sábado, 27 de fevereiro de 2021

Policiais militares fazem doação de kimono e realizam sonho de menino

 

Policiais militares lotados na 3ª Companhia em São Francisco de Itabapoana, pertencente ao 8° Batalhão da Polícia Militar de Campos, atuaram nesta sexta-feira, 26, em uma ocorrência diferente. Fizeram a alegria de uma menino de oito anos, o João Pablo dos Santos, morador em Praça João Pessoa, que tinha um sonho: praticar artes marciais.

 

Há cerca de dois meses, os cabos Ataulpho e  Maximiniano, da equipe do DPO de Praça João Pessoa, durante um patrulhamento, tiveram um encontro com o menino, que revelou aos policiais seu desejo de praticar artes marciais.

 

Com intuito de realizar o sonho da criança, os agentes fizeram contato com o proprietário da Academia Center Fight, Reginaldo Almeida, em Travessão de Barra, uma das localidades cobertas pela guarnição. Atendendo ao pedido dos policiais, Reginaldo aceitou oferecer uma bolsa para que João iniciasse as aulas de Jiu-jitsu.

 

A academia fica distante cerca de 12 quilômetros de onde mora o garoto. E essa história teve a ajuda de outros voluntários: Alexsandro da Silva, praticamente de artes marciais, e o empresário Maxwell Ribeiro Junior, se  comprometeram a levar e buscar João nos treinos.

 

E assim João Pablo começou a treinar, mas faltava um detalhe: as vestimentas para as aulas. Essa corrente do bem não parou por aí. O Cabo Ataulpho fez contato com a proprietária do Centro de Lutas Jardim da Penha, em Vitória (ES), Acyrléa Rocha e uma professora da referida academia, Mônica Guimarães, que se prontificaram a doar o Kimono.

 

Entrega do Kimono e visita surpresa à academia

 

Na tarde desta sexta-feira, 26, a surpresa. A guarnição dos cabos Ataulpho e  Maximiniano visitaram uma visita à academia para a entrega do Kimono a João. Em um lindo gesto de aproximação com a comunidade, os policiais fizeram, não apenas a alegria do João, mas também de todas os outros colegas do menino.

 

“Encontramos o João treinando com uma corda, laçando uma cadeira. Sua habilidade com o laço nos impressionou. Perguntei qual era seu sonho, e logo ele respondeu que era treinar artes marciais. Outro detalhe chamou nossa atenção: João teve que fazer uma cirurgia de catarata, tendo  uma vista ficado comprometido, mas mesmo assim sua determinação e habilidade para praticar laço e Jiu-jitsu nos impressionou. A partir daí corremos atras para realizar seu sonho, e deu tudo certo. Agradeço aos amigos dessa corrente do bem, que nos ajudaram”, concluiu cabo Ataulpho.

 







sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Assaltante rouba malote de empresário e na fuga rouba motocicleta no Centro de SFI


Dois  assaltos em sequência, praticados pelo mesmo assaltante, foram registrados no início da tarde desta sexta-feira, 26, no Centro de São Francisco de Itabapoana. As vítimas foram um empresário, que teve um malote bancário roubado, e uma funcionária de uma loja que teve sua motocicleta Honda Biz roubada.

 

Segundo apurado pelo VNOTÍCIA junto à Polícia Militar, o empresário caminhava pela Avenida Edenites da Silva Viana em direção à Caixa Econômica Federal com o malote, momento em que o criminoso, que estava numa moto Honda de cor cinza, anunciou o assalto e roubou o malote.

 

Na fuga, o elemento acessou a Rua Abrão Dib, mas sofreu uma queda, e seguiu à pé, abandonando sua moto. Ao chegar à Rua Daud Salomão Acruche fez a segunda vítima, uma vendedora, que teve sua Biz roubada. O bandido deu sequência à fuga na Honda Biz.

 

A Polícia Militar está realizando buscas no Centro de São Francisco de Itabapoana para tentar prender o assaltante.

  


SFI inicia agendamento para vacinação contra Covid-19 em idosos entre 80 e 89 anos

 

Com o objetivo de evitar aglomerações e garantir o distanciamento social, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) inicia nesta sexta-feira, 26, o agendamento para vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) para idosos entre 80 e 89 anos. Para agendar, basta ligar (22) 99779-6044. O atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30.⠀

 

No momento da vacinação, é necessário apresentar documento original com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

 

Após o agendamento o idoso deve comparecer no dia e horário marcados no Centro Municipal de Imunizações (CMI), que funciona em prédio anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). O funcionamento do CMI é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.⠀

  

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Secretaria de Saúde de SFI diz que irregularidades apontadas pelo MP-RJ já foram sanadas

 

Após o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizar Ação Civil Pública (ACP) para que a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana corrija diversas irregularidades existentes no Hospital Municipal Manoel Carola, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana divulgou uma nota oficial na tarde desta terça-feira, 23, em que faz um contraponto à ACP.

 

Segundo a SMS, “a ACP é referente a um inquérito de 2001, portanto, problemas herdados de gestões anteriores e que, ainda assim, praticamente 100% das irregularidades apontadas pelo MP já foram sanadas pela atual gestão”, diz um trecho da nota.

 

A secretaria disse ainda que irá prestar todos os esclarecimentos à Justiça. Segundo a nota da SMS, os problemas foram “equivocadamente” apontados na Ação Civil Pública.

 

Confira a nota na íntegra:

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) esclarece que, em relação à Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro, sequer foi notificada a respeito, só tomando conhecimento do fato através da Imprensa.

 

Que a ACP é referente a um inquérito de 2001, portanto, problemas herdados de gestões anteriores e que, ainda assim, praticamente 100% das irregularidades apontadas pelo MP já foram sanadas pela atual gestão.

 

A SMS vai prestar todos os esclarecimentos à Justiça, por intermédio de documentos, inclusive através de imagens, comprovando a regularização dos problemas equivocadamente apontados na ACP.

  

Câmara de SFI dá início ao ano legislativo com primeira sessão ordinária de 2021

 

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana deu início aos trabalhos com a abertura do ano legislativo na manhã desta terça-feira, 23, na primeira sessão ordinária da atual legislatura.

 

A sessão, dirigida pelo presidente da casa de leis, vereador Maxsuel Cerqueira (Cocóia), contou

com a participação do vice-prefeito Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara.

 

Acompanhado de secretários, subsecretários e assessores, o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, cumprimentou os 13 vereadores e destacou que a prefeitura está à disposição para “continuarmos unidos para fazer com que SFI avance cada vez mais”.

 

Durante a sessão ordinária, o presidente da Câmara também anunciou a composição das comissões permanentes:

 

CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

 

Presidente – Aroldo Leandro

Relator – Jonimasio Ferreiro Higino (Mazinho da Banda)

Membro – Eleno Barreto

 

FINANÇAS E ORÇAMENTO

 

Presidente – Milson de Freitas Mota (Milsinho)

Relator – Isaac Salvador

Membro – José Roberto Marques Barreto (Flor de Guaxindiba)

 

OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE

 

Presidente – Eleno Barreto

Relator – Fauazi Cherene

Membro – José Renato dos Santos Barreto (Renato Roxinho)

 

CULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Presidente – Jonimasio Ferreiro Higino (Mazinho da Banda)

Relator – Milson de Freitas Mota (Milsinho)

Membro – Ralph Nascimento Mota (Ralphinho do Aipim)

 

DEFESA DO CONSUMIDOR E DOS DIREITOS HUMANOS

 

Presidente – Isaac Salvador

Relator – Aroldo Leandro

Membro – Edimar Macedo Cordeiro (Mazinho de Caboclo)

 

Da redação com informações da Ascom-SFI

MPRJ ajuíza ação para que SFI resolva falta de medicamentos e equipamentos no Manoel Carola

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes, ajuizou Ação Civil Pública para que a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana corrija diversas irregularidades existentes no Hospital Municipal Manoel Carola, entre elas a falta de medicamentos, insumos e de equipamentos necessários ao funcionamento da unidade hospitalar.

 

De acordo com a ACP, a situação do Hospital vem sendo alvo de análise ao longo dos últimos anos, tendo sido realizadas, inicialmente, fiscalizações, por meio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ,) que apontaram diversas irregularidades quanto a normas relativas ao exercício funcional, funcionamento da Enfermagem e déficit de pessoal. Em uma destas visitas, o Conselho apurou ilegalidades como a inexistência de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a ausência de enfermeiros exclusivos nos setores de Urgência / Emergência e UTI, déficit de pessoal de Enfermagem, funcionários em exercício ilegal da profissão, participação de profissionais de Enfermagem como auxiliares de cirurgias eletivas e medicações vencidas.

 

Mesmo com o compromisso de realização de obras no local por parte da administração municipal, novas visitas realizadas por representantes do COREN-RJ e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) verificaram que os problemas verificados não foram sanados, sendo necessário o ajuizamento da ação.

 

Entre os pedidos encaminhados ao Juízo da Vara única de São Francisco do Itabapoana requer o parquet fluminense a regularização do fornecimento de medicamentos, insumos e equipamentos necessários ao funcionamento do Hospital, assim como de suas instalações, conforme irregularidades e inconsistências apontadas nos relatórios de fiscalização do CREMERJ e COREN-RJ, a regularização das equipes de Enfermagem com o número suficiente de profissionais, a implementação do SAE, o cadastro das ART e dos Responsáveis Técnicos do Hospital em todos os Conselhos Profissionais e o cumprimento da Portaria nº 1820/09, do Ministério da Saúde, em especial ao disposto no artigo 7°, § 3º, que determina a divulgação, em local visível à população, dos nomes dos responsáveis pelo atendimento no local, do horário de trabalho de cada membro da equipe e das ações e procedimentos disponíveis.

 

O site VNOTÍCIA fez contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de SFI para buscar um contraponto à Ação Civil Pública. Segundo a Assessoria, ainda na tarde desta terça-feira, 23, será divulgada uma nota oficial sobre o assunto.

 

Fonte: Site do MP-RJ

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Chuvas causam prejuízos a moradores de São Francisco de Itabapoana

Comunidades como Praça da Fé, Pedregal e Praça João Pessoa foram castigadas pelos recentes temporais


As chuvas do fim de semana, além de um forte temporal que caiu na tarde desta segunda-feira, 22, provocou muitos transtornos para moradores de diversos pontos do município de São Francisco de Itabapoana.

 

Há relatos de alagamentos no bairro Pedregal , em Guaxindiba, Praça João Pessoa e comunidades localizadas na Zona Rural, como é o caso de Praça da Fé, próximo a Travessão de Barra.

 

Os grandes acumulados de chuva foram suficientes para provocar alagamento em ruas, quintais e até em cerca de 10 residências de Praça da Fé. Moradores relataram prejuízos com móveis perdidos.

 

Veja abaixo um vídeo postado no Instagram do Rádio São Francisco e VNOTÍCIA, que mostra uma residência alagada. Esse vídeo é de sábado, mas moradores relataram que essa residência voltou a ser castigada nesta segunda-feira.

 

O VNOTÍCIA recebeu apelos de dois moradores, Adriana carneiro e Uanderson Batista, que enviaram imagens que mostram a situação a qual se encontram a localidade de Praça da Fé. Como há muita água acumulada na comunidade, a necessidade aponta para abertura de valas e bombeamento da água represada.

 

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que informou que no sábado, 20, uma equipe da Defesa Civil Municipal percorreu as comunidades citadas no início desta matéria. Segundo a Ascom, a Defesa Civil oferece apoio para possíveis famílias desabrigadas, além de catalogar famílias que necessitem de cestas básicas e colchões, que são entregues pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Sobre abertura de valas, a Assessoria informou que uma equipe da Prefeitura percorrerá, nesta terça-feira, 23, algumas localidades atingidas para estudar possíveis intervenções.

 

Pelas imagens que chegaram até a redação do VNOTÍCIA, essas intervenções precisam de urgência do Poder Público.

 

 







VÍDEO: palmeira pega fogo ao ser atingida por raio em São João da Barra

 FONTE: VNOTÍCIA


Uma palmeira foi atingida por um raio durante um temporal na tarde desta segunda-feira, 22, na Praça de São Pedro em São João da Barra.


A palmeira pegou fogo apesar da chuva. O temporal durou cerca de 1 hora com muitos relâmpagos, trovoadas e muita chuva.


Moradores do entorno da Praça de São Pedro ficaram assustados, mas ninguém saiu ferido. O vídeo da palmeira pegando fogo foi registrado por morador do lugar com edição do VNOTÍCIA.

 

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Feminicídio: mulher degolada em Lagoa Feia, Zona Rural de SFI

 FONTE: VNOTÍCIA - Corpo localizado próximo a  uma plantação de abacaxi

 


 

Uma mulher foi assassinada a tiros e degolada na localidade de Lagoa Feia zona rural de São Francisco de Itabapoana na noite deste sábado, 20 de fevereiro. O corpo foi localizado por populares em uma plantação de abacaxi.

 

A vítima, Lilia Areias, 33 anos, era funcionária da Creche Manoelina de Souza Rodrigues em Travessão de Barra.

 

A Polícia Militar foi acionada às 21h40m. Chegando ao local, na Estrada de Lagoa Feia o pai da vítima conduziu a guarnição da 3ª Cia de São Francisco de Itabapoana ao local onde foi encontrado o corpo, uma propriedade particular próximo a uma lavoura de abacaxi.

 

Com a chegada perícia, constatou-se que a mulher fora degolada e sofreu diversas perfurações no torax.  

 

A moto da vítima, uma Honda Biz vermelha, foi encontrada na entrada da propriedade a  aproximadamente cem metros do corpo.

 

Ao lado do corpo foi encontrada a bolsa da vítima com documentos e vários objetos pessoais, entretanto, o celular de Lilia não foi localizado.

 

Segundo a PM o ex-marido da vítima encontra-se com mandado de prisão em aberto desde 2018 por homicídio e não foi localizado. O pai da vítima disse em depoimento que suspeita do ex-marido da filha. O feminicídio foi registrado na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana que investiga o caso.