sábado, 23 de novembro de 2013

NEA-BC apresenta Cine Clube sobre Mobilidade Urbana neste sábado em Guaxindiba

O Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos enviou e-mail ao Blog convidando para o Cine Clube com o tema: Mobilidade Urbana que acontecerá neste sábado, no Praia Clube Guaxindiba. Confira:

Os membros do Grupo Gestor Local do NEA-BC vem convidá-los para participar do Cine Clube com o tema: Mobilidade Urbana no Município de São Francisco de Itabapoana – Direito à Cidade e Participação Social que será realizado no dia 23 de novembro de 2013, às 19h,no Praia Clube Guaxindiba.

Neste encontro serão realizadas atividades com vistas ao conhecimentoda situação, emnosso município, da Mobilidade Urbana, com foco no transporte público.

Haverá aseleção de um grupo de representantes para participação do fórum regional Norte Fluminense sobre Mobilidade Urbana que ocorrerá no dia 03 de dezembro no município de Quissamã.

O Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) promove a participação cidadã e a educação ambiental em 13 municípios da Bacia de Campos. A realização do Projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, em razão dos empreendimentos de exploração de petróleo que a PETROBRAS desenvolve na região.

Sua participação é muito importante!

Atenciosamente,
Mariléa Macedo da Silva

Presidente

GCM de São Francisco realiza culto ecumênico para comemorar 10 anos de fundação


Fundada no dia 24 de novembro de 2003, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Francisco de Itabapoana irá realizar, neste sábado (23/11), um culto ecumênico para celebrar seus 10 anos de atuação. O evento acontece às 10h, no Colégio Estadual São Francisco de Paula, localizado no centro da cidade.

Para presidir o culto, foram convidados o vigário da Paróquia São Francisco de Paula, Padre Luciano Gomes,e o presidente da Igreja Batista Israel Pentecostal, Pastor Adilson do Sacramento. Logo em seguida os convidados participarão de um almoço que será servido em um restaurante na praia de Guaxindiba.

A GCM foi criada sob o comando do coronel José Amilton Barreto da Silva, durante o governo do então prefeito Pedro Cherene. Hoje o efetivo é composto por 97 guardas, comandado atualmente pelo segundo tenente reformado da Polícia Militar, Ricardo Soares Alves, que inclusive, já teve duas passagens no comando da GCM.


- Nesses dez anos o efetivo obteve muitos avanços e hoje o município conta com a sua atuação em diversas frentes, como apoio a todas as secretarias municipais e presença em diferentes instituições. Também é atribuição da GCM proteger o patrimônio público e manter parceria com a Polícia Militar, atuando ativamente em grandes eventos. O projeto Educação Social e Cidadania, na qual o efetivo realiza palestras e dinâmicas educativas em salas de aula, e outra iniciativa da Guarda - detalhou o comandante Ricardo. (Ascom-SFI) 

São Francisco recebe do MDA uma máquina motoniveladora

São Francisco de Itabapaona foi um dos 10 municípios da região, com até 50 mil habitantes, contemplados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com uma máquina motoniveladora. O prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado do secretário de Agricultura, Edmar Henriques, e do subsecretário, Flávio Henriques, participou da solenidade de entrega na tarde desta terça-feira (22/11), na CEASA de Itaocara, no Noroeste Fluminense.
Outra boa notícia para o município será a doação, também pelo Governo Federal, de um caminhão caçamba, já em março de 2014. “São maquinas e equipamentos importantes para o trabalho de manutenção das estradas vicinais, importantes vias de escoamento da produção rural e, também, de da população da área rural”, destacou o prefeito Pedrinho Cherene.
Além de São Francisco de Itabapoana, foram contemplados Cardoso Moreira, São Fidélis, Carapebus, Conceição de Macabu, Varre-Sai, Porciúncula, Cambuci, São José de Ubá e Itaocara. O investimento nas 10 máquinas, de acordo com o MDA, foi de 4,5 milhões de reais, e está dentro do Programa PAC-2
Também participaram do evento, entre outaras autoridades, o Secretário de Estado e Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, o delegado federal do MDA, José Otávio Fernandes, o presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, e o deputado federal Áureo.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Novembro azul tem apoio da Rádio São Francisco FM


Ação médica e odontológica sábado em Deserto Feliz

Deserto Feliz, comunidade da zona rural de São Francisco de Itabapoana, receberá neste sábado (23/11), a partir das 9h, mais uma ação médica e odontológica da Secretaria Municipal de Saúde. O evento acontece na Escola Municipal Manoel Azevedo e visa atender, também, comunidades do entorno.

As ações itinerantes da saúde são realizadas com o intuito de descentralizar o atendimento, abrangendo comunidades mais distantes da área central do município que não contam com unidades básicas de saúde.


Envolvendo diversos programas e projetos do setor de saúde, a iniciativa acontece a cada 15 dias. Para o mês de dezembro, as comunidades atendidas serão o Assentamento Rural Dandara, no dia sete, e Funil, no dia 14. (Ascom-SFI)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Trabalho de combate ao fogo se intensifica na Estação Ecológica de Guaxindiba

Inea conta com apoio de outras estações ecológicas para debelar chamas.
A quinta-feira foi de muito trabalho para conter vários focos de incêndio na Estação Ecológica de Guaxindiba. Segundo informações da chefe da Estação, Vânia Coelho, o trabalho nesta quinta-feira recebeu o reforço de guarda-parques de outras estações ecológicas da Região, como o Parque Estadual Lagoa do Açu, no Farol de São Thomé, Parque Estadual Costa do Sol, na Região dos Lagos e Parque Estadual do Desengano, no Imbé. Funcionários dessas outras reservas se juntaram aos funcionários da Estação de Guaxindiba, Corpo de Bombeiros e guardas do Grupamento Ambiental de São Francisco. No total cerca de 40 homens atuaram no combate ao fogo. Algumas equipes devem até permanecer durante a noite na tentativa de debelar as chamas.


Nesta quinta-feira, 21, um helicóptero do Governo do Rio de Janeiro sobrevoou a Reserva com técnicos do Inea. Segundo informou o guarda-parque Lucas Roberto, a área atingida pelo fogo equivale a cerca de cinco campos de futebol, porém há outros focos de difícil acesso no interior da mata. Na parte leste da reserva, onde está o Brejo da Floresta, próximo à Fazenda São Pedro, houve muita destruição, mas nesse local as chamas já foram debeladas. As atenções agora se voltam para alguns focos, que devido ao vento forte, chegaram do lado oeste, próximo à localidade de Nova Belém.

A Estação Ecológica de Guaxindiba é também conhecida no município como Mata do Carvão, devido à grande quantidade de fornos de carvão que no seu interior existiam. É o último remanescente da Mata Atlântica localizado no domínio dos tabuleiros costeiros do Nordeste Fluminense.

Na unidade, encontram-se exemplares de árvores de madeira de alto valor econômico como a peroba, o araçá, braúnas e óleo vermelho. Outro destaque é a existência de animais raros na região, como o diplópodo Rhinocricus padbergi (do mesmo gênero do gongolo), que só ocorre no local. 

Possui cerca de 3.260 hectares, e, após longos períodos de desmatamentos, houve uma alteração na mata que, atualmente, distribui-se por uma longa faixa com 1.200 hectares de vegetação com cerca de 5 km de comprimento por aproximadamente 2 km de largura, bem próxima à orla marinha da praia de Guaxindiba. Boa parte da floresta localiza-se em Área de Preservação Permanente por ser cercada naturalmente por recursos hídricos onde se destaca a vegetação de taboa entre os brejos da Floresta e Cobiça.
Leia mais sobre a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba aqui.
Fotos: Arquivo do Blog do Paulo Noel

Academia da Terceira Idade é implantada em São Francisco de Itabapoana


Com um número de idosos que representa 8% da população do município, São Francisco de Itabapoana passa a contar agora com uma academia da Terceira Idade. Implantado no município por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, o espaço, localizado nas imediações das futuras instalações da Clínica da Família, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (21/11) e conta com oito aparelhos, cada um com 12 funções de exercícios.

Participaram da solenidade, além do prefeito Pedrinho Cherene e do vice-prefeito Amaro Barros, o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, vereadores, entre eles Patrícia Cherene, secretários municipais e dezenas de assistidos pelo Centro de Convivência para a Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.

Um total de 240 idosos poderá utilizar o espaço de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Eles receberão suporte integral de uma equipe multidisciplinar formada por professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, técnico em enfermagem e um profissional de apoio. O início das aulas está previsto para o próximo dia 25. Antes, cada um dos inscritos passará por uma avaliação física.

A alta procura, a maior em todos os 19 municípios do Estado em que o projeto já foi implantado, viabilizou a instalação de outra academia no município. “Sabemos que em São Francisco se inscreveram 504 pessoas para participar da academia, um número bem superior as 240 vagas disponíveis. Com isso, iremos instalar a pedido do prefeito Pedrinho Cherene outra academia para atender a esse público”, destacou o secretário Marcos Vinícius.

– A Academia da Terceira Idade, assim como outros projetos e programas voltados para a terceira idade são muito bem vindos ao município e vem a somar à política de valorização do segmento que vem sendo adotada pela nossa administração. Vale lembrar que encontramos o Centro de Convivência com apenas 30 idosos cadastrados e hoje são 514 assistidos, sendo oferecido a cada um deles muitas opções de lazer e de entretenimento, além de ações periódicas voltadas à saúde – ressaltou o prefeito Pedrinho Cherene, lembrando que o espaço em torno da academia receberá ainda, um projeto paisagístico e de arborização.

Frequentador do Centro de Convivência da Terceira Idade desde sua fundação, há 12 anos, o aposentado Ademar Viana, 77 anos, aprovou essa nova iniciativa. “Se o atendimento já estava bom nesses últimos meses, deverá ficar melhor ainda com a implantação da academia da terceira idade”.

Outros projetos voltados para a Terceira Idade e que também foram reivindicados pelo prefeito Pedrinho Cherene, como o Qualimóvel, Terceira Visão e Era Digital, foram confirmados pelo secretário e deverão atender o município já no início de 2014.

Veja mais fotos aqui.
Matéria: Ascom-SFI
Fotos: Blog do Paulo Noel

Tio de vereador de SFI morre atropelado em Travessão Campos

Ronaldo Gomes Moreira, 49, conhecido por Naldo, irmão de Edinho de Guaxindiba, tio do vereador Fabinho do Estaleiro, foi atropelado e morto em Travessão de Campos na noite de quarta-feira, 20-11, por volta das 23 horas.

Segundo informações da irmã, Sandra Gomes, Ronaldo,  foi atropelado quando desceu de um ônibus no centro de Travessão de Campos ao atravessar a Avenida  para comprar um lanche para os três filhos adolescentes.


Ronaldo que era de Coreia, Zona Rural de SFI, atualmente estava morando e trabalhando em Travessão de Campos. O vereador Fabinho do Estaleiro disse, agora pela manhã, que o tio será sepultado no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Três séculos após a morte de Zumbi, negro ainda é discriminado



Comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra deve servir para que os brasileiros reflitam sobre a desigualdade, a intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade. É o que revela nota técnica do Instittuto de Pesquisa Econômica Aplicada ao mostrar, por exemplo, que, em Alagoas, os homicídios reduziram a expectativa de vida de homens negros em quatro anos. “O negro é duplamente discriminado no Brasil, por sua situação socioeconômica e por sua cor de pele”, diz o Ipe. (Fonte: Agência Brasil)

Homem que vinha aterrorizando famílias em Santa Clara é encontrado morto a facadas

Corpo foi encontrado pela PM que fazia patrulhamento pela praia. Na casa de apenas um cômodo onde morava o homem a PM não encontrou documentos.

Fotos: Eliel Pereira / Blog do Paulo Noel.
Foto: Eliel Pereira
Policiais Militares em patrulhamento pela Praia de Santa Clara, na noite de terça-feira, 19, por volta das 23 horas, encontraram morto na Rua 1, próximo à Avenida Itaperuna, Praia de Santa Clara,  um homem negro, identificado apenas por José Oliveira Vargas, com idade presumível de 49 anos .

O resgate da Saúde de São Francisco de Itabapoana chegou a ser chamado pelos policiais. Entretanto, ao chegar ao local, onde o homem estava caído, constatou-se que ele estava morto, vítima de várias golpes de faca por todo o corpo.

Segundo a Polícia Militar, José Oliveira era o homem que vinha aterrorizando as famílias da Praia de Santa Clara. Na 147ª DP Legal de SFI já existiam várias ocorrências registradas contra este elemento. São ocorrências de invasão de domicilio, ameaças e agressões.
Foto: Eliel Pereira
A Polícia Civil ainda não tem pistas de quem teria praticado o crime. Mas o comentário na Praia de Santa  Clara é de que o homicídio foi praticado por alguém que queria fazer justiça com as próprias mãos. O IML ainda não divulgou o resultado da necropsia, mas tudo indica que  pelo estado em que o corpo foi encontrado, foram vários golpes de faca.

Um homem, cuja identidade estamos preservando, contou na Polícia Civil que este elemento chegou a invadir a  casa onde mora com a mulher em Santa Clara. "Ele fez graves ameaças depois de jogar pedras no meu carro e nas janelas da residência. Quando sai para a frente de minha casa ele disse que voltaria e que iria violentar minha mulher", conta.

Segundo conta uma dona de casa, houve até ameaças de morte. "Meu marido chegou a ser ameaçado de morte por este homem", diz.

Foto: Eliel Pereira
São dezenas de depoimentos de mulheres que foram ameaçadas de estupro por José de Oliveira, que costumava fazer gestos obscenos para as mulheres por onde passava. Há relato de que até teria se masturbado diante de uma mulher. Outro depoimento dá conta de que o elemento fora flagrado transando com uma égua. Era comum perseguir mulheres até na porta de Igrejas.  



Quando foi preso pela primeira vez, o homem, sem nenhum documento, se apresentou à Policia Civil  como José de Oliveira Vargas e que não tinha parentes na cidade de São Francisco de Itabapoana. Contou que era capixaba da cidade de Vila Velha (ES). Disse na ocasião, que não gostava de trabalhar e que ingeria bebida alcoólicas nos finais de semana.


No interior da casa de apenas um cômodo onde José de Oliveira morava, a PM não encontrou documentos para comprovar a identidade dele, que era conhecido como "Zé Lodinho". No local os policiais encontraram várias garrafas de bebidas alcoólicas e um fogão sujo com panelas com resto de comida.  Nenhum parente de José de Oliveira procurou a Polícia Civil até o momento. O corpo está no Instituto Médico Legal em Campos dos Goytacazes.  (Confira aqui mais imagens do homicídio ocorrido em Santa Clara. Atenção: imagens fortes )

Sepultado produtor rural vítima de acidente com trator

Foi sepultado no Cemitério de São Francisco, na tarde desta quarta-feira, 20, o corpo do produtor rural Cláudio Ribeiro, 68 anos, vítima de um acidente com trator em sua propriedade no entorno de Praça João Pessoa, na tarde de ontem. O velório aconteceu na Igreja Presbiteriana de Praça João Pessoa, onde aconteceu um culto. (Postagem atualizada às 23 horas)

Fogo na Reserva Ecológica de Guaxindiba


Bombeiros e Inea trabalharam o dia todo no combate a incêndio, que começou na tarde desta terça-feira (19-11)

Um incêndio atingiu parte da Estação Ecológica de Guaxindiba desde a tarde desta terça-feira, 19. Na manhã desta quarta-feira o Corpo de Bombeiros se uniu aos funcionários do Inea e voluntários no combate ao fogo. Segundo informações de moradores da Fazenda São Pedro, comunidade no entorno da Mata, o fogo teria atingido toda a parte do brejo da fazenda, e com o vento forte ameaçava atingir o centro da Reserva, composto por mata atlântica, onde se encontra uma rica fauna e flora.

Atualização às 12h20 - Segundo informações de Vânia Coelho, chefe da Estação Ecológica, o trabalho já está na fase da operação rescaldo, entretanto alguns focos em locais de difícil acesso ainda preocupam. Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre a área atingida pelo fogo, mas segundo moradores da Fazenda São Pedro, o fogo consumiu quase toda a vegetação de tabua do Brejo da Floresta, localizado na área da fazenda. Trata-se de uma área de preservação permanente que pertence à reserva ecológica. Em entrevista à Rádio São Francisco na manhã desta quarta-feira, uma moradora identificada como Marília disse que vários animais morreram nesse incêndio do Brejo da Floresta.

Academia para a Terceira Idade será inaugurada nesta quinta-feira


Neste quinta-feira (21/11), às 9h30, acontece em São Francisco de Itabapoana a inauguração da Academia para a Terceira Idade, instalada no município através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria o Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Além do prefeito Pedrinho Cherene e demais autoridades municipais, estará presente na inauguração da academia, que fica localizada às margens da Rodovia Afonso Celso, nas proximidades das futuras instalações da Rodoviária Municipal e da Clínica da Família,o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e qualidade de Vida, Marcos Vinícius.

Ocupando uma área de 60 metros quadrados, a academia é composta por 18 aparelhos, cada um deles com 12 funções, permitindo o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade, atendendo diretamente às necessidades dos idosos. Eles começaram a ser montados nesta terça-feira.

Os praticantes contarão com a supervisão e a ajuda de um professor de educação física, um técnico em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e um profissional de apoio.

O convênio para a instalação da Academia da Terceira Idade no município foi firmado durante uma reunião, no mês de julho, entre o prefeito Pedrinho Cherene e o secretário Marcos Vinícius, em que esteve presente, também, a vereadora Patrícia Cherene.

Além de ceder a área, a prefeitura ofereceu como contrapartida, também, sua adequação, que consistiu em um trabalho de terraplanagem e contenção.Para oferecer maior conforto aos usuários, a prefeitura instalou cobertura no espaço.

O cadastro para que os idosos possam utilizar a academia teve início nesta quarta-feira, no Centro de Convivência para a Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, e prossegue na quinta-feira, a partir das 9h, em frente à prefeitura.


Ascom-SFI

Vacinação contra aftosa continua nesta quinta-feira


A Secretaria Municipal de Agricultura retoma na próxima quinta-feira (21/11), a partir das 9h, nas comunidades de Pingo D’água e Praça Imaculada, o trabalho de vacinação contra aftosa no rebanho de produtores rurais que possuem até 30 animais. No mesmo dia e horário, uma outra equipe atende a comunidade de Morro do Bode.

Na Sexta-feira (22/11), também a partir das 9h, a imunização prossegue em Amontado e comunidades do entorno. Em Valão Seco, o trabalho será concluído também na sexta-feira.

A campanha abrange apenas bovinos com até 24 meses. A meta, de acordo com o coordenador da campanha, Junior Terra, é imunizar gratuitamente cerca de quatro mil animais em todo município.


Ascom-SFI

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Produtor rural de Praça João Pessoa morreu após ser atropelado por trator


O Blog conversou com o vereador de São Francisco de Itabapoana Pachola, que acompanhou a família do senhor Cláudio Ribeiro, 68 anos, que faleceu em sua propriedade rural na Estrada Praça João Pessoa a Santo Amaro no início da tarde de terça-feira, 19. Segundo Pachola, o produtor rural foi vítima de um acidente com um trator que pertence ao próprio Cláudio. Ele teria acoplado um implemento agrícola para iniciar um trabalho, e ainda de pé ligou o trator. Acontece que o veículo estava engrenado, o que provocou o acidente. Ele teria sido atingido pelo pneu traseiro que passou por cima do produtor. Ainda segundo Pachola, essa versão foi confirmada por um dos netos de Cláudio que o acompanhava na propriedade.


A família ainda aguarda o laudo do IML, que vai apontar a causa da morte. O corpo só foi liberado no final da noite desta terça-feira. Segundo informações do Maxuel Ribeiro, filho do produtor rural, o corpo do pai será velado em Praça João Pessoa, já o horário do sepultamento ainda será divulgado pela família.

Produtor rural se envolve em acidente com trator e morre a caminho do Hospital Manoel Carola


Cláudio Ribeiro chegou ao Hospital já sem vida
Os moradores do distrito de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana estão de luto pelo falecimento repentino do produtor rural Cláudio Ribeiro, 68 anos. Muito conhecido na região, o idoso foi vítima de um acidente com um trator em sua propriedade rural na Estrada Praça João Pessoa a Santo Amaro, próximo à localidade de Aldeia, no início da tarde desta terça-feira, 19. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e levado para o Hospital Municipal Manoel Carola, mas deu entrada naquela unidade já sem vida.

O corpo do produtor rural Cláudio Ribeiro ficou por algumas horas no Hospital Manoel Carola, mas já foi removido pelo rabecão do Corpo de Bombeiros para o Instituto Médico Legal, a fim de apurar a causa da morte. Cláudio foi socorrido com um ferimento na cabeça e outro no tórax, sendo que perdeu muito sangue. As circunstâncias do acidente estão sendo checadas. O senhor Cláudio Ribeiro deixa uma família grande na comunidade de Praça João Pessoa, dentre os filhos estão o comerciante do ramo de motocicletas Maxuel “Motos” e os fabricantes de móveis Cleiton e Emerson Ribeiro. O Blog deixa as sinceras condolências aos familiares.

Consultório odontológico e ambulância serão entregues em Amontado


A prefeitura de São Francisco de Itabapoana entrega nesta quinta-feira (21-11) à comunidade de Amontado, na Zona Rural do município, um novo consultório odontológico e uma ambulância 0 km. O Consultório será o segundo entregue à população nesse mês de novembro. O primeiro foi em Floresta, no último dia 13. Outros quatro consultórios ainda serão entregues em comunidades do município. Todos adquiridos com recursos próprios da municipalidade.

A solenidade acontecerá na Unidade Básica de Saúde de Amontado com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, do vice-prefeito Amaro Barros, demais autoridades locais e da população.

Em relação às ambulâncias, foram cinco adquiridas com recursos próprios, sendo que duas já estão em atividade nas Unidades Básicas de saúde de Gargaú e de Floresta. Outras duas, além de Amontado, serão entregues nos próximos dias. Duas unidades de resgate, adquiridas pela prefeitura junto ao Governo do estado, também já estão à disposição da população.


Com informações da Ascom-SFI

Reunião do Plano Local de Habitação nesta terça em Gargaú


A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de São Francisco de Itabapoana prossegue na terça-feira (19/11), em Gargaú, com as reuniões de leitura do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O evento terá início às 18h, no Espaço Cultural Barracão. Toda a população está convidada a participar

As reuniões objetivam identificar as demandas para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social, culminando com o planejamento de estratégias para suprir as necessidades habitacionais de interesse social no município. Reuniões semelhantes já aconteceram, na semana passada, em Imburi de Cacimbas, Guaxindiba e Barra do Itabapoana.

Em Praça João Pessoa e Lagoa Feia também haverá reuniões para discutir o PLHIS, em datas e locais ainda a serem confirmados.


Ascom-SFI

TRE cassa prefeita de Conceição de Macabu e manda segundo colocado assumir

Prefeita Tedi em foto durante juramento após posse.
Foto: facebook 
O Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato da prefeita de Conceição de Macabu, Lídia Mercedes (PT), a Tedi. O plenário decidiu por unanimidade em sessão realizada na noite desta segunda-feira, dia 18. A cassação foi por abuso do poder político e poder econômico na última eleição.

Tedi foi acusada de contratação irregular durante o período eleitoral e distribuição de pontos para taxistas.

 Um dos advogados de acusação é Antônio Maurício Costa. Os desembargadores determinaram a posse do segundo colocado no pleito, no caso, o ex-prefeito Cláudio Linhares (PMDB). A posse será na quinta-feira, mas os advogados de Tedi, Luiz Paulo Viveiros de Castro e Tiago Santos, devem tentar um efeito suspensivo. (Fonte: Blog do Roberto Barbosa)

Prefeita se manifesta em sua página no Facebook.
Caros amigos (as) da cidade simpatia, muito têm sido nossos esforços para o desenvolvimento de nossa cidade, poderia numerar diversas conquistas nos últimos cinco anos, mas neste momento, cabe a mim como cidadã e chefe do Poder Executivo de nosso município, esclarecer a decisão desta segunda-feira (18/11) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ).

Quero deixar claro, que nossa política sempre foi voltada aos pormenores, portanto, desde 1996 somos preferência nas urnas de Conceição de Macabu, onde no mesmo ano fui à vereadora mais votada do pleito, em 2000 e 2004 mostramos nossa força à base de oposição, crescendo ainda mais nas estatísticas. A vitória veio em 2008, quando o POVO decidiu por mudança, e essa mudança refletiu em nossa reeleição em 2012.

É no olhar dos mais humildes, na casa dos trabalhadores que representam o POVO brasileiro e a mudança de nosso município, que buscamos sempre o melhor.

A decisão do TRE, que por seis votos a zero tem como objetivo a cassação de nosso mandato, depende ainda da finalização de instâncias para recurso, por meio de embargos de declaração junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – onde está sendo recorrida a decisão do órgão estadual, ou seja, a sentença só será aplicada após todas as formas de recurso, portanto continuo no comando de nossa cidade, até que o Presidente da Câmara de Vereadores seja comunicado oficialmente da decisão, e formalmente seja feita uma nova posse.

Quando digo “nosso mandato”, é porque tenho orgulho de dizer e transcrever o Parágrafo único de nossa carta magna: “Que todo poder emana do povo e por ele será exercido”. E este Poder Executivo, hoje representado por mim, é reflexo da escolha de 6.263 (47,05%) de eleitores que confiaram no PODER DA MUDANÇA e que ainda continuam a confiar que SIM é possível mudar, SIM é possível fazer diferente, e que é possível fazer pelos menos favorecidos.

Um forte abraço e grande beijo em seus corações!!!


Lídia Mercedes (Tedi – PT)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Copa São Francisco de Jiu Jitsu reúne cerca de 50 atletas em Guaxindiba


A 1ª Copa São Francisco de Jiu Jistu realizado no domingo, 17, na Praia de Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana reuniu cerca de 50 competidores. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com organização da Equipe FIt de Jiu Jitsu, e foi disputada nas faixas etárias Adulto, Juvenil, Infantil  e Mirim.

RESULTADOS
Adulto (faixa roxa)
Amaro de Souza (Equipe Nova União) – até 75 kg
Evander Souza (Equipe Nova União) – acima de 75 kg

Adulto (faixa azul)
Pedro Alex (Equipe Nova União) – até 75 kg
Salvador Jr. (Equipe Nova União) – acima de 75 kg

Adulto (faixa branca)
Thiago Vicente (Equipe Nova União) – até 75 kg
Marco Aurélio (Equipe Fit) – acima de 75 kg



Juvenil
Gabriel Monteiro (Equipe Nova União) – até 75 kg
Henrique Fernandes (Equipe Nova União) – acima de 75 kg

Infantil
Maicon Freitas (Equipe Fit)

Mirim
Matheus Sá (Equipe Fit)


Muito louvor e adoração no Dia dos Evangélicos


Guaxindiba e São Francisco classificados para a final do Campeonato de Veterano

Guaxindiba e São Francisco irão decidir o título do Campeonato Municipal de Futebol na categoria Veterano em São Francisco de Itabapoana. A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As partidas das semifinais que decidiram as duas equipes finalistas aconteceu no último sábado (16/11).
Jogando em casa, o Guaxindiba, que havia vencido o primeiro confronto das semifinais por 2 a 0, voltou a derrotar o Palmeirinha, desta vez pelo placar de 1 a 0, confirmou o favoritismo. No outro confronto das semifinais, empate em 3 a 3 entre São Francisco e Buena, levando a decisão da vaga para os pênaltis, com São Francisco vencendo por 6 a 5.

1º Fest Gourmet leva grande público à praia de Guaxindiba

Iniciativa pioneira no município e promovida pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, e em parceria com o SESC-Rio e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SFI), o Fest Gourmet levou um grande público à praia de Guaxindiba no final de semana prolongado. O evento foi aberto oficialmente na sexta-feira (15/11) e, até domingo, ofereceu uma variedade de atrações para todas as faixas de idade.

Restaurantes do município apresentaram pratos da culinária local voltados para frutos do mar e, na noite de sábado, no palco oficial, o público conheceu o melhor prato do Festival. O vencedor foi o Restaurante da Tia Geny, que lançou mão da originalidade e serviu o camarão com banana, aprovado pelos clientes. Um certificado foi entregue à vencedora pelo prefeito Pedrinho Cherene e pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo de Azevedo Campos.

Entre as atrações musicais, além dos DJ’s Charme e Hermano Cardoso, houve apresentações da banda de pop rock 4.0 Acústico, na sexta-feira, e do grupo Fundo de Quintal, na noite sábado, registrando recorde de público no Festival. Em mais de uma hora de show, o grupo apresentou sucessos inesquecíveis de sua longa trajetória, como “O show tem que continuar”, “Só pra contrariar”, e interpretou canções de nomes de peso no mundo do samba, como Almir Guineto e Arlindo Cruz.

Também no sábado, pela manhã, houve atrações para o público infantil, com parque inflável e teatro. Simultâneo ao evento houve participação dos artesãos de São Francisco com exposição e venda de peças confeccionadas pelos integrantes do programa de Geração de Trabalho e Renda (GTR), desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social. Já a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promoveu, na manhã, de domingo, juntamente com equipe Fit de Jiu Jitsu, a 1ª Copa São Francisco de Jiu Jitsu.
– Foi um evento que, em sua primeira edição, mostrou que poderá figurar como uma das grandes atrações do município, passando a integrar o calendário oficial de eventos. Destacamos a importância das parcerias firmadas, a participação dos estabelecimentos comerciais ligados à gastronomia e a presença maciça do público – ressaltou o prefeito Pedrinho Cherene. (Ascom SFI)