sábado, 27 de setembro de 2014

Blitz da Policia Militar em Travessão de Barra após duplo homicídio


Um dia após ao duplo assissinato na localidade de Travessão de Barra em que foram vítimas mãe e filho, a Polícia Militar, 3º Cia de Polícia Militar de São Francisco de Itabapaoana, promoveu na sexta-feira, 26,  uma blitz no centro da comunidade, parando carros e motos, exigindo documentos e conversando com os moradores.


Não temos ainda o balanço da ação policial. Assim que a assessoria de imprensa da PM informar divulgaremos. Com relação ao duplo homicídio a Polícia Civil continua investigando sob o comando da delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapona Dra. Ivana Morgado.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Projetos da Saúde em SFI são apresentados em evento no Rio


Os programas e ações que vêm acontecendo em prol da área da saúde do município de São Francisco de Itabapoana foram apresentadas no II Encontro Estadual de Educação permanente em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizado nesta semana, no Rio de Janeiro.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e organizado pela Subsecretaria de Gestão do Trabalho e Executiva da SES, por meio da Coordenação Geral de Educação em Saúde.

O objetivo é fortalecer as equipes regionais das Comissões Intergestoras de Ensino e Serviço (CIES), apoiar ações de educação permanente em todo estado e possibilitar a troca de experiências de educação em saúde entre os municípios. Na ocasião estiveram reunidos representantes das secretarias municipais de saúde, membros do CIES e demais profissionais da área.

Representado o município de São Francisco de Itabapoana, a coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, Ana Paula dos Santos, explicou que foram mostradas ao público do evento diversas ações e programas, como o “Saúde mais perto de você”, Programa de Saúde na escola, “À hora do Mamaço”, palestra sobre câncer, combate ao tabaco: ações de prevenção e ações de combate a dengue.

“Em pouco tempo percebe-se que muitas iniciativas foram tomadas para aperfeiçoar o sistema de saúde no município de São Francisco de Itabapoana e com certeza outros programas e ações serão criadas para melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo sanfranciscano” destacou. O encontro conta com palestras apresentadas por representantes do Ministério da Saúde, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz e outros. (Ascom ) Fotos: divulgação.


Cederj abre inscrições para o Vestibular


Na próxima segunda-feira (29/09), a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) lançará, às 16 horas, no auditório da Cedae, o Edital do Vestibular Consórcio Cederj 2015, com 7.169 (sete mil, cento e sessenta e nove) vagas para o primeiro semestre de 2015, com 15 cursos de nível superior.

O Consórcio disponibiliza 32 polos regionais. O Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, fundado em 2003, funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro com cinco cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF), Pedagogia (UENF) e Química (UENF).


Veja aqui a matéria completa da Ascom-Cederj.

Detran leva vistoria itinerante a 49 municípios do interior em outubro


Em São Francisco de Itabapoana serviço será disponível nos dias 14 e 15

Durante o mês de outubro, o DETRAN vai visitar 49 municípios do interior do estado para oferecer serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.

Em São Francisco de Itabapoana, assim como em setembro, serão disponibilizados dois dias para o serviço, 14 e 15 de outubro. No município a vistoria itinerante é feita na Secretaria de Transporte, atrás da sede da Prefeitura.

Com a visita dos vistoriadores, o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas, que dispõe de postos fixos  para regularizar os veículos.

Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.

Confira abaixo o calendário completo de vistorias no mês de outubro:

1/10 - Pinheiral , Conceição de Macabú , Natividade e Engenheiro Paulo de Frontin;

2/10 - Rio das Flores , Levy Gasparian , Quissamã , Varre-Sai e Mangaratiba;

3/10 - Três Rios , Rio das Ostras , Porciúncula e Rio Claro;

6/10 - Areal , Saquarema , Laje do Muriaé e Piraí;

7/10 - São José de Ubá , Rio das Ostras , Italva e Paraty;

8/10 - Cambuci , Silva Jardim , Italva e Paraty;

9/10 - Aperibé , Iguaba Grande , Cardoso Moreira e Mendes;

10/10 - Itaocara , Arraial do Cabo e São Fidélis;

13/10 - Conceição de Macabu e Trajano de Morais;

14/10 - Carmo , Quissamã , São Francisco de Itabapoana e Santa Maria Madalena;

15/10 - Sumidouro , Carapebus , São Francisco de Itabapoana e São Sebastião do Alto;

16/10 - Sapucaia , Carapebus , São João da Barra e Duas Barras;

17/10 - Três Rios , São João da Barra e Bom Jardim;

20/10 - Carmo , Rio das Ostras , São José do Vale do Rio Preto e Cantagalo;

21/10 - Itaocara , Siva Jardim e Italva;

22/10 - Japeri , Tanguá , Cardoso Moreira e Quatis ;

23/10 - Guapimirim , Saquarema , São Fidélis e Porto Real;

24/10 - São Fidélis e Itatiaia;

27/10 - Carmo , Arraial do Cabo e São José do Vale do Rio Preto;

28/10 - Areal , Rio das Ostras e Mangaratiba;

29/10 - Guapimirim , Rio das Ostras , São João da Barra e Paraty;

30/10 - Três Rios , Saquarema , São José do Vale do Rio Preto e Seropédica;

31/10 - Bom Jardim.


Do Blog do Paulo Noel com informações da Ascom do DETRAN

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Duplo assassinato em Travessão de Barra (SFI)

Mãe e filho, um adolescente de 14 anos, foram as vítimas da violência, mortos a tiros numa Rua próximo ao DPO da comunidade. 


Uma mulher e seu filho de apenas 14 anos foram mortos a tiros por volta das 19 horas desta quinta-feira, 25,  na Rua Valdemiro de Souza, 42, na localidade de Travessão de Barra, distrito de São Francisco de Itabapoana.

O jovem Francisco
e sua mãe foram
barbaramente
assassinados.
Foto: Facebook
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu numa rua após o DPO de Travessão de Barra. Duas viaturas da PM permaneceram no local  do duplo homicídio.

A mulher foi identificada pela PM como Vanderleia de Souza Bacelar, cerca de 40 anos e o filho Francisco Bacelar, 14, foram mortos a tiros. Vanderleia tem um bar anexo a residência onde mora na Rua Valdemiro de Souza. 

O resgate da Secretaria de Saúde chegou a ser acionado, mas quando lá chegou os paramédicos constataram o óbito de mãe e filho. Mais detalhes em instantes.  

O Corpo de Bombeiros já foi avisado pela 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana para enviar o rabecão ao município.

NEA-BC promove II Fórum de Mobilidade Urbana



O Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, NEA-BC, realiza neste sábado (27-09), no Salão Ana festas, em São Francisco de Itabapoana, o II Fórum de Mobilidade Urbana do Norte Fluminense. O encontro começa às 8 horas da manhã, e terá como tema “Transporte Coletivo e Direito à Cidade”.

Durante o Fórum haverá palestras com especialistas sobre mobilidade urbana, debates, almoço, além de grupos de trabalho por municípios e plenária. A entrada é gratuita e os presentes receberão certificado de participação.

O NEA-BC promove a participação cidadã e a educação ambiental em 13 municípios da Bacia de Campos. Trata-se de uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, em razão dos empreendimentos de exploração de petróleo que a Petrobras desenvolve na região.

Confira a programação completa:

Comunicado da Justiça Eleitoral


A Justiça Eleitoral de São Francisco do Itabapoana-RJ, COMUNICA aos responsáveis para retirada das urnas que deverão comparecer às 12h30, no dia 04/10/2014, na secretaria da Justiça Eleitoral de SFI.

Dupla tentativa de homicídio em Praça João Pessoa


Casal vítima de ferimentos a faca está no Hospital Ferreira Machado

Matéria atualizada às 15h39

O dono de uma borracharia em Praça João Pessoa, o comerciante Donato Martins de Souza (Natinho), 50 anos, e a esposa Nagela Carlos Belmiro, 42 anos, foram vítimas de uma dupla tentativa de homicídio na localidade de Praça João Pessoa, distrito de São Francisco de Itabapoana, na casa onde moram, na Rua Jolico Soares (Estrada de Santo Amaro). 

Natinho e sua esposa Nagela estão internados
no Hospital Ferreira Machado (Foto: Facebook)
De acordo com o Boletim de Ocorrência na 147ª Delegacia Legal de SFI, o crime aconteceu, nesta quarta-feira, 24, por volta das 23 horas. O suspeito seria um homem conhecido do casal e que já teria trabalhado com Natinho. Ele praticou o crime com uma faca. Natinho ficou ferido gravemente com facadas na região abdominal, que teriam atingido importantes órgãos. O estado de saúde dele é grave. A esposa de Natinho está fora de perigo. A Polícia investiga o crime, já que o  suspeito fugiu do local.  

Natinho e esposa foram socorridos pelo resgate da Secretaria Municipal de Saúde e levados para o Hospital Ferreira Machado. Às 15h10 desta quinta-feira a Assessoria de Comunicação do Hospital Ferreira Machado informou ao Blog que Donato Martins de Souza permanece em estado grave na UTI, enquanto Nagela Carlos Belmiro se encontra em observação no Repouso Feminino.

Ônibus do Hemocentro Regional volta a São Francisco para coleta de sangue


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Campos, convida a população de São Francisco de Itabapoana a participar de um ato voluntário que salva vidas.

No dia 30 de setembro, em frente ao Centro de Fisioterapia, localizado na chegada da cidade, acontece, das 8h30 até 17h, a ação de doação de sangue. No local estará estacionado o ônibus do Hemocentro de Campos, com uma equipe de saúde, que fará a coleta de sangue.  

A diretora técnica do Hemocentro Regional de Campos, Dra. Daniela Tudesco, destacou que os requisitos básicos para quem deseja ser doador é estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum, mas evitar  apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e ter a idade entre 16 e 69 anos (incompletos). Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.

“Como se sabe o povo sanfranciscano é, culturalmente, muito hospitaleiro e solidário, por isso, esperamos um número significativo de doadores do município participando da ação. Quero chamar a atenção que é importante estar com disposição para doar sem saber a quem, visando apenas a longevidade do próximo” ressaltou.

Ascom-SFI

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Acidente na RJ-224 na fila dos carros na manifestação em Imburi


Foi apenas um susto, além de prejuízos materiais. O ex-presidente da CERSAN Edson Correa Mansur saiu ileso do acidente em que se envolveu ao colidir na trazeira de um caminhão bi trem parado na pista com as lanternas apagadas na fila do congestionamento provocado pela manifestação em Imburi, por volta das 19 horas desta terça-feira, 23.

Edson Mansur seguia, pela RJ-224, sentido Campos dos Goytacazes e não teve como evitar a colisão lateral com o caminhão que transporta cana de açúcar. “Só deu tempo de desviar para evitar a colisão de frente”, disse.



Mesmo assim, acabou danificando a carroceria de seu veículo caminhonete Ford cabine dupla que ficou bastante avariado na lateral. Apesar do susto, Edinho saiu ileso do acidente.





Encerrada a manifestação na RJ-224 em Imburi

Atualizado às 19 horas. O Blog foi informado que terminou a manifestação por volta das 18h50m. A pista (RJ-224 ) foi liberada depois que o Corpo de Bombeiros apagou as chamas. O engenheiro chefe do DER-RJ prometeu aos moradores que os quebra-molas serão construídos. Disse ele que está apenas aguardando a confecção das placas de sinalização.

Manifestantes voltam a interditar RJ-224 em Imburi

Os manifestantes reivindicam a construção de mais quebra-molas
Fotos: Paulo André/Blog do Paulo Noel.
Um grupo de manifestante interditou a Rodovia RJ-224, no trecho próximo ao posto de combustíveis em Imburi, São Francisco de Itabapoana, colocando fogo em galhos e pneus. 

O protesto começou por volta das 16 horas desta terça-feira,  23,  e ninguém passa. O  congestionamento já é quilométrico nos dois sentidos.

Segundo informações apuradas pelo Blog, até o acesso a Estreito foi interditado com galhos e pneus velhos. Os manifestantes reivindicam a construção de mais quebra-molas na RJ-224.

Pelo telefone, o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de SFI, Roosevelt Batista disse que fez contato com o engenheiro responsável pelo DER-RJ na Região, Dr. Ivan do Amaral Batista. 
“Dr. Ivan disse que já está nos planos do DER-RJ construir não só um, mais dois quebra-molas naquele trecho, o que não foi feito ainda porque o DER-RJ está aguardando as placas de sinalização vertical com indicação das lombadas”, explicou Roosevelt.

“Dr. Ivan Amaral disse, ainda , que os quebra-molas serão construídos não por causa das manifestações, mas porque o DER entende a necessidade destas lombadas naquele trecho”, disse o secretário.

Opinião do Blog

Já virou moda essas manifestações, interditando rodovias. Não somos contra as lombadas, mas entendemos desnecessário este tipo de protesto. Entretanto algumas autoridades regionais já deram um péssimo exemplo no passado, fechando a rodovia BR-101 na ocasião da luta pela manutenção dos royalties de petróleo. Penso que ninguém tem o direito de impedir o ir e vir constitucional do cidadão. Neste horário, milhares de trabalhadores estão cansados retornando para seus lares. Estudantes estão seguindo em direção às faculdades e universidades em Campos. Ambulâncias estão transportando pessoas em estado grave para hospitais, outros querem logo chegar a casa. Somos favoráveis a manifestação, desde que não interfira na vida de outras pessoas, como essa e outras manifestações têm interferido. E olha que as pessoas presas nesses congestionamentos não têm nenhum poder de decisão para construir um quebra-molas.

Atualizado às 19 horas. O Blog foi informado que terminou a manifestação por volta das 18h50m. A pista (RJ-224 ) foi liberada depois que o Corpo de Bombeiros apagou as chamas. O engenheiro chefe do DER-RJ prometeu aos moradores que os quebra-molas serão construídos. Disse ele que está apenas aguardando a confecção das placas de sinalização.


Homem assassinado em SJB é de família de São Francisco de Itabapoana

Crime foi em frente ao Posto de Saúde em Grussaí

Fotos de Paulo Sérgio Pinheiro/divulgação.

É de família de São Francisco de Itabapoana o homem que foi assassinado durante a manhã desta terça-feira (23/09), por volta das 8h, no loteamento Telê Santana, em Grussaí, em São João da Barra.

A mãe  mora em Santa Clara e a esposa em São Francisco de Itabapoana. Segundo informações da Polícia Militar, Aloilson Cardoso Machado, de 46 anos, foi alvejado a tiros em frente ao Posto de Saúde.


A polícia procura pelo suspeito e o caso foi registrado na 145º Delegacia de Polícia de São João da Barra. (Fonte: Da redação com informações do Ururau)




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Patrícia Cherene consegue liminar no TRE-RJ

Vereadora poderá responder ao processo no cargo

A Vereadora Patrícia Cherene (PTB) conseguiu liminar no TRE-RJ, que lhe confere o direito de responder o processo no cargo. Ela havia sido cassada pelo Juiz Eleitoral de São Francisco de Itabapoana na última terça-feira (veja aqui os detalhes).

A liminar foi concedida  pela desembargadora Ana Tereza Basílio. Com a decisão a vereadora tem o mandato restabelecido.




Carro sai da pista e bate em árvore na chegada de São Francisco

Ocupantes saíram ilesos

Três pessoas saíram ilesas em um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (22/09), na RJ-224, por volta das 8h30, na chegada de São Francisco de Itabapoana. No carro estava um casal e uma criança de 8 anos. A motorista, Odilane Martins Barboza, disse que a porta do veículo estava mal fechada, e que perdeu o controle da direção ao desviar a atenção para abrir e fechar a porta.

“Nesse momento me distraí, e quando vi que iria bater em outro carro desviei para o acostamento e perdi o controle, caindo na ribanceira e batendo na árvore. Graças a Deus não aconteceu nada com a gente, foi um susto muito grande”, contou Odilane.

Odilane é técnica de enfermagem e trabalha no Resgate da Secretaria Municipal de Saúde. O Resgate esteve no local, mas os ocupantes do veículo não precisaram de atendimento. Além da motorista estavam no carro o companheiro dela, Paulo César Caetano e o filho de Odilane de 8 anos.

A frente do veículo, um Fiesta branco, ficou bastante avariada. O carro foi adquirido pela técnica de enfermagem a cerca de 15 dias. O Blog lamenta o prejuízo material, mas pelo estrago no carro e pelas circunstancias do acidente (batida em árvore com o carro indo parar em uma ribanceira), para os ocupantes pode ser considerado uma vitória o fato de saírem ilesos do acidente.


Outras pessoas que também agradeceram a Deus, foram duas mulheres que trabalham vigiando placas de candidatos, exatamente embaixo da árvore em que o carro bateu, quase em frente ao Posto Correia 2. “Atrasamos alguns minutos para sair de casa. Foi o suficiente para Deus nos livrar do pior. Todos os dias estamos aqui nesse local trabalhando, e foram minutos preciosos que salvaram a nossa vida. Se estivéssemos aqui seríamos atropeladas”, contou uma das trabalhadoras.