sexta-feira, 7 de maio de 2010

Internauta lê notícia sobre concurso da ampla, ganha geladeira e agradece ao blog



A nossa internauta Liana Cindra, moradora em Travessão de Barra, está pulando de alegria, também não é pra menos, ela foi contemplada com uma geladeira da ampla no programa “Consciência Ampla Sobre Rodas”. Liana participou de um concurso após ler aqui no blog a matéria sobre a passagem do caminhão da Ampla por São Francisco de Itabapoana.

Nesta quinta-feira (06-05), funcionários da concessionária de energia chegaram a casa dela, e fizeram um alvoroço, no bom sentido, anunciando a ganhadora da geladeira com a terceira melhor frase do concurso promovido pelo programa. O criador da frase foi o filho de Liana, Rafael, de 8 anos. Liana é estudante de pedagogia, e como mãe e futura educadora motivou o filho a participar. Graças à frase “se você não apaga você paga”, mãe e filho posam felizes na foto.

“Quando a geladeira foi entregue, o Rafael disse: ‘Eu tinha certeza que daria esse presente para a mamãe no dia das mães!’ A alegria tomou conta dele”, se orgulha a mãe durante entrevista ao “Jornal São Francisco é Notícia” da Rádio São Francisco. Liana disse mais detalhes em e-mail enviado ao blog:

Olá Paulo Noel, visito diariamente seu blog, e uma de suas informações serviu para que então fosse contemplada com uma geladeira da ampla, pelo programa consciência ampla. Na verdade meu filho caçula, Rafael, de 8 anos, foi quem escreveu e desenhou a frase, que foi a 3ª melhor, onde ele disse: se você não apaga você paga! Além de Deus, do meu filho, eu só tenho a te agradecer por ser o contribuinte de informações sonora e on-line!!

Abraços Liana.

Agressão ao meio ambiente em Gargaú

O Blog recebeu e-mail da professora Rosaura Cardoso do Amaral, diretora do Colégio Estadual Ercília Mylaerte de Menezes, abordando uma agressão ao meio ambiente na Praia de Gargaú, e já denunciada na Rádio São Francisco FM. Alguém está poluindo a lagoa localizada no Parque Prudêncio em Gargaú, ao lado do Parque de Energia Eólica. O local é muito frequentado por pescadores e turistas, e está sendo usado para descartar restos de peixes.

Sr. Paulo Noel

Gostaria de registrar a minha indignação e dos moradores do Parque Prudêncio em Gargaú pela insensatez de alguém que vende filé de tilápia, e está jogando resíduos das mesmas, poluindo a nossa lagoa, que é um dos cartões de visita da nossa praia.

Precisamos maior atenção das nossas autoridades, pois a praia de Gargaú, em consequência da usina eólica, vem recebendo um maior número de turistas que assim como admiram as torres tirando fotos, também registram o pouco caso que nossa comunidade está sendo tratada.

Temos consciência que devemos preservar o meio ambiente. Estou fazendo a minha parte. E os outros?

Rosaura Cardoso do Amaral

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Plano de Desenvolvimento da Região é apresentado em Campos


A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico apresentou nesta quinta-feira (06/05), no SESI-Campos, a primeira fase do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e Noroeste Fluminense. As assessorias dos prefeitos Beto Azevedo (SFI) e Carla Machado (SJB) enviaram release sobre o evento.

Carla Machado participa de Encontro Regional do Norte e Noroeste

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, participou nesta quinta-feira, dia 6, do Encontro Regional do Norte e Noroeste Fluminense, no SESI-Campos. O objetivo era discutir as perspectivas de crescimento e desenvolvimento da Região, levando em consideração os investimentos privados, como a construção do Porto do Açu e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj, em Itaboraí e as prioridades nos investimentos públicos.

Com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, ficou definido que a Secretaria vai prestar assessoria aos municípios da Região visando atrair mais investimentos, aproveitando a logística a ser instalada a partir da operação tanto do Complexo Logístico e Portuário do Açu, como do Comperj. O governo estadual participará, ainda, com a criação de uma metodologia para formação de Arranjos Produtivos Locais, condomínios industriais e financiamentos com juros a partir de 2% ao ano, dentre outras ações.

Júlio Bueno destacou que o momento é fundamental para “discutir os cenários prospectivos e as oportunidades para o desenvolvimento econômico”. Bueno ressaltou ainda a importância da integração entre todas as esferas de Poder – municipal, estadual e federal, a fim de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento social, aliando o aporte de recursos em investimentos privados à integração das comunidades ao processo de crescimento.

De acordo com a prefeita Carla Machado, um a parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e com o Governo do Estado está sendo fundamental para elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico e de Crescimento Econômico. A finalidade é estruturar o município para receber as outras empresas interessadas em aproveitar a logística oferecida pelo Porto do Açu, nos próximos 15 anos: “na quarta-feira, teremos um encontro com técnicos do IBAM, visando a elaboração dos termos de parceria do convênio, bem como, a preparação do Novo Zoneamento e Novo Código de Obras para o Município”, informou a prefeita.

– No encontro em Campos os participantes tiveram acesso a produtos e serviços da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e de suas empresas vinculadas: Junta Comercial, Investe Rio, Codin Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, DRM – Departamento de Recursos Minerais, do governo estadual e Ipem – Instituto de Pesos e Medidas, comentou Júlio.

Fruto da parceria entre governo do Estado, Petrobras e as prefeitura de 21 municípios, o Plano de Desenvolvimento Estratégico é coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento e Gestão. A meta é a criação de uma carteira de projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de longo prazo das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. O trabalho conta com apoio da Firjan e do SEBRAE/RJ, e será elaborado pelo Consórcio Rionor, vencedor da licitação,

A primeira fase do estudo traça um diagnóstico da economia regional nos últimos 15 anos, por meio de um levantamento do histórico socioeconômico de seus municípios. A segunda fase apresentará a previsão de cenários até 2040, listando as condições necessárias para alavancar o desenvolvimento, com sustentabilidade, nos próximos 30 anos.

- O estudo consolida informações sobre as potencialidades de cada região e lista todos os projetos desenvolvidos atualmente nos municípios para fortalecer investimentos já existentes com base nas vocações regionais, como petróleo e gás, cerâmica vermelha e álcool-químico, no Norte e rochas ornamentais e agricultura, no Noroeste. Também prevê a discussão de outras alternativas que visam garantir a sustentabilidade econômica nas próximas três décadas, disse Júlio Bueno.

Segundo ele, um conjunto de índices culturais, formados por 40 variáveis, permitirá analisar os diferentes aspectos da cultura regional e seus impactos em projetos considerados fundamentais para o desenvolvimento dessas regiões. “A participação da sociedade civil é fundamental para que o plano seja efetivamente bem-sucedido”, ressalta o secretário. Todas as ações na fase de planejamento contarão com o envolvimento da população, por meio de oficinas regionais, promovidas pela Firjan e pelo SEBRAE/RJ.

Fazem parte do projeto pela Região Norte os municípios de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e pela Região Noroeste os municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, , Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. Também participaram do evento o representante da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, João Tupinambá; o presidente da FIRJAN no Norte Fluminense, Geraldo Coutinho e o representante do SEBRAE, Evandro Pessanha.

Beto participa de reunião de Plano de Desenvolvimento Econômico

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou nesta quinta-feira (06), em Campos, da reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro para apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste Fluminense.

O secretário estadual de desenvolvimento econômico, Júlio Bueno, abriu o encontro apresentando a estrutura da Secretaria, os serviços, assessoria do órgão e programas disponíveis para os municípios, tais como: CODIN (Companhia de Desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro), o programa Invest Rio, DRM (Departamento de Recursos Minerais), entre outros.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e Noroeste Fluminense é resultado do projeto de planejamento estratégico, formulado com o objetivo de promover a qualidade de vida da população das cidades que compõem a bacia de Campos. Durante o evento foi apresentada a 1ª fase desse estudo que traça diagnósticos da economia regional nos últimos 15 anos, por meio de um amplo levantamento da história sócio-econômica da região.

O prefeito Beto Azevedo disse que espera que o plano possa contribuir na prática para o desenvolvimento dos municípios de menor PIB (Produto Interno Bruto). “São Francisco tem uma das menores rendas per capita da região. O que este plano ou estudo vai contribuir na prática para o desenvolvimento de São Francisco?” questionou Beto

Matérias: Fabrício Berto (Secom-SJB) e Ascom-SFI
Fotos: Secom-SJB e Alessandra Lemos (Ascom-SFI)

Adiada reunião com açougueiros

Recebemos e-mail da Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana RJ, com a seguinte informação: por motivos de força maior, foi adiada a reunião com os açougueiros que estava marcada para o dia 07/05/10, sexta, na sala de reunioes da Prefitura de SFI. Posteriormente marcaremos uma nova data. Atenciosamente Secretaria Municipal de Agricultura.

Cerimônia de dispensa militar em SFI

Nesta sexta-feira (07), às 10 horas da manhã, acontece em frente à Prefeitura de São Francisco, a cerimônia de entrega dos certificados de dispensa de serviço militar. A solenidade será comandada pelo delegado da 10ª delegacia do Serviço Militar de Campos dos Goytacazes, o Tenente Ricardo Pascoal.
A cerimônia contará com a presença do presidente da Junta de Serviço Militar e prefeito da cidade, Beto Azevedo, secretários e vereadores. Na ocasião os 300 jovens reservistas de São Francisco de Itabapoana prestarão compromisso à Bandeira Nacional.
A Junta de Serviço Militar é uma parceria do Ministério da Defesa Exército Brasileiro com a prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
Junta de Serviço Militar de SFI
A Junta de Serviço Militar (JSM) de São Francisco de Itabapoana foi inaugurada em agosto de 1997. A cada ano são alistados cerca de 300 jovens no município.
Segundo informações do secretário da JSM, Carlos Roberto da Silva: todos os rapazes que completarem 18 anos devem, obrigatoriamente, se apresentar ao órgão do exército para se alistar. Até o dia 30 de junho deste ano, os jovens não pagarão multa. A partir de julho será cobrada tarifa por atraso.
A JSM do município fica localizada nos altos da Delegacia de Polícia Civil, na Rua Joaquim

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Secretaria de Agricultura convida açougueiros para mais uma reunião

A Secretaria de Agricultura de SFI enviou e-mail para o Blog informando sobre a reunião desta sexta-feira, 07/05, com os açougueiros do município. O objetivo é dar continuidade às adequações e orientações sobre o abate legalizado e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária. A reunião acontecerá às 14 horas na sala de reuniões da Prefeitura.

Saiba mais:
Reunião sobre regularização do abate em SFI

Nosso lixo é um luxo

Artesãs e modelos apresentaram roupas feitas com material reciclável. Desfile promovido pela Promoção Social foi atração durante a II Fecoarte em SFI.

Clique nas imagens para ampliá-las.


Fotos 1, 2 e 3



Fotos 4, 5 e 6


Fotos 7, 8 e 9


Fotos 10, 11 e 12

A Secretaria Municipal do Trabalho da Assistência e Promoção Social, através do programa GTR, promoveu o desfile "NOSSO LIXO É UM LUXO". Como se vê nas imagens, enviadas por e-mail pela artesã Dany, o evento foi um sucesso. O desfile aconteceu no último sábado, e fez parte da programação da II Fecorte.

As roupas feitas de fibra de tabua e fibra de bananeira já haviam sido expostas durante um desfile de roupas feitas de material reciclável em Campos dos Goytacazes. Na ocasião as artesãs de SFI concorreram com todo o Norte e Noroeste, e esse trabalho ficou em primeiro lugar. O grupo da tabua também ganhou o prêmio TOP 100 (Os 100 melhores artesanatos do Brasil).

Comentários sobre o desfile feitos por Dany “Artesanato”:

Foto 1 - Uma seqüência de 200 filtros de coar café, complementando com cestaria de jornal trançado e um acessório de cabelo feito de flor de coco.

Foto 2 - Um pretinho básico bordado em jornal (branco).

Foto 3 - A cestaria em jornal em destaque com o tema da copa nos acessórios (cinto, brinco, colar e pulseira).

Foto 4 - Outro preto básico com acessórios também em escamas de peixe, que representaram bem as cores da estação.

Foto 5 - Com o look noite, 50 quentinhas foram recicladas compondo o bordado de uma saia e um bolero.

Foto 6 - Reciclando 50 caixas de leite, uma blusa ousada de corações impactou a multidão.

Foto 7 - Muita criatividade num vestido em acetato (RAIO-X) com detalhes em crochê, foi mais um, dentre os destaque da noite.

Foto 8 - Cinquenta garrafas pets e 500 saquinhos de cachorro quente formaram um “vestido noite” de causar inveja.

Foto 9 - Fechando o desfile em grande estilo, reciclamos 20 garrafas pets e 1.800 copinhos de café, a noiva causou a sensação e atração de todos os flashs da FECOARTE.

Fotos 10, 11, 12 – Modelos vestindo roupas feitas de fibra de tabua e fibra de bananeira.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Camarão é apreendido no período de defeso em SFI


Nesta segunda-feira (03), a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana realizou uma operação de fiscalização, apreendendo cerca de 100 quilos de camarão sete barbas, espécie que está incluída na lista de defeso: período em que a pesca não é permitida.

A apreensão foi resultado de uma rápida ação da equipe da Secretaria de meio ambiente que flagrou duas embarcações que chegavam ao cais de Barra do Itabapoana com o camarão ilegal. Os infratores estavam sem documentação e fugiram do local.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a pesca no período do defeso é prejudicial para os próprios pescadores “Os pescadores precisam ter consciência de que o meio ambiente tem que ser preservado. Cuidar dos nossos mares e rios hoje significa ter uma pesca mais abundante no futuro”, afirmou ele.

A bióloga da secretaria de Meio Ambiente fez o laudo técnico do material apreendido que posteriormente foi doado às famílias carentes do município. (Matéria da Ascom - SFI )

SFI dá inicio à imunização contra a febre aftosa

Matéria da Ascom - SFI
Teve início na manhã desta terça-feira (04), em São Francisco de Itabapoana, a campanha de imunização contra a febre aftosa bovina. A prefeitura disponibilizou cerca de 5 mil doses da vacina, gratuitamente, para o pecuarista cadastrado que possua até 20 cabeças de gado. O prefeito Beto Azevedo logo pela manhã, no curral em Santa Clara, imunizou os primeiros bovinos do município. O período de vacinação será até dia 31 de maio.

A febre aftosa é uma doença contagiosa. O gado infectado apresenta sintomas como febre alta, afta na boca, casco estourado, manqueira e pode levar à morte. A vacinação é cutânea (entre a pele) e previne a infecção do vírus. A campanha é realizada duas vezes ao ano.

O secretário de Agricultura, Nival Ornelas falou sobre a importância da vacinação. “Neste ano a prefeitura aumentou a quantidade de vacinas porque acredita que é importante atender ao pequeno produtor e prevenir o vírus no município. Espero que cada um faça a sua parte”, conclui.

Para auxiliar o pecuarista, duas equipes da Secretaria de Agricultura estão fazendo o trabalho de imunização no município. Quem ainda não possui cadastro, deve se dirigir à secretaria de agricultura munido de cópia e original do RG, CPF, conta de luz e escritura da propriedade, se possuir.
Segue abaixo a relação das respectivas comunidades onde estarão sendo distribuídas as vacinas:

04 e 05- Santa Luzia, Santa Clara, Gargaú, Muritiba e Campo Novo
06 e 07 – Moenda, Estreito e Esquina
07 – Caldeirão e Sereno
10 – Vila da Penha e Praçinha
11 – Quatro Bocas e Aldeia
12 – Praça João Pessoa
13 – Boa Sorte e Vilão
14 – Santo Amaro
17 – São Paulino
18 – Morro do Bode e Tipity
19 – Máquina e Lagoa Feia
20 – Batelão
24 – Travessão de Barra e Bom Lugar
25 – Ladeira das Pedras
26 – Imburi de Barra
27 – Alegria dos Anjos
28 – Alegria dos Anjos

TRE-RJ multa Garotinho e Geraldo Pudim

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro multou o ex-governador Anthony Garotinho e o deputado federal Geraldo Roberto Siqueira de Souza, o Geraldo Pudim, em R$ 5 mil na sessão plenária desta segunda feira (3). O motivo da sanção foi a divulgação de propaganda extemporânea em página da internet, no primeiro semestre de 2009, chamada “Volta Garotinho”. De acordo com a representante do Ministério Público Eleitoral, Silvana Batini, ficou configurado no site que o movimento tinha “claro propósito de arregimentar eleitores, expondo razões pelas quais as pessoas deveriam votar no político”, afirma a procuradora.

Na semana passada, o TRE-RJ havia multado o ex-governador e o Partido da República (PR) em R$ 50 mil por propaganda eleitoral antecipada, devido à veiculação pelo partido de cinco inserções da propaganda partidária com a participação exclusiva de Garotinho. (Foto do Blog do Geraldo Pudim)


IBGE começa trabalho visando o Censo 2010


O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – já iniciou os trabalhos visando o Censo 2010. Muito mais do que contar a população, de acordo com o site do IBGE, os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

O censo do IBGE foi tema de um e-mail enviado pela ACM – Agente Censitária Municipal – Leila Lousan. Ela foi aprovada no processo seletivo do IBGE, e já está trabalhando na pré coleta dos dados em São Francisco de Itabapoana.

Bom dia, por favor, peço encarecidamente que divulguem a Pré-Coleta do IBGE. Pois os supervisores já estão nas ruas coletando dados para o censo. Mas infelizmente eles estão encontrando muita dificuldade para obter informações, o que já era de se esperar, pois no mundo em que estamos vivendo é muito perigoso mesmo dar informações para alguém que não conhecemos. Mas é preciso deixar claro para todos, que o pessoal do IBGE está devidamente identificado com crachás, e qualquer dúvida é só ligar para o telefone do IBGE, que se encontra no verso do crachá. Conto com vocês e sei que faremos um bom trabalho, pois sei o quanto a Rádio é ouvida por todos! Tenham um bom dia.
Muito obrigada. Leila Lousan - ACM de São Francisco de itabapoana.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Kombi pega fogo no pátio da Secretaria de Educação de SFI

Desespero e gritos das funcionárias. Seis extintores de incêndio não debelaram as chamas e motorista transforma-se em herói do dia.


Público assiste ao trabalho da equipe da Secretaria de Transporte debelando as chamas


Passado o susto o herói do dia recebe aplausos das colegas de trabalho.
.
O expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana foi interrompido hoje, 03-05, por volta das 15 horas, quando a Kombi com tanque cheio de combustível começou a pegar fogo no interior do pátio, próximo às salas das professoras e funcionárias. Segundo o motorista da Kombi, Gonçalo, tudo começou quando ele deu partida no motor. “Acionei o motor e surgiu um forte estampido e em seguida fumaça e fogo. Estava retornando para mais uma tarefa na rua”, disse. Logo as chamas atingiram cerca de dois metros da altura e alguém lembrou dos extintores que foram utilizados em numero de seis. O desespero tomou conta das funcionárias quando perceberam que as chamas continuavam. Neste momento foi que surgiu o herói do dia. O motorista Gonçalo com coragem e força começou a empurrar a Kombi para fora do pátio até a Avenida Joaquim da Mota Sobrinho em frente ao prédio da Caixa. Logo outras pessoas se juntaram ao motorista, e com a Kombi pegando fogo foram empurrando o veículo até um terreno na Rua Lions Clube entre uma loja comercial e um pátio de uma firma de materiais de construção.

As chamas só foram debeladas com a chegada de um caminhão tanque da Secretaria Municipal de Transporte.

Passado o susto, os funcionários aplaudiram o motorista pelo ato de heroísmo, enquanto populares comentaram que já passou da hora de São Francisco de Itabapoana contar com uma brigada de incêndio ou um prédio com uma guarnição do corpo de bombeiros. Apesar do susto e desespero de alguns funcionários ninguém saiu ferido.

Pecuaristas participam de palestra sobre Programa “Balde Cheio”

Os pecuaristas de São Francisco de Itabapoana participaram, neste fim de semana, de um encontro para tomar conhecimento sobre o Programa “Balde Cheio” criado pela Embrapa e que é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sebrae/Faerj) em parceria com a secretaria de Agricultura do Estado, através da Emater/Rio. O objetivo do encontro foi para orientar aos produtores sobre a importância do projeto “Balde Cheio” que propõe o emprego de novas tecnologias nas propriedades rurais transformando a pecuária leiteira numa atividade mais lucrativa. O encontro aconteceu no auditório do Parque de Exposições de Praça João Pessoa.

A palestra foi ministrada pelo assessor técnico do Senar/RJ, Maurício Salles. O técnico destacou sobre o processo de funcionamento do projeto. Segundo ele, a partir da implantação, o proprietário terá como acompanhar sua produção em vários aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

O Procurador-Geral do município, Enaldo Barreto, que também é produtor rural, e o secretário de Agricultura, Nival Ornelas, participaram do encontro que também contou com as presenças do chefe regional da EMATER/RIO João Henrique das Posses e do vereador Cláudio Henriques.

Em São Francisco de Itabapoana, um técnico da Emater, está recebendo treinamento para empregar a metodologia nas pequenas propriedades rurais da região. “Toda atividade da propriedade rural deve ter como objetivo a exploração econômica com eficiência, partindo da idéia de que produzir leite é administrar custos”, disse o palestrante. Antes do encerramento do encontro, ficou agendada uma visita, na próxima semana, a uma propriedade rural no município de Cardoso Moreira, que já possui o Programa. No local, todos vão conhecer na prática os efeitos positivos que o projeto trás para quem já colocou em funcionamento.

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Resultados das competições esportivas do fim de semana


Prova ciclística do Padroeiro São Francisco de Paula
Circuito: Avenida Vereador Edenites da Silva Viana (Antiga Joaquim da Mota Sobrinho) – Centro de São Francisco de Itabapoana.
Data: 02/05/10


Categoria Elite (15 voltas)

1º Lugar - Fabiano Santos Mota (R$1000,00) – SFI (RJ)
2º Lugar – Maicke René Monteiro (R$600,00) – Natividade (RJ)
3º Lugar – Fabiano Dias Campos (R$450,00) – Rio de Janeiro (RJ)
4º Lugar – Alvimanio Augusto das Chagas Silva (R$350,00) – Cabo Frio (RJ)
5º Lugar – Carlos Vinícius V. Santos (R$250,00) – São João da Barra (RJ)
6º Lugar – David Leite Silva (R$200,00) – Rio de Janeiro (RJ)
7º Lugar – Fábio Lemos Benzi (R$150,00) – Campos (RJ)

Categoria Mountaim Bike (7 voltas)

1º Lugar – Wagner Mota da Silva (R$300,00) – Boca da Areia - SFI (RJ)
2º Lugar – Fábio Elias da Silva (R$250,00) – Centro - SFI (RJ)
3º Lugar – Cris Estevan de Souza (R$200,00) – Centro - SFI (RJ)
4º Lugar – Maxwell Andrade Manhaes (R$150,00) – Centro - SFI (RJ)
5º Lugar – Alan dos Santos Castro (R$100,00) – Centro - SFI (RJ)

Categoria Master (12 Voltas)

1º Lugar – Marcelo Boschi (R$300,00) – Belo Horizonte - (MG)
2º Lugar – Roni Rangel Francisco (R$250,00) – Campos (RJ)
3º Lugar – Ricardo Demeon Silva (R$200,00) – Valença (RJ)
4º Lugar – Claumir Carlos dos Santos (R$150,00) – SFI (RJ)
5º Lugar – Afonso Celso Pacheco da Silva (R$100,00) – Campos (RJ)

Corrida Rústica do Padroeiro São Francisco de Paula
Circuito: Rodovia Afonso Celso (entre a Praça dos Três Poderes e a Praça de São Francisco de Paula) e Avenida Vereador Edenites da Silva Viana (Antiga Joaquim da Mota Sobrinho) – Centro de São Francisco de Itabapoana.
Data: 01/05/10


Categoria Elite (2 voltas)

1º Lugar – Fabiano Conceição – Campos (RJ)
2º Lugar – Vanildo Sá da Silva – Campos (RJ)
3º Lugar – Luiz Cláudio da Silva Barreto – Petrópolis (RJ)


Categoria Local (1 volta)

Masculino

1º Lugar – Dionis da Silva Miranda – Santa Clara - SFI (RJ)
2º Lugar – Elton Almeida – Macuco – Macuco - SFI (RJ)
3º Lugar – Edinei Andrade da Silva – Macuco - SFI (RJ)
4º Lugar – Adriano da Hora Silva – Centro - SFI (RJ)
5º Lugar – Rogério Manhaes – Centro - SFI (RJ)


Feminino

1º Lugar – Vera Betania – São Pedro da Aldeia (RJ)
2º Lugar – Margarida Mendonça – Campos (RJ)
3º Lugar – Astrea de oliveira – Praia dos Sonhos - SFI (RJ)
4º Lugar – Eliana Gomes – Campos (RJ)

Resultado da Prova Ciclística de Morro Alegre
Festa de São José Operário
Data: 01/05/10


Categoria Estreante:
1º Lugar – Valdenir
2º Lugar – Leo Raimundo
3º Lugar – Igor

Categoria Elite:
1º Lugar – Claumir
2º Lugar – Amarelo
3º Lugar – Vaguinho
4º Lugar – Cris
5º Lugar – Alam

Da Ascom-SFI:
Competições esportivas marcam festa do Padroeiro e do Dia do Trabalhador

A secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de São Francisco de Itabapoana promoveu uma série de competições neste final de semana em comemoração a festa do padroeiro da cidade (São Francisco de Paula) e do Dia do Trabalhador. Os jogos foram marcados pelo grande número de competidores vindos de diversos municípios da região sudeste. Todos os vencedores foram premiados com troféus, medalhas e valores em dinheiro. O prefeito Beto Azevedo esteve presente nas competições e deu a largada inicial.

No sábado (01), as competições começaram na parte da manhã. Dentro dos festejos dedicados a São José Operário, na igreja de Morro Alegre, foi realizada uma corrida ciclística. As premiações contemplaram até o 5º lugar. Na parte da tarde, no centro da cidade, aconteceu a corrida rústica. A competição ficou dividida em categoria local masculino e categoria elite masculino e feminino. A largada foi no portal da cidade.

Na manhã de domingo (02), foi a vez da corrida ciclística Categoria Mountain Bike (7 voltas), Master (12 voltas) e Elite(15 voltas). A competição aconteceu ao longo da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana (rua principal) com chegada próxima a praça principal da cidade.

Também, no domingo, teve início o Campeonato Municipal de Futebol. O campeonato ficou dividido em Grupo A (9 equipes) e Grupo B (8 equipes). Vários jogos aconteceram nos campos de futebol das diversas comunidades da região. O campeonato tem previsão de término para setembro e as partidas acontecerão sempre aos domingos.

Fecoarte e Dia do Trabalhador animam fim de semana em São Francisco


O fim de semana, em São Francisco de Itabapoana, foi de intensa programação religiosa, social e esportiva, em função da festa do padroeiro da cidade (São Francisco de Paula), do Dia do Trabalhador e ainda da realização da II Fecoarte – Feira do Comércio e Artesanato. A abertura oficial dos festejos aconteceu na sexta-feira (30), na Praça dos Três Poderes, sede do Executivo Municipal.

O prefeito Beto Azevedo, acompanhado de seu vice, Frederico Barbosa Lemos e de todo o secretariado, abriu oficialmente o evento que contou ainda com a visita de deputados da região, entre eles, os deputados estaduais, Chistino Áureo e João Peixoto.

A Fecoarte é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a as secretarias de Turismo e de Trabalho, Assistência e Promoção Social. Sua estrutura foi composta de praça de alimentação, área de recreação e tendas para os artesãos e comerciantes locais venderem suas peças. A noite de sexta-feira foi encerrada com o grupo de pagode Dibobeira.

No dia dedicado ao trabalhador (01), foi montada uma programação especial com eventos esportivos, shows e distribuição de prêmios para os servidores. Houve o sorteio de diversos brindes como, televisores, bicicletas, máquinas de lavar e até um computador.

Na programação religiosa, organizada pela paróquia de São Francisco de Paula, aconteceu a missa presidida pelo bispo Dom Roberto Guimarães. Logo após, foi a vez do cantor Ítalo Vilar que fez um grande show para os fiéis. No domingo (02), a paróquia realizou missa seguida de procissão e leilão. Ao final houve a tradicional queima de fogos.

A noite de sábado foi encerrada com o show do grupo Tudublu que agitou a multidão durante a madrugada. A feira prosseguiu no domingo (02) e foi encerrada com o show da banda Sedução.

Matéria: Ascom-SFI

Projeto “Luxo no Lixo” é sucesso na Fecoarte


A realização da II Fecoarte – Feira do Comércio e Artesanato foi um sucesso, reunindo um grande público principalmente na noite de sábado (01). Um dos destaques da feira foi o desfile do projeto “Luxo no Lixo” promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Promoção Social. O projeto destacou a valorização da reciclagem com peças feitas de jornal, garrafas petti, caixas de leite, fibras de bananeiras, tabua, acessórios feitos de escamas de peixe, além do crochê e muitos outros trabalhos artesanais. A noite de sábado foi encerrada com o show do grupo Tudublu que agitou a multidão durante a madrugada.

Cardiologista lidera evento para arrecadar fundos para obras da igreja de Santa Cruz em Valão Seco

Uma festa do laço em Alegria dos Anjos na pista de laço do comerciante Kico dia 22 de maio a partir das 17 horas é o evento que objetiva arrecadar donativos para continuidade das obras de construção da igreja de Santa Cruz em Valão Seco. O evento organizado pelo cardiologista Dr. Germano Barros Deogado e amigos, terá premiação de 15 bezerros para os laçadores e haverá também sorteio de diversos brindes durante a festa como bicicletas e eletro domésticos. “Estamos organizando este evento com muito amor e carinho ao próximo. Já estamos trabalhando para que tudo corra bem conforme a vontade de Deus. Assim, convidamos toda a população para prestigiar e nos ajudar nesta obra de Deus”, disse o medico que é de Valão Seco, distrito de São Francisco de Itabapoana-RJ, e foi batizado na Igreja de Santa Cruz. Domingo, 2-05, Dr. Germano esteve na Rádio São Francisco FM divulgando a festa que terá uma área de alimentação especifica servindo muito comida saborosa como mocotó, pipoca, dobradinha, cachorro quente, caldo verde, churrasquinhos, refrigerantes e cerveja gelada. “É uma festa de todos nós. Qualquer doação antecipada pode ligar para Rita, ministra de eucaristia 9816.1775 ou no meu telefone 99786529”, concluiu Dr. Germano.

Resultados da primeira rodada do Campeonato de Futebol de SFI

Mais informações do jogo entre São Francisco e Gargaú no blog do Esporte Clube São Francisco, administrado por Helio Alves.

Chave A
Flor de Maio O X 0 Guaxindiba
Sao francisco 2 X 2 Gargau
Nova Belem 0 X 1 Buena
Praça Imaculada 1 X 2 Sossego
Folga: amavor.

Chave B
Palmeirinha 1 X 1 Amprajope
Travessao 4 X 0 Deserto feliz
Santo Amaro 2 X 1 Morro do bode
Quatro bocas 1 X 0 Vilao.

Próximos jogos
Segunda rodada
Data:09/05/2010

Chave A:

Guaxindiba _X_ São Francisco
Gargau _X_ Nova Belém
Buena _X_ Praça Imaculada
Sossego _X_ Amavor
Folga: Flor de Maio.

Chave B:

Amprajope _X_ Santo Amaro
Morro do Bode _X_ Travessão
Deserto Feliz _X_ Quatro Bocas
Vilão _X_ Palmeirinha.

Foto: Ascom-SFI (Jogo entre São Francisco e Gargaú)

Festa do padroeiro São Francisco de Paula encerra programação com missa e procissão

Os momentos principais do evento foram comemorados nos dias 1º e 2 de maio




Imagens da missa celebrada no sábado pelo bispo diocesano Dom Roberto Guimarães e concelebrada pelo diácono Lucas. Em frente à igreja, o cantor Ítalo Villar apresentou o show católico da festa. Ontem, domingo, 02-05, a festa foi encerrada com procissão e queima fogos de artifício.
.

domingo, 2 de maio de 2010

Uma parada para reflexão

Por que tem pessoas que deixam tudo para trás e decidem viver como andarilho?


.
Todo andarilho tem uma história de vida para contar. Do andarilho acima temos apenas imagens feita pelo jornalista Fabrício Berto, com autorização do homem que surgiu, já à noite, na cidade de São Francisco de Itabapoana-RJ, que comemorava, no sábado 1º de maio, o padroeiro São Francisco de Paula. Agachou-se próximo ao palco de show onde o cantor católica Ítalo Villar apresentava canções do último CD “Força da fé”. Enquanto a banda expressava em suas canções o amor e a confiança na misericórdia de Deus, o andarilho, indiferente, apenas observava como se estivesse refletindo. Logo saiu com seus pertences, um saco e uma garrafa pet, e desapareceu no meio da multidão.

São Francisco de Paula também foi um peregrino
O andarilho que peregrina pelas estradas da vida, coincidência ou não, estava ali naquele momento fazendo parte dos festejos de um Santo que foi exemplo de humildade, e também, segundo sua biografia fora um andarilho já que peregrinou por Assis, Roma e outras cidades de devoção juntamente com seus pais. De volta a Paula, ele foi para um lugar retirado na propriedade de seu pai para viver em solidão e depois encontrou uma caverna próxima do mar onde foi viver como ermitão por seis anos, dedicado-se à oração.