quinta-feira, 6 de maio de 2010

Plano de Desenvolvimento da Região é apresentado em Campos


A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico apresentou nesta quinta-feira (06/05), no SESI-Campos, a primeira fase do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e Noroeste Fluminense. As assessorias dos prefeitos Beto Azevedo (SFI) e Carla Machado (SJB) enviaram release sobre o evento.

Carla Machado participa de Encontro Regional do Norte e Noroeste

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, participou nesta quinta-feira, dia 6, do Encontro Regional do Norte e Noroeste Fluminense, no SESI-Campos. O objetivo era discutir as perspectivas de crescimento e desenvolvimento da Região, levando em consideração os investimentos privados, como a construção do Porto do Açu e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj, em Itaboraí e as prioridades nos investimentos públicos.

Com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, ficou definido que a Secretaria vai prestar assessoria aos municípios da Região visando atrair mais investimentos, aproveitando a logística a ser instalada a partir da operação tanto do Complexo Logístico e Portuário do Açu, como do Comperj. O governo estadual participará, ainda, com a criação de uma metodologia para formação de Arranjos Produtivos Locais, condomínios industriais e financiamentos com juros a partir de 2% ao ano, dentre outras ações.

Júlio Bueno destacou que o momento é fundamental para “discutir os cenários prospectivos e as oportunidades para o desenvolvimento econômico”. Bueno ressaltou ainda a importância da integração entre todas as esferas de Poder – municipal, estadual e federal, a fim de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento social, aliando o aporte de recursos em investimentos privados à integração das comunidades ao processo de crescimento.

De acordo com a prefeita Carla Machado, um a parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e com o Governo do Estado está sendo fundamental para elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico e de Crescimento Econômico. A finalidade é estruturar o município para receber as outras empresas interessadas em aproveitar a logística oferecida pelo Porto do Açu, nos próximos 15 anos: “na quarta-feira, teremos um encontro com técnicos do IBAM, visando a elaboração dos termos de parceria do convênio, bem como, a preparação do Novo Zoneamento e Novo Código de Obras para o Município”, informou a prefeita.

– No encontro em Campos os participantes tiveram acesso a produtos e serviços da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e de suas empresas vinculadas: Junta Comercial, Investe Rio, Codin Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, DRM – Departamento de Recursos Minerais, do governo estadual e Ipem – Instituto de Pesos e Medidas, comentou Júlio.

Fruto da parceria entre governo do Estado, Petrobras e as prefeitura de 21 municípios, o Plano de Desenvolvimento Estratégico é coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento e Gestão. A meta é a criação de uma carteira de projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de longo prazo das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. O trabalho conta com apoio da Firjan e do SEBRAE/RJ, e será elaborado pelo Consórcio Rionor, vencedor da licitação,

A primeira fase do estudo traça um diagnóstico da economia regional nos últimos 15 anos, por meio de um levantamento do histórico socioeconômico de seus municípios. A segunda fase apresentará a previsão de cenários até 2040, listando as condições necessárias para alavancar o desenvolvimento, com sustentabilidade, nos próximos 30 anos.

- O estudo consolida informações sobre as potencialidades de cada região e lista todos os projetos desenvolvidos atualmente nos municípios para fortalecer investimentos já existentes com base nas vocações regionais, como petróleo e gás, cerâmica vermelha e álcool-químico, no Norte e rochas ornamentais e agricultura, no Noroeste. Também prevê a discussão de outras alternativas que visam garantir a sustentabilidade econômica nas próximas três décadas, disse Júlio Bueno.

Segundo ele, um conjunto de índices culturais, formados por 40 variáveis, permitirá analisar os diferentes aspectos da cultura regional e seus impactos em projetos considerados fundamentais para o desenvolvimento dessas regiões. “A participação da sociedade civil é fundamental para que o plano seja efetivamente bem-sucedido”, ressalta o secretário. Todas as ações na fase de planejamento contarão com o envolvimento da população, por meio de oficinas regionais, promovidas pela Firjan e pelo SEBRAE/RJ.

Fazem parte do projeto pela Região Norte os municípios de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e pela Região Noroeste os municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, , Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. Também participaram do evento o representante da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, João Tupinambá; o presidente da FIRJAN no Norte Fluminense, Geraldo Coutinho e o representante do SEBRAE, Evandro Pessanha.

Beto participa de reunião de Plano de Desenvolvimento Econômico

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou nesta quinta-feira (06), em Campos, da reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro para apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste Fluminense.

O secretário estadual de desenvolvimento econômico, Júlio Bueno, abriu o encontro apresentando a estrutura da Secretaria, os serviços, assessoria do órgão e programas disponíveis para os municípios, tais como: CODIN (Companhia de Desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro), o programa Invest Rio, DRM (Departamento de Recursos Minerais), entre outros.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e Noroeste Fluminense é resultado do projeto de planejamento estratégico, formulado com o objetivo de promover a qualidade de vida da população das cidades que compõem a bacia de Campos. Durante o evento foi apresentada a 1ª fase desse estudo que traça diagnósticos da economia regional nos últimos 15 anos, por meio de um amplo levantamento da história sócio-econômica da região.

O prefeito Beto Azevedo disse que espera que o plano possa contribuir na prática para o desenvolvimento dos municípios de menor PIB (Produto Interno Bruto). “São Francisco tem uma das menores rendas per capita da região. O que este plano ou estudo vai contribuir na prática para o desenvolvimento de São Francisco?” questionou Beto

Matérias: Fabrício Berto (Secom-SJB) e Ascom-SFI
Fotos: Secom-SJB e Alessandra Lemos (Ascom-SFI)

Um comentário:

CARLOS GARGAÚ disse...

É PRECISO CONSULTAR A POPULAÇÃO E VER O QUE É BOM PARA TODOS, PARA A REGIÃO, PARA A POPULAÇÃO. VISITEI ESSES DIAS SÃO JOÃO DA BARRA, VI O QUE QUASE NÍNGUEM FEZ ATÉ HOJE COMO POLÍTICO QUE VESTE A CAMISA. A PREFEITA CARLA MACHADO ESTÁ MUNDANDO A CARA DA CIDADE, PARA MELHOR. A CIDADE TEM OBRA PRA TODOS OS LADOS. É ISSO QUE O POVO QUER VER!!!