sábado, 25 de outubro de 2008

Rosinha na frente com 59% e Arnaldo com 41% segundo Ibope

Do Blog do Ricardo André Vasconcelos (http://www.ricandrevasconcelos.blogspot.com/)
A Intertv acaba de divulgar o resultado da última pesquisa Ibope para a Prefeitura de Campos.Rosinha (PMDB) tem 59% dos votos válidos e Arnaldo Vianna (PMDB) 41%.Nulos e brancos 7% e 5% não opiniram.Foram entrevistados 602 eleitores ontem e hoje.A margem de erro é 4 pontos para mais ou para menos e a pesquisa, encomendada pela Intertv, foi registrada na 100a. Zona Eleitoral com o número 1457/2008.

Cantora paranaense é atração hoje no “Deus é Show” em SFI




"Nunca pensei em ser cantora...", diz Ziza, que começou a cantar apenas porque via na música um forte meio de expressar sua alma e sua vida.

Ziza Fernandes, cantora paranaense, uma das mais conceituadas vocalistas e compositoras da música de mensagem católica da atualidade, com shows por todo o Brasil e outros países, se apresenta daqui a pouco na 8º edição do “Deus é Show” no pátio onde funcionou a Cersan em São Francisco de Itabapoana. Após os trabalhos "Mais Que os Pássaros", "Volta Pra Casa", "Cantaré", "Bem Simples" e "Meu Tudo" e fará hoje apresentação do seu mais recente trabalho, o 6º de sua carreira, intitulado “Essência”. "Realmente é um disco que vai cantar a minha essência... Ele tem uma música, em especial, que eu compus em parceria com o Boyna, chamada “Meu Herói”, que é um testemunho de minha vida com meu pai... Tem a música ´Essência´, que é maravilhosa...Seu subtítulo é ´Se Eu Pudesse´... Tem uma outra canção que se chama “A Vida Vale a Pena”, muito legal! A proposta do disco é cantar a essência do ser humano, que tem pai, tem mãe, tem amigos, tem vibração pela vida, tem comunidade, tem a Igreja”, diz. "Nunca pensei em ser cantora...", diz Ziza, que começou a cantar apenas porque via na música um forte meio de expressar sua alma e sua vida. Porém, com o amadurecimento, a vontade de anunciar o evangelho e a experiência de seu primeiro CD, procurou cada vez mais o aprimoramento técnico e profissional para fazer uma música de qualidade para Deus e seu povo. Hoje, pode-se afirmar que o trabalho de Ziza veio enriquecer o leque da música cristã, com sua característica natural e diferente de cantar e compor. Vale conferir a partir das 20 horas de hoje, 25, em São Francisco de Itabapoana mais um “Deus é Show”.

Em busca de adrenalina em duas rodas na RJ-224




Risco de morte no asfalto. Flagramos dois motoqueiros em alta velocidade, neste sábado por volta das 15 horas, pilotando as motos literalmente deitados, praticando o chamado “surf de moto” no trecho Santa Rita a São Francisco.


Acabamos de registrar dois jovens motoqueiros pilotando suas motos no trecho da Rodovia RJ-224, trecho Santa Rita a São Francisco, praticando o chamado “surf” de moto a 120 quilômetros por hora. “Surfavam” a esta velocidade, 120 quilômetros. Tentamos registrar com fotos, mas não conseguimos uma boa imagem. Não deu tempo. O motorista do nosso carro quando chegou próximo deles, já estavam chegando ao portal da cidade. Tivemos que acelerar e ultrapassamos a velocidade de 120 km e mesmo assim não conseguimos. Esta pratica tem sido comum por aqui. As duas motos estavam sem placas e não identificamos seus proprietários. Estavam sem capacetes e deitados, literalmente, na moto e ainda ultrapassaram vários veículos. Pelo semblante dos rapazes, eles estavam felizes com a façanha. E agora, o que fazer para conscientizar estes jovens do perigo de acidente? Será que os pais sabem? A polícia rodoviária tem conhecimento? Alguém há de indagar: afinal o que o Blog tem a ver com isso? Pois é, estamos fazendo a nossa parte, em denunciar, antes que mais vidas sejam ceifadas em nossa comunidade.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Bebê de Gargaú com anoxia morre um ano e três meses após nascimento

“Minha filha não tinha respiração espontânea e respirava através de aparelhos. Assim ela viveu 1 ano e 3 meses. Agradeço muito a Deus, por Ele ter posto ela em minha vida”. Depoimento de Fabiana durante entrevista ao Blog do Paulo Noel e à Rádio São Francisco FM .





O carinho da avó e Fabiana com as duas filhas no aniversário de Ana Luiza na UTI neonatal da Beneficência Portuguesa.

“Estou em paz comigo mesmo, pois tenho a consciência tranqüila de que com ajuda dos médicos fiz o possível e o impossível para salvar minha filha.” Esse depoimento é da Fabiana do Rosário Pinheiro Oliveira, moradora da praia de Gargaú em SFI, que durante um ano e três meses esteve ao lado de sua filha Ana Luiza, que viveu todo este período numa UTI neonatal sobrevivendo à custa de aparelhos. “Eu rezava muito quando estava com ela. Pedia muito a Deus que me desse força”, diz Fabiana, que na comemoração do aniversário de um ano reuniu, por poucos instantes na UTI, médicos, enfermeiros e seus familiares. A história de Fabiana comove a todos. No dia 18 de julho de 2007 ela saiu da praia de Gargaú com nove meses de gestação para dar “a luz” a seu bebê. Estava feliz com o nascimento de mais uma filha. Na sala de pré-parto do Hospital Beneficência Portuguesa ao invés da alegria do nascimento da filha por um parto normal, Fabiana começou, na realidade, um drama, segundo ela por omissão médica. “Não quero agora citar nome de nenhum médico. Mas não foi por falta de gritar, de pedir socorro", diz. Só que quando os médicos resolveram atendê-la a criança passou da hora de nascer. “Eu dizia para a equipe de plantão que minha filha estava para nascer. Foi um parto normal forçado, sem dilatação. Pedi a equipe médica que salvasse minha filha fazendo uma cesariana. Eles insistiam dizendo que se tratava de um parto normal. Quando me levaram para a sala de parto e perceberam as complicações começaram, então, a fazer o parto. Só que já era tarde. O bebê nasceu com falta de oxigenação no cérebro, ou seja, nasceu com anoxia", conta Fabiana. A partir daquele instante começou o drama da Fabiana. “Minha filha não tinha respiração espontânea e respirava através de aparelhos. Assim ela viveu 1 ano e 3 meses”, diz. Fabiana relata, ainda, que Ana Luiza se transformou na princesa da UTI . “Foi mimada, ganhava presentes, era amada por todos. Mas infelizmente, pelo fato dela não conseguir sair do respirador, começou a ter outros tipos de complicações. No dia 19 de outubro ela veio a falecer. “Agradeço muito a Deus por ter posto ela em minha vida. Aprendi muito com ela. Agradeço de coração a todos que me apoiaram: médicos, amigos, meus familiares... Todos que oraram por mim”, diz Fabiana com lágrimas nos olhos. Agora seu objetivo é concluir o curso de enfermagem e poder ajudar, nas UTIs dos hospitais, as mães que precisarem dela. “Tenho muito do amor e carinho que aprendi com minha filha para passar para outras mães”, concluiu.

Um dia sem celular e internet complicou a vida de quem depende da tecnologia em SFI

"Falha da conexão"

Coisas da modernidade. Uma pane no sistema de comunicação via internet através da Vivo e celulares mudo, em função do mesmo problema, deixaram milhares de usuários sem comunicação em São Francisco de Itabapoana. “Falha da conexão” era a mensagem que surgia no visor do celular com o sistema sendo restabelecido por volta das 17 horas. Em Campos o fato também foi registrado. A dependência da tecnologia ficou ainda mais evidente durante todo o dia de ontem, quando o estado do Rio, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, ficaram sem internet e, em alguns pontos, sem telefones celulares. Em Campos, segundo a Folha da Manhã, os provedores de internet da ViaCabo e os celulares da Vivo tiveram suas conexões com a rede interrompidas.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Reflexão sobre o caso Eloá postado por um advogado de Ribeirão Preto SP em nosso blog

Sobre o caso da morte trágica da adolescente Eloá, nosso blog recebeu de Ribeirão Preto-SP o comentário (postado abaixo) de um advogado. Vale a pena refletir sobre o que diz o advogado Carlos Roberto da Silva. Sugerimos até aos professores, para quem sabe, proporem debates sobre o comentário nas salas de aula ou mesmo em família, principalmente entre os pais que têm filhos adolescentes.
Todo o conjunto de fatos, que, de alguma forma, circunvolvem o desfecho trágico da menor, é LAMENTÁVEL em todos os sentidos e por todos os modos que se possa ou, se queira, analisar:- seja a perda da vida humana, por parte da jovem, de uma maneira estúpida e absolutamente injustificável;- seja das sequelas, físicas, emocionais e psicológicas que, por certo, acompanharão a outra vítima por toda sua vida;- seja a vida “jogada fora”, por parte do rapaz que, até então, tido como alguém “normal” e “trabalhador”, em um ato insano, transformou-se em um ASSASSINO cruel, por cujos atos poderá acabar sendo condenado a MAIS DE 30 (TRINTA) ANOS DE CADEIA;- seja das FAMÍLIAS envolvidas, tanto das vítimas, quanto do próprio autor dos fatos, que, por evidente, estão a sofrer, cada uma, evidentemente, na proporcionalidade daquilo que seu ente SOFREU ou FEZ SOFRER;- seja das consequências NO DIA A DIA de cada um dos parentes, que, no caso daqueles das vítimas, carregarão, consigo, um sentimento eterno de PERDA E REVOLTA e, no caso dos parentes do acusado, à toda certeza, receberão, ainda, POR MUITOS ANOS, a pecha de “família de assassino”, notadamente, por parte do GRUPO SOCIAL no qual se inserem.Como dito, é LAMENTÁVEL!Entretanto e, evidentemente, aqui vai minha posição PESSOAL, ao que tudo indica, a “VIDA” da jovem ELOÁ, pela história que a precedia, já fazia antever, a POSSIBILIDADE de algum final “trágico”, se não agora, em algum outro momento futuro, eis que, conforme chegou-nos pelas várias mídias:1) a jovem, ao que parece, VIVEU MARITALMENTE com o rapaz por cerca de TRÊS ANOS e, considerando que ela contava, agora, com 15 anos de idade, deve ter ido “morar” com ele AOS 12 ou 13 ANOS;2) o rapaz tem, hoje, 22 ANOS, ou seja, quando foi “viver” com a adolescente, ele deveria ter 19/20 ANOS, isto é, enquanto ele já era um “homem feito”, pelos padrões ocidentais, ela ainda era uma “MENINA”;3) segundo notícias, o PAI da ELOÁ encontra-se PROCURADO pela polícia, pois, ao que parece, seria SUSPEITO ou ACUSADO de envolvimento em VÁRIOS crimes, dentre eles, HOMICÍDIOS, inclusive sob a natureza de “PISTOLAGEM”;Assim e, diante de tal “QUADRO” que, repita-se, foi-nos passado pela imprensa, algumas conclusões se fazem forçosas:1) onde estavam o PAI e a MÃE desta adolescente que, aos 12/13 anos de idade “RESOLVEU” que iria “viver com um homem”, quando tal idade ainda IMPÕE aos PAIS o PODER/DEVER de cuidar, proteger, educar, alimentar, guardar e orientar os filhos?2) cadê o SENSO DE RESPONSABILIDADE destes pais que, por certo, haveria que conduzí-los no sentido de NEGAREM ou IMPEDIREM tal situação que, mesmo nos dias atuais, ainda se apresenta como algo totalmente esdrúxulo e inaceitável? 3) onde estavam os outros PARENTES, MEMBROS e AMIGOS da família, que, ou CONCORDARAM ou foram CONIVENTES ou foram OMISSOS, diante de tal situaçao completamente IRRESPONSÁVEL?4) será que NINGUÉM, nem o PAI, nem a MÃE, nem PARENTES, nem AMIGOS da família pensaram, sequer por um minuto, as CONSEQUÊNCIAS que tal situação esdrúxula de “casada”, poderia trazer no FUTURO da adolescente, principalmente no aspecto PSICOLÓGICO-EMOCIONAL?5) onde estavam todos e, agora, incluo os MEMBROS DA FAMÍLIA DO RAPAZ, que, ao que parece, NÃO SE OPUSERAM a esta “fantasia” de “casamento”, envolvendo, de um lado, uma “menina”, absolutamente DEPENDENTE E DESPREPARADA para a vida e, de outro, um suposto “ADULTO” e, digo, “suposto” porquê, a atitude por ele tomada, de resolver “viver” com uma “criança” é, no mínimo, ESCANDALOSAMENTE IRRESPONSÁVEL;6) será que NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM pensou no que tal “relação” poderia representar de RUIM para o futuro DE AMBOS? Ou será que todos “sonhavam” em delírios que tal situação transformaria a vida de ambos em um “paraíso”? Será que NINGUÉM imaginou que, um dia, ao menos a ADOLESCENTE cresceria, deixaria de ser menina, tornar-se-ia uma MULHER e, então, acabaria REVENDO tudo o quanto que, antes, pensava ser “correto” e “verdadeiro”?! Será que não passou pela mente de NINGUÉM que o rapaz, ao tomar a “decisão” de ser “marido” de uma “criança” já demonstrava total “desconexão” com a realidade e inegável “desequilíbrio” emocional?! Será que não houve UMA SÓ PESSOA que tenha ANTEVISTO o que, infelizmente, acabou por ocorrer: o ´TERMINO da relação, a INACEITABILIDADE da “REALIDADE” por parte do rapaz(já que isto ele demonstrou desde o momento em que tomou a absurda decisão de ser “marido” de uma “criança”) e, por fim, como forma de “compensação” psicológico-emocional pela “PERDA”, a “DESTRUIÇÃO” do objeto de “culto” e “endeusamento”, que, no caso, era a adolescente??!!Como demonstra a HISTÓRIA de vida que envolve a ADOLESCENTE e, postos os FATOS fartamente noticiados pela imprensa (mesmo a imprensa “marrom” e sensacionalista), a conclusão a que se chega é uma só: todo o “mundo” psicológico-emocional que envolveu a “vida” de ELOÁ, lamentavelmente, já PRÉ-ANUNCIAVA, se não agora, mas, mesmo em um futuro, uma “tragédia”, de qualquer natureza… infelizmente, esta revelou-se quando, o rapaz, selou a vida da adolescente.Em verdade, o que ocorreu COM ELA,´em minha opinião, foi apenas o “desaguar” de um CONJUNTO de fatos, eventos e condições ambientais (psicológicas, emocionais, familiares) que, lamentavelmente, “CONDUZIRAM” a vida da adolescente a um fim mais TRÁGICO do que já vinha sendo sua estória.De nada adianta, por evidente, buscar-se, agora, os responsáveis “históricos” ou “psicológicos” por todo o drama por ela vivido e que, ainda, envolveu outras pessoas e, de alguma forma, ainda, repercutirá, NEGATIVAMENTE, na vida DE MUITAS OUTRAS; entretanto, entendo de todo oportuno tal “imersão” na análise sob ESTE PONTO DE VISTA, que aqui coloco, não, evidentemente, como maneira de se afastar a RESPONSABILIDADE do rapaz, QUE É TOTALMENTE DELE e por isto, TERÁ QUE RESPONDER, mas, sim, como forma de, quem sabe, IDENTIFICARMOS, talvez, em NOSSO PRÓPRIO MEIO, em nossa RUA e, talvez, até, em nosso LAR, algum “resquício” de OMISSÃO ou CONIVÊNCIA com situações que, no futuro, poderão trazer GRAVES ou TRÁGICAS consequências para as pessoas nisto envolvidas.ACHO QUE VALE A PENA PENSARMOS NISTO! VOCÊS NÃO ACHAM??!!CARLOS ROBERTO DA SILVAadvogadoRibeirão Preto - SP

Repasse dos royalties para São Francisco é de R$ 586.431,23

Coube ao vizinho município de São João da Barra R$ 8.342.883,66.

Centenas de municípios brasileiros receberam ontem repasses de recursos provenientes dos royalties, uma espécie de indenização pela exploração do petróleo e gás natural. Para São Francisco de Itabapoana que não é classificado como município produtor o valor depositado ontem na conta da prefeitura municipal foi de R$ 586.431,23. Na conta da prefeitura de Campos a Agência Nacional do Petróleo depositou a bagatela de R$ 53.806.855,64. O segundo município em arrecadação em valores absolutos na zona principal de produção da Bacia de Campos é Macaé, que obteve repasse ontem de R$ 38.229.116,53. Rio das Ostras, o terceiro em arredacação na conta dos royalties, teve R$ 14.937.984,21. Já o município de Quissamã, que tem a maior renda per capta de royalties do Brasil, ficou com repasse de R$ 9.436.048,31. São João da Barra R$ 8.342.883,66: Casimiro de Abreu R$5.070.722,71 e São Francisco de Itabapoana R$ 586.431,23.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Motociclista continua no CTI

Ainda é grave o estado de saúde do motociclista Olisses Malvino (foto), 52, vítima de acidente de moto ocorrido em Ponto de Cacimbas no domingo (19). Ele está no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM) e permanece intubado respirando com a ajuda de aparelhos. Entretanto, segundo uma enfermeira do CTI, já movimenta braços e pernas. “Quando ele se mexe falamos para ficar calmo e logo ele entende”, disse a enfermeira Ana. Devido a hematomas no rosto, Olisses não consegue abrir os olhos e como está intubado, não fala. Com a pancada na cabeça a equipe médica realizou na noite de domingo, intervenção cirúrgica para conter um coágulo no cérebro. Durante a cirurgia Olisses foi submetido à transfusão de sangue, e isso motivou uma campanha na Rádio São Francisco para repor o estoque do Hemocentro do HFM. Membros da família fizeram apelo e algumas doações já apareceram.

"O Diário" : Prefeito eleito em SFI traça metas para verão



Beto da Saúde convida Tenente Coronel Jordão para assumir a Defesa Civil

O prefeito eleito em São Francisco de Itabapoana, Beto da Saúde (PMDB), já está traçando o verão do município. Ontem, ele visitou o 5º Grupamento de Bombeiro Militar, em Campos, com algumas pautas a serem discutidas com o Tenente Coronel Wellington Jordão de Almeida. Além de propostas para atrair o Corpo de Bombeiros para o município, Beto convidou o militar para assumir a pasta da Defesa Civil. “Aceitarei o desafio de muito bom grado, se for liberado para a função”, disse Jordão. Beto da Saúde pediu aos bombeiros militares a transferência do contêiner e ambulância resgate que ficam na BR-101, próximo a Morro do Coco, para a entrada de São Francisco de Itabapoana, já que, com a privatização da estrada, a presença dos militares não será mais necessária no local. Segundo Jordão, o Corpo de Bombeiro já havia decidido pela retirada do contêiner do local, assim como a equipe que atua no veículo equipado como ambulância para resgate de vítimas de acidentes na rodovia. “Atuamos com 16 bombeiros, numa escala de quatro por dia”, informou. Ele acrescentou que a possibilidade existe, mas não depende do grupamento local. “Vou encaminhar este pedido à Secretaria Estadual de Saúde, à qual somos subordinados”, prometeu.
Projetos previstos para São Francisco de Itabapoana
Assumindo a pasta, Jordão pretende levar para São Francisco o projeto Botinho, desativado e dar continuidade ao projeto Bombeiro Mirim. “Queremos fazer em São Francisco de Itabapoana o que é feito com sucesso em São João da Barra, que é o salvamento com jet ski”, explicou. “Como presidente da Câmara, já havia requisitado a presença dos bombeiros em São Francisco, mas isto dependia da construção de um alojamento. Na época, há dois ou três anos, a prefeitura não se interessou por achar que era um gasto excessivamente alto. Eu, porém, acredito que é um investimento necessário. Hoje, quando há incêndios em São Francisco, dependemos da chegada de carros e equipes que saem de Guarus, em Campos. Quando os bombeiros chegam, o estrago já é grande. São Francisco precisa de um grupamento próprio e farei o possível para conseguir”, finalizou.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

CDL de São Francisco distribui mais de mil brinquedos com crianças em bairros pobres

É gratificante participar de um projeto deste porte visitando as comunidades carentes e recebendo o sorriso das crianças”, disse a presidente Rosimary.



A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoana promoveu uma campanha de distribuição de brinquedos em comemoração ao “Dia da Criança” distribuindo mais de mil brinquedos nos bairros carentes de Barra do Itabapoana e Gargaú com passagem pela APAE e Arco Íris de Luz. Segundo a presidente da CDL – SFI – Rosimary Barreto Lemos a campanha foi um sucesso. “É muito gratificante participar de um projeto deste porte visitando as comunidades carentes e recebendo o sorriso das crianças”, disse a presidente. Um caminhão tipo baú com os brinquedos arrecadados no comércio da cidade percorreu as comunidades. A vice-presidente Eliane Azevedo disse que a CDL já está planejando a próxima campanha. “Quero agradecer a todos que colaboraram especialmente o apoio de divulgação da nossa Rádio São Francisco FM”, disse.

Derrame cerebral mata dono do Hotel Mineirão em Santa Clara

Muito conhecido em Santa Clara, Francisco D’ucanto Mascarenhas, 52, conhecido por Chico do Hotel Mineirão, morreu ontem, 20, vítima de um derrame cerebral segundo informação de amigos. Chico era viúvo da professora Cecília e vivia em Santa Clara onde administrava o Hotel Mineirão. O corpo está sendo velado em Santa Maria de Campos, sua terra natal, onde acontecerá o sepultamento às 10 horas no cemitério da cidade.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

É grave estado de saúde de motociclista de SFI internado no HFM

Família solicitou pelo telefone da rádio doadores de sangue.
Segundo familiares, é grave o estado de saúde do motociclista Olisses Malvino de 52 anos (foto), vítima de acidente domingo, 19, por volta das 19 horas, na RJ-224 próximo a localidade de Ponto de Cacimbas. Neste acidente morreu seu colega Carlos Jorge Silva Martins o Dudu cujo sepultamento foi, hoje, às 16 horas. Agora pouco familiares de Olisses Malvino (Maluco) ligaram para a Rádio São Francisco FM fazendo um apelo a comunidade em busca de voluntários para doação de sangue no Hospital Ferreira Machado. É que Olisses Malvino foi submetido à cirurgia da cabeça para retirada de um coálogo no cérebro. Os voluntários podem comparecer ao Hospital Ferreira Machado em Campos e ao se apresentar informar que quer doar sangue para o Olisses Malvino de SFI.

Eloá morre e família decide fazer doação de seus órgãos

A família da adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, vítima do ex-namorado Lindberg Alves, em Santo André, no ABC Paulista, decidiu doar seus órgãos. Segundo médicos do Centro Hospitalar de Santo André, onde sua morte cerebral foi decretada à meia-noite de sábado, o atestado de óbito só será emitido depois que os órgãos serem retirados.

domingo, 19 de outubro de 2008

Curiosidade: em SFI cacho de banana nasce dentro do caule da bananeira

Ao abrir um corte na vertical, a produtora rural Jocilea da Silva Barreto encontrou um cacho de banana perfeito. Caso pode ter sido o segundo que se tem notícia no Brasil.




A pequena produtora rural Jocilea da Silva Barreto, moradora de São Francisco de Itabapoana-RJ, ao plantar em seu quintal algumas mudas frutíferas, deparou-se com uma curiosidade ao ver uma bananeira diferente das outras. Lembrou-se então de uma reportagem no Globo Rural do primeiro caso, no Brasil, em uma cidade do Acre, de uma bananeira que havia gerado um cacho dentro do caule da planta. Assim, logo teve a idéia de ir até ao quintal e cortar a superfície da casca da bananeira (quase que uma cesárea). Ao abrir um corte na vertical, encontrou um cacho de banana perfeito, sendo assim o segundo caso de cacho de banana gerado dentro do caule.

Sobre o alto índice de acidentes em São Francisco recebemos mais sugestões

O internauta Militino da silva , titno@hotmail.com, enviou ao Blog sua opinião sobre o alto índice de acidentes em SFI que publicamos abaixo.

Concordo com essa preocupação. Mas acho, que faltam realmente comandantes que se preocupem com a gravidade da situação e procurem parcerias entre os órgãos competentes. Enquanto a GMSFI não cobrar do DER, PMERJ, e ate mesmo da própria PMSFI, exigindo condições de trabalho, com equipamentos, efetivo, viaturas, projetos de prevenção e acidentes etc... , continuarão surgindo cada vez mais acidentes, muitos por motivos mínimos, como por exemplo, uma falta de pintura nas faixas que atualmente não podem ser vistas nas rodovias. É inadmissível uma cidade como SFI, ter esse alto índice de acidentes de transito, e pior que deixe eles crescerem com acidentes acontecendo nos mesmos lugares, como mostra o blog, a FAMOSA VOLTA DA FIGUEIRA. Espero, que o novo prefeito escolha muito bem seus comandantes; não precisamos de um especialista em trânsito, mas alguém que se preocupe realmente com a vida das pessoas que trafegam por esse município; alguém que esteja bem relacionado com os órgãos também responsáveis por essa segurança e que tenha no mínimo noção da RESPONSSABILIDADE que é ser comandante de um órgão que cuida da segurança e de vidas de pessoas.

Acidente com moto em Ponto de Cacimbas fere motociclista e mata o carona

Segundo testemunhas a moto colidiu com uma árvore às margens da Rodovia RJ-224 a cerca de 400 metros de Ponto de Cacimbas.

Carlos Jorge Silva Martins de 41 anos, conhecido por Dudu, morreu em acidente de moto, ocorrido há poucos instantes, por volta das 19 horas, deste domingo, 19, na RJ-224 próximo à localidade de Ponto de Cacimbas. O piloto da moto, Olisses Malvino de 58 anos, conhecido por Maluco foi removido para o Hospital Ferreira Machado onde encontra-se em observação. Segundo testemunhas a moto colidiu com uma árvore às margens da Rodovia RJ-224. Os rapazes seguiam de São Francisco para Valão Seco e chovia muito no momento do acidente. O corpo de Carlos Jorge Silva Martins ainda está no local aguardando a chegada do rabecão do IML. Parentes já estão sabendo do ocorrido. No local uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual – BPRv – de Imburi orienta o trânsito. Carlos Jorge, casado com Angélica morava em Campos mas os familiares são de Valão Seco. Já Olisses Malvino mora na Rodovia RJ-224 próximo ao Cemitério de São Francisco de Itabapoana e seu estado de saúde inspira cuidados.
É alto o índice de acidentes com motos em nossa região segundo informações do Hospital Ferreira Machado em Campos. Quase todo final de semana acontece uma morte relacionada acidente com motos. O que fazer acabar com esses acidentes? Você pode dar sua sugestão.

Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, conhecida Mata do Carvão, vai ganhar sede própria

No caso de São Francisco de Itabapoana, a estimativa é a de que a existência da Estação Ecológica de Guaxindiba resulte num repasse adicional de R$ 16 mil a partir do ano que vem e de R$ 45 mil a partir de 2011.

A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), vai ganhar sede própria, com alojamentos para guarda-parques e pesquisadores e uma torre de observação para monitoramento de incêndios florestais. A informação é do presidente do IEF/RJ, André Ilha, que espera somente a aprovação, pela Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, de autorização legislativa para a doação de um terreno da prefeitura situado dentro dos limites da estação.

O Termo de Compromisso entre a prefeitura e o IEF/RJ foi firmado no dia 3 de setembro e prevê a doação pelo município de um terreno de 1,8 mil metros quadrados na localidade de Cobiça, no interior da unidade. Em julho, o presidente do IEF/RJ enviou ofício ao prefeito Pedro Cherene, manifestando a disposição do órgão em construir a sede, desde que houvesse a possibilidade da doação. De acordo com o presidente, já existem recursos disponíveis, através de medidas compensatórias de empreendimentos de significativo impacto ambiental.

Torre de observação
Com 3.260 hectares, a Estação Ecológica sofre com os incêndios florestais em período de estiagem, causados, entre outros motivos, pelas queimadas para colheita de cana nas fazendas no entorno da unidade. Para prevenir estas ocorrências, além de notificações preventivas para os proprietários rurais e usineiros, o IEF/RJ planeja construir uma torre de observação para monitorar a área. O trabalho será feito pelos guarda-parques – bombeiros especialmente treinados para atuar na fiscalização de infrações ambientais na unidade.

O Serviço de Guarda-Parques foi criado em dezembro de 2007 pelo governador Sérgio Cabral, a partir de um projeto inédito desenvolvido pela Secretaria do Ambiente e IEF/RJ. Ao contrário de outros estados, que optaram por criar um quadro próprio, o Estado do Rio decidiu pela criação do serviço dentro da estrutura do Corpo de Bombeiros. Os guarda-parques receberão um treinamento adicional específico para a área de meio ambiente, que inclui desde a legislação ambiental até relações públicas.

ICMS verde para prefeituras comprometidas

O presidente do IEF/RJ ressaltou que as unidades de conservação trazem um reforço de caixa para os municípios, através do ICMS Verde. No caso de São Francisco de Itabapoana, a estimativa é a de que a existência da Estação Ecológica de Guaxindiba resulte num repasse adicional de R$ 16 mil a partir do ano que vem e de R$ 45 mil a partir de 2011. A Estação Ecológica está incluída na categoria de unidades de conservação de proteção integral – ou seja, não prevê a existência de moradias ou visitantes, a não ser com finalidade de educação ambiental ou pesquisa científica. A futura sede da unidade vai contar com alojamentos para pesquisadores, que terão mais condições de desenvolver trabalhos sobre a fauna e a flora da estação.

Sede facilitará trabalho de pesquisadores
O professor Marcelo Trindade Nascimento, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que desenvolve pesquisas na estação através projeto Ri o Rural/GEF, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, destaca que existe uma real necessidade de se implantar imediatamente a unidade. “A construção da sede com alojamentos para pesquisadores facilitará e estimulará um número maior de pesquisas. Outro ponto importante e fundamental é a criação de um grupo de fiscalização permanente, visto os constantes problemas de corte ilegal de madeira e caça que ocorrem nesta UC. Estas iniciativas, sem dúvida, são urgentes e fundamentais”, afirmou o pesquisador.

A pesquisa da Uenf vem mostrando importância da estação ecológica como área remanescente da espécie arbórea peroba do campo (Paratecoma peroba), originalmente conhecida por peroba de Campos e em processo de extinção regional; de várias espécies de abelhas, aves e macacos; e do diplópodo (espécie de gongolo) Rhinocricus padbergii Verhauss, 1938, endêmico da Mata do Carvão (outra denominação da área onde está localizada a estação) e ameaçado de extinção.

Contratação de pessoal para garantir segurança à unidade de preservação
Criada em 2002, na gestão anterior de André Ilha no IEF/RJ, a Estação Ecológica terá também aumento de pessoal. Os concursos públicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - que vai unir Feema, Serla e IEF - e do Corpo de Bombeiros, realizados este ano, vão permitir o ingresso de um técnico de nível superior e de 11 guarda-parques a partir de 2009. O reforço no quadro tem o objetivo de assegurar a preservação da única unidade de conservação, estadual ou federal, a proteger uma amostra da floresta estacional semidecidual, também conhecida como “Mata de Tabuleiro”, única do todo o território fluminense. “Trata-se da última mancha de floresta no Nordeste Fluminense a escapar da fúria das carvoarias e da conversão de terras para plantio de cana-de-açúcar e criação de gado. Por isso, faremos todos os esforços não apenas para preservar a mata remanescente como, ainda, recuperaremos os cerca de 600 hectares degradados em seu interior” afirmou André Ilha. (Fonte: jornal O Diário de 19-10-08)

Eloá tem morte cerebral confirma equipe médica

De Juliana Cardilli do G1, em Santo André - SP

Jovem baleada após seqüestro no ABC tem morte cerebral, diz equipe médica
Após ser mantida refém por mais de 100 horas, Eloá levou tiro na cabeça.Testes apontaram que cérebro não tem atividade




Devido à ausência do pai, a junta médica ainda aguarda uma posição sobre uma possível doação de órgãos
A jovem Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, que foi mantida refém durante mais de 100 horas pelo ex-namorado em Santo André, no ABC, teve morte cerebral confirmada às 23h30 deste sábado (18), segundo informou o secretário de Saúde do município, Homero Nepomuceno Duarte. Ainda no sábado, a neurocirurgiã Grace Mayre Lydia havia previsto que a menina “neurologicamente, nunca sairia dessa situação”. Apesar disso, ela informou que a jovem “tinha sinais vitais e o coração batia”. A médica disse que Eloá estava em estado gravíssimo e seguia em coma. A família de Eloá foi informada sobre a morte cerebral da jovem logo após o diagnóstico. Segundo a diretora do Centro Hospitalar de Santo André, Rosa Maria Aguiar, a mãe, os irmãos e outros familiares da adolescente se encontram no hospital. O pai da menina não estava no local por volta de 1h10 (já no horário de verão). “A família está sendo atendida por psicólogos do hospital, está sendo apoiada”, afirmou a médica. De acordo com Segundo Rosa, os familiares da estudante sempre tiveram fé em sua melhora. “Todo o tempo, a família tinha fé de que ela ia sair do coma. Todo mundo desabou (com a notícia)”, afirmou. Perguntada sobre como se sentia diante do diagnóstico, a médica respondeu emocionada: “é frustrante”. Após a divulgação da morte cerebral de Eloá, um grupo de pessoas se reuniu em frente ao hospital e fez orações pela adolescente. Mais informações aqui no G1.