sábado, 17 de abril de 2010

Morre em Campos o ex-vereador José Pinto de Souza

Foto: Blog do Zé Vitor.

O ex-vereador José Pinto de Souza, eleito por cinco mandatos antes da emancipação de São Francisco de Itabapoana, faleceu, hoje, 17-04, na cidade de Campos dos Goytacazes. Segundo informações, José Pinto faleceu a caminho de um Hospital em Campos após ter passado mal na casa onde residia em Campos. A prefeita de São João da Barra Carla Machado, sobrinha de José Pinto, logo que soube da notícia interrempeu a sua festa de aniversário no Balneário de Atafona. José Pinto era pai do suplente de vereador por São Francisco de Itabapoana, José Pinto Filho, conhecido por Pintinho.
.
Atualizado às 20h25m
Familiares informaram, agora, que o sepultamento de José Pinto de Souza será domingo, 18-04, às 12 horas no cemitério do Cajú em Campos.
.
Atualizado domingo, 18-04, às 13h30m com mais informações da biografia de José Pinto de Souza do Blog do Zé Vitor.


José Pinto foi detentor de vários mandatos na Câmara de São João da Barra, onde chegou a presidência em 1980, e um mandato em São Francisco de Itabapoana.A última vez que José Pinto disputou uma eleição foi em 2000, quando foi candidato a vice-prefeito do então Prefeito candidato a reeleição Barbosa Lemos.Na oportunidade eles perderam para a dupla Pedro Cherene-José Alexim, por uma diferença de mais de três mil votos.Mas José Pinto mostrou prestígio, onde o seu filho mais velho, José Pinto Filho, o Pintinho, foi eleito vereador.José Pinto era uma pessoa de fala mansa e um grande homem.Com certeza inspirou, em muito, a sobrinha Carla Machado, prefeita de São João da Barra.Também ensinou aos seus filhos:Pintinho, Daniel e Denise, o valor da amizade, da honestidade e da solidariedade.Particurlamente estou bastante triste, já que eu o admirava e gostava bastante de "seu" Zé.Sempre que o encontrava , não perdia a oportunidade de conversar, ouvir conselhos e conversar sobre o nosso Vasco da Gama.Tenho absoluta certeza, que "seu" Zé estára ao lado do nosso pai maior, já que era um grande homem, político que nos dias atuais é raridade.Saudades!Que Deus o abençoe muito "seu" Zé.

Cadáver de um homem encontrado na Praia de Santa Clara

Hoje, sábado, 17-04, o corpo de um homem que teria se afogado nas águas do mar de Santa Clara foi encontrado por populares em adiantado estado de decomposição entre as praias de Santa Clara e Gargaú. O rabecão do IML – Instituto Médico Legal já removeu o corpo para Campos onde aguarda reconhecimento por parte de familiares no IML. O homem, ainda sem identificação, foi encontrado nu por populares que avisaram à Polícia Militar.

As linhas da discórdia

Divisão dos royalties é baseada em critério questionado por pesquisadores. Com a mudança da metodologia geográfica São Francisco de Itabapoana passaria a ser produtor de petróleo.

Para ampliar clique na imagem


Mapa das linhas divisórias entre municípios usando a atual metodologia.




Mapa das linhas divisórias entre municípios usando a metodologia das linhas proporcionais.

O blog teve acesso às famigeradas linhas ortogonais, e, em ano eleitoral, momento em que os políticos mais se aproximam da população, propõe um amplo debate a cerca da injustiça provocada pelas tais linhas a São Francisco de Itabapoana. O município, com um litoral de aproximadamente 60 km de extensão, não recebe royalties como cidade produtora de petróleo. São Francisco de Itabapoana não consegue acompanhar o desenvolvimento das cidades da região que recebem cifras vultosas como compensação pela exploração do petróleo. O que fazer para reverter este quadro que classifica nosso município como limítrofe?

No artigo intitulado “Modificações no critério da divisão geográfica utilizada na distribuição de Royalties no litoral brasileiro – Método das linhas proporcionais, o estudo de caso do Rio de Janeiro” publicado no site do Centro de Informações da Produção de Petróleo e Gás do Estado do Rio de Janeiro - CIPEG - os pesquisadores * Francisco Dourado, Marcio Serrão, Ana Paula Ferreira, Hernani Chaves e José Otávio trazem um estudo sobre a viabilidade de mudar o critério atual.

Existem dois critérios para a divisão dos royalties: percentual e geográfico. O percentual é considerado subjetivo e foi criado baseado em interesses políticos. Esse critério atualmente determina que os recursos sejam divididos entre a União e Estados e Municípios produtores. O rateio funciona assim: 40% são da União; 22,5% ficam com os estados produtores; 22,5% são dos municípios produtores; 7,5% vão para os Fundos de Participação (distribuição a estados e municípios); e 7,5% são reservados para municípios afetados por operações ou instalações de embarque e desembarque de óleo. É essa atual regra que o Deputado Federal Ibsem Pinheiro que mudar.

Por outro lado, o critério geográfico deveria considerar a posição geográfica do beneficiário em relação ao campo de produção, o que pode ser calculado de maneira matemática, desde que sejam estabelecidos parâmetros. Segundo artigo publicado no CIPEG, aqui está a maior dificuldade, o estabelecimento isento e matematicamente justo destes parâmetros. Para os pesquisadores as linhas ortogonais não estabeleceram parâmetros justos, além de gerarem diversos problemas.

Um desses problemas é citado na conclusão do artigo, e se refere a São Francisco de Itabapoana “que hoje não é enquadrado como produtor apesar de estar a apenas 125 quilômetros de campos produtores, enquanto Paraty a 320 quilômetros de distância, é considerado como tal.

O que mais me preocupa é a inércia das autoridades políticas da região. Mudar a regra pode implicar em diminuição de receita para algumas cidades poderosas. Estaria faltando interesse? As autoridades municipais têm tentado fazer alguma coisa nos últimos anos. O ex-prefeito Pedro Cherene tentou; Beto Azevedo também, mas parece que não encontraram apoio. A sensação é que tudo foi em vão. Enquanto isso o município de São Francisco continua sendo o primo pobre da região. É preciso mudar esse critério das linhas ortogonais pelo das linhas paralelas. O povo sanfranciscano clama por isso. Ah! Já ia esquecendo, São Francisco de Itabapoana é o penúltimo na lista do Índice de Desenvolvimento Humano do Estado do Rio de Janeiro. O nosso IDH é comparado ao de cidades do sertão nordestino. Políticos da região, por favor, se mexam.

Leia aqui na íntegra o artigo “Modificações no critério da divisão geográfica utilizada na distribuição de Royalties no litoral brasileiro – Método das linhas proporcionais, o estudo de caso do Rio de Janeiro”.

* Francisco Dourado, Marcio Serrão, Ana Paula Ferreira, Hernani Chaves e José Otávio são pesquisadores do CIPEG - Centro de Informações sobre Petróleo e Gás Natural do Estado do Rio de Janeiro. Francisco Dourado, Marcio Serrão e Ana Paula Ferreira também são pesquisadores do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro. E Hernani Chaves e José Otávio também são pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Rio na mira dos investidores chineses

Visita do vice-ministro de Comércio Exterior da China, a São João da Barra, acompanhado de 100 empresários chineses é uma demonstração da força e importância que o município passa a ter no cenário econômico nacional diz prefeita Carla Machado.

“Se o Porto do Açu em São João da Barra é a porta para o comércio entre o Brasil e a China, o Rio de Janeiro é o Estado que vem conquistando a preferência do empresariado chinês e deverá receber a maior parcela dos investimentos previstos para os próximos anos”. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (dia 16), pelo presidente da Câmara de Comércio da China, Zhang Yujing, durante a visita do vice-ministro de Comércio Exterior daquele país, Jiang Yaoping, às obras do porto. Já o vice-ministro destacou a importância das relações comerciais entre o Brasil e seu país, enquanto a prefeita Carla Machado abriu as portas para os investidores estrangeiros que queiram se instalar aqui.
A tendência para os próximos anos é que o Estado do Rio receba mais investimentos estrangeiros, especialmente do país asiático. No primeiro trimestre deste ano, a China registrou o maior crescimento dentre todos os países em desenvolvimento, como lembrou a prefeita Carla Machado, ao falar para os cerca de 100 empresários que compuseram a comitiva do vice-ministro. A prefeita destacou a posição estratégica de São João da Barra e os investimentos que vem sendo realizados em infraestrutura e, diante de investidores dos setores de maquinário e energia, ressaltou a possibilidade de produção de energias alternativas, como a eólica, por exemplo, já que o município tem um dos ventos mais fortes do Estado.

RJ pronto para receber recursos da iniciativa privada

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, o Rio de Janeiro está pronto para receber recursos da iniciativa privada, com uma infraestrutura capaz de absorver as empresas que pretendam se instalar aqui. Bueno lembrou que o Rio possui uma economia maior que a de países como o Chile e a Argentina, mesmo sendo um dos menores territórios da Federação. “Temos a terceira maior população do País, com aproximadamente 16 milhões de pessoas e somos o segundo mercado consumidor, além de o segundo maior PIB do Brasil”, disse Bueno.
.

Além disso, o Rio é um centro de excelência no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, possui seis portos – além do Porto do Açu, dois aeroportos internacionais, é o maior produtor de petróleo do Brasil – detendo mais de 80% da produção nacional, e possui um território propício à expansão industrial.

Chineses estão descobrindo o Brasil

Para o vice-ministro de Comércio Exterior da China, o equilíbrio da balança comercial é um dos pontos que incentivam os chineses a investir em território brasileiro. Ele destacou que não só investidores chineses estão descobrindo o Brasil, como o empresariado nacional também já identificou oportunidades em seu país. No ano passado, 481 empresas com capital brasileiro se instalaram na China, enquanto que nas exportações o Brasil pontuou sua presença com soja, petróleo, minério e automóveis, importando, essencialmente, produtos manufaturados, como eletroeletrônicos. “Temos uma excelente relação comercial e especialmente o Rio de Janeiro possui uma posição de destaque diante de nossas preferências”, afirmou.

O vice-ministro lembrou a visita, no passado, da delegação brasileira, liderara pelo governador Sérgio Cabral ao país asiático, da qual participaram a prefeita de São João da Barra e o empresário Eike Batista, do grupo EBX, responsável pelos investimentos no Complexo Logístico e Portuário do Açu. Jiang Yaoping ressaltou o protocolo comercial já assinado entre os chineses e o grupo EBX, visando a exportação de minério de ferro do Brasil para a China, bem como a instalação da siderúrgica Wisco, em São João da Barra, investimentos que chegam a US$5 bilhões, o que beneficiará toda a Região Norte do Estado do Rio.

Fala da prefeita

Na opinião da prefeita Carla Machado, a visita do vice-ministro de Comércio Exterior da China, a São João da Barra, acompanhado de 100 empresários chineses é uma demonstração da força e importância que o município passa a ter no cenário econômico nacional. Ela destacou, porém, preocupações com as questões ambientais e especialmente com a qualificação da mão-de-obra local a fim de garantir a empregabilidade dos sanjonenses, “Não podemos deixar de nos preocupar com isso porque sabemos que as oportunidades surgirão, mas que não podemos abrir mão das nossas belezas naturais. Há possibilidade de realizarmos tudo o que se propõe, mas também temos que preservar a qualidade da vida. Na outra ponta temos que nos preparar e contribuir na formação dos cidadãos de São João da Barra para que esta seja uma oportunidade para todos”, conclui.

Presidente da LLX : SJB a porta de entrada da China no Brasil

Segundo Otávio Lazcano, presidente da LLX, os chineses vieram conhecer de perto o empreendimento de US$40 bilhões e que é a porta de entrada da China no Brasil. “Este super porto está sendo construído na direção do Oriente e terá dez berços para atracação de navios de grande porte. Vamos movimentar aqui minério de ferro, petróleo, siderurgia, energia através de nossa termelétrica, além de um pólo metal-mecânico, montadoras de automóvel e cimenteiras”, enumera.
Lazcano acrescenta que a posição do empreendimento é estratégica e ressalta que aqui na frente do Porto está o quintal do pré-sal da Bacia de Campos e estamos na região que produz 80% do petróleo nacional. Temos contato com Shell e Devon para a instalação de uma planta de tratamento de petróleo com capacidade de 1,2 milhão de barris por dia no porto. Seremos a base de suporte para muitos negócios, até porque estamos no centro de um triângulo entre o Rio, São Paulo e Minas Gerais, estados que, juntos, são responsáveis por 75% do PIB nacional”. (Secom – Vitor Diniz e Bruno Cossta)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Colégio São Francisco de Paula inaugura laboratório nesta sexta-feira (16)

Saudosa professora Eliana Amorim será homenageada na solenidade

O Colégio Estadual São Francisco de Paula inaugura nesta sexta-feira (16), às 14 horas, o Laboratório de Pesquisas Pedagógicas que leva o nome da saudosa ex-diretora Eliana Queiroz Mello de Amorim. A direção da instituição enviou convite à Rádio e ao Blog, extensivo a toda comunidade sanfranciscana.

Programa Consciência Ampla doa mudas em São Francisco


Nesta quinta-feira (15), a Ampla doará cerca de 30 mudas de várias espécies para prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A doação faz parte do “Programa Consciência Ampla” que consiste na vinda de uma carreta equipada com maquetes, recursos audiovisuais e jogos interativos.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente e do respeito ao meio ambiente. Em São Francisco, a carreta ficará até sexta-feira (16), na Praça dos Três Poderes. O horário de funcionamento é de 9h às 21h.

A secretaria de Educação está levando os alunos das escolas municipais de diversas localidades para assistirem as palestras realizadas pelo programa. “Este projeto da Ampla é muito importante pela conscientização que faz. Todos deveriam participar”, enfatizou a secretaria de Educação, Iara Cinthia Nogueira. Na noite desta quinta haverá exibição de um filme educacional para os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Gargaú.

Durante todos os dias da carreta na cidade os adultos que apresentarem a conta de luz quitada vão receber uma lâmpada econômica. Já os jovens ganham brindes escolares. Os visitantes ainda podem concorrer a uma geladeira através do Concurso Cultural. Para participar basta responder a pergunta “O que você deve fazer para deixar o planeta feliz?”. Os autores das 20 melhores respostas serão premiados. A divulgação será feita na sexta-feira (16), último dia da carreta na cidade.

Ascom-SFI

Secretaria de Educação de São Francisco capacita merendeiras


A secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana vai realizar neste sábado (17), a partir das 13:30h , na sede da secretaria, um curso de capacitação voltado para merendeiras. O objetivo é passar noções sobre as normas de higiene na manipulação e preparação dos alimentos.

O nutricionista Cristiano de Assis também falará sobre as formas de armazenamento e as maneiras de evitar os desperdícios. Na próxima segunda-feira (19), às 13h, também na sede da secretaria, será a vez das diretoras receberem a palestra. Entre as pautas do curso está a forma de lidar e auxiliar o profissional de apoio.

De acordo com a secretária de Educação, Yara Cinthia Nogueira, esta é apenas a primeira das muitas capacitações que serão realizadas ao longo do ano. “Estamos investindo muito na capacitação e no estudo de nossos funcionários. Inclusive de 26 a 30 deste mês nossos diretores farão o curso do Sebrae sobre ‘Determinação Empreendedora’ para se aprimorarem como gestores”, antecipou Yara.

Ascom-SFI

Reunião sobre regularização do abate em SFI

Na tarde de ontem (14), aconteceu em São Francisco de Itabapoana, mais uma reunião com comerciantes e açougueiros sobre a regularização do abate. O encontro foi bem interativo e todos puderam tirar suas dúvidas com relação às mudanças previstas. A reunião aconteceu no plenário da Câmara dos vereadores do município e contou com a presença de representantes do poder executivo, legislativo e do Governo Estadual.

Também estiveram presentes o Coordenador Regional de Defesa Pecuária, Cláudio Villela, o Coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários Industrializados, João Batista Sóffe e ainda a veterinária, Aline Costa, chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária do município, além dos vereadores Cláudio Henriques e Sérgio Elias que estão acompanhando de perto esta questão.

O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, deu início à reunião e mostrou-se preocupado com as reais condições do setor. "Nosso objetivo é entrar em um entendimento, para que o trabalhador tenha condições para exercer sua função e o consumidor tenha tranqüilidade na hora de consumir", ressaltou.

O Procurador Geral do município, Enaldo Barreto, relembrou da importância do têrmo de cooperaçao técnica a ser firmado com a Secretaria de Estado de Agricultura fato este discutido na reunião do ultimo dia 30. Através desse compromisso será instalado, em Praça João Pessoa, um Posto Avançado para expedição da Guia de Trânsito Animal (GTA). Isto irá facilitar a vida dos pecuaristas e açougueiros. Além disso, o Governo Estadual enviará um funcionário para prestar suporte técnico, executar Serviço de Inspeção, trabalho educativo e de fiscalização na região.

O Procurador Geral destacou também a importância desses sucessivos encontros. "Estamos atendendo a determinação do Ministério Público. Sabemos das dificuldades de todos, mas acreditamos que podemos avançar para melhorar a qualidade de vida. Todos esses debates servem para adequar a nossa realidade e reformularmos o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi feito na gestão anterior ", afirma Enaldo.

Durante a reunião, também foi apresentado um vídeo pelo veterinário do Serviço de Inspeção do Estado, Bauer Cabreira. O vídeo abordou as diversas irregularidades do abate clandestino e os pontos negativos que essa prática irregular trás para o consumidor.

Para o açougueiro, Romilton dos Santos, o importante agora é se adequar às normas estabelecidas. "O que mais quero é andar de acordo com a lei. Farei o que for necessário para proceder conforme o correto", disse Romilton.

Por último, o Procurador Geral, Enaldo Barreto, disse que vai aguardar a próxima Audiência Pública para encaminhar, ao Ministério Público, o Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo prefeito Beto Azevedo e pelo secretário de Estado de Agricultura, Alberto Mofati, além de ações em conjunto entre município e estado como sugestão para o novo TAC.

Ascom-SFI
Foto: Marcos Lemos

Montada a primeira torre do Parque Eólico

Empreendimento localizado na Praia de Gargaú, São Francisco de Itabapoana, será o primeiro a gerar energia através dos ventos na Região Sudeste brasileira.
.






A primeira torre do Parque de Energia Eólica de Gargaú já está montada. A dinamarquesa Vestas, maior empresa do mundo em fabricação de aerogeradores, concluiu na terça-feira (13/04) o trabalho de montagem. A estrutura impressiona pela magnitude de uma obra que vai representar um importante passo para o progresso do município de São Francisco de Itabapoana. Outras quatro torres estão sendo montadas, e, somadas a estrutura já pronta mudaram a paisagem na chegada de Gargaú.

Com investimento em torno de R$ 130 milhões, São Francisco Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda.

Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano.

Fotos: Paulo Noel

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais de 13 mil inscritos em Concurso da Educação


Mais de 13 mil candidatos se inscreveram para o concurso público na área da Educação, em São João da Barra. O número foi divulgado pela Funrio – Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Uni-Rio, responsável pelo processo seletivo. Na primeira etapa de inscrições foram realizadas 10.825 inscrições, mas efetivadas (pagas) 9.606; na segunda etapa, realizada entre 1º de março e 5 de abril, foram 4.309 novos inscritos, totalizando 13.915 inscritos, com uma relação de 31,26 candidatos por vaga.

Segundo a procuradora Geral do Município, Adahir Cristina Moll, o calendário estabelecido inicialmente será mantido, porém, a Secretaria de Administração, junto com o corpo técnico da Funrio, avaliará a necessidade de ampliar o número de dias de provas. As objetivas estão previstas para acontecer durante apenas um final de semana, enquanto a prova de títulos, será no dia 30 de maio. Caso o cronograma seja mantido, os gabaritos definitivos serão divulgados no dia 25 de junho e a homologação do resultado final está previsto para o dia 23 de setembro.

No total são oferecidas 445 vagas para cargos que variam de acordo com o grau de escolaridade, desde o fundamental completo ao terceiro grau. As datas das provas, que a princípio seriam aplicadas no mês de janeiro, foram adiadas mediante uma ação interposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, tendo como autor Procurador de Justiça, Dr. Êvanes Amaro Soares Júnior, acatada pela juíza Luciana Cesario de Mello Novais.

Meio Campo Rondinelli assina contrato com o Esporte Clube São João da Barra


Com passagens por grandes equipes do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Goiás, Sport Club do Recife e Fortaleza, o meio-campo Rondinelli, de 32 anos, está de volta à sua cidade natal para defender o Esporte Clube São João da Barra, que disputa o Campeonato da Terceira Divisão do Estado do Rio de Janeiro. Após três meses de negociação, o jogador assinou contrato até novembro de 2012 e foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (14). Das mãos do vice de futebol Marcelo Luxemburgo ele recebeu a camisa 10 da nova equipe.

A carreira de Rondinelli começou no Americano, de Campos, onde chegou aos 19 anos para integrar o elenco dos juniores. Ao longo da carreira, atuou em 14 equipes, tendo duas passagens internacionais, uma pelo futebol dinamarquês, e outra por Portugal, atuando pelo Nacional da Ilha da Madeira, no Campeonato Português, por uma temporada. Na região, além de passagens pelo Americano, o jogador defendeu as cores do Goytacaz e da Cabofriense.

— Posso afirmar que é a realização de um sonho defender um clube da minha cidade, depois de passagens por várias equipes. Sempre sonhei jogar profissionalmente por uma equipe de São João da Barra e hoje isso está se tornando realidade. No futebol a gente sempre entra para vencer, mas vejo aqui um trabalho de longo prazo, tendo como meta subir à elite do futebol do Rio de Janeiro — afirmou o jogador.

Há dois meses, o jogador, que nasceu na semana em que o zagueiro Rondinelli, até hoje ícone da torcida do Flamengo, marcou o gol histórico do rubro-negro sobre o Vasco da Gama, na final do campeonato estadual, encontrou-se com aquele que inspirou seu pai a batizá-lo com o nome do ídolo. Foi após a partida amistosa do time de masters do Flamengo contra os masters do Fluminense, no Estádio Manoel José Vianna de Sá, em São João da Barra. Foi um encontro inesperado e pontuado por emoção, conselhos e elogios.

A última equipe defendida por Rondinelli foi o Brusque, de Santa Catarina. No sul ele ficou por dois meses e atuou ao lado do pentacampeão Viola, jogador com passagens por clubes como o Corinthians paulista, Santos e Vasco da Gama: “cheguei no segundo turno do estadual, junto com outros jogadores para reforçar a equipe, que estava ameaçada de rebaixamento. Deu certo e conseguimos mantê-la na primeira divisão”.

Disputando a primeira fase do Estadual da Terceira Divisão, o Esporte Clube São João da Barra ocupa, com 10 pontos, a segunda posição no grupo B, liderado pela ADI, com 15 pontos. Completam o grupo Serra Macanse, com oito pontos, Heliópolis, sete pontos, e o Canto do Rio, seis pontos e que será o adversário do São João da Barra nesta quinta-feira (15), às 10h, no Estádio Caio Martins, em Niterói. A estréia do novo reforço está prevista para o próximo domingo, dia 18, às 15h30m, contra o Serra Macaense. Promessa de um grande jogo com muitas emoções, já que poderá ser a primeira atuação de Rondinelli, como atleta profissional, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, em São João da Barra. (Secom - SJB - jornalista Maurício Barreto)

Adolescente vítima de acidente no centro de SFI

Matéria atualizada sábado(17) às 13h10m
___________
Uma caminhonete de modelo, cor e placa não anotados colidiu com uma bicicleta na noite desta terça-feira (13-04), em São Francisco de Itabapoana. No acidente saiu ferido o jovem Roberto Pereira Gomes, 14 anos. O adolescente, morador na localidade de Boca da Areia, em São Francisco de Itabapoana, conduzia sua bicicleta pela Rua Daud Salomão Acruche, no Centro, quando em frente ao número 36 aconteceu a batida. O carro seguia no mesmo sentido da bicicleta, do trevo de Guaxindiba para o Supermercado vencedor. Segundo testemunhas, a colisão não foi frontal. O retrovisor do carro bateu no menino, sendo suficiente para projetar a vítima a uma distância de três metros.

Na queda o jovem bateu a cabeça no chão e chegou a ficar desacordado. Quando o resgate chegou Roberto já havia recuperado os sentidos. Ele foi levado para o Hospital Manoel Carola, e, devido à pancada na cabeça, teve que ser encaminhado para o Hospital Ferreira Machado para ser submetido à tomografia. Populares disseram que a caminhonete estava em alta velocidade. O motorista fugiu do local.

Estado de saúde – Roberto Pereira Gomes permanece na UPG – Unidades de Pacientes Graves do Hospital Ferreira Machado (HFM). O rapaz teve traumatismo craniano, mas sem sangramento intracraniano. Foi realizado um procedimento cirúrgico para drenar o sangramento localizado entre o couro cabeludo e o crânio. Segundo um funcionário do HFM, Roberto pode ser transferido até amanhã para a enfermaria.
______________
O jovem Roberto Pereira Gomes, 14 anos, vítima de acidente na noite de terça-feira (13) em SFI saiu da Unidade de Pacientes Graves (UTI do Pronto Socorro) do Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele está lúcido e se recupera na Clínica Neurocirúrgica.
______________
Colisão entre caminhonete e bicicleta aconteceu na noite desta terça feira na Rua Daud Salomão Acruche

Comitiva chinesa visita Superporto do Açu

Grupo é formado pelo vice-ministro do Comércio da China e cerca de 100 empresários.
Fotos arquivo do Blog do Paulo Noel.





Uma comitiva chinesa formada por 100 empresários e pelo vice-ministro do Comércio da China, Jiang Yaoping, irá visitar as obras do Superporto do Açu no dia 16, próxima sexta-feira.

A visita é parte do evento “Investindo no Rio de Janeiro: Superporto do Açu – Porta de entrada do Brasil para as empresas chinesas”, que será realizado pelo Grupo EBX em parceria com o Ministério do Comércio da China, Câmara Chinesa do Comércio para Importação e Exportação de Maquinários e Produtos Eletrônicos e Strategus Consultoria. O objetivo do encontro é apresentar o Superporto do Açu como alternativa para instalação de empresas chinesas no Brasil.

Desenvolvido pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, o Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto que está em construção desde outubro de 2007 em São João da Barra, no norte fluminense.

Além de executivos da LLX e do Grupo EBX, também participarão do evento representantes do Governo do estado do Rio de Janeiro e do município de São João da Barra. A comitiva representa 65 empresas de segmentos como petróleo, energia, tecnologia e siderurgia, entre outros.

Na mesma data o controlador do Grupo EBX e presidente do Conselho da LLX, Eike Batista, assinará um Acordo de Parceria Estratégica com a Wisco, terceira maior siderúrgica da China.

O acordo reafirma os principais termos e condições, divulgados em Fato Relevante ao mercado em 30 de novembro de 2009, para a construção e operação de uma planta siderúrgica no Complexo Industrial do Superporto do Açu. De acordo com o documento, a EBX deverá deter 30% e a Wisco 70% desta planta siderúrgica, que terá capacidade inicial para produção de 5 milhões de toneladas de produto por ano.

O evento de assinatura será em Brasília e contará com a presença dos presidentes do Brasil e da China.


Plano de Ação da Mesorregião Itabapoana apresentado ontem em Campos

O Plano de Ação da Mesorregião do Itabapoana, que tem o apoio do Ministério da Integração Nacional, foi apresentado ontem (13) em Campos pelo representante da empresa K2 Sistemas, Alfredo Liboneo. A entidade foi a responsável pela elaboração do plano que prevê, entre outras ações, desenvolver projetos nas áreas de: apicultura, artesanato, fruticultura, pecuária leiteira, piscicultura e turismo.

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, esteve presente ao evento, organizado pelo Fórum da Mesorregião do Itabapoana, na sede regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A reunião foi para apresentar os detalhes que irão nortear a execução de projetos para atender 31 municípios, no universo populacional de 980 mil habitantes, numa área de 14,6 mil km².

Em seu discurso, Beto destacou as desigualdades sociais do município que tem hoje uma das mais baixas rendas per capita da região. “Vivemos numa condição de desigualdade em relação aos municípios vizinhos. Temos que unir esforços para reverter esta situação”, disse Beto.

Na ocasião o ministro foi representado pelo gerente-executivo do PROMESO e gerente da Mesorregião do Itabapoana, Breno Figueiredo. A presidente do Fórum, Gleiciane Pimentel, avaliou como muito positiva a reunião. “Para construirmos o plano ouvimos todos os municípios e comunidades que fazem parte do fórum. Isso é muito importante porque agora temos um norte que não nos foi imposto”, destacou ela.

No período da tarde o evento teve prosseguimento com grupos de trabalho que discutiram ações efetivas em diversas áreas.

Com informações da Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Programa "Consciência Ampla" segue em São Francisco

Segue nesta quarta-feira (14) em São Francisco de Itabapoana o “Programa Consciência Ampla” da concessionária de energia que atende no município. O programa, que conta com o apoio da Secretaria de Educação, consiste na vinda de uma carreta equipada com maquetes, recursos audiovisuais e jogos interativos. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente e do respeito ao meio ambiente.

O programa já percorreu diversos municípios, entre eles os de: Araruama, Cabo Frio, Campos, Marica, Macaé e Rio das Ostras. Em São Francisco a carreta ficará, na Praça dos Três Poderes, até sexta-feira (16), no horário das 8h às 22h.

Durante a estadia da carreta na cidade haverá diversas palestras, distribuição de brindes e concurso cultural. Os visitantes que comparecerem ao local munidos de uma conta de luz quitada ou que trouxerem uma lâmpada comum vão receber uma lâmpada econômica. No último dia da carreta na cidade está prevista uma grande festa com apresentação teatral e de talentos locais.

Concurso Cultural

A secretaria de Educação vai levar alunos das escolas municipais de diversas localidades para visitar o evento. Na ocasião, os alunos participarão do Concurso Cultural respondendo a pergunta: “O que você deve fazer para deixar o planeta feliz?”. Os autores das 20 melhores respostas serão premiados com uma geladeira. A divulgação será feita na sexta-feira (16), último dia da carreta na cidade.
____________________
Com informações da Ascom-SFI

Fim do abate clandestino: açougueiros de SFI se reúnem com técnicos da Defesa Sanitária hoje na Câmara


Técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Sanitária Animal estarão nesta quarta feira,14-04, às 16h, na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana para uma reunião com os açougueiros do município. O objetivo é orientar os comerciantes para se adequarem às normas preconizadas pela legislação sanitária. O encontro é fruto de uma parceria entre Estado e Município para combater o abate clandestino na região.
.
Foto: divulgação
No dia 30 de março, autoridades de SFI participaram de uma reunião em Campos, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, com uma equipe de coordenadores da Secretaria de Agricultura do Governo Estadual. Estiveram presentes o Coordenador Estadual de Defesa Sanitária Animal, Plínio Leite Neto, o Coordenador Regional de Defesa Pecuária, Cláudio Villela e o Coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários Industrializados, João Batista Sóffe.

Durante a reunião foi sugerida uma reformulação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) já que o governo anterior firmou com o Ministério Público em 2008 e não executou o que foi estabelecido. O TAC visa por fim ao abate clandestino e adequar às normas sanitárias impostas pela legislação federal em vigor.

O Procurador Geral de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, expôs a necessidade atual do município. “A nossa região precisa de um posto avançado para atender aos produtores e de pessoas preparadas para realizar um trabalho de conscientização e uma posterior fiscalização. Também acreditamos que a descentralização da expedição do Guia de Trânsito Animal (GTA) seja feita em lugares estratégicos para facilitar a vida dos comerciantes de gado. Essas iniciativas nos ajudarão a combater o abate clandestino para oferecer melhores condições na comercialização da carne nos estabelecimentos”, explica.

O Coordenador de Defesa Sanitária Animal, Plínio Leite Neto, propôs parceria. “O nosso trabalho será em conjunto para alcançarmos bons resultados. Vamos informar aos produtores sobre as normas estabelecidas dando prazo e opção. Quem cumprir, terá a licença do Estado”, completa.

Ao final, ficou firmado que o município irá ceder dois servidores e um espaço para a implantação do Posto Avançado. Caberá ao Estado oferecer um funcionário para prestar suporte técnico e executar Serviço de Inspeção, um trabalho educativo e fiscalizatório nos abates.

A próxima reunião, nesta quarta-feira (14), a equipe técnica irá passar maiores esclarecimentos sobre a prática irregular do abate clandestino.

Com informações da Ascom-SFI

Drogarias e farmácias não estão autorizadas a vender vacinas contra gripe suína

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta à população e avisa que drogarias e farmácias não estão autorizadas a vender vacinas contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Na última sexta-feira (9), a Anvisa e agentes da Polícia Federal encontraram vacinas falsas em estabelecimentos em Minas Gerais.


A campanha de imunização contra a doença tem sido realizada nos postos públicos de saúde para gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade e jovens de 20 a 29 anos. Também estão entre os grupos prioritários os adultos de 30 a 39 anos de idade que devem tomar a dose da vacina no período de 10 a 21 de maio.



Quem está fora da lista do Ministério da Saúde, pode tomar a vacina em hospitais e clínicas particulares, mediante pagamento. Até o momento, apenas o laboratório Abbott pode comercializar a vacina que imuniza contra a doença, por já ter conseguido o registro de preços. A empresa informou que a partir desta semana as clínicas devem começar a receber o produto.



A Anvisa já autorizou dois outros laboratórios – Sanofi-Pasteur e GlaxoSmithKline – a produzir as vacinas contra a gripe suína, porém eles ainda não solicitaram a definição de preços, documento exigido para iniciar o comércio.


De acordo com a Anvisa, farmácias e drogarias só podem aplicar vacinas quando participarem de campanhas públicas de imunização, o que não ocorre na campanha contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Nesses casos, os estabelecimentos não podem cobrar pelo produto nem pelo serviço.


Caso suspeite de ter recebido uma dose de vacina falsa, a pessoa deve procurar orientação médica para checar a possibilidade de risco de reações graves, já que a composição é desconhecida. As denúncias podem ser feitas à autoridade local de vigilância sanitária, à Anvisa ou pelo telefone 0800 642 9782. (Agencia Brasil)

Noite do Vinil Tropicália




Depois de homenageada pelo SESC Campos, é a vez da Noite do Vinil destacar esse movimento, através dos bolachões que marcaram esta importante fase da Música Popular Brasileira. O comando da noite ficará por conta do colecionador Márcio Aquino. A Noite do Vinil acontece na sexta-feira, dia 16 de abril a partir das 22h no Relicário Bistrô - Avenida 28 de Março, 48 (em frente ao ISEPAM).
O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.
Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.
Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

Novo Código de Ética Médica é divisor de águas, diz Temporão

Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem(13) que o novo Código de Ética Médica é um “divisor de águas”, por abrir novas perspectivas para médicos brasileiros e para a sociedade.

O código entrou em vigor ontem e prevê limites para a distanásia – uso de meios artificiais para prolongar a vida – e o fortalecimento dos cuidados paliativos para pacientes terminais, além do veto à manipulação de células reprodutivas e da maior autonomia do paciente na hora de decidir a que tipo de tratamento será submetido.

Segundo Temporão, o código é “totalmente sintonizado” com os novos tempos e desafios relacionados à medicina, já que trata inclusive da incorporação de novas tecnologias na área. O ministro lembrou ainda que a legislação reforça que o ser humano precisa continuar sendo o centro das atenções e cuidados médicos.

Sobre os cuidados paliativos, Temporão avaliou o código como “vanguardista”. As regras valem para pacientes que já não apresentam, cientificamente, qualquer possibilidade de se recuperar devido a alguma doença terminal.

“Podemos e devemos amenizar o sofrimento, mas não somos deuses. A medicina vai além da cura da doença. Ser médico é ser um cuidador, entender os seres humanos em seus contextos”, disse. Agência Brasil

terça-feira, 13 de abril de 2010

O Blog na festa de Nossa Senhora da Penha

A presidente da irmandade de Nossa Senhora da Penha, Sonia Ferreira no altar com as mantas ofertadas para a Milagrosa Santa pelos romeiros.










A presidente da comissão da irmandade de Nossa Senhora da Penha, Sonia Ferreira disse que a cada ano aumento o numero de romeiros na festa da Penha em Atafona. Segundo Sonia, a missa campal e um parâmetro. “Pelo numero de cadeiras ocupadas nas tendas armadas em frente à Igreja dá para se ter uma noção”, disse. É que segundo Soninha, como é conhecida a presidente da irmandade da milagrosa Santa, este ano teve que ser acrescentado mais mil cadeiras nas últimas tendas, fora os romeiros que assistem a tradicional missa em pé.

Promessas

O altar logo após a procissão fica repleto de ofertas de romeiros em cera no formato de cabeças, mãos, braços e pernas, além de pacotes de velas, arranjo de flores e até mantas que são oferecidas a Nossa Senhora da Penha por alguma graça alcançada. “Só este ano foram entregues e firacam em exposição no altar sete mantas oferecidas a Nossa Senhora da Penha”, disse. Segundo Soninha para o próximo ano a irmandade deverá construir uma sala dos milagres ao lado da Igreja. A gruta onde os romeiros acendem as velas deverá mudar de lugar bem como o Santíssimo deverá ser construído mais próximo ao altar.

Encenação de peças com temas bíblicos

Jovens de Atafona que formam um grupo teatral de primeira encantam o público com a encenação de passagens da vida de Nossa Senhora tanto na entrada da procissão como após a missa campal que teve até execução do hino Nacional brasileiro com direito a haste amento das bandeiras nacional, do estado do Rio e de São João da Barra com participação do bispo diocesano Dom Roberto Guimarães, da prefeita Carla Machado e do padre Gustavo Ribeiro dos Santos

Gargaú mantém tradição e marca presença da Festa da Penha

Gargaú: dezenas de famílias de pescadores ficam acampadas em área da Colônia Z-2 de Atafona.
O acampamento ficou bem localizado na área de lazer da Colônia Z- 2 -


Comerciante de SFI Zezinho Fidelis e esposa Dona Célia e grupo de amigos prestigiram o acampamento. Dona Célia, em outra foto conversa com Rosane Berto do Blog e da Rádio São Francisco FM.

No acampamento reinou muito paz e tranquilidade de quem foi participar dos festejos da milabrosa Santa protetora dos pescadores.

Presidente da Colônia Z - 2 de Atafona, William Pereira, deu todo apoio aos pescadores de Gargaú
.
Este ano, as famílias de pescadores e moradores de Gargaú, que tradicionalmente participam das festividades de N. S. da Penha tiveram um conforto a mais no acampamento montado na área de lazer da Colônia Z- 2 de Atafona. É que o presidente da entidade dos pescadores William Pereira através de convenio com a Petrobrás, projeto mosaico, conseguiu varias tendas onde as barracas de camping foram montadas. Um grupo de pescadores também ficou acomodado em uma área de Jet Club Salvamento Marítimo às margens do Rio Paraíba, próximo da Foz. Entretanto, segundo os próprios pescadores a maior parte das barracas foi montada na área da Colônia. O Blog esteve no acampamento e conversou com os pescadores que em clima de festa e muita fé elogiaram as instalações com excelente infra-estrutura oferecida pela Colônia Z-2. Segundo William Pereira os pescadores merecem carinho e respeito. “Ano que vem vamos melhorar ainda mais, podem aguardar”, disse Pereira.