segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pecuaristas participam de palestra sobre Programa “Balde Cheio”

Os pecuaristas de São Francisco de Itabapoana participaram, neste fim de semana, de um encontro para tomar conhecimento sobre o Programa “Balde Cheio” criado pela Embrapa e que é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sebrae/Faerj) em parceria com a secretaria de Agricultura do Estado, através da Emater/Rio. O objetivo do encontro foi para orientar aos produtores sobre a importância do projeto “Balde Cheio” que propõe o emprego de novas tecnologias nas propriedades rurais transformando a pecuária leiteira numa atividade mais lucrativa. O encontro aconteceu no auditório do Parque de Exposições de Praça João Pessoa.

A palestra foi ministrada pelo assessor técnico do Senar/RJ, Maurício Salles. O técnico destacou sobre o processo de funcionamento do projeto. Segundo ele, a partir da implantação, o proprietário terá como acompanhar sua produção em vários aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

O Procurador-Geral do município, Enaldo Barreto, que também é produtor rural, e o secretário de Agricultura, Nival Ornelas, participaram do encontro que também contou com as presenças do chefe regional da EMATER/RIO João Henrique das Posses e do vereador Cláudio Henriques.

Em São Francisco de Itabapoana, um técnico da Emater, está recebendo treinamento para empregar a metodologia nas pequenas propriedades rurais da região. “Toda atividade da propriedade rural deve ter como objetivo a exploração econômica com eficiência, partindo da idéia de que produzir leite é administrar custos”, disse o palestrante. Antes do encerramento do encontro, ficou agendada uma visita, na próxima semana, a uma propriedade rural no município de Cardoso Moreira, que já possui o Programa. No local, todos vão conhecer na prática os efeitos positivos que o projeto trás para quem já colocou em funcionamento.

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Nenhum comentário: