sábado, 12 de abril de 2014

Acidente entre duas motos pilotadas por menores termina com morte de adolescente de 14 anos



Foto: Álbum pessoal - Facebook
Dois menores pilotando motos se envolveram em um trágico acidente na noite deste sábado, na RJ-232, Estrada que liga São Francisco a Guaxindiba, na localidade da Fazendinha. O menor Daniel Tavares Pinto, (foto) 14 anos, morador na Praia de Guaxindiba, morreu no local. O outro menor tem 13 anos, identificado apenas por Alejandro, foi levado pelo Resgate da Secretaria de Saúde para o Hospital Ferreira Machado com fratura na perna e ferimentos pelo corpo. O estado de saúde dele é grave, porém estável.

Quando a reportagem do Blog chegou ao local as motocicletas já haviam sido retiradas. Segundo populares, por volta das 21 horas os dois vinham no sentido a São Francisco, e, ao fazerem a última curva antes de chegar à localidade da Boca da Areia, o guidom de uma das motos teria abalroado no guidom da outra, provocando a queda dos jovens. Ainda de acordo com populares, a suspeita principal é que os dois estariam realizando pega na Rodovia.

Daniel trabalhava em uma oficina de motos na Praia de Guaxindiba. Ele era filho de Daniele Tavares, proprietária de um Salão de Beleza em Guaxindiba. O avô de Daniel é o padeiro Amarinho, que trabalha na Padaria de Claudinho. No momento que nossa reportagem estava no local o avô tinha acabado de chegar muito emocionado.

O menor Alejandro também é morador em Guaxindiba. Ele é filho de Alessandro da Ilha dos Mineiros e mora com a avó, Dona Cremilce. Alejandro ajuda a família na venda de peixe.

A família de Daniel frequenta a Primeira Igreja Batista de Guaxindiba. O Blog falou com o Pastor Rodrigo Rocha, que foi quem deu a notícia à mãe de Daniel. "A Daniele chegou a desmaiar quando demos a notícia. A trouxemos imediatamente para o Posto de Saúde de São Francisco e estamos dando todo o apoio. É uma família muito querida", disse o pastor. Pastor Rodrigo ainda comentou um pouco sobre o jovem Daniel. "Era um menino bom, trabalhador, acordava cedo, não tinha vícios, mas gostava de velocidade. Lamentamos profundamente a sua morte", concluiu.





Polícia Militar encontra veículo que deu apoio à quadrilha que roubou carro no Espírito Santo

Space Cross branco foi localizado próximo a Coreia, Zona Rural de São Francisco. Polícia constatou que carro também era produto de roubo, ocorrido no início do ano em Carmo-RJ.

Veículo recuperado era semelhante ao da foto
Através de uma denúncia pelo telefone 190, no final da tarde desta sexta-feira (11-04), a Polícia Militar encontrou o veículo Space Cross, cor branca, que deu apoio aos criminosos que furtaram um Fox preto, na última quinta-feira (10-04) no Espírito Santo e fugiram para São Francisco de Itabapoana (veja postagem do Blog do Paulo Noel aqui). 

O Space Cross Branco foi abandonado em um canavial na localidade conhecida como Pião, próximo a Coreia, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. O veículo encontrado havia sido roubado no dia 14 de janeiro, no município de Carmo, no Estado do Rio de Janeiro. A quadrilha estava utilizando o veículo para a prática de outros crimes, como o furto do Fox.

Após roubarem o carro em Carmo, no início do ano, os criminosos retiraram a placa original do veículo e clonaram a placa de um outro veículo, um Spacefox branco de Guaçuí, no Espírito Santo. Esse veículo de Guaçuí não consta como roubado ou furtado, apenas teve a placa clonada. O veículo roubado é um Space Cross 13/14, enquanto o carro que teve a placa clonada é um Spacefox 12/13.

O Fox preto ainda não foi localizado, e na perseguição policial, ocorrida na última quinta-feira, os bandidos conseguiram fugir. O furto do Fox, seguido de sequestro do proprietário, que foi colocado no porta malas e solto em Barra do Itabapoana, foram registrados na Polícia Civil do Espírito Santo. Já o registro do carro encontrado pela PM do Rio de Janeiro foi feito na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana.

O Space Cross branco foi levado para o depósito da Pátio Norte e ficará a disposição do proprietário para retirada. O dono do carro é residente no município de Carmo.

Realizado simulado da Shell em Barra do Itabapoana




Aconteceu nesta sexta-feira, dia 11 de abril, na foz do rio Itabapoana, em Barra do Itabapoana, litoral norte de São Francisco de Itabapoana, o Exercício Simulado da Shell. O evento demonstrou práticas em situações de derramamento de óleo, através da mobilização de recursos (pessoas e equipamentos) e da aplicação de técnicas de limpeza e proteção da costa.

O objetivo foi testar a estratégia de proteção a uma área sensível, verificar se os equipamentos são suficientes e se as pessoas estão devidamente treinadas.

Como uma das formas de envolver a comunidade local, a Shell contratou moradores da região para a atuação de mão de obra para a limpeza dos locais onde ocorreu o simulado.

No total, cerca de 120 pessoas, em sua maior parte da classe pesqueira, e 12 embarcações locais participaram. Um dos critérios da pré-seleção foi que o candidato fosse maior de 18 anos e, de preferência, pertencente à classe pesqueira, já que têm mais conhecimento das tarefas realizadas.

Informações também podem ser obtidas através do Fale Shell, pelo 0800 727 5270 e pelo e-mail fale@shell.com.





Informações e fotos: Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Lavrador que estava desaparecido encontrado morto dentro de cacimba em São Francisco de Itabapoana


Fotos: Elias Pereira.

Um homem, com idade presumível de 38 anos,  Enilson Luis das Virgens,  que estava desaparecido há cerca de 4 dias, foi encontrado morto nesta sexta-feira, 11, por volta das 18 horas, numa cacimba da casa onde morava na localidade de Morro da Ameixa, às margens da Rodovia RJ-224, entre Imburi e Floresta, em São Francisco de Itabapoana.

As informações são de que foi o irmão do lavrador quem encontrou o corpo. "Ele, na companhia de mais um amigo, de posse de uma lanterna, procuravam pelo quintal da casa e quando iluminaram o poço profundo encontraram o corpo", disse um parente.

Segundo ainda parentes, Enilson morava sozinho e tomava medicamento controlado para depressão. A tia dele, que mora próximo a casa do sobrinho  teria levado o lavrador ao médico na segunda-feira. Depois da consulta médica, Enilson voltou para casa e desapareceu. Somente nesta sexta-feira, foi encontrado morto no interior do poço profundo. A suspeita de parentes que ele tenha se jogado na cacimba e cometido suicídio. Entretanto a Polícia Civil investiga o caso. Uma viatura da Polícia Militar permaneceu no local até a chegada do Corpo de Bombeiro, que removeu o corpo para o IML - Instituto Médico Legal em Campos.  

Ônibus do Hemocentro em SFI dia 16 de abril


O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jaime Tinoco, informou que na próxima quarta-feira (16/04) o ônibus do Hemocentro Regional de Campos estará em São Francisco, e realizará a coleta em frente ao Centro Municipal de Fisioterapia, no Centro da Cidade, e funcionará das 08h às 14h. Ainda segundo o Secretário, a Prefeitura vai disponibilizar uma van para realizar o transporte de quem desejar doar sangue e salvar vidas.

Único banco de sangue a atender toda a rede de hospitais públicos e particulares de 15 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, o Hemocentro Regional de Campos (Criado em 1989), beneficia, por exemplo, pacientes que fazem tratamento oncológico. O Hemocentro atua dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e, por isso, recebeu em 2008 a certificação ISO 9001:2000.

Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

O Vereador Marcelo Garcia também enviou uma solicitação a Diretora do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes, Dra. Daniela Tudesco, pedindo a visita da Unidade móvel de coleta de sangue ainda no mês de Fevereiro, mas por motivos de agenda essa ação só pode ser realizada agora em abril. 

Para o Vereador a população de São Francisco deve apoiar a convocação para que aumente o número de doações nesse período, pois nesse período é que o estoque sempre fica prejudicado, o que faz aumentar nossa obrigação de ajudar a salvar Vidas, “A Secretaria de Saúde de nosso Município está atenta essa questão, quando falei com o Dr. Jaime Tinoco, ele já estava programando uma visita do ônibus em nossa Cidade”, afirmou Garcia.


Fonte: Blog do Marcelo Garcia

“Saúde Mais Perto de Você” em Guarixima neste sábado


A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana vem promovendo, a cada quinze dias, o evento “Saúde Mais perto de você”, com serviços e atendimentos preventivos em localidades do município. Neste sábado, 12 de abril, é a vez da comunidade de Guarixima receber o evento, a partir das 8 horas da manhã.

Para a ação na localidade, uma equipe composta de médico, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde vai oferecer atendimento médico, coleta de preventivo, vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

"Temos nos preocupado em humanizar cada vez mais a saúde de nosso município. O acesso à saúde é um direito de todos e estamos nos empenhando em prol deste objetivo," informou o secretário de Saúde, Jaime Tinoco.

A Secretaria de Saúde informou que divulgará em breve a programação completa do evento com demais localidades, datas e horários. (ASCOM - SFI)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Após roubarem veículo em Presidente Kennedy bandidos fogem para São Francisco e são perseguidos pela PM do Espírito Santo

Proprietário do veículo foi mantido refém no porta malas e solto em Barra do Itabapoana

Uma perseguição policial chamou a atenção na tarde desta quinta-feira, 10, em São Francisco de Itabapoana. Após roubarem um veículo Fox preto em Presidente Kennedy, no Espírito Santo, bandidos armados empreenderam fuga pela divisa com o Rio de Janeiro, entrando no município de São Francisco de Itabapoana. A Polícia Militar do Espírito Santo iniciou um perseguição aos bandidos, que mantiveram o proprietário do Fox como refém no porta malas de um outro veículo, um Space Cross branco. A vítima, que não teve a identidade revelada, foi solta pelos bandidos em Barra do Itabapoana e já teria voltado para o Espírito Santo para registrar o boletim de ocorrência.

Na fuga os bandidos tomaram a RJ-196 pelo litoral, entrando mais adiante em uma estrada vicinal, passando pela localidade de Praça da Fé. Eles foram vistos passando também em alta velocidade por Bom Lugar e conseguiram fugir da Polícia Militar Capixaba. A Polícia Militar do Rio de Janeiro foi acionada para dar apoio nas buscas. As Polícias acreditam que os bandidos estejam escondidos em algum lugar em São Francisco.

Segundo informações da 3ª Companhia da Polícia Militar, ambos os veículos estão amassados na lateral. A PM tem apenas a numeração da placa. A placa do Fox preto é 4120.

Conab divulga dados da safra 2013/14 de cana-de-açúcar

Na safra 2013/14 de cana-de-açúcar, foram moídas 658,8 milhões de toneladas de cana, sendo 360,9 milhões para etanol e 297,9 milhões para produção de açúcar. É o que aponta o 4º e último levantamento, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O número representa um acréscimo de 11,9%, quando comparado às 588,9 milhões de toneladas da safra 2012/13. Com relação ao etanol total, a produção foi de 28,3 bilhões de litros, com 11,8 bilhões para o etanol anidro e 16,5 bilhões para o hidratado. A produção total de etanol para esta safra representa um aumento de 19,7% em relação à de 2012/13, que foi de 23,6 bilhões de litros. Ainda em comparação com a safra anterior, o etanol anidro teve um aumento de 20,2% e o hidratado, de 19,4%.

A produção de açúcar da safra 2013/14 fechou em 37,9 milhões de toneladas. Houve uma redução de 1,2% em relação à da safra passada que foi de 38,3 milhões de toneladas.

Estimativa - Além da consolidação dos números finais da safra encerrada, este levantamento traz também a primeira estimativa da 2014/15. A previsão de produção é de 671,7 milhões de toneladas, o que indica um acréscimo de 2% em relação à safra atual.

A pesquisa foi realizada em março, quando foram visitadas todas as 319 unidades de produção sucroalcooleira em atividade, situadas em todos os estados produtores. A Conab faz a pesquisa junto às usinas de quatro em quatro meses. (Antônio Marcos da Costa / Conab) 

Shell faz exercício simulado operacional na foz do rio Itabapoana nesta sexta-feira


Foto de um simulado ocorrido em 2011 em Atafona
Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 7h, acontecerá, na foz do rio Itabapoana, o Exercício Simulado da Shell. O evento demonstra práticas em situações de derramamento de óleo, através da mobilização de recursos (pessoas e equipamentos) e da aplicação de técnicas de limpeza e proteção da costa.

O objetivo é testar a estratégia de proteção a uma área sensível, verificar se os equipamentos são suficientes e se as pessoas estão devidamente treinadas.

Como uma das formas de envolver a comunidade local, a Shell contratou moradores da região para a atuação de mão de obra para a limpeza dos locais onde ocorrerá o simulado.

No total, cerca de 120 pessoas, em sua maior parte da classe pesqueira, e 12 embarcações locais foram selecionadas. Um dos critérios da pré-seleção foi que o candidato seja maior de 18 anos e, de preferência, faça parte da classe pesqueira - pois terão mais conhecimento das tarefas que serão realizadas.

Entre os dias 07 e 10 de abril os participantes estão participando de treinamentos teórico e prático visando se preparar para o dia do Simulado.

O Exercício Simulado não gera nenhum tipo de contaminação, trata-se de uma simulação. Será realizado apenas como exercício e não será lançado nenhum tipo de material poluente no ambiente como óleo, isopor ou outros.

Todos que tiverem interesse poderão assistir ao evento, tendo a recomendação de que banhistas mantenham distância segura do local, já que haverá grande movimentação das equipes e equipamentos durante a atividade, podendo ainda provocar alteração nas rotas de embarcações no rio e gerar um aumento do tráfego de veículos na região.

Para colaborar com a realização da atividade, a Shell conta com duas empresas: a SOMA - Desenvolvimento & Meio Ambiente, responsável pela mobilização de recursos locais e comunicação do evento e a Hidroclean, consultora técnica e que fará a operação do exercício.

Juntas, elas vêm atuando na região, entrando em contato com diversas lideranças e  instituições locais, como Prefeitura, Bombeiros e Colônias de Pescadores, além da comunidade, para envolvê-los diretamente no Simulado.

Nos dias 10 e 11 de abril serão montadas duas tendas de informações para o público, uma na ponta da Praia das Neves e outra no Coreto da Praça de Barra do Itabapoana, em frente à Igreja de São Sebastião, para tirar dúvidas da população.

Informações também podem ser obtidas através do Fale Shell, pelo 0800 727 5270 e pelo e-mail fale@shell.com.


Informações da Assessoria

Carnaval Fora de Época promete animar Praça João Pessoa



Empresa chega a acordo e termina manifestação na entrada do Porto do Açu

Liberada entrada ao Porto.

Resolvido o impasse. Informações dão conta de que os representantes da empresa Angel's Vigilantes, concordam com reunião para acordo. Acessos ao Porto foram liberados e reunião foi marcada para 15 horas no Sindicato dos Vigilantes, em Campos dos Goytacazes.

Manifestação no Açu em SJB: funcionários da Angel's Vigilantes fecham entrada do Porto do Açu

Segundo a internauta Alanir Fabio em seu Facebook, a empresa que perdeu licitação se recusa a pagar os direitos dos funcionários da Região. Ela conta que os funcionários foram ao Rio de Janeiro, na sede da empresa para receber o último pagamento. Receberam R$10 para alimentação e a passagem de ida. "No Rio, eles recolheram os crachás e os mandaram de volta sem pagar a passagem de volta", diz. 

Ainda segundo a internauta pessoas passaram mal com a demora no atendimento. Eles se recusam a fazer até mesmo acordo. "É o povo de São João da Barra virando brinquedo nas mãos das empresas que vem para o Porto do Açu. Elas usam os funcionários depois jogam foram como lixo. É uma pouca vergonha", desabafa. 


O Blog não conseguiu falar com  a Angel's Vigilantes. Deixamos nosso espaço para que a Assessoria de Imprensa da referida empresa dê seu contra ponto nesta matéria. As fotos foram enviadas ao Blog via  WatsApp.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Prumo assina contrato com Edison Chouest para instalação de base no Açu

Empresa irá investir R$ 950 milhões e gerar 900 empregos na nova unidade.

TX 2 (Foto Blog do Complexo Portuário do Açu
A Prumo divulgou hoje (9) a assinatura de contrato de aluguel de área com a empresa americana Edison Chouest, que irá instalar uma base de apoio logístico offshore e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações no Porto do Açu. A unidade, que poderá receber 12 embarcações e atenderá aos atuais clientes da Edison Chouest, será instalada no T2 (terminal onshore do empreendimento), que conta com 13 km de cais e 10m de calado, e que tem como foco atividades do setor de óleo e gás.


“Estamos iniciando uma nova etapa no Porto do Açu, com a retomada do ritmo das obras, condições financeiras favoráveis e um novo management. Já temos unidades em operação e a movimentação de embarcações no canal do T2 está prevista para os próximos meses. A chegada da Edison Chouest contribuirá para uma aceleração na ocupação da retroárea perto do canal T2. Uma base de apoio offshore no tamanho que a Chouest irá construir, representa uma importante âncora que atrairá toda a cadeia de produtos e serviços marítimos para a indústria de exploração de petróleo a se instalar no Porto do Açu. Este contrato reforça a confiança dos nossos clientes e a importância do nosso empreendimento para o setor de óleo e gás”, disse Eduardo Parente, CEO da Prumo.

Para Gary Chouest, CEO da Edison Chouest Offshore, o Açu possui as melhores condições para instalação de bases offshore no país. “Além de localização estratégica, próximo à Bacia de Campos, e excelente calado, o Porto do Açu já está pronto e conta com área disponível no entorno, o que possibilita a expansão da nossa unidade e a instalação de uma cadeia de fornecedores. Essas qualidades, juntas, foram fundamentais para nossa escolha”.
A Edison Chouest assinou um contrato para alugar uma área de 255.200 m2 pelo período de 15 anos, renováveis por mais 3 períodos de 5 anos. O cais de 440 metros terá capacidade para 12 berços. A empresa possui ainda a possibilidade de aumentar em 220 metros o cais em até 12 meses e mais 220 metros em até 18 meses, podendo dobrar sua capacidade e atingir 880 metros de cais, com capacidade para 18 embarcações, e uma área de até 510.400 m2.

“A instalação desta base no Porto do Açu é essencial para o plano de expansão da Edison Chouest no Brasil. Ela permitirá atender não somente os atuais clientes, mas também possibilita a expansão para atender novos contratos que estão em negociação”, disse Ricardo Chagas, diretor da Edison Chouest.


A previsão é que sejam investidos R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade, que deve começar a operar no início de 2015. No total, serão gerados 900 empregos na base. (Ascom da Prumo )

"Armadilha" no asfalto em Santa Clara faz mais uma vítima

Utilizando galhos, moradores improvisaram uma sinalização sobre os buracos. 

Mais um acidente envolvendo motociclista na RJ-196 por causa de buracos no asfalto. Desta vez foi nesta quarta-feira, 9, por volta das 13 horas, próximo ao Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, da Praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, onde duas crateras na pista tem provocado muitos acidentes, segundo populares.

A jovem Miriam Gomes, moradora em Gargaú, estava numa motocicleta Biz e seguia com destino a São Francisco de Itabapoana. Segundo a irmã dela, ia devagar. "Ela estava indo ao dentista, em São Francisco, quando por volta das 13 horas foi surpreendida com um buraco na estrada que liga Santa Clara a São Francisco. Ao passar pelo buraco caiu na pista", disse. 

O resgate da Secretaria de Saúde foi chamado e levou a vítima para o Hospital Manoel Carola com ferimentos pelos braços e pernas. Felizmente já teve alta. Segundo Alexandre, funcionário de uma firma de material de construção, localizada às margens da pista, somente nesta quarta-feira aconteceram quatro acidentes por causa deste buracos. "Fomos obrigados a sinalizar com galhos, mas não resolve. Fazemos um apelo urgente ao DER-RJ, para que mande corrigir a pista, já que são verdadeiras crateras", diz. 

Os deputados estaduais Roberto Henriques e João Peixoto já informaram ao Blog que solicitaram o recapeamento asfáltico das Estradas São Francisco a Guaxindiba e São Francisco a Gargaú. Enquanto não sai a obra, a população precisa de uma operação "tapa buraco". Com a palavra o DER-RJ. Não podemos esperar pela próxima vítima.



O Brasil precisa discutir uma reforma no Judiciário

O processo na Justiça Eleitoral, que cassou o mandato da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, e agora o seu retorno ao cargo, acabou nos motivando para expor algumas ideias e questionamentos. Sem criar qualquer juízo de valor a cerca do caso da prefeita Branca, já que a defesa da prefeita está apenas fazendo o que a lei a permite, que é recorrer, o Blog lamenta os “infinitos” recursos da Justiça brasileira. E cada vez mais políticos, empresas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor, assassinos e até as organizações criminosas investem em assessoria jurídica.  O problema é que, no caso dos processos que envolvem prefeitos e governadores, esse entra e sai nos cargos do Executivo causa insegurança administrativa nos municípios. Na esfera criminal o prende e solta provoca extrema desconfiança por parte da sociedade na Justiça de nosso país. A população está cansada dessas batalhas jurídicas e não merece esse cassa, absolve; prende, solta. Será que não há um jeito de simplificar a Justiça brasileira? A morosidade nas decisões definitivas e a grande possibilidade de recursos alimenta ainda mais a temida impunidade. O Blog conclui que o Brasil precisa discutir uma reforma no Judiciário.


Vinícius Berto da redação

Prefeita Branca Motta consegue liminar e volta ao cargo em Bom Jesus do Itabapoana


A prefeita de Bom Jesus do Itabapoana Branca Motta (PMDB) conseguiu uma liminar no TSE,  Tribunal Superior Eleitoral, que a mantém no cargo. A liminar foi proferida nesta terça-feira, pela ministra Luciana Lóssio, após a defesa da prefeita entrar com um mandado de segurança na corte maior da Justiça Eleitoral. Na liminar foi garantido a Branca Mota que ela e o vice-prefeito Jarbas Teixeira Borges Junior (PRP) permaneçam nos cargos até o julgamento e publicação dos embargos de declaração, um recurso em que os condenados têm direito para tentar modificar uma decisão.

Branca e seu vice foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) na sessão da última segunda-feira (09), sob a acusação de ter usado a máquina pública na campanha de Branca a reeleição em 2012.  Segundo a decisão do TRE-RJ, a prefeita autorizou a pavimentação de seis ruas do município do Norte Fluminense, a menos de três meses da votação.

A defesa da prefeita, além dos embargos de declaração, deve entrar mais adiante com outra liminar no TSE para tentar um efeito suspensivo para Branca responder ao processo no cargo. E se ainda sim não conseguir sucesso na tentativa de liminar, ainda restará à defesa de Branca o julgamento do mérito. 

Vinícius Berto da redação

Bom público em mais uma reunião itinerante do Conselho de Segurança de SFI




Nesta terça-feira, 08-04, a comunidade de Coreia, no entorno da Buena, foi sede de mais uma reunião itinerante do Conselho Municipal de Segurança Pública. A reunião foi uma solicitação da Associação ao Conselho, devido ao crescente índice de crimes naquela região. O encontro aconteceu na Associação de Moradores de Coreia, e contou com mais de cem pessoas, além da presença do vice prefeito Amaro Barros, vereadores, secretários municipais, presidência da Emtransfi e o comando da Guarda Municipal. Também compareceram a delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco, Ivana Morgado, e o comandante da 3ª Cia de Polícia Militar, Tenente Tavares, membros permanentes do Conselho de Segurança.

“Foi mais uma reunião de muito sucesso com participação da população, que preocupada com a criminalidade levou à reunião informações importantes para que as Polícias façam o seu trabalho”, comentou o presidente do Conselho Romário Bernardo.


Durante o encontro, o Conselho oficializou o empréstimo em comodato do decibelímetro, (aparelho que mede a intensidade do som em decibéis) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Foi uma iniciativa do Conselho, que levantou recursos através de doações, comprou o aparelho e o emprestou à secretaria, que utilizará o equipamento na fiscalização da Lei Municipal de Poluição Sonora em São Francisco de Itabapoana.


Ficou agendada para o dia 06 de maio de 2014, às 10 horas, a próxima reunião do Conselho na localidade de Brejo Grande, na Amproab, Associação de Moradores e Produtores de Amontado e Brejo Grande. (Fotos enviadas pelo Conselho de Segurança)

PIB de São Francisco comemora 90 anos



A Primeira Igreja Batista de São Francisco está perto de comemora 90 anos de fundação. E para marcar a data histórica acontecerá a Conferência de Aniversário, um evento que irá reunir pastores, preletores, bandas e cantores evangélicos, de 12 a 20 de abril, com destaque para a participação do cantor Anderson Freire no culto de domingo de Páscoa, dia 20 de abril. Desde já o Blog parabeniza membros e lideranças da Primeira Igreja Batista de São Francisco pelos 90 anos.

Paróquia divulga programação da Semana Santa na Igreja Matriz de SFI


A Paróquia de São Francisco de Paula através da Pastoral da Comunicação enviou ao Blog a programação da Semana Santa na Igreja Matriz. A programação começa na quarta-feira santa com a tradicional Missa do Encontro, às 19h30 e segue na quinta-feira com a Santa Missa da Ceia do Senhor, às 20 horas, com o tradicional rito do Lava pés. Na sexta-feira santa, dia que os cristãos lembram a morte de Cristo, não acontecem missas na Igreja Católica, e sim celebrações, a partir das 15 horas. No sábado de aleluia acontece a Santa Missa da Vigília Pascal, às 20 horas, e no domingo de páscoa acontecerão duas missas, às 8 horas e às 20 horas. Mais detalhes na agenda do mês de abril no Blog da Paróquia.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Festa da Penha de Atafona terá shows com Maria Cecília e Rodolfo e Joana


A Prefeitura de São João da Barra divulgou a programação da Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira dos pescadores da praia de Atafona, onde será realizado o evento. Na sexta-feira, dia 25, tocarão Zé Carlos e Rogério, às 22h, e Conexão do Forró, à 0h. No sábado, sobem ao palco a banda Falamansa, às 22h, e Fabrício e Banda, à 0h. Já no domingo, comandam a diversão a dupla Maria Cecília e Rodolfo, às 22h, e Axé 10, à 0h. Por fim, na segunda-feira, Joanna encerra, às 21h, os festejos.


Tradição — Além dos shows, haverá, ainda, a tradicional procissão fluvial, que reúne fiéis de São João da Barra e toda a região. Durante a procissão a imagem de Nossa Senhora da Penha deixa a igreja da padroeira, levada nos ombros dos devotos e segue para um barco, no qual é levada para abençoar as demais embarcações. Depois, a imagem retorna à igreja, onde recebe as últimas homenagens dos presentes, que inclui saudação e coroação.

Fonte: Folha da Manhã

Secretaria de Saúde informa sobre o preparo antes de fazer o exame PSA

O evento em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, que acontece nesta quarta-feira (09/04) vai oferecer muitas orientações sobre os cuidados com a saúde.

Um importante exame poderá ser realizado durante a ação – o PSA, sigla em inglês que traduzindo significa Prova do Antígeno Prostático. Em suma, é um exame de sangue direcionado a homens que tem como finalidade detectar possíveis problemas na próstata.

Os homens que desejarem realizar o exame, cuja coleta vai acontecer entre 7h e 10h, poderão fazê-lo, porém precisam de alguns cuidados prévios como jejum de 4 horas, abstenção da relação sexual um dia antes e não andar de bicicleta nem realizar outro tipo de esforço ou atividade física.

Como a próstata é uma glândula que pode trazer problemas com o passar dos anos, é aconselhável que todos façam a partir dos 40 anos. (Ascom-SFI)

Tanque de resfriamento de leite de Alegria dos Anjos vai beneficiar várias localidades


Na última semana, o prefeito de São Francisco de Itabapaboana, Pedrinho Cherene, inaugurou mais um tanque de resfriamento de leite. A localidade escolhida, desta vez, foi a de Alegria dos Anjos. Grande parte dos vereadores compareceu e ainda membros do staff municipal e o ex-prefeito e integrante da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Armando Carneiro, que veio representando o Secretário da pasta Christino Áureo.

Com capacidade para mil litros, o tanque foi adquirido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e vai atender, além de Alegria dos Anjos, as localidades de Valão Seco, Baixinha e com possibilidade de abranger o Ponto de Cacimbas.

A Secretaria de Agricultura do município enumerou várias conquistas para o produtor rural, além do tanque de resfriamento, como o atendimento com a patrulha mecanizada no preparo do solo para o cultivo da terra, o atendimento veterinário com mais de 48 cirurgias de pequeno porte e mais de 10.000 vacinas contra a febre aftosa. Na oportunidade, foi anunciada a aquisição de uma máquina para preparar estradas vicinais conseguida junto ao MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário).

Diariamente saem em média 50 mil litros de leite do município. Os tanques suprem a necessidade de resfriamento do líquido, mantendo sua qualidade e possibilitam que o pequeno produtor receba um pouco mais pelo valor do litro de leite.

“- É preciso aplaudir um prefeito que se preocupa com o produtor rural. A diferença de mais alguns centavos define a atividade leiteira. Levo algumas reivindicações do município para o secretário Christino Áureo, principalmente a aquisição de mais quatro tanques de resfriamento para outras localidades e ainda uma máquina de dragagem. Vamos nos empenhar para atender todas estas reivindicações,” completou Armando carneiro, da Superintendência de Planejamento da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária.


“- Quando assumimos a prefeitura, o orçamento do Gabinete era superior ao da secretaria de Agricultura. Hoje, colocamos as coisas nos seus devidos lugares. Estamos comprando mais dois tanques com recurso próprio, temos uma máquina patrol agregada e ainda há muito a ser feito. Acompanho tudo isto de perto. Queremos e precisamos investir, sobretudo, no pequeno produtor rural para garantir a qualidade da produção,” afirmou o prefeito Pedrinho Cherene que ainda prometeu outras conquistas. “Neste ano de 2014 já vai ser licitada a reforma da estufa de Praça João Pessoa e a construção de um horto de plantas na entrada da cidade”, concluiu. (Ascom-SFI)

Moradores de rua do Macuco sofrem com alagamento em dias de chuva


Na última sexta-feira, 04-04, a Rádio São Francisco FM foi procurada por moradores do Macuco, que solicitaram apoio após as chuvas, ocorridas na noite anterior, alagarem uma das ruas do Bairro. A via em questão é a terceira rua do Macuco. Trata-se de uma rua estreita, sem nome e também sem saída. Quando chove forte a água não tem para onde escoar, indo para os quintais, e, em alguns casos de residências mais baixas, invade as casas. É o caso da vendedora de açaí Conceição de Maria dos Santos Monteiro, 51 anos. A água invadiu a casa e trouxe prejuízos para a vendedora. Conceição disse que não faz muito tempo que comprou a residência, mas que quando adquiriu o imóvel não sabia que a rua alagava tanto. O Blog falou com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Roosevelt Batista, que enviou uma equipe ao local para avaliar o problema. A administração municipal tem realizado obras de infra-estrutura no município, e algumas dessas obras já estão prontas e trazendo benefícios para as comunidades, como no Centro de São Francisco, no entorno da Caixa Econômica. O Blog aguarda que se encontre uma solução para minimizar os problemas da cheia nesta rua do Macuco. No momento as águas já baixaram, mas ao primeiro sinal de chuva volta a apreensão entre os moradores.


Prevenção de doenças é o foco do Dia Mundial da Saúde em SFI

Em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, que aconteceu no último dia 07, a secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana realiza, nesta quarta-feira (09/04), um evento com foco na prevenção de doenças. A ação acontece entre 7h e 13h, na Praça da igreja matriz.

Um ponto alto será a palestra sobre o câncer com a médica Virgínia Correa, no salão paroquial da igreja e ainda a realização do exame de PSA (próstata) com orientações sobre este tipo de carcinoma e ainda o de pele.

A prescrição correta de medicamentos, problema que pode causar diversos efeitos colaterais quando utilizado de forma indiscriminada, também poderá ser esclarecida na ocasião, além de formas de prevenção das DST/AIDS, da dengue, da tuberculose, da hanseníase, da meningite e os cuidados com animais peçonhentos.

Os participantes também receberão atendimento odontológico e vão poder aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia e receber dicas para uma alimentação saudável. Ao final, serão sorteados 5 nebulizadores e 3 kits de  bebê.

A iniciativa também conta com parceria da secretaria de Promoção Social e a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) que vai esclarecer sobre os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho. (Ascom-SFI)

Resumo das ações a serem realizadas no Dia Mundial da Saúde:
• Realização do PSA ( Avaliação câncer de Próstata);
• Palestra sobre Câncer com a Drª Virginia Correa e o Enfermeiro Leonardo;
• Informação sobre Prescrição correta de medicamentos e atenção farmacêutica com a Farmacêutica Kissila Valério;
• Informação sobre câncer de Pele e Próstata (Organização ESF/PACS);
• Informação da Vigilância sobre Meningites, Dados da vigilância e Animais Peçonhentos com a Coordenadora Kettiane;
• Saúde da Mulher  e falando sobre planejamento familiar com a enfermeira Kissila;
• Hiperdia, aferição de Pressão, Teste de Glicemia e Alimentação saudável  com a Enfermeira Dayana;
• Presença da ouvidoria da Secretaria de Saúde para reclamações e sugestões (Amanda da Ouvidoria);
• DST/AIDS (Enfermeira Ellen Cerqueira);
• Vacinação;
• Atendimento Odontológico;
• Informação sobre Dengue;
• Informação Tuberculose e Hanseniase (Enfermeira Magna);
• Participação da INB informando sobre Saúde no Trabalho;
• Participação da Promoção Social.

TRE-RJ afasta prefeita de Bom Jesus de Itabapoana

Branca Motta em entrevista ao Blog
na residência em bom Jesus do Itabapoana.
(Arquivo)

Foto arquivo do Blog do Paulo Noel.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro determinou, na sessão desta segunda-feira (7), o imediato afastamento da prefeita reeleita de Bom Jesus de Itabapoana, Maria das Graças Ferreira Motta, a Branca Motta (PMDB), e do vice, Jarbas Teixeira Borges Junior (PRP), cassados pelo uso da máquina pública. Em 2012, a então prefeita autorizou a pavimentação de seis ruas do município do Norte Fluminense, a menos de três meses da votação. 

Outra obra, de terraplanagem numa estrada vicinal do distrito de Rosal, chegou a ser realizada no sábado, véspera da eleição. A prefeita e o vice também ficaram inelegíveis por oito anos.


Branca Motta e Jarbas Borges Junior podem recorrer da cassação dos mandatos ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, mas têm que deixar os cargos. O TRE-RJ vai oficiar à Câmara Municipal para que o segundo colocado na eleição, Roberto Elias Figueiredo Salim Filho (PR), seja empossado como novo prefeito assim que ele for diplomado pela 95ª Zona Eleitoral de Bom Jesus de Itabapoana. Nas eleições de 2012, a prefeita obteve 30,84% dos cerca de 20 mil votos válidos, contra 30,35% de Roberto Salim Filho, derrotado por uma diferença de 108 votos. Cassados no ano passado pelo juiz eleitoral de Bom Jesus do Itabapoana, a prefeita e o vice se mantinham no cargo por força de uma decisão liminar. (Fonte: TRE RJ)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Nova EJA: Ensino Médio em dois anos chega ao Colégio Joaquim Gomes Crespo

Matéria enviada via e-mail por Genecy Filho.

Após um longo período de espera a comunidade escolar do Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, de Praça João Pessoa, está feliz, pois saiu publicado no Diário Oficial do dia 1º de abril a autorização para a implantação do Curso Nova EJA, que já iniciará no segundo semestre deste ano de 2014. Após uma árdua luta da Direção e de outros colaboradores, o Colégio Joaquim poderá ofertar essa modalidade de ensino, evitando que alunos da localidade tenha que se deslocar para outras localidades para cursar o supletivo referente ao Ensino Médio.

Caso você tenha 18 anos ou mais, e pretende concluir o Ensino Médio em menos tempo (02 anos), procure a secretaria da escola, no horário das 08 h às 20 h, e faça sua pré-inscrição para que a direção tenha uma estimativa de quantas  turma de 1º ano solicitar abertura.

O Blog agradece ao professor Genecy pelas informações. Veja abaixo mais detalhes, enviados pelo professor, sobre o Curso Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos), extraídos do site da Secretaria de Estado de Educação:

O que é a Nova EJA?

É a nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e foi implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio.

A Nova EJA é a melhor opção para quem tem 18 anos ou mais e quer concluir o Ensino Médio com qualidade e em menos tempo.

O que a Nova EJA oferece?

A Nova EJA utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas. Os professores recebem formação específica.


O curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem um número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A Nova EJA terá um professor por disciplina, como ocorre no ensino regular.

Jovem de 18 anos morre em acidente de moto em São Francisco de Itabapoana


O jovem Artilei da Silva Santos, 18 anos, filho de Alfredo "Empreiteiro" e Silvana, moradores de Volta Redonda, foi vítima de mais um grave acidente de moto, numa curva da RJ-224, na chegada da comunidade de Bom Jardim, São Francisco de Itabapoana. 

O acidente aconteceu por volta das 23h30 deste domingo, 06-04, e, segundo populares, a moto teria colidido com uma caminhonete cuja placa não foi anotada, tendo o jovem morte instantânea. Familiares compareceram à 147ª Delegacia Legal de SFI, que investiga o caso. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Campos. O sepultamento será no Cemitério de São Francisco, no final da tarde desta segunda feira. O corpo ainda está no IML. 

Comentário do Blog 

Estamos perdendo nossos jovens para na "guerra do trânsito". Algo tem que ser feito. Mais aulas práticas, mais orientações, mais conscientização no trânsito. Quase todo final de semana acidentes envolvendo motos ceifa a vida de jovens da cidade. Lamentável.

Fotos: Facebook