sexta-feira, 3 de abril de 2009

Violência

Infelizmente as postagens sobre a violência tem constrangido muitos internautas em nosso Blog. Mas, perguntamos: seria correto omitir o que está acontecendo? Afinal essas postagens denigrem a imagem do município? Nós da imprensa ficamos numa situação difícil. Penso que estamos no caminho certo, ou não? O povo tem o direito de estar informado. Não podemos tapar o sol com a peneira, como se diz o adágio popular. Mas mesmo assim, precisamos abrir o debate sobre o tema. Por favor, dê a sua opinião. É necessário que todos participem deste momento para buscamos a paz que almejamos.

15 comentários:

Marco Antonio Moreira disse...

Caro Paulo Noel

A violência tem sido tema constante de matérias nos meios de comunicação de toda região NF, e não é diferente em SFI. Infelizmente isso reflete apenas uma constatação que já deixou de ser mera especulação, e hoje é um fato: a violência chegou ao interior. O Blog do Paulo Noel, como interlocutor da sociedade não pode esconder a realidade, mesmo que essa realidade não seja aquela que queríamos que fosse. Continue assim! Escrevo este também para falar sobre a reativação do Conselho de Segurança em SFI, e gostaria de contar com seu apoio e da Rádio São Francisco para divulgar uma reunião que acontecerá dia 09/04/2009 às 15 horas no plenário da Câmara Municipal em SFI, é uma tentativa de começarmos novamente a promover os temas relativos à segurança pública em SFI. Amanhã faremos contato por telefone para dar maiores detalhes, ok!
Vamos juntos nessa luta!

Grato

Marco Antonio Moreira
Assessor Vereador Fabinho
Participante do Conselho de Segurança de Campos

Marcus Moulin disse...

À imprensa cabe o DEVER de informar, de maneira imparcial. Seria uma imoralidade, passível inclusive de apreciação junto ao Conselho de ética da classe profissional ocultar informação para se passar à população de uma falsa idéia de segurança pública. Caracteriza o absurdo totalitário essa idéia de filtro (censura) dos REAIS fatos.

Anônimo disse...

PAULO NOEL
O PAPEL DESDE BLOG É DE, REALMENTE, INFORMAR A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO O QUE VEM OCORRENDO, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO À VIOLÊNCIA COMO TAMBÉM QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO IMPORTANTE. NÃO SE PODE DEIXAR JAMAIS DE INFORMAR O QUE, INFELIZMENTE, ESTÁ ACONTECENDO EM SÃO FRANCISCO ATÉ MESMO PARA QUE O POVO POSSA FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS JUNTO ÀS AUTORIDADES E EXIGIR PROVIDÊNCIAS URGENTÍSSIMAS A RESPEITO, POIS, COMO ESTÁ, NÃO PODE CONTINUAR.
UM GRANDE ABRAÇO.
FRANCISCO.

Anônimo disse...

Moro no Rio,aqui a imprensa não omiti a realidade , somente assim podemos cobrar das autoridades.Leio todos os dias o seu Blog.Pois é , a unica fonte de informação de SFI . Quero aproveitar e parabenizalo.Gosto muito desse povo. Penso em morar aí.Abraço. Anderson.l

Moraes disse...

Paulo concordo com vc, tem que mostrar sim, para as autoridades tomarem alguma providência, pois se não fosse a imprensa, não teríamos as notícias e a realidade do que ocorre, por isso devemos sim mostrar e chamar atenção para SFI, antes que se torne comum essa prática de violência, um Município pobre com pessoas carentes que lutam muito para ganhar o pão e ainda são roubadas, e violentadas, e sem poder recorrer a ninguém somente a imprensa para chamar atenção, mais esse problema que atinge o Município, continue assim Paulo Noel, sempre leio seu blog, abraços, Dr. Moraes

Anônimo disse...

Nao creio de denigram não!..o trabalho da imprensa é informar...e vcs da rádio S.Fco sempre fizeram isso muito bem!!!
As informaçoes nos levam a entender que o "progresso" também tem trazido com ele violência, maldade,através de pessoas sem Deus , mudando a rotina pacata da cidade incendiando casas e pessoas matando,furtando...Precisamos nos organizar como município para encarar essa nova realidade que, se Deus quiser,com muita luta e esforço de todos (não só dos políticos) PODE ser revertida ficando só as coisas boas!!! Que bom seria se só existissem notícias agradáveis não é Paulo Noel?
Parabéns pelo blog!!! Ele tem sido o jornal virtual do nosso município e cada dia tem estado mais completo!!!

lucia disse...

Prezado Paulo Noel,

Acredito que o seu blog deve noticiar os casos de violência sim, pois o povo tem o direito de ser informado e especialmente ser AVISADO que São Francisco não é tão pacato como acreditamos e gostaríamos que fosse.
Não são as postagens que denigrem a imagem do municipio e sim os acontecimentos.
Não é de se admirar que tantos assassinatos acontecessem aqui. Quantos já morreram nas mãos dos assassinos e quantos foram presos? Estou mal informada ou nenhum foi preso mesmo? Com tanta impunidade é lógico que os crimes continuam e até aumentam. Qual é a razão de ninguém ter sido preso ainda por estes crimes? Os bandidos são tão espertos assim ou está faltando mais agilidade da parte da policia? O que está faltando para a policia poder agir com mais êxito?
Concordo com você que devemos discutir estes fatos e especialmente cobrar mais resultados nas investigações e se necessário cobrar do Estado mais policiais, mais viaturas e todo o mais que se fizer necessário.
Não desista de nos informar, seja lá qual for o fato, afinal o seu blog é, ao lado da radio São Francisco a nossa única oportunidade de conhecer a verdade nas noticias e não ficarmos expostos as ondas de boatos e mentiras. Ao mesmo tempo o seu blog também é o único canal que temos para expressar nossas opiniões e anseios.
Parabéns pela iniciativa.
Abraços, Lucia

Sandra Rizzi disse...

Informar com imparcialidade e sem utilizar esses tristes acontecimentos indevidamente,é o dever da imprensa.Afinal,esse é o mundo em que vivemos.Serve de alerta para que tomemos mais cuidado e estejamos mais atentos.Parabéns pela abordagem correta!

Vina disse...

Paulo Noel.
Sou leitor do seu blog, moro em Campos, gosto de acompanhar notícias de SFI, gostaria de saber do M.D. Blogueiro, o motivo que não foi postado a fato de retirada da cercas da região costeira e da estrada para acesso do público, pois os fazndeiros haviam a tempo fechado. Vi a divulgação no Blog do Roberto Moraes.
Quanto a violência divulgada na mídia em geral, e os blogs são uma ferramenta muito importante, pois tem condições de acompanhamento e interação quase em tempo real. O leitor sabe distinguir os blogueiros responsaveis, e a bem da verdade essas matérias só demosntram a realidade nua e crua, a qual vivenciamos, é necessário que fique o alerta principalmente para autoridades na questão da segurança pública e também a população que se conscientize que segurança e dever de todos.

Anônimo disse...

Você Paulo Noel com sua equipe etão trabalhando muito bem,nós moradores de são francisco temos que esta sempre informado com tudo que ocorre em nossa região, pode ter serteza disso seu trabalho esta sendo maravilhoso.

Johnny M. Hara disse...

Sr. Paulo Noel, mais do que parabenizar e incentivar seu ato de cumprir com o dever primeiro da imprensa, informar a verdade, temos que AGRADECER por nos alertar e para que não nos tornemos futuras e indefesas vítimas da violência. Abraços e obrigado, Johnny Hara

Anônimo disse...

Vcs não só tem o dever de mostrar mas tem a obrigação, só que alem de mostrar os fatos que acontecem no dia-a-dia, vcs tem que cobrar veemente das autorizades providencias urgentes para minimizar a violencia.
Não podemos ficar so assistindo vendo crescer a violencia, toda a sociedade tem que se indignar contra todo e qualquer tipo de violencia.

Pedo Aurelio Villani
Juiz de Fora - MG

Léria Nunes disse...

Paulo Noel,seu blog está de parabéns...atualmente moro em Campos,mas desde que vc criou este blog me mantenho informada sobre SFI.
Vc deve continuar publicando tudo que acontece aí! São Francisco infelizmente não é mais aquele município tranquilo que há pouco tempo era,e as pessoas precisam saber o que acontece,como vc disse :" não se pode tapar o sol com a peneira".
A população não pode ficar alienada sobre acontecimentos desse tipo...até porque divulgando é uma forma das pessoas se prevenirem mais!
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Paulo,
Parabéns pelo blog. Moro em Macaé mas minha familia e de Guaxindiba e São Francisco. Não pode esconder a realidade, mesmo que essa realidade não seja aquela que queríamos que fosse.
Infelizmente a violência ja chegou no interior e as autoridades tem o dever de protejer e cuidar da população. Isso ai Paulo, você está no caminho certo. Novamente PARABÉNS.

Jones.

Anônimo disse...

“ENTENDA PORQUE VOCÊ NÃO TEM SEGURANÇA”

Como Delegado de Polícia do Rio de Janeiro é meu dever moral e jurídico esclarecer ao povo carioca os motivos pelos quais enfrentamos este caos na Segurança Pública. Em primeiro lugar, fique você sabendo que a nossa legislação permite que qualquer pessoa, independentemente de sua qualificação profissional, assuma o cargo de Secretário de Segurança Pública. Isto significa que as Polícias Militar e Civil estão sob a direção de pessoas que nem sempre têm qualquer conhecimento jurídico e operacional para exercer sua função pública. Isto significa também que o Governador eleito pelo povo indica o Comandante da Polícia Militar e o chefe de Polícia Civil, que podem ser demitidos a qualquer momento. Estes por sua vez, indicam os comandantes de cada Batalhão e os Delegados Titulares de cada Delegacia, que por sua vez, são também afastados de seus cargos por qualquer motivo. Digo, portanto, que a Polícia Civil é absolutamente política e serve aos interesses políticos dos que foram eleitos pelo povo. Quando os afastamentos de Delegados são políticos e não motivados por sua competência jurídica e operacional, o resultado é a total falta de profissionalismo no exercício da função. Este é o primeiro indício de como a nossa Lei trata a Polícia. Se a Polícia é política quem investiga os políticos? Você sabia que o papel da Polícia Militar é exclusivamente o patrulhamento ostensivo das nossas ruas? E por isso é a Polícia que anda fardada e caracterizada e deve mostrar sua presença ostensiva, dando-nos a sensação de segurança. Você sabia que o papel da Polícia Civil é investigar os crimes ocorridos, colhendo todos os elementos de autoria e materialidade e que o destinatário desta investigação é o Promotor de Justiça que, por sua vez, os levará ao Juiz de Direito que os julgará, absolvendo ou condenando? Então, por que nossos governadores compram viaturas caracterizadas para a sua polícia investigativa? Então, por que mandam a Polícia Civil patrulhar as ruas e não investigar crimes? Parece piada de muito mau gosto, mas é a mais pura e cristalina realidade. Você sabia que o Poder Judiciário e o Ministério Público são independentes da Política e a Polícia Civil é absolutamente dependente? Assim, a Polícia Civil é uma das bases que sustenta todo o nosso sistema criminal, juntamente com o Judiciário e o Ministério Público. Se os Delegados de Polícia têm essa tamanha importância, por que são administrativamente subordinados à Secretaria de Segurança e a Governadores que são políticos? Porque ter o comando administrativo da Polícia Civil de alguma forma serve aos seus próprios objetivos políticos, que passam muito longe dos objetivos jurídicos e de Segurança Pública. Assim, quero dizer que o controle da Polícia Civil está na mão da política, isto é, do Poder Executivo. Tais políticos controlam um dos tripés do sistema criminal, o que gera prejuízos tremendos e muita impunidade. Não é preciso ser inteligente para saber que sem independência não se investiga livremente. É por isso que os americanos criaram agências de investigação independentes para fomentar sua investigação criminal. Em segundo lugar, fique você sabendo que os policiais civis e militares ganham um salário famélico. Você arriscaria sua vida por um salário de fome? Que tipo de qualidade e competência têm esses policiais? Se a segurança pública é tão importante, por que não pagamos aos nossos policiais salários dignos, tais quais são os dos Agentes Federais? Se o Governo não tem dinheiro para remunerar bem quem é importante para nós, para que teria dinheiro? Em minha opinião, há três tipos de policiais: os que são absolutamente corrompidos; os que oscilam entre a honestidade e a corrupção e os que são honestos. Estes trabalham em no mínimo três “bicos” ou estudam para sair da polícia de cabeça erguida. De qual dessas categorias você gostou mais? Parece que com esses salários, nossos governantes, há tempos, fomentam a existência das primeira e segunda categorias. É isto o que você quer para sua cidade? - Mas é isso que nós temos! É a realidade mais pura e cristalina! O que vejo hoje são procedimentos paliativos de segurança pública destinados à mídia e com fins eleitoreiros, pois são elaborados por políticos. Mas então, o que fazer? – Devemos adotar uma política de segurança a longo prazo. A legislação deve conferir independência funcional e financeira à Polícia Civil com seu chefe eleito por uma lista tríplice como é no Judiciário e no Ministério Público. A Polícia Civil deve ser duramente fiscalizada pelo Ministério Público que deverá também formar uma forte Corregedoria. O salário dos policiais deverá ser imediatamente triplicado e organizado um sério plano de carreira. Digo sempre que se a população soubesse qual a importância do salário para quem exerce a função policial, haveria greve geral para remunerar melhor a polícia. Mas a quem interessa que o policial ali da esquina ganhe muito bem? - Será que ele vai aceitar um “cafezinho” para não me multar ou para soltar meu filho surpreendido com drogas? Será que não é por isso também que não temos segurança? Fiquem todos sabendo que se o policial receber um salário digno não mais haverá escalas de plantão e, conseqüentemente, não haverá espaço físico para que todos trabalhem todo dia, como deve ser. Fiquem sabendo que a “indústria da segurança privada” se tornará pública, como deve ser. Fiquem sabendo também que quem vai ao jornal defendendo legalização de emprego privado para policiais, não deseja segurança pública e sim, segurança para quem pode pagar. Desafio à comunidade social e jurídica a escrever sobre estes temas e procurar uma POLÍTICA DE SEGURANÇA realmente séria e não hipócrita, como é a que estamos assistindo Brasil afora.

AUTORIZO A PUBLICAÇÃO IRRESTRITA DESTE TEXTO.
Façam um favor ao Estado do Rio de Janeiro, enviem para todas as pessoas que conhecerem / Dr. TARCÍSIO ANDRÉAS JANSEN - DELEGADO DE POLÍCIA