda não começou, nem tão pouco o Governo do Estado deu uma previsão de quando começará a construção.

Festa do Peixe em Lagoa Feia

Recebemos e-mail de Uellington Soares com informações sobre a Festa do Peixe, que agita a comunidade pesqueira de Lagoa Feia, as margens do Rio Itabapoana, ao norte de São Francisco de Itabapoana. Clique no programa abaixo para ampliá-lo:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Novo Espaço do Produtor


Recebemos e-mail da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana com informações sobre o novo Espaço do Produtor, localizado ao lado do Banco Itaú. Confira:

Entra em funcionamento hoje o novo prédio da secretaria de Agricultura

A secretaria de Agricultura vai realizar nesta sexta-feira (16/12), às 18h, a apresentação oficial do Espaço do Produtor, localizado no centro da cidade (ao lado do banco Itaú). Autoridades municipais confirmaram presença no evento que ao final terá um coquetel.

A estrutura do prédio foi toda reformada com rampa de acesso para atender a todos os tipos de público. O local vai abrigar ainda a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (EMATER-Rio) com seus diversos programas, principalmente o Frutificar, o Núcleo de Assistência ao Produtor (NAP) e a Defesa Agropecuária e Sanitária.

Segundo informações da secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, o imóvel estava desativado há mais de 10 anos e no local funcionava a antiga Inspetoria de Rendas. Antes da reforma, foi feito um convênio com o governo do Estado para transformar o prédio em um espaço de apoio aos produtores do município.

O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, falou da mudança para o novo prédio. “Adiamos a vinda para a nova sede por questões de convênio. Com o funcionamento do Espaço do Produtor poderemos oferecer mais conforto e acessibilidade para todos os produtores da região”, explicou o secretário.

Ascom-SFI

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Noite de louvor em Imburi



A Primeira Igreja Batista de Imburi, nos comandos do pastor Ronaldo Serafim, enviou ao blog convite para noite de louvor e adoração neste domingo (18) às 19h30, com a participação da dupla sertaneja gospel Os Gauchinhos de Deus. Formada pelos cantores Denian e Dianini, a dupla faz parte da Igreja Internacional da Graça de Deus, do Missionário R. R. Soares.

Circo da Vida apresenta alguns nomes da temporada 2012

Recebemos e-mail de Iverson Rodrigues do Projeto Circo da Vida da Igreja Batista Praia Clara em Santa Clara, em que informa alguns nomes programados para a 10ª edição. Confira:

Ola Equipe da Rádio São Francisco,

Estamos em processo de construção da 10ª Edição do Projeto Circo da Vida.

Estaremos inicializando a programação do Verão de 2012, a partir do dia 31 de Dezembro, e finalizaremos no dia 21 de Fevereiro de 2012.

Alguns nomes já foram confirmados, como: Thalles Roberto (ex-Jota Quest), Grupo Logos, Pr. Klênio Barbosa, Pr. Éber Silva, Min. Shekinah, entre outros nomes.

Em breve a programação completa do CV 2012.

________________________
Equipe Organizadora

Resultados da segunda rodada da Copa Society

Itabapoana 2 X 11 Santa Clara
Praça João Pessoa 1 X 4 Bailão da Lagoa
Nova Belém 6 X 3 Guaxindiba

Obs.: o representante da equipe da PIB de São Francisco solicitou alteração do nome da equipe para Itabapoana F.C. em virtude de mudanças na estrutura da equipe.

Cobertura completa no site da Liga de Futebol 7 de SFI

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Copa de futebol society traz mais emoções aos desportistas de São Francisco

Mal terminou o Campeonato Municipal, e os amantes do futebol em São Francisco de Itabapoana já estão vivendo novas emoções. É que começou nesta semana a Copa São Francisco Fechamento 2011 de Futebol 7 Society. A competição acontece no Centro Esportivo Edenites Viana, ao lado do Ciep, no Centro de São Francisco de Itabapoana. Sete equipes disputam a competição: Santa Clara, Praça João Pessoa, Bailão da Lagoa, Nova Belém (Carrapato), Guaxindiba, Nacional Gás e Primeira Igreja Batista (PIB) de São Francisco. Três jogos são realizados por rodada, sendo que uma equipe sempre irá folgar em cada rodada. Ao final da fase de classificação, composta por sete rodadas, as quatro primeiras equipes se classificam para as semifinais, com o primeiro time enfrentando o quarto e o segundo pegando o terceiro. Quem passar faz a final, marcada para dia 30 de dezembro de 2011.

Na noite desta quarta-feira serão jogadas as partidas válidas pela segunda rodada. Às 19h15, jogam PIB e Santa Clara. O segundo confronto será entre Praça e Bailão da Lagoa, às 20h15. E fecha a rodada, às 21h15, Nova Belém e Gaxindiba.

Na primeira rodada, ocorrida na segunda-feira (12), campeão e vice do Campeonato Municipal vencerem os seus jogos. No site da Liga de Futebol 7 de SFI, Hélio Alves, um dos organizadores da Copa, comentou a primeira rodada:

No jogo de abertura, Praça João Pessoa venceu Santa Clara por 6 a 4. A equipe de Praça João Pessoa mostrou que o titulo perdido no último domingo no Campeonato Municipal já faz parte do passado e, mostrando um bom entrosamento e muita velocidade, surpreendeu Santa Clara, ao abrir vantagem de 3 a 0. Mas o time de Santa Clara, que no campeonato 2010 foi vice-campeão, e teve como marca registrada a capacidade de reagir em situações adversas, se aproveitou da expulsão de um jogador adversário, conseguiu virar o placar para 4 a 3 e parecia que estava prestes a conquistar uma vitória na estréia, porém, após a expulsão de um de seus atletas no segundo tempo, mudou tudo, e Praça João Pessoa virou novamente e ampliou para 6 a 4, marcando um bom inicio de competição.

No Segundo jogo, Bailão da Lagoa, atual campeão, enfrentou a equipe de Carrapato, e foi surpreendido por uma equipe que tem tudo para fazer bonito na competição. Apresentando um jogo veloz e de muita garra, o Carrapato conquistou uma excelente vitória, fazendo 4 a 1, e poderia ter feito mais, porém um de seus atletas perdeu a cabeça, foi expulso e poderia até comprometer a boa vitória de sua equipe, que mesmo com um jogador a menos soube segurar o placar e largar na frente dos adversários.

O terceiro jogo foi entre Nacional Gás e Guaxindiba. Vitória do Guaxindiba por 3 a 2, que ainda não contou com seus principais jogadores.

Abaixo os resultados da primeira rodada e os próximos jogos:

Dia 12-12:
Santa Clara 4 X 6 Praça João Pessoa
Bailão da Lagoa 1 X 4 Nova Belém
Guaxindiba 3 X 2 Nacional Gás

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rotary promove mais uma ação comunitária

Natal chegou mais cedo para cerca de 300 crianças e adultos na localidade de Boca da Areia, São Francisco de Itabapoana.

















Mais uma ação comunitária realizada pelo Rotary Clube e Casa da Amizade de São Francisco do Itabapoana. Desta vez foi o Natal das Crianças, evento que reuniu domingo , (11/12), cerca de 300 crianças e adultos na Escola Municipal Otávio Pinto na Boca da Areia, próximo a Santa Clara, dirigida pelo Professor Rodrigo.

Segundo informações do atual presidente 2011/2012, Amilton Barreto (Coronel Amilton) foram distribuídos mais de 600 brinquedos e presentes, roupas e calçados, cachorro quente com refrigerante, um grande bolo além de outras novidades.

“Nosso evento contou ainda com um generosíssimo Papai Noel, apresentação do Coral Infantil da Escola e a grande animação de Lindroso do Recife que, caracterizado de palhaço, distribuindo balas e brinquedos e com músicas apropriadas, prendeu a atenção da criançada e de todos de 09,00 às 14,00 horas”, disse Amilton.

Segundo ainda o presidente Amilton, esta Ação Social contou com o patrocínio e participação de todos os Rotarianos do nosso Clube, agora reforçado com mais 11 novos Sócios que tomaram posse nesta gestão e que não mediram esforços, tanto pessoal quanto financeiro, para que o evento fosse bem sucedido.
O evento, que se aliou a festa anualmente realizada pelo agora rotariano, Mário da Cedae e sua esposa Mery, contou ainda com o sorteio de uma bicicleta, gentilmente doada pelo senhor conhecido como Amaro do Reboque.
“Vale frisar que o Rotary Internacional, considerada a maior ONG do mundo com cerca de um milhão, duzentos e cinqüenta mil associados distribuídos em cerca de 36000 clubes, presta serviços às pessoas desamparadas em cerca de 213 países. O Rotary em São Francisco, não pode ficar de fora desse contexto, por isso, além do evento acima, neste ano já desenvolvemos ações de distribuição de roupas e cobertores no Inverno, alimentos, brinquedos e roupas em Coréia e em outras localidades, mensalmente cestas básicas a pessoas carentes, além de um banco de olhos com ajuda em óculos e um banco de cadeiras de rodas. Tudo isso com recursos próprios dos rotarianos, ajudas de pessoas da comunidade, como o Sr José Carlos da loja Segunda Pele em São Francisco. Estamos agradecendo a todos os companheiros rotarianos e demais Colaboradores”, concluiu Amilton.

O Rotary Club São Francisco contou com a presença 90 por cento dos companheiros.

Nora mata a sogra a facada na localidade de Máquina zona rural de SFI



A dona de casa Maria da Penha Silva Santos, 42 anos, que reside na Estrada de Máquina s/n, zona Rural de São Francisco de Itabapoana está presa na 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana suspeita de ter assassinado a golpes de faca a sogra, Maria Belmiro Paulino de 87 anos. O homicídio segundo informações do Boletim de Ocorrência da 147º DP Legal foi provocado por emprego de arma branca, por motivo fútil, uma faca de alumínio de cabo de plástico.

Tudo começou após discussão entre sogra e nora que moravam na mesma casa em frente ao cambo de futebol próximo a localidade de Morro do Bode. Na 147º DP Maria da Penha reclamou da sogra que sempre falava mal dela com palavras de “baixo calão”.
“Hoje, pela manhã, estava com a faca preparando uma lingüiça para o almoço quando começou a discussão. Como ela partiu para cima eu acabei enfiando a faca em seu pescoço e sai de casa para avisar ao meu marido do acontecido”, disse nora de Maria Belmiro.


Ao retornar para casa, Maria da Penha se trancou no banheiro e só abriu quando a Polícia Militar chegou dando voz de prisão a dona de casa que foi presa em flagrante.



Comentário do Blog
O Blog lamenta que em pleno mês de dezembro, quando todos estão em clima de Natal, próximo no do nascimento do Menino Jesus, aconteça uma tragédia como a noticiada acima. O crime já aconteceu, mas nunca é de mais falar de esperanças e amor. Nunca é demais recomendar algumas palavras que podem muito bem ajudar a todos nós no relacionamento humano: tolerância e paz.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Valor Bruto da Produção agrícola é recorde

Lavoura rende mais de R$ 205 bilhões ao produtor em 2011, o maior montante já registrado nos últimos 14 anos

Brasília (12/11/2011) - O Valor Bruto da Produção (VBP), que corresponde ao faturamento agrícola obtido nas 20 principais lavouras, atingiu o recorde de R$ 205,8 bilhões em 2011, trata-se do maior valor registrado desde 1997. Com o ano praticamente encerrado, o número é 11,7 % maior em relação a 2010. Os produtos que mais colaboraram para obter esse resultado foram o algodão, com aumento real do valor de 124,7%, café (36,4%), laranja (10,5%), milho (30,7%), tomate (12,1%) e uva (41,17%).

Os dados regionais de 2011 destacam a liderança do valor da produção no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, respectivamente. Essas três regiões representam quase 80% do valor gerado em 2011. Os números obtidos neste ano são recorde também para o Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. Os maiores aumentos observados no valor da produção ocorreram, principalmente, em Mato Grosso e no Ceará.

O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gasques, destaca que as previsões para 2012 são otimistas. “O valor da produção esperado é de R$ 212,3 bilhões, 3% superior ao registrado em 2011”, destaca o coordenador do Mapa, responsável pelo estudo. Se essa tendência se confirmar será possível registrar um aumento do valor, sem interrupção, desde 2009.

Saiba mais aqui
Da Assessoria de Comunicação do Ministério da Agricultura

Transmissão da Rádio São Francisco traz emoção à final entre Guaxindiba e Praça


Timaço: Bira Mendes, Rosane Berto (ao fundo), Raphael Pereira e Maurício Barreto. Paulo André e Bruno Melo completam a equipe na bancada. Abaixo, Vinícius Berto em entrevista com Flavinho, meia do Amprajope.

A final do Campeonato Municipal de Futebol teve uma boa pitada de emoção desta vez. O timaço da Rádio São Francisco FM entrou em campo e trouxe todos os detalhes da decisão entre Guaxindiba e Amprajope. A emissora esteve ao vivo em cima do lance, desde o pontapé inicial até o grito de bicampeão do Guaxindiba.

No comando do narrador esportivo Raphael Pereira, a equipe contou com os comentários do blogueiro Bira Mendes do Blog Alô a Todos, participação especial do jornalista Maurício Barreto, que abrilhantou a transmissão também com comentários e o jornalista Vinícius Berto trazia os detalhes com reportagens de campo. A responsabilidade técnica da transmissão foi de Paulo André com produção de Bruno melo e Rosane Berto.

Os ouvintes aprovaram a cobertura. “Foi um sucesso a transmissão. Confraternizamos-nos em família no domingo e ficamos em casa, ligadinhos no rádio, acompanhando lance a lance”, disse o produtor rural Luiz Freitas. “Foi emocionante. E o locutor conseguiu passar toda a emoção do jogo. Tanto que não consegui segurar no segundo tempo, e fui para o estádio acompanhar o fim da partida”, revelou Júnior do Bailão. Outro também que se surpreendeu com a transmissão foi o comerciante Alex Gomes, o Chicão. “Nós desportistas agradecemos à Rádio São Francisco. Essa transmissão deu um brilho especial à decisão. Vocês estão de parabéns”, reconheceu Chicão. Eufórico com a conquista do título, o presidente do clube de Guaxindiba não conteve as lágrimas em entrevista à Rádio São Francisco na manhã desta segunda (12). “A narração da Rádio São Francisco foi muito boa, e eu peço a vocês uma cópia da narração”, solicitou Robinho, no que será atendido.

Sanfraciscano sofre acidente na Dutra e será operado nesta terça-feira

Conduzindo o seu caminhão, Luiz Maurício, filho do empresário “Caneca”, bateu em uma carreta, mas passa bem
Fotos enviadas via celular por Fabiano Manhães

O caminhoneiro sanfraciscano Luiz Maurício Viana Manhães, 33 anos, filho do empresário “Caneca” da Padaria Manhães, se envolveu em um acidente na altura do quilômetro 47 da Rodovia Presidente Dutra, na cidade de Lorena, São Paulo. Por volta das 2 horas da madrugada desta segunda-feira (12), Maurício conduzia o seu caminhão Mercedez Bens 1621, placa MOZ-3059, quando colidiu na traseira de uma carreta. Ele foi levado com fratura na perna para a Santa Casa de Misericórdia de Lorena, e será operado nesta terça-feira.

Horas após o acidente, Maurício recebeu a visita do irmão Fabiano Manhães, que, coincidentemente, passava o fim de semana na cidade de Aparecida, a 20 minutos do local da colisão. Fabiano conversou com o Blog por telefone. “Foi um susto muito grande, mas meu irmão está bem. A fratura foi na tíbia, e ele será operado aqui mesmo em Lorena”, disse. Fabiano acredita que Maurício tenha cochilado ao volante.

Maurício saiu na tarde deste domingo de São Francisco com destino a São Paulo com o caminhão carregado de abacaxi. O caminhoneiro estava na companhia do carona identificado apenas como Vítor, filho de João Carlos, morador na localidade de Santa Rita. Vitor nada sofreu. Inclusive ele seguiu viagem para São Paulo, já que ia de carona para apanhar um caminhão na capital paulista.

Programa Conviver Alfabetização de Jovens e Adultos forma primeira turma em São Francisco do Itabapoana




O Conviver Programa de Alfabetização de Jovens Adultos terá sua primeira formatura nesta terça-feira, dia 13 de dezembro. Serão 190 formandos, 70 homens e 116 mulheres de São Francisco do Itabapoana, município fluminense. A cerimônia de formatura será às 18h30 no Clube Praia Guaxindiba, com a presença de familiares, parceiros do projeto e autoridades locais.

Donas de casa, aposentados, pescadores, agricultores, pedreiros, garis, marisqueiras, tapioqueiras, jardineiros, jovens e adultos com idades variando de 15 a mais de 60 anos aprenderam a ler e a escrever por meio da metodologia de Paulo Freire. O processo de ensino começou em abril deste ano e foi concluído em novembro, com a participação ativa e crítica do alfabetizando na construção do saber. Temas relacionados com a realidade local foram trabalhados para estimular o aprendizado.

O Programa Conviver de Alfabetização de Adultos é promovido pela Ferrous nas cidades de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco do Itabapoana (RJ), municípios onde a taxa de analfabetismo chega a 24%. Por meio da parceria com o Instituto Paulo Freire, a empresa pretende alfabetizar cerca de mil jovens e adultos com o intuito de ampliar o acesso à educação, direito de todo cidadão, e, consequentemente, às oportunidades de emprego que serão geradas a partir da chegada do Terminal Portuário da Ferrous.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Guaxindiba é bicampeão Municipal de Futebol

Conquista veio nos pênaltis
Fotos: Bruno Melo


O atacante do Guaxindiba Pepeta se redimiu após um pênalti perdido no primeiro tempo, e aos 47 da etapa final marcou de cabeça o gol de empate

Elvis pega a cobrança de Pachola. E após dois pênaltis defendidos, é consagrado nos braços dos companheiros de equipe

O time bicampeão e alguns torcedores formaram um círculo, e, em oração, agradeceram pelo título
O troféu sendo entregue a Zico, presidente do São Francisco, que venceu o Nova Belém por 1 a 0, e levou a Taça Cidade de São Francsco, na disputa do terceiro lugar. Valdinei Carvalho, organizador do Campeonato (à esquerda), Prefeito Beto Azevedo (ao centro) e Adriana Rodrigues, secretária de Esportes fizeram as entregas dos troféus. Na segunda foto, Mazinho, presidente do Amprajope recebe o troféu pelo vice-campeonato.


Em um jogo de muitas emoções, o Guaxindiba manteve a supremacia no Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana, e pelo segundo ano consecutivo ergueu a taça, ao se sagrar vitorioso em cima do Amprajope de Praça João Pessoa. O bicampeonato veio na disputa de pênaltis, onde brilhou a estrela do jovem goleiro Elvis, 21 anos, que defendeu duas cobranças.

O Amprajope saiu na frente no placar no primeiro tempo com o baixinho atacante Alemão, que foi um dos destaques da primeira etapa, ao lado do meio-campista Pachola, e do lateral Bozó. Com esses jogadores muito bem, o Amprajope dominou a partida nos primeiros 45 minutos. Na segunda etapa, o Amprajope perdeu o meio-campista Thiago, que levou o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro Edmar Medeiros. Com um jogador a mais, o Guaxindiba conseguiu um volume de jogo melhor, todavia sem muita objetividade no ataque. O Amprajope ainda levava algum perigo nos contra-ataques com Pachola e Leozinho. Quando tudo parecia caminhar para a vitória por 1 a 0 para Praça João Pessoa, já nos acréscimos, o centro avante Pepeta se redimiu após um pênalti perdido no primeiro tempo, mostrou personalidade e aos 47 do segundo tempo subiu mais que a zaga do Amprajope, aproveitou um escanteio e marcou de cabeça o gol de empate.

Na disputa de pênaltis, Elvis, goleiro do Guaxindiba, começou defendendo a cobrança de Pachola. O primeiro a bater pelo Guaxindiba foi Chacau, que não desperdiçou. Na seqüência Flavinho Medina marcou para o Praça; Diego fez o seu para o Guaxindiba. Na terceira cobrança Elvis, como um gato, defendeu o chute de Leozinho; enquanto Neto marcou para Guaxindiba. O zagueiro Renato converteu a quarta cobrança do Amprajope, mantendo a equipe viva na disputa, entretanto, com a vantagem do Guaxindiba, bastava Pepeta acertar a quarta cobrança para o Guaxindiba soltar o grito de Campão. E Pepeta estava mesmo iluminado, marcou e foi o destaque da conquista, ao lado do goleiro Elvis. Coube ao capitão Chacau (foto) a missão de levantar a taça.