sábado, 10 de março de 2012

Comunidade quilombola de Barrinha recebe centro de inclusão digital



A Comunidade quilombola de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana, recebeu nesta sexta-feira (09/03) um Centro de Inclusão Digital equipado com 10 computadores conectados à internet. A parceria entre vários órgãos tornou possível a realização do projeto de inclusão digital de Barrinha. A INB, o SERPRO-RJ (Serviço Federal de Processamento de Dados do Rio de Janeiro), a UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e a diretoria da Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha trabalharam em conjunto para a conquista do Centro de Inclusão Digital.

Na ocasião, a comunidade celebrou também o reconhecimento oficial de remanescente de quilombo, junto à Fundação Palmares. A conquista se deu por um trabalho em conjunto com o IDANNF (Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense).

Após a cerimônia oficial, foi apresentada a sala que pode ser utilizada pelos moradores da comunidade e das localidades adjacentes. Em seguida foi servido um jantar com o prato mais típico de comunidades quilombolas: a feijoada. Houve ainda apresentação de jongo - uma tradição nos quilombos da região Norte Fluminense. O fechamento do evento foi feito com o show de Mazinho e Banda.

Segundo Lídia Teixeira, presidente da Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha, as parcerias foram fundamentais para as duas conquistas, mas as buscas por melhorias na qualidade de vida da comunidade continuam. “Com ajuda de nossos parceiros conseguimos essas duas conquistas maravilhosas. Agora batalharemos para conseguir ainda mais para nossa comunidade”, comentou, Lídia.

Da Redação com informações da Ascom-SFI
Fotos: Ascom-SFI

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bruna Carla leva multidão a Congresso em Travessão de Campos

Fotos: Fabrício Berto



A cantora gospel Bruna Carla levou uma multidão à Igreja Batista Palavra e Vida, em Travessão de Campos, na última quarta-feira (07). Por lá aconteceu o 1º Congresso de Louvor e Adoração “Minha Vida, Impacto para as Nações”. A lente do Blog acompanhou a Ecos Promoções, que recebeu convite para sonorizar o congresso. Nesta quinta-feira (08), quem esteve cantando e contando um pouco da sua conversão foi o cantor sanjoanense Charles Henriques. Nesta sexta o congresso foi finalizado pelo Ministério A Glória em Nós de Belo Horizonte.


Ao show de Bruna Carla compareceram alguns membros de igrejas evangélicas de São Francisco de Itabapoana. A igreja, que fica localizada na Vila das Amendoeiras em Travessão de Campos ficou pequena para a quantidade de pessoas presentes na primeira noite do evento, cerca de 1100 pessoas, segundo a organização.


Os trabalhos na Igreja são comandados pelo pastor Tiago Rangel. Charles Henriques e Pastor Tiago Rangel.


Acidente em Imburi deixa um ferido

Fotos: Vinícius Berto


Um acidente no início da noite desta sexta-feira (09), por volta das 18h30, deixou um homem ferido na RJ-224, localidade de Imburi de Campos, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Maurício Alves dos Santos, mais conhecido como “Liço”, morador em Morro Alegre (SFI), pilotava uma moto Honda CG 125, e bateu na traseira da Van branca placa LLL-7181 de Campos dos Goytacazes, que estava parada no acostamento, em frente ao Posto Canavieira. O motorista da Van, Antenor Batista Mata, 61 anos, fazia a linha Campos-SFI e parou no local para deixar um passageiro.

Maurício não percebeu a Van parada e ainda tentou desviar, mas não foi o suficiente para evitar a batida na parte esquerda da traseira. Com a colisão, ele foi projetado para o meio da pista. Segundo uma testemunha, o motociclista estava de capacete. O equipamento de segurança teria amortecido o impacto na van.

A reportagem do Blog chegou momentos após o acidente, antes mesmo do Resgate, que já havia sido acionado pelo telefone 192. Maurício conseguiu falar o seu nome, mas alternava momentos de impaciência e delírio. Ele teve fratura na perna direita e um ferimento na cabeça. O rapaz foi levado direto para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. Segundo informações obtidas no HFM, Maurício está sendo submetido a exames médicos.

São Francisco terá Ação pela Saúde da Mulher neste sábado

Em homenagem ao dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana promove, neste sábado (10/03), na Praça principal, uma ação ampla de atendimento de saúde ao público feminino.

A proposta é oferecer às mulheres do município, das 9h às 14h, consultas ginecológicas, trabalhos preventivos, além de atendimento odontológico e clínica geral.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de São Francisco, Ellen Cerqueira, cerca de 50 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos, estarão envolvidos na ação.

Saúde da Mulher

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas. A saúde da mulher é prioridade no contexto da gestão federal do SUS, em acordo com as diretrizes do Pacto pela Saúde, das Metas do Milênio e diversos acordos nacionais e internacionais.

Com informações da Ascom-SFI

Campanha vai incentivar estudantes a reciclarem óleo de cozinha em SFI

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana lança, na próxima segunda-feira (12/03), um trabalho educativo para promover a reciclagem do óleo de cozinha.

A campanha vai começar nas escolas, com o incentivo aos estudantes a coletar o óleo usado em suas casas para ser encaminhado para reciclagem na Empresa Grande Rio. O objetivo é conscientizar a população da importância do reaproveitamento do óleo de cozinha na fabricação de produtos de limpeza.

Posteriormente, a secretaria de Meio Ambiente pretende expandir a campanha no comércio e nas residências de São Francisco.

Com informações da Ascom-SFI

Palestra sobre Aleitamento Materno em Guaxindiba nesta segunda (12)

O núcleo do Programa Saúde da Família (PSF), em Guaxindiba, vai promover nesta segunda-feira (12/03), às 8h da manhã, em sua própria sede, uma palestra sobre “A Importância do Aleitamento Materno” direcionada às mulheres gestantes que são atendidas pela unidade. A palestra será apresentada pelo médico ginecologista Rossimar Barros que já atende a comunidade nessa especialidade.

De acordo com a enfermeira do núcleo, Ana Cláudia Ribeiro da Silva, a palestra será aberta a toda população, mas as mulheres gestantes são o alvo da iniciativa. “É importante difundir os benefícios do aleitamento entre as gestantes, mas como é um trabalho de conscientização também queremos que a comunidade em geral participe”, alertou Ana Cláudia que destaca que a ação também faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março).

Importância do Aleitamento

O Aleitamento Materno (AM) traz inúmeros benefícios ao bebê, a mãe e a sociedade em geral. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe. Por isso, pode-se estimular o AM mesmo logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto.

Vale dizer que o AM é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros.

Além disso, o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado pelo AM, o qual ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

Com informações da Ascom-SFI

Visita a São Francisco do governador Cabral ficou para 3 de abril


Foi adiada a visita do governador Sérgio Cabral, a princípio prevista para o dia 13 deste mês (como divulgado aqui) ao município de São Francisco de Itabapoana. Informação da Ascom - Assessoria de Comunicação da prefeitura de  SFI diz que a visita foi remarcada para o dia 3 de abril. 

Comunidade Quilombola de Barrinha (SFI) receberá centro de inclusão digital

 Ministra da Cultura cancelou a participação no evento

Lídia em entrevista à Rádio São Francisco
A Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana, em parceria com o IDANNF (Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense) e o Programa Serpro de Inclusão Digital do Governo Estadual, fará entrega à Comunidade Quilombola de Barrinha, nesta sexta, 09-03, às 19 horas, de um Tele Centro Comunitário equipado com 10 computadores .

 O evento contaria com a presença da  Ministra da Cultura Ana de Hollanda, mas segundo Lídia Maria Dias Teixeira, presidente da Associação, em entrevista à Rádio São Francisco na manhã desta sexta-feira (09),  a Assessoria do Ministério da Cultura informou sobre o cancelamento da visita da ministra, que mandará um representante. Durante o evento, também será entregue à comunidade a Carta de Reconhecimento da Comunidade Quilombola. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bandidos invadem casa de empresário em assalto no Centro de SFI

O empresário Rubens Araújo, proprietário do Supermercado Auto Serviço Araújo, e sua família foram vítimas de assalto ocorrido na noite desta quarta-feira (07-03), por volta das 21h30, no Centro de São Francisco de Itabapoana. Três homens armados entraram na residência e levaram jóias, celulares, notebooks e dinheiro. Dois homens em um Cross Fox Preto davam cobertura ao bando. Todos fugiram no veículo.

Segundo uma das vítimas do assalto, Márcio Vinícius Miranda, 23 anos, amigo de Márcio Tadeu de Araújo, filho de Rubens, ele e o amigo estavam conversando na entrada da casa, pela Rua Francisco Rangel Abreu (Rua do Jô Cabeleireiro). “De repente dois homens armados colocaram a arma no meu pescoço e falaram que só queriam entrar na casa”, disse Márcio. Nesse momento Márcio Vinícius e Tadeu foram levados para o interior da casa, e os bandidos anunciaram o assalto. Por telefone, um dos elementos chamou o terceiro ladrão para entrar no imóvel. “A barra tá limpa, pode entrar”, disse o bandido. Estavam no interior da residência o empresário Rubens, sua mulher e mais duas crianças, inclusive um bebê de nove meses. Os ladrões não agrediram fisicamente as vítimas. Eles sabiam que a família tem Supermercado, pois perguntaram como fazia para chegar até os caixas. Tadeu disse que a casa não tinha passagem direta para o Supermercado.

Um ouvinte da Rádio São Francisco conseguiu anotar a placa do carro. Ele não quis se identificar, e ligou agora à noite para a emissora. A placa do Cross Fox, segundo essa testemunha, é KVF-1376. O veículo estava estacionado mais adiante, na mesma rua, próximo a uma loja de produtos de pesca, a cerca de 100 metros da casa de Rubens. A polícia já foi avisada e realiza buscas. Essa pessoa testemunhou a saída dos bandidos. Eles correram da residência do Rubens até o local onde o carro estava estacionado. “Vamos, vamos, rápido, liga o carro”, disse um dos bandidos. “Foi aí que achei estranho e anotei a placa”, disse o ouvinte da Rádio.

As vítimas foram no final da noite até a 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde registraram o assalto.

LLX realiza programa de alfabetização de pescadores em São João da Barra


 ABC de ensino possibilita conclusão do ensino fundamental.

 A LLX mantém em São João da Barra o Programa ABC de Ensino, que possibilita que pescadores e seus familiares concluam o ensino fundamental (antiga 4ª série). Para o primeiro semestre de 2012 estão matriculados 45 alunos, divididos em turmas iniciais e avançadas, sendo 24 alunos entre as 1ª e 3ª séries e 21 matriculados nas 4ª e 5ª séries.

 O programa é equivalente ao supletivo e fornece certificado de conclusão. Para facilitar o aprendizado, as aulas são ministradas por professores da comunidade e para a apresentação das lições são utilizados temas do dia-a-dia do pescador. As aulas acontecem na Escola Municipal Dionélia Gonçalves, em Atafona, próxima à sede da Colônia de Pescadores.

 A iniciativa é uma parceria da LLX Minas-Rio (empresa formada pela LLX e pela Anglo American), SESI, Prefeitura de São João da Barra e Colônia de Pescadores Z-02. Em 2011, as atividades pedagógicas do Programa ABC de Ensino foram desenvolvidas com 53 alunos. Eles estavam divididos em duas turmas: a primeira com alunos de 1ª e 2ª séries, com a professora Jamilce Nascimento, e a segunda, ministrada pela professora Jelbiara Pedra, com alunos de 3ª, 4ª e 5ª séries.

terça-feira, 6 de março de 2012

Dilma antecipa homenagem às mulheres e diz que luta contra discriminação é tarefa de todos

Foto: Divulgação.
Brasília – Em homenagem antecipada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a presidenta Dilma Rousseff apontou hoje (5) avanços na proteção da mulher contra a violência, como o fortalecimento da Lei Maria da Penha, e na área de saúde, a redução da mortalidade materna em 19% no ano passado. Segundo Dilma, o Programa Rede Cegonha já chegou a quase 1.700 municípios brasileiros, alcançando mais de 900 mil gestantes.

Ela lembrou que a maioria das mortes, nesses casos, está ligada a complicações provocadas por hipertensão, diabetes, hemorragias e infecções. “Todas essas são doenças que podem ser tratadas e controladas com um pré-natal bem feito”. No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma disse que, a partir de abril, as gestantes que aderirem ao Rede Cegonha vão passar a receber R$ 50 para pagar as passagens de ônibus até uma unidade mais próxima do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o pré-natal será feito. Mais de 240 mil mulheres grávidas ou que estão amamentando já recebem do governo R$ 32 do Programa Bolsa Família. 

A presidenta destacou também dados relacionados à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Segundo ela, em 2011 foram realizados 11,3 milhões de exames preventivos contra o câncer de colo de útero, além de 3,4 milhões de mamografias em todo o país – um aumento de 13% em relação ao ano anterior. “Eu tenho convicção de que o século 21 é o século das mulheres.

Não para as mulheres serem, de certa forma, contra os homens, mas para as mulheres terem uma participação na vida social, política, econômica e cultural do país ao lado dos homens, tendo o respeito dos homens. Um país que respeita suas mulheres constrói uma nação desenvolvida. Por isso, é muito importante, é uma tarefa de homens e mulheres a luta contra a discriminação da mulher”, concluiu.

Ficha Limpa: ‘Agora é sem choro nem vela”, diz Marlon Reis a "O Globo"



Em entrevista ao jornal O Globo,  Márlon Reis que é juiz de direito no Maranhão,  professor e coordenador de cursos de pós-graduação em Direito Eleitoral, fala sobre a Lei da Ficha Limpa. Analise as respostas do Dr. Márlon Reis, um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa e fique bem informado para quando você for votar no pleito eleitoral deste ano, nas eleições para prefeito e vereadores.


SÃO PAULO - Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral do Maranhão Marlon Reis afirma que, desta vez, “não tem choro nem vela”: os candidatos não poderão provocar uma avalanche de recursos na Justiça para tentar se esquivar da Lei da Ficha Limpa. Para Marlon, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi clara e deu segurança jurídica ao processo eleitoral. Para o juiz, haverá uma renovação nos quadros da política nacional a partir desta eleição, e a Ficha Limpa levará os políticos a zelarem pelo “maior patrimônio que é a honra”.

O GLOBO: Como um dos articuladores da Ficha Limpa na sociedade e no Congresso, o senhor está aliviado com a aprovação da lei pelo STF?

MARLON REIS: Com certeza. Esse foi o término de uma luta que demorou muitos anos e que chegou ao melhor resultado, com a confirmação da constitucionalidade de cada um dos dispositivos da lei.

O que muda imediatamente na política?

 MARLON: Muitas pessoas serão atingidas pela lei. No âmbito dos municípios, é muito mais frequente a presença de pessoas que tiveram contas rejeitadas ou que foram condenadas por improbidade. Outro impacto importante é a introdução desse assunto na pauta das discussões políticas. A vida pregressa do candidato era algo irrelevante para os eleitores, mas não é mais. Será um dos principais assuntos das eleições. Teremos um impacto político nestas eleições mais do que em nenhuma outra. A lei chega com eficácia redobrada. Há um grito de desabafo da sociedade como se tivesse uma energia retida e que agora poderá ser utilizada.

Mesmo nos votos dos ministros do Supremo, alguns pontos foram polêmicos, como a não exigência de trânsito em julgado nos casos penais e a validade das condenações por improbidade administrativa. Se um candidato se sentir lesado e recorrer ao tribunal, o que pode acontecer?

 MARLON: Não tem choro nem vela. Algumas pessoas poderão insistir, e isso será inclusive bom para alguns advogados, mas não renderá a viabilização da candidatura.

Em 2010, houve uma enxurrada de recursos contra a aplicação da lei. Este ano será um processo eleitoral mais tranquilo no sentido jurídico?

MARLON: Sem a decisão adotada ontem (anteontem), seria um processo muito mais tumultuado, com problemas até mais graves que em 2010 por causa do volume de candidatos. A aprovação do Supremo trouxe uma tranquilidade enorme. Os partidos que escolherem candidatos inelegíveis que o façam por sua conta e risco, mas poderão ficar sem candidato no meio da campanha.

Um dos atingidos é o ex-governador Joaquim Roriz (DF), que renunciou antes de enfrentar o processo de cassação. O senhor acredita que as renúncias vão diminuir?

 MARLON: A renúncia só será utilizada agora por aquele que não pretender mais se candidatar. Optar pela renúncia significa desistir por um tempo considerável, no mínimo oito anos, de ter uma candidatura. A tendência é que eles lutem até o último minuto nos governos, no Parlamento, nas Comissões de Ética para não serem cassados.

 O senhor espera um “efeito dominó” de Ficha Limpa nas administrações públicas?

 MARLON: Já está acontecendo. Mesmo antes da lei ser validada no Supremo, mais de 40 municípios e alguns estados já adotam a Lei da Ficha Limpa nas nomeações.

 Existe um fator pedagógico nesta lei?

 MARLON: Com certeza. A vida pregressa dos políticos será introduzida nos assuntos do país. Antes, o que prevalecia mais era a capacidade de vitória. Agora, a capacidade de vitória está também relacionada a quem essa pessoa foi. Essa é a maior conquista da Lei da Ficha Limpa.

Quem quiser se manter na vida pública deverá tomar mais cuidado?

 MARLON: Quem pretender seguir a carreira política terá que zelar pelo maior dos patrimônios, que é a sua imagem, a sua honra. Algo que era secundarizado foi, agora, alçado a uma posição prioritária, como sempre deveria ter sido.

 A aplicação efetiva dessa lei será decidida pelos juízes e tribunais eleitorais. O que esperar deles?

 MARLON: Quanto a isso, fico tranquilo. A Justiça Eleitoral esperava ansiosamente por essa lei. Os presidentes dos tribunais eleitorais emitiam várias notas de apoio, desde o começo da decisão da Ficha Limpa. (Matéria extraída do site http://www.marlonreis.net/

Caixa emite CPF gratuito na semana da mulher

 Ação será realizada de 7 a 9 de março em todas as agências do banco.
Já virou tradição a participação da Caixa Econômica Federal nas celebrações do Dia Internacional da Mulher. Para homenagear o público feminino, o banco oferece de quarta-feira (7) a sexta-feira (9), a inscrição, a regularização e a consulta gratuitas de CPF para as mulheres. 

A ação será realizada em todas as agências do país, de acordo com horário de atendimento bancário. Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,70 e pode ser feita nas agências da CAIXA, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

 As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação, que contenha a filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de justificativa eleitoral. Quem ainda não tiver 18 anos pode ser representada por um dos pais ou responsável. Nesse caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração. 

As mulheres que tiverem entre 16 e 18 anos e possuem documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável. Sem esse documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. Desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da CAIXA. Também como forma de homenagem às mulheres, os empregados e as empregadas da CAIXA serão convidados a refletir sobre o tema “Equilíbrio de Gênero”.

São João da Barra comemora o Dia Internacional da Mulher

 O dia oito de março é dedicado a todas as mulheres do mundo e para celebrar a data a prefeitura de São João da Barra está com a programação preparada. Palestras, coquetel e premiações vão animar o Dia Internacional da Mulher na cidade. 

A comemoração começa à tarde, no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino. Às 14h, Vânia Márcia Félix Araújo, assistente social da gerência executiva do INSS de Campos vai ministrar uma palestra sobre as "Conquistas da Mulher na Previdência Social" e em seguida o tema vai ser "Saúde da Mulher - ações preventivas", com Maria Angélica Alves Gomes, coordenadora do Programa da Mulher e membro do Conselho da Mulher. Após as palestras, um coquetel encerra a programação da tarde. 

Na parte da noite, a programação começa com uma missa, celebrada na Igreja Matriz da Praça São João Batista, às 18h. Após a missa, a comemoração segue no Cine Teatro São João, a partir das 19h, onde vai acontecer a entrega do "Prêmio Destaque Mulher", em que várias mulheres que marcaram o ano de 2011 em São João da Barra são contempladas. As categorias são as mais variadas: empresarial, jurídica, carnaval, artesanato, culinária, esporte, operária, entre várias outras. 

O evento, idealizado pela prefeita Carla Machado no início do seu primeiro mandato já é tradicional no município, sendo nesse ano a sua sexta edição. - Acho que temos que comemorar o Dia Internacional da Mulher em grande estilo porque as mulheres merecem! Com muito esforço e perseverança a mulher conseguiu seu espaço na sociedade, mas ainda hoje, em pleno século XXI, ainda enfrenta alguns preconceitos e discriminação. As mulheres são lutadoras, incansáveis! Esse prêmio é uma forma de homenagear a todas as mulheres!,- finalizou a prefeita.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Confirmado show com padre Fábio de Melo na festa do padroeiro São Francisco de Paula

 Confirmado para o dia 1º de abril em São Francisco de Itabapoana o show do Padre Fábio de Melo. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 05-03, na Rádio São Francisco FM, pelo padre Lucas Mendes, da Paróquia de São Francisco de Paula e pelo prefeito Beto Azevedo. 

O show será em palco montado ao lado do posto de combustível na chegada da cidade, de frente para a Praça de São Francisco de Paula. "Um outro palco também será montado na Praça de São Francisco para outros eventos e shows programados, como o lançamento do CD do Grupo Frutos do Espírito de São Francisco de Itabapoana", disse o padre Lucas.

Segundo o padre Lucas, será uma festa da família que eleva o nome da cidade. "A festa começa com a novena dia 24 de março e termina no dia 2 de abril. Mas temos os quatros dias que são mais intensos, 30, 31/03, 1º e 2/04. Todas as noites teremos sempre um evento na praça, shows, louvor para a família, para que possamos estar ali nos confraternizando", concluiu.


Padre Fábio de Melo Fábio José de Melo Silva, nasceu na cidade de Formiga (Minas Gerais), no dia 3 de Abril de 1971, é o caçula dos oito filhos de Dorinato Bias Silva e Ana Maria de Melo Silva, veio de uma família simples: seu pai (in memoriam) era pedreiro e sua mãe dona de casa. Ainda criança descobriu o seu dom e tratou de conduzí-lo para a causa humanística, colocando o seu talento de cantor, compositor e poeta, a serviço do Reino de Deus.

Como será o show

Canções de sucesso como “Tudo é do Pai”, “Tudo posso”, “Deus é Pai” e  “Vida”, fazem parte do repertório do Padre Fábio de Melo. E São Francisco receberá o novo show de Fábio de Melo "No meu interior tem Deus". Entre as músicas apresentadas por ele, todas elas conhecidas do público, o padre interage com os expectadores através de mensagens e orações. Por onde passa leva uma verdadeira multidão aos seus eventos.

Divulgada a lista de vencedores da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática


São Francisco de Itabapoana ficou com medalha de bronze e certificados de Menção Honrosa.


 Brasília – O Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram os nomes dos estudantes ganhadores e das escolas premiadas na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011), dirigida a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes das três séries do ensino médio.

Receberão medalhas 3,2 mil alunos (500 de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze) e outros 30 mil serão contemplados com menção honrosa. Além deles, 131 professores serão premiados devido ao desempenho dos alunos. A olimpíada também reconhece a atuação de 117 escolas e 60 secretarias de Educação. Mais de 18,5 milhões de estudantes de 44,6 mil escolas participaram da competição. Para o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, a grande participação e a escolha de escolas de diversas partes do país mostram “que a qualidade do ensino está sendo levada para o interior” e que a iniciativa é “uma bola dentro” dos dois ministérios.

 O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lembrou que “a olimpíada descobre talentos e abre caminhos” e os premiados “têm passaporte carimbado” para participar, no futuro, do Programa Ciência sem Fronteiras. “Essa olimpíada não é só um concurso, mas um processo de identificação e encaminhamento de talentos”, observou o Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. 

São Francisco de Itabapoana ficou com medalha de bronze e certificados de Menção Honrosa na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2011

 Medalha de bronze -

 FLAVIO LEART COUTINHO PINHEIRO da E.E. AGOSTINHO CHRYSANTO DE ARAUJO de Santa Clara.

Certificado de Menção Honrosa. 

LUCAS DA SILVA DOS SANTOS C.E. DOMIRES MACHADO de Travessão de Barra

SHAIANY ALCEBIADES ESTRELLA C.E. DOMIRES MACHADO de Travessão de Barra

LETICIA RAMOS VIANA E.E. AGOSTINHO CHRYSANTO DE ARAUJO de Santa Clara 

RAILANA DOS SANTOS SILVA C.E. SAO FRANCISCO DE PAULA em SAO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ.

Sindicato dos Servidores de SFI divulga pauta do dissídio coletivo 2012


O Blog recebeu e-mail do secretário geral do Sindicado dos Servidores de SFI, Cirábio Ramos com a seguinte pauta do dissídio coletivo. Após Assembleia realizada no último sábado dia 03 de março de 2012, os servidores municipais discutiram e aprovaram os seguintes itens da pauta de reivindicação para ser negociada com o executivo municipal: 1- Reajuste do vale alimentação não inferior a R$50,00; 2- Reajuste geral dos pisos salariais de 10% para data base; 3- Atualização dos pisos salariais dos professores de acordo com o novo piso publicado pelo MEC para 2012; 4- Criação do cargo do professor de creche no plano de cargo bem como sua adequação à Lei do novo piso salarial; 5- Elaboração do Anteprojeto de Lei regulamentando e implantando o vale transporte e/ou difícil acesso; 6- Equipamentos de trabalho necessários para o apoio escolar, bem como o percentual de insalubridade caso sejam comprovado atividade em local insalubre ou de periculosidade; 7- Continuação da discussão do Plano de cargos Geral dos servidores; 8- Continuação da discussão do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores; 9- Definição do percentual de majoração do risco de vida, dos Guardas Municipais, já em andamento; 10- Esclarecimento sobre a convocação dos demais aprovado no concurso de 2008. Obs.: comunicamos a todos os servidores indistintamente, bem como os aprovados em espera, que temos reunião agendada para dia 17 de março às nove horas, local a definir, onde o prefeito e secretária de educação serão convidados para estarem presentes. Atenciosamente. À diretoria

domingo, 4 de março de 2012

Lula apresenta febre e volta a ser internado no Sírio-Libanês

Boletim divulgado pelo hospital revela que foi constatada uma infecção pulmonar de leve intensidade. O hospital informou que os médicos iniciaram a administração de antibióticos. Em fevereiro, ele encerrou o tratamento contra um câncer na laringe, depois de passar por várias sessões de radioterapia