sábado, 10 de março de 2012

Comunidade quilombola de Barrinha recebe centro de inclusão digital



A Comunidade quilombola de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana, recebeu nesta sexta-feira (09/03) um Centro de Inclusão Digital equipado com 10 computadores conectados à internet. A parceria entre vários órgãos tornou possível a realização do projeto de inclusão digital de Barrinha. A INB, o SERPRO-RJ (Serviço Federal de Processamento de Dados do Rio de Janeiro), a UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e a diretoria da Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha trabalharam em conjunto para a conquista do Centro de Inclusão Digital.

Na ocasião, a comunidade celebrou também o reconhecimento oficial de remanescente de quilombo, junto à Fundação Palmares. A conquista se deu por um trabalho em conjunto com o IDANNF (Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense).

Após a cerimônia oficial, foi apresentada a sala que pode ser utilizada pelos moradores da comunidade e das localidades adjacentes. Em seguida foi servido um jantar com o prato mais típico de comunidades quilombolas: a feijoada. Houve ainda apresentação de jongo - uma tradição nos quilombos da região Norte Fluminense. O fechamento do evento foi feito com o show de Mazinho e Banda.

Segundo Lídia Teixeira, presidente da Associação Rural de Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha, as parcerias foram fundamentais para as duas conquistas, mas as buscas por melhorias na qualidade de vida da comunidade continuam. “Com ajuda de nossos parceiros conseguimos essas duas conquistas maravilhosas. Agora batalharemos para conseguir ainda mais para nossa comunidade”, comentou, Lídia.

Da Redação com informações da Ascom-SFI
Fotos: Ascom-SFI

Nenhum comentário: