sexta-feira, 29 de março de 2013

Festejos do Padroeiro alteram a rotina de trânsito em São Francisco de Itabapoana

Fotos: Blog do Paulo Noel.

Desde às 13h de ontem (quinta feira 28/03/13), com o início da instalação do Palco de shows na confluência das Avenidas Afonso Celso com Vereador Edenites da Silva Viana, o trânsito naquele no local, no centro de São Francisco de Itabapoana, necessitou de pequena modificação. As mudanças acontecem em decorrência dos festejos em homenagem ao padroeiro São Francisco de Paula.

Os sentidos Campos e praias/Ponto de cacimbas estão sendo improvisados com inversão de mão em uma das faixas ao lado da rotatória; nos demais sentidos de fluxo, embora devidamente sinalizados, os motoristas deverão aumentar a atenção devido a presença do citado palco com consequente diminuição dos espaços normais, situação essa que deverá permanecer até quarta-feira ( 03/04/13 ) quando o palco será retirado.

Durante a prova ciclística domingo (31/03/13) todo o seu circuito: do 1º trevo das praias frente à loja Shalom até o Portal de entrada da cidade será interditado das 9h às 13:00h, com a alternativa de fluidez do trânsito de Campos para as Praias sendo feito pelo Ciep/Macuco/2º trevo das Praias. Já o retorno para Campos e no sentido Ponto de Cacimbas será feito pela rua Daud Salomão Acruche/rua do Colégio Imaculada/Av. Vereador Edenites da Silva Viana/inversão de mão de direção ao lado da Igreja do Padroeiro/Prefeitura/RJ-224 Campos.

Nos quatro dias de festas, a partir das 19:00h, todo o perímetro da praça do padroeiro será interditado para as apresentações de Shows e a procissão, com alternativa de fluidez de trânsito semelhante à anterior só que a partir da rua da Melinda Acruche (antiga rua da Raia), próximo ao Cartório da Cidade.
                 
“A EMTRANSFI, esperando a compreensão de todos, estará com todo o seu efetivo empenhado durante o período dos festejos, devidamente apoiada pela Guarda Municipal, sinalizando todas essas alternativas de fluidez de tráfego, para que se possa minimizar os eventuais transtornos aos usuários de nossas vias e acima de tudo para que se tenha o máximo de segurança possível’, destacou o presidente da Entrnsfi, José Amilton Barreto da Silva. (Ascom SFI - Fotos do Blog do Paulo Noel.)

Cerimônia do Lava-pés reúne católicos na Matriz de SFI





A quinta-feira santa na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula foi prestigiada pelos católicos que acompanharam a Missa do início do Tríduo Pascal e a tradicional cerimônia do Lava-pés. O rito lembra a humildade de Jesus, que durante a última ceia lavou os pés dos 12 apóstolos. Na cerimônia Padre Lucas repetiu o gesto de Cristo e lavou os pés de 12 jovens de São Francisco de Itabapoana. 





 
 

Fotos: Vinícius Berto

quinta-feira, 28 de março de 2013

Sobe para 295 o número de notificações de dengue em SFI


Aumentou para 295 o número de casos de notificações da dengue em São Francisco de Itabapoana. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os números desta 12ª semana epidemiológica da doença em 2013, inclusive com o número de notificações, ou seja, com suspeita da doença, por localidade. No mês de abril estão programados dois mutirões entre secretarias, como aconteceu em Guaxindiba na semana passada. Segundo a epidemiologista e assessora de gestão e planejamento da Secretaria de Saúde de São Francisco, Dra. Elizabeth Tudesco, outras comunidades com grande incidência da doença serão alvo do trabalho em conjunto. Veja o quadro de notificações por localidade em São Francisco de Itabapoana:

LOCALIDADE
NUMERO DE CASOS
GUAXINDIBA
66
GARGAÚ
34
PRAÇA J. PESSOA
24
SÃO FRANCISCO
22
BARRA DE ITABAPOANA
21
ILHA DOS MINEIROS
17
SANTA CLARA
15
MORRO ALEGRE
10
TRAVESSÃO BARRA
09
SOSSEGO
06
NOVA BELEM
06
PONTO DE CACIMBAS
05
SANTA RITA
04
ESTREITO
03
BOM JARDIM
03
PEDREGAL
03
PRAÇA IMACULADA
03
ALDEIA
03
ALEGRIA D. ANJOS
03
PRAIA DO SONHO
02
BOM LUGAR
02
PRAÇA CRUZEIRO
02
PINGO D´ÁGUA
02
MACUCO
02
IMBURI DE CAMPOS
02
VALÃO SECO
02
SANTO ANTONIO
02
FLOR DE MAIO
01
PONTA DA ILHA
01
AMONTADO
01
BOA SORTE
01
CRAS
01
SÃO DOMINGOS
01
VILA D. COROADOS
01
P. CALIFORNIA
01
RIO MINAS
01
ESPIADOR
01
BARRO BRANCO
01
CAMPOS
01
TATAGIBA
01
BREJO GRANDE
01
FAXINA
01
FAZENDA TIPITI
01
VOLTA REDONDA
01
COREIA
01
SANTA TERRINHA
01
IMBURI
01
AMONTADO
01
BUENA
01
Total
295

Prefeitura de São Francisco paga ao funcionalismo nesta quinta-feira



A prefeitura de São Francisco de Itabapoana efetua, nesta quinta-feira, dia 28, o pagamento dos funcionários referente ao mês de março. Desta forma os servidores têm acesso aos vencimentos antes do feriado de Semana Santa e dos festejos em homenagem ao Padroeiro São Francisco de Paula, que ocorre entre os dias 30 março e dois de abril.

A liberação do pagamento dentro do mês vigente é uma das propostas da administração municipal relacionada aos servidores e começou a ser posta em prática a partir do mês de fevereiro. A meta, de acordo com a Secretaria Municipal de Administração, é a elaboração de um calendário anual de pagamento ainda nesse primeiro semestre.

Ascom-SFI

Ações educativas para reduzir alto índice de acidente em SFI




Diminuir o número de vítimas por acidentes de trânsito no município. Esse é o objetivo da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Entransfi) ao decidir implantar campanhas educativas junto à população. Para isso, encontra-se em andamento um Curso de Capacitação destinado aos agentes. São sete módulos, distribuídos por 120 horas e aplicado no padrão Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A iniciativa se torna mais necessária, segundo o presidente do órgão, José Amilton Barreto da Silva, pelo fato do município registrar um número elevado de óbitos em decorrência de acidentes, superior ao índice nacional. Existe, ainda, um número maior de outras pessoas feridas, muitas delas com sequelas irreparáveis.

– No ano de 2012, para uma população brasileira de 194 milhões de pessoas, ocorreram 42 mil mortes por acidente, o que proporcionalmente daria uma média de nove óbitos/ano em São Francisco. Preocupa-nos, enquanto cidadão sanfranciscano e principalmente como presidente da Entransfi o fato de, só no referido ano de 2012, terem ocorrido no município 21 mortes, o que representa 133% acima da média nacional – explicou.

Ainda de acordo com José Amilton, foi instituído na Entransfi um setor que acompanha sistematicamente esses acidentes, com registro de locais, horários, dias da semana que correm tais fatos, perfil de pessoas envolvidas, entre outras informações.

– Com isso podemos afirmar que parte desses acidentes envolvem motocicletas utilizadas por pessoas jovens, várias delas inabilitadas e normalmente em finais de semana, não sendo descartada a possibilidade de uso de bebida alcoólica por parte desses motoristas e motociclistas envolvidos – destacou.

O Brasil figura como um dos países com maior violência no trânsito, por este motivo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), preocupado com esses dados, orienta os demais órgãos para que desenvolvam campanhas educativas visando a redução desses dados.

Ascom

Prova Ciclística é uma das atrações nos festejos em homenagem ao Padroeiro São Francisco de Paula



Irmãos mota estarão presentes
Uma das principais atrações dos festejos em homenagem ao padroeiro São Francisco de Paula, em São Francisco de Itabapoana, a tradicional Corrida Ciclística acontecerá no domingo (31/03), a partir das 10 horas, no centro da cidade. Organizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Associação Franciscana de Ciclismo (AFC),a competição envolve as categorias Mountain Bike, Estreante, Feminino, Máster-B (acima de 40 anos) e Elite.

O circuito é de 3,2 quilômetros, compreendendo o trecho entre o Portal da Cidade e o entroncamento da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana com a Rua João Barros Carneiro. A premiação em dinheiro para os primeiros colocados totaliza 5 mil reais, mais troféus.

A expectativa dos organizadores é que mais de 100 atletas participem nas cinco categorias, com destaque para grandes nomes do ciclismo nacional concorrendo na categoria Elite. Entre eles estão os irmãos Fabiele e Fabiano Mota, sanfranciscanos que em 2012 obtiveram primeira e segunda colocações no Ranking Nacional, além de Adélio Paulo, Leonardo Lima, Felipe Marques, entre outros.

- A prova vem despertando o interesse de atletas de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro e, também, de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Hoje existe uma união de forças entre o poder público municipal e a Associação Franciscana de Ciclismo para que São Francisco possa manter a tradição nessa modalidade esportiva – explica o Secretário Municipal de Esporte e lazer, Noel Junior.

Festa do Padroeiro - A Prova Ciclística faz parte de uma programação que inclui, além da parte religiosa, uma variedade de atrações nos festejos em homenagem a São Francisco de Paula. O início é no sábado, dia 30 de março, com término em dois de abril, dia do padroeiro. Na parte social, destaque para o show com o cantor Péricles, no dia 31, e com o grupo Anjos de Resgate, na terça-feira, dia dois. O grupo de louvor Frutos do Espírito, dia 30, e Nycolas e Adriano, no dia primeiro de abril, completam a programação social.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Helicóptero com três tripulantes cai na Bacia de Campos


O Sindipetro confirmou a queda de um helicóptero na Bacia de Campos, na cidade de Macaé, no Norte Fluminense. Segundo informações do sindicato, o acidente foi na manhã desta quarta-feira (27) próximo da Plataforma P-7. A aeronave tinha três tripulantes e todos conseguiram acionar o bote salva-vidas e se salvar. O helicóptero chegou a ficar um tempo com o flutuador, mas emborcou e afundou em seguida.

Os três tripulantes foram socorridos do bote por trabalhadores da P-7 e levados de volta para a plataforma. A equipe do G1 tentou contato com a assessoria da Petrobras, por telefone, mas até às 12h05 não conseguiu resposta.

Segundo o diretor de comunicação do Sindipetro, Marcos Breda, o órgão vai participar da  investigação sobre o caso e espera uma medida para evitar novos acidentes.

“O sindicato tem o direito de participar das comissões de investigação dos acidentes graves e fatais da Petrobras, a gente conseguiu isso desde a época do acidente da P-36. O sindicato, há alguns anos, já vem denunciando problemas sobre estrutura aérea na Bacia de Campos. O último acidente com mortes na Bacia de Campos foi em setembro de 2011, na área de Macaé. De lá pra cá tivemos outras ocorrências, mas sem mortes e sempre debatemos isso com a Petrobras”, disse Breda em entrevista ao G1.

Fonte: G1

Estado decreta epidemia de dengue em São Francisco de Itabapoana e Campos


Era uma questão de tempo. Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana foram incluídos na lista de municípios com epidemia de dengue. Agora já são 42 cidades com epidemia de dengue em todo o estado do Rio. A divulgação foi feita durante a 12ª semana epidemiológica, realizada nesta terça-feira (26/03), no Rio de Janeiro. De acordo com a secretaria de saúde do estado entre o dia 01 de janeiro até 23 de março foram notificados 69.343 casos suspeitos de dengue no estado. Também foram registradas três mortes por causa da doença, nas cidades de Magé, Volta Redonda e Itaocara.

Neste relatório semanal, além de Campos e São Francisco de Itabapoana mais cinco cidades entraram na relação de epidemia. Há uma semana Campos anunciou 3.176 notificações e São Francisco 246. Ainda nesta quarta-feira (27/03) novos dados serão apresentados pelas Secretarias de Saúde dos dois municípios.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

Monitora Dengue – Em uma ação inédita no país, projeto da Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir dez mil smartphones aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.

MUNICÍPIOS COM EPIDEMIA DE DENGUE
* Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro D'Aldeia.

* Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Mendes e Três Rios.

* Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio das Flores

* Noroeste Fluminense: Cardoso Moreira, Miracema, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.

* Norte Fluminense: São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé e São Francisco de Itabapoana.

* Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis.

* Região Metropolitana I: Magé.

* Região Metropolitana II: Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, Maricá e São Gonçalo.

* Região Serrana: Cantagalo, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto.

Da Redação do Blog/Site Ururau/Saúde RJ

Os perigos da Rodovia BR-356 - Campos a São João da Barra


 Engavetamento de veículos no trecho próximo ao Porto do Açu 

Ontem, 26, por volta das 18 horas, o trecho da Rodovia BR-356 , entre a comunidade de Barcelos e o acesso ao trevo do Porto do Açu, em São João da Barra transformou-se em mais um cenário de acidente envolvendo diversos veículos que trafegavam sentido Campos.

O Blog passava no local e documentou o caótico trânsito naquela Rodovia.

Apesar de bem sinalizada, esta Rodovia com a implantação do Complexo Portuário do Açu teve triplicado o movimento de veículos. E não adianta pressa. Os motoristas quase não podem ultrapassar e são obrigados a seguir a fila de veículos em velocidade reduzida, no máximo 80 quilômetros.

Foram varias colisões em sequencia, e,  tudo começou, segundo um motorista do veículo Honda, quando um micro ônibus  da Logística  e Transportes placa MTU-1029 de Campos dos Goytacazes, teve o eixo traseiro solto obrigando o motorista a parar na pista.

Uma caminhão basculante placa- BWM 5166 de Uberlândia MG também seguia a fila e segundo os motoristas dos veículos abalroados , o motorista teria perdido o controle de direção tendo atingido pelo menos seis veículos. Até um Gol preto que vinha e sentido contrário também recebeu o impacto tendo a lateral toda amassada. Felizmente, não houve nenhuma vítima.

O que aconteceu nesta Rodovia  foi uma espécie de engavetamento. A conclusão é de que a BR-356 em função do intenso movimento de veículos, tornou-se uma Estrada perigosa e tudo cuidado é pouco por parte dos motoristas.  



terça-feira, 26 de março de 2013

Abertas inscrições para pedido de isenção e sistema de cotas do Vestibular Cederj



Estão abertas, até o dia 12 de abril de 2013, as inscrições para pedido de isenção do pagamento de taxa de inscrição e a pré-inscrição no sistema de cotas para o Vestibular CEDERJ 2013-2. Para se inscrever basta acessar o site www.cederj.edu.br/vestibular, lá é possível ler o edital com todas as informações.

Os cursos oferecidos na graduação são na modalidade educação à distância, e em regime semipresencial. O Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro, oferece agora cinco cursos, com a vinda do curso de Licenciatura em Química.

Confira os cursos:

-Licenciatura em Ciências Biológicas - UENF
-Licenciatura em Letras - UFF
-Licenciatura em Matemática-UFF
-Licenciatura em Pedagogia- UNIRIO
-Licenciatura em Química - UENF

“Quem passar no vestibular para cursos da UENF (Ciências Biológicas e Química) e tiver sido aprovado no Sistema de Cotas terá direito à Bolsa Cota-auxílio, no valor de 300 reais mensalmente, durante todo o curso. Cabe ressaltar que nossos cursos são totalmente gratuitos (inclusive os livros)”, disse Marta de Fátima Silva, diretora do Polo Cederj de SFI.

Paixão de Cristo em Barra nesta sexta





O Grupo Teatral Semeadores de Cristo da Paróquia de São Sebastião e Imaculada Conceição de Barra do Itabapoana irá mais uma vez encenar a Paixão de Cristo na Praça de São Sebastião. Será nesta sexta-feira (29), às 17 horas. A apresentação foi confirmada por Manoel Mendes, um dos integrantes do grupo. Será o terceiro ano consecutivo da encenação. “Estamos numa semana de intensa reflexão, onde vivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O Grupo de Teatro é formado por jovens com a missão de levar a palavra de Deus através do teatro, de pregar o Evangelho a toda criatura. Traga a sua família e participe deste grande momento de fé e de amor”, convidou Manoel.

Exame de sorologia de dengue em paciente que morreu com diagnóstico da doença dá negativo


Secretário de Saúde Jayme Tinoco afirma que Ralphe Dutra Mota não contraiu dengue. Ralphe era de São Francisco de Itabapoana e faleceu no Hospital Escola Álvaro Alvim.


Resultado de exame comprova que Ralphe Dutra Mota não teve dengue


A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana enviou e-mail ao Blog, em que apresenta o resultado negativo para dengue do paciente Ralphe Dutra Mota, que era morador em São Francisco de Itabapoana, e faleceu no dia 08 de março de 2013 no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Já a família alega que o HEAA disse que Ralphe foi vítima de dengue hemorrágica, diagnóstico que inclusive foi colocado na declaração de óbito e consequentemente na certidão de óbito de Ralphe.

O secretário municipal de Saúde Jayme Tinoco disse que é natural que se tivesse a suspeita da dengue no caso de Ralphe. “Como o Estado do Rio de Janeiro vive uma epidemia de dengue é natural que se tenha a suspeita da doença em pacientes que apresentem sintomas clássicos da dengue, mas a confirmação apenas é possível mediante o resultado do exame. E o exame desse paciente deu negativo, ou seja ele não contraiu dengue”, afirmou Dr. Jayme. O médico disse ainda que na região de Brejo Grande, local onde Ralphe morava, não há casos notificados da doença.

A tia do rapaz, Demerilda da Silva Mota Santos, que havia concedido entrevista à Rádio São Francisco na semana passada, esteve apresentando ao Blog a declaração de óbito fornecida pelo HEEA. Ralphe era portador de Cirrose Hepática e morava na localidade de Canto do Junco, próximo a Brejo Grande, Zona Rural Norte de São Francisco de Itabapoana.

Segundo Demerilda, o sobrinho passou mal no dia 26 de fevereiro, passou a primeira noite no Hospital Municipal Manoel Carola, e foi liberado no dia seguinte, entretanto um dia depois voltou a ser internado. Seu quadro se agravou, e no dia 1º de março foi levado para o Hospital Álvaro Alvim, em Campos, ficando em coma até 08 de março, dia em que morreu.

Nota: O Blog deu a notícia baseado na declaração de óbito e na certidão de óbito, documentos oficiais apresentados pela família. Como o paciente apresentou os sintomas no dia 26 de fevereiro e veio a falecer no dia 08 de março, ou seja, passados mais de 10 dias, concluímos que o diagnóstico dado à família e preenchido na declaração de óbito tinha sido pautado no exame de sorologia, mas pelo que se viu na foi assim. O exame foi feito no dia 07 de março, um dia antes do falecimento de Ralphe.
Certidão de óbito apresentada pela família

Saiba mais: