sábado, 28 de agosto de 2010

Comerciante do ramo de pescado de Barra do Itabapoana escapa da morte por milagre após acidente em Barrinha – SFI

Equipe do resgate em ação retira o motorista do Gol acidentado
Fotos: Dj Guilherme Mothé e Paulo Noel

O acidente aconteceu logo após a Igreja de Santa Terezinha em Barrinha

Veículos ficaram bastante avariados. O caminhão teve a roda dianteira arrancada com o impacto.

.

O comerciante José Augusto Reys, 46 anos, proprietário de frigorífico na Praia de Barra do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, escapou da morte por milagre após um acidente na RJ-196, trecho Guaxindiba a Barra do Itabapoana. O acidente aconteceu por volta das 19 horas deste sábado, 28, na localidade de Barrinha, e envolveu o caminhão placa KST-0766 de Campos dos Goytacazes, dirigido por Guilherme Tavares Machado, 27 anos, e um Gol prata, placa KLU–6991 de Salvador/BA dirigido por José Augusto Reys. O caminhão transportava cana de açúcar para a Usina Paineiras, no Espírito Santo. O acidente ocorreu próximo à Igreja de Santa Terezinha de D’Ávila. “Quando passei da Igreja percebi que o Gol manobrou na pista como se fosse entrar em Barrinha. Ainda manobrei para a pista contrária, mas não deu para evitar o acidente”, disse o motorista do caminhão. O DJ Guilherme Mothé, que estava na casa de Lydia "de Barrinha", ouviu o barulho e correu para ver o que tinha acontecido. “Quando cheguei ao asfalto, o motorista do Gol estava inconsciente no interior do veículo, mas logo o resgate chegou”, disse. Segundo o blog foi informado, José Augusto Reys foi socorrido para o Hospital Manoel Carola e está, neste momento, na sala de Raio X.

.

Atualizado às 15:08 de 31-08- O Blog foi informado que José Augusto já está em casa, inclusive, trabalhando em seu frigorífico.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Show de Raça Negra atrai multidão na abertura da Expoagro de Praça João Pessoa

O prefeito Beto Azevedo chamado ao palco pelo locutor oficial da prefeitura Victor Sarlo, antes do início do show, declarou aberta a XXXVIII Expogro de Praça João Pessoa. "Prometi Raça Negra e aí está", disse também o prefeito.
Fotos: Flori Fernandes.


.
Na noite desta quinta-feira (26) foi aberta oficialmente a XXVIII Expoagro de Praça João Pessoa, no município de São Francisco de Itabapoana. O grupo de pagode Raça Negra atraiu mais de sete mil pessoas ao parque de exposição. Em mais de duas horas de show, o grupo cantou sucessos antigos como “Cheia de Manias”, músicas inéditas de seu novo CD; além de canções de Tim Maia, Legião Urbana e da dupla Zezé de Camargo e Luciano. O vocalista do grupo, Luiz Carlos, apresentou seu filho, Rafael (o Raffa), que cantou sozinho várias músicas do grupo. O jovem cantor ainda fez dueto com o pai na canção, de sua autoria, “Tenho Medo”.
Com mais de 30 discos lançados, entre CDs e DVDs, a Banda Raça Negra já está trabalhando em um novo CD com músicas inéditas.
Ao terminar o show, o público pediu bis e os músicos retornaram, cantando mais cinco músicas. Antes do grupo se apresentar houve show gospel com a cantora mirim, Duda Ornelas.

Programação segue hoje, sexta 27-08
Começou nesta sexta-feira (27/08), na parte da manhã, o concurso leiteiro. À noite, a partir das 23h, haverá show da dupla sertaneja Rian e Richard. No sábado (28/08), no mesmo horário, é a vez da banda Bonde Tempero do Forró se apresentar. No domingo (29/08), encerrando a programação, a banda de forró “Suco de Pimenta”. Durante todos os dias da exposição funcionará, após os shows, a boate itinerante “Fly Dance”, de Belo Horizonte (MG).
Na parte gastronômica há as tradicionais barraquinhas de comida típicas. Outro destaque é o I Leilão Morro Grande de vacas e novilhas leiteiras que acontecerá no domingo (29/08), às 11h. À noite, a partir das 19h, haverá premiação dos vencedores do concurso leiteiro. Os ganhadores receberão troféus e prêmios, em espécie. A partir das 22h, no estande da Agricultura, serão distribuídas mudas de árvores: exóticas, nativas, frutíferas e ornamentais.

Voluntários do bem

A Rádio São Francisco FM começou, hoje, 27-08, uma campanha para construção de um cômodo com banheiro e uma fossa séptica, que representa um acréscimo de uma casa de apenas dois quartos na praia de Santa Clara . A pequena casa, sem piso, abriga casal e os seis filhos e mais um que está na barriga da mãe. A criança virá ao mundo amanhã através de cirurgia cesariana quando os médicos vão aproveitar para realizar a chamada laqueadura.
.
A campanha, em seu primeiro dia, conseguiu a adesão de dezenas de ouvintes.

Brevemente publicaremos uma relação com citação dos nomes dos voluntários e suas contribuições.

Hoje, para minha surpresa, recebemos um e-mail com um depoimento de uma sanfranciscana que está morando em Macaé e ouvindo a Rádio na net decidiu também participar. Só que de outra forma. Abaixo o e-mail da nossa internauta com a recomendação de que não fosse identifica. Tudo bem. É por uma causa nobre.

Boa tarde Paulo Noel! Quero parabenizar o trabalho de ajuda que a Rádio São Francisco faz para nossa comunidade. Sou dessa terrinha linda que tanto amo, mas por motivo de trabalho não moro mais aí. Estou no trabalho aqui em Macaé e escutando a rádio. O caso dessa família de Santa Clara, realmente é precário. Conversei com meus colegas de sala e todos ajudarão com uma compra (mantimentos). Estamos pensando em adotar essa família, onde todo o mês iremos enviar uma compra. Meus pais moram na praia de Sossego e eles serão nosso meio de comunicação com essa família. Todo inicio de mês vamos estar fazendo essa doação.
Um abraço. OBS- não quero ser identificada
.

Olá Boa tarde! Que bom. Precisamos aumentar cada vez mais os voluntários do bem. Att. Paulo Noel.

E para São Francisco nada!

O nosso leitor e internauta Tarcizo Martins da Fonseca da praia de Gargaú questiona o presidente da Telebrás na escolha das 100 cidades que participarão do Plano Nacional de Banda Larga, e elenca uma série de motivos que mostra que São Francisco de Itabapoana deveria fazer parte desta lista de 100 cidades beneficiadas. Tarcizo, através de e-mail, solicita a publicação do protesto enviado a Telebrás em nosso Blog.
.
Senhor Rogério Santanna.
M.D. Presidente da Telebrás.

Quero parabenizar a Telebrás pelo anuncio das 100 primeiras cidades que participarão do Plano Nacional de Banda Larga, realmente toda a sociedade clama por ações como esta. Agora quanto ao critério adotado para a escolha das 100 primeiras cidades, é bom lembrar que entre as cidades escolhidas no estado do Rio de Janeiro, os seus assessores desconhecem a real situação do municio de São Francisco de Itabapoana ou houve interesses políticos quanto à escolha das sete cidades escolhidas no Estado do Rio de Janeiro.
A nossa São Francisco de Itabapoana tem a menor renda per capta do Estado do Rio de Janeiro, tem a menor densidade de banda larga, menor índice de desenvolvimento humano (IDH), com programas de inclusão social e distribuição em relação a todo Estado do Rio de Janeiro.
Os critérios adotados por Vossa excelência, para as 100 cidades a participarem do Plano Nacional de Banda Larga, transcrevo na integra neste espaço:”Os critérios de escolha da Telebrás levaram em conta municípios com menor densidade de banda larga, menor índice de desenvolvimento humano (IDH), com programas de inclusão social e distribuição por Estado”. Isto só vem confirmar o que afirmei acima, que é o total desconhecimento por parte de Telebrás ou interesses políticos uma vez que estamos há pouco mais de um mês para as eleições a Presidente, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Governador de Estado.
Para conhecimento Público relaciono as cidades do estado do Rio de Janeiro que participarão do Plano Nacional de Banda Larga, obedecendo aos critérios de escolha pela Telebrás: Angra dos Reis - Nova Iguaçu - São Gonçalo - Piraí – Mesquita - Rio das Flores - Duque de Caxias - Casimiro de Abreu.
Se os critérios de escolha das 100 cidades pela Telebrás fosse honestamente postos em pratica, a nossa São Francisco de Itabapoana seria a primeira a ser inclusa nesta lista, uma vez que somos o município do Estado do Rio de Janeiro, mais carente do que qualquer outro município.
É inaceitável que as cidades escolhidas pela Telebrás tenham precariedades superiores as precariedades do nosso município. Vai aqui um “Grito” por justiça e que esta escolha seja revista e reavaliada, ou que a Telebrás mude os critérios de escolha. Não podemos aceitar pacificamente descasos e erros por incompetência de uma empresa do porte da Telebrás.
Esperamos que providencias urgentes sejam tomadas pelo Senhor Rogério Santanna, M.D. Presidente da Telebrás, a fim de não prejudicar o nosso Município, assim como não mascará uma realidade social que a Telebrás não quer ver ou faz vistas grossas diante do quadro eleitoral que se aproxima.
Certos de que seremos atendidos em nossas reivindicações, nós Munícipes de São Francisco de Itabapoana – RJ, desde já contamos com a sua colaboração no que diz respeito a ser feita justiça social na escolha das 100 cidades a serem atendidas pelo projeto Plano Nacional de Banda Larga.


Atenciosamente
Tarcizo Martins da Fonseca.
Gargaú, distrito de São Francisco de Itabapoana – RJ.

.

Diretoria Executiva da Telebrás.

Rogério Santanna dos Santos
Presidente e Diretor de Relações com Investidores
e-mail: rogerio.santanna@telebras.com.br

Loreni Fracasso Foresti
Diretora de Administração
e-mail: loreni.foresti@telebras.com.br

Antonio Carlos Alff
Diretor Técnico
e-mail: antonio.alff@telebras.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ministério da Agricultura descarta desabastecimento de etanol na entressafra

.

Brasília – A produção nacional de cana-de-açúcar deste ano será menor do que a previsão inicial, até 620 milhões de toneladas, feita pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), mas isso não significa que haverá desabastecimento de etanol nos postos de gasolina no período de entressafra da produção, que vai começar em novembro próximo.

A afirmação é do diretor substituto do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Nilton de Souza Vieira. Ele diz que realmente haverá quebra de safra – cerca de 40 a 50 milhões de toneladas -, de acordo com cálculos dos produtores, por causa do clima seco e da falta de chuvas.

À redução de safra junte-se também o fato de o consumo potencial de etanol continuar crescendo, como resultado do aumento de carros bicombustíveis, o que levou o presidente da Unica, Marcos Jank, a afirmar hoje (26), em São Paulo, que os usineiros podem ter dificuldades para atender as necessidades do mercado. José Nilton assegura, contudo, que “o que vai determinar o equilíbrio do abastecimento são os preços de mercado”.

Telebras anuncia as 100 cidades que terão internet rápida ainda em 2010

.
O presidente da Telebras, Rogério Santana, anunciou hoje (26), no encerramento do Fórum Brasil Conectado, a relação das cem cidades que terão acesso à internet rápida até o final de 2010. No total, nesta primeira fase, serão atingidas mais de 14 milhões de pessoas.


O valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35 ao mes, com a possibilidade de haver redução (se houver redução de impostos). A velocidade mínima disponível será de 512 kbps.


Segundo Rogério Santana a previsão para 2011 é de que mais 1.063 cidades serão atendidas e até o final de 2014 o processo será concluído em todo o país.Entre os critérios para a definição das cidades estão a existência de redes de fibra ótica, a proximidade de até 50 km com os POPs (pontos de presença), municípios com menor densidade de banda larga e com menor Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), áreas urbanas pobres e densamente povoadas, além de áreas rurais e regiões remotas.

No Estado do Rio são essas as cidades contempladas: Angra dos Reis (RJ)
- Nova Iguaçú (RJ)
- São Gonçalo (RJ)
- Piraí (RJ)
- Mesquita (RJ)
- Rio das Flores (RJ)
- Duque de Caxias (RJ)
- Casimiro de Abreu (RJ)

Mudanças no Blog

Informamos aos internautas que não aceitaremos mais comentários anônimos que, agora , poderão ser feitos por pessoas cadastradas no google no item "comentário" da matéria ou através do nosso e-mail paulonoel2008@gmail.com . Agradeço a todos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Eleição para presidente da Câmara de Presidente Kennedy é cancelada por Mandado de Segurança


No vizinho município capixaba de Presidente Kennedy, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, que aconteceria na manhã de ontem (24-08-10), não aconteceu em função de um Mandado de Segurança proferido pelo Juiz Mário da Silva Nunes Neto. O magistrado da Comarca de Presidente Kennedy entendeu que a mudança do Regimento Interno da Câmara fere a Lei Orgânica do Município. As informações são do Blog Kennedense.

Do Blog Kennedense:

Conforme decisão proferida pelo Juiz da Comarca de Presidente Kennedy, Dr. Mário da Silva Nunes Neto, no Mandado de Segurança n°. 041.10.000620-8, ajuizado pelos Vereadores Jaderci de Oliveira Terra, Tércio Jordão Gomes e José Carlos Barreto de Araujo, a Sessão Especial para eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012, designada para o dia 24 de agosto de 2010 foi suspensa.

A Câmara Municipal informa que, não se conformando com a decisão proferida, ajuizará os Recursos Cabíveis.

Para ver na íntegra a decisão, clique
aqui.

Câmara de SFI antecipa eleição da Mesa Diretora e reelege Tininho presidente


Clique nas imagens para ampliá-las
Paulo Noel e Vinícius Berto
_____________________
A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, em sessão plenária realizada nesta terça-feira, às 18 horas, antecipou a eleição da Mesa Diretora, e reelegeu Tininho presidente do Legislativo para mais dois anos, a partir de 1º de Janeiro de 2011. Os votos que deram a reeleição a Tininho foram dos vereadores Renato de Buena, Claudinho Viana, Adriana Coelho, Jamilton Marcelino e Jarédio Azevedo. Não participaram do processo eleitoral os vereadores Sérgio Elias, Caboclo e Cláudio Henriques.

Para antecipar a eleição, que sempre foi realizada na última sessão do segundo ano legislativo, os vereadores alteraram o Artigo 6º do Regimento Interno da Câmara. O texto original era: “A eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á obrigatoriamente na última Sessão Ordinária do 2º ano da legislatura ...”. E com a emenda, o texto que passa a vigorar é: “A eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á obrigatoriamente até a última Sessão Ordinária do 2º ano da legislatura...”.

A alteração teve base legal, pois a Lei Orgânica do Município (lei maior de um município), que também versa sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara, já havia sido alterada em 2006.

Assim como em Campos, São Francisco de Itabapoana também antecipou a eleição. No município vizinho a instabilidade política por conta da cassação de Rosinha é uma justificativa plausível. Por aqui, a manobra legal, inevitavelmente, vai gerar desdobramentos na opinião pública de São Francisco de Itabapoana. Mesmo não concordando com esse tipo de alteração, o blog destaca a legitimidade dos vereadores em mudar o regimento interno. Prática, aliás, que vem acontecendo em diversas câmaras espalhadas pelo Brasil.

Fotos: Fátima Marques

Atualizado às 17h33 de 26-08-10: Atendendo ao pedido de uma internauta que se identificou, retiramos as fotos em que aparece o público assistindo à reunião da reeleição de Tininho. Alegou a internauta que estava nesta reunião do Legislativo, para acompanhar a leitura da Mensagem do Executivo com o Anteprojeto de Lei propondo a criação de 600 cargos, ou seja, assunto relacionado ao Concurso Público e não para assistir reeleição de Mesa da Câmara. Aproveitando a oportunidade, quero informar aos internautas que não aceitaremos mais comentários anônimos que, agora , poderão ser feitos por pessoas cadastradas no google ou através do nosso e-mail www.paulonoel2008@gmail.com . Agradeço a todos.

Campos e São Francisco trabalham na construção de uma nova ponte


Uma reunião realizada na tarde de ontem, terça-feira (24) entre representantes das prefeituras de Campos e São Francisco deu início a um entendimento entre as autoridades dos dois municípios para a construção de uma nova ponte no local. A nova estrutura vai substituir a que foi queimada por moradores que moram na divisa entre dois municípios, no último domingo (22).

Para amenizar a situação dos moradores daquela área, que dependem da ponte para se deslocar, inclusive para as aulas escolares, uma ponte provisória deverá ser construída no local, por conta do vizinho município, para o trânsito de pedestres, motos e bicicletas, sendo vedada no entanto ao trânsito de outros veículos. A Defesa Civil dos dois municípios deve sinalizar a área a fim de evitar novos acidentes.

De Campos, participaram da reunião o Secretário de Obras e Urbanismo, César Romero; o Comandante da Defesa Civil, Marco Soares; e o Coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascouto. Entre os representantes de São Francisco de Itabapoana, estavam o Secretários de Obras, Fauazi Cherene; de Planejamento, Marcelo Garcia; e o de Agricultura, Nival Ornelas, além do subcomandante da Defesa Civil, Paulo Oliveira e o subsecretário de Administração, Renato Cunha.

No primeiro contato entre os representantes dos dois municípios, ficou estabelecido que as duas procuradorias deverão tomar providências para identificar os responsáveis pela destruição da ponte, um bem público. “Essas pessoas têm que ser responsabilizadas pois, além de destruir um bem público, ainda prejudicaram os moradores daquela área, que vão ficar sem condições de acesso, até que uma nova ponte seja construída no local”, afirmou César Romero.

Para isso, o Coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascouto, deverá solicitar as imagens feitas pelas emissoras de televisão para tentar identificar os responsáveis, que deverão ser inseridos em um processo junto ao Ministério Público para que possam responder pelos seus atos.

Ficou decidido, ainda, que o orçamento e o projeto de uma nova ponte começam a ser feitos, imediatamente, pela Prefeitura de Campos e, só depois disso, vai ser definida a responsabilidade de cada uma das partes na construção da nova ponte, processo que deverá se estender pelos próximos meses, pois vai ser necessário realizar um processo de licitação. Outro problema a ser resolvido é com relação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai ter que aprovar o projeto.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Leia o que diz Garotinho em seu Blog: mais uma perseguição

Está postado no Blog do Garotinho uma respostas ao que ele intitula como: mais uma peseguição a decisão da 4º Vara Federal.
Mais uma perseguição
A decisão da 4ª Vara Federal evidencia mais um capítulo da perseguição covarde dirigida não só a mim, mas a toda minha família. É de se estranhar o fato de ela ser anunciada justamente no período eleitoral, a 41 dias das eleições no país, e justamente quando todas as pesquisas de intenção de voto apontam meu nome como o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro. Enganam-se aqueles que acham tratar-se de uma mera coincidência. Além da afirmação do Ministério Público Federal de que eu sabia das supostas atividades do ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, não há, nos autos, rigorosamente, nenhuma acusação ou prova formais contra mim. Evidente que vou recorrer com todos os instrumentos jurídicos que a lei disponibiliza, por se tratar de uma decisão absurda, sem amparo legal, e com a qual não me conformo. Quando um grupo se une para a formação de quadrilha, busca obter algum tipo de benefício. A pergunta que se impõe neste momento é: qual a vantagem obtida por mim? Uma rápida leitura da minha trajetória política e pessoal demonstra que não sou homem de me abater. Tampouco acumulei bens, apesar de ter sido prefeito de Campos em duas ocasiões, deputado estadual, secretário de estado duas vezes e governador do segundo estado da Federação. Reafirmo que essa decisão em 1ª instância, justamente quando me encontro em campanha pelo Sul Fluminense, em nada irá alterar minha disposição de disputar uma vaga à Câmara dos Deputados, no próximo dia 3 de outubro. Anthony Garotinho

MPF/RJ: Justiça condena Garotinho, Álvaro Lins e oito cúmplices


Crimes incluem formação de quadrilha, corrupção e lavagem de bens
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) obteve na Justiça a condenação dos políticos Anthony Garotinho e Álvaro Lins e outros oito integrantes de uma quadrilha que usou a Polícia Civil do Rio de Janeiro para cometer crimes como corrupção e lavagem de bens. A partir da denúncia proposta pelo MPF em maio de 2008, a 4ª Vara Federal Criminal condenou o ex-deputado estadual Álvaro Lins a 28 anos de prisão (por formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens) e o ex-governador Anthony Garotinho a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha (convertidos a serviços à comunidade e suspensão de direitos). Todos os réus podem apelar da decisão em liberdade.A Justiça condenou ainda os policiais civis Alcides Campos Sodré Ferreira, Daniel Goulart, Fábio Menezes de Leão, Mario Franklin Leite de Carvalho e Ricardo Hallak, entre outras pessoas. Suas penas variam de dois anos de reclusão (Daniel Goulart) a 11 anos e três meses de prisão (Mario Franklin Carvalho). Quatro outros réus investigados na Operação Segurança Pública foram absolvidos.O processo resultou da continuação de apurações da operação Gladiador, desencadeada pelo MPF e Polícia Federal, da quebra de sigilo fiscal de Álvaro Lins e de investigações posteriores de documentos colhidos pela PF. A Justiça atestou a prática de crimes como facilitação de contrabando (a exploração de caça-níqueis pelo grupo de Rogério Andrade não era reprimida) e corrupção ativa e passiva.“A sentença é positiva e reflete uma conquista no combate à corrupção e à impunidade no país. Não obstante, o MPF já recorreu, entre outras coisas, para aumentar a pena de alguns dos condenados, entre eles o ex-governador Antony Garotinho”, diz o procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas.O texto da sentença consta no site da Justiça Federal (na consulta processual, ver nº 20085101815397-2). A decisão judicial data do último dia 18 de agosto, mas sua divulgação sucede agora à comunicação feita aos réus.Réus condenados (penas e crimes):• Alcides Campos Sodré Ferreira: cinco anos e nove meses de prisão (corrupção passiva);• Álvaro Lins dos Santos: 28 anos, um mês e doze dias de prisão e multa (formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens);• Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira: dois anos e seis meses de reclusão (formação de quadrilha);• Daniel Goulart: dois anos de reclusão (formação de quadrilha);• Fábio Menezes de Leão: quatro anos e meio de reclusão (corrupção passiva);• Francis Bullos: quatro anos e meio de prisão e multa (lavagem de bem);• Luciana Gouveia: três anos de reclusão e multa (lavagem de bem);• Mario Franklin Leite de Carvalho: 11 anos e três meses de prisão e multa (formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de bem);• Ricardo Hallak: sete anos e nove meses de prisão e multa (formação de quadrilha e corrupção passiva);• Sissy Toledo de Macedo Bullos Lins: três anos e e dez meses de prisão (lavagem de bem). (Fonte: http://www.pgr.mpf.gov.br/ )

Reunião da Coopromib mobiliza produtores rurais de São Francisco

Na tarde desta segunda-feira (23/08), produtores rurais e pescadores de São Francisco de Itabapoana se reuniram na nova sede da Cooperativa dos produtores da Microbacia Hidrográfica de Imburi de Barra (Coopromib). A reunião aconteceu para esclarecer sobre a reativação da Cooperativa e o melhor uso da linha de crédito rural para ampliar a produção do produtor no município.

Na ocasião, o técnico de pesquisa da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), José Paccelli, falou sobre as ocorrências climáticas e os acidentes ecológicos que aconteceram na região. “Neste ano aconteceram vários incidentes climáticos. O prefeito Beto Azevedo, sensível ao momento, decretou, no início do ano, situação de emergência quando a seca atingiu a produção agrícola e pecuária do município. Agora é o momento em que todos devem se unir para que o trabalho traga bons rendimentos”, salientou o técnico.

O analista da Superintendência do Banco do Brasil, Luciano Santos Filho explicou sobre o funcionamento dos benefícios e a utilização da linha de Crédito Rural.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Rodolfo Tavares, esclareceu aos produtores sobre a necessidade de uma reorganização para agregar valor à produção final. E esclareceu ainda sobre a melhor forma de utilizar o crédito. “O crédito rural quando bem utilizado é uma ferramenta para ampliar a produção de cada um. É importante que seja utilizado no momento certo e na medida certa”, afirmou Tavares.

De acordo com o presidente da Coopromib, Sigmaringa Reis, o município tem potencial para crescer. “Temos uma boa infraestrutura, tanto geográfica quanto hidrográfica. Possuímos atividades tradicionais na agropecuária, na agricultura e na pesca. O que falta agora é juntarmos forças para fortalecermos a nossa cultura regional”, comentou Sigmaringa.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto, vereadores, representantes da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (INEA) e técnicos da EMATER – RJ.

Ascom-SFI
Foto: Flori Fernandes

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Caminhada comemora abertura da programação da "Semana do Excepcional" em SFI

O primeiro dia da Semana do Excepcional foi comemorado com uma caminhada pela principal Avenida da cidade de SFI.

Uma caminhada dos alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – de São Francisco de Itabapoana, na manhã desta segunda-feira, 23, na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho abriu a programação da Semana do Excepcional que vai até o dia 27 de agosto. Até lá haverá uma vasta programação voltada para alunos, pais, funcionários e visitantes. A população sanfranciscana está convidada a participar e conhecer o trabalho da instituição no município. A Guarda Civil Municipal de SFI deu total apoio a caminhada.
Confira aqui a programação.

Royalties: depósito na conta dos municípios será hoje.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deposita hoje o repasse dos royalties do petróleo referentes à produção do mês de junho.

Arte: Jornal O Diário de Campos dos Goytacazes.

domingo, 22 de agosto de 2010

Populares assistem à Ponte da Saudade virando brasa

Zona rural isolada, no limite de SFI com Campos, na localidade de Cajueiro, próximo ao assentamento do MST




A destruição da ponte de madeira, que deveria ser de concreto, teria custado aos cofres públicos da prefeitura de Campos dos Goytacazes, segundo moradores, cerca de R$160 mil. Agora, destruída, isola dois municípios através da zona rural, justamente no limite de São Francisco de Itabapoana com Campos dos Goytacazes. Foi a revolta dos moradores, com mais uma morte de um produtor rural, que motivou a manifestação radical de populares que atearam fogo em pneus jogados no meio da ponte para que fosse destruída. Toda produção de abacaxi, cana-de-açúcar, do leite e do gado de corte está prejudicada, enquanto os moradores apelam às autoridades para que construam uma ponte de concreto que garanta segurança a todos. A falta da ponte vai, também, trazer transtornos aos alunos que passavam diariamente para estudarem em Florestinha, localidade pertencente a SFI. O Blog chegou a tempo de capturar essas imagens para tristeza de toda uma comunidade que vive do que produz e exige dignidade por parte das autoridades para trabalhar a terra e ter, nesta ponte, um elo para escoamento da produção dos trabalhadores rurais. No local fomos informados que representantes da Defesa Civil da prefeitura de Campos dos Goytacazes estiveram vistoriando a ponte antes da revolta dos moradores. Não sabemos qual foi a opinião da Defesa Civil. Mas para os leigos, era visível a precariedade e o risco que a ponte estava oferecendo para os motoristas que por ali passavam.
.

Assista aqui entrevista, em vídeo produzido pelo blog, que aborda a reportagem acima. Participam da entrevista populares e o secretário de Agricultura da prefeitura de SFI Nival Ornelas.

Manifestantes ateiam fogo e destroem ponte da Lagoa da Saudade

A ponte antes de ser incendiada.

Em protesto contra a morte de mais uma pessoa em acidente na ponte da Lagoa da Saudade, em Cajueiro, limite entre SFI e Campos, centenas de manifestantes atearam fogo agora e destruíram a ponte que ligava os municípios de São Francisco de Itabapoana a Campos dos Goytacazes, na localidade de Cajueiro, próximo ao assentamento dos Sem Terra. Segundo moradores, com a morte de hoje, do produtor rural Cleber Martins Barreto, que capotou seu veículo na ponte, houve a decisão de todos em colocar fogo na ponte de madeira. A informação chegou agora ao Blog do Paulo Noel pelo produtor rural Luis Freitas. No local, além da imprensa, compareceram o secretário municipal de Obras de Campos e o Secretário de Agricultura de SFI, Nival Ornelas. Os produtores e lavradores querem uma ponte de concreto que não represente perigo. A ponte onde aconteceu o acidente estava em estado precário.
.

Assista, aqui , a Ponte da Saudade virando brasa.

Produtor rural morre em acidente na Ponte da Saudade, em Cajueiro, no limite entre SFI e Campos

A esposa de Cleber, Ana Paula, presenciou o resgate do corpo do marido de dentro do veículo.








O produtor rural Cleber Martins Barreto, 37 anos, morreu em trágico acidente, após o Gol que dirigia despencar de uma ponte de madeira na localidade de Cajueiro, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, no limite com Campos. O acidente, segundo populares, aconteceu por volta das 3 horas da madrugada. O carro caiu com as rodas para cima, na Lagoa da Saudade, e Cleber teria morrido afogado preso ao banco. No local, centenas de pessoas acompanharam o trabalho dos soldados do Corpo de Bombeiros na retirada do cadáver de Cleber, por volta das 10 horas deste domingo, 22-08. A esposa de Cleber, Ana Paula da Silva Manhães, 30 anos, inconsolada, acompanhou o resgate do corpo. Cleber, além da viúva, deixa dois filhos menores: um de 11 anos e outro de cinco. No local os moradores chegaram a organizar um movimento de manifestação para incendiar a ponte, que segundo eles, devido ao seu estado precário, coloca em risco de morte todos que por ali passam. Mas a idéia foi descartada com a presença da Policia Militar. Segundo o secretário de Agricultura de SFI, Nival Ornelas, o local há muito merecia uma ponte de cimento com as laterais de concreto. “Nessa ponte de madeira, além de veículos pequenos passam também caminhões transportando cana-de-açúcar, além da capacidade da ponte”, disse Nival Ornelas. Uma viatura da PM permaneceu no local até a chegada do rabecão do IML. Cleber, que é de Santa Clara, morava com a família na localidade de Campelo já no município de Campos dos Goytacazes.