sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Caminhada pela paz em SFI

Fotos: Divulgação Ascom SFI.


 Alunos e toda equipe da educação da rede de ensino de São Francisco de Itabapoana estão realizando periodicamente caminhada pela Paz nas localidades do município.  A iniciativa é da Guarda Civil Municipal, por meio do Grupamento de Ronda Escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC.
 
Abordando o tema “Todos pela Paz”, o evento conta com apresentações de música, performance teatral e coreografias. As escolas envolvidas na ação mostram, através de suas apresentações, problemas relacionados à violência e as drogas que tanto afetam as famílias sanfranciscanas e de todo o Brasil.

Segundo o Coordenador do Projeto Ronda Escolar, GCM Ferreira, a mobilização em prol da paz nas localidades tem como foco minimizar os problemas de violência, que têm ocorrido numa escala relativamente alta para a realidade do município e acabam afetando diretamente a vida de toda a população.

“Essa campanha vai além dos muros da escola, visando atingir uma participação expressiva da população no manifesto contra a violência. Assim, o trabalho realizado com alunos perpassa os domínios escolares, indo até a sociedade desenvolvendo no sentido da prevenção e conscientização não só dos alunos, como pais e comunidade”, destacou.

Na última caminhada pela paz, que ocorreu na quarta-feira (22), na localidade de Barra de Itabapoana, a SMEC mobilizou  escolas municipais e estaduais de São Francisco de Itabapoana para participarem. Cerca de 300 pessoas percorreram as ruas da comunidade, com a participação da banda de Fanfarra da E. M. Décio Machado de Barra de Itabapoana, chamando a atenção de todos os moradores a se mobilizarem pela paz.

Participaram da ação, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Katia Regina, juntamente com a Adjunta, Professora Rosaura Amaral, a Diretora do Departamento de Ensino, Celeste Viana,  o Padre Alex, Pároco de Barra, o Pastor e Conselheiro Tutelar Arilson, a Diretora, Serly,  da E. M. Décio Machado e o Diretor do C.E Ana Nunes, Marcelo.

 “A educação forma e transforma, portanto é o meu dever, enquanto Secretária de Educação e cidadã, movimentar toda a equipe da SMEC, e, principalmente, os alunos e, logo, a sociedade, a se mobilizarem contra a violência dentro e fora das escolas, por meio de ações importantes como essa ”, enfatizou a secretária.

A Caminhada pela paz teve inicio na terça-feira (21), na Escola Municipal Décio Machado. Na ocasião os alunos, com o apoio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco, com o auxílio do Diretor, Edinho Martins, pintaram o muro da escola com desenhos relacionados a paz e confeccionaram faixas e cartazes.


A caminhada clamando por paz e o fim da violência acontecerá em todo o município. A data das próximas ações serão divulgadas em breve. (Matéria enviada pela Ascom SFI)







Agentes de Saúde de SFI recebem bicicletas para atender as famílias


        Fotos: Divulgação/Ascom.   
Mais instrumentos de trabalho para aperfeiçoar os atendimentos em saúde no município de São Francisco de Itabapoana.  Os agentes das unidades do Programa da Saúde de Família (PSF), que funcionam em todo o município, facilitando o acesso aos serviços de saúde às famílias, receberam bicicletas para o uso no trabalho.

A agente de saúde que atende o distrito de Travessão de Barra, Míriam Batista, falou da sua satisfação ao receber  da secretaria de saúde mais uma ferramenta de trabalho.  “Com certeza a bicicleta facilita o trabalho de todos os agentes, pois possibilita melhor locomoção até as famílias”, contou.

A solenidade de entrega aconteceu na última quinta-feira (23), na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura.

Participaram do evento, além de outros secretários municipais, o Secretário de Saúde, Dr Jayme Tinoco, coordenadores da saúde, vereadores, o vice-prefeito Amaro Barros e o Prefeito Pedrinho Cherene.

“Temos que a cada dia acabar com essa mentalidade de que os serviços públicos são de péssima qualidade. Com esta ação, entre outras, mais uma vez demonstramos que é possível oferecer a população sanfranciscana qualidade nos atendimentos, sobretudo, na área da saúde do município. Por isso, o nosso secretário de saúde, recebeu o prêmio, nesta semana, que o coloca entre os 50 melhores gestores de saúde do Brasil”, destacou o Prefeito.

O prefeito disse ainda, que, na última pesquisa encomendada, em agosto, para saber da população como está a atuação dos agentes de saúde, o resultado foi 80% de aprovação.
 
O secretário de Saúde, Dr. Jayme Tinoco, enfatizou que a melhoria dos atendimentos da saúde é um resultado do trabalho de toda a equipe da saúde, que tem superado os obstáculos para a prevenção e promoção de saúde.

“Sabemos das dificuldades que o município tem, entre elas, financeiras e geográficas, mas isso não nos limita de nos empenharmos de fazer sempre o melhor para toda a população de São Francisco”, disse.


Segundo a Coordenadora Técnica do PSF , Dailane Henriques e a Coordenadora Administrativa, Lilian Oliveira, em breve serão entregues aos agentes um kit ( camisa, boné, bolsa, fita métrica e aparelho estetoscópio) para melhorar ainda mais os atendimentos dos agentes de saúde a todas as famílias do município. (Ascom SFI)

SFI: Inscrições abertas para curso gratuito de Pintura Industrial

   
   A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social (SMTAPS), em parceria com o SENAI, abriu nesta quinta-feira (23/10) as inscrições para o curso de Pintura Industrial (50 VAGAS), nos períodos da manhã e da tarde, com 25 vagas para cada turno.

     Para se inscrever, os interessados devem ter 18 anos completos e no mínimo o 9º Ano do Ensino Fundamental II completo e se dirigir à SMTAPS, das 9h às 17h, com original e cópia dos seguintes documentos: CPF, Identidade, 1 Foto 3x4,   Comprovante de escolaridade (até o 9º ano do Ensino Fundamental II completo), Comprovante de Residência (atualizado).

    Serão contemplados com as vagas os candidatos que se inscreverem por ordem de chegada. 


     Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, situada na Av. Vereador Edenites da Silva Viana, nº176, centro, São Francisco de Itabapoana ou através dos telefones 2789-1166 e 998985295. (Ascom SFI)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Chega ao Açu navio que vai transportar primeira carga de minério


Embarcação tem capacidade de transportar 83 mil toneladas.
Blog Roberto Morares/Ururau/fotos Folha da Manhã.
 
Atracou na manhã desta quarta-feira (22/10), exatamente às 08h10 da manhã, no Terminal 1 do Porto do Açu, o navio Key Light - Panamá (IMO 9490129) que deverá fazer o primeiro embarque de minério de ferro e movimentação de cargas do Porto do Açu.

É um navio cargueiro tipo "Bulk Carrier" (graneleiro), com 229 metros de comprimento por 32 metros de largura, um calado de 7,3 metros e capacidade para transportar 83 mil toneladas. Foi construído em 2001 e tem bandeira panamenha.

Antes de atracar nesta manhã no Açu, o navio Key Light veio de Singapura, de onde saiu no dia 12 de setembro em direção ao litoral fluminense.


O carregamento do minério de ferro estocado pela FerroPort (empresa criada - joint-venture - entre as empresas Anglo American e Prumo Logística Global) em seu pátio de armazenamento, será o primeiro a usar as correias transportadoras que ligam o pátio ao píer do terminal 1 do Porto do Açu.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Deputado Roberto Henriques visita início das obras da Ponte da Integração pelo lado de Campos e São Francisco de Itabapoana



Após visitar, no mês passado, o início das obras da Ponte da Integração pelo lado de São João da Barra, o deputado estadual Roberto Henriques vistoriou, na manhã deste dia 20, o andamento da construção pelo lado de Campos e  São Francisco de Itabapoana. A obra está na fase de fundação, com colocação de colunas de apoio. Roberto Henriques é autor do projeto que deu nome à ponte e lutou para que a construção fosse iniciada.

"Essa ponte é um anseio de mais de 80 anos da população, mas hoje, mais do que nunca, ela se faz primordial”, frisou o deputado.

 De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão responsável pela obra, estão sendo concluídos dois dos 35 pilares estruturais da ponte.

Além de facilitar a vida de pessoas que trabalham ou estudam nos municípios vizinhos, a ponte incrementará o escoamento da produção do polo de fruticultura na área dos três municípios, da cana de açúcar e cerâmica de Campos, assim como facilitará o acesso de mais visitantes às diversas praias de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Com isso, promoverá o crescimento do fluxo turístico e gerará novos empregos.


A ponte contará com uma extensão de 1.344 metros, 16,20 metros de largura e um investimento de  mais de 105 milhões. As obras  começaram em junho deste ano e têm prazo de execução de 12 meses.

Nota do Blog
Atenção caro deputado Roberto Henrique. Na semana passada, passando pelo lado de São João da Barra, em frente ao trevo de acesso ao Porto do Açu onde está o canteiros de obras, não vi nenhuma movimentação de homens e máquinas na obra. Estavam tudo parado. E não era feriado, era uma sexta-feira. Sábado também não havia movimentação de obras. Mas, confesso que esta semana não passei por lá. Assim como o senhor acompanha nós também estamos de "olho vivo" nesta obra. 

Vem aí o 13º Deus é Show


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Prefeitura de SJB realiza recadastramento de funcionários

Servidores estatutários e celetistas, pensionistas e aposentados do município terão que atualizar dados

A prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Administração, inicia nesta quarta-feira, 22, o recadastramento dos servidores (estatutários/celetistas), aposentados e pensionistas do município.  O objetivo do trabalho é atualizar os dados cadastrais dos servidores. O formulário para impressão e preenchimento dos dados está disponível no site da prefeitura (www.sjb.rj.gov.br).

Os servidores devem comparecer ao setor de Recursos Humanos e, junto com o formulário e uma foto 3x4, apresentar o original e a cópia dos seguintes documentos:  Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Título de Eleitor e Pis/Pasep.

“Os comprovantes de residência aceitos serão conta de luz, água e telefone. Quem não morar em casa própria, deverá apresentar uma declaração assinada com firma reconhecida em cartório”, ressaltou a secretária de Administração, Lara Valentim.        

Do dia 22 ao dia 31 de outubro, o recadastramento é voltado para os servidores aposentados, pensionistas e lotados nas secretarias de Agricultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Comunicação Social, Defesa Civil, Gabinete, Guarda Civil Municipal, Procon, Procuradoria e Trabalho e Renda.

Já do dia 3 a 7 de novembro será a vez dos profissionais da Educação. Os servidores do Controle Interno e da Saúde devem fazer o recadastramento entre os dias 10 e 14 de novembro. Entre as datas 17 e 21 de novembro serão os servidores da Administração, Fazenda, Obras e Planejamento. Encerrando os trabalhos, entre os dias 24 e 28 de novembro será a vez dos funcionários do Meio-Ambiente, Transportes e Turismo.


Quem estiver impossibilitado de comparecer deverá ser representado através de uma procuração atualizada assinada em cartório. Vale ressaltar que o não comparecimento no período de recadastramento acarretará na suspensão do pagamento até a normalização da situação do servidor.

Pichado posto de saúde de Carrapato

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, através da Dra. Elizabeth Tudesco Costa, por e-mail, lamentou e pediu a divulgação da notícia relacionada a dificuldade dos gestores públicos do município de ofertar melhor situação de atendimento à população de comunidades necessitadas como é o caso de Nova Belém.


“Vândalos da localidade procuram interferir negativamente na qualidade de saúde da população pichando as paredes da unidade”, reclamou. As imagens foram enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pelo que se observa nas imagens alguém teria jogado um líquido  que pode ser tinta ou outro produto nas paredes do Posto de Saúde. Numa das imagens uma viatura da Guarda Civil Municipal compareceu ao local. Danificar bem público é crime, mas ninguém foi preso ou advertido. Ficaram apenas as marcas do vândalo anônimo. É preciso relembrar que o dinheiro público que será utilizado para pintar novamente o prédio, é dinheiro dos nossos impostos. Portando, todos nós temos obrigação de preservar o bem é da comunidade. Existem outras maneiras de se protestar que não seja denificando e depredando. 




Encontrado na praia de Atafona corpo de jovem desaparecida


Defesa Civil do Corpo de Bombeiros removeu corpo para o IML
 Fotos: Paulo Pinheiro


Um corpo de uma jovem, em avançado estado de decomposição, foi encontrado na manhã desta terça-feira (21/10), no Jardim das Palmeiras, na praia de Atafona, em São João da Barra.

Estefani da Silva, de 21 anos, que morava em Vila Esperança, em Atafona, estava desaparecida desde sábado (18/10). O registro de ocorrência do desaparecimento foi realizado nessa segunda-feira (20/10) na 145ª Delegacia Lega de São João da Barra.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML), em Campos. (Redação com Ururau)

Vítima de acidente já BR-356 morre no HFM

Jovem estava internada há dois dias no Centro de Terapia Intensiva (CTI)

 Fotos: Arquivo pessoal/ Ururau.
Morreu na tarde desta terça-feira (21/10) a jovem Laísa Clacino, de 23 anos, que estava internada em estado grave após sofrer um acidente na madrugada de domingo (19/10) na BR-356, em Cardoso Moreira. 
Raphael de Souza Nogueira, de 19 anos, estava no carona e morreu na hora. 
A jovem não resistiu aos ferimentos e morreu após dois dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM).



Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Laísa conduzia uma caminhonete Mitsubishi e teria perdido o controle da direção, fazendo com que o veículo saísse da pista e capotasse. (Da redação com  informações do Ururau)

Secretário de Saúde de SFI recebe Prêmio Carlos Chagas oferecido aos melhores 50 gestores municipais de saúde pública do Brasil


O secretário municipal de Saúde, medico cirurgião Jayme Tinoco, está entre os 50 melhores secretários de saúde do Brasil. Ele receberá na noite desta terça feira (21), o Prêmio Dr. Carlos Chagas, da certificadora nacional Premium Brasil, que é oferecido aos melhores gestores municipais da saúde pública do país.

A premiação ocorrerá durante o 10º Encontro Brasileiro de Secretários de Saúde, que está acontecendo de 19 a 22 de outubro, na Costa do Sauipe, na Bahia. Entre os 5561 municípios do país, São Francisco de Itabapoana é o único município do Estado do Rio de Janeiro que está sendo premiado.

De acordo com a Premium Brasil, organizadora do evento, os critérios analisados para a escolha dos 50 melhores secretários foram: a análise da Secretaria Municipal de Saúde pelo Sistema Único de Saúde, a análise das medidas tomadas para a proteção da saúde da população, a avaliação dos recursos operacionais e humanos, os projetos e obras municipais na área da saúde e a análise dos recursos. A pesquisa também usou fontes associadas à Saúde Brasileira nos níveis Municipal e Estadual.

“É com muita satisfação que destaco que esse prêmio não é resultado de um trabalho somente do secretário de saúde, mas de toda uma equipe capacitada de profissionais em saúde, que tem se empenhado dia a dia, com muita dedicação e persistência, para a prevenção e promoção da saúde no município, indo além do hospital e as unidades básicas de saúde ”, destacou o secretário.

O prefeito Pedrinho Cherene explicou que o prêmio é importante para direcionar as políticas públicas em saúde no município. “ Todo o município está muito feliz com esse resultado positivo na administração da saúde. Isso nos motiva a unir mais esforços para melhorar ainda mais o nosso sistema de saúde”, destacou.

O prêmio “Dr. Carlos Chagas “, já em sua décima edição,  reúne os cinquenta melhores secretários de saúde de todo o Brasil, para destacar o reconhecimento de todas as ações executadas pelas gestões municipais  da saúde durante o ano de 2013/2014, que trouxeram melhorias para a população e, principalmente, para os usuários do Sistema Único de Saúde.


O título é conferido depois de analisado a qualidade do trabalho, a transparência, a responsabilidade e excelência na Saúde dos municípios, além da verificação da melhora dos indicadores oficiais da pasta junto ao Ministério da Saúde. (Matéria enviada pela Ascom SFI)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ciclistas de São Francisco fazem bonito em Prova do Campeonato Estadual em Macaé


Neste final de semana Macaé foi sede do Campeonato Estadual 2014, uma das provas mais importantes do calendário ciclístico do Rio de Janeiro.

Foram dois dias de competições, no Sábado(18) com a prova de C.R.I ( Contra Relógio Individual ) e no domingo (19) com a prova de estrada.

A disputa foi realizada na Estrada da Linha Verde. No sábado foi dada a largada a partir das 14 horas, com a prova de C.R.I  ( Contra Relógio Individual ) e no domingo, a partir das 8 horas, com a prova de Estrada. Essa prova ciclística define o campeão Estadual de 2014.

Os atletas Sanfranciscanos compareceram a Macaé e fizeram bonito.

Resultado dos atletas Sanfranciscanos:

Marllon Dias  - Campeão de C.R.I (Contra Relógio Individual) Juvenil
Victor Nunes  - Terceiro Lugar de C.R.I (Contra Relógio Individual) na Júnior
Luisa Sousa   - Campeã de Estrada Júnior
Fabiano Mota -  Campeão de  Estrada Elite
Victor Nunes -  Terceiro Lugar de Estrada na Júnior

Marllon Dias  - Quarto Lugar de Estrada na Juvenil

  



Informações e fotos enviadas por Luisa Sousa

Associação do Macuco convoca moradores para reunião


Venho por meio deste solicitar divulgação da Reunião da Ampamac (Associação de Moradores e Produtores Agrícolas do Macaco) com os associados e moradores, nesta segunda-feira (20), às 19 horas, na sede da Associação. Reunião onde a diretoria e o presidente estarão falando da importância do Associativismo e os projetos desenvolvidos pela Associação.

Desde já a Ampamac agradece ao empenho do Blog do Paulo Noel e à Radio São Francisco nas divulgações de nossos trabalhos.

Cordiais Saudações.

Carlos Junior.

Presidente da Ampamac

domingo, 19 de outubro de 2014

Eleição para suplentes do Conselho Tutelar neste domingo em SFI


A Comissão Especial Eleitoral do Conselho Tutelar do Município de São Francisco de Itabapoana informa que neste domingo (19) acontecerá a eleição para a escolha de suplentes para o Conselheiro Tutelar.

Qualquer pessoa que tenha o título como eleitor do município pode votar. A votação vai ocorrer das 9h às 16h na Escola Herval Luiz dos Santos ( Escola Modelo)  modelo, situada no centro da cidade, na Rua Júlio Gomes Marinheiro.

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente solicitou um planejamento de horários e itinerários dos ônibus no domingo (19):

Barra X SFI( Centro) via Praça – 9h
Barra X SFI( Centro) via litoral – 9h
Gargaú X SFI (Centro) – 9h
Imburi X SFI ( Centro) – 9h

ASCOM - SFI